Edição: 06/02/2010
.

MISS BADIA 2010... CAROLINA GUIMARÃES. BOM, MAS QUEM TA DIZENDO ISSO, NÃO SOU EU – MAS A SUA CUNHADA, DÉBORAH... ESSA FOTO E ESSE TEXTO ESTÃO NO ORKUT DELA(DÉBORAH).

.

Aninha e Lucas, de Martinho Campos – com os quais a coluna se desculpa pela troca de nomes.

.

Carol e Marcela, da cidade de Martinho Campos.

.

Ana Paula com seu namorado. O texto  a seguir está no orkut dela. Lhe mandei uma msg perguntado o nome dele, mas ela não repassou para nossa coluna. A ele as nossas escusas.“ ...Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém,  posso apenas dar boas razões  para que gostem de mim...”

.

Dois amigos: Arnaldo Teixeira e a colunista Dênia Flávia Oliveira.

.

Tenente Dílson Guilhermino da Silva – que com toda certeza  - se estiver na ativa ainda deve ser Capitão  - com seus comandados da Guarda Municipal. A cidade sente saudades daquele tempo, onde sentíamos muito mais seguros do que nos dias atuais. Mas, o nosso atual prefeito já disse que ela voltará: depois gostaria de saber dele: quando???

.

Eduardo Álvares Cordeiro, Manuel Osvaldo Senra Álvares(uma das maiores autoridades sanitaristas da América Latina) e Milton Pinto(Milton do Deco). 

.
VISITA
 
QUEM ESTEVE AQUI em Pompéu para uma agradável “happy hour” ( se isso não for redundância- rssss) foi o gente finíssima, da melhor qualidade – o Doutor Renato César Jardim, ex-Juiz de Direito da nossa Comarca, que hoje atua com brilhantismo na Corregedoria  do Tribunal de Justiça. Passamos horas e horas as mais agradáveis em barzinho dos mais bem freqüentados da cidade em sua companhia e também na do Rondon Maciel Rocha e do Ricardo de Abreu Álvares da Silva.
.
E-MAIL
 

Prezado Júlio Porto,

Agradeço a agradável companhia na noite pompeana, quando ouvimos e cantamos belas músicas, inclusive "Novos Rumos", do saudoso Orlando Porto.

A propósito, trancrevo a seguir o poema (soneto)que fiz em homenagem às noites pompeanas, inspirado nas noites em que íamos até o aeroporto para ver um cometa que passava pelos céus do Brasil, e que está no meu livro "Imortalidade do Efêmero". Em verdade, as noites de Pompéu são ímpares.

 

Rondon Maciel Rocha e Renato César Jardim – ele ex-Juiz de Direito da Comarca de Pompéu.

 

NOITE POMPEANA

O que vai entranhando  sem delir,
até desembarque de última viagem,
nos trajetos nômades de ir e vir,
são pérolas guardadas na bagagem.

A mais bela via-láctea cintilando,
contemplações em noite divina,
um cometa surge iluminando
majestoso céu de Dona Joaquina.

Em vasto firmamento resplandece
mágico clarão de alma luzente,
do reles ser que tudo agradece.

Não ouço estrelas, certamente vos direi.
Carrego-as indeléveis na mente,
no segredo de cofre que só eu sei.

.
JUIZ E RÉU
 

Esse fato se passou em Manhuaçu

O Juiz de Direito, Dr. Guimarães de Paula, era corcunda, excessivamente corcunda. Compareceu perante ele, para julgamento, um réu, também corcunda, acusado de haver agredido violentamente um homem forte, sem defeito físico.Por notável coincidência, o réu tinha como advogado o Dr. Teixeira Lima, igualmente corcunda.

O juiz inquire do réu qual a causa da agressão e este responde timidamente: -”Não tenho coragem de dizer a V.Excia.” De acordo com a praxe, insiste o juiz: - “A lei manda que o senhor diga a verdade, toda  a verdade, somente a verdade.”Nova hesitação do acusado:

- “O queixoso lançou-me pesada injúria, que não posso repetir aqui”.

O juiz: -”Qual a injúria? É  do seu interesse repetí-la”. O acusado:  -  “Pois vai lá. Ele disse que sou corcunda.” Retrucou o juiz vivamente:

-Mas isso não é injúria! Pergunte a seu advogado...

.
QUE PENA
 

NUM DOMINGO DESSES estive na cidade de Martinho Campos – todos sabem do carinho que tenho por aquele agente – e vi lá uma pessoa que já foi noiva aqui em Pompéu. Olhei para a mesa dela para um cumprimento umas duas vezes , na doce ilusão que ela tivesse pelo menos um pouco de educação... que bobagem: quem disse que cavalo desce escada.?

“... Defendo minha família,   bem armada... usando o coração como escudo e o amor como  espada...” (Trecho do livro Labirinto, de autoria da Colunista Acidália Lisboa, de Diamantina).

.
ÁRVORE PERIGOSA
 

Vejam o tamanho do fruto que pode se desprender da árvore a qualquer momento...

 

CONVERSEI pessoalmente esta semana com o prefeito Joaquim Campos Reis(na quarta feira, quando  ele saia do salão Shampoo e Cia.  e posteriormente Tadeu Melo, seu assessor especial – e levantei para os mesmos um problema de fácil solução, mas que tem atemorizado todos que passam pela praça Leonardo Campos(antiga Magalhães Pinto).Tem uma árvore lá, que dá um fruto maior que uma laranja comum, mas  que tem mais do dobro do seu peso.E, esses frutos estão caindo a todo momento na via pública , colocando em risco a integridade física das pessoas quer sejam velhos, adultos ou crianças – sem se falar que pode atingir veículos que passam por lá.Acreditamos que devem passar por ali mais de 2 mil veículos por dia – no mínimo.

Sugerimos ao poder público que tomem providências, antes que um mal maior possa acontecer.

Detalhe: a residência do sr. Francisco Gualter Valadares e dona Marli teve os vidros de sua casa quebrados por um desses frutos. Segundo o sr. Nande Faria, ao passar por aquela via, um veiculo “pisou” na dita cuja e ela foi arremessada contra a residência do casal, dando-lhe esse prejuízo.

E, é a dona Marli que conta que certa vez, um viajante teve o capot do seu carro todo amassado pelo mesmo motivo:  essa fruta caiu sobre seu veiculo.

O Secretário Tadeu Melo me falou que iria encaminhar para a Chefe da Secretaria  de Urbanismo a nossa sugestão.

Moradores, traseuntes, pedestres , e motoristas e proprietários agradecem.

 

Foto colhida em frente a residência de dona Marli...

.
ZÉ DA LINA
 

VEM POU OUTRA  encontro com o Zé da Lina e sempre alongamos nosso dedo de prosa.

Dia desses, ele me diziza que o sr. Juquinha Maciel  - com quem ele fora criado, que sempre dizia uma frase que ele nunca esqueceu:

“ Dinheiro na mão de bôbo só vale a metade. E, se o cara for muito bõbo , não vale é nada”

.
PEQUI MAGAZINE
 
O EDITOR da revista Pequi Magazine, Alexandre Benoby, esteve aqui em Pompéu e foi recebido pelo  prefeito  municipal, Joaquim Campos Reis, na Agropéu, pelo Diretor Helvécio Gabriel e na Credipéu, pela Daiselane Xavier. Os contatos foram altamente proveitosos e tudo nos leva a crer que a revista poderá ser lançada aqui em Pompéu.
.
CARTA ABERTA AO PREFEITO MUNICIPAL
 

Prezado Senhor prefeito:

Gostaria de agradecê-lo pela imensa preocupação que o Senhor  tem para com a nossa cidade! Tenho andado  em nossa cidade e notei que já existem muitas calçadas construídas,alguns lotes limpos, e também  murados recentemente!   Mas também  notei  buracos nas ruas,quando chove tem lamas por toda cidade,existe uma avenida que dá acesso ao centro que se localiza em frente ao poliesportivo, Senhor prefeito... Da até vergonha passar por lá:  está cheia de crateras enormes que mal da para passar de bicicleta!

Mas devo lembrá-lo que mais que os cidadãos pompeanos o Senhor  também  tem deveres a cumprir! A melhoria da nossa cidade não cabe somente a nós, mas sim de todos em  geral. Portanto devo lembrá-lo em nome de toda população  que  uma cidade melhor, é o que nós todos desejamos, mas é preciso do auxilio da prefeitura,porque sozinhos com o imensos impostos que pagamos não vamos conseguir! Obrigado!

As.Cláudio Albino da Silva.

No meio de tantas leis´só falta o nosso senhor prefeito criar mais uma; obrigando os moradores de Pompeu a tapar os buracos nas ruas!

.

Cuidado com sua agenda de celular!
ESSE EU NÃO TINHA OUVIDO FALAR AINDA!

 

 Golpe na praça

Uma senhora mudou seu hábito de como ela lista os nomes dos seus contatos em seu telefone celular depois que sua bolsa foi roubada. Em sua bolsa, além do cartão de crédito, talão de cheque, etc, também estava seu celular. Cerca de 20 minutos mais tarde quando ela ligou para seu marido, usando um telefone público contando o que aconteceu, o marido disse: -Eu acabei de receber sua mensagem de texto que perguntava qual era a senha da nossa conta e eu respondi, enviando o número há poucos instantes. Quando eles correram até o banco, foram informados que todo seu dinheiro havia sido retirado. O ladrão realmente usou o celular para enviar uma mensagem de texto para o marido na lista de contato dela, e conseguiu pegar o número de senha do banco, e em menos de 20 minutos ele retirou todo o dinheiro da conta bancária.

RECOMENDAÇÃO: Não revele a relação entre você e as pessoas em sua lista de contatos.
EVITE usar nomes como Casa, Benzinho, Marido, Esposa, Papai, Mãe, etc...E muito importante, quando informações estiverem sendo pedidas através de textos.

CONFIRME chamando de volta. Também quando você estiver recebendo textos de amigos ou família para encontrá-los em algum lugar, não deixe de chamar de volta e confirmar que a mensagem veio deles mesmo. Se você não conseguir falar com eles, tenha muito cuidado ao ir a lugares encontrar 'familiares e amigos' que enviem textos a você.

REENVIE ESTA MENSAGEM PARA TODOS OS SEUS AMIGOS (Colaboração: Santuza Garcia)_

.
 

- No fim de semana que passou tivemos bons jogos no Estádio Cândido Alves de Souza, quando foram definidos os 04 classificados que se defrontarão nas semifinais da Copa dos Campeões 2010, promovida pela Liga Eclética Municipal de Pompéu.   A equipe do Abadia venceu o Famorine de Bom Despacho por 04 a 03 e o Avaí venceu o Independente de Abaeté por 03 a 01 mas apenas cumprindo tabela, pois Famorine e Independente já estavam classificados, dependendo dos resultados apenas para definir seus adversários na semifinais da Copa dos Campeões.    No jogo de fundo tivemos o clássico pompeano CAP e Cristalino, quando houve empate com dois gols no tempo normal, e nos pênaltis CAP saiu vencedor.

- O CAP, que resolveu poupar vários jogadores considerados titulares, abriu o marcador com o atacante Luizinho quando recebeu um lançamento na intermediária, deu um drible de corpo em seu marcador e de longe chutou forte, no canto do goleiro Hilton.   Poucos minutos depois, na cobrança de uma falta próximo a linha de fundo do CAP, quase um escanteio, Valdez subiu muito e cabeceou a bola para os fundos da rede, sem  chances para o goleiro Juninho.   O Cristalino mostrava maior volume de jogo, mas não conseguia transformar esta maior posse de bola em gols, e mais uma vez Luizinho colocou o CAP na frente do marcador, cobrando pênalti sofrido por ele mesmo.   Pênalti claro e desnecessário, pois o Luizinho estava próximo a linha de fundo, de costas para o gol, sem ângulo para chutar ou cruzar a bola no gol cristalinense, quando foi atingido por um “carrinho” aplicado pelo zagueiro Valdez.   Já próximo do final do jogo, numa bobeada do zagueiro Marcelo, o atacante Nenei recebeu a bola de costas para o gol do CAP, girou e bateu rasteiro, de perna esquerda empatando o jogo.     O empate no tempo normal foi um resultado justo pelo que os dois times apresentaram, e seguindo o regulamento, na cobrança de pênaltis o CAP foi mais competente e saiu vitorioso.

- Houve jogadores que se destacaram pelos dois lados, mas acredito que o melhor homem em campo foi o árbitro Adriano (Mulinha do Zé Pio), que soube conduzir o jogo com segurança, acompanhando as jogadas (inclusive o pênalti) de perto, e como dizem no jargão esportivo, “apitou o feijão com arroz”, sem inventar e aparecendo o mínimo possível.     Ele foi bem auxiliado pelo experiente Taquinho e por outra grata revelação na arbitragem pompeana, o Joãozinho.

- De acordo com os resultados, neste domingo teremos os seguintes jogos:  CAP e Famorine às 15:00 hs, e Cristalino e Independente às 17:00 hs.    Pelo regulamento da Copa, nenhum time tem vantagem, e então, havendo empate no tempo normal, teremos cobrança de pênaltis para definir os finalistas da Copa dos Campeões edição 2010.

- Ainda sobre o clássico pompeano, devemos registrar a presença do incentivador e ilustre torcedor cristalinense Robson Luiz Campos (Sabiá), que levou não uma, mas duas bolas para o tradicional chute inicial, e então o Secretário de Esportes, Paulo Maurílio foi convidado a dar o segundo chute inicial.

- Desde o início do ano passado temos visto um movimento de repatriação de jogadores brasileiros que foram para a Europa, encheram os bolsos de euros, e resolveram voltar para a terrinha.   Fred voltou para o Fluminense com salários que deve beirar meio milhão de reais; Corinthians repatriou Ronaldo Fenômeno faturando acima de um milhão por mês, e mais recente trouxe Roberto Carlos também; o Galo buscou o goleiro Carini que estava na Espanha; Adriano passou a perna no seu ex-clube italiano dizendo que não queria mais jogar futebol, apenas voltar para o morro carioca, e quando foi liberado da milionária multa contratual, começou a treinar no Mengo na mesma semana; e o caso mais recente foi Robinho, aquele mesmo menino da Vila Belmiro que deu birra para ser liberado pelo Santos,  repetiu a dose para sair do Real Madri e agora fez a mesma coisa para ser liberado pela equipe inglesa do Manchester.   A volta de grandes jogadores é muito salutar pois fortalece o nível técnico dos times brasileiros, mas o que a gente fica por entender é de onde sai a grana prá concorrer com os clubes do velho continente, pois todos os times citados acima fazem parte da lista dos “TOP 10 MAIS”.

“TOP 10 MAIS” (antes que algum torcedor atleticano venha protestar) não é invenção minha, é uma lista dos clubes brasileiros com as maiores dívidas, atualizada no final de 2009 e publicada no site Yahoo/Esportes do dia primeiro de fevereiro.   Segundo a matéria, baseada em dados fornecidos pela Casual Auditores ao site Futebol Finance, temos a seguinte classificação (em milhões de reais):

1º Lugar – Vasco com R$377   2º - Flamengo com R$333   3º - Fluminense com R$320
4º - Atlético MG com R$283    5º - Botafogo  com R$265   6º - Corinthians com R$255
7º - Palmeiras      com R$197    8º - Inter RS   com R$176   9º - Santos ......  com R$175
e em 10º lugar a Portuguesa com 155 milhões.

- E o nosso Cruzeirão, passeou em campo na noite de quarta-feira aplicando uma goleada de sete a lona no Real Potosi, que só joga bola em cima das montanhas bolivianas.   Segundo declarações do Zezé Perrella, passando para a segunda fase da Taça Libertadores, o Cruzeiro traria mais 02 reforços para o meio de campo, mas como todos nós sabemos que o presidente celeste gosta mais de vender do que comprar, só nos resta torcer e esperar.     Muitos cruzeirenses devem estar achando que o técnico Adilson Batista estava com febre durante o jogo com os bolivianos, pois contrariando seus costumes, quando o Cruzeiro vencia tranquilamente por 04 a zero ele resolveu “garantir o resultado”, tirando o volante Eli Carlos para a entrada do atacante Guerrón,    e pouco tempo depois foi mais ousado ainda, colocando os meninos Bernardo e Eliandro.   Curiosamente, cada um deles marcou um gol e aí realmente podemos dizer que eles ajudaram a garantir o resultado e a manter aquele ditado de que “a melhor defesa é o ataque”.  Tomara que este ano o técnico Adilson seja ousado muitas outras vezes, dando muitas alegrias para a grande nação cruzeirense.

.

“O comunismo não é fraternidade;é a invasão do ódio entre as classes.
Não é a reconciliação dos homens;
é a sua exterminação mútua.
Não arvora a bandeira do Evangelho;
bane a Deus das almas e das reivindicações populares.
Não dá trégua à ordem.
Não conhece a liberdade cristã.
Dissolveria a sociedade.
Extinguiria a religião.
Desumanaria a humanidade.
Everteria, subverteria,
inverteria a obra do Criador”

(Ruy Barbosa)

.
MINEIRO DE 1942
 

GALO É BI CAMPEÃO ESTADUAL, HUMILHA O RIVAL E FAZ O MESMO ATÉ TROCAR DE NOME.

Em 1942 o Mundo vivia o horror da segunda Guerra Mundial. O Brasil depois de pender para o lado do Eixo Alemanha-Itália-Japão achou melhor ficar ao lado dos “Aliados” (EUA-França-Inglaterra-Russia) Com essa posição o Brasil declarava GUERRA contra Alemanha e Itália. Nesta situação, os italianos do Barro Preto ficaram em uma situação delicada, que piorou quando o Presidente Getúlio Vargas decretou que dentro do nosso pais não poderia haver qualquer entidade ligada aos países inimigos. Assim sendo, o Palestra Itália de Belo Horizonte, dirigido, freqüentado e admirado apenas pela colônia italiana mineira teria que abrir suas portas aos não descendentes. Outro reflexo do decreto de Getúlio Vargas foi a mudança de nome. O clube se chamou Palestra Italia até o dia 29 de janeiro de 1942, a partir desta data se chamou Palestra Mineiro, nome criado em 30 de janeiro de 1942, que durou somente 8 meses. Em outubro, o Clube do Barro Preto torna-se Ipiranga, nome que durou apenas um único jogo, que foi justamente contra o Galo. O Atlético venceu com certa facilidade o ‘novo’ Ipiranga pelo o placar 9 x 2 em 04 de outubro de 1942. No dia seguinte à derrota para o Galo, o time foi rebatizado de Cruzeiro Esporte Clube. Ou seja, no campeonato mineiro de 1942, a raposa começou Palestra MG, passou à Ipiranga e terminou Cruzeiro Esporte Clube, nome que dura até hoje. Em 1942, o Galo foi campeão invicto, contando praticamente com os mesmos atletas que no ano anterior já haviam sido campeões estaduais.

 

Na foto acima, está o time do Palestra Mineiro de 1942. Essa equipe estreiou no mineiro como Palestra Mineiro, depois mudou para Ipiranga e após o "massacre atleticano" de 04 de outubro daquele ano, passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, nome que dura até os dias de hoje.

CONFIRA NO www.blogernane.blogspot.com

.
ARROZ DOCE AMARELO (SEM GLÚTEN)
 
 
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz
5 xícaras (chá) de água
3 gemas
1 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de açúcar
10 cravos-da-índia
3 paus de canela
canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:
Cozinhe o arroz na água, até ficar macio.
Dissolva as gemas no pouco de leite e coe.
Junte todos os outros ingredientes, e cozinhe até engrossar.
Sirva com canela em pó.

Rendimento: 10 porções. (www.nutricaosim.blogspot.com)
.

O flagrante nos mostra a praça Leonardo Campos(em frente ao local onde está sendo erguido o Posto de Claudinho Cabaceiras – quase esquina com a avenida Cap Joaquim Antônio). Esta água rua abaixo, segundo um morador adjacente há mais de 4 anos.Os moradores pedem providências. Todas as autoridades sanitárias do Estado , o governo Aécio Neves dão entrevistas nos jornais e tv todos os dias preocupados com a dengue  , mas em Pompéu, parece, que estamos imunes a epidemia, pois o descaso é paupável: basta você passar ali na praça em direção ao Banco do Brasil.Alô, autoridades sanitárias... mãos a obra..

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA