Edição: 12/03/2011


.



FLASHES  DO CARNAVAL



BÁRBARA VALADARES(anfitriã) com SHARON MENEZZES, na residência da BOLI, sua “mamãe”.(Foto  Orkut)


.

 


BOLI  com a BBB LIA.(Foto Orkut)
 

.


COM ALLAN PASSOS, né  BÁRBARA???Tá “podeno”, hein??? (Foto Orkut)

.



Com GABI DEZOTE. Foto Orkut

.



MARINHO  e sua bonita noiva, no Samucas. Foto Jojo Mell.

.


ANTÔNIO ADELMO LACERDA e sua simpaticíssima noiva ÁUREA ERVILHA, de Belo Horizonte.(Jojo Mell).

.
 


A cidade de Pitangui também marcou presença em nosso carnaval, através de dois artistas, que também ser globais:  Pedro Paulo e Aline.
Ele  é irmão do Marcelo(namorado da Marina Porto.) – bem acompanhado, esse cara né??? (Foto Jojo Mell)


.
 

O galã em destaque também é da nossa mãe cultural(Pitangui). Aqui , ele e sua namorada.Parece ou não com Thiago Lacerda??? Falo pra vocês que o Júlio Porto se especializou e se auto-intitulou “descobridor de sósias”. Então, parabéns pra mim: sim ou não??? Confiram na foto abaixo.Ele se chama Quinzim – ela,  Lorena - ambos são “ilustres causídicos”.(Foto Jojo Mell).



.




Aqui, Thiago Lacerda e Vanessa Lóes.



.


 

GILBERTO VALADARES PORTO comandando uma “tchurma” de amigos.Em compensação, o Astorzinho – com este corte de cabelo ta mais pra cacique Juruna que pra Zé Perrela... rssss.(Jojo Mell)

.

 
RILDO  e sua super simpática e bonita mulher LECILDA – radicados em  Matozinhos.(Foto Gabi)

.


 RAISSA e  PAULINHA VALADARES PORTO: a primeira filha de LECILDA e a segunda de NELSON RIBEIRO PORTO e OLINDA VALADARES. (Foto Gabi)
 


.






GABI, PAULINHA e OLINDA.(Foto JP)

.



MANGUERÃO e LEIDINHA curtiram o carnaval , no Aconchego.Foto JP  - Arquivo.

.

A CRIATIVIDADE DOS FOLIÕES



Aqui(eles – que são da bonita e gostosa cidade de Sete Lagoas) demonstram muita criatividade. Fizeram uma piscina na carroceria de uma pick up.E, como se não bastasse, improvisaram uma “cachoeira”: ergueram uma mangueira e a prenderam em um poste. A residência é a do Willian Lacerda – locada para o carnaval.Foto: julioporto.com


.



.




.

PESQUISA
 
Este colunista – em parceria com seu colunista de esportes, Arnaldo Natal  - lançará uma pesquisa para que o leitores virtuais apontem quem foi O MELHOR GOLEIRO DE FUTEBOL de Pompéu e região de todos  os tempos. Nomes lembrados: SABAIA, VALDIR, MANGA, CLÁUDIO E BAIAL.
Os leitores podem enviar e-mail para:  julioporto@julioporto.com e natalarnaldo@yahoo.com.br  e dar os seus votos. Podem também indicar outros goleiros.


.

E-MAILS

Oi Júlio, blza? E ai como foi o CARNACHUVA? KKKKKK.
Eu fui p/ praia com amigos, mas foi só chuva. Valeu pela turma boa.
Imagino uma cidade tranqüila  como Pompéu, ser devastada por turistas de todos os tipos , né? Acho q não  gostaria de ver minha cidade assim. Até breve. Abraço. Ivoe Foschetti(Bom Despacho)
 
*************************************
 
Agradeço por lembrar do meu aniversário.A foto ficou linda.E, parabéns pelo seu site,cada vez tá fazendo mais sucesso: principalmente em outros estados como Espírito Santo.(Diriane Tiengo)

.

CRITICA CONSTRUTIVA

OI Julio Porto

Li o Site www.experidiao.com e concordo com tudo o que foi dito do Carnava: Lado Bom e Lado Ruim.
Infelizmente,os carros de sons que circularam e se apoderaram da rua Messias Jacob dia e noite,fizeram sim com total desrespeito ao povo Pompeano, aos seus visitantes e principalmente aos moradores da região  dias infernais,misturando liberdade com libertinagem.
Espero que em qualquer outro evento as autoridades competentes tomem devidas
providencias para dar prazer aos seus visitantes e ao seu povo.
Da pompeana Ana Nilce.

.

Olá Júlio! Obrigada pelo carinho...
Não é fácil perder uma pessoa única e tão especial na nossa vida! Mas as verdadeiras respostas pra uma perda tão grande e repentina só Deus sabe...E somente ele nos dá força...que graças á ele ela n sofreu...o que nos conforta tbm, é em saber que minha mãe era tão especial, alegre, extrovertida, generosa, enfim, era tão boa que não tem como está mal agora...que tudo nós fizemos, a medicina tbm....mas é melhor acreditar que cumpriu a sua missão e está melhor do que nós, que ainda estamos batalhando pra cumprir a nossa e esperar o chamado de Deus!
Somos 04 filhos, 03 homens e eu! Eu trabalho na Construtora Mata Verde há 04 anos, mas agora estou só na parte da manhã, pois a tarde trabalho na Prefeitura como Assistente Social, no CRAS. Mandarei abraços ao meu pai e aos meus irmãos. OBRIGADA....Que Deus te ilumine sempre...
Abraços. Brenda Carolina  - em resposta ao colunista pelos nossos cumprimentos a ela.



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

12/03/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – X
 
NA PESSOA DA PRESIDENTE,  NOSSA  HOMENAGEM À MULHER


                 Presidente Dilma,
                         
            Neste dia 8 de março, a humanidade comemora os trinta e quatro anos da primeira grande homenagem prestada à mulher através da instituição de seu dia, criado por iniciativa da ONU, para que fosse reverenciado internacionalmente. Apesar da merecida homenagem, presidente, é extremamente preocupante que as mulheres ainda sejam alvo de tanta discriminação, agressão moral e física, em todo o mundo.
 
            Não obstante as homenagens prestadas pela maioria das nações, ainda há aquelas mergulhadas nas trevas do fundamentalismo religioso, onde este reconhecimento e homenagens ainda não chegaram, pois tudo indica, através da análise de suas atitudes, que os cidadãos desses países ainda não reconhecem  a mulher como pessoa, como ser igual ou até mesmo superior aos homens, considerando-as apenas como objetos destinadas a um egoístico prazer.  Tão egoístico que, em países como o Sudão, meninas ainda em muito tenra idade chegam a ser mutiladas, tendo seus clitóris extirpados de forma grotesca, para assim não sentirem qualquer prazer no ato sexual, um privilégio apenas destinado aos homens.  E para tanto, chegam utilizar lâminas de barbear ou canivete para a prática deste ato brutal.  Há outros, como a Arábia Saudita, onde mulheres são proibidas de votar ou mesmo de dirigir automóveis.  O recente caso de Sakineh, no Irã, revela o primitivismo dos povos destas nações, quando a mesma foi condenada a ser enterrada viva até o pescoço para ser morta através de pedradas, prática esta extinta há quase dois mil anos e apenas restaurada em 1979 com a revolução dos aiatolás.  Em boa hora, presidente, discordando de seu antecessor que chamava de “meu querido amigo” o  presidente iraniano Armadinejad, você demonstrou, de pronto, seu repúdio a ações como essa, deixando isso claro para os dirigentes daquela nação.
 
        No entanto, enquanto são tratadas dessa forma, nessas sociedades primitivas, já evoluímos ao ponto de ter uma mulher presidente, o que com certeza deve escandalizar os dirigentes daqueles países, embora isso já tenha sido tentado uma única vez, no  Paquistão, onde a bela Benazir Bhutto chegou a ocupar por duas vezes o cargo de primeira-ministra de seu país, e ser a primeira mulher no mundo a ocupar um cargo de primeira mandatária de um país muçulmano. Mais tarde, deposta e exilada, ao retornar a seu país aspirando ser eleita, novamente, para cargo de primeira mandatária, foi brutalmente assassinada em praça pública, durante a campanha política, com a conivência do governo, que propositadamente não lhe deu a devida segurança que uma candidata nestas circunstâncias merece e necessita.
 
        O mundo tem assistido a um ainda pequeno, mas já expressivo –  talvez não em quantidade, mas em qualidade –  trânsito por cargos públicos relevantes em todo o mundo moderno – principalmente no ocidente – de mulheres valentes e inteligentes, que governaram seus países com inusitada competência e tenacidade.  Dentre elas sobressaíram Indira Gandhi, na Índia, filha do grande líder Nehru e que, com mão de ferro, quando primeira-ministra, fez aprovar duras leis num país infestado por castas sociais.  Por isso, irritou a muitos e foi assassinada por dois de seus guarda-costas da religião sikhs.  Foi substituída por seu filho Rajiv, que também foi assassinado por guarda-costas. Não poderia deixar de citar também, a “dama de ferro”, a primeira-ministra Margareth Thatcher, do Reino Unido, um país tradicionalmente governado por mulheres, principalmente através de suas rainhas Vitória e a atual Elizabeth.
 
        No entanto, presidente, não obstante termos ainda poucas mulheres ocupando os cargos máximos de mandatárias, como é o seu caso, ou o de Angela Merkel, na Alemanha, ou Cristina  Kirchner, na Argentina, ou Bachelet, ex-presidente do Chile, ou Julia Gillard, atual primeira-ministra da Austrália, a força da mulher não se torna menor, nem seu valor diminuído em virtude  deste ainda reduzido número, se levarmos em consideração que talvez a  maior força da mulher vem, desde tempos imemoriais, sendo exercida, onde ela é ainda mais efetiva: Nos bastidores, na base da família.  Assim o foi com Eleonor Roosevelt, primeira dama dos Estados Unidos, por 12 anos, casada com o presidente Franklin D.Roosevelt, e que desempenhou importante papel na política externa de seu país, ao ser indicada para representar seu país na ONU, ou como ativista nos movimentos feministas.  Ainda na política de bastidores, é indubitavelmente marcante as influências de Jaqueline sobre o presidente John  Kennedy,  de Michelle sobre seu marido Barack  Obama, ou de Raísa sobre Mikail Gorbachev, responsáveis pelo desmantelamento da União Soviética. E, também, não poderia faltar nesta lista o papel preponderante desempenhado por Hillary no governo de seu marido, o presidente Clinton, sem contar sua atuação firme e decisiva, agora, ocupando o terceiro mais importante cargo da administração americana, como Secretária de Estado.
 
            E este é o Brasil de hoje, presidente Dilma.  Governado por uma mulher e com o maior grupo de assessoria feminina que já se viu em qualquer governo passado.  É uma situação até mesmo um pouco desconfortável – creio eu – para as novas ocupantes de ministérios e outros postos relevantes.  Quando esses postos são ocupados por homens, eles não ficam sob a mira permanente dos escrutinadores de falhas,  sempre a postos pelo simples fato dos alvos  serem mulheres.  E a injustiça reside exatamente aí:  Os ministros e outros assessores masculinos geralmente podem errar, porque, de qualquer forma, já não se espera mesmo muita coisa deles, já que seu despreparo técnico já é de certa forma esperado, pois em sua maioria foram nomeados para ocupar os cargos apenas para preencher o número de vagas a que os partidos têm direito.  De qualquer forma, a população e a mídia não acreditam ou esperam muito mesmo deles.  Quanto às mulheres é diferente.  São observadas através de outra perspectiva. Através do “é proibido errar, porque está sendo testada”.  Mas isso é apenas uma questão de tempo. Já vimos a qualidade de cada uma delas e, além disso, por serem mulheres têm alguns atributos a mais que as diferenciam dos homens: A fidelidade, a dedicação e a precisão na ação desenvolvida, condições que somadas à sua inteligência e capacidade técnica produzem uma infalível receita de sucesso.
 
        Na realidade, as mulheres têm governado o mundo por tempos imemoriais. É incontável o número de mulheres que revolucionaram o mundo, desde a precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale,  ou a física e inventora Marie Curie, passando pela impressionante  Helen Keller, que mesmo tendo ficado cega e surda com pouco mais de um ano de idade, transformou-se numa grande escritora, palestrante e a maior líder feminista de sua época. Mas seria injusto citar apenas as mulheres que foram famosas e tiveram seus  nomes gravados pela a história, pois sabemos que tão valorosas, corajosas e dedicadas quanto elas são aquelas que, nem estão nas enciclopédias, nem na mídia. São aquelas sem as quais os homens não poderiam chamar de lar o local onde vivem:  Nossas mães, as mães de nossos filhos, e nossas companheiras.  Elas estão presentes no sucesso de nosso trabalho, na nossa superação como pessoas, e no futuro de nossos filhos. E onde sua influência mais se faz sentir, é justamente onde há, ou houve, as maiores mudanças e os grandes acontecimentos da humanidade, como aqueles protagonizados pela maior de todas a mulheres, aquela que era chamada de Miriám, mas que chamamos de Maria, e que há dois mil anos atrás aceitou o imenso desafio de ser mãe do maior de todos os revolucionários, que com suas idéias tão atuais ainda orienta as líderes do presente, como a presidente, na evolução e bem estar de nosso povo e da humanidade.  
  
 
          
UMA JANELA PARA O MUNDO – VI
 
O DALAI LAMA ANUNCIA APOSENTADORIA
 
            O mundo recebeu com surpresa o anúncio feito hoje,  pelo Dalai Lama, de sua intenção de se aposentar já, ao completar 75 anos de idade, renunciando ao seu papel de líder político do Povo Tibetano.  Permanecerá apenas como líder religioso.
 
            O grande líder do Tibet vive exilado na Índia, proibido de visitar seu país, hoje ocupado pela China, que reivindica o direito sobre o território tibetano, hoje ocupado por ela.
 
            Mas o que se infere desta decisão do Dalai Lama de se aposentar? É que o dominó árabe, no despencar de cada uma de suas peças – as  ditaduras –  realmente respinga o vírus da revolução para todos os lados, contaminando outros países, com as idéias de democracia, eleição, cumprimento da vontade do povo e coisas semelhantes,  Mas, o que mais causa estranheza é que o Dalai Lama é uma figura amada por seu povo e por todos os outros povos do mundo, exceto a China, por razões meramente políticas.  E não obstante isso, sua decisão de renúncia e de eleição de um outro líder político foi bem aceita por seu povo, que na realidade quer um novo líder guerreiro, que a exemplo dos componentes do dominó árabe, lute por seus anseios de liberdade contra o invasor chinês.  E o Dalai Lama, até mesmo por seus princípios religiosos de dedicação à paz, não é a figura ideal para esta liderança, neste momento
 
            Quanto à sua liderança religiosa ele não poderia renunciá-la, visto que sua seleção, desde criança, é uma espécie de escolha divina conforme a crença dos tibetanos.  Além disso, segundo a crença dos budistas tibetanos, ele é a encarnação de um Dalai Lama anterior e por isso são escolhidos quando ainda muito jovens, quando passam a ter um tratamento e educação diferenciada dos demais cidadãos.  “Dalai Lama”  é um título.  O atual, cujo nome é Tenzin Gyatso, já é o 14º da atual “linhagem de reencarnações”, e já reina desde 1950. Em 1989 o atual Dalai Lama  recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
 
            Os pensamentos do Dalai Lama são famosos e por isso repassamos alguns abaixo:
 
 
1) Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.
 
2) Não confie em alguém que não fecha os olhos enquanto beija.
 
3) Os homens ... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer...
E morrem como se nunca tivessem vivido.

   
O Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro
 
      Convidamos a todos os interessados a assistir a palestra que será proferida pelo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, às 19:30 do próximo dia 25 de março, no Lions Clube de Pompéu.  A entrada é franca, e  estará aberta a todos que queiram ter um maior conhecimento sobre os Tribunais de  Mediação e Arbitragem, sendo implantados em todo o Brasil, a exemplo dos países de primeiro mundo, onde já julgam 70% das pendências.



.





ARNALDO NATAL  -  nosso festejado Colunista de Esportes com seus filhos, no Estádio de Juiz de Fora.

Dizem que no Brasil tudo começa efetivamente depois do carnaval (na Bahia e em Brasília nem se fala).   Passado os dias de folia do Rei Momo, voltamos nossa atenção para outra paixão nacional, o futebol.   Os times pompeanos  continuam os preparativos para a Copa Alterosa, Cristalino por enquanto apenas com treinos técnicos/táticos; Avaí e CAP vão participar de um torneio triangular com a equipe São José, e neste sábado a tarde teremos São e José x CAP em  Abaeté.
- Em Pompéu teremos o início da Copa da Amizade neste domingo,  torneio organizado pelo Wander Hilton (Micão), para colocar em atividade os chamados times dos campos de “terrão”.  Os jogos serão realizados aos domingos, na parte da tarde, no campo do Sport (Tião) e estarão participando as equipes da Vargem, Agropéu, Assentamento 26 de Outubro e Bela Vista/Buritizal.
- A quarta-feira de cinzas marca o início da “Quaresma”, palavra que vem do latim, quadragésima é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de páscoa.   Essencialmente, para os cristãos, é um período de reflexões, orações e penitências e quando eu contei para o popular João do Soca, que nesta época eu me abstenho de comer carne, ele foi categórico:  A minha penitência é muito melhor, eu passo a quaresma toda sem comer abóbora nem chuchu!
- Estou escrevendo sobre quaresma porque este ano coincidiu com minhas férias, e apesar de gostar muito do meu trabalho, tirar alguns dias para descansar e viajar é muito saudável.   E como comecei meu roteiro por Juiz de Fora, para rever meus filhos Arnaldo Júnior e Ana Carolina, aproveitamos para ir ao Estádio Radialista Mário Heleno e assistir o jogo Tupi e Cruzeiro na quarta-feira, e então lembrei de algumas comparações com as férias do ano passado:  - O técnico era Adilson Batista e agora é o Cuca; O Cruzeiro perdeu e tomou um banho de bola no gramado e nós tomamos um banho de chuva na arquibancada e desta vez não choveu e o Cruzeiro só não venceu porque o goleiro do Tupi pegou tudo; o time do ano passado tinha Leonardo Silva, Thiago Heleno, ... ... no time deste ano chegaram Vitorino, Montillo, ... ...






.


 







.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA