Edição: 02/04/2011


.






.

 

 
.


.

CENA INUSITADA
 
TODA CIDADE DE POMPÉU ESTÁ APLAUDINDO UMA CENA QUE, QUEM TEM MENOS DE 40 50 ANOS, A DESCONHECIA: A PRESENÇA DE POLICIAIS NAS VIAS PÚBLICAS A PÉ. GOSTARIA DE CUMPRIMENTAR O COMANDANTE DA PM POMPÉU – TENENTE HELBERT(É ASSIM MESMO QUE SE ESCREVE?) ELE BOTOU OS POLICIAIS NAS RUAS... ELE MERECE TODO NOSSO APLAUSO, TODA NOSSA ADMIRAÇÃO E O NOSSO APOIO IRRESTRITO.QUE ISSO CONTINUE PARA TODO O SEMPRE.





AS DUAS FOTOS ACIMA SÃO DA NOSSA EX-GUARDA MUNICIPAL. A SOCIEDADE POMPEANA TEM A PALAVRA DO PREFEITO, QUE PROMETEU RETORNÁ-LA, MAS OS MAIS PESSIMSITAS NÃO ACREDITAM QUE ELA RETORNE. EU SOU OTIMISTA E APOSTO QUE O NOSSO QUERIDO PREFEITO NÃ PASSARÁ O COMANDO DO MUNICÍPIO SEM COLOCAR A GUARDA MUNICIPAL NAS RUAS.

.

FIM DE SEMANA EM MOEMA

WELINTON THIAGO tem se destacado não só como um grande cantor, mas também como excelente pessoa, um bom amigo e grande comunicador. Tenho visto cantores, donos de boa voz, mas que não sabem se comunicar: não é decididamente o caso do jovem cantor pompeano.Confira nas fotos de VIVIANE ALICE  o show que ele deu em Moema, nesse final de semana.



Confira aqui a Galeria de Fotos

.

FIM DE SEMANA EM POMPÉU
 
VEJAM AS FOTOS , batidas no Aconchego, UTI e Inauguração do Estacionamento do campo do CAP, que levou o nome do desportista ANTÔNIO GILBERTO VALADARES.
Na inauguração do Estacionamento,aconteceu  a maior saia justa: o  apresentador citava os nomes das pessoas convidadas  a subirem o palanque e  ao fazê-lo dava a maior  ênfase(como deve proceder os bons apresentadores) aos nomes citados e dizia: “ vamos receber com uma calorosa salva de palmas (fulano de tal). Silêncio absoluto. A seguir, ele anunciava outro nome e deveria pensar com seus “botões” – bem esse -  eles vão aplaudir. Nada, a mesma coisa. Ninguém aplaudiu ninguém. Ele, o apresentador deveria ter mudado de tática: não pedir mais palmas pra ninguém – esta sim seria sua melhor opção e uma  saída  honrosa. Mas, não. Ele insistia em pedir palmas(mais frustração) , pois  ninguém estava a fim de aplaudir ninguém. Estava até constrangedor: quanto mais palmas ele pedia, mais o silêncio o público fazia. Que coisa.  Ficou até  chato.  Nem o nosso querido prefeito foi aplaudido – a não ser umas palmas acanhadas.Quem sabe  ele aprenda esta lição. Marcaram presença os deputados Antônio Júlio, Gustavo Perrela e Eduardo Barbosa.
O único nome aplaudido foi o de Dona Zuleica Campos Reis(Dona Fia), que é mãe do nosso prefeito. .
Outra coisa, alguém deveria ter falado, ter dito o nome completo do nosso prefeito para o apresentador...(parece que ele não sabia) porque o tempo todo ele dizia: o prefeito JOAQUIM. Não sei se o primeiro mandatário – o prefeito  JOAQUIM CAMPOS REIS  -  se incomodou com isso.  Ai meu Deus!!! Excetuando-se as vezes que ele  insistentemente   pedia “aplausos”, o apresentador cumpriu bem o seu papel e o público melhor  ainda  o seu,  porque as pessoas não agüentam mais , não estão suportando,já estão saturadas dessa nossa classe política.Que nos perdoem os bons políticos – sim porque com raríssimas e honrosas exceções – inacreditavelmente ainda existem alguns poucos...(Fotos Viviane Alice)



Confira aqui a Galeria de Fotos

.

MORRE OLIVÉRIO CORRÊA DE LACERDA
 


OLIVÉRIO CORRÊA DE LACERDA e JOAQUIM PARENTE, no dia do aniversário do “DERO” – dia 18 de agosto do ano passado, quando completou 98 anos. Esta talvez tenha sido sua última foto.Leia matéria abaixo.
 
A CIDADE ficou órfã de um de suas  mais ilustres figuras: o ex-prefeito OLIVÉRIO CORRÊA de LACERDA faleceu,aos 98 anos de idade nessa segunda feira e foi sepultado no dia seguinte.Homem  culto, muito lido, inteligente, observador, uma grande liderança política, pautou sua  vida pela simplicidade. Político(ex-UDN), dono de cartório, produtor rural, era amigo íntimo de nomes ilustres da vida pública mineira como o sr. Magalhães Pinto, Bilac Pinto, Osvaldo Pierucetti, Paulo Campos Guimarães e Carlos Eloi Carvalho Guimarães. Deixa 10 filhos, netos e bisnetos  e um exemplo de homem reto,íntegro,  amigo, conselheiro e um exemplo a ser seguido. Que o “tio” Olivério descanse em Paz.

.
 

 E-MAIL

JULIOPORTO,como você  sabe, somos leitores e  admiradores de sua coluna.Em se tratando de Pompéu,tudo é interessante para nós.Ainda mais partindo de você  que está sempre atento às noticias do momento e do passado também.Santinho se interessou quando você  publicou o concurso de MELHOR GOLEIRO de Pompéu  e região e disse que não conheceu os goleiros citados por você,  mas não vai deixar passar sem dar um palpite.No momento o voto dele vai para oFERNANDO, goleiro do Uberaba esporte, que é pompeano.Ele o classifica como um dos melhores goleiros de Minas,e acha que o nome dele não pode deixar de
fazer parte deste interessante concurso.
     Um abraço
AS. Maria da Paz e Santinho




.




ELEGÂNCIA
 
O jornalista curvelano, Ideumar Gonçalves, me comunicando com antecedência que se fará presente na Cavalgada dos Mininos, em Pompéu este ano. Ele vem com uma comitiva de “cowboys” e “amazonas” de Curvelo para "pagar" a visita do também "cowboy" Henrique, Talita, Dedéus e Luiza Valadares  e retribuir a elegância e categoria que os jovens pompeanos fizeram à cavalgada de Biribiri. Seja bem-vindo, Ideumar!!!



.


 

SPA
 
Oiiie...
Venha receber de PRESENTE os cuidados que você merece!!!
SPA URBANO - com esfoliação de pés e mãos, gerenciamento
de peso e muito mais....
Nesta quarta-feira 30/03
Horas: 17 hs
Local: Rua Raul Campos - 607

O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos!!!!


.


Maria Dapaz em Pernambuco mês que vem.

Maria Dapaz será homenageada na cidade de Afogados da Ingazeira, recebendo o título de CIDADÃ AFOGADENSE, na sexta-feira, 15 de abril.
Na quinta, 14 de abril, ela se apresenta no Ciné Teatro São José, no projeto Quintas Culturais.
 
Na terça, 03 de maio às 19h, faz show de lançamento do CD Meu Lugar Nova Edição na LIVRARIA CULTURA de Recife com entrada franca.
 
Essas são as datas confirmadas. Consulte a agenda do site www.mariadapaz.com para saber dos detalhes desses eventos e outros a serem confirmados.
 
Atenciosamente
Jocelyne Aymon
 
Joma Produções Artísticas
São Paulo / Brasil
(11) 4704.3494 Cel. 9627.0936
Email: jomaprodart@uol.com.br
MSN: jocelyne.aymon@hotmail.com
SKYPE: jocelyne.


.


OLHA QUE FOTO MAIS INTERESSANTE E... HISTÓRICA: na tarde em que conquistaram o titulo de tri-campeões do Torneio do Ló: o casal ARTHER(Nego) com a mulher GRACIANI  e as filhas: GABRIELA e ROBERTA,  sinalizando com as mãos o TRI-CAMPEONATO.



.




CLÁUDIO SILVA com sua noiva noiva JANE.
 
.

 
A  figura ímpar e singular do simpático colunista da Rádio Inconfidência, RENY PARZEWISKI, a quem esta coluna muito tem a dever. Tem divulgado o nosso site diariamente na Emissora, cujo programa vai ao ar diariamente de meio dia às duas da tarde(de 12 às 14: hs.).Querendo retribuir-lhe a gentileza, a elegância e a generosidade, quis saber de sua secretária – a Ruthiely Saldanha – se ele era apreciador da “boa”.Ele, preferindo responder pelo microfone assim se expressou:
            - O Júlio Porto, da cidade de Pompéu, ligou aqui e fez uma pergunta dirigida a mim,  para a nossa secretária. A nossa resposta,Júlio, é SIMMMM.

.


O coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG, professor Renato Las Casas(foto), considera que BH tem dois dos três ingredientes necessários para receber um belo museu de Ciências, que seria o presente que ele daria à cidade. Ele enumera as condições existentes: público, para facilitar a criação de uma mentalidade científica e um corpo de cientistas em condições de mostrar o que é ciência, abrigados na UFMG e na PUC Minas.O terceiro ingrediente, que ainda falta, é o recurso financeiro.
O astrônomo nasceu no Rio de Janeiro, mas é mineiro de coração. “Fui lá só para nascer. Vim para cá uma semana depois”. Desde então, viajou muito, mas não abre mão da vida na capital de Minas, especificamente no Bairro Carlos Prates, onde mora, e na Pampulha, onde trabalha.Ele comanda um programa muito interessante  na Rádio Inconfidência(880 AM),  diariamente de 21 às 22 horas). Vale a pena conferir.


.


RICARDO PARREIRAS, da Rádio Inconfidência.Ele comanda diariamente de 22 às 24 hs. o Programa “Clube da Saudade”.Vale a pena conferir.

.

 
WILLIESIA – linda não??? – com seu simpático noivo Renato.


.

 
O presidente da Emater, MAURÍLIO GUIMARÃES, ex-prefeito de Curvelo, com seu conterrâneo ,NEWTON VIEIRA, nosso grande amigo.MAURILIO recebe hoje, sábado, em sua terra natal coquetel em sua honra, oferecido pela AMCZ e                                       SIND. DOS PRODUTORES RURAIS DE CURVELO. A coluna agradece o honroso  convite.

.


PATRÍCIA LACERDA e SOFIA. A garota, filha da mãe coruja e do Fábio, radicados em Brasília, veio ao mundo dia 27 de dezembro do ano passado:neta portanto de DALMO ADAIR DE LACERDA(SIMBA) e NINA.

.

PROCURA-SE

Boa noite a todos, gostaria da ajuda de vocês para entrar em contato com a Letícia ou a Gabi. Elas são de Pompéu e perdi o contato com elas. A Letícia ano passado passou um período em Portugal e a Gabi é a melhor amiga dela, o nome da Gabi é Maria Gabriele. Obrigado a todos e desculpem pelo incômodo.Att. Fernando.

.

MELHOR GOLEIRO

Boa tarde,
Júlio, não o vi jogar, mas pelo que já ouvi falar, o melhor goleiro de
Pompéu foi mesmo o Sr. Pedro Moreira, o Manga.
Dos que eu vi jogar no CAP, o melhor para mim, foi o Beto, que jogou
por aqui se não me engano nas temporadas de 93/94, quando o CAP foi
campeão da Copa Itatiaia, esse cara pegava demais viu.
Ele foi inclusive o goleiro do CAP que sofreu um gol de penalti, do
agora ex-jogador Ronaldo "Fenômeno", no jogo entre CAP x Cruzeiro,
quando Helinho, então lateral do CAP estava se transferindo para o
time da capital.
Um abraço.
Ernane César


.

C O N V I T E
  
A Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo (SPRC), por seus presidentes, Alberto Marques da Silva Maia (Betão) e Ângelo Augusto de Souza, têm o prazer de convidá-lo (a) para um coquetel de homenagem ao recém-empossado presidente da EMATER/MG, Maurílio Soares Guimarães, em reconhecimento aos serviços por ele prestados à classe produtora rural de Curvelo e região.
Contam com sua presença às 20 horas do próximo 2 de abril, sábado, no Tattersal do Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo.
Como é de seu conhecimento, Maurílio Guimarães presidiu a AMCZ e pertence ao quadro societário do SPRC.
Queira, por gentileza, confirmar sua participação ou a de seu representante no evento até a data de 31 de março (sexta-feira próxima). Telefone: 3721-5222 – E-mail: amcz@veloxmail.com.br.
 
Com apreço,
 
 
AMCZ                                        SIND. DOS PRODUTORES RURAIS DE CURVELO 

.

10 Razões para consumir ALOE VERA (Babosa)

 
1 - SAÚDE E HIGIENE BUCAL

A Aloe vera pode contribuir de uma forma excelente para a saúde dos dentes e gengivas.
2 - FORNECE ALÍVIO IMEDIATO

A Aloe vera melhora a função dos fibroblastos. Os fibroblastos são aquelas fantásticas pequenas células responsáveis pela formação do colágeno. Ajuda também a suavizar e acalmar pequenos cortes, queimaduras, arranhões e irritações cutâneas.
3 - AJUDA NA DIGESTÃO

Proporciona a manutenção de um trato digestivo saudável, assegurando que os nutrientes oriundos de nossa alimentação sejam absorvidos pelas células. A Aloe vera tem propriedades desintoxicantes naturais. Sua ingestão regular pode melhorar os movimentos intestinais e aumentar a absorção de proteínas, diminuindo simultaneamente bactérias e fungos indesejáveis, tudo isso de forma natural. A Aloe Vera tem também ajudado no alívio da indigestão e de outros problemas digestivos.
4 - AUMENTA AS DEFESAS DO ORGANISMO

A Aloe Vera fornece um apoio de forma natural ao sistema imunológico. Como o nosso sistema imunológico funciona sem parar, protegendo nosso organismo, a Aloe vera dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar de acordo com suas necessidades. Beber o suco de Aloe vera  regularmente reforça o seu sistema imunológico.
5 - REGULA O PESO E OS NÍVEIS DE ENERGIA

Ao tomar o suco de Aloe vera regularmente seu aparelho digestivo passará por uma limpeza. Nossa alimentação diária inclui muitas substâncias desnecessárias que contribuem para a letargia e exaustão. A ingestão regular do suco de Aloe vera assegura uma ótima sensação de bem-estar, permitindo que os níveis de energia aumentem, ajudando a manter o peso ideal.
6 - MANUTENÇÃO DA ELASTINA E COLÁGENO

A Aloe vera fornece um vasto leque de elementos para a produção e manutenção de uma pele saudável. A pele renova-se a cada 21 a 28 dias. Utilizando os nutrientes da Aloe vera, permite que a pele combata de uma forma eficiente os efeitos do envelhecimento precoce. Uma dose diária de suco de  Aloe vera pode ser exatamente o que sua pele necessita.
7 - DOSE DIÁRIA DE MINERAIS

Cálcio, Sódio, Ferro, Potássio, Cromo, Magnésio, Cobre e Zinco são alguns dos minerais presentes na Aloe vera. Veja que poderoso armazém!
Todos sabemos que para manter o bem estar e a saúde é necessario que o organismo reponha os níveis de minetais, o que é conseguido pela ingestão de alimentos que fazem parte de nossa dieta.
Beber Aloe vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo.
8 - DOSE DIÁRIA DE VITAMINAS

A polpa de Aloe vera (o gel) inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina.O corpo humano não consegue armazenar algumas destas vitaminas e por esse motivo é necessário uma suplementação regular.
A melhor forma de conseguir isso é beber uma dose diária do suco de Aloe vera, o que ao mesmo tempo ajuda a construir de forma natural um sistema de defesa do organismo contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
9 - PROPRIEDADES ANTINFLAMATÓRIAS

O suco de Aloe vera apresenta na sua composição 12 substâncias naturais que mostraram-se eficientes na redução da inflamação sem provocar efeitos secundários. (Efeitos colaterais). A Aloe vera também ajuda na manutenção das articulações e mobilidade muscular.
10 - OS "TIJOLOS DO ORGANISMO"

Os aminoácidos são os "tijolos" ou peças fundamentais de nosso corpo.
O nosso organismo não consegue produzir oito desses aminoácidos essenciais, os quais podem ser encontrados na planta de Aloe vera. Beber o suco de Aloe vera diariamente assegura e permite a manutenção da saúde, fornecendo ao organismo de forma natural 7 desses aminoácidos essenciais. Uma análise da planta de Aloe vera demonstrou que nenhuma outra planta conhecida consegue duplicar da mesma forma esses aminoácidos essenciais. Pense então: Tudo o que precisa em apenas uma dose diária desse suco!
  
Graciani Porto
Assistente de Gerente FOREVER LIVING
(37) 9954.0366

.

Histórias da PM
SARGENTO RAIMUNDO DE OLIVEIRA
O dia em que minha esposa tirou guarda no meu lugar

Há casos que não gostaria de contar, mas a voz da consciência chega a gritar dentro de mim obrigando- me a abrir a cortina do tempo mostrando aos meus amigos leitores fato que estava encoberto no palco de minha vida. Revi outro dia um ofício do meu arquivo particular nº 31/90 da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, datado de 30/junho/1990, em que o Delegado Dr. Gustavo Botelho Neto, atuando na cidade de Gouvêia-MG, fazia referência elogiosa a os componentes do Destacamento Policial da PM, sediado naquela comunidade, sob o comando do Sargento Sérgio Rodrigues de Souza. O destacamento,em ação conjunta com o eficiente detetive Juarez Servino Padilha, em pouco tempo esclareceu bárbaro latrocínio (roubo seguido de morte)cometido naquela cidade e que teve como réu Edmilson Aparecido Mariano e como vítima Dílson Luiz da Silva. Preso, o acusado foi conduzido por mim, então Soldado Raimundo, e pelo Detetive Juarez, até a cidade de Diamantina onde, na presença do Delegado, foi ratificada a prisão em flagrante. A mesma autoridade policial determinou que voltássemos com o preso para a cidade de Gouvêia, onde nós o colocamos na única cela existente naquele Naquela mesma tarde noite
fui escalado para a guarda, que era feita por um componente, e minha esposa chegara naquela oportunidade com meu jantar e resolveu permanecer comigo. Foi quando, aproximadamente às três horas da madrugada, bateu à porta daquele quartel o então Sargento Matias, comandante do destacamento da cidade de Datas, alegando que precisava chegar com certa urgência naquela cidade, por motivo de ordem superior. Como não tinha meio de transporte, me perguntou o que eu poderia fazer por ele. Apelei para o Detetive Juarez, que morava na Delegacia ao lado, pois eu ainda não era motorista e expliquei o fato ao policial civil, que prontamente nos atendeu, alegando que eu o acompanhasse, tendo em vista a viatura ser da PMMG (um Fusca em péssimo estado de conservação que não ultrapassava os 30k/h). Então, sob névoa intensa e muito fria, fomos ao nosso destino.
No percurso, o detetive tinha dito que fora Sargento da PM no Batalhão de Polícia de Trânsito (em BH) e que conhecia os nossos problemas. Ao sair, coloquei a minha esposa, Zulma Mourthé de Oliveira, de guarda no meu lugar, passando-lhe o Fuzil FO modelo 1908 e as seguintes recomendações: “as grades são fracas e o presidiário pode tentar sair. Caso isso ocorra, use a técnica da antiga Força Pública, que foi ensinada pelo Padre Alfredo Kobal durante Revolução de 1932: para ser um bom atirador é necessário ‘atirar sem medo, sem dó e sem raiva.” Para tanto, coloquei minha esposa sentada numa cadeira defronte à cela com o Fuzil apoiado em uma mesa armado e destravado e um travesseiro no seu seio direito para amortecer o “coice da arma” caso fosse feito disparo. Após cerca de quarenta minutos regressamos.e encontrei   Zulma atenta e perguntei: “Tudo bem, Zulma?”. No que foi respondido no jargão militar: “Sem alteração!” Hoje, quando contemplo seu rosto e a vejo acometida de uma doença incurável e progressiva que pode ser fatal, de meus olhos rolam lágrimas silenciosas por lembrar dos momentos vividos e percorridos durante nossas andanças. Ficando eu a meditar, só me resta ver o passado brincando com a saudade e os
anos fechando a janela das nossas vidas.(Fonte: Jornal Centro de Minas)

.

CASA LOTÉRICA ASSALTADA
 
Uma casa lotérica situada – a mais antiga de Pompéu – localizada à Praça Levi Campos -   no centro da cidade de Pompéu, oeste de Minas foi assaltada na tarde desta terça (29), dois homens em uma moto armados com revolveres anunciaram o assalto e levaram mais de 3 mil reais em dinheiro. Um rapaz que teria sido reconhecido por uma das funcionárias chegou a ser preso em Nova Serrana mas foi libertado depois que conseguiu provar que não havia saído da cidade naquela tarde.

.


DÉBORA e JULIANA, da sociedade de Moema, no barzinho da Tamires e Cia.Foto Viviane Alice.


.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

02/04/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – XIII
 
PRESIDENTES TAMBÉM CHORAM


                 Presidente Dilma,
                         
           Aquilo que todo o Brasil temia, pois todos acompanhavam cada passo de seu padecimento, finalmente aconteceu.  O presidente José Alencar Gomes da Silva, após uma década e meia de incansável luta contra enfermidades diversas causadas por vários tipos de tumores malignos, que lhe obrigaram a se submeter a cerca de duas dezenas de intervenções cirúrgicas, finalmente partiu, nesta tarde de terça feira.  Quando a TV anunciou seu falecimento, parece que percebemos um “Ooohhh” generalizado ecoando, ao mesmo tempo, por toda a Nação Brasileira.  Embora ele sempre repetisse que não haveria câncer que o mataria, se Deus assim não quisesse, parece que a vontade Dele mudara, para deixá-lo partir e se livrar de tanto sofrimento.
 
Pela primeira vez em minha vida, presidente Dilma, vi presidentes chorando.  Um, de forma mais incontrolável e outra, de forma mais contida, mas nem por isso um choro menos sentido.  Vi no seu choro, presidente Dilma, e no do presidente Lula, a expressão máxima da dor da perda não só de um grande amigo ou companheiro de governo, mas muito mais do que isso, conforme descreveu o presidente Lula em um bem elaborado xiasmo,  ao declarar que perdera um irmão, porque “nem todo irmão é companheiro, mas todo companheiro é um irmão”.
 
É louvável a coragem política e sinceridade do presidente Lula ao declarar uma grande verdade: Nem ele, nem você, presidente Dilma, estariam onde estão hoje, se não fosse pela existência de José Alencar.  Na realidade, o Alencar foi o avalista político que possibilitou a vitória do presidente Lula, após duas derrotas consecutivas anteriores.  Ao se aproximarem as eleições de 2002, os números das pesquisas mostravam que o candidato tinha percentuais de intenção de voto que não chegavam além de 31%.  A sociedade temia Lula, e via nele a ameaça socialista, que antes vira em João Goulart e Leonel Brizzola.  Para a classe rural, então, Lula era a imagem do anticristo, e desta classe, que àquela época ainda tinha um razoável poder de decisão, perdido com o êxodo rural, o candidato Luiz Inácio jamais teria um único voto, se não tivesse o aval de um empresário do quilate de José Alencar.  E assim, formou-se a vitoriosa chapa que  representava o casamento do Capital com o Trabalho.
 
Segundo o próprio José Alencar, não obstante seu poderio econômico, não obstante ter apoiado incondicionalmente as forças armadas contra João Goulart em 1964, chegou a ser chamado de comunista, por ter-se unido a Lula.  Aliás, esta era uma das grandes virtudes  de José Alencar:  Não era escravo de ideologias, principalmente se essas não lhe mostrassem, claramente, que  benefícios poderiam trazer à Nação.  Seus pensamentos e suas palavras eram tão autênticos e independentes que chegou a dizer, criticando a política monetária do próprio governo de quem era vice-presidente e presidente por 389 dias, que os juros no Brasil “não são apenas um despropósito: É um assalto”.  E continuava: “Eles (referindo-se aos técnicos do Banco Central) não abaixam os juros apenas para me pirraçar. Se é assim, a partir de agora vou dizer que os juros estão baixos e que é preciso subir, subir, subir!”   E, a largas risadas completava, “posso falar o que eu quiser.  Eles não podem me demitir!”
 
Mas, não obstante suas corajosas e audazes – mas construtivas – críticas, era fiel ao presidente Lula, com quem construiu uma sólida amizade.  Mas a recíproca só se tornou verdadeira – creio eu – apenas a partir do segundo mandato, já que para as eleições de 2006, Lula cogitou em substituí-lo na chapa, só não o fazendo ao ficar sabendo de sua profunda tristeza ao saber disso.
 
O cordial e sorridente José Alencar, que tive a oportunidade de conhecer e cumprimentar quando de sua visita à Santa Casa de Montes Claros, já não se encontra mais entre nós.  Transformou-se num potinho de cinzas que será depositado na igreja em que foi batizado, em sua cidade natal de Muriaé.  Deixou, entretanto, como legado, um valioso acervo de frases simples mas profundas, dentre as quais escolhi uma: “O importante na vida é poder voltar” .  Deixou como legado o seu exemplo de vida e a coragem de encarar a morte com serenidade, tratando ambas – vida e morte – com o mesmo valor, talvez reconhecendo o fato de que todas as pessoas estarão por muito mais tempo no estado de mortas do que de vivas.  Deixou como legado, para pessoas que também padecem da mesma doença que o levou, a recomendação de que esta doença tem nome e é preciso ter a coragem de pronunciá-lo com todas as letras:  Câncer! Só assim conseguirão confrontá-la!    Deixou como legado para seus filhos e netos e o povo brasileiro o  exemplo da solidariedade e da gratidão, quando já em seu leito de morte, recomendava a seu filho e sucessor, citando nome por nome, as pessoas que teriam de ser ajudadas ou poupadas ou mantidas em seus empregos, ou por terem sido seus companheiros na época de fundação de suas empresas, ou porque tinham parentes doentes, ou por mera gratidão e amizade.  E, talvez, presidente Dilma, se não fosse pelo exemplo dele, você também não teria tido tanta coragem para anunciar publicamente, no limiar de uma campanha política, de que também era portadora de um câncer, que também soube vencer com coragem e determinação.
 
Pois é, presidente Dilma.  É difícil imaginar um, ou uma, presidente chorando.  Mas, quando vemos, faz nascer em nós um sentimento de arrependimento por termos, às vezes, sido muito duros com  eles, inflexíveis com suas fraquezas, impiedosos com suas vaidades, simplesmente por esquecermos de que também são humanos.  Para nós, entretanto, seu choro os engrandecem por demonstrar uma grandeza d’alma.
 
José Alencar “ganhou o mundo sem perder a alma”. Viveu com alegria e morreu demonstrando grande coragem e dignidade.  Foi, sobretudo, um político lembrado como homem, e não um homem lembrado como político.
 
Falar das virtudes, da coragem, da determinação, da fidelidade, do espírito público, da honestidade de propósitos, do amor à Pátria, do espírito de luta, do amor à família, enfim, de todas as qualidades de José Alencar é fácil.
 
Difícil é imitar o seu exemplo!

 
          
NOTAS
 
PALESTRA REALIZADA EM POMPÉU
 
            No último dia 25 de março, a comunidade jurídica, estudantil e empresarial de Pompéu foi brindada com uma excelente palestra que teve como tema “A JUSTIÇA ARBITRAL”, brilhantemente proferida pelo Desembargador Dr.Belizário Antônio de Lacerda, que para nosso orgulho é também nosso conterrâneo.
 
            Na oportunidade, o Dr. Belizário fez um retrospecto da cronologia jurídica de nosso país, desde os tempos da primeira Constituição outorgada por D.Pedro I, em 1824, passando por todas as demais até chegar à atual, de 1988, que finalmente possibilitou grandes avanços, inclusive o surgimento da Lei N.9.307 de 23 de setembro de 1996, que reconheceu e deu força aos Tribunais Arbitrais em nosso país, lei esta também chamada “Lei Marco Maciel”, uma das maiores conquistas das partes em termos de busca de solução satisfativa e contratada de suas controvérsias, por meio da escolha de seus próprios juízes.
 
            Uma seleta audiência, composta por cerca de cem pessoas do mais alto nível cultural, compareceu, mesmo sem ter havido convite individual, e aplaudiu a excelente e profunda palestra que foi o marco inicial da implantação do Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro
 
            Queremos, de público, agradecer ao Desembargador Belizário de Lacerda, não só por nos dar a oportunidade de nos aprofundar mais neste palpitante assunto, mas sobretudo por ser o mentor do nosso TJACMG.

   
E-mails recebidos:
 
      Do desembargador Dr.Belizário Antônio de Lacerda:
 
Caro amigo.
Mais uma vez deliciei-me com este seu artigo titulado "A ALMA DO BRASIL É CINZA?".
Sempre tive para mim que o importante em qualquer líder não é a preocupação de acertar agradando a todos, mas sim a preocupação em acertar mesmo desagradando a alguns. O Brasil já deveria ter amadurecido o bastante para mudar o foco de sua política exterior, não cerrando os olhos para os parceiros que lhe possam ser verdadeiramente vantajosos!. A balança comercial não tem seu fiel em companheirismo e admiração pessoal de líderes políticos, mas sim em frios cálculos financeiros.
Não há mais espaço para neutralidade de opinião sobre os surgentes conflitos internacionais, ainda mais para um País que se pretende ter assento em órgão de decisão da ONU!.
Avante!. Continue brindando seus leitores com artigos de precioso conteúdo.
Do amigo,
Belizário de Lacerda
 
 
De George Luiz Azevedo, gerente da área de TI da Santa Casa de Montes Claros
 
Amigo Foscolo,
 Parabens!
 Atc.
 George Luís


CURSO DE  “MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM”, EM POMPÉU
 
            Será realizado em Pompéu (a parte presencial quinzenal) o Curso de MEDIAÇÃO E  ARBITRAGEM, que tem como finalidade principal a formação de árbitros, procuradores, e outros stakeholders para o TJACMG .de Pompéu e região.
 
            As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 10 de abril e o início está previsto para 15 de abril.    A duração será de 7 quinzenas.
 
Maiores detalhes sobre o curso podem ser acessados no endereço WWW.TJACMG.COM.BR/CURSOS.HTM ou pelo e-mail TJACMG@TJACMG.COM.BR ou pelo telefone 37-3523.1686.



.






O CAP demonstrou mais experiência e venceu o Avaí por dois a zero no último domingo, pelo torneio promovido pelas Ligas de Abaeté e Pompéu.  Os gols foram marcados pelo zagueiro Leandro e pelo meio campista Fabinho, e apesar do placar incontestável, houve reclamação por parte do time da Volta do Brejo em relação a atuação do árbitro José Eustáquio (Colé) e seus auxiliares Taquinho e Chico Bicudo.   Com este resultado o alvinegro pompeano tornou-se finalista e vai disputar o caneco em duas partidas contra a equipe do São José, sendo a primeira neste domingo à tarde, no Estádio Antônio Januário de Campos, e a segunda partida em Abaeté.
 
- Pela Copa da Amizade, no campo do Sport, a equipe do Assentamento 26 de Outubro venceu a equipe da Vargem pelo placar de 02 a 01.  No segundo jogo, o time do Cansaço venceu o Bela Vista de Silva Campos por um a zero.   Neste domingo a tarde Bela Vista enfrenta o time da Vargem e o Cansaço enfrenta o Assentamento 26 de outubro, sendo que apenas o time da Vargem não tem mais chances de ser finalista.
 
- Na primeira semana de maio acontecerá eleições na Liga Eclética Municipal Desportos de Pompéu, e provavelmente com chapa única encabeçada pelo Wander Hilton (Micão) e Dim Curvelo como vice.   A criação da Liga pompeana na administração do prefeito Chico do Soca foi um marco histórico no esporte de Pompéu, e apesar de atualmente não estar funcionando em sua plenitude, ela é muito importante pois facilita o repasse legal de verbas por parte da Prefeitura Municipal em prol do esporte amador.  
 
- Na quarta-feira o Cruzeiro mostrou que está num ano iluminado, na vitória de 02 a zero sobre o Guarani do Paraguai.   O goleiro Fábio foi impecável quando precisou dele, o craque Montillo deu o toque de classe para Thiago Ribeiro abrir o marcador, e o técnico Cuca foi feliz mais uma vez no momento das substituições, com o reserva Ortigoza marcando o segundo gol no finalzinho do jogo. Com este resultado o Cruzeiro alcançou 13 pontos e garantiu o primeiro lugar do grupo por antecipação, independente do resultado do confronto com o Estudiantes que está com apenas 08 pontos.
 
- A emoção de assistir mais esta vitória do Cruzeiro foi bastante peculiar para mim, pois estava acompanhado de um atleticano e meio (Josimar e seu guri Mateus) e de outro colega de Banco, Ailton Stauffer, que teceu opiniões curiosas sobre a letra do hino do Cruzeiro e sobre a nova camisa celeste que tem um desenho em forma de “V”, que prá mim significa vitória, mas prá ele pode significar outra coisa.  Apesar do sobrenome alemão, Ailton é carioca da gema, de Vila Isabel, reduto de Noel Rosa e Martinho da Vila, flamenguista saudoso dos tempos de Zico e cia e estava em missão de auditoria em nossa agência, e no pouco tempo que esteve em Pompéu pudemos perceber como o Banco evoluiu nos últimos anos; quanta diferença nos procedimentos e na aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, visando atualmente muito mais chek list para orientações e recomendações do que as idéias punitivas de outrora.   Lembrei da época em que cheguei em Pompéu, quando passou por aqui um auditor à moda antiga (por coincidência carioca também) cuja missão principal foi preparar o caminho para a destituição de um gerente, e logo em seguida a vinda de uma pessoa tipo CAD – Capacidade Administrativa Duvidosa.
 
- No fechamento desta matéria o Galo ainda não tinha entrado em campo para o jogo da Copa do Brasil, e como bom mineiro, estarei torcendo para que o Atlético tenha vencido os paulistas, acabando com um antigo tabu, e mantendo a esperança de continuar na competição e conquistar um título ainda inédito.   Esta semana ouvi um comentário interessante do Dirceu Pereira na Rádio Montense; “que o Dorival Júnior é um bom técnico, mas ainda não conseguiu dar um padrão de jogo, definir qual é o time titular do Galo”.   Realmente eu também admiro o trabalho do Dorival Júnior, e acho que a culpa maior não é dele, mas da diretoria que se equivocou ou deu azar nas contratações, contratou muito, mas sem qualidade.   Vejamos: Tardelli, seu melhor atacante se foi e estão trazendo o ex-cruzeirense Guilherme que não é centroavante e não vingou lá fora; Acharam que estavam passando a perna no Cruzeiro tirando o zagueiro Leonardo Silva, e o Perrella trouxe o Victorino, zagueiro a nível de seleção;  Trouxeram Diego Souza  prá ser o craque da camisa 10 e ele fracassou, enquanto o rival contratou Montillo, que dispensa comentários;  Cruzeiro se livrou de uma fria desistindo de Jóbson, e o Galo mais uma vez dançou em apostar no cara.  Cruzeiro vendeu o lateral Jonathas por um valor razoável para o Santos e trouxe o desconhecido Pablo que está jogando muito mais; enquanto isto o Galo insistiu sem sucesso nos veteranos Júnior e Leandro para a ala esquerda e na lateral direita ninguém sabe quem é o dono da camisa 02.






.


 


Caderno de esportes

Por: Ernane César – ernanecam@gmail.com

Fórmula 1

Começou na madrugada de domingo 27 de março, em Melbourne na Austrália, a temporada
2011 de fórmula 1. E começou como terminou no ano passado com o alemão Sebastian Vettel
passeando e vencendo com folga (22 segundos) de vantagem para o segundo colocado o
inglês Lewis Hamilton. O pódio foi completado pelo russo Vitaly Petrov, primeiro russo a subir
em um pódio na categoria. Os brasileiros não foram bem na prova. Felipe Massa, ganhou
três posições na largada, fez a melhor volta da prova, mas com muitos problemas com pneus,
terminou em nono lugar. Rubens Barrichello caiu para a última posição na largada após
receber um toque, depois até se recuperava bem, estava em nono, quando bateu em Nico
Rosberg e abandonou na décima quinta volta. A próxima etapa do mundial será daqui a duas
semanas na Malásia, a rede globo, como sempre, mostra ao vivo.

Seleção Brasileira

No domingo passado, assisti pela manhã o amistoso da seleção brasileira contra a fraca
seleção da Escócia. No jogo, o mais interessante foram estreias de Leandro Damião, atacante
do Internacional que entrou jogando e quase marcou um gol de cabeça no primeiro tempo
e Lucas, garoto do São Paulo que entrou soltinho no jogo. Neymar, fez a diferença, jogou
muito, foi o nome do jogo. O triunfo da seleção interrompe uma sequencia de duas derrotas
consecutivas para a França e Argentina, ambas por 1 x 0.

Cruzeiro

Grande jogo, clássico entre Coelho e Raposa, um dos melhores jogos que vi esse ano. Na
primeira etapa, empate em 1 x 1, com o América saindo na frente, gol de Leandro Ferreira
e o Cruzeiro, mesmo melhor em campo, dominando a posse de bola conseguindo o empate
apenas no finalzinho com Thiago Ribeiro. Na etapa final, logo aos quatro minutos Leo, marcou,
depois de uma bela jogada de Roger, no bate rebate na área a bola sobrou e o zagueiro que
estava no ataque virou o jogo para o Cruzeiro. Dois minutos depois, Leandro Ferreira, arriscou
de fora da área e o goleiro Fábio nem se mexeu: 2 x 2. Aí o jogo ficou ‘elétrico’, ataques e
contra ataques sucessivos, chances para ambos os lados e chances claras. Cuca resolveu
ousar e tirou Gilberto e Roger, esse último eleito pela equipe da Itatiaia o melhor em campo,
e colocou Wellington Paulista e Gilberto deu lugar à Everton, assim o Cruzeiro passou a jogar
com três atacantes. O América, com Fábio Júnior apagado, se defendia e arriscava apenas
contra ataques com o veloz atacante Thiago Silvy. Como todos sabem, clássico se decide no
detalhe e os craques sempre fazem a diferença. Aos 39, Montillo lançou Wallysson pela direita,
o atacante avançou e devolveu a bola na medida para o argentino marcar o gol da vitória
celeste. Fim de jogo Cruzeiro 3 x 2 América.

Na noite de quarta feira o Cruzeiro foi ao Paraguai enfrentar o Guarani daquele país em jogo
válido pela fase de grupos, ou de classificação da Taça Libertadores 2011. Diante de um
adversário muito fraco e de um estádio praticamente vazio, o time mineiro não teve dificuldades
e venceu fácil por 2 x 0. A raposa segue firme para confirmar a melhor campanha da primeira
fase da competição, pois a classificação e o primeiro lugar do seu grupo já estão praticamente
garantidos.

Rogério Ceni.

A lógica do futebol é essa: goleiros foram feitos para defender. Possuem essa complexa
missão. Deles a torcida espera somente a perfeição.
Isso basta para preencher a carreira e toda uma vida dedicada aos treinamentos?
Para a maioria sim, mas Rogério Ceni queria mais.
Sempre habilidoso com os pés, hoje, é mais do que um batedor de pênaltis e faltas: possui boa
leitura de jogo e é respeitado por isso.
Hoje, ele se confunde com o São Paulo. Afinal de contas, não há como falar do São Paulo sem
se lembrar dele, ou melhor, dos gols dele.
Sua obrigação é defender, mas ele soube colher os frutos da insistência, do treinamento, da
repetição. Com certeza não vai ser fácil alcançá-lo.

Para tal, o goleiro vai precisar unir talento a uma longa carreira. E contar com a coragem e a
confiança de seus treinadores.

Atlético

Escrevi a matéria na quinta à tarde na expectativa de uma vitória e de uma atuação de gala
do Glorioso no interior de São Paulo contra o Grêmio Prudente, na próxima semana falarei a
respeito desse jogo e do jogo do campeonato mineiro do final de semana que será contra o
Democrata de Governador Valadares.



.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA