Edição: 05/03/2011


.






.

 

 
.


.

REDUTO



REINALDO VALADARES, BIANCA GUIMARÃES E FLÁVIO ISAIAS

.



Bianca, Rei e Viviane.

.


O CARNAVAL 2011 PROMOVIDO PELO REDUTO(LEIA-SE REINALDO VALADARES) PROMETE SER UM DOS MAIS ANIMADOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS. BASTA CITAR O TRANSPORTE COLETIVO DA VIAÇÃO SERTANEJA BH/POMPÉU, ONDE A EMPRESA COLOCOU MAIS DE 30 ÔNIBUS DE REFORÇO PARA NOSSA CIDADE.
O “PROMOTER” MERECE TODO O NOSSO APOIO E O NOSSO RESPEITO.  ESTA SEMANA FIZ UMA BREVE COMPARAÇÃO DE QUANDO ESTE COLUNISTA COORDENAVA E PROMOVIA  OS BAILES DAS MISSES ,AQUI EM POMPÉU,  OS BAILES DE DEBUTANTES, QUE ERAM PROMOVIDOS PELO CAP , MAS COORDENADO POR NÓS  - A INDICAÇÃO DAS NOSSAS GLAMOUROSAS, PARA DISPUTAR O CONCURSO GLAMOUR GIRL DE MINAS GERAIS, RAINHA DO ALHO, RAINHA DO MINÉRIO, GAROTA RAIO DO SOL,EM PIRAPORA, AS 10 MAIS DE POMPÉU  ETC. ETC.  ERAM PROMOÇÕES SOCIAIS QUE OCUPAVAM TEMPO, DEMANDAVAM MUITA PREOCUPAÇÃO, DESGASTE, MAS ACIMA DE TUDO MUITA  RESPONSABILIDADE.
MAS , O QUE REPRESENTA ESSES EVENTOS  EM RELAÇÃO AO CARNAVAL DO REDUTO? O ENVOLVIMENTO DE PESSOAS, DE EMPRESAS, DE INTERESSES SÃO  INCOMPARÁVEIS COM ESTE CARNAVAL EM TODOS OS SENTIDOS E EM TODOS OS ASPECTOS.
ESTA COLUNA DÁ AS BOAS VINDAS A TODOS OS VISITANTES QUE DEMANDAREM À NOSSA CIDADE – QUE TODOS ESTEJAM IMBUIDOS APENAS DO PROPÓSITO DE SE DIVERTIREM E QUE O DIVINO MESTRE ABENÇÕE A TODOS E A TODA NOSSA CIDADE PARA QUE TUDO OCORRA EM CLIMA DE MUITA ORDEM E DE MUITA PAZ.

.

REMEMORANDO  OS BONS TEMPOS DE NICOLAU NETO
 


ELIANE DE FREITAS, Rainha do Minério   de Pompéu, em Itabira; ao lado do colunista a martinhocampense TABITA FREITAS, Rainha do Minério de M Campos, a seguir GILBERTINHO PORTO, companheiro inseparável; DULCE ALVES DE ABREU e um coordenador. Este evento era coordenado por Eustáquio Lúcio Félix e Nicolau Neto. Observem a  moda da época... rssss.


.
 

A Glamour Girl de Pompéu, Raquel Corrêa  Alves Lima com o Colunista.



.




O então prefeito JOSÉ GILBERTO DE CARVALHO , eu e NICOLAU NETO , entregando uma placa de prata oferecido ao colunista pelo jovem prefeito.



.


 

Com ANDRÉIA,  Miss Jaboticatubas.

.

 
Com Miss Pompéu, LAURA FEREZ RAGIL,  no ano de 1974.Pessoal, vejam ai quem está no primeiro plano a esquerda. Não dá pra não reconhecer, né? GILBERTO CORDEIRO VALADARES NETO  – o GIL  CURRALEIRO  – hoje homem de grande ressonância política e social  da nossa sociedade. Ex- presidente do Lions Club, ex-jogador do CAP, ex-secretário municipal, ex-presidente da Credipéu e Membro do seu Conselho de Administração.GILl é um homem observador, de poucas palavras, prudente, verdadeiro sábio. Sua amizade é motivo de orgulho para qualquer um.

.


 A Rainha do Alho de Ouro Fino com o colunista e uma amiga, na cidade de Gouveia, quando da realização do Concurso Rainha do Alho, Coordenado pelo
 Saudoso jornalista NICOLAU NETO ..

 


.



ELLAS & ELLES
 
QUEM ANIVERSARIOU  esta semana foram as amigas Diriane Tiengo e Eida Campos(foto abaixo).Aqui, Eida e Diriane estão ladeando Ariane, filha da Diriane.A propósito, ela, que  é esposa do bacharel Lucélio Silva, nosso querido Delegado de Polícia, vai anfitrionar sua amiga Cláudia Andrade, da cidade de Divinópolis.



.



TORNEIO DO LÓ

ARTHER CAMPO DUTRA(NEGO) E GRACIANI PORTO DUTRA- os campeões do Torneio, que já faturaram o caneco pela terceira vez.
O Torneio de Peteca do Ló acontece uma vez ao ano na casa dos anfitriões Julio e Beth. A farra começa às da manhã onde é servido o café e logo após começam os jogos.
Participam do Torneio somente casais. A festa é regada a churrasco e a cervejata.  Este ano passaram por lá mais  de 120 pessoas. O passaporte é adquirido com antecedência, com direito a camiseta.
O evento não tem fins lucrativos e sim o intuito de reunir os amigos e familiares com o fito único e exclusivo de promover a integração de amigos e familiares.É o anfitrião Julinho que afirma: “No Torneio de Peteca do Ló, o importante não é vencer e sim compartilhar com a família e amigos e este momento que não tem preço” 
Ló  era o apelido do grande desportista pompeano Joaquim Maria Valadares.Próspero fazendeiro, ele foi presidente, técnico,conselheiro,  jogador e grande e influente benemérito do CAP(Clube Atlético Pompeano) - que tal e qual seu saudoso irmão Curraleiro - o clube era sua segunda família.
Duplas participantes dos jogos.
 
Rafael e Patrícia; Michelle e Analdino; Elisiane e Orestes; Darlin e Welton; Reginaldo e Ana Maria; Bráulio e Gracielle; Samuel e Dila; Denis e Shirla; Richard e Linamara; Wellerson e Luciana; Julio e Beth; Graciani e Nego.

.

CAVALGADA DE DIAMANTINA



TALITA, HENRIQUE, DANIEL e a Musa da Cavalgada de Pompéu, LUIZA VALADARES, em Diamantina.


.



As Musas: Diamantina, Curvelo e Pompéu.

.



A Colunista ACIDÁLIA LISBOA,de Diamantina, tendo a seu lado esquerdo o Promoter IDEUMAR GONÇALVES, de Curvelo,Coordenador da Cavalgada e com as Musas da Cavalgada e um amigo.

.

MARLI ALVES VALADARES...

...Oi,Júlio, tudo bem? Tenho acessado todos os sábados sua coluna. Esse hábito já faz parte das minhas atividades semanais.Adoro ler as suas reportagens ,bem como as dos seus colaboradores. Você é  a simpatia em pessoa! .
O Colunista quis saber da nossa leitora se poderia divulgar suas colocações, ela respondeu:
 - Como não !É uma honra estar em sua coluna !
NR. Fico feliz, Marli, em ter você como uma das minhas mais assíduas  leitoras virtuais. Muito grato.



.

Júlio Porto
 
Estou enviando á você fotos do início do nosso Carnaval diamantinense e fotos da Cavalgada 2011 patrocinado pela Folha de Curvelo - Ideumar Gonçalves Soares.Todos os dois eventos foram realizados no dia 26 de fevereiro. A Musa da Cidade de Pompeu, por sinal lindíssima, indicada por vc, foi super admirada. Tive o prazer de cumprimentá-la e admirar a sua beleza e juventude



Momento em que a Colunista de Diamantina acompanhada pelo universitário João Paulo Soares, com a fantasia " Casal Drácula", sobem as escadarias do tradicional Clube Acayaca.




Os Vampiros fizeram sucesso.



A DJ jÚ Cyrilo - Peruca Vermelha - comanda o Sucesso da Night!

.



O Homenageado da Cavalgada 2011, Empresário Douglas Andrade Vale e a Colunista Country



Acidália Lisboa, a Musa Country de Diamantina ladeada pelos Empresários Newton Quadros e o Promoter Ideumar Gonçalves Soares.



Presenças assinaladas - Colunista Eustáquio Pizani - Curvelo, Newton, Acidália e o Ideumar.



A Musa da Cavalgada - Cidade de Pompeu e a Colunista.



Musas da Cavalgada 2011



O Jornalista Ideumar Gonçalves Soares ladeado pelas Amazonas... no Mercado Velho de Diamantina.

Abraços meu amigo....  mega Colunista Social das Gerais!
 
Acidália Lisboa



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

05/03/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – IX
 
DIFÍCIL DESAFIO:  CORRIGIR ERROS DO ANTECESSOR EM GOVERNO DE CONTINUIDADE


                 Presidente Dilma,
 
                        
            Não é tarefa fácil fazer um governo de continuidade quando o antecessor cometeu vários erros.  O primeiro desafio é corrigir cada  erro sem dizer que o antecessor estava errado.  Mas, com pouco mais de dois meses de governo, apraz-nos ver que já estão sendo corrigidos, sutilmente, sem grande alarde, para não ferir os sentimentos daquele que foi o mentor de sua vitória nas urnas, e não provocar problemas dentro de seu próprio partido.  E não demorará muito, presidente, à medida que essas correções forem sendo efetivadas, você terá de lutar, com toda a sua tenacidade contra a oposição dentro de seu próprio partido, cujo controle, por si só, já é um grande problema em virtude das diferentes correntes ideológicas dentro dele mesmo.
 
            É evidente que o presidente Lula é uma pessoa notável, com uma invejável história de sucesso e teve também muitos acertos, pois caso contrário não teria níveis de aprovação tão elevados. Entretanto, alguns erros crassos foram cometidos, sobretudo na economia e na política externa, havendo também alguns de correção mais fácil que são aqueles referentes ao loteamento político, quando preencheu com políticos indicados pelos partidos aliados, cargos que deveriam ser ocupados por técnicos – como os das agências –  uma prática que a presidente se recusa a utilizar, o que por si só já é uma correção de erros do passado.
 
            Na área econômica, não obstante o PIB alcançado de R$3,675 trilhões alcançado em 2010, com um crescimento de 7,5% sobre o ano anterior – inquestionável mérito, sobretudo da pujante indústria brasileira – os efeitos da “gastança” comandada pessoalmente por seu antecessor, que não hesitava em ir para os palanques ou para as luzes das câmeras da televisão incitar o povo a gastar, gastar e gastar, já estão sendo sentidos e corrigidos.  Distante apenas uma semana de passar a faixa presidencial, o presidente ainda insistia em afirmar que não haveria cortes no PAC, porque ele não permitiria, esquecendo-se de que não seria mais presidente ou talvez, ingenuamente, subestimando a capacidade de tomar decisões firmes que – ao que tudo indica – é uma característica da presidente.  Felizmente, o ministro Mantega, que, quer queiram ou não, é também um dos grandes timoneiros da economia brasileira, embora tivesse concordado com os excessos de gastos do presidente anterior, tão logo reassumiu o ministério, iniciou as correções de rumo, seguindo as orientações da nova presidente, para enxugar a máquina governamental cortando os excessos de despesas;
 
            Na área de política externa – e não pensem que ela não tem importância num mundo globalizado como este – é que os erros são mais visíveis pelo mundo inteiro.  Os erros brasileiros foram tão graves que hoje, o ditador Muammar Gadaffi, da Líbia, em entrevista às emissoras internacionais e no discurso que fez para centenas de seus partidários, chegou a dizer que tinha o apoio do Brasil.  Esta segurança e certeza de Gadaffi (ou Kadaffi) do apoio do Brasil não é sem razão:  Tudo  começou  quando  o presidente Lula,  único convidado de honra presente à Cúpula da União Africana, em julho de 2009, ao fazer seu discurso, iniciou sua saudação ao ditador líbio dizendo: “Meu amigo, meu irmão, e meu líder”. 
 
Vários outros erros foram cometidos na política internacional. Um deles foi a aproximação com o governo de Ahmadinejad. Outro foi a  transformação da embaixada do Brasil em Tegucigalpa em pensão para abrigar o candidato a ditador Zelaia, que foi deposto pela Suprema Corte de seu país por atentar contra a constituição e querer se perpetuar no poder, mas foi apoiado pelo Brasil, porque também era apoiado por Hugo Chaves e os irmãos Castro, todos amigos do presidente Lula, a despeito de suas práticas ditatoriais.  Hoje já se fala na possibilidade de Gadaffi chegar a se refugiar na embaixada brasileira em Trípoli, o que estaria sendo articulado por Hugo Chaves, em caso de emergência.  E isso seria um desastre para a política externa de seu governo, presidente.  Mas temos já certeza de que a presidente tomaria medidas completamente diferentes das tomadas por seu antecessor, numa eventualidade como essa.
 
            Assim, presidente, cremos não estarmos enganados ao afirmar que, como tudo vem indicando até agora,  seu governo não pretende cometer  erros tão primários em termos de diplomacia.  A prova disso tem sido o seu discurso em favor dos direitos humanos, posicionando-se veementemente contra o Irã como no caso da execução de Sakineh.  Também na ONU, após a depois do governo da presidente, o Brasil já se posiciona de forma mais lúcida e madura diante das difíceis questões internacionais, como no presente caso da Líbia.
 
            Hoje, já conhecendo alguns aspectos da personalidade da presidente, temos já a certeza de que seu posicionamento jamais será favorável a Gadaffi.  No entanto, sabemos que hoje, existe no mundo apenas 3 países que apóiam o ditador líbio:  Cuba, Nicarágua e Venezuela.  Se seu antecessor ainda estivesse no poder, estaria o Brasil  somado as esses três?
 
            Ficamos a imaginar como deve ser difícil corrigir os erros, as ações, as declarações de antecessores quando se exerce um governo de continuidade.  Mas parece-nos, presidente, que sua personalidade é suficientemente forte para colocar os interesses do Brasil acima dos interesses meramente partidários ou ideológicos, ou de mera gratidão a quem teve um tão preponderante papel na sua eleição.
 
            o sendo criando ou formando uma comissnciarem, como sempre iniciam suas entrevistaso espanhol OHL.tes a passar para a atividade 
  
 
          
UMA JANELA PARA O MUNDO – V
 
A PALAVRA EMITIDA, A SETA ATIRADA, A ÁGUA...
 
            Alertava o nosso saudoso governador do Estado de Minas Gerais, Aureliano Chaves de Mendonça, que “a palavra emitida, a seta atirada e a água que toca o moinho, não têm volta”.  Que bom se o nosso simpático, inteligente, carismático e vitorioso presidente Lula, porém “falador” (outspoken, como dizem os ingleses e americanos) soubesse deste alerta do governador mineiro, quando numa solenidade que reunia as nações africanas, realizada na Líbia não tivesse chamado o presidente Muammar Gadaffi de “meu amigo, meu irmão, e meu líder”.



Kadaffi, Evo Morales e o ex-Presidente Lula

Sabemos que o presidente sempre foi muito influenciando por seu assessor para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, que não consegue nem ouvir o nome dos Estados Unidos da América e sempre influenciou o presidente a cultivar amizades com líderes anti-americanos.  No entanto, esta “eminência parda”, que também pegou carona no governo Dilma, parece não estar tão mais influente, já que a presidente tem demonstrado uma independência muito grande em relação aos pensamentos de seu, ainda, assessor internacional.
 
POR QUE ALGUNS PAÍSES CRESCEM NAS DITADURAS?
 
Crescer é um termo muito relativo.  Países, empresas, pessoas podem até mesmo crescerem negativamente: É o crescimento no sentido oposto.  Mas aqui, não querendo jamais fazer a apologia de qualquer ditadura, elas, entretanto, parecem ter alguns ingredientes que favorecem alguns crescimentos, não necessariamente negativos, mas também positivos.  Senão vejamos.
 
            Cuba, sob a ditadura dos irmãos Castro, deve ser hoje, juntamente com a Coréia do Norte, Bangladesh  e mais alguns países africanos um dos países mais pobres – no sentido econômico-financeiro – do mundo.  No entanto, é inegável, também, que o povo cubano é um dos mais cultos das Américas.  É interessante notar que cultura e riqueza parecem não serem muito compatíveis.  É comum se encontrar escritores, pintores, professores que foram pobres a vida inteira. É-de-se perguntar:  É culto porque é pobre, ou é pobre porque é culto?
 
            Outras ditaduras como a do Egito, Tunísia e Líbia, todas com décadas de ditadura,  são países que detêm os maiores índices culturais e de renda per capita da África.  Outras, como a ditadura do Partido Comunista da China, levou a nação à posição de segunda maior economia do mundo, embora sacrificando a liberdade de expressão de seu povo, proibindo, inclusive, que seus cidadãos recebessem títulos concedidos pela Fundação Nobel. Este sucesso da economia chinesa seria devido à disciplina imposta às suas forças de produção?  E esta disciplina seria um dos atributos de sua ditadura do Partido?
 
            Só nos resta chegar a uma conclusão: Cada país tem seu próprio padrão de democracia, de governo, de aspirações individuais, de valores, de aspirações. Assim, é possível que haja países que não funcionariam jamais se todos os seus cidadãos tivessem liberdade de expressão ou de ir e vir – como, por exemplo, a China.  E talvez isso devesse ser analisado, pois o que é bom para um país que tem 200 milhões de habitantes pode não ser bom para quem tem 1,5 bilhão de pessoas. Talvez seja hora de rever os conceitos de democracia, monarquia, socialismo, capitalismo, autocracia.  Gadaffi aproveitando-se desta confusão, diz que no seu país impera a “Democracia Direta” e que não pode renunciar, porque ele não é nem presidente e nem monarca.  Diz ser apenas um líder, uma espécie de mero facilitador, tradutor da vontade direta e permanente de seu povo. E, Democracia Direta, a única que conhecemos é a da Suíça, que muito longe está de se parecer com a alegada “democracia” da Líbia.
 
            Pelo menos de uma coisa temos certeza: Talvez um dos únicos valores relevantes numa ditadura seja a disciplina.  E disciplina é essencial para que objetivos sejam atingidos.  Seria esta a causa de alguns casos de sucesso? Mas vale a pena crescer positivamente, mas sem liberdade de expressão e de ir e vir?
 
            Gostaríamos de ouvir a opinião de nossos leitores.

NOTAS
 
E-mails Recebidos (por ordem de chegada):
 
Do amigo, Olavo Machado Júnior, hoje presidente da FIEMG de Minas Gerais, e com quem trabalhei como diretor administrativo de sua empresa Machado Correa Engenharia Ltda, empresa-holding do Grupo Machado Correa
 
Caro Carlos,
Ótimos os dois artigos,
Objetivos, diretos e claros, sem citar a oportunidade da atualidade dos temas.
Pela abordagem competente, me inspirarei neles em futuros pronunciamentos.
Parabéns,
Abraços,
Olavo
 
 
Do amigo e Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que também é pompeano:
 
Caro amigo Carlos Fóscolo.
Obrigado pela remessa de seus artigos. Como sempre acontece são muito ricos de conteúdo, atualidade e objetividade em seus enfoques.
Já está agendada para o dia 25/03 a aula inaugural de nosso Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro.
Nesta data estarei com muita satisfação em Pompéu para darmos início a esta nova empreitada, baldadas as dificuldades que todo início de empreendimento requer.
Um abraço do amigo,
Belizário de Lacerda
 
Do caro leitor Alécio Menezes Maciel:
 
Caro Foscolo,
o PT segue os ensinamentos de Antonio Gramci, espero que tudo que está acontecendo hoje no governo Dilma continue até o seu ultimo dia, e que não ocorra nenhuma mudança de rumo no meio do caminho.
Alécio
 
Do caro leitor Wesley K.Y.:

Queria expressar que nosso amigo Carlos,fala muitas palavrinhas
difíceis que poucos dão valor.   Oh moço usa mais gíria seja mais popular.pq
os  leitores somos nós e não um bando de juizes e diplomatas não. Ah se ela
acompanha projeto lula ela vai ser a melhor de todos os tempos..abçs
 
Da amiga Janet Hancock ,que foi minha colega na nossa Dyersburg High School, de Dyersburg, Tennessee, USA.  Ela faz referência ao fato de eu e Barry (outro colega da mesma escola) gostarmos de escrever e termos - segundo ela -  boas idéias para nossos países.  Por isso ela sugere que devêssemos concorrer a altos cargos políticos. Mal sabe a cara ex-colega e amiga que ter idéias é o que menos se exige da maioria dos políticos brasileiros.  Na segunda parte de sua mensagem faz referência à dengue que tive e diz ter lido um artigo sobre o plano arrojado da Presidente Dilma  para combater a expansão da doença, mas indiretamente referindo-se à minha Carta à Presidente VIII, da semana passada, ironicamente diz que provavelmente criaria também alguns ministérios extras:
 
Carlos
I just finished reading the past 4 articles you sent.  They lose something in the Google translation, but have enjoyed them.  Thanks for the mention of us in one of them.  I told Barry that you and he are so adept at writing and have such good ideas for our countries that y'all should run for high political offices.  You would certainly do better than what we have now!
Sorry to hear of your bout with this.  Stay away from those "skeeters" as we call them here in Ky!  I read an article that Pres. Dilma launched an ambitious plan to combat the spread of dengue. ( probably created a few extra ministries, too). Hope it helps.  Y'all be careful, now.
Janet

   
O Tribunal de Justiça Arbitral – Curso de Árbitros
 
      Convidamos a todos os interessados a assistir a palestra que será proferida pelo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, às 19:30 do próximo dia 25 de março, no Lions Clube de Pompéu.  A entrada é franca, e  estará aberta a todos que queiram ter um maior conhecimento sobre os Tribunais de  Mediação e Arbitragem, sendo implantados em todo o Brasil, a exemplo dos países de primeiro mundo, onde já julgam 70% das pendências.



.





Dizem que o Brasil é o país do futebol e do carnaval, e como ninguém é de ferro e não dá para conciliar noitadas com os jogos do esporte bretão, neste fim de semana jogadores profissionais, amadores, peladeiros e demais “bolas murchas” vão engavetar as chuteiras e cair no samba ( O Gaúcho com jeito de carioca que o diga; depois de levantar a Taça Guanabara vai desfilar por 04 Escolas de Samba).   Em Pompéu não vai ser diferente: quem gosta de sossego tem várias opções (ranchos, sítios, fazendas), e quem gosta de folia poderá se esbaldar no carnaval do Bloco Reduto, com certeza um dos melhores de Minas, ou ainda, se quiser ser mais econômico ir para o Bloco Soberano (“Só berano a corda”).   A fase pré-classificatória da Copa Alterosa começa na segunda quinzena deste mês, e como os 03 clubes pompeanos já vão entrar na segunda fase, no início de maio, CAP e Avaí se uniram aos clubes São José e Progresso/Marmelada de Abaeté para um torneio quadrangular, para colocar seus atletas em atividade.   Cristalino e os clubes de Martinho Campos preferiram não participarem e vão prepararem seus atletas apenas com treinos.
   
- No fim de semana passado, os árbitros mineiros beneficiaram Atlético e Cruzeiro mais uma vez.   Não acredito nos termos desonesto, ladrão e outros adjetivos aplicados aos homens do apito, mas principalmente que são humanos e portanto sujeito a erros.   Mas infelizmente, em lances duvidosos os times pequenos acabam pagando a conta.
 
- O Cruzeiro foi até a Colômbia e arrancou um empate contra o Tolima, que deve ser considerado um ótimo resultado, pois além de ficar em primeiro lugar do grupo 07 da Libertadores jogou contra um time guerreiro, que mostrou em campo porque conseguiu eliminar o Corinthians.     O técnico Cuca não é tão teimoso quanto o Adilson Batista, mas só não perdemos o jogo porque o goleirão Fábio pegou um pênalti, e aí ficamos nos perguntando porque será nosso técnico não vê que com Welligton Paulista é como se jogássemos com um a menos, e ainda, se continuar insistindo com Diego Renan na lateral esquerda, os times adversários vão continuar fazendo a festa por ali.
 
- Na quarta-feira o Atlético Mineiro teve um encontro com o pessoal do IAPE – Instituto de Administração de Projetos Educacionais, e aproveitaram para um joguinho de futebol na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.   O placar elástico de 08 a 01 não serve como referência para avaliar o time do Galo, mas o mais importante é que garantiu o passaporte para a próxima fase da Copa Brasil, só que agora os adversários não serão esta barbada do time do interior do Maranhão.
Quando os jornais publicaram o nome IAPE como adversário do Galo pela Copa Brasil, muitos curiosos começaram a imaginar o significado da sigla e apareceram sugestões bem curiosas: Instituto dos Amigos do Pereirinha, Instituto do Amigos e Protetores do Esporte, Ih Agora Pode Enrolar, ... ....  Se alguém lembrar de mais alguma mande prá Coluna que publicaremos.






.


 


Os enterros de antigamente
por Osmar César da Cunha (Tuta)



O Dia dos Mortos, neste mês de novembro, faz a gente lembrar como eram os velórios de antigamente na zona rural. Pra começar, não tinha funerária em Abaeté.

Quando morria alguém, a gente improvisava a urna na roça mesmo. A turma cortava uns paus no mato e fazia um andor, parecido com aqueles de carregar imagens de santos nas procissões. Colocava esse andor no ombro de quatro pessoas e seguia caminhando para a cidade, levando o cadáver dentro de um esquife, uma espécie de caixão.

Enquanto os homens providenciavam essa urna, as mulheres costuravam as roupas para enterrar os defuntos. Os homens geralmente eram enterrados de terno e gravata. E para as mulheres, era costurado um camisolão de cetim azul escuro. Já as crianças eram enterradas de terninho ou de camisolão branco. Essa roupa era feita no dia do velório. As pessoas  compravam o pano na Casa Moura, muitas vezes, chamavam o Nego de madrugada para abrir a loja. Faziam a camisola, a capinha, o travesseiro e arrumavam o morto.

Tem umas passagens que a gente não esquece. Um dia, morreu um amigo que pesava mais de 80 quilos. Foi no tempo da seca, a poeira dava no meio da canela e a fazenda ficava em Santa Cruz, a uns 15 quilômetros da cidade. O enterro foi um sofrimento.  Colocamos o corpo no esquife, caminhamos, caminhamos, caminhamos... e nada de chegar a Abaeté. A gente ia revezando, mas todo mundo já estava cansado de carregar aquele peso. Quando ninguém mais estava conseguindo andar, passou um caminhão cheinho de porcos. Pedimos carona assim mesmo. O motorista falou:

- Vocês é que sabem. Se derem um jeito aí na carroceria, levo vocês.

Chegamos os porcos pra frente, colocamos a urna atrás e fomos cercando os animais até chegarmos em Abaeté. Eta dureza, como sofremos esse dia!

(Publicado em novembro de 2006 no jornal CooperAbaeté. A foto é meramente ilustrativa e foi retirada da internet.)



.

Entrevista Dayane Lopes.programa!



Nome completo?
Dayane Lopes da Silva.
Atividades dos pais?Pecuaristas
Signo?
 Aquário.
Estudos?
Segundo ano do ensino médio e quero fazer faculdade em jornalismo. Muito embora eu queira muito a carreira de cantora, não me descuido dos meus estudos. Procuro me preparar de todas as formas, até para que eu seja um ser humano melhor, dependo dos estudos.
 
Carreira?
Sempre gostei. É um sonho, quero e vou conseguir. Tenho comigo a certeza que a carreira vai dar certo. Trabalho muito para isso e tenho uma boa assessoria e me rodear de pessoas conhecedoras do que quero. Ajuda e muito. Vamos chegar aonde pretendemos.
 
Como surgem as suas músicas?
De repente surge alguma coisa e escrevo ou gravo e as idéias vão surgindo.
É tudo muito natural. Quando percebo tenho nas mãos algo que gosto
 
 
 
 
Um ídolo?
Zezé de Camargo e Luciano e Ivete Sangalo. Nestes meus ídolos encontra-se de tudo: letras de qualidade, melodias que mexem com o público. Romantismo, belas coreografias. São artistas completos.
 
O primeiro CD?
A primeira porta aberta de muitas que com certeza vão se abrir. Foi feito com muito carinho, com muita dedicação. Os arranjadores e instrumentistas foram muito felizes na composição desse primeiro trabalho.
 
Shows?
Show é animação, sentir o público dançando, participando isto para mim é a melhor coisa. Gosto muito dessa troca de energia boa. Positiva.
 
 
Nascimento?
Olha, eu nasci no Mato Grosso, em Pontes de Lacerda mas, me sinto mineira, eu sou pompeana e tenho muito orgulho disso.
 
 
Expectativa?
Espero uma boa aceitação por onde passar. Que Deus abra muitas portas e, naturalmente, com o apoio de pessoas iguais a você que hoje está dando-me esta oportunidade. O caminho fica mais fácil.
 
Livro?
A marca de uma lágrima – autor - Pedro Bandeira.
 
Música?
Famosa, de Claudia Leite.
 
Atriz?
Aline Moraes e Cleo Pires. Encantam, né? Pela beleza, charme, talento. Elas são demais!!!
 
Ator?
Tony Ramos, Édson Celulare e Gianechinni. São tantos personagens interessantes interpretados por eles, que terminam por marcar a vida das pessoas de forma bastante positiva.
 
Cantor?
Luan Santana. É a onda do momento. Sabe agitar a galera e tem levado milhares de fãs aos seus shows.
 
Filme?
A Saga de Crepúsculo.
 
Programa de TV?
Fica difícil citar um nome ou um programa, o país é cheio de bons apresentadores e de bons programas. Um país muito rico em arte e a diversificação é muito boa. De repente você chega a uma cidade pequena e tem alguém desenvolvendo um ótimo trabalho. Por isso fica difícil citar apenas 01.
 
Uma frase?
Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo de ficar parada. Lutar sempre, vencer talvez, desistir nunca.
 
Novelas?
Chamas da vida e Passione. São novelas que nos dão caminhos, nos trazem a moda, tem belas histórias e fazem-nos crescer.
 
O seu dia-a-dia?
Faço todas as coisas das pessoas de minha idade e me dedico à música e aos estudos. Gosto de esporte no geral. Gosto da roça, sou uma pessoa de costumes bastante simples. Gosto da lida com os animais. O campo me inspira.
 
Viagem?
Passar férias nos Estados Unidos. Tenho um irmão que vive lá e me fala coisas interessantes que me fazem pensar em uma viagem para conhecer e quem sabe fazer alguns shows. Tenho essa possibilidade.
 
Futuro?
Ser uma cantora realizada.  Trabalho para isso. Com tudo que se tem direito. Uma boa equipe de trabalho, bons músicos, bailarinas. A realização para mim é desenvolver o meu trabalho com as melhores condições possíveis e com dignidade.
 
Namorado?
A minha preocupação é a minha carreira e meus estudos. Um namorado agora não iria entender o meu momento e me tiraria muito tempo e o foco das minhas pretensões. Vou ter muito tempo para isso no futuro.
  
Família?
O chão que piso, o ar que respiro. São eles que dão o meu ponto de equilíbrio.  Entendem-me e dedicam muito a minha carreira. Eu não estou sozinha nesse projeto.
 
Um lugar para voltar?
As férias na casa da Vovó em Central de Minas. Como eu gosto.
 
Uma história marcante?
Quando dois irmãos foram para os Estados Unidos e com a volta de um deles. Foi emocionante sentir que o caminho tem volta.
 
Quando sentiu que era esse o caminho a ser percorrido?
            Desde pequena dizia que seria uma cantora. Mas, quando pisei em um palco pela primeira vez disse para mim mesma : “É tudo que eu quero”. E esse é o meu verdadeiro caminho. E tenho seguido, tanto que hoje estou aqui.
 
Considerações finais.
Agradeço a oportunidade. Não conseguiremos e não somos nada sem o apoio de pessoas iguais a você, a equipe que está por trás de tudo que realizamos. Peço ao público que me apoie pedindo a minha música e espero em breve fazer um show muito bonito para vocês. Um grande abraço.






.




RELEASE

 

A cantora DAYANE  LOPES.

15 anos de música e alegria, pois já nasceu cantando ao invés de chorar. Esta menina trabalha muito para transformar um sonho em realidade. E está conseguindo. Gravando o seu primeiro CD e antes de terminá-lo a música “Abrindo o Jogo” que é de sua autoria já estava tocando em várias rádios. Ensaia horas, todos os dias, na montagem de um show que possa agradar tanto ao público jovem quanto ao público adulto. Fazendo de tudo um pouco. Forró, sertanejo universitário, raiz, axé e música pop.
Mas, o que tem mexido com a região é a Micareta Sertaneja, onde apresenta acompanhada por 05 músicos de ótima qualidade. É agito só. Dayane tem também aquele show voltado para empresas, reuniões, bares, casamentos, onde vai acompanhada apenas por um músico que também canta, toca, faz segunda voz e participa ativamente do show. O importante é estar no maior número de eventos possíveis, para mostrar esse trabalho totalmente novo.
Tem o total apoio da família. O pai, o senhor Álvaro dedica grande parte de sua vida ao projeto da filha. Uniu-se a Tony Moreno Empresarial Promoções para divulgação e shows. Uma empresa que já esteve presente em outros projetos bem sucedidos, hoje dedica a Dayane Lopes todo o seu tempo e conhecimentos, pois acredita nesse projeto. Segundo o diretor da empresa (Tony Moreno) dentro de poucos anos ela será um grande nome no cenário musical brasileiro. Tem talento cantando e compondo além de ser uma personalidade sem estrelismo e de fácil relacionamento. Sabe ouvir e falar na hora certa. Nasceu com um brilho próprio.
Para contratar Dayane Lopes, basta ligar 37 – 9121 5050 – 9961 6153 ou entrar no msn/e-mail tomeppp@hotmail.com. Ou ainda pelo site www.dayanelopes.com.br.
Leve para o seu público este show que com toda certeza vai agradar. Uma voz cristalina, suave, melodiosa que encanta os ouvidos mais sensíveis.                             Dayane Lopes é tudo isto: sensibilidade, qualidade, poesia, simplicidade e talento.
.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA