Edição: 14/02/2009
.
UM HOMEM BOM
 

Causou profundo pesar nos meios  sociais e comerciais de Pompéu o falecimento do  sr. Acácio Martins Assunção (Acacinho). Pessoa de fino trato, elegante, um cavalheiro na verdadeira acepção do termo. E, quando dissemos “cavalheiro” – ele sempre o foi desde criança: conta sua irmã, Maria Assunção, esposa do sr. Afrânio Valadares de Abreu, que sua mãe sempre falava que ele nunca – nem desde o tempo de criança – nunca pronunciou um “palavrão”. E, já na fase adulta, quem conviveu com ele, pôde concluir  de forma clara e cristalina que o Acácio era mesmo uma pessoa diferente. Homem simples, convivente, amável, falava tão baixo e tão educadamente  que, se não ficássemos atentos ao que ele dizia , tínhamos dificuldade em entender porque pessoas gentis, finas e educadas como o Acacinho falam mesmo baixo e com elegância.

Ele era um dos mais antigos comerciantes e atacadistas de Pompéu e exercia forte liderança na família. Auxiliou seu pai não só no comércio, onde se iniciou ainda jovem, menino mesmo -  com pouco mais de  9 anos. Era vendedor ambulante nas ruas e vendia biscoitos, doces e aprendeu com seu pai a exercer  a atividade comercial.Foi ele que construiu, erigiu e fundou o primeiro super mercado da cidade, como conta sua irmã Juventina Assunção.

Deixa uma legião de amigos, que no sábado por volta das 10 horas foram levar-lhe seu último adeus.A coluna manifesta de público sua admiração pela sua pessoa  a qume muito estimava e admirava mesmo. Ele me chamava de Porto e  eu  devo confessar que sempre  me orgulhei de ser dele um amigo a quem muito considerava e sei que a recíproca é verdadeira porque o “Cacinho” sempre me tratou da melhor maneira que um amigo pode e sabe tratar , quando se tem estima e é exatamente isso que com que nós dois sempre nos admirássemos mútua reciprocamente.  Que o Divino Mestre dê à sua família o conforto por perda tão  irreparável e que ele descanse em paz.

Acácio Martins Assunção – sinônimo de “um Homem Bom” .

.

Elas  representaram nossa cidade nos jogos do JEMS... podem até não terem sido  vitoriosas dentro das quadras, mas fora delas ...

.

Kely, Andersom e Ana Júlia em noite de “drinks” ... foto JP

.

Vinicius e Indianara... esse namoro  está fadado a terminar, terminar sim, mas no altar..

.

Bruno Ribeiro Tirado e sua esposa Fernanda. Foto JP

.

Gilberto de Campos Freitas, gerente da Caixa Federal e Kênia  - presenças constantes na Pizzaria, Churrascaria, Restaurante e Choperia Aconhego(leia-se José Carlos e Helena).

.

Os  amigos Geraldo Euler Assunção e esposa Zeneide, no Aconchego. Foto JP

.

Gonzaga com a sua querida esposa Bete, no Aconchego.Foto JP

.
E-MAIL
 
Olá, meu caro amigo Júlio Porto. Já andei vendo várias reportagens no seu site. Muito interessantes pois nos colocam a par das coisas de nossa querida Pompéu. É uma das maneiras que temos de nos atualizar, acompanhando os acontecimentos da cidade que cresce a olhos vistos. Parabéns à comunidade. Tão logo tenha as fotos, envio por E-mail. Um grande abraço.
Marina e Janaina enviam lembranças. Sds./Manoel Alberto Monteiro
.
E-MAIL 2
 

Ameeei d++ essa reportagem... juro q por um momento veio na minha cabeça meus 2 ex namorados...kkkkkkk em algumas coisas ali da matéria, eles encaixaram direitinho...haha um gnd bjo! Adoro vc! Ela pede para n ser identificada...

(*) Ela está se referindo à matéria  deste site, edição de 03/01 do corrente ano , que define a diferença entre Canalhas e Cafagestes.

.
DECEPÇÃO
 

Semana passada adquiri o Mini Dicionário do Aurélio. E, para minha decepção, a primeira palavra, o primeiro verbete que procurei, não tinha no Dicionário do Mini-Aurélio. Na verdade é uma palavra pouco usual, mas muito conhecida de quem lê um pouco mais: apedeuta . O Dicionário traz também um CD Rom, muito fácil de instalar no computador, mas vou levar comigo a frustração de não ter encontrado a palavra procurada. Foi muita coincidência... não me levem a mal os menos letrados  - porque é uma deselegância para quem escreve traduzir ou explicar o sentido das palavras: presume-se que estamos subestimando o leitor, mas para quem não sabe (só para quem não sabe) o significado da palavra é: ignorante, pessoa sem instrução.

.
PRAÇA DOUTOR CIRO
 
A ADMINISTRAÇÃO RENOVAÇÃO já começa mostrar serviço. Entregue à arquiteta Janice Vasconcelos Rodrigues Alves, uma das praças mais bonitas  da cidade começou nesta semana a receber os primeiros ventos que sopram lá da praça Governador Valadares. Embora algumas pessoas fazem restrição à poda das árvores, a maioria esmagadora (entre elas  este colunista) está a favor. Parabéns para o departamento responsável.
.
E-MAIL 4
 

Caro amigo Geraldo Porto
   
A bem da verdade e da justiça discordo de sua colocação de que quando se fala em Viação Sertaneja \"leia-se Cici\". Caro Geraldo quando se fala em viação Sertaneja leia-se: MOACIR MENDES MORATO ,  meu sogro , pai de minha querida espôsa Maria de lourdes Mendes Morato , um jovem visionário embevecido de idealismo quase um   adolescente; sonhou, fundou e solidificou uma empresa de ônibus nos anos 50, a nossa SERTANEJA . Dê-lhe meu preclaro Geraldinho, a justeza da historia e do reconhecimento!!!!!   Ceifado da vida aos 40 anos por doença trágica deixou filhos pequenos ( minha esposa tinha 9 anos ) e outros \"sortudamente\",embora legitimamente, assumiram ; mas já estava tudo pronto , meu amigo Geraldo; estes construíram Historias menores não merecem ser \"a cara da empresa\". Espero e confio  que meu email seja publicado na íntegra para o império do bom jornalismo.  Um grande abraço.

DR EUGÊNIO ANTÔNIO DOS SANTOS - MÉDICO

.

Bem  meus amigos... vamos tentar identificar os protagonistas desta foto histórica: esse garoto ai de mão no bolso e esta garotinha atrás dele são respectivamente o Eugênio e a Maria de Lourdes(hoje marido e mulher) – ele médico, ela  professora. Da direita para a esquerda: prefeito Levi Campos, Padre Bertholdo, Dr. Tomé, Valdemar dentista e o senhor de terno atrás dele é Moacir Mendes Morato, que é o fundador da Viação Sertaneja.E, do lado direito do Moacir, de terno e gravata - pode-se ver o famoso taxista de Pompéu, Abílio Calixto, que sempre se ufanava em dizer “ ... carro nunca me deixou na estrada, eu é que deixo ele...” rsss). Ao lado do Abílio, ao que nos parece tem duas de suas filhas a Marilene e a Diva.  O coroinha, tanto pode ser o Zé Maria do Pedro Astor, como  também o Itamar Djalma, mas está mais para o filho do Pedro Fogo,  que tanto pode ser o Mauro ou Marlúcio. Segundo o Jacinto do Mato Groso(que me fez a gentileza e deu-me a honra da visita para auxiliar-me na “empreitada”  para a  identificação ,  o  personagem – ele crê que seja mesmo o Marlúcio. Mas, o próprio Marlúcio acredita que não é ele, mas sugere que  possa  ser o Itamar.

NR. Pôxa  amigo... que alegria receber seu e-mail e surpresa maior foi o saber (juro que n sabiamos)ser o amigo dotado de uma pena magistral: desconhecíamos por completo esse seu lado "literato"... e que escrevesse  tão bem, Eugênio. E, não  nos  resta a nós senão e até com gratidão,  manifestar-lhe nosso agradecimento pela sua tempestiva informação. Ninguém ama aquilo que não conhece – já disse alguém – e "ipso facto" não sabíamos da história dessa conceituada empresa. E, se nos  permite, solicitamos-lhe  a gentileza de enviar - se possível - a foto do seu sogro a quem  cremos,    não  ter tido o privilégio, o prazer, a oportunidade  e a honra de  conhecer. E, já que falamos em honra, é exatamente isso que sentimos  quando ora tomamos  conhecimento de que vc é um dos nossos leitores. Não  seria de forma alguma necessária  a sua intervenção e seu pedido para que publicássemos seu e-mail em nossa coluna. Ele será publicado, sim, não só para atender o seu pedido, claro, mas igualmente para nos reportarmos à figura do "sô" Moacir a  quem esta retificação  ele muito  faz jus  e por último  para que as gerações futuras saibam que se o amigo não tivesse trilhado o caminho da Medicina, certamente o da Literatura estaria a lhe reservar espaço de destaque. E, para complementar, entendemos que  uma foto sua , para acompanhar a matéria  - seria de muito bom alvitre. Para não deixar dúvidas, estamos nos referindo à foto do Moacir Mendes Morato e a sua também , Eugênio , se julgar acordante.

Foi com imenso prazer que recebemos o seu e-mail, que servirá como fonte de informação para os menos informados, como este seu amigo, por exemplo(rssss)

Gde abraço e aguardamos novo contato seu.
Geraldo Júlio Porto   

.
E-MAIL 5
 
Caro amigo Geraldo Porto  

 Obrigado pela atenção aos meus "reclames" .Como sempre você é generoso com as pessoas , coisas e fatos da vida. Mando para você uma foto muito cara à nós Pompeanos, especialmente à mim. Foi a única vez em que eu e meu sogro  estivemos juntos sem ter a menor noção de sermos um dia  sogro e genro ; êle morreu antes, sem me conhecer!      A foto anexa foi um presente de minha sogra, Dona Rosa, que ao rever arquivos da empresa teve a sensibilidade de perceber o registro e reconhecer a sua importância (o fotógrafo seria o Zé Bocó?). Ela é de meados da década   de 60  na inauguração da rodoviária; vemos ao fundo  da esquerda para direita, de terno o Moacir, Valdemar dentista(grande amigo do meu pai, esposo da dona Titi , professora de muitos de nós), Doutor Tomé(nosso eterno magistrado) padre Bertoldo e Levi Campos ; o valente coroinha de turíbio  em punho, penso ser o meu amigo Zé Maria do Pedro Astor. O destemido jovem de mãos no bolso em primeiro plano: é isto mesmo ; sou eu ,testemunha da história ; e o mais caro para mim, logo atrás de mim a segunda menininha de cabelo curtinho olhando para o lado oposto ao fotógrafo, atrás da outra de braços cruzados , seria 20 anos depois , minha esposa. Geraldo ,estão presentes  outras pessoas como o Abilio do taxi(guarda louça) a filha do Fafá , esposa e filha do Nêgo Ferreira(outro pioneiro da empresa) e minhas cunhadas(todas crianças) O demais Pompeanos eu não me recordo ; conto com a sua experiência e vivência   social para identificá-las.   

Um grande abraço
Eugênio A. Santos
.
E-MAIL 3
 

No intuito de preservar vários bons profissionais que atuam na Saúde, modifiquei minha mensagem (abaixo), abrandando-a.  Também quis deixar bem claro que a atual administração não tem nada a ver com esta situação.

Um abraço
Carlos

.
COMO VAI A SAÚDE EM POMPÉU?
 

Esta postagem serve a apenas um propósito: Estabelecer um canal aberto à população de Pompéu para colocar seus anseios com relação à Saúde, apresentando suas reclamações  e, ciente das grandes dificuldades do setor, apresentar sugestões para melhorá-la. Se esta publicação, no entanto, for encarada como uma crítica, que o seja, mas com a única finalidade de se encontrar uma boa solução para a comunidade.

A idéia de se abrir esta página no nosso blog (veja endereço abaixo) surgiu há uma semana, no último sábado, dia 24 de fevereiro, minha irmã Sandra, que passava alguns dias em minha casa, começou a passar mal e, aos olhos de qualquer leigo, tudo indicava  se tratar de um infarto "fulminante". Ela gritava e se retorcia, com fortíssimas dores no peito. Meu filho, Carlos Augusto, a carregou nos braços e fomos até o Pronto Atendimento (antiga Policlínica). Ali chegando, já encontramos na porta uma cadeira de rodas onde a colocamos e nos dirigimos para o interior para solicitar o atendimento médico. Qual não foi nossa surpresa ao sermos atendidos por um atendente, com uma prancheta na mão, que começou um questionário, dirigido a ela. Enquanto ela gritava com dores dilacerantes no peito, o atendente ia-lhe perguntando: "Qual é o seu nome?", "Qual é o seu endereço?", "Quantos anos você tem" etc., etc. até que já impaciente, intervim e lhe disse (muito nervoso, confesso!!!) que aquele não era momento para aquilo e que chamasse o médico imediatamente. Felizmente o médico, meio sonolento e atônito com o que estava acontecendo, apareceu, o eletro foi feito. Resultado analisado, ainda bem que não era o que temíamos.  A propósito, será que nossas autoridades de saúde sabem que os aparelhos cardioversor e desfibrilador que ali se encontram, novinhos, essenciais para salvar os pacientes infartados não são usados porque poucos sabem utilizá-los?

Infelizmente tivemos hoje, domingo, dia 08 de fevereiro de 2009, mais uma vez, apenas uma semana depois, de nos recorrer, novamente, ao nosso Sistema se Saúde, quando meu filho Hugo, de apenas três anos, bateu a cabeça numa mesa de ardósia e cortou o supercílio. Com o rosto e o peito cobertos de sangue, eu e sua mãe o levamos ao Pronto Atendimento. Ao chegarmos ali, mais uma vez lá estava o "rapaz da prancheta" -- cumprindo suas ordens, é claro -- querendo colher os dados antes que o atendimento fosse feito!. Eu quis entrar também, mas fui impedido por dois atendentes -- o da prancheta e um outro -- que "cresceram pra cima de mim" quando ouviram  gritos do decano médico de plantão, que gesticulando e aos brados dizia que não permitia minha entrada no recinto. Saí para procurar outro médico e enquanto isso, minha mulher entrou, mas  recusou o atendimento do médico de plantão, e saiu do PA.

Pois bem, meus amigos. Este é apenas uma pequena amostra do quadro do atendimento ao público que tem sido feito no PA, há já algum tempo. Não é um problema da atual Administração, pois inclusive acreditamos que a nova Secretária de Saúde, Dra. Daniela Campos, com quem tivemos o prazer de conversar hoje por telefone, está imbuída dos propósitos de corrigir esses problemas crônicos de nossa saúde. Desejo-lhe muita sorte e que tenha apoio para efetuar as mudanças necessárias.

Vocês já imaginaram o quê sofre a população humilde de Pompéu? Não estou invocando esta condição, mas apenas, "ad argumentandum", se um ex-Secretário de Saúde é enxotado de um setor que foi criado por ele, vocês já imaginaram o quê acontece com a população humilde de nossa cidade, que ali aguarda horas até que alguém resolva atendê-los, e quando o fazem, trata-os com desprezo, desdém e desrespeito? Ah, não é assim?  Então procure ouvir as pessoas e a suas histórias!!! Você ficará impressionado!

Meu prezado prefeito! Você foi eleito com o forte apelo da "renovação". Por que não renovar a Saúde? Não é necessário renovar as pessoas (as que estiverem dispostas a inovar, renovar e mudar, é claro!).  Basta RENOVAR OS PROCESSOS, RENOVAR AS ATITUDES e MUDAR O FOCO! Sim, pense em renovar os focos. O FOCO PRINCIPAL DA SAÚDE É O PACIENTE, O USUÁRIO!!! Os melhores horários são os que lhe convêm (AO PACIENTE, ao USUÁRIO). Os interesses do USUÁRIO devem prevalecer sobre tudo e sobre os de todos outros participantes do processo, sem exceção.

Essas palavras, Sr.Prefeito, começaram como um desabafo irado, mas o bom senso trouxe-me de volta à razão.  Acho que de tanto convivermos com nossos programas de "ERRO ZERO", "NÃO-CONFORMIDADE ZERO" e "EXCELÊNCIA EM SAÚDE" que praticamos na Santa Casa de Montes Claros (recém eleita o quarto melhor hospital de Minas Gerais) nos tornamos intolerantes quando vemos a Saúde mal aplicada.

Carlos Foscolo
Ex-Secretário de Saúde de Pompéu

Publicado também em nosso blog www.pompeu-cidadesnet.blogspot.com onde você poderá também comentar ou reclamar, se for o caso.

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA