Edição: 10/04/2010
.

 

CIDADE GANHA “NOVA” AGÊNCIA

A CIDADE DE POMPÉU recebeu de forma festiva, alegre e agradecida as novas instalações da agência dos Corrreios.

            Muitas autoridades se fizeram presentes: o prefeito Joaquim Campos Reis, o Senador da República Hélio Costa, o ex-prefeito Chico do Soca, o prefeito de Papagaio Mário Filgueiras, o ex-prefeiro de Maravilhas José Bonaparte, José Márcio, ex-prefeito de Martinho Campos, o vice-presidente da Caixa Federal, Édilo Ricardo, o Diretor Regional dos Correios Fernando Miranda Gonçalves, o sr. Rafael Toledo Silva, Gerente dos  Correios/Pompéu, o vice prefeito Luciano Lino, vereadores,todos os funcionários dos Correios, políticos, professoras da rede pública municipal e muita gente mais.

Galba Gilberto Valadares, Joaquim Campos Reis e Hélio Costa

Deputado Antônio Júlio.

Geraldo Eugênio, José Aristides Martins e o ex-prefeito Chico do Soca, cuja presença não foi nem sequer citada pelo chefe do Cerimonial.A coluna dá sua opinião: ele deveria ter sido convidado para subir ao palanque.Clamorosa falha do responsável pelo script e pelo cerimonial.

Funcionários da nossa agência com o Senador.

 

O vice presidente da Caixa Federal -  o pompeano Édilo Ricardo(orgulho para seus conterrâneos) com  o advogado Geraldo Eugênio.

Paloma Soares das Chagas

Milene Martins Souza – a bonita Atendente da  nossa Agência.Ela é portanto conterrânea da Isabelle Graciani Porto Dutra, uma vez que procede da cidade de Dores do Indaiá.

O nosso querido Gerente dos Correios Agência/Pompéu, Rafael Toledo Silva com o nosso amigo Maurício Morato(Apoio Administrativo).

Hugo Henrique de Castro, que está de namoro firme com Isabela Latif, Geraldo Eugênio e Francisco Ozéas.Salvo melhor juízo, a dona do coração do nosso amigo, Isabela, deve ser parente da ex-primeira dama do nosso Estado.Lembram de Dona Latife, esposa do ex- governador Francelino Pereira?

Geraldo Otacílio Cordeiro, presidente da Agropéu, Amarildo César Ramiro, do IEF e Antônio Carlos Cordeiro, diretor da Agropéu.

O ex-prefeito de Maravilhas José Bonaparte: ele me disse que será candidato a deputado estadual.Aqui ele aparece com uma

A Banda de Música Celso Máximo Pereira abrilhantou as solenidades de inauguração das novas instalações dos Correios.

Xerosinho com Roberta e Gabriela

Gabriela Porto Dutra e Marcos Guídio(Xerosinho), que se despede nesse domingo de Pitangui.

Matheus(o primeiro a direita) e a nossa Banda de Música...

Dênia Flávia e José Pedro: ela uma das pioneiras do colunismo social de Martinho Campos e ele, produtor rural, viveu 8 anos nos Estados Unidos – é filho do ex-prefeito José Dalton e Dona Célia). Ela poderá ser a futura Primeira Dama da cidade. Quem viver , verá.A coluna volta.

Galerinha de Martinho Campos.

FESTAS TRADICIONAIS DE MARTINHO CAMPOS

Forró da Apae: 03/04/2010
Exposição Agropecuária: a confirmar
Festa do Trabalhador: 01/05/2010
Festa do Asilo: 07 a 09/05/2010
Festa do Divino: 23/05/2010
Forró na Praça: 09 a 11/07/2010
Churrascão do Curral: 31/07/2010
Festa Nossa Senhora da Abadia: 14 e 15/08/2010
Aniversário da Cidade: 17/12/2010

IBITIRA

Forró de Ibitira: a confirmar
Festa de São Pedro: 04/07/2010
Festa de São Vicente: 26/09/2010

ALBERTO ISAACSON


Festa Nossa Senhora de Fátima: 16/05/2010

BOA VISTA

Festa de Santo Antônio: 13/06/2010

PONTAL 

Festa de São João Batista: 27/06/2010

BURITI GRANDE

Festa Santa Rosa de Lima: 29/08/2010

LOGRADOURO

Festa do Logradouro Nossa Senhora de Lourdes
: 18/04/2010

RIACHO DO BARRO

Festa Santa Rita de Cássia
: 08/08/2010

CAPELINHA

Festa da Capelinha (Nossa Senhora de Fátima): 02/05/2010

CAPÃO DO ZEZINHO

Festa São Francisco de Assis: 12/09/2010

GROTA FUNDA

Data a ser marcada

RETIRO

Festa do Retiro (São Sebastião, São João Batista e São Tarcísio): 18/07/2010

E-MAIL:

Quanto à demissão da Coordenadora do Polo UAB/Pompéu, você deveria averiguar melhor a informação antes de lançá-la na sua coluna que sempre admirei a responsabilidade com que é escrita. Alguma vez você já ligou no Polo e solicitou informações com a coordenadora? Você já visitou a instituição e conversou com os funcionários, desde o mais simples como o pessoal da limpeza até os tutores?É meu caro as coisas não são bem como aparentam!

Informe-se melhor!!

Admiro e continuo respeitando muito seu trabalho.

Abraços...

NR. A resposta a seu gentil e-mail está logo abaixo. Obrigado.Volte sempre.Infelizmente a remetente não deixou seu nome abaixo do e-mail

Mensagem: Geraldo,

É melhor pesquisar primeiro para saber como é realmente a dedicação e educação da Norma Valéria no polo da UAB. As aparências se enganam, antes de publicar qualquer coisa procure saber como realmente é para não publicar inverdades. MARIA APARECIDA DA SILVA – NR. A autora deste e-mail enviou seu tlf anexo ao mesmo. Aparecida, achamos que o e-mail abaixo deve - de forma elegante – servir de resposta às suas supostas “inverdades” aqui publicadas.Obrigado por ter se dirigido a nós. Estamos sempre e sempre às suas ordens.

E-MAIL II

PROCURE APROFUNDAR MAIS NAS SUAS OPINIÕES PARA NÃO ESCREVER TANTA INVERDADE SEUS LEITORES MERECEM.(NR. A PESSOA NÃO SE IDENTIFICOU: A COLUNA PODERIA TER IGNORADO – MAS PREFERE NÃO FAZER OUVIDO DE MERCADOR E PUBLICA O E-MAIL DA NOSSA QUERIDA LEITORA

) Juiz de Fora, 12 de março de 2010.

Ofício Nº 084/2010 – NEAD

Do: Prof. Flávio Takakura Coordenador UAB/UFJF Coordenador-Geral do NEAD/UFJF Assunto: Substituição da Coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Pompéu

Prezado Senhor Diretor, Recentemente, em conversação telefônica com a professora Nara Pimentel, foi nos informado do impasse que atualmente existe entre a Prefeitura da cidade de Pompéu e a coordenação do polo da Universidade Aberta do Brasil nessa cidade, sendo solicitada à nossa instituição a possibilidade de concordar em iniciar um processo de substituição da atual coordenadora, profª Norma Valéria de Campos Freitas, através dos procedimentos regulares. A solicitação da prefeitura de Pompéu chegou-nos anteriormente por meio do Ofício no 13/2010, prontamente respondido através do ofício no 051/2010 – NEAD, em que nos manifestamos contrários ao pleito. Na ocasião, em contato com os coordenadores UAB da UFSJ e da UNIMONTES, houve um consenso de que, do ponto de vista técnico, na função de coordenadora de polo, a atual coordenadora nada deixava a desejar no relacionamento com as Instituições de Ensino que atuam no polo.

Em relação a essa situação, a Coordenação UAB da UFJF, considerando que:

1. A prática dessa Universidade para a substituição de coordenadores de polo se dá exclusivamente mediante decisões interinstitucionais baseadas em fundamentos técnicos relacionados à atuação do coordenador no polo. 1. Não temos informação de nenhum antecedente técnico que questione a atuação da atual coordenadora, profª Norma Valéria de Campos Freitas.

2. Não temos informação de nenhum pedido formal das universidades parceiras que atuam nesse polo solicitando a substituição da coordenadora em questão.

3. A substituição da coordenação de polo, por outro critério, que não o de mérito e o técnico, compromete a relação de confiança criada entre as Instituições envolvidas na oferta de cursos nos polos.

Resolve, em função de interesse público superior:

1. Concordar com a solicitação da coordenação da UAB/CAPES na substituição da coordenadora, mas que, caso ela se concretize,

2. Excluir, por tempo indeterminado, o polo de Pompéu de todas as futuras atividades e ofertas de cursos desta Universidade.

Esperando atender às demandas que a situação colocada exige, despede-se respeitosamente,

Prof. Flávio Iassuo Takakura

Coordenador UAB/UFJF Coordenador Geral do NEAD/UFJF

Vª. Sª. Prof. Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB/ MEC

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett Faculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836 Consultoria em Performance Humana e Estética

Boa tarde Geraldo!

Muito obrigada pelo apoio.Sua palavras me envaideceram.Realmente trabalhei muito para que o Polo de Pompéu fosse referência,fazendo parcerias com as melhores universidades do Brasil, e trazendos cursos para capacitar os profissionais da educação de Pompéu e municípios vizinhos. Só haverá crescimento e transformações positivas, quando a educação for valorizada. Abraços Norma Freitas

SECRETÁRIO DEIXA CARGO

João Damasceno Araújo, mais conhecido como João do Dengo, vereador por três legislaturas, deixou nesta segunda (5) a Secretaria de Transportes da qual era titular, esta secretaria abrange os Departamentos de Estradas, Transporte Escolar, Oficina Mecânica, além de dar suportes as Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo com caminhões e máquinas para coleta de lixo e a Secretaria de Saúde com o fornecimento de veículos para transportes de pacientes. João do Dengo fez um excelente trabalho a frente da Secretaria que lhe foi entregue completamente sucatiada pela administração passada. Vários dos veículos encontravam-se ate mesmo sem o motor, outros sem baterias e outras peças fundamentais. João acabou também com a farra dos combustíveis, onde qualquer um apadrinhado político enchia o tanque de seu veiculo com a gasolina destinada ao carros da prefeitura. O Ex Secretário não comentou sobre as razões que o levaram a deixar a pasta. O Vereador Experidião Porto (PV) comentou na tribuna a saída de João do Dengo da Secretaria, "a atual administração perde um de seus melhores colaboradores, serio e eficiente. Encarou com coragem o desafio de reconstruir os veículos e maquinas da Prefeitura que lhe foram entregues como sucatas, certamente o povo de Pompéu perde muito com a saída de um dos seus Secretários mais competentes", afirmou o Vereador na reunião desta segunda.(Fonte: www.esperidiao.blogspot.com)

_________________________________________________________________

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece!* Se achar interessante, repasse. Certamente estará fazendo bem a alguém,.(Colaboração: Arnaldo R.Teixeira – Martinho Campos)

Piada do dia Um futuro Pai vai a uma Loja de Roupa de Bebê e vai pegando , Macacão Rosa , Blusinha Rosa, Sapatinho Rosa , no caixa a vendedora pergunta : " É Menina ? " O Pai responde : " não, Atleticano " .(Arnaldo R.Teixeira)

_________________________________________________________________

O ADVOGADO X A LOIRA Uma loira e um advogado estão sentados lado a lado num vôo de São Paulo para Belém. O advogado pergunta a loira se ela não quer participar de um joguinho interessante. A loira, muito cansada, diz que só quer dar um cochilo, agradece educadamente e se vira para a janela na intenção de tirar uma soneca. O advogado insiste e diz que o joguinho é fácil e muito divertido. Ele explica: - Eu faço uma pergunta e, se você não souber a resposta, me paga R$ 5,00 e vice-versa. Novamente ela declina a cabeça e tenta dormir um pouquinho. Mas, o chato insiste: - OK...se você não souber a resposta me paga R$ 5,00 e se eu não souber a resposta, te pago R$ 5.000,00. Isso chamou a atenção da loira, que, pensando que esse tormento não terminaria enquanto ela não participasse da brincadeira, decidiu concordar. O advogado fez a 1ª pergunta: - Qual a distância exata entre a terra e a lua? A loira não disse uma palavra, abriu a bolsa, pegou uma nota de R$ 5,00 e entregou ao advogado. - Ok...é a sua vez - disse ele, sorridente. A loira então pergunta: - O que é que sobe a montanha com 3 pernas e desce com 4 pernas? O advogado, desconcertado, pega o seu laptop e pesquisa todas as referências sem obter nenhuma resposta. Pega o telefone do avião(airphone) e conecta em seu modem, procura em todos os bancos de dados e bibliotecas possíveis, sem obter nenhuma resposta. Frustrado, manda e-mail para todos os seus amigos e colegas de trabalho/profissão, sem nenhum sucesso. Após uma hora de pesquisa, ele pega R$ 5.000,00 e entrega a loira, ela agradece e se vira para o lado para uma soneca. O advogado, muito mal-humorado, cutuca a loira e pergunta: - Muito bem, O que é que sobe a montanha com 3 pernas e desce com 4 pernas? Sem dizer uma palavra, a loira abre a bolsa, entrega R$ 5,00 ao advogado e volta a dormir. Essa loira é o orgulho da comunidade feminina!!!!!!!!!! .

E ainda dizem que elas são burras????? (Colaboração: Manuel Senra)

Meu caro amigo Júlio Porto, Sei que está um pouco atrasado, mas estou passando para lhe agradecer pelo destaque em sua coluna. Fiquei muito feliz em fazer parte dela.Desde já agradeço. Tenha uma boa tard

 

_________________________________________________________________

- Encerrada a primeira fase da Copa Alterosa de futebol amador, os times de Abaeté, diferentemente de outros anos, foram meros participantes e com isso os 03 times pompeanos classificaram-se para a segunda fase. Neste fim de semana o Avaí joga em casa contra o Inter de Carmo da Mata; o Cristalino também em Pompéu recebe o Cruzeiro de Luz no domingo a tarde e o CAP terá dupla missão neste fim de semana, pois receberá o Dom Bosco de Nova Serrana pelo Torneio Classista de Betim e depois irá a Santo Antônio do Monte enfrentar o Nacional pela Copa Alterosa.

- O Campeonato Regional das categorias de base ainda tem um jogo neste fim de semana entre Famorine de Bom Despacho e Atlético de Abaeté, mas os jovens de Cristalino e Avaí já estão classificados para a próxima fase, aguardando apenas a definição de seus próximos adversários. - Na primeira rodada das quartas de final do Campeonato Mineiro, América e Uberaba deram muito trabalho aos dois grandes Atlético e Cruzeiro. O Coelho e o Zebu jogaram muito bem, começaram ganhando os jogos, mas todos dois acabaram cedendo o empate na etapa final.

- Num país de dimensões continentais como o Brasil, as diferenças econômicas e financeiras entre os grandes Clubes das Capitais e os pequenos do interior são enormes, com exceção do Campeonato Paulista, onde os times do interior também são fortes e bem estruturados. E então, depois da classificação de Atlético e Cruzeiro para as semifinais do Campeonato Mineiro, parece que a história vai se repetir mais uma vez.

sexta-feira, 19 de março de 2010

COPA DE 1930 - URUGUAI.

Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

Depois da Olimpíada de 1928, com divergência quanto à condição de amadores dos jogadores e sabendo que o futebol não faria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição internacional de futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA - Federation International Football Association. O país escolhido para receber a Copa do Mundo 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai, que celebraria também o centenário de sua independência. A longa viagem transatlântica assustou os Europeus, que foram representados por apenas 4 seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No total apenas 13 países participaram da Copa do Mundo 1930. Sistema de disputa As 13 seleções foram dividias em quatro grupos. O Grupo A com quatro equipes e os demais com três equipes cada. Classificaram-se para as semi-finais apenas os primeiros de cada grupo. Não houve disputa de terceiro lugar, dividido entre os Estados Unidos e a Iugoslávia. Vitória valia dois pontos e empate um. Informações gerais do mundial: Eliminatórias: Não houve Sede: Uruguai Campeão: Uruguai - 1º título Jogos: 18 Gols: 70 Média de gols: 3,89 Público total: 434.500 Média de público: 24.139 Artilheiro: Guillermo Stábile - Argentina - 8 gols

A delegação Brasileira da copa: Araken, Benedicto, Benevenuto, Brilhante, Carvalho Leite, Doca, Fausto, Fernando Giudicelli, Fortes, Hermógenes, Itália, Ivan Mariz, Manoelzinho, Moderato, Nilo, Oscarino, Pamplona, Poly, Preguinho, Russinho, Theóphilo, Velloso, Zé Luiz e Técnico Píndaro de Carvalho Rodrigues. A foto acima, é do primeiro jogo do Brasil, em mundiais. A seleção Brasileira teve uma participação modesta na Copa do Mundo de 1930, foi eliminado na primeira fase com 1 vitória e 1 derrota. A seleção brasileira, desfalcada dos jogadores de clubes paulistas com exceção de Araken do Santos, perdeu na estréia por 2x1 para a Iugoslávia e venceu a Bolívia por 4x0.

Campeão da Copa do Mundo 1930

O Uruguai, anfitrião e já bicampeão da competição de futebol das olimpíadas, a disputa mais importante da época, sagrando-se o primeiro campeão da Copa do Mundo, vencendo o Peru (1x0) e Romênia (4x0) na primeira fase, Iugoslávia na semifinal (6x1), e os argentinos, em um jogo final violento, por 4x2. Final da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai Uruguai 4 x 2 Argentina (1 x 2 - Primeiro Tempo) Local: Estádio Centenário, Montevidéu Árbitro: Jan Langenus (Bélgica) Público: 80.000 Gols: Primeiro Tempo: Dorado (12 minutos),Peucelle (20) e Stábile (38); Segundo Tempo: Cea (13), Iriarte (23) e Castro (44). Uruguai: Ballestero, Mascheroni, Nasazzi; Andrade, Fernández, Gestido; Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte Técnico: Alberto Suppici Argentina: Botasso, Della Torre, Paternoster; J.Evaristo, Monti, Arico Suárez; Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreira e M. Evaristo Técnico: Francisco Olazar Fonte: www.blogernane.blogspot.com

_________________________________________________________________

Saúde de Pompéu agoniza.

O colapso no atendimento médico em Pompéu atingiu proporções inimagináveis, nesta quinta feira santa o martírio de alguns cidadãos pompeanos lembrou o calvário de Cristo. O Sr Eustáquio Aparecido permaneceu por mais de oito horas sentado em um banco com fortes dores a espera de atendimento médico. Mulheres com crianças no colo também aguardavam por atendimento.

O Vereador Experidião Porto foi chamado ao local onde ouviu dos usuários as reclamações que cobraram do Vereador uma postura firme para resolver o problema "vamos fazer a denuncia na Câmara levar ao conhecimento do Ministério Público e pedir a responsabilização criminal dos envolvidos, deixando claro que o médico de plantão sozinho fez o que pode para minimizar o sofrimento daquelas pessoas pois é humanamente impossível um só médico atender a uma cidade de 30 mil habitantes, o que esta acontecendo é desumano vamos fazer de tudo para mudar isso" afirmou o Vereador. A saúde tem sido o ponto fraco da atual administração. O sofrimento de Jesus Cristo difundiu uma mensagem à humanidade, amar ao próximo como a si mesmo, que o sofrimento de nossos irmãos pompeanos leve uma mensagem aos nossos governantes: nós os elegemos para cuidarem de nós e não para nos abandonarem! Somes pobres mas somos seres humanos!

_________________________________________________________________

A amizade é um amor que nunca morre."

Perigo no Feijão...

IMPORTANTE SABER

Cuidado ao manusearem feijão cru! Por via das dúvidas vale a pena abrir o saco, colocar os feijões em uma bacia sem manuseá-los, deixar de molho com vinagre por 15 a 20 minutos (insetos não sobrevivem mais que isto molhados) para depois catarem o feijão.

Como se não bastasse a gripe suína, lá vem mais bomba!!!!

MATÉRIA DIVULGADA EM VÁRIOS SITES DE AGRICULTURA, PORÉM FOI MISTERIOSAMENTE TIRADA DO AR. LEIA, POIS É MUITO PERIGOSO. Confirmado na última semana o 83º caso de Chagas contraído a partir do Feijão servido nas refeições dos brasileiros.

Pelo que foi divulgado pela mídia especializada na última quarta-feira toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantadores de feijão (COOVENF) está contaminada com o protozoário da doença de Chagas (tripanosoma cruzi), oriunda do Barbeiro.A doença se alastrou com rapidez, pois a cooperativa atende a mais de 18 empresas que embalam o Feijão e o distribuem para todo Norte, Centro Oeste e Sudeste do Brasil. foto: inseto em forma de ninfa no lote de feijão.

O que é mais alarmante é que foi constatado que os lotes não foram tirados de circulação, fazendo com que o número de infectados aumente a cada semana. foto: feijão contaminado É sabido que já se contraiu CHAGAS a partir dos tipos carioquinha, jalo e preto, porém especialistas da UNIUPS-GO - Universidade Ubirajara Pereira de Souza de Goiás estão analisando se os tipos mulatinho, roxinho e branco também estão contaminados, uma vez que todos são originários da mesma Cooperativa.

A Maioria dos doentes estão no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Infectologistas estão recomendando que se troque temporariamente o feijão por Canjica ou Grão de Bico (imunes ao Chagas) porém, se for indispensável o uso do grão do feijão nas refeições, aconselham que use 4 gotas de dendê ou 2 de vinagre de maçã no feijão que fica de molho pós-lavagem. Repasse aos amigos, pois isso é muito perigoso!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA