Edição: 04/04/2009
.
BOM DIA POMPÉU
 

Esta jovem “teen ager” – é Amelinha Machado, filha do forte empresário Joaquim Higino de Souza Machado e Marlúcia Martins Souza Machado – ele ex-prefeito municipal.Amelinha irá receber seus convidados no clube Alto Styllo.Detalhe: assim que liguei para o Joaquim para agradecê-lo pelo honroso convite, dizendo que me sentia (sic) “muito lisonjeado, feliz  e honrado” pelo convite, adivinhem o que ele me disse: “ Geraldo, sabe quanto tempo tem que você me cobrou esta festa? Você foi o primeiro a me cobrá-la: foi no Alto Styllo, há 11 anos e quatro meses atrás”. Aí , eu lhe retruquei:  - puxa vida , Joaquim, quem é o matemático Osvald de Souza pra ter a sua memória!!!??? Rssss. “Espero por você lá no Alto Styllo”, encerrou o Joaquim.

.

Evaristo, grande produtor da famosa aguardente Cristalina do Pau Terra com seu filho, no aniversário do sr. Ademar Lobato.(Roberta Porto)

.

Gutinho Peres e sua esposa Saninha(Foto Roberta Porto)

.

Eu com o genro do Doutor Odilon Lobato: Luis de Castro. Temos um grande amigo comum : o Renato Frigotudo. Ele é o marido da Claudinha Lobato.Ela médica e oficiala da PM. ( Foto Roberta Porto)

.

Esse ai é o “crack” Sandro... indivíduo competente(como dizia Valdir Amaral, da Rádio Globo do Rio). Ele é dublê de garçon  e  fotógrafo oficial do Aconchego, pois  sempre bate fotos dos clientes e frequentadores daquela Casa noturna para a coluna JP.(Foto JP)

.

Minha amiga Mara (ela é sobrinha da Vitória de Jesus) com seus dois lindos filhos: Dierald e Taylor.  Dierald é filho do Júlio César de Lacerda – neto portanto do Cláudio César de Lacerda(Cláudio do Bebé).Liguei para o meu amigo Giancarlo(filho do Cláudio) para vir à minha casa conhecer o seu sobrinho. Ele não se fez de rogado: a cena foi emocionante. Assim que ficaram frente a frente(o Dierald meio sem graça, mas com a dignidade e a categoria que sua mãe lhe deu e ensinou) estendeu as  mãos para o Gian e tomou-lhe a bênção. Somente pessoas muito bem criadas têm a postura  e a nobreza de sentimentos do Dierald . Embora tenha sido a primeira vez que encontravam(Dierald  está com 14 anos)ele  tomou a bênção  do seu querido tio, que também tomou uma atitude dígna ao manifestar  grande interesse em conhecer seu sobrinho. Não posso deixar de parabenizar a Mara e o Ibraim, seu esposo -  ele é militar – pela educação que souberam dar ao Dierald.Ibraim , para quem ainda não conhece(vou publicar uma foto sua em minhas próximas edições) tem uma “cara”, que vou “te contar”:  de “durão” – que nos faz lembrar famoso ator de Hollywood – o Clint Eastwood, quando mais jovem ou que tal o Paul Hogan, personagem de Crocodilo Dundee?

.

Mara  com suas duas filhas ...

.

Gleide, da cidade de Pirapora, como suas duas filhas. Ela é nora do Zé Barata – ele ex-prefeito de Buritizeiro e nome de grande ressonância política e social naquela  região.Ela esteve aqui em minha residência, em companhia de uma de suas filhas, da sua irmã Mara e de  Dierald e Taylor.      

.

Vitória e sua irmã Hilda: ambas já estão no Plano Superior. A morte inesperada e repentina de Vitória causou grande comoção na cidade de Pompéu, onde ela era muito querida e  estimada. O Bar da Vitória tornou-se famoso pelo frango caipira que ela servia com muito carinho a seus incontáveis clientes, cujos freqüentadores quando iam encerrar sua atividades de boêmios, na melhor acepção do termo, passavam por lá.Que Deus a tenha e dê à sua família o merecido conforto.  Hilda, sua irmã, é  a saudosa mãe da Mara, que reside na cidade de Pihumi.Segundo sua filha Nega, sua mãe não sabia guardar rancor e ressentimento de ninguém. Ela podia discutir com quem quer que fosse, que no dia seguinte era a mesma pessoa e concluiu: “ Não puxei minha mãe nesse sentido”.

.

Este quadro lindo está imponentemente colocado no oratório da fazenda São Miguel, do sr.  Ademar Lobato.

.
FALECIMENTO
 
A COLUNA  lamenta informar o falecimento do meu amigo Chico Bombeiro: pessoa de grande conhecimento nas áreas hidráulicas e elétrica. Eu era seu amigo e cliente há mais de 20 anos. Chico era uma pessoa bem humorada, muito prestativo e um bom amigo.A coluna se associa a todas as manifestações de pesar pelo seu passamento. Fará muita falta não só para sua família , mas para toda Pompéu  - uma vez que era profissional dos mais qualificados. Que Deus o tenha em bom lugar.***QUEM PARTIU também para o Plano Superior foi o Alvino Conrado, torcedor do CAP , para quem trabalhou mais de 40 anos como roupeiro e salvo melhor juizo foi também diretor e técnico.       
.

Esta preciosidade acima (afinal ninguém é de ferro).. é do nosso amigo Toninho Quirino. Gente, mas cá pra nós... o brasileiro é mesmo um povo feliz: com tantos problemas que temos( gasolina mais cara do mundo, a telefonia mais cara do mundo, um dos paises mais corruptos do mundo, um país onde ninguém sabe qual a diferença entre o político e o ladrão) o brasileiro ainda tem humor  pra criar coisas desse tipo. Creio que até o nosso querido presidente – que é o Cara – deve apreciar a criatividade e a inteligência dos seus conterrâneos.

.
VISITA DE INDIANOS MOVIMENTA COMUNIDADE POMPEANA
 
A passagem do grupo do IGE,provenientes do distrito 3132 INDIA ,agitou a cidade de Pompeu.A recepcao no marco rotario da cidade foi muito concorrida com a presenca de aproximadamente 180 pessoas ,divididos entre rotariano(a)s,damas ,interactiano(a)s,vice-prefeito Lucinao Lino,secretarios ,banda de musica,membros da loja maconica,rotarianos de Martinho Campos,membros do Consep,imprensa(Carlos Franca da TVI-afiliada da rede globo, gravou varias materias que irao a o ar nos proximos dias),criancas,policia militar e populares que passavam pelo local ,meio que sem entenderem tamanha movimentacao.Ao desceram da Van,foram saudados por uma faixa em ingles desejando boas vidas ,fogos de artificio,banda de musica e com o aceno de todos com as bandeirinhas do Brasil e India.Apos varias fotos e apresentacoes feitas pelo interprete Ricardo Alves,os carros sairam em passeta pelas principais ruas da cidade com um buzinaco ,escoltados por batedores da policia militar,ate a chegada as casas das familias anfitrias.Logo apos almocaram na sede do rotary e seguiram para conhecer a MICAPEL,empresa de beneficiamneto de ardosia,onde foram muito bem recebidos por Telmo,Ronan e equipe.Apos apresentacao de todo o processo de beneficiamneto da ardosia ,foi servido um lanche com cardapio muito bem elaboradao obedecendo as tradicoes culturais da India.A visita a fazenda de producao de leite foi um pouco, prejudicada devido a um pequeno atraso na programacao e tambem a chuva que caiu ao anoitecer em nossa cidade,o que impediu o acompanhamento das ordenhas,mas nao que Ricardo alves mostra-se as instalacoes da Fazenda Mato Grosso(proprietario Julio do Baninho)explicando como e feito todo o processo.A noite tivemos uma grande confraternizacao na casa da companheira Adalice Mesquita , com  presenca do Grupo Universamba.O grupo do Ige,tocou os instrumentos musicais e tambem dancaram samba e pagode.A grande surpresa foi  achegada da indiana RENUKA vestida com trajes brasileiros e as filhas da companehira Maria Luiza trajando roupas indianas.A proposta da troca foi feita por RENUKA.Rotarianos de Martinho Campos tambem marcaram presenca.
.
VISITA A PREFEITURA FOI MUITO PROVEITOSA
 
Na quarta comecamos a programacao visitando a prefeitura.Pelo motivo da esposa do prefeito Joaquim Campos Reis ter dado a luz a 02 lindos garotos no ultimo dia 06/04/09 e  o mesmo estar acompanhando-a em BH.o vice Luciano lino o representou.A reuniao contou tambem com  precenca dos secretarios municipais.O secretario de planejemnto Tadeu,entregou a cada membros uma apostila com dados do municipio e prestou varios informacoes solicitadas.A Secretaria de saude Danielle,respondeu a varias perguntas feitas pelo team leader Prakash e fez um breve relato sobre o programa de saude da familia, o que agradou ao grupo.
.
VISITA AO NOVO PREDIO DA CAMARA TERMINOU COM DANÇA
 
Ao sairmos da prefeitura deslocamos para a Camara Municipal,onde fomos muito bem recebidos pelo presidente da casa Joaquim Moreira,sua esposa Maria,funcionarios e pelos vereadores Nilson e Romere(dos nove vereadores apenas tres compareceram,certamente por terem outros compromissos no mesmo horario),que nos apresentaram todas a instalacoes e deram explicacoes do funcionamento ,sempre respondendo as perguntas feitas pleos membros do grupo.Ao final da visita fomos surpreendidos por Anand,que colocou o seu celular ao microfone,tocando uma musica indiana,e com RENUKA comecando a dancar pelo plenario e sendo acompanhada por demais membros,o que causou momentos de alegria e descontracao aos presentes.Curiosidade:Segundo membros do IGe,na India veradores nao recebem salarios e o prefeito tem vencimento de US$100(cem dolares mensais)
.
ENTREVISTAS EM RADIOS
 
As entrevistas em radios foram muito concorridas.Na EXCLUSIVA FM,radio comercial e com alcance de 70 cidades e aproximadamente 1.000.000 de ouvintes espalhados pelo centro oeste mineiro ,apresentaram-se e responderam a varias perguntas feitas pela jornalista Flavia Dias,locutora Josy Oliveira ,Francisco Rafael e traduzidas por Ricardo Alves.Ao final gravaram uma vinheta com o programador da radio Jorge Avila,que sera inserida dentro da programacao diaria.Em seguida seguimos para radio comunitaria TERRAFM ,onde tivemos participacao de ouvintes por telefone,curiosos com a cultura indiano e tambem a presenca de pessoas junto a portaria da radio.
.

VISITA A APAE ACONTECEU A TARDE

 

Apos o almoco na sede do rotary, o grupo seguiu para a sede da Apae,onde conheceram todas as instalacoes,funcionamento,alunos e tambem visitaram a SALA ROTARY DE FONOAUDIOLOGIA.Ao final da visita, a diretora Claudia os presenteou com souveniers feitos por alunos da entidade.Ao perceber as dificuldades financeiras enfrentadas pela entidade,o rotariano PRAKASH ,propos ao companheiro RENATO OLIVEIRA,o envio de e-mail descrevendo as principais necessidades,para uma possivel parceria dos clubes para auxiliar a entidade, o que sera feito em breve.

.
VISITA A CASA DA CULTURA FOI MUITO CONCORRIDA
 
Ao chegarmos a casa da cultura,percebemos ja na entrada um grande numero de pessoas,que aguardavam ansiosos a chegada do grupo.Os trabalhos comecaram com o secretario da cultura Paulo Maurilio e Marcela apresentando e explicando o funcionamento da casa.Em seguida,no auditorio,tivemos a  apresentacao da historia de Pompeu com traducao de Ricardo Alves e tambem com apresentacao de fotos do municipio.Em seguida tivemos apresentacao do grupo de Axe,onde que RENUKA dancou com os integrantes e ainda mais tarde tambem dancou samba com  a dancarina Saninha,o que causou delirio entre os presentes.A apresentacao da capoeira foi muita animada sendo alvo de muitas fotos e filmagem dos integrantes do IGE.Na sequencia tivemos o teatro contando passagem da vida de DONA JOAQUINA,uma das maiores matriarquas do Brasil e referencia de nossa cidade.Finalizando tivemos a apresentacao da folia de reis,que tambem agradou em muito os membros do grupo.Ao final, o prefeito Joaquim C Reis ja de volta a cidade,acompanhado de sues secretrios e vice Luciano Lino,acompanharam a apresentacao do grupo .O grupo do IGE passou por bateira de fotos e perguntas,que so foram interrompidas,devido a necssidade de estarem se delslocando para as casas das familias anfitrias,para se prepararem  para a reuniao festiva de apresentacao do grupo na sede do rotary.Apos um entendimento entre o tema leader PRAKASH e o coordenador local do IGe Renato Oliveira,ficou acertado que se apresentariam usando roupas tipicas indianos, que resultou em um impactpo bem positivo aos presentes.
.
APRESENTACAO DO IGE FOI SHOW
 
Encerrando a programacao o grupo do IGE fechou com chave de ouro,levando grandes informcoes culturais e profissionais aos presentes.Na quinta- feira as 08 00 partiram de nossa cidade com destino a curvelo,seguindo seus roteiro de visitas, deixando saudades em nossos coracoes.
.
JOVEM POMPEANOS MARCOS E APROVADO EM ETAPA DO PIJ
 
O jovem e dedicado Marco Antonio Costa Cordeiro,candidato a uma vaga no programa de Intercambio de jovens,passou na primeira etapa das provas de selecao e tambem ja realizou a segunda etapa,aguardando para os proximos dias o resultado.E grande a expectativa neste garoto,devido a sua dedicacao,seriedade e compromisso com aquilo que assume.Em breve daremos mais detalhes.
.
E-MAIL
 
Ola Julio, é sempre um prazer falar com vc ao vivo ou pelo email. Adorei a sua pagina na net e claro todos os internautas que ganham na oportunidade de se informarem sobre as notícias mais badaladas do mundo social, não só de Pompeu, mas também de toda a região. Parabéns pelo seu trabalho. Beijao e te encontro na onda, rsrs. Ass. Tina Barcelos( leia-se Onda FM: 91.5 ou www.ondafm.com.br)
.
ANOS 90
 

AS NOTAS ABAIXO foram notícia em janeiro/fevereiro e março de 90.

UM POMPEANO  foi dia  desses interpelados por um conterrâneo seu que lhe disse o seguinte:           
- Você vai me desculpar, mas eu o considero meio sem inteligência . Você está tão bem lá fora e vem aqui para Pompéu para aplicar seus investimentos. Por que você não os aplicou lá?           
O pompeano interpelado não gostou muito da observação de seu conterrâneo e deu a resposta na hora, assim:
- Você conhece a Maetê Proença? O cara disse, sim. Conhece a Luiza Brunet? Sim. A Christiane Torlone? Sim Vera Fisher? Sim

* * *

E depois de citar uma série de estrelas da televisão e do cinema e seu amigo responder afirmativamente que conhecia  todas, o pompeano lhe disse:            
- Então, você é que vai me desculpar, mas você que é burro, pois conhecendo todas essas mulheres bonitas, se casou com uma mulher feia como a sua. Eu me casei com Pompéu, adoro aqui e pronto.           
Não houve mais diálogo e a roda se desfez, pois todos perderam a graça... Esses pompeanos são fogo! O pompeano interpelado foi o José Maria Cordeiro Valadares (Zezinho Carrocinha)

.
O BEIJO
 
Por definição, o beijo é um ato íntimo - e estamos falando  do beijo propriamente dito, antigamente chamado de “de cinema”. É claro que recepções  alegres podem ser acompanhadas por um beijo em público, como também na hora da despedida, celebração de aniversário e outros eventos. Mas, mesmo nesse casos, nos referimos a um beijo de afeto, não de paixão. Existe diferença, e duas pessoas “atracadas”num beijo apaixonado numa esquina qualquer estão quase  conclamando os transeuntes a participarem de sua intimidade - o que definitivamente não é elegante nem agradável.
.
ANTIGA NAMORADA
 

Mesmo com os anos corridos, cada um tendo seguido a sua trilha e o seu destino, sempre resta um fio de lembrança de momentos passados juntos. Se acontecer  um eventual encontro, para evitar constrangimentos, o ideal é um cumprimento discreto. No entanto, se seu “ex”ou a sua ëx”estiver desacompanhado(o), a sua maneira de olhar é melhor arma para o reinício de uma nova  conversa.

* * *

A PROPÓSITO  da nota aqui veiculada dia desses segundo a qual o Rondon Rocha iria fundar outro partido, se os seus correligionários não o aceitassem como candidato a prefeito, a mesma teve grande recuperação : o Gilberto Valadares Porto comentando sobre a decisão do prefeiturável Rondon disse: “Então  ele já pode ir providenciando  a fundação deste seu partido...” A mãe Dinah, quer dizer,  o Gilberto,  estava enganado.(Júlio Porto, abril/99)

.
HÁ 10 ANOS ATRÁS
 

A VEREADORA Neli Maria fez uma indicação, solicitando a colocação de dois quebra molas : um à rua Dona Joaquina, no bairro Ilha, nas proximidades da residência do saudoso Geraldo Silva, cuja justificativa é a frequente ocorrência de “pegas”de veículos e outro no Alto da Rita, próximo a entrada das casas populares. Existe uma lei federal que estipulou prazo de 1 ano para que todos os quebra molas do país sejam demolidos. Mas, como tantas outras, esta é uma lei que ficará só no papel.

.
QUERO LHE DAR OS PARABENS PELO ULTIMO JORNAL.SOU LEITOR DO SEU JORNAL TODA SEMANA.GOSTEI PRINCIPALMENTE DO ARTIGO QUE FALAVA DOS SERVIDORES  PUBLICOS. PARABENS TAMBEM POR DEIXAR A PREFEITURA DAR SUA OPINIAO SOBRE O ARTIGO PUBLICADO. PARABENS CONTINUE SEMPRE ASSIM. VOCÊ PODERIA FAZER UMA REPORTAGEM SOBRE O CRISTALINO. TIME DE MAIOR TORCIDA DO CENTRO OESTE E DE TORCIDA MAIS FIEL COM O CLUBE. PARABENS MAIS UMA VEZ PELO JORNAL.
TIAGO DE OLIVEIRA GONCALVES.
.

Bom dia, Julio Porto td bem?
gostaria que vc fizesse uma materia sobre o meu tio zé boco contando que ele foi o primeiro retratista em Pompéu. obrigada.As. Vanessa Alves

NR. Vanessa, aguarde... vamos fazer uma pesquisa e faremos  com todo prazer uma matéria com o seu saudoso tio... uma pessoa boníssima e um homem puro com incontáveis qualidades.

.
COMO ESCOLHER O HOMEM IDEAL
 

Para saber se ele é o homem ideal, basta compara-lo a um automóvel. Fazendo o check-list, você encontrará a resposta.

A – Verifique o interior(não se iluda com o design)
B – Verifique o ano(quanto mais novo mais chance de ter problemas).
C – É estável ou balança  quando se depara com qualquer curva?
D – Possui os dois faróis rebaixados? “Xiiiiiiiii...”
E -  Possui longa alavanca de câmbio?
F – Mais importante ainda: o câmbio tem boa durabilidade ou deforma-se com facilidade?
G – É movido a álcool ? “” Neeeeemmmmm pensar, minha amiga...”
H – O motor mantém temperatura constante? Ou esquenta rapidinho? Percorre pequena distância e morre logo em seguida?
I – Leve para um test – drive. Se o homem passou em todos estes testes e te agrada, lembre-se: antes de compra-lo, alugue-o em uma locadora por um ou dois meses, pois neste período, você pode surpreender-se e aí é só devolver...

.

Questionamentos acerca das respostas oferecidas pela Administração Pública Municipal de Pompéu/MG, na qual questionei algumas questões e as respostas foram, no mínimo, vagas e obscuras. comunicacao@pompeu.mg.gov.br (Sugestões/Reclamações/Afins).

 

Resposta da Administração Pública:
1- Você tem inteira razão, quando questiona o aumento do salário mínimo. Realmente os salários dos servidores estão cada vez mais defasados e isso precisa ser mudado. Mas veja bem: você como servidor também deve ter passado por esta dificuldade, quando ficou três meses sem receber. Novembro, Dezembro e o 13º. Muitos de nossos trabalhadores estavam em grandes dificuldades, pois dependiam tão somente desse salário. Pois bem, já em janeiro, tínhamos três folhas de pagamento para quitar e mais a de janeiro para pagar em dia. E com muito esforço, conseguimos, pagar as três folhas e os salários estão sendo finalmente pagos em dia. Isso tinha que ser a nossa prioridade, concorda? Que pessoas estavam sem o que comer em casa por causa dos atrasos. Tenho certeza que você também foi solidário aos nossos colegas.
Marco Antônio Lacerda Quirino: Não me referi, em momento algum, sobre o aumento do Salário Mínimo, pois este já se fez, mas, sim, sobre o repasse do mesmo, qual seja, 12% (doze por cento) aos servidores que auferem um vencimento superior ao mesmo. Portanto, tal resposta foi vaga, omissa e distante dos questionamentos por mim formulados. Pergunta objetiva e direta, para uma resposta equiparada:  Será repassado ou não o aumento do SM aos demais servidores, quais sejam, aqueles que percebem um vencimento acima do Salário Mínimo (excluindo-se, é óbvio, os cargos em comissão e função de confiança)? Obs.: Além do repasse em relação ao aumento do S.M., deveria ser repassado um aumento real sobre o INPC. Seria um reajuste de 12% sobre o S.M. e um aumento real sobre o INPC.

Resposta da Administração Pública:
2- Será sim, elaborado um plano de cargos e salários, que beneficie todos os servidores, que tanto fazem por nossa cidade. E administração pública está aberta a negociação, as conversas para que possamos chegar a um acordo que traga benefícios para todos.
Marco Antônio Lacerda Quirino: Resposta também omissa, vaga e longe dos meus questionamentos. Mais uma vez insisto, para que não haja dúvidas, pois talvez o subscritor deste seja limitado a responder tais questões com segurança, eficácia, entendimento e discernimento. NÃO ME REFERI EM MOMENTO ALGUM SOBRE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, mas sim, sobre o repasse do aumento do S.M. aos servidores públicos municipais, que, aliás, se fez durante todo o mandato do Sr. Joaquim Higino de Souza Machado, por sinal, um Prefeito com sensibilidade apurada, humanidade, respeito e valorização para com os Servidores Públicos Municipais de Pompéu/MG. Mas já que foi ensejado tal assunto acerca do Plano de Cargos e Salários, tal já se faz presente na Lei Complementar nº 001/2008, Capítulo  V - DA PROGRESSÃO, art. 121, onde cito Ipsis litteris: "A lei de Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos tratará das formas, critérios e requisitos para progressão". A Lei 1.548/2007 (“Dispõe sobre o Plano Geral de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos do Município de Pompéu”) já foi sancionada, não merecendo, então, "elaboração", já que está presente na alusiva Lei. Com efeito, será somente e tão somente colocá-la em prática.

.
MENSAGEM RECEBIDA POR ORKUT
 

OLA QUERIDO
E AI JA ARRUMOU A CANDIDATA PARA O MISS SERA AGORA DIAS 19,20 E 21 DE ABRIL A INSCRIÇÃO SERA DE 700,00 REAIS ME MANDE UMA RESPOSTA URGENTE SERA EM ARAXA
BJSSSSSSSSSSSSSS RAKEL

RESPOSTA DADA A RAKEL:

Olha querida... achamos dificil e complicado a participação este ano - o que seria mto bom e importante para nossa cidade. A nossa prefeitura está "quebrada" literalmente e com toda certeza, creio que o nosso querido prefeito n terá condições de bancar uma representante. A sua prioridade no momento foi colocar em dia os salarios dos servidores que estavam atrasados desde novembro... e acreditamos que ele tenha outras prioridades. Gde abraço a vc, mas nós continuamos aqui à sua disposição, querida, sempre e sempre com a mesma amizade e admiração.

obrigada pela atenção

Mas podemos marcar um casting com meninas bonitas ai será que pode ser do dia dia 22 ou 23 de abril? bjs kel

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA