Edição: 12/02/2011


.



 ROTEIRO
 
MARCOS E MOZAIR, famosa dupla sertaneja de Abaeté, se apresentam hoje, sexta, na AABB(Pompéu). A AABB tem sido apontada como um dos clubes mais bonitos das Minas Gerais e também um dos mais bem administrados(leia-se Amaldinho Jr e equipe).*** EM MARTINHO CAMPOS , HOJE, DIA 12, a pedida é o Forró do Luizinho, com a dupla Márcio e Daniel. E, dia 25,sexta,  com a Banda Nós 3 .Local: Clube da Terceira Idade.


.
 
A jornalista Andréia Oliveira(colunista do jornal de Contagem) com o prefeito Márcio Lacerda. OLÁ ANDREIA BOA NOITE , COMO VAI, TUDO BEM? ESTOU ME PERMITINDO PUBLICAR UMA FOTO SUA E DO QUERIDO MÁRCIO LACERDA. ELE ESTÁ NA MÍDIA APÓS CONCEDER ENTREVISTA À IMPRENSA E EXEMPLIFICAR OS MOTIVOS DA BANALIZAÇÃO DO CRIME. A FOTO SERÁ PUBLICADA EM NOSSA COLUNA QUE RECEBE MAIS DE 7 MIL ACESSOS INDIVIDUAIS/MÊS.NOSSO SITE É: www.julioporto.com ou simplesmente julioporto.com APROVEITO O ENSEJO PARA CONVIDÁ-LA A VIR CONHECER UM DOS CLUBES MAIS LINDOS DAS MINAS GERAIS: O CLUBE DA NOSSA AABB. GDE ABRAÇO E SUCESSO PRA VC. ABRACE POR MIM O TONY Y.A.A. MAS, PARA QUEM NÃO TA SABENDO DA PAUTA DA ENTREVISTA DO QUERIDO PREFEITO DE BELO HORIZONTE, ELE FOI ENFÁTICO AO AFIRMAR QUE O CRIME  ESTÁ SE BANALIZANDO CADA VEZ MAIS PELO SIMPLES FATO DOS EXEMPLOS ESTAREM VINDO LÁ DE CIMA, ONDE SE PRATICA TODO E QUALQUER CRIME DESDE CORRUPÇÃO ETC. ETC. E NINGUÉM SER CONDENADO.E, ISSO SEGUNDO O PREFEITO, É UM GRANDE INCENTIVO À PRÁTICA DELITUOSA, ONDE O BANDIDO ACABA ACREDIDANTO E INFUNDIDO A ENTRAR PARA O MUNDO DO CRIME POR ADMITIR QUE ELE(O CRIME) COMPENSA.

.


 
LEIDIANE E LETÍCIA: brotos da Nova Geração pompeana.



.

RAQUEL MENDES



Vanessa Maciel é a mais nova funcionária das lojas Raquel Mendes: Raquel Mendes Butique e Hering Casual.

.

HOMENAGEM PÓSTUMA A UM GRANDE HOMEM



MAURO LUME(AO VIOLÃO)



MAURO LUME, este colunista e o Editor da Revista Pequi Magazine ALEXANDRE BEBONI DE OLIVEIRA SANTOS. Mauro partiu  deste mundo precocemente. Conheci-o em uma viagem a Diamantina, no ano passado, através de um grande amigo dele: o ALEXANDRE BENONI. Esta foto, batida por um dos maiores fotógrafos de Curvelo – o Oscar, no Planetaruim  -  deve ter sido a última foto. Ele era cantor e compositor. Deixa enorme lacuna  nos meios artísticos e religiosos em Curvelo e região.Quando falei com o Alexandre, quinta última , ele não conteve as lágrimas e mal  conseguiu encerrar a nossa conversa. Colocou pra eu ouvir pelo telefone um trecho de duas músicas do Mauro. Mauro  era evangélico. Que ele descanse em Paz.

.

NEWTON  VIEIRA

Meus amigos:
Como todos sabem, estou sempre disposto a informar o falecimento de pessoas amadas e importantes.
Agora, no entanto, como na ocasião em que faleceu minha mãe,  a mão me treme, e eu fico às voltas com a escrita (imaginem, escrevo desde criança!) para falar da perda irreparável ocorrida ontem, quando o cantor e compositor Mauro Lume nos disse adeus.
Eu ainda não me refizera do susto provocado pelo incêndio na Cidade do Samba, no Rio, e aí o Mauro me prega uma peça dessas...
Fazer o quê? Dizer o quê?
Só posso deixar com vocês esta trova linda (não lembro nenhuma minha agora) do nosso (também saudade) Padre Celso de Carvalho:
 
"Sempre que tenho ciência
de um amigo que morreu,
de tristeza e por prudência,
morro um pouco também eu!"
Mas é também Padre Celso quem me dá este consolo:
"A morte e as curvas da estrada
são iguais, ao menos nisto:
- continua a caminhada,
mas quem vai já não é visto..."
 
Mauro, como eu disse há cerca de um mês no jornal CENTRO DE MINAS, podia ser definido com um adjetivo corriqueiro, mas aplicável a pouquíssimas pessoas: BOM.
Parece que seguia o conselho de outro trovador, o Bispo de Luz (também saudade) Dom Belchior Joaquim Neto:
 
"Nos valores deste mundo,
seja meu Deus o primeiro,
o meu próximo - o segundo,
e eu - um feliz terceiro."
 
Nas canções e nos corações, enquanto um violão nos ajudar a curar as agruras, como a harpa de Davi curava as dores de Saul, enquanto uma gaita soar, aqui ou ao longe, nas invisíveis paisagens, enquanto o firmamento trajar a túnica rebordada de estrelas, o nome de Mauro Lume há de ser lembrado. Louve-se o berço que o embalou! Louve-se até a árvore que lhe deu sombra!
Foi um privilégio conhecê-lo e saborear-lhe o convívio.
Que ele siga em paz!
Abraço a todos!
Newton Vieira.


.

Portela homenageia Clara Nunes

(Veja as fotos)

Oi, meu amigo!
Achei este texto aqui feito pela amiga Margareth Sanches. Mando-lho.
Aquele abraço!
Newton

Portela homenageia Clara Nunes

 

Quem acompanhou o dantesco incêndio na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, e viu a tristeza estampada no rosto dos integrantes da Portela, uma das escolas atingidas, nem de longe imagina o quanto a alegria imperou na quadra da Azul e Branca de Madureira apenas dois dias antes.

No sábado, 5 de fevereiro, a tradicional agremiação de Paulinho da Viola inaugurou, na entrada de sua sede, o busto da imortal cantora Clara Nunes (1943/1983), ao lado das imagens de Natal e Paulo Benjamim de Oliveira.

Ícone do samba, campeã em venda de discos, máquina de fazer dinheiro, verdadeiro ímã para atrair a mídia e os fãs, a mineira de Caetanópolis virou símbolo da Portela quando interpretou um de seus sambas-enredo na avenida.

Estiveram presentes à solenidade e à feijoada em homenagem à guerreira, dentre outras personalidades, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, representando a presidente, Dilma Rousseff; a Rainha de Bateria, atriz Sheron Menezes; a atriz e bailarina Adriana Lessa, que representou Clara num dos últimos carnavais; o escritor Vagner Fernandes, autor de “Clara Nunes: Guerreira da Utopia”; o cantor Márcio Guima, sobrinho da homenageada e representante dos familiares; Roberto Caldeira, eterno secretário e assessor da cantora; o prefeito de Caetanópolis, Romário Vicente Alves Ferreira; o vereador Roberto F. Neto (Netinho), representando a Câmara Municipal de Caetanópolis; o escritor, advogado e poeta Rubens Bittencourt, da Sociedade dos Poetas Vivos de Minas Gerais; e o jornalista e escritor Newton Vieira, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (Amulmig). Da mitológica ala dos compositores portelenses, dentre outros, estavam lá: Tia Surica, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Noca da Portela (autor do samba “Virada”, gravado por Beth Carvalho e transformado em hino da luta pela redemocratização do Brasil) e Toninho Nascimento (autor de “Conto de Areia”, o samba que inaugurou a fase mística de Clara Nunes).

Também da terra natal de Clara Nunes marcaram presença: Marilene, Washington, Anísio, Beatriz, Viviane, Adriane Guerra, Orlando, Claudilene, Mariza e Cláudio.

Sob o comando do presidente, Nilo Figueiredo, a festa começou às 13h e se estendeu pelo resto da tarde. Na ocasião, houve a entrega da Medalha Clara Nunes aos divulgadores do nome da sambista.

À noite, a comitiva de Minas foi recepcionada com churrasco na quadra da Unidos da Tijuca, campeã de 2010, com a presença de intelectuais, compositores e figuras do mundo artístico, como a Rainha de Bateria, Adriane Galisteu, e os atores globais Lázaro Ramos e Thaís Araújo.(Confira nesta edição as fotos da homenagem a Clara Nunes)





Clara Nunes com Silvio Santos.



Clara Nunes... quando ela esteve aqui em Pompéu – no início   de sua carreira – ela se apresentou na sede do Cristalino(onde funciona hoje o banco Aliança Credi.Me lembro como se fosse hoje: o então jovem Rômulo Hamilton de Lacerda ao aproximar-se dela lhe disse, literalmente: “ Não poupamos aplausos pra você...”



Comigo na foto o cantor Márcio Guima, sobrinho de Clara Nunes. Quem diz isso ai é o Newtinho Vieira(foto)



Washington ladeado pelas beldades Adriana Lessa e Sheron Menezes



Prefeito Romário Vicente, de Caetanópolis (terra de Clara Nunes), com o vereador Netinho e Márcio Guima.



Meu encontro com a querida Cecília Mendes, editora-chefe do RJ TV (Globo).Aqui , ela e eu: Newtinho Vieira.



Netinho e Romário Vicente(prefeito de Caetanópolis) ladeando o busto da Guerreira



Newton  Vieira, de Curvelo, se emocionou muito ao lado do busto de Clara Nunes.



O vereador Netinho, de Caetanópolis com o prefeito daquela cidade,  Romário Vicente Vicente com Sheron Menezes



Comigo o ministro Carlos Luppi (no ato representando a presidente, Dilma Rousseff), Romário Vicente e Netinho



Presidente da Portela, Nilo Figueiredo, ministro Carlos Luppi, prefeito Romário e Netinho



Rubens Bittencourt, o mestre Noca da Portela e Newton Vieira.Ele é autor de inúmeros sucessos, entre os quais "Virada", samba consagrado na voz de Beth Carvalho e espécie de hino na luta pela redemocratização do Brasil.



Esta belezura comigo é a querida Adriana Lessa, atriz, cantora e bailarina excepcional. Ficou conosco o tempo todo.



Adriana Lessa e Rubens Bittencourt.



Roberto Caldeira, eterno secretário de Clara Nunes, não cabia em si de tanta emoção. Aqui, ele e o Imortal Newton Vieira.



Toninho Nascimento e Netinho



Rubens Bittencourt, outro irmão brilhante na Poesia: Toninho Nascimento, que é o autor de "Conto de areia", samba que dá início à fase mística de Clara Nunes e eu(Newton Vieira).



Impressionam-me a simpatia e generosidade do querido escritor Vagner Fernandes, autor da biografia "Clara Nunes: Guerreira da Utopia". Apesar de ainda garotão, é um cara muito erudito. Quem afirma é o Newtinho(foto)



O leque da poderosa atriz Sheron Menezes,Rainha da Bateria da Azul e Branca, ajudou-me a aliviar um pouco o calor. Eu tanto sambava quanto suava e chorava de emoção

“Madureira chorou”... e eu também! O incêndio em barracões de escolas de samba do Rio, sobretudo no da Portela, deixou-me desolado.
Oxalá as agremiações recuperem o máximo possível em tempo hábil.
Curiosidade: eu estava no Rio e até participei de festa na Portela, no sábado, dia 5 de fevereiro (ver fotos aqui no orkut). Mas só fiquei sabendo da tragédia depois de retornar a Curvelo.
Que a imortal Clara Nunes, eterna portelense, de onde estiver, zele pelos queridos carnavalescos!(Newton Vieira)


.

BBB

Quem deseja o bem e o futuro honrado do Brasil deve difundir esta mensagem... A Globo precisa saber que existem brasileiros inteligentes e honrados nesta terra...  Palmas para o nosso corajoso cronista...
Só uma pessoa insana perde seu tempo, assistindo tamanha baixaria...

Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB),
produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos
chegar ao fundo do poço...A décima terceira (está indo longe!) edição
do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser
difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho
atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu
fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo,
principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema
banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado
dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos
“heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra
gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza
ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a
realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu
um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas
parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do
“zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o
negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou
piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta,
a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM
que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e
escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro
de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente
bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se
morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte
da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da
dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro
repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e
meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente,
chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros,
profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os
professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores
incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com
dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida
por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a
isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças
complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais
saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs,
voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de
carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna
heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam
suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como
mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não
acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos
telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro
estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à
criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e
moral.


E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a
"entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da
Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de
pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta
centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e
setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil
reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia
se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia,
alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de
5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e
indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário
Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...,
estudar.... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... ,
telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar
com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir
o que ainda
resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

*******************************


(ATÉ QUE ENFIM !!!...crítica óóótima ))




.



Jacques castro

Mensagem: Pompéu hoje é uma cidade \"quebrada\".
A ex capital mineira do leite (1º Patos de Minas, 2º Patrocinio e 3º
coromandel)está passando por um dificil momento.
A maioria dos pecuaristas \"tiradores de leite\" e não empresários da cadeia
de produção de leite estão falidos.
Muitos devendo aos bancos todo seu patrimonio.
Desfiles de caminhonetes do ano durante todo o dia faz pensar em
prosperidade. Basta analisarmos os débitos co, o Credipéu e BB na cidade.
Vamos colocar a butina no pé, entrar dentro da fazenda e \"ralar\", como diz
os jovens.
Sem esquecer de ter uma calculadora para fazer contas e um lapis e papel
para anotar o quanto perdem com modismos.
Reclamar é a maneira mais facil de passar as nossas culpas para os outros.
E-mail: jacquescastro@yahoo.com.br
 
NR. ESTOU PUBLICANDO ESTE E-MAIL EXATAMENTE COMO O RECEBI. O TELEFONE ACIMA NÃO CONFERE COM O AUTOR DO E-MAIL E NA CREDIPÉU NINGUÉM SOUBE ME DIZER QUEM É O AUTOR DO E-MAIL. A COLUNA LIGOU PARA O PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL, EUDES JOSÉ DE MELO SILVA E ATÉ O FECHAMENTO DESTA COLUNA , ELE NÃO HAVIA AINDA SE MANIFESTADO CONFORME LHE FOI SOLICITADO.
ACREDITAMOS QUE O NOME SE TRATA DE UM PSEUDÔNIMO UMA VEZ QUE O SEU TELEFONE FORNECIDO NÃO CONFERE.
POR TELEFONE, O SR. EUDES NOS DISSE QUE NÃO É APENAS A CIDADE DE POMPÉU QUE VIVE DIFICULDADES, MAS TODO OS PRODUTORES RURAIS QUE ATUAM NA PRODUÇÃO LEITEIRA DE TODO O PAÍS.ESPERAMOS QUE O QUERIDO PRESIDENTE DO SINDICARO RURAL SE MANIFESTE.
 
                        DE JOSIMAR ALEXANDRE CHAVES A ARNALDO NATAL




.


 
Arnaldo,
 
 Concordo com você. Mas o  crédito é somente do  Prof.Gabriel Campos de Oliveira, de quem  recebi o e-mail. Eu  não mereço crédito, simplesmente compartilho com meus
 amigos os bons  fluidos que trafegam por essa maravilhosa rede que nos  interconecta.
  Grande  abraço,
 Josimar.(*) Josimar se reportava às coincidências entre Abraham Lincoln e Kennedy, publicadas na semana passada.

.

GOUVEIA
 
Boa tarde, senhores!

Segue em anexo convite para a Inauguração do CRAS e Brinquedoteca.

Data: 11/02/11 - Sexta-feira
Horário: 10h30
Local: Rua Zózimo Couto, 1660 - Bairro: Capelinha

Contaremos com a presença do Secretário de Governo de MG Dr. Danilo de Castro e com o Secretário de Estado de Turismo Agostinho Patrus Filho.
--
Contamos com a presença de V.Sa. e ilustríssima família.
Atenciosamente,

Ivanice Araújo (Nicinha)
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gouveia
(38) 3543 - 1225 - Ramal: 203

Siga Gouveia no Twitter!
http:twitter.com/GouveiaMG
 
 
Boa tarde, senhores!
Segue informativo.


Informativo

Nesta segunda-feira, as 10h30 na Sede da AMAJE (Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha) em Diamantina/MG, aconteceu a eleição da diretoria desta Associação para o Exercício 2011. Presentes os prefeitos da região. Diretoria eleita:

Presidente: GERALDO DE FÁTIMA OLIVEIRA (FAUSTO) - Prefeito de Gouveia
1º vice-presidente: Padre Gê - Prefeito de Diamantina
2º vice-presidente: Lauro de Oliveira - Prefeito de Presidente Kubitschek

A diretoria também é composta por Conselho Técnico e Conselho Fiscal.

Que Deus abençoe ao presidente e aos demais membros da mesa diretora da AMAJE para que façam um bom trabalho em prol desta região.

--
 

Ivanice Araújo (Nicinha)
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gouveia
(38) 3543 - 1225 - Ramal: 203

Siga Gouveia no Twitter!
http:twitter.com/GouveiaMG
 
Senhores,
 
A Prefeitura Municipal de Gouveia e a Secretaria Municipal de Assistência Social comunicam que a solenidade de inauguração do CRAS "Floripes Catarina da Cruz" e da Brinquedoteca "Gedy Martins" foi transferida para as 15 horas. Será mantida a mesma data, dia 11 de fevereiro de 2011.
Contamos com a presença e participação de todos.
 
 
Solicitamos a confirmação do recebimento deste, mostrando-se cientes da alteração de horário. Grata.



.

Para os mineiros de plantão.

O  Antônio, aproveitando a viagem a Belzonte, foi ao médico fazer um 'checápi'.
Pergunta o médico:
- Sr. Antônio, o senhor está em muito boa forma para 40 anos.  
- E eu disse ter 40 anos?
- Quantos anos o senhor tem?
- Fiz 57 em maio que passô
- Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu?
- E eu disse que meu pai morreu?
- Oh, desculpe! Quantos anos tem seu pai?
- O véio tem 81..
- 81? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu?
- E eu disse que ele morreu?
- Sinto muito. E quantos anos ele tem?
- 103, e anda de bicicreta até hoje.
- Fico feliz em saber. E seu bisavô? Morreu de quê?
- E eu disse que ele tinha morrido? Ele está com 124 e vai casá na semana que vem.
- Agora já é demais! - Diz o médico revoltado. - Por que um homem de 124 anos iria querer casar?
-E eu disse que ele QUERIA se casar? Queria nada, ele engravidô a moça...(ELIANE MOTA)

 


.



HUGO DE CASTRO
História e Memória Cultural
hugocastroscv@yahoo.com.br



Pe. Bertoldo Van Zee


 
Um dos maiores beneméritos de nossa cidade foi sem sombra de dúvidas Pe. Bertoldo Van Zee, que assustava os fieis quando falava das “profundas dos infernos”, e ao mesmo tempo abençoava a todos como um pai complacente, na certeza que como filhos de Deus alcançariam o paraíso.
 Adrianus Theodorus  Henricus Van Zee, nasceu em Haia, Holanda aos 15 de abril de 1906, filho de Petrus Maria Van Zee e Dona Adriana Eysachers. De uma família tradicionalmente católica em um pais não tão católico em que o liberalismo e relativismo davam um certo ar de modernidade e cultura.
São carentes os dados referentes ao ano da vinda de Pe. Bertoldo para o Brasil, mas sabemos que trabalhou na paróquia de Santa Ana de Pirapama. Veio para Pompéu no inicio da década de 1960, ficando aqui até sua morte em 29 de janeiro de 1977, no Hospital São Lucas em Belo Horizonte, onde fora para tratar de sua saúde.
Pe. Bertoldo tinha um amor filial para com Pompéu, cidade onde trabalhou os últimos  dezessete anos de sua vida, dedicando-se aos pobres e necessitados de espirito.  Graças a Pe. Bertoldo temos hoje a Santa Casa de Misericórdia que mesmo algumas pessoas não querendo aceitar seu passado apresenta em sua entrada a fotografia do Padre que tanto a ajudou nos primeiros passos. Pe. Bertoldo doou também a primeira ambulância, distribuiu inúmeras cestas básicas, reformou a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, comprou o carrilhão elétrico que anuncia até os dias de hoje os momentos de oração e reflexão, e tidos como um dos mais belos conjuntos de sinos das Minas Gerais. Construiu a então capela e hoje Matriz de São José Operário no bairro da Volta do Brejo levando para o bairro mais afastado da época a oportunidade de não se deslocarem para o centro da cidade e levando para este bairro um certo desenvolvimento que se constatou com a elevação desta capela ao grau de Matriz Paroquial.
No dia de seu falecimento os sinos de Pompéu bateram de hora em hora anunciando a triste notícia da morte de seu pai espiritual.
Hoje em dia devemos sempre lembrar da figura austera de Pe. Bertoldo e lembrar que Deus não é um Pai rancoroso, que guarda mágoas pelas atitudes erradas de seus filhos, mas um Pai complacente. Um Deus que é Pai e é Amor!




Dia da Benção dos Sinos:  o então prefeito  Olivério Corrêa de Lacerda , Pe. Bertoldo, Rodrigo Maciel, Dona Marli, Paulo Soares Maciel, os coroinhas Mauro e Marlúcio(filhos do saudoso  Pedro Fogo e Edite)



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

12/02/2011

Carlos Foscolo

  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – VI
 
ESTADO-EMPRESA, OU  ESTADO-EMPRESÁRIO?

 
Presidente Dilma,
 
                        
            Vem desde algum tempo esta nossa fixação de que o Estado não deveria ser um empresário, porque as características de suas equipes – burocráticas e lentas – não estão preparadas para serem competitivas, ou não têm formação para o pronto atendimento e valorização do cliente.  Por outro lado, sempre achei que o Estado ideal fosse aquele que funcionasse com todas as características de uma empresa: Eficaz no atingimento de seus objetivos planejados, eficiente na utilização dos recursos disponíveis e efetivo na satisfação de seus clientes.
 
E tanto isso é verdade, presidente, que há exatos 19 anos quando assumi a Secretária de Saúde de minha pequena cidade de – na época –  apenas 25 mil habitantes, disse no meu discurso de posse – e lembro-me como se fosse hoje – que “a partir de amanhã estas portas não se fecharão mais, e esta Secretaria passará a funcionar como uma empresa. Não haverá mais domingo, feriado, ou horário de almoço fechado.  Será uma empresa em tempo integral e com obrigação de dar resultados mensuráveis”.  Todos os presentes se entreolharam, cochicharam, e esboçaram um discreto sorriso como que querendo dizer “coitado, este aí não sabe como funciona  o serviço público!!!”
 
A concretização daquele meu propósito foi realmente um verdadeiro “choque de gestão”, levado a efeito já no primeiro dia.  Um choque realmente muito grande para uma cidade onde a saúde pública funcionava de 8 às 16 horas e apenas de segunda a sexta.  Minha afirmação assustou inclusive ao prefeito, que não estava preparado para ouvir aquilo.  E, assim foi.  As portas nunca mais se fecharam.  Se ainda funciona como empresa, não sei, mas provavelmente sim, porque as pessoas fixas aprenderam as novas regras de gestão e meus sucessores sempre foram muito capazes e comprometidos com o setor. Cito esta pequena experiência, presidente, porque é isso – tenho certeza – que os brasileiros que acompanham e se preocupam com a modernização do país gostariam de ver.
 
  Fui levado a escrever sobre este tema, presidente Dilma, porque,  na semana passada, por ocasião do “apagão” em vários estados do nordeste brasileiro, o porta-voz da Aneel, agência responsável por toda área de fornecimento de energia elétrica, em entrevista, um dia após o problema, declarou diante de telespectadores estarrecidos por tanta displicência, que “na próxima terça feira todos estaremos nos reunindo para discutirmos as causas e tomarmos providências”, e isso era uma quinta-feira! Esperar-se-ia então mais cinco dias para começar a analisar.  Fatos assim, presidente, jamais aconteceriam num Estado imbuído de um espírito de gestão empresarial onde o “sense of urgency” é algo imprescindível.
 
Estou citando  isso, presidente, porque nos dois últimos anos de governo de seu antecessor, notamos uma grande tendência de volta da presença do Estado-empresário, ao invés de se preocupar com o Estado-empresa.
 
   Sim, tivemos empresas estatais muito bem sucedidas, posteriores às centenárias Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.  Exceto por essas duas empresas que são anteriores, a estatização com sucesso iniciou-se com o Presidente Getúlio Vargas, quando em seu primeiro mandato – de 1930 a 1945 – criou as mega-empresas Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Vale do Rio Doce (hoje, simplesmente, Vale), e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco.  E, já em seu segundo mandato – de 1951 a 54 – Getúlio cria a super-poderosa Petrobrás.  Ainda neste período, o presidente Vargas planeja a implantação do grande propulsor do progresso brasileiro, de quem a quase totalidade das empresas brasileiras dependem para seu crescimento, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), mas não teve tempo de concretizar o projeto. Todas essas empresas, apesar de serem estatais, sempre funcionaram muito bem, mas não só devido à sua capacidade gerencial, mas sobretudo devido aos ramos de atividades e ao direcionamento compulsório de mercado e recursos para elas:  Estas empresas, em sua maioria, exploram o rico filão das commodities onde a preocupação de buscar mercado quase não existe e só isso já diminui, no mínimo, 30% dos esforços administrativos de seus gestores,  e as estatais bancárias, que sempre mantiveram o monopólio de recolhimento de impostos, taxas previdenciários e outras exclusividades na área bancária,  que por si só já garantiriam toda a matéria prima essencial ao seu negócio: o dinheiro circulante.  E isso, sem contar a exclusividade da Caixa de poder explorar todos os “jogos de azar”, muitos dos quais seriam até mesmo punidos como contravenção, se explorados fossem, pela iniciativa privada.  Bem, mas isso não vem ao caso agora.  Estou apenas tentando demonstrar que estas empresas, apesar de estatais, têm grande sucesso, mas grande parte deste sucesso é devido às condições especiais que sempre receberam para operar.   E por serem estatais, vale questionar, a bem da transparência:  Quanto deste sucesso é revertido em benefício da população mais pobre do país?  Quanto deste sucesso será utilizado para a tão propalada – e justa – erradicação da pobreza?
 
Mas o sucesso das empresas do Estado não é a regra, principalmente se forem colocadas em pé de igualdade com as da iniciativa privada.  O fato é que esta estatização continuou ainda com maior intensidade durante o governo militar (de 64 a 83) quando foram criadas cerca de 500 novas estatais e suas subsidiárias.  Nesta época, chegou-se ao ponto de se criar uma estatal apenas para construir e manter a Ponte Rio-Niterói.  Mas, após o término dos governos militares, deu-se início o caminho inverso, em todos os governos seguintes, a partir de Fernando Collor. Começa então o descarte de centenas delas, que não davam lucro justamente por serem estatais, mas não terem os  privilégios especiais, tais como lidar com commodities, recursos naturais, dinheiro carimbado e assim por diante. Assim,  foram “generosamente” cedidas à iniciativa privada. Foram mantidas apenas aquelas com “risco zero”.  E, presidente, como é de seu conhecimento, um dos grandes privatizadores dos últimos anos foi o seu antecessor, o Presidente Lula, que privatizou nada menos que  2,6 mil km de estradas, bancos e hidrelétricas, embora no apagar das luzes de sua gestão tenha sido fortemente contaminado pela febre da estatização.
 
Repito, presidente, que estou relembrando-lhe tudo isso, justamente em virtude deste flerte que o Estado tem ensaiado com as possibilidades de novas estatizações, uma preocupação que não deveria ser prioridade se analisarmos como atualmente funciona o Estado Brasileiro.  Por que, presidente, ao invés de se preocupar em ser um Estado-Empresário não se muda o foco para ser um Estado-empresa, ágil, com senso de urgência, enxuto, priorizando a eficiência sem se descuidar da eficácia principalmente nas áreas da saúde, educação e segurança?  Por que não se criar os executivos do Estado-empresa, que não teriam necessidade de serem cobrados pelos resultados, mas se o fossem, por erros, catástrofes, apagões, que jamais iniciassem –  como sempre iniciam – suas entrevistas dizendo  “estamos criando um comissão para estudar...”.  Garanto-lhe, presidente, que o povo brasileiro está farto desses dirigentes que estão sempre criando ou formando uma comissão para discutir, mas nunca apresentam resultados concretos imediatos.  Aliás, nestas circunstâncias, nem mais deveriam estar dando entrevistas pois já deveriam estar demitidos!
    
 
 
ECONOMIA E POLÍTICA - V
 
DEPOIS DA FESTANÇA... VEM A RESSACA!!!
 
            Não é necessário ser economista para saber que um dos grandes fomentadores da inflação é a economia superaquecida, cujo termômetro natural são índices que medem os volumes de compras das várias classes e dos itens objeto dessas compras.  Pois bem, a inflação de janeiro, medida pelo IPCA foi de nada menos que 0,83 %, que se mantida, levaria a inflação anual para quase 10% durante o ano de 2011.  Muitos que vivenciaram índices inflacionários de mais de 80% ao mês poderiam até mesmo achar que seria normal. Mas não é!  É a primeira vez que isso ocorre na moderna fase do Real, estreada por Itamar Franco, cujo ministro da fazenda era nada menos que Fernando Henrique Cardoso, considerado o pai do Real e do afastamento do fantasma da inflação do cenário econômico brasileiro.  Pois bem, o fantasma adormecido está acordando.  Mas por que volta a ameaçar?
 
            Ainda está bem viva na memória de todos aqueles que acompanham os indicadores econômicos e daqueles que são afetados pelos desastres da área – e todos são –  a crise de 2008, que afetou profundamente a economia de todos os países de primeiro mundo – por sinal os mais afetados – e por conseqüência todos os demais – emergentes ou subdesenvolvidos – que da robustez dos primeiros dependiam para a exportação de “commodities” e também outros bens já manufaturados.   A maioria das nações tiveram grandes dificuldades para vencer a crise, e a maioria – mesmo as grandes, como os Estados Unidos – ainda não estão totalmente recuperadas.  O Brasil, entretanto, com uma economia pujante, um mercado consumidor interno invejável e – por que não dizer – medidas adequadas que tomadas pelo Banco Central  e pelo Ministério da Fazenda possibilitaram que a nau brasileira atravessasse a tormenta.  O remédio prescrito foi o correto – cortes no IPI, facilidades de crédito e outras similares – se não tivesse sido dado em excesso ao paciente!
 
            A história  do Presidente Lula é algo realmente impressionante.  Sair de onde saiu e chegar onde chegou.  Autodidata que muito bem aproveitou o tirocínio de 12 anos, cursado na “faculdade” de candidaturas à Presidência da República.  Neste período, e depois aperfeiçoado pela pós-graduação de mais oito anos de presidência, deram a Lula armas imbatíveis na política, como por exemplo, a capacidade  de falar ao povo aquilo que ele – o povo – quer ouvir. A capacidade de improvisar nas suas falas e fugir dos scripts.
 
            Porém, acredito que foram nesses arroubos de inflamado orador e sempre querendo agradar a seu povo, que a dose do remédio anti-crise foi na realidade uma over-dose.  Durante todo o período da crise, estendendo-se por 2009 e 2010, o discurso do presidente lançou um ingrediente que envenenou psicologicamente o consumidor brasileiro.  Alguém que tem 84% de aprovação de seu povo tem de ter a responsabilidade de reconhecer que seus  conselhos – quer sejam bons ou maus –  serão seguidos por essa população inebriada por suas palavras.  E foi aí que o remédio foi ministrado em excesso, quando o presidente usava, frequentemente, a mídia,  já não mais pedindo, mas  pela dependência psicológica que todos tinham dele, “mandando” que todos comprassem, comprassem, e comprassem.  Era a festa do consumismo.
 
            Hoje vivemos a “ressaca” desta festança de gastos:  Famílias endividadas, inflação beirando a casa dos 10% em 2011.  E esta veleidade está a obrigar sua sucessora a tomar medidas antipáticas como o corte de 50 bilhões de reais nos gastos, nos quais estão a suspensão de concursos públicos, a não contratação de aprovados em concursos, e os cortes nos orçamentos. O presidente Lula conseguiu atingir seu objetivo maior que era eleger sua sucessora, mas a um custo muito alto. Que a atitude do ex-presidente sirva de lição para os futuros ocupantes do Planalto, de que mesmo para quem tem uma popularidade de 84%  --  e justamente por causa dela – os fins não justiçam os meios.  Felizmente tudo indica que temos à frente do governo uma governante-gerente, mais preocupada com resultados  do que – pelo menos por ora –  com popularidade.  Se continuar assim, esta virá por acréscimo. E o objetivo – PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA – será atingido!

 
 
UMA JANELA PARA O MUNDO – II
                                                                                       
O EGITO PODE NOS AFETAR?
 
            As emissoras internacionais hoje fugiram de sua programação normal e  passaram, todas, a transmitir diretamente do Cairo. A CNN, campeã em transmissões ao vivo de eventos mundiais, entrevistava alguns dos milhares de manifestantes na grande praça Tahari.  Todos aguardavam o discurso de renúncia do presidente Hosni Mubarak.  O próprio presidente Obama, que embora aliado do Egito sempre se mantivera muito cauteloso ao emitir opiniões sobre a crise, fez um pronunciamento ao vivo, já admitindo a renúncia de Mubarak.  E grande não foi a surpresa quando Mubarak veio à televisão estatal de seu país e disse com todas as letras que não iria renunciar e que aguardaria as eleições de setembro, no seu cargo.  A multidão que já estava comemorando a renúncia, agora novamente  frustrada, explodiu em protestos, e agora não só no Cairo, mas também em Alexandria e em outras cidades do país.
 
            Apesar de toda esta pressão, por que Mubarak ainda não caiu?  Pois bem, ele é originário das forças armadas, mais especificamente da Força Aérea.  Quando assumiu o cargo de vice presidente de Anuar el Sadat, há 45 anos atrás, ele era um general, assim como era também o seu antecessor.  Com o assassinato  de Sadat, há 30 anos, Mubarak assumiu o poder e o conserva até hoje.  Sua força vem justamente das forças armadas, que são as mais poderosas da África e também do mundo árabe, contando com meio milhão de homens na ativa, e outro meio milhão na reserva.
 
Mas qual é a importância estratégica do Egito para o ocidente?  Bem, este exército é aliado dos Estados Unidos, que nele despeja alguns (muitos) milhões de dólares por ano.  Por que?  Porque um exército forte no Egito é essencial ao equilíbrio das forças do mundo árabe e Israel, já que Egito e Israel, embora já tenham estado em situação de guerra no passado, há algumas décadas, hoje mantêm relações diplomáticas.  Isso equivale dizer que o Egisto reconhece o Estado de Israel, o que outras nações árabes relutam em fazer.
 
Mas o outro fator que nos interessa mais de perto, e também a todo o mundo é que, no Egito, está o Canal de Suez, por onde escoa a maior parte da produção de petróleo dos países produtores da região,  A queda do Canal nas mãos de  “forças hostis” aos interesses ocidentais poderia comprometer o fluxo de petróleo para o ocidente, provocando uma outra crise financeira internacional  através da elevação do preço do barril.  Portanto, amigos,  ficamos na expectativa de como a crise egípcia será resolvida e torcendo para que o novo mandatário supremo daquela nação seja alguém de bom senso e nosso amigo.  Aliás, difícil é não ser nosso amigo, principalmente com a política “em cima do muro” que o Brasil tem adotado nos últimos anos.

 
  
NORMAS E FORMAS – V
 
ATLETAS DO FUTEBOL PRECISAM SER “DEMOLIDORES”?
 
         Quando a seleção brasileira, ontem, adentrou o Stade de France, o comentarista Galvão Bueno chamou a atenção, como sendo uma vantagem, a massa muscular que o atacante Alexandre Pato ganhara durante sua permanência na Europa.  Isso é positivo ou negativo?  Deixo à minha leitora o julgamento.
Houve uma época em que todas as equipes européias praticavam o chamado futebol-força, baseado no valor da equipe como um todo e valendo-se de sua força de saudáveis cidadãos de primeiro mundo, que por terem sido muito bem nutridos desde o nascimento, cresciam fortes, musculosos, verdadeiros tanques para esmagar os adversários.  Ao contrário, as equipes sul-americanas, cujos cidadãos não tiveram a sorte de nascer no primeiro mundo, nasciam e cresciam em sua maioria desnutridos e por isso se desenvolviam pouco, não dispunham de grande força física para arrasar os adversários.  No entanto, a sábia natureza, sempre praticando a lei da compensação, deu-lhes uma ginga, um balançar enganador, que burlava a vigilância dos mais fortes zagueiros, que quando se assustavam já estavam batidos e só lhes restava ouvir um prolongado grito ''gooooool'. Era a escola de Garrincha, Didi, Pelé, e até dos Robinhos, Gansos e Neymares de nossos dias.  E, assim, através dessas "estrelas" que assustavam o mundo futebolístico, atingimos a supremacia do Futebol Mundial, com um feito nunca dantes alcançado:  Cinco vezes campeões mundiais!!!
          No entanto, alguns de nossos técnicos, resolveram "inovar', copiando o futebol europeu.  'Temos de ser uma equipe"  diziam uns; "Temos de ter massa muscular, diziam outros".  E assim, puseram verdadeiras máquinas de fazer gols, como Ronaldinho "Fenômeno" e outros para ganhar massa muscular, o quê também foi a porta aberta para o ganho de gordura.  Transformaram as equipes em um bando de "robots" que deveriam seguir planejamentos estratégicos e táticos e lhes castraram a capacidade de criar, de improvisar, de dar espetáculo.  E deu no que deu. Enquanto nossa equipe procurava imitar as européias de 50 ou 60 anos atrás, as européias começaram a imitar as  campeãs brasileiras de antigamente.  E, o resto da história nós já conhecemos.
           Agora, não obstante a derrota de ontem para a França, finalmente o novo treinador Mano Menezes parece que irá trilhar o caminho correto. Já anunciou que as "estrelas" que dão espetáculo -- o ponto mais forte de nosso futebol -- vão poder voltar a brilhar.  Já anunciou que vai ouvir a imprensa, e que vai também ouvir o povo, duas forças que com certeza são detentoras do maior repositório de conhecimento deste esporte que é a paixão não mais apenas do povo brasileiro, mas de toda a população mundial.

 
À SUA SAÚDE - V
 
O RETRATO DA DENGUE
 
Estamos vendo a população acompanhar, assustada, as mortes já provocadas neste verão, pela volta do mosquito da Dengue.  Embora as mortes assustem, a população sempre acredita que só acontecerá com os outros.  Mas isso não é verdade.  Eu também pensava assim, até que aconteceu comigo.
 
Acho que ninguém se dá ao trabalho de observar, de perto, minha fotografia colocada no início destes artigos.  Se o fizessem teriam notado meus olhos um tanto avermelhados.  Pois bem, esta foto foi feita, há seis meses, no início de uma segunda dengue – desta vez hemorrágica – contraída em Montes Claros (ambas foram) e que só detectei depois de ter ingerido algumas aspirinas – o que é proibido – que é um hábito meu de três décadas.  Foi difícil superar os sintomas.  É terrível e só quem já teve sabe que vale a pena tomar todos os cuidados.
 
Hoje tenho uma vasilha com cloro, que a cada três dias despejo em todos os locais passíveis de serem transformados em criatórios.  O pior é que este cuidado deve ser coletivo,  Não basta fazer em sua casa se a vizinhança também não fizer esta prevenção.  Felizmente, a equipe da Secretaria da Saúde da minha Pompéu faz visitas regulares às nossas casas, combatendo os possíveis focos dos terríveis mosquitos.
          
 
    
NOTAS
 
E-mail recebido:
 
Prezado amigo Foscolo.
 
Muito me envaidece receber seus artigos e sabê-lo amigo e pessoa de alta estima.
Portanto quero parabenizá-lo por tão bem escrito artigo, carregado de cultura tão necessária nos dias de hoje ao nosso país, com tantos desmandos e loteamentos de pontos vitais, como o setor Energético entregue àquele bando de canalhas do Maranhão.
Portanto, se a presidente viu o cavalo, e souber o que fazer temos luz no final do túnel, e espero que não seja um trem, como diz o povo amigo das Alterosas de onde você se origina e vive.
Peço licença para transcrevê-lo no meu blog e no Facebook com o crédito que lhe é de direito.
 
Um grande abraço do amigo,
LUIZ ANTÔNIO DE LACERDA
http://www.rededetreinamento.com.br
 
Luiz Antônio de Lacerda, é diretor da Rede de Treinamento,  empresa dedicada a treinamentos em comunicação verbal e oratória, sediada em Vitória, no Espírito Santo e atuando em todo o Brasil

 
  
O Tribunal de Justiça Arbitral
-– Curso de Árbitros --
 
Conheça o site do Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro – TJACMG e saiba mais  sobre o Curso de Árbitros para o Tribunal.  O Curso tem como patrono e orientador doutrinário e pedagógico o Desembargador Belizário Antônio de Lacerda e como facilitador Carlos Foscolo, autor desses escritos.    As inscrições estão abertas.
 
A aula inaugural, que será proferida pelo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, às 19:30 do próximo dia 25 de março, no Lions Clube de Pompéu, sem custos para os participantes, e  estará aberta a todos que queiram ter um maior conhecimento sobre a Mediação e Arbitragem.
Maiores detalhes e solicitações de informações no site do Tribunal: www.tjacmg.com.br ou pelo telefone 37-3523-1686




.





 
Uma boa notícia para quem já foi craque ou não, e já está com a quilometragem meio avançada é a inédita “pelada de futebol para veteranos” organizada pela diretoria do Avaí.  As peladas acontecem toda quinta-feira, das 19 às 21 hs no Estádio José Walter e os interessados em participar podem  procurar o Minduin ou o Biró que ainda tem vaga.
 
- No último domingo, pela Copa dos Campeões de Pompéu, O União de Martinho Campos não compareceu para cumprir tabela e então a equipe Leitepeu foi considerada vencedora por WO.   Cristalino conquistou mais uma vitória por um gol diante da equipe Serralheria do Piolho e o jovem time do Avaí fez bonito, vencendo o Independente de Abaeté por um a zero.   Com estes resultados foram definidos os 04 classificados que continuarão na disputa do torneio: Neste domingo Cristalino vai enfrentar o Avaí a partir das 15hs e no jogo das 17hs teremos o confronto entre Leitepeu e Independente.  É uma ótima oportunidade para os torcedores pompeanos irem ao Estádio Cândido Alves de Souza prestigiarem seus times já que o grande clássico do futebol mineiro entre Cruzeiro e Atlético será no sábado à tarde, na Arena do Jacaré.
 
- E por falar em clássico, prá sorte da torcida celeste, o presidente Kallil fez um negócio da China e despachou o Barack Obina prá terra do Mao, porque pior que perder pró Galo é tomar 03 gols de um atacante perna de pau e ainda ter que ouvir o cara dizer que é iluminado, com direito a pedir música no Fantástico.   Mas falando sério, nós que gostamos de futebol, sempre quando vamos assistir um clássico, achamos que o nosso time do coração vai vencer mesmo que não esteja em um bom momento.   Entretanto este clássico vai ser diferente de tanto outros:  Pela falta do Mineirão, os atletas vão jogar num campo com dimensões reduzidas, com um gramado bastante irregular e a torcida muito próxima (apenas a torcida cruzeirense, pois por falta de segurança a massa atleticana só vai poder estar presente no clássico do próximo ano, em decisão de comum acordo com os dirigentes).
 
- Ressaltamos ainda o fato de estarmos em início da temporada, com dois técnicos razoáveis no comando, duas equipes bastante equilibradas, já que o Cruzeiro manteve o time base de 2010 (sentindo ainda a falta de um bom camisa 9) e Galo conseguiu bons reforços, após o fracasso da equipe montada pelo Luxemburgo ano passado.  Outro fato que deverá acontecer com certeza é que, independente de quem saia vitorioso um dos clubes irá reclamar da arbitragem, pois no futebol já virou mania de jogar nas costas dos árbitros, a culpa pelas derrotas e fracassos.    Mas finalizando: vou torcer muito junto com a imensa nação celeste, e quem sabe ver o Frankinho pagar mais uma aposta  no tradicional Bar do Chiquitinho, apesar de  reconhecer que em clássico não existe favorito, e portanto qualquer resultado é possível.
 
- Na quarta-feira os blues franceses atropelaram a seleção canarinho mais uma vez e mantiveram o tabu de carrasco do futebol brasileiro.   Discordo de alguns comentaristas e jogadores que após a derrota, disseram que o árbitro foi muito rigoroso na expulsão do Hernanes porque ele apenas levantou o pé um pouquinho (Pode até ter sido involuntário, mas o que o jogador brasileiro fez mais pareceu um golpe de karatê).    Além disso nós brasileiros temos que parar de tapar o sol com a peneira e entender que já não somos os melhores do mundo, que o futebol se nivelou muito com ênfase no preparo físico, que já não existe mais um Romário, um Ronaldo Fenômeno, um Pelé, um Garrincha, e outros que resolviam a parada sozinho quando a situação tava ruim.






.


 


PIADINHA

Uma mulher leva um bebe ao consultório do pediatra.

Depois da apresentação o médico começa a examinar o bebê vê que o seu peso está abaixo do normal e pergunta:

- O bebê bebe leite materno ou mamadeira?
- Leite materno -  diz a senhora.
- Então, por favor, mostre-me os seus seios..
A mulher obedece e o médico toca, apalpa, aperta ambos os seios; gira os dedos nos mamilos; primeiro suavemente, depois com mais força, coloca as mãos em baixo e os levanta; uma vez, duas vezes; três vezes, num exame detalhado; Inconformado chupa os mamilos diversas vezes. Sacode a cabeça para ambos os lados e diz:
- Pode colocar a blusa..
Depois da senhora estar novamente composta o médico diz:
- É claro que o bebê tem peso a menos... A senhora não tem leite nenhum.
- Eu sei, doutor. Eu sou a avó. Mas adorei ter vindo...(By Eliane Mota)





.




Duas mulheres se encontram na rua, uma delas saindo do cabeleireiro

Mulher 1: Olá, querida!!!! Você cortou o cabelo ??
Mulher 2: Cortei, Amor!! Você nem imagina com quem. Com o Edson, aquele mago da tesoura.
Mulher 1: Maaaaaaraaaavilhosooo! Ficou 10 anos mais moça. Essas mechas, que bárbaro!! Vou mandar fazer igualzinho. São luzes???
Mulher 2: Não menina, é uma técnica nova de clareamento que ele trouxe da Itália. Imagina que... blá ...blá ...blá (meia hora depois...)
Mulher 1: Então tá bom, querida. Corre pra casa que teu namorado vai morrer de orgulho da mulher que tem.
Mulher 2: Ai amiga, te adoro!! Beijinhos!!

MULHER 1 SAI PENSANDO:

Como essa perua ficou ridícula!! Será que ela não se enxerga? Não sei como aquele gato do namorado dela continua com ela. Se der mole eu  agarro ele.

MULHER 2 SAI PENSANDO:

Essa galinha deve estar morrendo de inveja do meu visual. Ainda quer fazer igual vê se pode!!! Com aquele cabelo que parece arame. Nem com implante!


.

Dois homens se encontram na rua, um deles saindo do barbeiro:

Homem 1: Opa!! E aí, seu viado ? Tava cortando o cabelo?
Homem 2: Não cuzão, tirei pra lavar!!!
Homem 1: Que merda de corte, hein ? Tu tá parecendo um viadinho. O barbeiro entendeu PRA BICHA ao invés de CAPRICHA, hahaha...
Homem 2: É, era surdinho....mas o importante é que tua mãe gostou...
Homem 1: Falou, então!... Ah, manda um beijo pra aquela gostosa da tua irmã, viu?!
Homem 2: Vai se fuder, seu corno!! Té mais !!

HOMEM 1 SAI PENSANDO:

PQP, esse cara... Gente finíssima !!!!

HOMEM 2 SAI PENSANDO:

Adoro esse cara.... Muito gente boa... (Eliane Mota)
.










 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA