Edição: 09/04/2011


.






.

 

 
.


.



.



.

ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU E SINDICATO RURAL
HOMENAGEIAM MAURÍLIO GUIMARÃES, PRESIDENTE DA EMATER/MG

(Texto de Newton Vieira)
 
Numa promoção da Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo (SPRC), com a participação do Clube do Cavalo de Curvelo, realizou-se no Tattersal do Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo, na noite de 2 de abril, sábado último, um encontro de congraçamento dos produtores rurais e de entidades representativas para uma homenagem ao ex-prefeito, ex-secretário-adjunto de Estado de Turismo e recém-empossado presidente da Emater/MG, o curvelano Maurílio Soares Guimarães.
Maurílio compareceu ao evento acompanhado de familiares, entre os quais sua mãe, dona Leopoldina Guimarães, do vice-presidente da Emater/MG, Marcelo Lana Franco, e de diretores técnicos da entidade. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes classistas e comunitários de várias cidades e da zona rural de Curvelo prestigiaram o congraçamento, também acompanhado por inúmeros profissionais da imprensa.
O Buffet Sant’Anna, de Sônia Matoso, serviu a todos farto e requintado coquetel.




O Mestre de Cerimônia ANTÔNIO EUSTÁQUIO, que conduziu com grande categoria o cerimonial do coquetel em honra do presidente da Emater, MAURÍLIO GUIMARÃES.

.

PALAVRAS DE ÂNGELO AUGUSTO DE SOUZA, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL:
 

 
“Prezado Maurílio, desnecessário seria ressaltar sua capacidade para assumir tão importante cargo, cargo esse que muito nos orgulha na qualidade de presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, do qual você é um associado. Nesta homenagem que ora lhe prestamos, em conjunto com a Associação Mineira dos Criadores de Zebu, pela presença maciça de produtores rurais, políticos, seus familiares, seus amigos, diretores de várias entidades, você pode bem avaliar tudo aquilo que esperamos de você e temos certeza de que você fará em favor da classe dos produtores rurais. Seja feliz, Maurílio, e use seu tino administrativo na condução dos destinos da Emater/MG. Nossos parabéns!”

.
 

 PALAVRAS DE ALBERTO MARQUES DA SILVA MAIA, PRESIDENTE DA AMCZ:



“Parece que todos aqui já sentiram a informalidade deste encontro. Este encontro é uma homenagem que prestamos a um grande curvelano, a um importante líder regional. Se não valorizarmos aquelas pessoas que nos são caras, quem o fará? O reconhecimento deve partir da própria casa. Reconhecer o valor das boas pessoas é algo que precisamos fazer sempre. Estamos num encontro de amigos. Nem todos aqui são amigos íntimos de Maurílio, claro, mas todos admiram o trabalho por ele desenvolvido. Por isso estão aqui. O Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo e a Associação Mineira dos Criadores de Zebu, com o apoio do Clube do Cavalo, tiveram a iniciativa deste encontro sem conotação política porque Maurílio é um de nossos mais valorosos associados.
Prezado Maurílio, você é nosso companheiro classista de todos os momentos. Um lutador entre os demais produtores rurais. Para nós, acima do político e do administrador, está o nosso companheiro de ideais, nosso ex-presidente da AMCZ, dono de inegável brilhantismo. No que foi possível, você muito ajudou também ao Sindicato Rural. Por isso, Maurílio, esta homenagem é um dever de justiça. Você é hoje um expoente na administração pública. Na Emater, órgão de importância fundamental para o agronegócio, nós sabemos que poderemos contar ainda mais com você. O governador, Antonio Anastasia, e o secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, foram extremamente felizes ao escolher para presidente da Emater um homem que tem estreitas ligações com o meio rural. Assim, chegarão com mais facilidade ao corpo técnico da Instituição os anseios da classe produtora.
Maurílio, receba nossos parabéns e apoio para que seu trabalho na Emater seja profícuo, como sempre foi em todas as suas atividades. Não temos a menor dúvida de seu sucesso.”

     


.



PALAVRAS DO DEPUTADO ESTADUAL DOUTOR VIANA:


 
“Estamos aqui em família. Em várias famílias. Estamos, Maurílio, na família curvelana, na sua terra, no seu berço, no lugar que o projeta, mas que você também ajuda a projetar. Destaco aqui a sua família de origem, na pessoa de sua mãe, dona Leopoldina. Na pessoa dela cumprimento suas filhas, irmãos e cunhados. É muito importante isto: uma família que lhe serve de sustentáculo maior. Está aqui também sua família de produtores rurais, na qual você também mostrou competência e galhardia. Além disso, estão aqui os membros da grande família extensionista da Emater, à qual você empresta agora sua capacidade de trabalho, e os integrantes da família política. É desta que falarei mais. A política é importante na sociedade quando exercida de forma superior, responsável, comprometida. E como nos orgulhamos, Maurílio, de ter em você um companheiro da Política com P maiúsculo! Você, em tudo que faz, coloca amor e empenho. Sempre foi assim. Não estou falando para lhe agradar. Não. Apenas constato uma verdade. Por isso, mais uma vez acertou o governador Anastasia ao nomeá-lo para a presidência da Emater/MG. A Emater é um órgão que orgulha de modo muito especial os curvelanos, pois, no seu início, foi impulsionada por um conterrâneo nosso, o doutor Paulo Salvo, seu primeiro presidente, pai de nosso amigo Antônio Salvo.
Você, Maurílio, engrandece Minas e, principalmente, nossa Curvelo. Que Deus o ilumine sempre em sua trajetória!”




.


 

PALAVRAS DE MAURÍLIO GUIMARÃES EM AGRADECIMENTO:


 
“Inicialmente, quero abraçar minha mãe, dona Leopoldina, e, na pessoa dela, cumprimentar os meus familiares, em especial minhas duas filhas aqui presentes. A terceira não pôde comparecer por motivo de força maior. Cumprimento meu amigo doutor Viana, deputado estadual majoritário em Curvelo e região. Cumprimento meu amigo Duartinho, vereador vice-presidente da Câmara. Cumprimento Dr. Marcelo Lana, meu vice-presidente na Emater. Na pessoa do secretário municipal de Agricultura, Viriato, cumprimento os secretários municipais aqui presentes. Cumprimento meu amigo vereador Dupim e, na pessoa dele, todos os vereadores e ex-vereadores. Cumprimento os prefeitos e ex-prefeitos na pessoa de amigo Niltinho, prefeito de Corinto. Cumprimento o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Ângelo Augusto de Souza, e toda a sua diretoria. Sou eternamente grato a esta homenagem que me prestam. Cumprimento Betão, presidente da AMCZ, e todos os seus diretores. Quanto me honra a distinção que me conferiram! A AMCZ, como disse doutor Viana, é uma das minhas famílias. E a essa família sempre darei meu carinho e meu apoio. Mas hoje, nessa família, eu sinto profundamente a falta de dois membros muito importantes: os companheiros Otto Guerra, verdadeiro irmão, e doutor Dalton Canabrava. Se vivos fossem, eles com certeza estariam aqui agora. Agradeço à Clea e aos demais amigos que me agraciaram com bonita placa. Não posso deixar de reverenciar a memória de meu eterno líder Antônio Ernesto de Salvo, aqui representado por seu filho Antônio Pitangui de Salvo, nosso querido Toninho. Externo gratidão ainda aos profissionais da imprensa, sempre nos dando apoio, e peço licença para ressaltar os companheiros de São José da Lagoa, vindos de lá especialmente para esta ocasião.
Meus amigos, em momentos como este, a gente fica até sem palavras. Só posso dizer que me sinto muito honrado com a confiança do governador, Antônio Anastasia, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Os governos Aécio/Anastasia depositaram confiança em mim, primeiro como secretário-adjunto de Estado de Turismo e agora como presidente da Emater, uma das mais sólidas e importantes empresas públicas do Brasil. Trata-se de empresa referência em extensão rural no País. Conto muito com o apoio dos novos colegas, sem os quais nada poderei fazer. A recomendação do Governo de Minas é trabalhar muito em prol dos pequenos e médios produtores, mas sem esquecer, claro, os grandes, com os quais muito podemos aprender. A demanda hoje na empresa é enorme, e, para atendê-la, dispomos de material humano insuficiente. Mas já preparamos estudo a ser apresentado ao governador, recomendando a realização de concurso, no ano que vem, para preenchimento desses claros que ainda existem. Graças a Deus, a pouca quantidade de profissionais vem sendo recompensada com a grande qualidade dos serviços prestados.
Vejo-me com responsabilidade muito grande. Se cheguei até aqui, eu agradeço ao povo de Curvelo, que soube reconhecer meu trabalho. Este povo e esta cidade têm lugar especial no meu coração.
Todos aqui me conhecem e sabem que não sou de fazer promessas. Por isso, a única coisa que eu prometo é honrar a confiança depositada em mim pelo governador, correspondendo com muito trabalho em prol do desenvolvimento da Emater.
Obrigado, meus amigos! Obrigado mesmo! De coração!”

.


EU, o Presidente da EMATER, MAURÍLIO GUIMARÃES e  o grande amigo deste colunista AURICEDES MOREIRA.

.


TAÍNA AGUIAR com o seu irmão, no coquetel da AMCZ, em Curvelo, em honra do Presidente da Emater, MAURÍLIO GUIMARÃES, sábado passado.Quando o colunista lhe disse que “preto é sinônimo de elegância , ela desferiu: “ É como diz Coco Chanel: a mulher precisa apenas de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem  que a ame”.



.




AMIR FRANCISCO(leia-se Rádio Inconfidência), que comanda diariamente  um excelente programa, em horário nobre: DE 08 ÀS 11HS todas as manhãs.
 
.

 
PEDRO HENRIQUE, da Rádio Inconfidência –
Programa “Em Boa Companhia”  -  que vai ao ar diariamente de 08 às 11 hs. Mas,
o  rapaz  está mais pra “tele-ator” da Rede Globo do que pra  locutor, concorda, AMIR???


.


TINA GONÇALVES, UMA SIMPATIA... CONCORDAM OU NÃO? ELA COMANDA ATUALMENTE O PROGRAMA MAIS ANTIGO DO BRASIL.E,  O PROGRAMA MAIS ANTIGO DO BRASIL É DE MINAS GERAIS, DA RÁDIO INCONFIDÊNCIA: A HORA DO FAZENDEIRO(ELA E CRISTIANO BATISTA - 17H ÀS 18H50  - HÁ 74 ANOS NO AR, É O MAIS ANTIGO E TRADICIONAL PROGRAMA DO RÁDIO BRASILEIRO, COM INFORMAÇÕES GERAIS, DICAS E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS PRODUTORES RURAIS, ENTREVISTAS COM TÉCNICOS AGRÍCOLAS E PECUÁRIOS, ALÉM DA AUTÊNTICA MÚSICA SERTANEJA DE RAIZ. PRODUÇÃO E REPORTAGEM DE ALINE LOUISE.ELA COMANDA TAMBÉM O PROGRAMA TÚNEL DO TEMPO, AOS SÁBADOS DE 08 ÀS 11 HS.


.


KARINE comando uma turma de amigas.

.

VEJA, PELA LENTE DE VIVIANE ALICE,  QUEM FOI PRESTIGIAR A INAUGURAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DO CAP.CONFIRAM AS FOTOS DA NOSSA FOTÓGRAFA EXCLUSIVA:



Confira aqui a Galeria de Fotos

.

CONFIRAM NAS FOTOS DE VIVIANE ALICE O QUE FOI O COQUETEL EM HONRA DO PRESIDENTE MAURÍLIO GUIMARÃES:



Confira aqui a Galeria de Fotos

.

E-MAIL

  
Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho. Enquanto fico aqui
alimentando o www.amomartinhocampos.com.br sempre ha tempo para visitar o
seu site, e também de nosso amigo Márcio Rodrigues com a Revista da Badia.
Sou leitor assíduo dos comentários do amigo Arnaldo Natal, sempre coerente.
Abraços campeão!(DETH DA GRÁFICA)



.

Melhor Goleiro
 
Geraldo,
Com relação aos goleiros, tenho como os dois melhores Manga e Waldir. Pelo
somatório das características  positivas, fico com o Waldir.Waldir inclusive
integrou o time de ouro do Cristalino com craques do nível de
Marlúcio(zagueiro), Bené, Ivan, Elízio, Lico, Pedrinho, Edmundo e vários
outros.
NR. GOSTARIA QUE O AUTOR DESTE VOTO AO VALDIR SE MANIFESTASSE. PROCUREI O SEU E-MAIL AQUI, MAS NÃO O  IDENTIFIQUEI. POR FAVOR.


.

UTILIDADE PÚBLICA

EDMILSON ELETRICISTA:99610284 Vivo  88344491 OI. Se precisarem, é só ligar. /// CHAVEIRO: TA PRECISANDO DE UM? ANOTE O TELEFONE: 3523- 2097  OU 9114 5257.

.

PROPOSTAS DE NOVOS NOMES PARA AS VIAS DE BH

Av. do Transtorno
 
Av. Antônio Caos
 
Av. Cristiano Atrasado
 
Via Estressa
 
Av. Afonso Pena que eu passei por aqui
 
Av. Pedro só de Primeira
 
Anel perdi o horário
 
Av. Nossa Senhora do Carma
 
Av. Getúlio Praga
 
Perplexo da Lagoinha
 
Av. Silva Louco!
  
Praça São vinte na minha frente
 
Av. Anda, zona!
 
Av. Moleza Tristina
 
Av. OiaPorre
 
Av. Pára, né?
 
Av. Assis, Já to brecando
 
Rua Pare Eustáquio
 
Viaduto Santa Lerdeza!
 
R. Guentaí
 
Av. Otacílio Lerdão de Lima
 
Av. Bernardo Canseira
 
Av. Ô Cara, Anda Aí!
 
Av. Raja Canalha 

Av. Raiva Gabaglia

Av. Barão Homem no Inferno
 
BR-0 nojenta
 
Av. Cristóvão com Lomba
 
Av. Caralho Werneck
 
Rua Rio Grande Boa Sorte
 
Av. Carlos me dá uma Luz
 
Praça me dá Liberdade
 
Rua Santa irrita Durão
 
Elevado Castelo Manco
 
Av. Ias Forte
 
Av. Prof. Mário Vem-no-breque
 
Av. Tito Fudêncio
 
R. Rodrigues, Calma!
 
Praça José Encavaladini
 
Rua Lerdopoldina
 
Rua São Domingos do Atrasa
 
Av. Augúrio de Cima
 
Av. Sintofome Brochado
 
Av. Olha o carro, Maciel!
 
R. Caramba, a hora!
 
Av. Olha isso, Negrão!
 
Para às Sete!
 
Av. Prudente Até Demais!
 
Av Nossa Senhora do Carro


.

Nutrição



Os produtos nutricionais da Forever Living são criados a partir dos melhores ingredientes, cultivados ou colhidos nas melhores fontes e produzidos com a mais avançada tecnologia.
 
Todos esses cuidados ajudam a conservar o valor nutricional original de cada ingrediente, em cada produto, proporcionando uma alimentação sempre equilibrada e mais completa.
 
Dentre eles estão:
Forever Lite (milk-shake) sabores baunilha e chocolate;
Forever Garlic-Thyme (capsulas de alho);
Fields of Greens (capsulas que retem a gordura ingerida pelos alimentos, eliminando-as naturalmente pelo organismo, regula o intestino);
Forever Calcium (contem vitamina D importante para a saúde ossea e para funçoes  musculares)
Absorbent C (vitamina C)
Arctic-Sea (acidos graxos ômega 3 e ômega 9, oleo de peixe e azeite de oliva)
Forever Kids (mistura de multiplos minerais, vitaminas e fitonutrientes de vegetais e frutas)
 
Nas próximas edições, falaremos de cada um, com mais detalhes.
 
 
Por Graciani Porto
Assistente de Gerente Forever Living
(37) 9954.0366
Agende uma visita!


.

SÓ REPASSANDO
  
GASOLINA

(GNV,  DIESEL e ÁLCOOL)

Como  poderemos baixar os preços???
NÃO DEIXE  DE LER ..
Você  lembra do Criança Esperança?
A UNICEF e  a Rede Globo ‘abriram as pernas’...
Foi a  força da Internet contra uma FÁBRICA DE DINHEIRO que  DESCOBRIU-SE nunca chegar a quem de direito.
Então  continue a ler .Não deixe  de participar, mesmo que  vc HOJE não precise abastecer seu carro com gasolina!! Mesmo que você  não tenha carro, saiba que em quase tudo que você consome, compra ou utiliza no seu dia-a-dia, tem o preço dos transportes, fretes e distribuição embutidos no  custo e conseqüentemente repassados a  você.


Você  sabia que no Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo)  a  gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool . Na Argentina,  Chile e Uruguai   que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira, o  preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool

      QUAL É A MÁGICA ??    

Você  sabia, que já desde o ano de 2007 e conforme anunciado aos "quatro ventos" O Brasil  já é AUTO-SUFICIENTE em petróleo e possui a  TERCEIRA maior reserva  de petróleo do MUNDO.

Realmente,  só tem uma explicação para pagarmos
R$ 2,89 o litro: a GANÂNCIA do Governo com seus impostos e a busca desenfreada  dos lucros  exorbitantes da nossa querida e estimada estatal brasileira  que refina o petróleo por ela mesma explorado nas "terras tupiniquins"

CHEGA !!!

Se  trabalharmos juntos poderemos fazer alguma coisa.
Ou vamos  esperar a gasolina chegar aos R$ 3,00 ou R$ 4,00 o litro? Mas, se  você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso promover  alguma ação lícita, inteligente,  ousada e emergencial.
Unindo  todos em favor de um BEM COMUM !!!

Existia  uma campanha que foi iniciada em São Paulo e Belo Horizonte que nunca  fez sentido e não tinha como dar certo. A campanha:  "NÃO COMPRE GASOLINA" em um certo dia da semana previamente combinado não funcionou.

Nos USA e  Canadá a mesma campanha havia sido implementada e sugerida pelo próprios governos de alguns estados aos seus consumidores, mas as Companhias de  Petróleo se mataram de rir porque sabiam que os
consumidores não continuariam "prejudicando a si mesmos" ao se recusarem a comprar gasolina.. Além do que, se você não compra gasolina  hoje... vai comprar MAIS amanhã. Era mais uma inconveniência ao próprio  consumidor, que um problema para os vendedores.

MAS houve  um economista brasileiro, muito criativo e com muita experiência em "relações  de comércio e leis de mercado", que pensou nesta idéia relatada abaixo  e propôs um plano que realmente funciona.

Nós  precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES  que, por serem milhões e maioria, controlam e ditam as regras do mercado, e não os VENDEDORES que são  "meia-dúzia".
Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós,  os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!
O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz,na  parte mais sensível do corpo humano:  o  BOLSO. Será não comprando a gasolina deles!!!

MAS COMO ??!!

Considerando que todos nós dependemos de nossos carros, e  não podemos deixar de comprar gasolina, GNV, diesel ou álcool.  Mas nós podemos promover um impacto tão  forte a ponto dos  preços dos combustíveis CAIREM,  se  todos juntos agirmos para

FORÇAR  UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.

É assim que o mercado age!!!

Isso  é Lei de Mercado e Concorrência

Aqui está a idéia:

Para  os próximo meses ( março/ abril / maio de 2011...) não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR).

Se ela tiver totalmente paralisada a venda de sua gasolina, estará inclinada e obrigada, por via de única opção que terá, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.

Se ela fizer isso, as outras companhias (Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc...) terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias  de mercado.
Isso  é absolutamente certo e já vimos várias vezes isso acontecer!
CHAMA-SE  LEI DA OFERTA E DA PROCURA

Mas,  para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás.
É realmente simples  de se fazer!!
Continue abastecendo  e consumindo normalmente!! Basta escolher qualquer outro posto ao invés de um BR (Petrobrás). Porque  a BR?
Por tratar-se da maior companhia distribuidora hoje no Brasil  e consequentemente com maior poder sobre o mercado  e os preços praticados.
Mas  não vá recuar agora... Leia mais e veja como é simples alcançar milhões de  pessoas!!


Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas. Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos,  dez pessoas a mais

(30 x 10 = 300)

e se cada um desses 300 enviar para pelo menos mais dez  pessoas, (300 x 10  = 3.000),

e assim por diante, até que a mensagem alcance os necessários MILHÕES de consumidores!

É UMA "PROGRESSÃO GEOMÉTRICA" QUE EVOLUI RAPIDAMENTE E QUE VOCE CERTAMENTE JÁ CONHECE !!

Quanto tempo levaria a campanha?

Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas  A estimativa matemática (se voce repassá-la ainda hoje)  é que dentro de 08 a 15 dias, teremos atingido, todos os presumíveis 30 MILHÕES* de consumidores da Petrobrás (BR),
(fonte da  ANP -  Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

Isto seria um impacto violento e de consequências  invariavelmente conhecidas...
A  BAIXA DOS PREÇOS

Agindo juntos, poderemos fazer a diferença.
Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte.


PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA  ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES RAZOÁVEIS ! ISTO REALMENTE FUNCIONA.
VOCÊ SABE QUE ELES AMAM OS LUCROS SEM SE PREOCUPAREM COM MAIS NADA!

O  BRASIL CONTA COM VOCÊ!!!

 
.

Email

Meu ilustre amigo Júlio..adorei as colunas postadas.Continue sempre
assim... sou um grande admirador seu e acompanho sempre suas edições.
Um abraço
 Espero que publique algo legal sobre mim, OK?Odilon enfermeiro.
NR. Odilon, me encaminhe sua foto.

  
.

Críticas

O deputado Antônio Júlio não poupou críticas aos serviços da Cemig. Segundo ele, a empresa, agora de interesse também da iniciativa privada, com a venda de 33% de suas ações; pensa somente em lucros, esquecendo o consumidor. “A Cemig piorou seu atendimento drasticamente quando acabou com as regionais no Estado, centralizando os serviços com uma visão somente em lucros. Antes, os mineiros tinham atendimento adequado, hoje eles sofrem com o serviço 0800 que não atende e, quando atende, não resolve o problema dele”, denuncia. O líder da Minoria alertou também para o caso dos medidores inteligentes.“Deve haver devida atenção para que os novos equipamentos não signifiquem aumento de custos para o consumidor”.

.

A LISTA
 
A sociedade Americana de Câncer dá as dicas para evitar tumores nos seios:
1-     Exercícios
2-     Manter peso saudável
3-     Nove porções diárias de  frutas e vegetais
4-     Evitar o álcool
5-     Fazer auto-exame mensalmente
6-     Exame anual com médico
A partir dos 40, mamografia anualmente.
 
Atitude bonita de solidariedade humana.
                                   Repassem para as pessoas que precisam dessa orientação!

.

Amigos,
Parabéns ao Prof. Arthur Rivin por nos mostrar como ser solidário e digno por pior adversidade que se enfrente. A natureza não se preocupa em ser boa ou má ao ser como é e o segredo do bem viver é ser útil até o fim. Cumprimentos ao amigo Dr. Paulo Bearzoti por nos oferecer esse presente.
Abraços, Sílvio Zanini, médico aposentado de P. Alegre, doente de Esclerose Lateral Amiotrófica ha 25 anos e de câncer de próstata.


.

O Alzheimer, pelo paciente
Arthur Rivin - O Estado de S.Paulo
Sou médico aposentado e professor de medicina. E tenho Alzheimer. Antes do meu diagnóstico, estava familiarizado com a doença, tratando pacientes com Alzheimer durante anos. Mas demorei para suspeitar da minha própria aflição.
Hoje, sabendo que tenho a doença, consegui determinar quando ela começou, há 10 anos, quando estava com 76. Eu presidia um programa mensal de palestras sobre ética médica e conhecia a maior parte dos oradores. Mas, de repente, precisei recorrer ao material que já estava preparado para fazer as apresentações. Comecei então a esquecer nomes, mas nunca as fisionomias. Esses lapsos são comuns em pessoas idosas, de modo que não me preocupei.
Nos anos seguintes, submeti-me a uma cirurgia das coronárias e mais tarde tive dois pequenos derrames cerebrais. Meu neurologista atribuiu os meus problemas a esses derrames, mas minha mente continuou a deteriorar. O golpe final foi há um ano, quando estava recebendo uma menção honrosa no hospital onde trabalhava. Levantei-me para agradecer e não consegui dizer uma palavra sequer.
Minha mulher insistiu para eu consultar um médico. Meu clínico-geral realizou uma série de testes de memória em seu consultório e pediu depois uma tomografia PET que diagnostica a doença com 95% de precisão. Comecei a ser medicado com Aricept que tem muitos efeitos colaterais. Eu me ressenti de dois deles: diarreia e perda de apetite. Meu médico insistiu para eu continuar. Os efeitos colaterais desapareceram e comecei a tomar mais um medicamento, Namenda. Esses remédios, em muitos pacientes, não surtem nenhum efeito. Fui um dos raros felizardos.
Em dois meses, senti-me muito melhor e hoje quase voltei ao normal. Demoramos muito tempo para compreender essa doença desde que Alois Alzheimer, médico alemão, estabeleceu os primeiros elos, no início do século 20, entre a demência e a presença de placas e emaranhados de material desconhecido.
Hoje sabemos que esse material é o acúmulo de uma proteína chamada beta-amiloide. A hipótese principal para o mecanismo da doença de Alzheimer é que essa proteína se acumula nas células do cérebro, provocando uma degeneração dos neurônios. Hoje, há alguns produtos farmacêuticos para limpar essa proteína das células.
No entanto, as placas de amiloide podem ser detectadas apenas numa autópsia, de modo que são associadas apenas com pessoas que desenvolveram plenamente a doença. Não sabemos se esses são os primeiros indicadores biológicos da doença.
Mas há muitas coisas que aprendemos. A partir da minha melhora, passei a fazer uma lista de insights que gostaria de compartilhar com outras pessoas que enfrentam problemas de memória:
Tenha sempre consigo um caderninho de notas e escreva o que deseja lembrar mais tarde.
Quando não conseguir lembrar de um nome, peça para que a pessoa o repita e então escreva.
Leia livros. Faça caminhadas. Dedique-se ao desenho e à pintura.
Pratique jardinagem. Faça quebra-cabeças e jogos.
Experimente coisas novas. Organize o seu dia.
Adote uma dieta saudável, que inclua peixe duas vezes por semana, frutas e legumes e vegetais, ácidos graxos ômega 3.
Não se afaste dos amigos e da sua família. É um conselho que aprendi a duras penas. 
Temendo que as pessoas se apiedassem de mim, procurei manter a minha doença em segredo e isso significou me afastar das pessoas que eu amava. Mas agora me sinto gratificado ao ver como as pessoas são tolerantes e como desejam ajudar.
A doença afeta 1 a cada 8 pessoas com mais de 65 anos e quase a metade dos que têm mais de 85. A previsão é de que o número de pessoas com Alzheimer  dobre até 2030.
Sei que, como qualquer outro ser humano, um dia vou morrer. Assim, certifiquei- me dos documentos que necessitava examinar e assinar enquanto ainda estou capaz e desperto, coisas como deixar recomendações por escrito ou uma ordem para desligar os aparelhos quando não houver chance de recuperação.
Procurei assegurar que aqueles que amo saibam dos meus desejos. Quando não souber mais quem sou, não reconhecer mais as pessoas ou estiver incapacitado, sem nenhuma chance de melhora, quero apenas consolo e cuidados paliativos.
 
ARTHUR RIVIN CLÍNICO-GERAL E PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA


.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

09/04/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – XIV
 
REPETIÇÃO DA VIOLÊNCIA: QUANTO DE CULPA DA MÍDIA?


                 Presidente Dilma,
                         
           A presidente tem toda razão, quando em solenidade de hoje, em Brasília, cancelou seu discurso e, chorando, disse que o Brasil nunca teve esta característica de violência, com a morte de forma tão prematura de tantos brasileirinhos.  Tem razão, presidente. Nunca teve, mas está aprendendo a ter.
 
Por que alguém, ainda jovem, tendo toda a vida pela frente, entra numa escola de crianças, atirando para todos os lados, mata onze pessoas, inclusive  dez meninas e um menino, e depois comete suicídio?   Já vimos esta história antes.  Vimos na televisão, acontecendo exatamente igual, várias vezes, nos Estados Unidos, Alemanha, Escócia, Finlândia, e algures. Até que ponto a mídia pode ser responsabilizada por isso?
 
Lembro-me quando, há muitos anos, um jovem estudante de medicina jogou-se do último andar de um prédio, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.  Seguiram-se, depois, vários outros suicídios semelhantes até que se  proibiu – não sei se por censura de algum órgão governamental, ou se foi uma auto-censura –  a imprensa de divulgar  fatos semelhantes, o quê, então pôs fim aos episódios. Mas, por causa disso a divulgação de tais fatos deve ser censurada por órgãos governamentais?  Não. Claro que não!
 
Não é mera coincidência que fatos como este, de Realengo, tenham acontecido, em várias partes do mundo, e da mesma forma.  Cada vez que tais cenas são repetidas na televisão – e de forma insistente – possíveis psicopatas em potencial,  começam, através de suas mentes doentias, já se imaginarem fazendo coisa semelhante, incentivados pela publicidade que se da ao autor dos crimes, com repetidas apresentações de seu nome, sua foto e fatos de sua vida.  Ele vira celebridade. É tudo que ele quer, mesmo que seja póstuma!  E a nociva publicidade dos fatos se perpetua, pois toda vez que outro semelhante acontece, a mídia faz um retrospecto de todos os casos passados, relembrando todos os detalhes e assim reforçando o aprendizado de novos candidatos a delinqüentes psicopatas.
 
 A motivação, deve, sem dúvida, ser diferente para cada  um que pratica atos como este, mas sem dúvida, a forma de executar a ação está sim, fortemente, vinculada à forma que a mídia divulga as  tragédias.  Não se admite mais censura, mas a própria mídia deve se auto-censurar evitando muitos detalhes de acontecimentos como este e, sobretudo, deveriam falar menos do psicopata, pois pessoas assim gostam de publicidade, mesmo que post-mortem.
 
Já se fala na possibilidade de ato terrorista, já que o armamento utilizado pelo psicopata era de uso profissional.  Qualquer que seja a motivação, o fato é que todo Brasil chora a morte de tantas crianças, de forma tão covarde, que até então só se vira em países tradicionalmente praticantes de políticas violentas por seus próprios governos.  Nosso país não tem a violência como política institucionalizada.  Não temos pena de morte, não temos guerras e armas de fogo são proibidas.  É deplorável que mesmo assim essas coisas aconteçam.  Alguma coisa precisa ser feita.
 
É evidente, presidente, que aqui não se está falando de volta da censura.  Mas talvez, sim, do exercício de uma liderança do Ministério das Comunicações junto aos diretores das várias emissoras que compõem a mídia televisiva para dar um tratamento diferenciado a estes acontecimentos, para que a cobertura dos fatos não se transformem em verdadeiros cursos de como praticá-los.  Tais acordos de cavalheiros já acontecem em outros países, como por exemplo, nos USA, onde as emissoras, numa auto-censura, nunca publicam, por exemplo, fotos ou cenas de pessoas nuas.  Por que não poderiam também nossas emissoras de TV, num acordo de cavalheiros, para preservar a segurança de nossos cidadãos, também fazerem uma auto-censura, não divulgando com tanta insistência – como fazem – ações que, com certeza, serão imitadas?
 
Não se pode, de forma alguma, presidente, querer a volta da censura.  Mas, acho que, em sã consciência, ninguém pode negar que a mídia que desempenha um papel preponderante na repetição dessas tragédias, poderia muito, também, tentar evita-las.  E ela sabe como!   
 
Sabe-se, presidente, que após seu pronunciamento, você entrou para o seu gabinete e chorou copiosamente.  Pois saiba, presidente, que também  todo o Brasil chorou junto com você.

 
          
NORMAS E FORMAS VII
 
 
DEFICIÊNCIAS DO SER HUMANO
 
A  PROCRASTINAÇÃO
 
            Todos os anos, quando chegava o mês de abril, eu sempre me lembrava de um dos grandes defeitos que acometem o ser humano, inclusive a mim: A Procrastinação. É o mês de preencher a declaração de imposto de renda, mas eu sempre deixava para o último dia.  Hoje, lembro-me desta deficiência com maior freqüência, ou para ser mais exato, a cada semana, às quintas-feiras.  É o último dia que tenho para entregar a minha parte nesta prestigiosa coluna do amigo Júlio Porto.
 
Felizmente, toda deficiência humana tem um antídoto.  O primeiro e mais difícil passo é reconhecer a existência da deficiência, ou do vício psicológico.  Uma vez reconhecida, é só estudar as causas e aplicar o remédio, que na realidade não é um medicamento, mas uma ação corretiva.
 
Com referência à minha procrastinação, aprendi que a forma mais fácil de vencê-la é atacar a tarefa postergada pelos flancos, pelos lados, e nunca diretamente de frente.  Assim, no caso da declaração, “não assento ao computador para fazer a declaração”.  Assento-me ali “apenas com a intenção de abrir o programa, de ver novidades”, mas nunca decidido a fazer a declaração.  Assim, ao abrir o programa “sem o compromisso de fazer agora”, mas já estando dentro dele – mas ainda sem ter a obrigação de completa-la naquele momento – aos poucos coloco um dado, depois outro.  Gravo.  Olho mais alguma coisa. E, é impressionante: Quando você se assusta, já está fazendo toda a declaração pra valer.
 
É pena que ainda não tenho aplicado a mesma metodologia para elaborar meus escritos nesta coluna.  Deixo sempre para a quinta-feira.
Á SUA SAÚDE

(VEJA NO PRÓXIMO NÚMERO)

GINECOMASTIA DEIXA HOMENS CONSTRANGIDOS


NOTAS
 
ERRAMOS

    Na edição passada, na seção “Cartas à Presidente”, dissemos que José Alencar foi um avalista político de Lula, garantindo-lhe a eleição, após duas derrotas consecutivas.  Fomos corrigidos por nosso leitor e amigo, Emanuel Ramos (*), da Santa Casa de Montes Claros, que nos alertou para o fato de terem sido três derrotas consecutivas:  Uma para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique.
   
E-mails recebidos:
 
      Do amigo Coronel Helvécio Gomes, um dos diretores da Fundação Guimarães Rosa
 
Prezado Amigo Foscolo!
Tenho lido e apreciado com muito gosto as suas cartas, especialmente aquelas dirigidas à nossa Presidenta.
Gostaria de congratular-me com você, parabenizando-o pela lucidez, transparência e sobretudo a coragem que apresenta suas críticas e elogios.
 
Atenciosamente,
Helvécio Gomes, Coronel PM
Fundação Guimarães Rosa
 
Do desembargador Dr.Belizário Antônio de Lacerda
Caro amigo Carlos.
Acabo de ler mais um artigo de sua autoria titulado PRESIDENTES TAMBÉM CHORAM.
Este artigo tem dois bons motivos para se tornar um escrito ímpar entre os bons artigos da lavra dos melhores articulistas do País.
O primeiro deles se deve à sua acurada percepção política, atributo este que só vim a perceber em você com a fértil produção de seus artigos. O segundo se deve ao enfoque incensurável que deu no referido artigo ao pranteado Ex-Vice Presidente da República Federativa do Brasil, Sr. José  Alencar Gomes da Silva. A sua visão sobre a política brasileira é de fazer inveja aos próprios políticos. Pessoa como você deveria estar engajada na vida político-administrativa do País. Poucos homens públicos tem o seu descortino e sutileza para perceber o motivo que faz acontecer os fatos político-administrativos mais relevantes da Nação.
Obrigado pelo envio do artigo e muito bem!
Do amigo,
 Belizário de Lacerda
 
 
(*)De meu amigo Emanuel Ramos, expert em TI, da Santa Casa de Montes Claros.
Meu caro Foscolo,
Parabéns e obrigado pelo artigos interessantes e cheios de conteúdo.
Apenas uma pequena observação.   No trecho:  "Na realidade, o Alencar foi o avalista político que possibilitou a vitória do presidente Lula, após duas derrotas consecutivas anteriores."
Acho que O presidente Lula perdeu três eleições consecutivas antes de ser eleito no pleito de 2002.    Uma para o Collor em 89  e duas para FHC - 94 e 98.
 
Um grande Abraço,
Emanuel Ramos
 
 
Do amigo Lauro Brambilla, presidente da ABS-México, sediada em Monterrey, México, recebemos esta colaboração sobre o uso do vernáculo
EXCELÊNCIA, A SENHORA "PRESIDENTA" DILMA

Agora, o Diário Oficial da União adotou o vocábulo presidenta nos atos e despachos iniciais de Dilma Rousseff.

As feministas do governo gostam de presidenta e as conservadoras (maioria) preferem presidente, já adotado por jornais,  revistas e emissoras de rádio e televisão.
Na verdade, a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada de Presidenta. E ponto final.
 Por oportuno, vou dar conhecimento a vocês de um texto sobre este assunto e que foi enviado pelo leitor Hélio Fontes, de Santa Catarina, intitulado Olha "a" “Vernácula” !

Vejam:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.  Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo,  há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha.

Se diz capela-ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente,  e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

Um bom exemplo seria:
 
“A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta pensando ser eleganta por  ser agora a representanta. Esperamos vê-la  sorridenta, numa capela - ardenta, pois esta dirigenta, em atitude barbarizenta, não tem o direito de violentar o português, só para ficar contenta.


CURSO DE  “MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM”, EM POMPÉU
 
            Será realizado em Pompéu (a parte presencial quinzenal, facultativa (**)) o Curso de MEDIAÇÃO E  ARBITRAGEM, que tem como finalidade principal a formação de árbitros, procuradores, e outros envolvidos, para o TJACMG .de Pompéu e região.
 
            As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 10 de abril e o início está previsto para 15 de abril.    A duração será de 7 quinzenas.
 
Matrículas podem ser feitas pelo site:
 WWW.TJACMG.COM.BR/CURSOS.HTM
ou pelo e-mail TJACMG@TJACMG.COM.BR ou pelo telefone 37-3523.1686.
 
(**) Lembramos que a parte presencial é um diferencial oferecido ao aluno.  Compete a ele saber se pode, ou deve dispensá-la.




.






- Domingo passado CAP e São José de Abaeté ficaram no empate por um gol e neste
sábado a tarde decidirão o título em Abaeté. O gol do CAP foi marcado pelo atacante
Luizinho e o jogo foi apitado pelo Tiago, da Liga de Bom Despacho que não teve
maiores dificuldades, visto que foi um jogo tranqüilo e sem lances polêmicos.

- Pela Copa da Amizade o time do Cansaço perdeu para o Assentamento 26 de outubro
por 03 a 01. Bela Vista ganhou por WO do time da Vargem que não compareceu.
Com estes resultados Assentamento 26 de outubro e Cansaço (equipes que mais
pontuaram na competição) vão decidir o título neste domingo a tarde, no campo do
Sport, uma boa opção prá quem gosta de acompanhar o futebol dos “campos de terrão”.

- E depois de tantos erros e contratações equivocadas, mais uma vez parece que a
torcida do Galo vai ter que repetir um velho chavão: “ Vocês vão ver o nosso time é
no ano que vem!”, tanto que o nosso amigo Frankinho já pediu arrêgo, querendo pagar
para arrepender da aposta feita com o Pulica sobre quem será o campeão mineiro 2011.
Quem deve estar rindo à toa é o Tardelli e o Obina que saíram duma fria e fizeram um
negócio da China abandonando o barco em boa hora; em compensação o ex-cruzeirense
Guilherme deve estar pensando justamente o contrário. Dorival Júnior, técnico sério
e competente, também entrou numa fria, mas já veio sabendo do desafio que estava
assumindo no ano passado, quando pegou o time na zona da degola e conseguiu
evitar o rebaixamento que era iminente. Acho que não adianta ficar reclamando da
arbitragem que anulou um gol do Galo aos 41 minutos do segundo tempo, pois quem
não conseguiu em mais de 80 minutos, fazer um mísero golzinho no pior time do
campeonato paulista infelizmente não merecia seguir na competição. Não adianta ficar
tapando o sol com a peneira; Copa do Brasil já era, Campeonato Mineiro está muito
difícil e então a diretoria alvinegra tem que agir rápido prá ver se ainda consegue salvar
o ano no Campeonato Brasileiro.

- Após deixar escapar 02 títulos que eram uma garapa (há quem diga que foram três), o
Cruzeiro está fazendo um ótimo planejamento estratégico na atual temporada. A idéia
de poupar alguns jogadores em uma competição, priorizando o torneio mais importante
não tem sido usada este ano, e de acordo com o presidente Perrela e o técnico Cuca,
sempre vão entrar em campo os jogadores que estiverem em melhores condições. Os
números no campeonato mineiro e na Libertadores comprovam que esta decisão foi
acertada, e os jogadores tomaram consciência que a condição de titular na equipe
dependem muito do desempenho de cada um. A manutenção do grupo, do time base
dos anos anteriores e o planejamento da pré-temporada também foram importantes,
tanto que tem sido raro os desfalques por problemas de contusão. Os resultados até
o momento tem sido tão bons que a antecipação do jogo com o Tupi, que seria neste
fim de semana, para uma melhor preparação para o que seria o jogo mais difícil até o
momento perdeu o sentido, ou seja, os jogadores estão tendo 10 dias para treinar e ainda
vão se dar ao luxo de poder perder para o Estudiantes na próxima quarta-feira que o
time ainda será o primeiro colocado do grupo sete da Libertadores.






.


 



OPORTUNIDADE
 
VENDE-SE LOTE DE 521 METROS QUADRADOS, LOCALIZADO NO BAIRRO VÁRZEA DAS FLORES, NESTA CIDADE DE POMPÉU, TODO CERCADO COM ARAME FARPADO, LOCALIZADO NA ESQUINA  DAS RUAS FRANCISCO L. SILVA COM RUA PEDRO MARIA DE MENEZES. PREÇO: R$ 35.000,00. ACEITA-SE PROPOSTA. TRATAR COM O SR. ARMOM  PEREIRA DA SILVA PELOS TELEFONES: 31 8862 6210 E (31) 9839 6451.




.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA