Edição: 07/02/2009
.
FALECIMENTO
 
Estava fechando a coluna quando tomamos conhecimento da morte por volta das 15 horas de sexta, 06/02. Um pompeano muito estimado na nossa sociedade e que marcou época nos meios sociais e comerciais de Pompéu: Acácio Martins Assunção. Ele será sepultado amanhã (sábado, 07/02/2009), em Pompéu. Apresentamos à sua família nossos mais sentidos pêsames.
.

A cantora Amanda Alves, que se apresenta hoje(sexta) e amanhã(sábado) , na Churrascaria, Pizzaria, Restaurante e Choperia  Aconchego.  Quem vai estar lá para fazer as honras da Casa é o “crack” José Carlos, o proprietário ao lado   da mulher, Helena e dos garçons Geraldo, Márlei, Carlos, John Lennon e   Marcilene.Vamos lá conferir e prestigiar.. 

.
A  GAROTA  DO MÊS
 

Este mês a  nossa focalizada se chama Fernanda Assunção Campos (foto abaixo).

Do signo de Câncer, ela cursa atualmente Direito, na Unipac, em Bom Despacho. Aqui, em ensaio fotográfico de Foto Studio Imagem, ela pode ser vista em diversos ângulos e pelo que podem perceber, ela fotografa muito bem.

 
 
 
 
 
.
COMPORTAMENTO GERAL DE CÂNCER
 

Família são nossas raízes, nosso passado, nossa estrutura básica. A partir de nossas diversas etapas de história é que podemos criar uma estrutura de ser forte o suficiente para podermos dar continuidade à história.Em Câncer  temos o passado familiar, a emotividade e a sensibilidade. É a infância como símbolo completo do arquétipo família. Câncer é aquela pessoa que sempre o receberá com um bolo de chocolate na mesa.Todo canceriano guarda em si seu pedacinho de criança.

Facilmente , ainda adulto, continuará apreciando desenhos animados, ou alguma outra atividade associada às lembranças da infância.Buscam calor emocional, e solidez afetiva. Sua personalidade é bem caracterizada pela imagem do caranguejo: é uma criatura envolta em sólida carapaça protegendo uma essência suave e vulnerável.

Qualquer ameaça do mundo externo, o faz rapidamente submergir para dentro do conforto e segurança da casca. E, se puder, por cautela, vai preferir caminhar de lado, na esperança de evitar confrontos diretos ou perigos.São muito românticos, de rica imaginação, sonhadores e protetores. Gostariam que a vida fosse como um conto de fadas.E já que falamos em passado, Câncer  têm normalmente ótima memória.

Por vezes, uma memória boa até demais. Tendem à nostalgia, suspirando pelos tempos felizes que passaram. Acabam esquecendo de saborear o momento presente. Sabem ser contemplativos.Seu signo simboliza também a fertilidade .

São pessoas receptivas e calorosas. Sempre querendo ajudar e ver as pessoas felizes.
Enfim - é o próprio "coração de mãe". E, como toda "anima mundi" tornam-se tigres ferozes quando se trata de proteger aquilo que consideram sua toca ou sua tribo.

Regida pela Lua, Câncer tem muitas alternância  de humores e, por vezes, nem sabem por que. Riem com alegria juvenil e no instante seguinte, derretem-se em lágrimas de crocodilo.

.

O Coronel aviador Marcos Pontes - primeiro astronauta brasileiro  - com o  Capelão do Exército: o pompeano   Major José Norberto .O “flagra” foi nas solenidades da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Juiz de Fora.

.

Marcelo com sua namorada: Marina Cássia Porto – ele da cidade de Pitangui – ela, da sociedade de Pompéu, porém radicada em Beagazê.

.
CARNAVAL NA BAHIA
 
Vocês sabem quando foi que começou o carnaval na Bahia? Quando alguém gritou assim: “Terra à vista”. A frase é do José  Simão, esse impagável jornalista. 
.
BATE PAPO COM  CÁSSIO AMORIM
 

Cássio Amorim

Acácio, bom dia... olha , estava querendo merecer a sua atenção. E, gostaria de saber de você  alguns detalhes sobre seu ingresso ai na paróquia de Pompéu. Como se deu, quando se deu, como foi como foi convidado , quem lhe convidou, há quanto tempo já está ai e seu futuro profissional: vai seguir também  o sacerdócio? As perguntas são muitas, Cássio,  mas todas pertinentes e objetivas, não  é mesmo? Abs. deste seu amigo.  

 
COM A PALAVRA O JOVEM CÁSSIO
 

Então Julio, vou lhe responder a sua mini “Entrevista” .
Pra inicio,meu ingresso na Matriz começo se deu apenas como Coroinha. Desde o ano de 2001,quando ainda exercia o mesmo,na observação do Padre Geraldo um  religioso dos mais dedicados,no mês de Dezembro de 2006,fui chamado a ser Sacristão para o Inicio do ano de 2007.

Fiquei muitíssimo   feliz  e sem pensar muito, aceitei o honroso convite – ocupação para a qual   gostaria de estar exercendo. No ano passado, tive a oportunidade de morar na casa de Formação da nossa Diocese,onde fiquei durante todo o ano de 2008. Pedi ao Dom Guilherme mais um tempo para reforçar mais meus estudos e amadurecer melhor a ideia de uma Possivel entrada no Seminário,Entretanto como trabalhei na Matriz com dedicação e responsabilidade,conquistando assim a Confiança de todos,foi oferecido novamente o Cargo de Sacristão, para Mim não teve alegria Maior.Onde atualmente ja exerço minha Função na Matriz.Bom me reservo muito nesse assunto de Seminário por que, não é uma decisão  fácil ,entretanto penso sim numa possibilidade em voltar mais pra frente sabe,para amadurecer mais essa idéia   e ate mesmo aproveitar mais um Pouco de minha juventude,depois as vezes se For a Vontade de Deus e eu volto com certeza,mais mesmo se eu voltar eu sempre falei quero também  me Formar pra Jornalista de Rádio,gosto muito de Jornalismo e Rádio admiro muito os profissionais dessa area,acho muito importante o papel deles na sociedade.Entretanto gosto muito do que faço q é ser sacristão,cargo que exerço  com muito prazer: amo aquela Matriz de Coração,por isso isto estou lá.Faço o que eu gosto e gosto do que faço,com muita responsabilidade e carisma. Dou tudo de mim para que tudo saia a contento..Ah... sou também um “associado” do Interact.

Acho que é mais ou menos isso ai sabe..rsrsr . Agradeço-lhe a oportunidade .

Grande abraço e muito obrigado.    

.
GALBA GILBETO V ALADARES
 
... comentando comigo sobre o Governador do Rotary Javer Vivian: “  ... que simpatia de pessoa, que figura mais notável a do Governador, hein Júlio? Eu acho que a opinião do protocolo mais famoso do clude de serviço pompeano é compartilhado por todos que tem contato com o Governador.
.

Este texto está no orkut da Cleane, da cidade de Salinas...

.
SOBRE O PROFESSOR HAROLD
 

Boas Lembranças

Nos idos anos 50 tive a sorte de ser aluno do professor Harold.Naquela época ele dava aula de tudo,não só de matemática. Foi o unico dez que tirei em toda a minha vida numa prova de apenas três questoes de divisão de polinômios. O mais importante que aprendi nao foi na área acadêmica, mas sim para a vida, noção de responsabiliade através da disciplina e do respeito. O Harold merece muito mais que uma festa.Sugiro que seja nome de uma Rua ou Praça. Caso a legislação municipal não permita tal homenagem a uma pessoa ainda viva, mude-se a legislação. Harold é responsável pela educação e boa educação de várias geraçôes de Pompéu. Sinto-me honrado em ter sido seu aluno, foi um grande privilégio que a vida me ofereceu.

AS. Talma Dias Maciel

.
PROFESSOR HAROLD
 

Eu também tive o honroso prazer de ter sido aluno do Professor Harold ... acho que se escreve assim mesmo. Aliás, ele sempre fez a máxima questão de que seu nome fosse escrito corretamente: HAROLD BENJAMIN CHAGAS DE MAGALHÃES. Acho mais ainda - para não ter sido seu aluno a pessoa tem que ter acima de 70 anos. Todos os ex-jovens pompeanos foram seus alunos - exceto os acima de 70 e olhe lá ...A pergunta deveria ser diferente. Quem não foi aluno do Prof. Harold?Poderia citar duas pessoas: Dona Joaquina do Pompéu e Padre João Porto. Ah... me esqueci de outro: o "Véio" - o Romeu do Olivério, que tb é muito "velho". Diz o Bi, da Dona Irilda que quando Deus disse: faça-se a luz - foi o Romeu que ligou a chave.Deixo aqui registrada minha mensagem a esta pessoa maravilhosa que é uma lenda viva de Pompéu e a quem muito admiro e respeito. As. Geraldo Júlio Porto

(*) Os depoimentos acima estão na Comunidade do Professor, no Orkut.

.
FRASE
 
Está no orkut da Keila Azevedo  - a festejada pompeana , que já foi secretária do jornal HOJE, de Sete Lagoas Sucursal Pompéu: “ Se as pessoas que não gostam de mim soubessem o que penso delas gostariam menos ainda”.
.
A CRISE SEGUNDO EINSTEIN
 
"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"

Albert Einstein
.
E-MAIL
 

Vivo 3G de qualidade???

Se não tivesse qualidade então? Desde que adquiri um mine modem 3G Aiko e deixei a velha Internet à rádio, navegar  para mim se tornou um pesadelo, conexão 12kbps isso significa  10  min para abrir uma pagina do Banco do Brasil,  esse que é o 3G de qualidade da Vivo.

Fui enganado, já contatei a Anatel, a própria Vivo por umas 20 vezes e a resposta é sempre a mesma, "o setor de engenharia já está estudando o problema" da vontade de rir se não fosse trágico. Tive já inúmeros prejuízos nos meus negócios, comercializo via Internet e só não perdi mais porque perto de minha casa existe um lan house, como lá não existe o tal mine modem e sim o Velox da Oi,  lá consigo acessar com rapidez. E o pior de tudo é que estou acorrentado neste pesadelo de chamado Vivo 3G, pois ao tentar me livra dele fui informado que teria de pagar uma multa exorbitante.  Já estamos divulgando esse e-mail para que demais cidadãos inocentes não caiam nesta armadilha desta empresa nefasta que engana o consumidor com propagandas mentirosas e ainda obrigam o ludibriado a permanecer com um produto que se transforma em um pesadelo. O Brasil seria um pais melhor se empresas sem seriedade como esta Vivo deixasse nosso pais, Internet a rádio: éramos feliz e não sabíamos.  (Autor Experidião Porto)

.
OS PROBLEMAS DO CAIPIRA
 
O caipira entrou no consultório e meio sem jeito foi falando:
   - Doutor, o negócio não sobe mais.  Já tomei de tudo quanto foi chá de pranta mas não sobe mais mesmo.
   -Ah não, meu amigo. Vou te passar um medicamento que vai deixar você novo em folha. São cinquenta comprimidos, um por dia.
   - Mas doutor, eu sou um homem simples da roça.  Só sei contar até dez nos dedos e mais nada.
   - Então você vai numa papelaria, compra um caderno de cinquenta folhas. Cada folha um comprimido. Quando o caderno acabar você já vai estar curado.  A receita está aqui.
 - Brigado doutor.  Vou agora mesmo comprar o tal caderno.
 E logo que saiu do prédio avistou de fato uma papelaria ali perto.Entrou, a moça veio atender.
 - Eu precisava de um caderno de cinquenta fôia.
 - É brochura?
 - Eita, médico fio da puta.  Já andou espaiando meu pobrema por aí....

.
CAVALHEIRISMO
 
MANOEL ALBERTO MONTEIRO passou rapidamente por Pompéu e me fez merecer a honra de uma ligação telefônica. Fui a seu encontro , na rodoviária onde ele aguardava o "cipó" das 11:30 horas, da Sertaneja(leia-se Valdomir Mendes Morato - nosso festejado amigo Cici - velho amigo do meu querido e saudoso pai  - o Polêgo). Mas, o Manoel está desenvolvendo um projeto o para um grupo de empresários da cidade de Dores do Indaiá.Ele me solicitou abraçar em seu nome todos os seus amigos daqui de Pompéu(e que não são poucos)... portanto todos aqueles que tiverem acesso a este minifúndio sintam-se abraçados pelo jovem e "exper"  Manoel - que para quem não sabe - foi o responsável prático e intelectual pela implantação da Credipéu aqui em nossa cidade. Naquele tempo só existia uma Cooperativa de Crédito em Minas Gerais: a da cidade de Muzambinho, tendo o produtor rural José Ubaldo sido seu primeiro presidente. É isso mesmo, Manoel?  A coluna volta.  
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA