Edição: 08/01/2011


.





Meu Grande Colunista Júlio Porto
Meu... adjetivo possessivo,  bastante pessoal e até mesmo diria...  ai vai um pouco de egoismo da minha parte... pois vc Júlio Porto é propriedade de tantos e tantas... que o admiram, que simplesmente o adoram  por toda esta nossa Minas Gerais!
Perguntar á você, como foi o seu Natal...  seria até uma redundância, pois sei a resposta.; lí em sua Coluna que vc passou em Uberlândia maravilhosamente, muito bem recebido, pelo notável casal Antonio Alberto e Maria da Paz Porto Campos.
Enfim, o que desejo mesmo, é felicitá-lo pela elegância máxima das suas Colunas... agradecê-lo mais uma vez por estar figurando ainda... nos seus magníficos artigos e dizer que continuo confirmando a nossa amizade para 2011 e muitos outros anos que virão , se Deus assim o permitir.
Adorei a reportagem sobre o nosso grande amigo Magela... promoter de eventos tão significativos para Curvelo... e mais ainda, de estar sendo reportado pela Jornalista muito linda, ... Ivanice Araújo (Nicinha), que hoje se tornou minha grande amiga!
Veja bem... neste Carnaval, exatamente na Quinta feira - Dia 03 de Março, teremos um grande Bloco Carnavalesco que estará homenageando um ex -Colunista de Diamantina, o saudoso amigo Geraldo Alcântara! Transformaremos o Bloco Carnavalesco em uma Big Coluna Social, dos anos 60... ao vivo, com todas as nuances de um High Society.... conto com a sua ilustre presença... a sua amiga estará em fantasia fashion - Glamour Girl... o que você acha?
Meu amigo... sem mais
Muitos Beijos para você.
Acidália Lisboa 

.


QUERO AGRADECER AOS INÚMEROS CARTÕES VIRTUAIS E IMPRESSOS  QUE RECEBI  - CADA QUAL MAIS LINDO...  INFELIZMENTE NÃO POSSO LISTAR NOME POR NOME.
OBRIGADO A TODOS...
QUERO AGRADECER A TODOS  E RETRIBUIR COM VOTOS PARA UM FELIZ ANO NOVO, COM MUITA PAZ, PROSPERIDADE, SAÚDE , AMOR, ALEGRIA E MUITOS ANOS DE VIDA.
   
.





.


.

SCRAP
 
RENATINHO QUE O SENHOR LHE CUBRA COM SUAS RICAS BÊNÇÃOS: NESSE MOMENTO TÃO DELICADO PELO QUAL ESTÃO PASSANDO E LHES DÊ MUITA FORÇA E CONSOLO: A VC, A MEU "IRMÃO" RENATO, SUA QUERIDA MAMÃE, SEU TIO FLÁVIO, SUA VOVÓ E A TODOS OS SEUS FAMILIARES PARA QUE VOCÊ E OS SEUS POSSAM DAR CONTINUIDADE A ESSA BONITA CAMINHADA QUE DEUS LHES PREDESTINOU. VOCÊ E O ARTHUR SÃO O DODÓI DA FAMÍLIA: QUE DEUS LHES ABENÇÕE PARA TODO O SEMPRE E DÊ MUITA SAÚDE PRA VCS E PRA TODOS OS SEUS. DO SEU " TIO" E AMIGO...(JP)


.





Com quem é que ela se parece mesmo? Bom... pode até não ser uma sósia, mas lembra muito a Renatinha do Ilmar. Ou vocês não estão de acordo???

.



Esta é a BBB 4" - Tatiana Milesi Giordano: Certamente ela foi a maior barraqueira da quarta edição. E conseguiu arrumar briga logo na primeira semana. O alvo da ira da estudante e candidata a atriz foi Juliana, que foi chamada de gorda, entre outros insultos. A boxeadora paulista saiu com 62% dos votos do público. Ao deixar a casa, a moça pediu desculpas à colega de confinamento e assegurou que iria beijar muito o namorado. Fora da casa, ela voltou para os ringues. Vocês devem estar pensando: Mas, o que que eu, leitor deste “blog” do JP tenho a ver com isso, não é mesmo??? Bom, eu diria que na verdade, nada... absolutamente , nada não fosse a sua semelhança com a “pompeana” Rose, esposa do Carlos da Ótica.

.



Rose(leia-se Centro Ótica) em família.

.



Ah o “home” aí. Segundo o Geraldo(frentista do Posto Ipiranga(leia-se Tancredo Carlos Lacerda Campos) – quando o  Carlos(foto) aparece lá no Posto, seu carisma e seu astral mudam o semblante de todos. Segundo o Geraldo, o Carlos é gente fina, da melhor qualidade. Eu assino embaixo...



.






           CRÉDITO IMOBILIÁRIO DO BANCO DO BRASIL
 
Condições Especiais :
 
Carência de até 6 meses para começar a pagar as prestações.
Você escolhe um mês por ano para pular o pagamento da prestação.
O seu financiamento é feito de forma ágil e simplificada.
Você pode financiar  até 90% do valor do imóvel.
Seu  financiamento pode ser em até 360 meses(30 anos) .
 
Comodidade:
 
No bb.com.br, você tem à sua disposição todas as informações necessárias para o seu financiamento e um simulador para avaliar o prazo e o valor da prestação.
MAIS INFORMAÇÕES, DIRIJA-SE A UMA DAS AGÊNCIAS.




.



BANCO MAIS
 
         JÁ ESTÁ EM PLENO  funcionamento o Banco Mais(leia-se Lucra), do Banco do Brasil. Está funcionando ali à praça Leonardo Campos .Atende a todos os serviços prestados pelo BB, exceto talão de cheques de custódia.
            A inauguração oficial está prevista para o mês que vem.
           Sua equipe tem a seguinte  formação: Danusa Ribeiro(gerente),Camila Campos Rocha(Caixa),Adão Carlos Gonçalves(caixa), Thaís Carvalho Andrade(Agente de Crédito) e Karina Lara Vasconcelos Machado  (Agente de Crédito).
 


.



IPVA
  
PROS MINEIROS QUE PRECISAM SABER O VALOR DO SEU IPVA 2011, ACESSEM O LINK http://ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/pesquisa_renavam.jsp COM O Nº DO RENAVAM EM MÃOS. AOS QUE QUISEREM, TAMBÉM ENCAMINHE ESSE E-MAIL. LEMBRANDO QUE, ALÉM DO IPVA, TEM A TAXA DE LICENCIAMENTO (R$ 62,13) E O SEGURO DPVAT (APROXIMADAMENTE R$ 94).Esse link tem um crédito: quem me enviou foi o Gustavo Miranda(leia-se Rádio Eldorado, de Sete Lagoas).

.

Nesta Sexta-Feira na PIZZARIA ATITUDE, tem JUNINHO ZEN de Bom Despacho, com o melhor do Pop Rock Nacional e Internacional. Não Percam!


.

Adriane Mota comando uma “tchurma” de amigos, na virada do ano.



.




Olímpio (leia-se Sanelly)com sua bonita sobrinha Ana Maria, que habita  e enriquece a cidade de Papagaio.



.





Na posse de Dilma Roussef , Marcela Temer, esposa do vice presidente Michel Temer, roubou a cena.



.



ANÔNIMO
 
Olá caro Julio!
Sem duvida Pompéu é uma emergente cidade mineira que ainda vai render bons
frutos nos próximos  anos,mas infelizmente a entrada da cidade na Rua Padre
João Porto,rua famosa da cidade está horrível: o mato nos lotes vagos está
invadindo e junto focos de dengue,os passeios na altura do inicio das duas
pistas é tomado por mesas de bares,e,  a noite até ponto de prostituição com garotas,meninos e travestis...elo amor de Deus a prefeitura, as autoridades constituidas precisam fazer alguma coisa,e sabendo que você, Júlio,  está próximo dos \"grandes\" homens da cidade poderia dar um toque pois as famílias  que por ali residem não são obrigados a conviver com essa situação deplorável .
PS:Sou uma moradora da cidade que prefere não se identificar,pois ainda há
perseguições.


.

PROFESSOR HAROLD
 
Eu também tive o honroso prazer de ter sido aluno do Professor Harold ... acho que se escreve assim mesmo. Aliás, ele sempre fez a máxima questão de que seu nome fosse escrito corretamente: HAROLD BENJAMIN CHAGAS DE MAGALHÃES. Acho mais ainda - para não ter sido seu aluno a pessoa tem que ter acima de 70 anos. Todos os ex-jovens pompeanos foram seus alunos - exceto os acima de 70 e olhe lá ...A pergunta deveria ser diferente. Quem não foi aluno do Prof. Harold?Poderia citar duas pessoas: Dona Joaquina do Pompéu e Padre João Porto. Ah... me esqueci de outro: o "Véio" - o Romeu do Olivério, que tb é muito "velho". Diz o Bi, da Dona Irilda que quando Deus disse: faça-se a luz - foi o Romeu que ligou a chave.Deixo aqui registrada minha mensagem a esta pessoa maravilhosa que é uma lenda viva de Pompéu e a quem muito admiro e respeito.

.


Leia abaixo a matéria sobre dieta que Simone Fonseca(foto) nos trás esta semana.

GELATINA sobremesa número um!

Pense você em um alimento muito saudável e pouco calórico, que  colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.Pois é estamos falando da gelatina, alimento composto praticamente de aminoácidos,que ajudam em várias funções no organismo.
Não é atoa que ela tem a fama de doce número um para quem está de dieta. É a sobremesa menos calórica, mais prática, e fácil de fazer que existe. Além de ser ótima para a saúde e a beleza, pois fortalece os ossos e os tecidos do corpo todo.
CALORIAS:
GELATINA COMUM uma porção de 80ml 59,2 kcal
GELATINA DIET uma porção de 80ml 6 kcal
GELATINA FEITA COM LEITE CONDENSADO pode chegar a mais de 150 calorias e a mais de 200 se você colocar frutas, por isso dê preferência a gelatina comum mesmo.
Mas se você é daquelas que adora incrementar a gelatina, tudo bem, uma vez ou outra não faz mal, UMA VEZ OU OUTRA, e isso jamais faria parte de uma dieta.
Simone Fonseca
nutricaosim.blogspot.com
 
P.S.Queridos leitores: estarei ausente ao longo do mês devido a oportunidade de um estágio concedido pela Faculdade em Belo Horizonte, no Hospital Mário Penna, onde será uma grande realização trabalhar ( aprender ) com pacientes tão debilitados!
Esse é apenas o primeiro passo do mundo que quero abraçar em 2011!
Até breve.
Abraços a todos!
Simone Fonseca!

.

HUGO DE CASTRO
OPUS IUSTITIAE PAX

 História e Memória Cultural
hugocastroscv@yahoo.com.br

FOTO HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POMPÉU

(01/01/1939)

Quero primeiramente pedir desculpas aos que me acompanham neste espaço por minha falta no ultimo sábado. Infelizmente por estar assoberbado não tive como enviar ao amigo Júlio Porto a matéria que preparei referente à criação do Município de Pompéu, que trazemos hoje!
Na ultima quinta-feira inauguramos no Palácio Municipal “José Mariano de Campos Guimarães”, sede da prefeitura Municipal, a Galeria de Fotos dos Ex-Prefeitos Municipais. Esta Galeria da qual tive a honra de ser o Curador é de grande importância para nossa cidade ao passo que valoriza aqueles que ajudaram a construir este município. A galeria que leva o nome do Sr. Gilberto Cordeiro Valladares, traz as fotografias dos 16 prefeitos que governaram nossa Pompéu e está aberta à visitação de toda a comunidade de Pompéu.
A partir da próxima semana estarei escrevendo sobre cada prefeito e publicando suas respectivas fotografias. Espero que acompanhem e gostem! Vamos agora ao artigo desta semana.
“A primeiro de janeiro de mil novecentos e trinta e nove, no edifício do Grupo Escolar, nesta cidade de Pompéo(sic), do Estado de Minas Gerais, sob a presidência do senhor Cap. Olimpio Cordeiro Maciel, 1° juiz de Paz, na forma da lei, reuniram-se em sessão solene as autoridades e pessoas gradas abaixo assinadas, com numerosa assistência popular, para o fim de declarar efetivamente em vigor para todos os efeitos a partir desta data e até trinta e um de dezembro de 1943 o novo quadro territorial da República, fixado para o Estado pelo decreto n°148, de 17 de dezembro de 1938...”
Este trecho acima, com o qual inicio este artigo, se trata do inicio da Ata de Criação do Município de Pompéu(antigo Burity da Estrada).
A foto que apresentarei desta vez, é a fotografia tirada neste histórico dia 01 de janeiro de 1939, provavelmente após a assinatura deste documento.
A foto mostra uma mesa composta para uma solenidade de grande caráter, que é a assinatura da Ata de Criação do Município de Pompéu. Tendo sua composição formada pelos homens grados da época. Observem os detalhes do ambiente; ao fundo a Bandeira do Brasil, de um lado ao outro da sala estão penduradas fitas(provavelmente das cores nacionais, mostrando o patriotismo da época), e acima, à direita, vemos uma fotografia disposta na parede, trata-se do retrato-oficial do Ministro Francisco Luiz da Silva Campos, popularmente conhecido como Chico Campos, Chico Ciência(então ministro da Justiça do presidente Getúlio Dornelles Vargas e irmão do 1° prefeito de Pompéu, Francisco José da Silva Campos, naturais de Dores do Indaiá-MG, mas de família pompeana, descendentes de Dona Joaquina do Pompéu).
A composição da mesa é a seguinte, da esquerda para a direita; Olivério Corrêa de Lacerda(secretário “ad-hoc” que escreveu a ata), Francisco José da Silva Campos(1°prefeito de Pompéu, nomeado pelo Gov. Benedito Valadares), Sr. Gilberto Cordeiro Valladares, José Maria Álvares da Silva(Lilico das Cabaceiras), Cap. Olimpio Cordeiro Maciel(Juiz de Paz, presidente da sessão e sogro do Sr. Gilberto Cordeiro Valadares), Almir Ferreira da Silva, Galdino Ferreira da Silva, Xisto de Oliveira Campos(pai dos futuros prefeitos Antônio Januário de Campos Sobrinho – Tonico do Xisto - e Levy Campos) e Dr. Oswaldo Álvares da Silva.
Esta fotografia é de uma importância histórica sem precedentes, pois registra a solenidade em que iniciamos nossa autonomia política no cenário estadual e nacional. Estes homens foram responsáveis pela implantação do novo município e testemunhas de seus primeiros passos, por isso devemos a eles e a tantos outros que não aparecem nesta fotografia, nosso saudoso respeito e a construção de uma memória  que enalteça estes atos tão importantes em nossa História municipal.
Acredito e tenho esperança que nossa cidade de Pompéu será(como foi)um lugar tranquilo de se viver, de se investir, sem perder o carro do progresso e da evolução social. E para que isto aconteça é necessário valorizar nossa História, nossa gente, nossas diferenças. Tudo isto é cultura, tudo isso é memória!
Mais uma vez convido o querido povo de Pompéu a olhar para nosso passado, e que possamos tirar deste passado inspiração para a construção de uma cidade moderna engajada no crescimento valorizando seu patrimônio!
Um feliz 2011, com muitas realizações!

____________________________________________________________

.
BOCA NO TROMBONE

Prezado Sr Julio Porto, essas fotos foram  tiradas na rua Professora Erotildes no Bairro Volta do Brejo:
A foto é apenas simulação da gravidade do problema
 Mas ja imaginou um cidadão pompeano que paga seus impostos em dia, cair dentro de um buraco desses?
Será que o nosso Sr Prefeito e sua atual  administração não percebem os riscos de acidente que essas crateras podem causar?
Acho que não! Pois estão tão concentrados e arrecadar impostos que se esquecem de cuidar da nossa cidade!
Abraços!!!! Cláudio Albino

.

Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

08/01/2011

Carlos FOSCOLO
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – I
 
POR QUE CARTAS ABERTAS?
 
            A série de artigos mensais “Cartas ao Presidente” foi iniciada por mim por ocasião da posse do Presidente Collor, em 15 de março de 1990 e acompanhou todo o seu governo até o golpe de estado praticado pelo Congresso Nacional, em 1992, que o derrubou simplesmente por dois motivos:  Errou ao adotar uma política de congelar a poupança e por isso atingiu profundamente a elite financeira e, em segundo lugar, desagradou aos nossos famigerados parlamentares, tanto no loteamento do poder, quando nas suas ambições pessoais.  Embora tenha sido inocentado pelo Supremo Tribunal Federal dos crimes que se lhe atribuíam, nunca houve um pedido de desculpas, nem por parte da sociedade, nem por parte do Congresso, nem por parte dos órgãos da mídia, que alimentaram toda a trama e campanha contra ele, instigando os jovens para que pintassem seus rostos – e muitos nem mesmo sabiam porque o faziam – e fomentaram a campanha desmoralizadora, que embora comprovadamente falsa, foi um sucesso, pois atingiu o obejtivo de derruba-lo.  Por que não pediram desculpas?  Porque algumas verdades são indizíveis, ou poucos têm coragem de dizê-las.  Mas isso não vem ao caso agora.  Embora a modernização da Gestão Governamental seja uma obra sua, ao começar o desmonte do sempre ineficiente  Estado Empresário, ele hoje já é não é mais o mesmo: Hoje é apenas mais um engrossando as fileiras  de políticos medíocres como muitos que compõem a grande maioria que nesta área militam.
 
            Nesta data, estamos iniciando uma série similar àquela de quase 20 anos atrás, por acharmos ser esta uma forma interessante de analisarmos um governo, que ora se inicia, e  no qual a grande maioria do povo brasileiro está depositando toda a sua confiança e esperança.
 
PRESIDENTE OU “PRESIDENTA”?
 
            Não sei por que cargas d’água surgem, de vez em quando, algumas idéias que não se sabe de onde, e que às vezes “pegam”.  Aliás, o Brasil é o país do “pega” e do “não pega”.  Chegamos até mesmo ao ponto de termos “leis que pegam” e “leis que não pegam”, como se isso fosse possível de acontecer com as leis!!!  Pelo menos, não em países de primeiro mundo, onde todas as leis “pegam”, pelo simples fato de serem LEIS.
 
            Outro desses modismos, que surgiu na mídia e invadiu todos os níveis do jornalismo e dos jornalistas foi a famosa frase “correr risco de morte”  ao invés da já consagrada “correr risco de vida”.  De uma hora para outra, todos os repórteres, desde o pequenininhos das reportagens de rua até os âncoras das grandes emissoras passaram a usar o novo formato, numa verdadeira falta de personalidade, ou mero espírito de imitação.  É claro que a mais correta – cremos –  é a “risco de vida”, expressão que inclusive dispensa o uso do verbo para se completar, e tem o claro significado de “risco de perder a vida”.  Afinal o quê se está arriscando é um bem maior: a vida !  Assim, também, acontece com o novo modismo que todos aqueles que se julgam modernos passaram a utilizar em larga escala: É a palavra “pontual” fora do sentido que todos estão acostumados a ouvir, significando “no horário”.  Agora, os “bons” da língua portuguesa, ou das palestras, quando querem dizer que alguma coisa é “específica” ou é “bem definida” dizem que ela é “pontual”!!!
 
            Mas o mais famoso atualmente é mesmo o usado pela Presidente Dilma, quando em seus primeiros discursos, passou a se referir  a si mesma  como “a presidenta” de todos os brasileiros.  E, ato contínuo, todos os ministros passaram também a falar “presidenta”: Quando coisas assim aconteciam na época em que meu amigo Gerson Edmundo de Castro – primo do Júlio Porto, desta coluna – era vivo, ele teria dito aos ministros: “e o cordão dos p.... s.... cada vez aumenta mais”!   Será que algum desses brilhantes assessores ouviu alguém se referindo à mandatária argentina como “Presidenta” Cristina Kirchener?  Presidenta é um termo comum nos países de língua espanhola, mas para nós é um estrangeirismo, que talvez não fique muito bem de ser imitado por uma presidente brasileira.  Há-de-se ter um cuidado ao formar novas palavras, principalmente quando partem da mais alta mandatária da Nação, suscetível de ser imitada.  Será, então, que por analogia poderemos passar a falar que a “médica residenta (êpa, meu computador já deu o sinal vermelho) do hospital das clínicas” e assim por diante, em centenas ou milhares de outros casos?
 
            Vamos deixar de tergiversações e iniciar a nossa Carta à Presidente
 
 
 
UM VOTO DE CONFIANÇA
           
Presidente Dilma,
 
Inicialmente, permita-me chama-la de “Presidente” e trata-la por você. Este é um costume antigo, e nunca me senti à vontade tratando alguém por senhora ou senhor.  Talvez seja porque também não gosto de ser tratado assim.
 
         Estamos vivendo um momento de grande expectativa com a posse da primeira mulher presidente da Nação Brasileira.  Da mesma forma que você declarou que a partir de agora será a “presidenta” de todos os brasileiros, independentemente de partidos ou ideologias, também nós, Presidente Dilma, devemos nos despir de quaisquer preconceitos, quer ideológicos, quer de gênero, quer partidários e estarmos prontos para dar nossa parcela de contribuição para que seu governo  seja coroado de êxito.
 
 
OS QUATRO DISCURSOS
 
            Todos os quatro discursos seus, Presidente Dilma, demonstraram muito equilíbrio emocional, moderação ideológica, determinação de objetivos, e principalmente vontade política de corrigir as lacunas deixadas por seu antecessor nas áreas mais sensíveis de toda a Nação Brasileira: Educação, Saúde e Segurança.  Isso ficou evidente quando você disse:
 
            “É, portanto, tarefa indispensável uma ação renovadora, efetiva e integrada dos governos federal, estadual e municipal, em particular nas áreas da saúde, da educação e da segurança, o que é vontade expressa das famílias e da população brasileira”
 
            Um fato a ressaltar em seus discursos, foi a de priorizar a qualidade ao invés da quantidade.  Isso foi mais veemente quando se referiu à Educação Pública e focou na necessidade de uma educação continuada dos professores, priorizando os níveis iniciais –  o fundamental e segundo grau – ao contrário de seu antecessor que preferiu construir “prédios” (o ensino universitário) sem o necessário “alicerce”.    Isso ficou evidenciado quando em seu eu discurso disse:
 
“o Brasil universalizou o ensino fundamental. Porém, é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio”
 
            Na área da Saúde, ficou também bem clara sua prioridade pela qualidade ao invés da quantidade ao dizer:
 
“O SUS deve ter como meta a solução real do problema que atinge a pessoa que o procura, com uso de todos os instrumentos de diagnóstico e tratamento disponíveis, tornando os medicamentos acessíveis a todos, além de fortalecer as políticas de prevenção e promoção da saúde.”
 
            O foco na Segurança como uma das três principais prioridades ficou também bem evidente ao ressaltar:
 
“Meu governo fará um trabalho permanente para garantir a presença do Estado em todas as regiões mais sensíveis à ação da criminalidade e das drogas, em forte parceria com estados e municípios”
 
            Os quatro discursos – creio que  foram apenas esses – estão totalmente sintonizados e coerentes entre si e os planos e dizem tudo aquilo que quaisquer das correntes políticas e o povo brasileiro queriam ouvir.
 
OS PERIGOS
           
            Os principais perigos que seu governo enfrentará dizem respeito, principalmente, a alguns de seus assessores.  A grande esperança é que sua cultura, inteligência e, sobretudo, sua personalidade forte não se deixe influenciar principalmente por seu mentor de política externa – que no governo passado foi um desastre –  como  é o secretário para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia, que astutamente conduziu seu antecessor a abraçar totalmente o seu radicalismo ideológico e marchar na contra-mão da tendência e do consenso mundial.  Aliás, nem sei como uma pessoa como este secretário foi reconduzido ao governo!  Ainda está bem recente a sua imagem fazendo gestos obscenos e comemorando quando do acidente do Airbus em São Paulo, acidente em que morreram quase duas centenas de pessoas.
 
            Outro assessor, ou melhor, assessora que também poderá representar um perigo para seu governo é a Secretária Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que em seu infeliz discurso de posse, praticamente pede retaliação e vingança contra membros do governo de exceção.  De que adianta levantar problemas – ambos os lados os tiveram – ocorridos há mais de 50 anos.  E irá mais além se retroceder mais até às ditaduras das décadas de 30 e 40 quando os comunistas eram caçados como se fossem bandidos.  Seria de bom alvitre que sua ministra lesse o artigo de Milton Tavares Campos publicado no ano passado, quando semelhantes aspirações revanchistas começaram a surgir.
 
MILTON TAVARES CAMPOS
 
            Seria interessante, Presidente Dilma, que sua Secretária dos Direitos Humanos tivesse a oportunidade de ler o artigo publicado no site www.metro.org.br onde fica patente o equilíbrio e a sensatez do autor e meu conterrâneo, Milton Tavares Campos, que durante o regime de exceção foi perseguido, preso, torturado e viu a morte de perto.  É impossível, bem reconheço, passar por tudo isso sem qualquer ressentimento, Mas Milton parece reconhecer que aquilo era como uma guerra, e que as pessoas que estavam sendo presas não eram pobres  seres pacíficos ou passivos.  Eram,  sim,  guerreiros que lutavam por seu ideal e que, como em toda guerra, há dois lados, onde um vence e o outro é vencido. O grande mal é quando o vencedor não sabe respeitar o vencido, como aconteceu em inúmeros episódios da Revolução de 64 aqui no Brasil, ou em outros episódios mundiais, como na Revolução Cubana em 1959 quando milhares de derrotados por Fidel Castro foram presos e diretamente remetidos ao paredón, onde eram sumariamente fuzilados, sem julgamento.  Isso, infelizmente ainda é bastante comum em todo o mundo.
 
            Gostaria de transcrever todo o artigo do escritor Milton T.Campos, mas falta-me espaço para isso.  Porém, reproduzo um pequeno trecho de seu excelente artigo, convidando os leitores para lerem o texto completo no endereço da internet, transcrito acima:
 
           
Referindo-se às prisões e torturas, Milton relata: “Tudo isso nos marcou a memória e nos temperou o espírito. Hoje nossos filhos, sobrinhos, até netos, bem como seus amigos e colegas, ao tomar conhecimento destas histórias passam a nos tratar de uma forma dupla e confusa, ora como vítimas indefesas, ora como heróis de uma resistência popular e democrática. Nessa situação eu sempre procurei desmistificar essa dupla e incoerente imagem, e o faço sempre que posso junto às pessoas que não viveram aquele período. Nós não éramos vítimas inocentes que foram apanhadas aleatoriamente nas ruas, éramos militantes conscientes, e pretendíamos fazer uma revolução derrotando as forças que estavam no governo, os militares, a super exploração do capital e o imperialismo arrogante que nos tratava como seu quintal. Tínhamos consciência que havíamos assumido uma postura de confronto, e que estávamos sujeitos a passar por torturas, prisões, a sermos assassinados e a ver nossos companheiros também passando por este massacre nas prisões. Portanto, vítimas inocentes não éramos”.  E, sem rancor, Milton completa seu pensamento dizendo que “punir torturadores neste momento não resolve nada, o que precisamos hoje é de resgatar a memória no contexto histórico”.
 
Pois é, Presidente Dilma, sua assessora, que pela aparência jovem tudo indica não ter vivenciado os dramas vividos por você, ou pelo nosso Milton, bem poderia assumir seu Ministério com uma postura menos revanchista, já que esta parece nem mesmo ser a posição da presidente ou de outros que, como o Milton Campos, sofreram na carne este terror.
 
 
O MINISTÉRIO DE DILMA
 
TODOS NECESSÁRIOS?
 
            Conclua você mesmo, pelos nomes dos ministérios, como alguns parecem invadir as áreas de outros. A nítida impressão é de que vários deles foram criados apenas como meros cabides de empregos para facilitar o loteamento do poder.
 


Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento
Wagner Rossi – PMDB
O ex-deputado federal Wagner Rossi assumiu o ministério em março de 2010, sob acusação de lotear cargos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento entre aliados políticos. Ligado ao vice-presidente eleito, Michel Temer, Rossi foi reconduzido ao posto por Dilma.



Ministério das Cidades
Mário Negromonte - PP
Deputado Federal na Bahia por quatro mandatos, Negromonte foi reeleito nas eleições de outubro. O parlamentar, que também é advogado, liderou o PP na Câmara nos últimos quatro anos. Antes, foi do PMDB (1986-1988), do PSDB (1988-2001) e do PPB (2001-2003).



Ministério da Ciência e Tecnologia
Alozio Mercadante – PT
Um dos principais nomes do PT, o senador Aloizio Mercadante deixou de concorrer à reeleição para atender a um pedido do presidente Lula: disputar o governo de São Paulo, Estado onde o PSDB é muito forte. Derrotado no primeiro turno, Mercadante ganhou uma vaga no ministério.



Ministério das Comunicações
Paulo Bernardo - PT
Amigo pessoal de Dilma Rousseff, Bernardo passou cinco anos no comando do Ministério do Planejamento. Homem de confiança de Dilma, ele assume uma pasta que deve tratar de assuntos sensíveis, como a regulamentação da comunicação eletrônica, o Plano Nacional da Banda Larga e a reestruturação dos Correios.



Ministério da Cultura
Ana de Hollanda
Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e irmã do compositor e escritor Chico
Buarque, a cantora Ana de Hollanda é secretária de Cultura do Município de Osasco (SP) e diretora do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Dilma queria uma mulher na Cultura.



Ministério da Defesa
Nelson Jobim - PMDB
Jobim é mais um integrante do governo Lula que segue no cargo com Dilma presidente. A pasta, que ele assumiu em 2007, pode ter poderes reduzidos se Dilma confirmar o plano de criar uma secretaria para cuidar dos aeroportos. Jobim foi ministro da Justiça no governo FHC e passou sete anos no STF.



Ministério do Desenvolvimento Agrário
Afonso Florence - PT
Florence foi eleito deputado federal pela Bahia depois de deixar a secretaria estadual de Desenvolvimento no governo de Jacques Wagner. Seu nome representa uma vitória para a corrente do PT Democracia Socialista, que controla a pasta desde o início do governo Lula.



Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Fernando Pimentel - PT
Pimentel foi o primeiro prefeito de Belo Horizonte eleito no primeiro turno, em 2004. Na capital mineira, teve uma gestão de sucesso e ficou conhecido pela proximidade com Aécio Neves (PSDB), então governador. Nas eleições de 2010, ficou em terceiro na disputa pelo Senado. Político muito próximo de Dilma, deve ser um dos ministros que desfruta de mais confiança da presidente eleita.



Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Tereza Campello - PT
A economista Tereza Campelo conhece Dilma Rousseff desde os anos 80 e trabalhou com ela na Casa Civil, onde atua hoje em dia como subchefe de Articulação e Monitoramento. Ela será a responsável por coordenar o Bolsa Família, uma das principais bandeiras do governo Lula.



Ministério da Educação
Fernando Haddad – PT
Haddad é um dos ministros mais antigos do governo Lula. Ele assumiu a pasta da Educação em 2005, no lugar de Tarso Genro, que deixara o posto para presidir o PT em meio ao escândalo do mensalão. Sua permanência no governo Dilma é, aparentemente, fruto de um pedido do presidente Lula.



Ministério do Esporte
Orlando Silva - PC do B
Assumiu a pasta em 2006, quando Agnelo Queiroz deixou o ministério. Sua permanência no governo Dilma é uma surpresa, pois parecia certo que Dilma escolheria uma mulher do PCdoB para a pasta. A deputada Manuela D'Avila (RS) e a ex-prefeita de Olinda (PE) Luciana Santos eram as mais cotadas.



Ministério da Fazenda
Guido Mantega - PT
Guido Mantega era presidente do BNDES quando foi convocado por Lula para assumir a Fazenda em 2006, depois da saída de Palocci da pasta. Mantega teve uma atuação elogiada durante a crise e foi convidado por Dilma para permanecer no cargo diante do momento conturbado que o a economia mundial pode viver em 2011.



Ministério da Integração Nacional
Luiz Fernando Bezerra Coelho – PSB
Atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Pernambuco, Bezerra Coelho chega ao ministério com o aval do governador Eduardo Campos (PSB), que conseguiu emplacar seu nome em uma pasta para a qual o deputado Ciro Gomes era cotado. Formado em administração, Bezerra Coelho já foi eleito prefeito de Petrolina (PE) três vezes.



Ministério da Justiça
José Eduardo Cardozo - PT
Eleito deputado federal por São Paulo em 2002 e 2006, Cardozo desistiu de concorrer à reeleição em 2010 alegando estar saturado da “promiscuidade do sistema eleitoral”. Ele é secretário-geral do PT desde 2008 e foi um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.



Ministério do Meio Ambiente
Izabella Teixeira
Bióloga, Izabella Teixeira é funcionária de carreira do Ibama desde 1984. Ela ascendeu na carreira pública ao longo dos anos até chegar, em 2008, ao cargo de secretária-executiva do ministério. No início de 2010, quando Carlos Minc deixou o cargo para se candidatar, ela assumiu a pasta, e foi convidada por Dilma para seguir no posto.



Ministério de Minas e Energia
Edison Lobão – PMDB
Edison Lobão (MA) assumiu a pasta em janeiro de 2008, na condição de indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Reeleito para o Senado em 2010, Lobão conseguiu ser reconduzido ao posto no governo Dilma, mantendo o estratégico ministério de Minas e Energia sob controle do PMDB.



Ministério da Pesca e Aquicultura
Ideli Salvatti - PT
A senadora Ideli Salvatti foi a candidata do PT ao governo de Santa Catarina, mas não teve sucesso nas eleições. Integrante da chamada “tropa de choque” do governo nos mandatos de Lula, ela foi premiada com uma vaga no ministério de Dilma.



Ministério do Planejamento
Miriam Belchior - PT
Integrante da equipe de transição de Lula em 2002, Miriam atuou como assessora do presidente até 2004, quando recebeu convite de José Dirceu para atuar na Casa Civil. Quando Dilma deixou a Casa Civil para se candidatar, Miriam assumiu a secretaria-executiva do PAC. Com Dilma presidente, seguirá comandando o programa, que passará para o âmbito do Planejamento.



Ministério da Previdência Social
Garibaldi Alves Filho – PMDB
Depois de ser convidado por Dilma, Garibaldi Alves não conseguiu esconder sua frustração com a pasta, que “não é muito” do seu “agrado”. Ainda assim, ele disse estar pronto para o “desafio”. A pasta não é muito bem vista pelos políticos pois a maior parte de seu orçamento já vem comprometida com o pagamento de pensões e aposentadorias.



Ministério das Relações Exteriores
Antônio Patriota
Atualmente secretário-geral do Itamaraty, Patriota é um homem próximo do atual ministro, Celso Amorim, mas sua promoção pode significar uma leve mudança de rumos na política exterior do país. Dilma já mostrou, por exemplo, que deve ter uma postura diferente diante do Irã. Patriota foi embaixador nos Estados Unidos e pode melhorar o diálogo com Washington.



Ministério da Saúde
Alexandre Padilha - PT
Desde janeiro de 2007, Padilha atua como ministro das Relações Institucionais de Lula. Formado em Medicina, ele foi um dos primeiros ministeriáveis cujo nome surgiu nas conversas sobre a pasta da Saúde, mas sua indicação dependia da escolha de seu substituto.



Ministério do Trabalho e Emprego
Carlos Lupi – PDT
Lupi entrou no governo Lula em 2007, para preencher a cota do PDT no ministério. Em 2008, atendendo recomendação da Comissão de Ética Pública, se licenciou da presidência do partido. Tem feito sucesso pois há meses vem dando atualizações de uma mesma boa notícia: a queda do desemprego.



Ministério dos Transportes
Alfredo Nascimento - PR
Ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas, Alfredo Nascimento foi ministro dos Transportes no governo Lula, mas deixou o cargo para disputar novamente o governo estadual, eleição na qual foi derrotado. Agora foi reconduzido ao cargo, na cota do PR no governo.
Ministério dos Transportes.



Ministério do Turismo
Pedro Novais – PMDB
O deputado Pedro Novais (MA) é um antigo membro do chamado “baixo clero” da Câmara, formado por deputados de pouca expressão. Ligado a José Sarney (PMDB-AP), é mais um que faz parte da “cota” do presidente do Senado no governo Dilma.



Advocacia-Geral da União
Luís Inácio Lucena Adams
Funcionário concursado da Procuradoria Nacional da Fazenda, Adams teve cargos no Ministério do Planejamento e em 2009 foi nomeado chefe da AGU em substituição a José Antonio Dias Toffoli. Foi cogitado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, mas permanecerá na AGU com Dilma.



Banco Central
Alexandre Tombini
Tombini é funcionário de carreira do governo e ocupa atualmente a diretoria de Normas do Banco Central. Ele foi escolhido porque seria menos conservador que Henrique Meirelles na condução da política de taxa de juros e por ser mais aberto ao diálogo com a equipe do Ministério da Fazenda.



Casa Civil
Antonio Palocci - PT
Ex-prefeito de Ribeirão Preto (PT), Palocci era uma das estrelas do primeiro mandato de Lula, mas deixou o governo em 2006 acusado de mandar quebrar ilegalmente o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Eleito deputado federal em 2006, Palocci foi cotado como candidato ao governo de São Paulo em 2010, mas acabou sendo um dos coordenadores da campanha de Dilma.



Controladoria-Geral da União
Jorge Hage
Na carreira política, Hage foi prefeito de Salvador (1975-77), deputado estadual e deputado federal pela Bahia. Nos anos 1990, se tornou magistrado concursado em Brasília até que, em 2003, assumiu a secretaria-geral da CGU. Em junho de 2006, virou o titular da controladoria, e vai seguir no cargo com Dilma.



Defensoria Pública da União
José Rômulo Plácido Sales
A Defensoria Pública da União tem status de ministério, mas o atual ocupante do cargo, José Rômulo Plácido Sales, não foi indicado por Dilma. Ele assumiu o posto em junho de 2009, nomeado por Lula, e seu mandato acaba em 2011. Depois, Dilma decidirá se mantém Sales no cargo ou se troca o titular do posto.



Secretaria-geral da Presidência
Gilberto Carvalho - PT
Principal assessor de Lula, Carvalho atuou como chefe de gabinete da Presidência no atual governo. Com Dilma, ele será deslocado para a secretaria-geral, órgão que cuida do diálogo do governo com os movimentos sociais e religiosos



Gabinete de Segurança Institucional
José Elito Carvalho Siqueira
General do Exército, Siqueira deixa o cargo de chefe de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa para assumir o GSI, uma tentativa de aproximar o gabinete do Ministério da Defesa. Entre janeiro de 2006 e janeiro de 2007, Siqueira foi o comandante da Minustah, a Força de Paz da ONU no Haiti.



Secretaria de Assuntos Estratégicos
Moreira Franco – PMDB
Ex-governador do Rio, Moreira Franco é outro aliado de Michel Temer e participou da coordenação de campanha de Dilma. A secretaria terá funções como coordenar o Plano Nacional de Saneamento e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos e o conselho que reúne integrantes da sociedade civil interessados em dialogar com o governo.



Secretaria de Comunicação Social 
Helena Chagas
Ex-jornalista do jornal O Globo e do SBT, Helena Chagas atuou na implantação e reestruturação do jornalismo em órgãos públicos como a TV Brasil, a Agência Brasil e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e coordenou a comunicação da campanha de Dilma. Ela substituirá Franklin Martins, que teve um atuação polêmica.



Secretaria de Relações Institucionais
Luiz Sérgio – PT
Metalúrgico como Lula, Luiz Sérgio é presidente do PT do Rio e ganhou destaque nos últimos anos como relator da CPMI dos Cartões Corporativos. Está na Câmara desde 1999, quando assumiu o primeiro de três mandatos consecutivos.



Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Iriny Lopes – PT
Eleita em outubro para seu terceiro mandato na Câmara, a deputada federal Iriny Lopes, integrante da Comitiva Nacional do PT e filiada ao diretório do Espírito Santo, já atuou na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e foi integrante do Conselho de Ética da Casa.



Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Luiza Bairros - PT
Luiza Bairros chega ao governo com a experiência de ter sido, desde 2008, secretária de Promoção da Igualdade da Bahia. Ela é socióloga e ativista dos movimentos negro e de defesa dos direitos da mulher.



Secretaria Especial dos Direitos Humanos 
Maria do Rosário - PT
A política gaúcha atuou em comissões parlamentares ligadas aos Direitos Humanos nas esferas municipal, estadual e federal. Durante o governo Lula, se destacou como relatora da CPI da Pedofilia. Ela é professora e tem mestrado na área de direitos humanos.



Secretaria Especial de Portos
Leônidas de Menezes Cristino - PSB
Eleito prefeito de Sobral (CE) em 2004 e reeleito em 2008, Cristino vai deixar a prefeitura em meio ao segundo mandato para assumir o ministério. Apadrinhado de Ciro Gomes (PSB), foi secretário estadual de Transportes do Ceará na gestão de Ciro.

 --- xxx ---

Convidamos nossos leitores a visitar a nossa Rádio Cidadesnet, que está no ar durante 24 horas. Ela foi criada para prestar maiores esclarecimentos sobre nossos Cursos EAD-Foscolo (Inglês Semi-presencial e TGI - Treinamento de Gestores Intermediários) Deixe lá suas mensagens e sugestões.  Para acessar clique abaixo.

                         www.radio.cidadesnet.com (ou digite sem o www) 

         
 


.


 


A COLUNA  DÁ CONTINUIDADE  À PUBLICAÇÃO DE FOTOS DAS PESSOAS QUE PRESTIGIARAM A INAUGURAÇÃO DA GALERIA DE FOTOS DOS EX-PREFEITOS. AS FOTOS SÃO  DE FLÁVIA DIAS CONFIRAM.





Confira aqui a galeria de fotos




.



COLABORAÇÃO: ARNALDO TEIXEIRA


.

     Celestino José de Oliveira(foto), que partiu deste mundo no domingo que passou,  deixou um belo exemplo para sua família e para seus amigos, pois era possuidor de uma das maiores(senão a maior) virtudes que um homem pode almejar: HUMILDADE. Nisso, ele era um mestre.A cidade lamentou profundamente seu falecimento. Era um homem bom e sua presença diária no Frigotudo era um exemplo de dedicação, de presteza, de confiança e acima de todo de respeito. Que Deus o  tenha.
“ Eu parti de repente e não tive tempo de me despedir e agradecer tudo o que fizeram por mim. Deus não tem relógio. Ele mesmo marca a hora. Não me mandou assinar nenhum papel. Não me aplicou nenhum teste de maturidade.Não me analisou em nenhum divã, apenas me olhou bem no fundo, atingiu-me o coração e me disse:
Vem, Eu preciso de VOCÊ!
Depois de um dia nublado, nasce sempre um raio de sol.
Celestino José de Oliveira.

.

Rotary

CAMPANHA NATAL E PAZ DISTRIBUI 08 TONELADAS DE ALIMENTOS E  BRINQUEDOS


Mais uma vez ficou provado que "a uniao faz a forca".A parceria do ROTARY,LIONS,LEO CLUBE,CONSEP´,DEMOLAY,FILHAS DE JO,LEO CLUBE,INTERACT,CASA DA AMIZADE,ACIPEU resultou na distribuicao de mais de 08 toneladas de alimentos e  brinquedos as familias carentes de Pompeu.Cestas basicas,frangos e carnes fizeram este montante.Em anexo toda a prestacao de contas.Fica tambem o nosso agradecimento aos patrocinadores das camisetas que apos serem vendidas geraram o capital para comprarem as cestas e os brinquedos.


ROTARY DE POMPEU EH DESTAQUE NO DISTRITO


Com muita alegria e satisfacao os rotatiano(a)s ,damas e interactiano(a)s de Pompeu receberam um ceritificado de ROTARY INTERNATIONAL em reconhecimento as contribuicoes ao fundo polio-plus ,no desafio de 200 MILHOES DE DOLARES .O Rotary de Pompeu trabalha firme no proposito de erradicacao da paralisia infantil,contribuindo de forma anual.Entre os eventos realizados como forma de arrecadacao, esta nossa tradicional FEIJOADA que parte para sua 08 edicao em junho de 2011.


INTERCAMBISTA POMPEANO BUSCA EMPARCEIRAMENTO PARA PROJETO


O dinamico intercambista pompeano MARCOS COSTA ,levou em sua bagagem o objetivo de emparceirar um projeto que beneficie a comunidade carente de Pompeu.Chegando a metade de seu intercambio,comecam a aparecer os primeiros sinais deste objetivo,em conversas com seuas atuais "pais" nos Estados Unidos,estao sendo feitos relatos de nossas necessidades.A companheira Maria Auxiliadora responsavel pela avenida de servicos internacionais mantem contatos via e-mail e busca junto a comunidade necessidades para serem  atendidas com a implantacao dos referido projeto.Em breve daremos mais noticias.


ROTARY HOMENAGEIA MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2010


Uma das mais bonitas e emocionantes cerimonias aconteceu na data de 27/12/2010 com o Rotary de Pompeu reconhecendo e homenageando 45 alunos de  escolas e cursos de nossa cidade.A sede do Rotary ficou pequena com a presenca de 185 pessoas entre homenageados,familiares,parceiros e autoridades .O prefeito municipal JOAQUIM CAMPOS REIS e primeira dama Carla,assim como a secretaria municipal da educacao MARIA HAIDEE C CAMPOS VALADARES marcaram presenca e em sua fala ressaltou a iimportancia deste reconhecimento e os trabalhos executados pela atual administracao no campo da educacao.A imprensa tambem prestigiou o evento, e fotos,reportagem poderao serem conferidos no site julioporto.com (colunas semanais edicao 01/01/2011) e no programa NOSSAS GERAIS da TVI afiliada rede Globo em data ser agendada.


ESCRITOR MARIO CRUZ: LICAO DE VIDA E CONHECIMENTO


O escritor ,tradutor e grande ser humano MARIO RIBEIRO DA CRUZ deu um verdadeiro show de simpatia,humildade e conhecimento durante visita a este clube.Falando durante 30 minutos,contou um pouco de sua trajetoria pessoal e profissional .Recentemente ele foi vitima de um derrame,ficando com algumas sequelas fisicas,mas felizmente totalmente lucido.Presenteou a todos com um de seus livros(eh autor de 6 livros e de 40 traducoes falando e escrevendo alem do portugues ,ingles,frances,italiano,alemao e espanhol) e ao final recebeu muito emocionado um lindo certificado das maos dos companheiros Galba,Luiza e presidente Crisipo Valadares em reconhecimento a seus inumeros servicos prestados.Por Renato Magela de Olivbeira).

.




















 














 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA