Edição: 02/05/2009
.

Este prédio acima é o do antigo Cine Teatro Marabá. No alto, pode-se ler: XXV-XII-CMLI – que para quem não sabe o que significa em algarismo romano é: 25-12-1951, data da inauguração do cinema, que funcionou por aproximadamente 40 anos.O prédio volta a ocupar a mídia por obra do Criolo(leia-se Varanda`s Bar), que atende também por Valdir Ferraz.

.

Meus amigos, este texto que vocês podem ler, está “cravado” no frontispício do Varanda`s Bar. Esse “dancing” estará sendo re-inaugurado  na próxima sexta feira, 08 de maio(para não deixar dúvidas) e terá show do Divino e Luciano e também de uma dupla  de fora , que virá especialmente para esta imperdível noitada. As mesas estão praticamente esgotadas e para quem ainda não sabe a  surpresa: o espaço onde o “dancing” irá funcionar será no antigo Cine Marabá. Mas, a surpresa não é esta: lá o espaço é menor do que o do Varandas, da rua Padre João Porto – em outras palavras: o ambiente ficará ainda mais aconchegante .

.
VARANDA´S
 

UM DOS LOCAIS DE LAZER E DE CULTURA(ou dança não é cultura?) mais providenciais que já foram criados em Pompéu é sem dúvida o Varandas Bar, do Criôlo.

Ele é  tão importante quanto todos os outros existentes na cidade, pois é o que estava faltando  para os jovens de faixa etária mais alta e também para os de baixa, que descobriram e estão frequentando também  mais este espaço.

O Varanda’s é um local diferente, onde acontece coisas realmente inusitadas: lá o  garçon   até dança. O cantor também. Quando você pede determinado tira gosto, o garçon leva-lhe a amostra antes mesmo de lhe servir, para que você prove se está ou não de acordo.

É também no Varanda do Criôlo que você assiste a gestos simples, mas reconhecedores de gratidão, como o que aconteceu dia desses,quando o Zezinho Chimango, pega o microfone e pede  um minuto de silêncio, em homenagem póstuma a um frequentador emérito, o saudoso Juverci, que não está mais entre nós.

Alí tudo pode acontecer, tudo... exceto faltar com o respeito a uma dama. Lá as regras são rígidas :

-  É  proibido dançar mulher com mulher. Isto mereceu uma observação e um protesto de um    curioso frequentador: “Uai, então  home com home, será que pode”? 

- É proibido fumar no salão de dança.

Coisas assim e muito mais pode-se ler em todos os cantos do salão e onde os menos avisados podem absorver  normas  de comportamento.

Dou ao Criôlo os meus parabéns com louvor pela sua categoria na condução de seu Bar/dançante.(Júlio Porto, em 31/05/97)

.

Este é o Mac Giver, que atende também pelo nome de André(leia-se Sanelly Auto Elétrica). E, esta é uma das mais simpáticas garotas de Pompéu: Juliana Cordeiro Veríssimo(leia-se Drogaria Aliança). Eles estão namorandinho e formam um belo casal.

.

Querem conhecer um time de primeira? Então toma aí: Fabricia, Stefânia, Natali e Nhanda... (Foto extraída do orkut da Nhanda).Só que eu sempre achei que beleza sem conteúdo, sem simpatia, enfim sem educação não vale nada, não significa absolutamente nada... porque a beleza apenas atrai. Você  será apenas bonita, mais nada, ponto final. Agora, quer se tornar uma mulher desejada, linda, maravilhosa? É  simples: seja apenas educada... cumprimente as pessoas ao passar por elas. A menos que você pense, ache   que beleza é passaporte, é credencial. Beleza pra mim nunca foi credencial nem passaporte para ir a lugar algum, mas educação(cumprimentar os outros), gentileza etc. sim... isso sim... e a coluna dá com louvor seus parabéns para todas aquelas pessoas(rapazes, garotas)que têm esse saudável hábito.   

.

Esta semana  estive pessoalmente com a Inês Valadares(foto), extraída do seu orkut - minha grande amiga. Ela, muito feliz e bonita – há pessoas que se recusam a envelhecer, não é Inês?Convidei-a a ir a Clinica Clipéu(leia-se Deladiene Lucas) e lhe apresentei a excelente “manager” em Pilates)Comunicativa, contou casos mís, mas há um que não quer calar e vou compartilhá-lo com vocês.É ela mesma quem  conta:  estava  numa roda de colegas de uma de suas filhas, uma delas vira para a Leandra e diz: - “Leandra, eu queria que minha mãe fosse igual à sua”. A Inês, que estava presente, curiosa, claro, quis saber e  pergunta pra amiga da Leandra:

- Como???

A amiga diz: “ Doida”.

(Rsssss) Bom, aí o Júlio Porto interveio e disse - : interessante como o conceito de loucura muda com o tempo. Doido, há algum tempo atrás era sinônimo de loucura literalmente mesmo, demência. Hoje não. Doido hoje tem outro significado. O ex-prefeito Chico do Soca tem fama de doido(coisa que ele nunca foi).Todas pessoas determinadas, atiradas, falantes, extrovertidas, que se comunicam muito geralmente têm fama de doido.

.

Álvaro de Campos Cordeiro Valadares e sua esposa Fernanda, na recepção  em honra da debutante Amélia Machado. (Foto Júlio Porto)

.

Neste sábado 02/05,no Zoom Disco Club Super Show, em Dores do Indaiá.

.

O Delegado de Polícia da cidade de Morada Nova de Minas, Edilsom Carlos Lima Corrêa Júnior, o Presidente da Câmara Municipal de Abaeté, Antônio Valadares Chamon(Bode), o dublê de vereador e perito criminal Experidião Porto e o escrivão  de Polícia Geraldo Antônio da Cunha, em recente solenidade , na Câmara Municipal de Abaeté.(Foto Cortesia Nosso Jornal(leia-se Cristiane Soares).   

.

A CÂMARA MUNICIPAL DE ABAETÉ(leia-se Presidente Antônio Valadares Chamon – Bode) fez realizar sessão solene para homenagear as figuras de destaque de Abaeté e região.

Somente um homem público da estatura, da sensibilidade e da categoria do Bode(que ele me desculpe a intimidade – mas este é um dos nomes mais comentados e festivos daquela cidade e é por este apelido que ele é também conhecido)  - é que poderia proporcionar uma cena das mais dignas e justas como a que presenciamos na cidade de    Abaeté, na última segunda feira.

Foram homenageados: Pedro Roberto Braga,  Cabo da Policia Militar de Abaeté,
o policial Militar Alberto Xavier de Souza, o Delegado de Policia da Comarca de Morada Nova de Minas, Edílsom Carlos Lima Correa Júnior, que substitui o Delegado Titular Geraldo Cardoso  e Geraldo Antônio da Cunha, Escrivão de Policia da Comarca de Abaeté e o Perito Criminal  Experidião Izidoro Afonso Porto, da Policia Civil. Todos os homenageados receberam a Moção por indicação do Presidente daquela Casa Legislativa.

O motivo dessa homenagem aos policiais civis e militares se deu por causa da prisão efetuada por eles , de ladrões que  tentaram assaltar a agência do  Banco do Brasil, naquela cidade.

FORAM homenageados ainda Áurea Amaral de Sousa Melo Diretora da Escola Frederico Zacarias, por indicação da vereador Rosa Maria Marques da Cunha e Wender Villena Cruz Oficial Vitálicio do Cartório Villena II,  que recebeu homenagem por  indicação do vereador   Vicente Ferreira Lamounier Filho(Nem) – este último já atuou aqui em Pompéu jogando pelo CAP e salvo engano pelo Cristalino.

.

Valdi Senra Álvares da Silva com sua filha, seu irmão Manuel e com Jacinto Guimarães. Nossa querida amiga Valdi passou esta semana por um transe dos mais terríveis: ela perdeu de forma trágica seu querido filho Guilherme, que faleceu em desastre de moto, quando se dirigia para a cidade de Esmeraldas. Esta coluna se associa a todas as manifestações pesar pelo passamento do Guilherme e apresenta a seus pais e a toda a sua família nossos mais sentidos pêsames, Guilherme  era formado em Engenharia, mas escolheu como profissão sua verdadeira paixão: quis ser caminhoneiro.Que o Guilherme descanse em paz.

.

CRUZEIRO E ATLÉTICO
(Foto Cortesia Renato Frigotudo)

 

O CRUZEIRO, QUE VENDEU O  CAM, DE  POM,PÉU POR r9 A 2 JOGOU COM BRUNO,ILMAR,PAULAO,ARI,SAMUEEL,DANIEL E ÁLVARO,  ANTONIO CARLOS,CARLAO,NETINHO E RENATO.

 O ATLÉTICO:  DENIS,RONEY,JOAQUIM E MANGUEIRAO DIDINHO,REGINALDO,JULINHO E NEGO

.
MARTINHO CAMPOS
 

A tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Pedras este ano  está acontecendo de  24 de abril e vai até amanhã,  03.  O pároco é o Padre Anailton Viveiros e os festeiros são Idalmo Caetano de Medeiros, Alexandra Milo de Carvalho, Gilmar  Milo de Carvalho  e a bonita e sempre simpática Rita de Cássia,C.Campos.

E, JÁ QUE ESTAMOS falando dessa cidade maravilhosa que é Martinho Campos, estou enviando um abraço de agradecimento ao quase-conterrâneo – o escritor Márcio Rodrigues Teixeira , meu amigo, a quem devo finezas: me enviou um exemplar do seu livro Arraial  de Nossa Senhora da Abaddia dos Monjolos e também de um DVD maravilhoso. Depois vou tecer comentário e abrir espaço especial para falar dessa invejável façanha do escritor martinhocampense Márcio R Teixeira.

.
PIUMHI
 

Caro amigo Geraldinho: Como contumaz leitor da Coluna Júlio Porto e também muito observador, gostaria de fazer uma observação/correção sobre a matéria em que você noticiou a passagem desta vida terrena da sra dona Vitória, minha conterrânea com muito orgulho.   Você não foi o primeiro nem o único que grafou  o nome da da nossa “Cidade Carinho” de forma incorreta.  O nome de PIUMHI já foi encontrado em diversos documentos e meios de comunicação em mais de 100 maneiras diferentes até que recentemente foi formada uma comissão de notáveis da língua portuguesa, elaborado projeto de lei e o governador do estado sancionou lei oficializando PIUMHI em documentos oficiais, placas de carros, etc. mas a dúvida vai existir sempre, ainda mais que é uma exceção da língua portuguesa, que admite M apenas antes de P e B.

      Apesar de quase pompeano, não esqueço minhas raízes e tenho muito orgulho da minha terra natal e então quero repassar algumas curiosidades da nossa PIUMHI:

- A origem do nome  é indígena, tupi-guarani (Pium-i) que significa rio de muito peixe, e o Rio Piumhi era realmente muito piscoso até que o seu leito foi quase que totalmente “dragado” e com a construção da Represa de Furnas, teve o seu curso “desviado” do Rio Grande para o Rio São Francisco, uma obra de engenharia inédita para a época, evitando que as cidades de Capitólio e uma parte de Piumhi ficassem submersas nas águas da represa.

- A história do arraial inicia-se em 1.731 com a exploração do ouro, e em 01 de abril de 1.841 foi elevada a categoria de Vila.  Em 20 de julho de 1.868 teve sua emancipação política e passou a categoria de cidade.     

- No final da década de 60 Piumhi era o maior produtor de abacaxi do estado, chegando a exportar o produto até para o Uruguai.

- No início dos anos 70 o abacaxi cedeu lugar a cultura cafeeira que fez uma verdadeira revolução na economia do município.

- Hoje existem fazendas cafeeiras que produzem e beneficiam o próprio café, tendo marcas tradicionais no mercado como Café Barão, Café Utam, Café Grão Minas, Café Nova Suissa, Café Robinson, Café Chapadão, Café São Francisco, dentre outras.

- O município exporta café para mais de 20 países, tendo como principais compradores Itália e  Alemanha, sendo o segundo maior exportador da região centro-oeste, ficando atrás apenas de Divinópolis.

- Com uma ótima arrecadação de impostos e distribuição de renda, a cidade se orgulha de praticamente não ter desemprego, ocupa o 39º lugar entre os 853 municípios mineiros em IDH (qualidade de vida), e hoje com uma população aproximadamente de 30.000 habitantes, tem uma frota de mais de 10.000 veículos automotores, ou seja, um veículo para cada 03 habitantes.

- Tem 100% de abastecimento com água tratada, 100% de rede de captação de enxurradas nas vias públicas (bocas de lobo), 98% de rede de esgoto, com o detalhe de que atualmente com o projeto da CODESVASF, nenhuma partícula do esgoto é despejado nos córregos que cortam a cidade, e a estação de tratamento está em fase final para processar 100% do esgoto antes de jogá-lo nos Rios Piumhi/São Francisco.

- Tem uma faculdade particular, uma extensão do conceituado CEFET de Bambuí e um hospital referência para a região.

- A cidade tem uma localização privilegiada, às margens da MG 050, trajeto opcional para São Paulo, é o portal de acesso para o Parque Nacional da Serra da Canastra, nascente do Rio São Francisco ( 65 km ), fica a 20 Km das águas da represa de Furnas e a 25 Km do fantástico Balneário Escarpas do Lago e devido a este potencial turístico o aeroporto da cidade está sendo totalmente asfaltado e iluminado (com recursos do governo estadual) para receber aeoronaves de grande porte inclusive a noite.

- Depois do café, a agropecuária também tem destaque na economia do município, e o Parque de Exposições Tonico Gabriel (considerado um mini-Barretão pela sua beleza e estrutura) promove há mais de 30 anos uma das melhores exposições agropecuárias do interior de Minas, sempre no dia vinte de julho, aniversário da cidade.

- Nos meios de comunicão tem um programa semanal regional de TV (Piumhi TV) e o Jornal Alto São Francisco, também semanal e com uma qualidade tanto técnica como jornalística de altíssimo nível, inclusive com página na internet (www.virtualto.com.br).

- Finalizando, quem ainda não conhece PIUMHI, eu digo que vale a pena, e fica a apenas 230 Km de Pompéu.

.
COMUNICADO GRIPE SUÍNA
 

As entidades da cadeia produtiva brasileira da carne suína vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos a respeito da "influenza norte-americana" e seu impacto sobre o mercado consumidor e exportador do produto no país:

1) O Brasil destaca-se no cenário mundial pela qualidade da carne suína aqui produzida, e exportada no ano passado para nada menos que 76 países, correspondendo a um faturamento superior a US$1 bilhão dólares. A cadeia produtiva desta carne reúne o esforço de cerca de 1 milhão de brasileiros em todos os seus elos. Temos o orgulho de salientar que a produção de proteína animal de origem suína no Brasil situa-se na fronteira da tecnologia existente, o que nos levou à condição de quarto maior produtor e exportador mundial.

2) A dimensão econômica e social do setor exige que a veiculação de informações de interesse do consumidor seja acompanhada do necessário rigor técnico e científico, de forma a não comprometer uma delicada e estruturada relação de confiança duramente construída ao longo dos anos.

3)Nesse sentido, as entidades sub-escritas chamam atenção para o comunicado divulgado pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), segundo o qual é inapropriado denominar esse vírus de “GRIPE SUÍNA”, como tem recorridamente acontecido, tanto na mídia brasileira, quanto internacional. Isto pelo simples fato de que até agora não haja registro de que o vírus tenha sido isolado no animal e seus mecanismos de contaminação estejam cingidos à relação entre humanos.

4) A OIE sugere claramente que a doença seja nominada "influenza norte-americana", seguindo a tradição de outras manifestações similares no passado, que ganharam denominação de caráter geográfico. Apoiamos integralmente essa recomendação e nos colocamos à disposição da imprensa para que seja atestada a qualidade do sistema produtivo brasileiro e o rigor do controle sanitário vigente em suas operações tecnificadas.

Sub-escrevem a nota:
- Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
Irineu Wessler

- Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES)
Mário Cutait

- Associação Brasileira dos Veterinários Especializados em Suínos (ABRAVES)
Augusto Heck

- Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN)
Emílio Carlos Solani

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA