Edição: 14/05/2011


.






.

 


.


.

O ENLACE
 
(Cobertura Fotográfica e Cinematográfica: Foto Stúdio Imagem)
 
QUEM SE CASOU dia 29, às 21:00 hs,  na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição , foi Gilce e Marcílio. A noiva, da  sociedade de Pompéu é filha do casal Pedro(Lúcia)Menezes  e o noivo, da sociedade de Papagaio, é filho do sr. Moacir Moreira  e Maria da Conceição de Oliveira Campos.
O ato   religioso foi paraninfado pelo padre Mauro Jorge e o fundo musical, com músicas belíssimas foi de Reginaldo.
Foram padrinhos por parte da noiva: Geraldo Hamilton de Menezes e sra.Neuly Paz; Paccelli Menezes e sra  Francelle A.Almeida Menezes, Vera e Carlos Magno Serra, Julio Braz e Ruth, Mário e Vanda, Roberto Leandro e Mayra, Hudson e Daniele, Antônio e Jaqueline Vida.
 
Por parte do noivo: Warley Gean e Paula, Rinzeley e Poliana, Marcilia e Geraldo, Fabiano e Estefânia, Everaldo e Silvia, Paulo e Lílian, Yara e Marcos,
Antônio e Tais.
Após a cerimônia religiosa  os noivos receberam os cumprimentos na porta  da igreja.Muitos nomes da alta sociedade de Papagaio e Pompéu marcaram.   Confira nas fotos abaixo.
 


Os noivos Marcílio e Gilce.



Padre Mauro Jorge dando a bênção aos nubentes.



Gilce e Marcilio.



Maquiada  por Raquel Afonso Carvalho , Gilce Menezes chamava atenção pela sua beleza.



ELIELTON, ÉDNA, GILCE, MARCÍLIO, GABRIELA E ISABELLE GRACIANI.

.



J. NETO E MARIA GABRIELA. ele contou tempo quinta feira última, 12. (oto Orkut).

.



BIAH OLIVEIRA

.
 


LAURA NOLASCO(a primeira a esquerda) que conta tempos amanhã.


.

ESCUSAS



A COLUNA SE APRESSA em se desculpar com NATHÁLIA JANAINA  e com seus  familiares pela nota dada aqui neste minifúndio na semana passada. Fica mais uma vez provado e comprovado que a “pressa é mesmo inimiga da perfeição”.”Pudera eu acrescentar:   é mãe do tumulto e da incongruência... obra apressada é obra manca...”. E, eu fui uma de suas vítimas ao redigir às pressas nota sobre o casamento do Experidião Porto e Nathália Janaina. Descrevi o lado profissional do noivo, mas omiti as características da noiva – o que prazerosamente agora o  faço: a noiva, que é filha do casal João Jorge de Faria e dona Conceição,  de Bom Despacho: ela é agente da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais(detetive) e formada em Direito.Experidião, de quem já falei , na semana passada. é filho de Edith Afonso Tavares e Pedro Cecílio Porto.
     


.



HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO

A coluna publica hoje 03 fotos do “traquinas”  do ERNESTO, filho de Ana Paula Figueiredo Maciel Soares e de Valdmir Soares de Souza(eles, empresários do ramo de câmeras de segurança.. E, na pessoa deste lindo rebento, quero homenagear meu inesquecível amigo Taline.O garoto tem  3 anos e 2 meses e estuda desde 1 aninho e meio na Jasmim - Centro de Arte e Educação Infantil, em Belo Horizonte..Ele é neto do meu grande e saudoso amigo TALINE DIAS MACIEL E DE JULIETA FIGUEIREDO.
Confiram nas fotos abaixo o   “amiguinho” deste colunista, que ainda hei de conhecer pessoalmente.









.


 

 CAVALGADA “DOS MININOS”



A CAVALGADA já tem data marcada: dias 02 a 03 de julho. O evento terá mais de 30 horas de festa e os shows confirmados serão de  Douglas e Diego, Edson e Anderson, Os Aflitos e Banda CM-5.
As camisetas terão número limitado. Contato para informações: Hernane, pelo telefone 37 9989 3720.
A MELHOR CAVALGADA DE MINAS GERAIS.. A COLUNA VOLTA.


.

PERGUNTARAM AO MARQUINHO DONDÔ qual seria a maior invenção da humanidade. Resposta do Marquinho, na pinta:
 - Férias.
E completou
- “Quem inventou o trabalho, com certeza deve ter sido um sujeito que não tinha nada pra fazer.Esse é o Marquinho – grande amigo deste colunista.
 


.

Meu Caro Amigo Julio Porto,
 
Agradeço o carinho ao disponibilizar a sua Coluna para homenagear a minha irmã Dilce ; mais ainda e em nome da minha família a sua presença  na cerimônia da despedida e estender este agradecimento a todas as pessoas presentes na celebração abraçando-os na pessoa do José Gilberto de Carvalho um dos mais legítimos representantes da sociedade pompeana.
 
A vida da Dilce será reconstruída nos encontros daqueles que conviveram com ela como se juntassem as folhas de um livro  que adorassem para refazer a leitura e o papel dos parentes , amigos e conterrâneos é cultivar as sementes  semeadas por ela que certamente nos trarão os frutos do amor e do otimismo.
 
Sempre amigo,
 
Enes.




.



PROMOÇÃO

GANHE 100 REAIS. BASTA ACESSAR O SITE JULIOPORTO.COM E RESPONDER: “ QUAL É SO SITE MAIS ACESSADO DE POMPÉU E REGIÃO”. A RESPOSTA É ÓBVIA: É  JULIOPORTO.COM, MAS QUEM NÃO RESPONDER CORRETAMENTE, VAI APENAS PARTICIPAR, MAS NÃO IRÁ CONCORRER A 100 PRATAS.
 
.

DESARMAMENTO

O governo brasileiro, apoiado por políticos demagógicos e oportunistas, tenta impor à população uma idéia  falsa: a de que uma campanha de desarmamento vai reduzir a criminalidade. Comanda esta ofensiva mentirosa o ministro da Justiça, omitindo fatos que explicariam a realidade do crime no país.
 
E os fatos são claros: a ameaça vem das armas clandestinas que o ministro e seu governo deveriam combater. E não das armas legais dos cidadãos honestos. Se elas forem retiradas de circulação, restarão apenas as dos bandidos - o que só pode aumentar o perigo de assaltos e de assassinatos.
 
É chocante como a força da demagogia tapa os olhos de quem deveria ver com mais clareza este cenário, tão simples e tão trágico. Ao empunhar a bandeira da mentira, o ministro e sua campanha de convencimento agridem, não só a realidade brasileira, mas também a vontade da maioria da população.
 
Há pouco tempo, ela exigiu, em um referendo, o direito de o cidadão honesto ter a sua arma. Exigência legítima, que é praxe em quase todo o mundo, até para se defender sim, em um país em que o Estado não cumpre o seu papel na segurança pública.
MATÉRIA EXTRAÍDA DO BLOG DO EXPERIDIÃO.


.

FRASE DO DIA
 
Se você é feio, pobre, burro, e mesmo assim tem um monte de mulher dando em cima de você - só tem uma explicação:
Você mora embaixo de um “puteiro”.


.

ESTATÍSTICA DO DIA

Estudo revela que depois de fazer amor,10% dos homens voltam-se para o lado direito, 10% para o lado esquerdo e os outros 80% voltam para casa!

.

MARIDO VAIDOOOOOOOOOSO ...

O marido vaidoso compra um sapato novo.
Chega em casa e fica andando pra lá e pra cá e nada da mulher perceber sua nova aquisição.
Para chamar a atenção ele resolve tirar toda roupa.
Completamente nú, ele aparece novamente andando pra lá e pra cá. A mulher    finalmente pergunta:
- Ficou doido? O que você faz andando pra lá e pra cá, com esse pinto pendurado   à mostra?  
O marido aproveita a oportunidade e responde:
- É que ele está olhando para o meu sapato novo.
E ela retruca:
- Por que você não comprou um chapéu?


.

VALOR DO CONHECIMENTO...

O Quim, o Zé e o Joca trabalhavam numa obra. De repente, o Quim caiu do 15º andar e morreu.
O Zé disse:
- Um de nós tem que avisar a mulher dele...   
Ao que o Joca respondeu: 
- Eu sou bastante bom nessas coisas, eu vou!
Passada uma hora, o Joca estava de volta, com um engradado de cerveja.
O Zé perguntou:
- Onde arranjou isso?
- Foi a viúva do Quim que me deu.
- Como é? Você diz que o marido dela morreu e ela te dá uma caixa de cerveja?
- Não foi bem assim. Quando ela abriu a porta, eu disse:  
- Você deve ser a viúva do Quim.
Ela respondeu:
- Não, eu não sou viúva! 
E eu disse:
- Quer apostar um engradado de cerveja comigo?


.

DESCOBERTA
 
Joãozinho completa 9 anos e seu pai lhe pergunta:
- Meu filho, você sabe como nascem os bebês?
O menino assustado, responde:
- Não quero saber! Por favor, prometa que não vai me contar, pai!
O pai, confuso, não se conforma, e pergunta:
- Mas por que você não quer saber, Joãozinho ?
- E o menino, soluçando, responde:
- Aos 6 anos me  contaram que não existe coelho da Páscoa; aos 7 descobri que não  existem fadas-madrinhas, nem sereias, nem o Saci Pererê, aos 8 entendi que o Papai Noel é você!
Se agora eu descobrir que os adultos não “ trepam...”, não vejo mais razão para continuar vivendo!!!


.

BÊBADO E A DAMA DE PRETO

Começou a música e um bêbado levantou-se cambaleando e dirigiu-se a uma senhora de preto e pediu:
- Hic... Madame, me dá o prazer dessa dança?
E ouviu a seguinte resposta:
- Não, por quatro motivos:  
Primeiro, o senhor está bêbado!
Segundo, isto é um velório!
Terceiro, não se dança o Pai Nosso!
E quarto porque 'Madame' é a puta que o pariu! Eu sou o padre!

.

Geraldo, boa tarde!

Fineza divulgar o evento desta sexta-feira na AABB: show com a dupla REGIS & ALINE, sexta-feira, dia 13/05/2011, a partir das 22:00 hs, ingresssos a R$10,00 e associado mediante apresentação da carteirinha R$5,00. Eles já tocaram lá há duas semanas atrás, contudo, no dia não tivemos umapresença muito grande de público, mas quem foi simplesmente adorou a dupla, principalmente a voz da cantora, que todos disseram ser idêntica à da Paula Fernandes.
Gostaríamos também da cobertura do evento, se for de seu interesse.
Na sexta passada tivemos um bom show lá, e estava lotado, contudo, o José Carlos do Aconchego não havia me adiantado nada, e não tive como falar com você.
Contamos com sua presença.
Abraços,
Analdino Jr

.



A REUNIÃO da Câmara , na segunda feira última foi marcada por tumulto, gritaria e palavrões.

Em várias ocasiões o Presidente da Câmara teve de pedir silêncio aos visitantes, inclusive com a ameaça de encerrar a reunião. As pessoas manifestavam sua indignação. O Vereador Experidião Porto convidou o Secretário da Fazenda, mas ele não compareceu. Porto afirmou que colocará na Câmara uma equipe para atender as pessoas que se sintam lesadas para a lavratura de uma impugnação que será encaminhada a prefeitura. Está sendo estudada também  a possibilidade jurídica  de um novo projeto de lei para alterar o atual.
Experidião vai tentar uma reunião com o Prefeito para tentar equacionar o problema mas ponderou que caso não haja uma solução no campo político haverá uma ação judicial patrocinada por ele
 
NOVO CÓDIGO
 
Os vereadores aprovaram um novo código tributário onde incluiram a isanção para casas com o valor de até 33 mil reais, a alícota continuou a mesma sendo 1% para terrenos e 0,5% para as edificações porem foi feita de oficio uma nova avaliação dos imóveis de Pompéu. Para esta avaliação foi contratado uma firma que realizou a avaliação de forma precaria, desta forma imoveis que antes foram avaliados por e 20 mil passaram  a  valer 200 mil e  isto causou um aumento de dez vezes no valor cobrado.
Tentando tirar proveito político alguns Vereadores colocaram um carro de som na rua dizendo que não haviam votado no aumento do IPTU insinuando assim que os demais haviam votado, na verdade a alteração ocorreu na avaliação e não no projeto em que a alíquota  foi mantida a mesma do antigo código.
 
.

Curvelo, maio de 2011.
 
 
Excelentíssimo (a) Senhor (a):
 
 
Com o imenso prazer de visitá-lo, em nome da Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ), entidade promotora da Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo, convidamos Vossa Senhoria para a 68ª edição do evento, a realizar-se no período de 16 a 22 do corrente, seguido da 15ª Expo Leite, conforme programação abaixo, no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo.
Ao ensejo, informamos que a promoção terá abertura oficial às 18h do próximo dia 19, quinta-feira, com a presença do ilustre Patrono Elmiro Nascimento, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Encarecemos que recebê-lo durante a Expô, mais especialmente na data supracitada, será para nós motivo de intensa alegria.
Como já deve ser de seu conhecimento, a Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo, da qual participam expositores de vários estados da Federação, figura entre as mais vitoriosas promoções do gênero no Brasil, contribuindo sobremaneira para o fomento do turismo de negócios no Estado e para a valorização da cultura regional.
Sua visita será uma honra para os diretores e sócios deste sodalício e fará com que o tradicional evento ganhe ainda mais em brilhantismo.
Sem mais para a ocasião, manifestamos-lhe profundo apreço e externamos-lhe, desde já, efusivos agradecimentos pela acolhida ao nosso convite.
Gentileza confirmar presença à solenidade de abertura pelo e-mail: amcz@veloxmail.com.br.
Atenciosamente,
 
Alberto Marques da Silva Maia      
Presidente    


68ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DE CURVELO E
15ª EXPÔ LEITE CURVELO
 
PROGRAMA DA 68ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DE CURVELO
 
De 11 a 16/05 – Entrada dos animais vindos da Expozebu e do Torneio Leiteiro da Raça Guzerá
De 14 a 16/05 – Entrada dos animais das demais localidades
 
16/05/2011 (segunda-feira)
Entrada dos animais
12h - Prazo máximo para entrada de animais - bovinos
14h – 1ª ordenha dos animais do torneio leiteiro da raça guzerá
 
17/05/2011 (terça-feira)
DATA BASE
13h - Pesagem e ultrassom de animais Nelore
13h – Pesagem e ultrassom de animais Guzerá
 
18/05/2011 (quarta-feira)
13h - Pesagem e ultrassom de animais Nelore oriundos da Expô Goiânia/GO
Das 14 às 18h - Julgamento Guzerá
16h – Prazo máximo para chegada de animais - Mangalarga Marchador
19h - 2º Leilão Guzerá e Seus Cruzamentos
 
19/05/2011 (quinta-feira)
Das 8 às 12h, das 14 às 18h - Julgamento Mangalarga Marchador
Das 8 às 12h, das 14 às 18h - Julgamento Guzerá
14h – Pesagem final do Torneio Leiteiro Guzerá          
Das 14 às 18h – Julgamento Nelore
18h – Abertura Oficial com lançamento de Selo Comemorativo dos 70 anos da AMCZ
19h30 – Show Robson Rodrigues e Banda
20h –17º Leilão Nelore Expô
21h – Trio Parada Dura
 
20/05/2011 (sexta-feira)
Das 8 às 12h, das 14 às 18h - Julgamento Mangalarga Marchador
Das 8 às 12h - Julgamento Guzerá          
Das 8 às 12h, das 14h às 18h – Julgamento Nelore
19h – 15º Leilão Zebu e Cruzamentos Para Recria e Engorda
20h30 – 1º Leilão Virtual Nelore Elite Expô Curvelo – Canal do Boi – Local de encontro em Curvelo, com telão: “Casa do Nelore”
21h – Show Banda Show Comel
23h - Show Eduardo Costa
 
 
 21/05/2011 (sábado)
Das 8 às 12h, das 14 às 18h - Julgamento Mangalarga Marchador
Das 8 às 12h - Julgamento GuzeráDas 8 às 12h, das 14 às 18h – Julgamento Nelore
19h – 17º Leilão Guzerá Curvelo – Antônio P. Salvo & Convidados
21h – Show Vitor e João Guilherme
23h – Show Don e Juan
 
22/05/2011 (domingo)
16h – Show Banda Swind’art
19h – Show Banda Happy Hour
21h – Show Hugo e Nando
 
23/05/2011 (segunda-feira)
6h – Saída dos animais
 
PROGRAMA DA 15ª EXPÔ LEITE CURVELO
 
23/05/2011 (segunda-feira)
Entrada das vacas participantes do Torneio Leiteiro, bezerras e novilhas até as 17h
 
24/05/2011 (terça-feira)
Último dia para entrada das vacas participantes do Torneiro Leiteiro, bezerras e novilhas até as 17h
 
25/05/2011 (quarta-feira)
Último dia para entrada das bezerras e novilhas leiteiras até as 17h
18h – Esgota do Torneio Leiteiro
 
26/05/2011 (quinta-feira)
06h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro
18h – 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro
Das 13 às 18h – Julgamento Gado Leiteiro
 
27/05/2011 (sexta-feira)
06h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro
18h – 4ª Ordenha do Torneio Leiteiro
19h – Leilão Produção 2011
 
28/05/2011 (sábado)
19h – Entrega da Premiação Expô Leite Curvelo 2011
19h30 – 5º Leilão Elite Leiteiro
 
29/05/2011 (domingo)
06h – Saída dos animais           




.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

14/05/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – XIX
 
“ISSO É NORMAL"   É ACEITÁVEL?


        Presidente Dilma,
                         
       É uma das expressões mais perigosas que conheço.  Por trás dela se escondem, muitas vezes, nas famílias, a falta de motivação e força para agir ou corrigir filhos que vão adquirindo hábitos ou vícios indesejáveis.  Por trás dela se cometem, à vezes crimes inomináveis de lesa pátria.  Por trás dela terríveis injustiças são praticadas ou ações de grande alcance  público deixam de ser tomadas.  Sim, presidente, a expressão “Isso é Normal” é uma das maiores anomalias que já vi.  Além de causar inúmeros prejuízos, ela também esconde o desconhecimento ou a justificativa injustificável de uma situação.  Dá a impressão daquele paciente que indo ao médico, este nota uma anomalia em seu sistema cardiovascular.  Um aneurisma, por exemplo, prestes a estourar.  O paciente pergunta ao médico se é muito grave e este responde: “Não, na sua idade isso é normal!”.  Isso não resolve o problema e ainda dá ao paciente uma falsa sensação de que está tudo bem.
 
    É por causa do “Isso é Normal” que políticos desviam dinheiro público, que escolas deixam de dar merendas aos alunos porque o dinheiro foi desviado. É porque “Isso é Normal” que alguém morre na fila do SUS, ou deitado num corredor de um hospital.  Por que?  Porque é normal que o SUS demore para atender.
 
    Esta semana, presidente, fiquei um pouco espantado com o Ministro Mantega, quando, numa entrevista, perguntado sobre os elevados índices  inflacionários que o país começa a vivenciar, ele simplesmente respondeu ao repórter:  “Não temos de nos preocupar com os índices.  Isso é normal.  O mundo todo está passando por isso!!!”
 
   Bem, presidente, além de uma desculpa inaceitável – se os outros estão caindo em desgraça não temos de cair também – é, ainda, uma inverdade, já que vários de nossos vizinhos da América Latina estão com índices mais baixos do que os nossos.  Na realidade, o quê está ocorrendo é a aplicação de remédios errados, ações muitas vezes fundamentadas naquelas adotadas por outros países, mas que têm realidades diferentes das nossas, como é, por exemplo, o caso das elevadas taxas de juros que nossa economia vem praticando há décadas.  E isso não ocorre nos países de primeiro mundo, onde taxas anuais jamais chegam a dois dígitos anuais.  Naqueles países o aumento das taxas de juros de 0,9% AO ANO, para 1,5% podem realmente ter um enorme impacto na intenção de se frear o consumo.  Mas não aqui.
 
    Não. De modo algum aqui, o aumento da  taxa de juros teria este impacto.  Aqui, o povo está habituado às exorbitantes taxas praticadas pelos bancos e financeiras.  Esses pequenos aumentos das taxas se juros têm, sim, impacto, na classe empresarial, que às vezes deixa de solicitar empréstimos para financiar sua produção.  E assim, deixa de produzir e, com menos produtos no mercado, a lei da oferta logo se faz sentir com o aumento de preços.  E, ato contínuo, ainda ajudados pela enorme divulgação da mídia, a indexação acaba por fazer o resto do estrago, dentro do efeito tostine: “Indexou porque subiu, ou subiu  porque indexou?”.
 
    O fato, presidente, é que se tem uma nítida sensação de que o Ministro da Fazenda, que brilhantemente protegeu a economia tão bem conduzida pela classe empresarial brasileira nos últimos dois lustros, parece já não mais conseguir isso.  Nas suas entrevistas, parece meio perdido, no meio do bombardeio de perguntas.  Responde sem segurança, sem firmeza, sem acreditar nas suas próprias respostas, e com isso transmite incredulidade a todos, principalmente à mídia, agravando sobremodo o problema.  Assim, acreditamos presidente, que já é, pois, hora de agradecer ao Ministro pelos  relevantes serviços prestados à nação, e devolve-lo à atividade privada.
 
    No início desta semana, ouvi, com entusiasmo, a presidente dizer que gostaria de contar com a classe empresarial na participação de condução dos destinos do país. É uma certa redundância, pois o papel dela – classe empresarial –  sempre foi da mais relevante e imprescindível importância.  Mas, talvez seja hora de dar à classe empresarial um papel mais direto, não na economia, em si,  pois este papel já é dela, mas na formulação das políticas econômicas, talvez através de um Conselho de Política Econômica, ou coisa parecida, formado por presidentes das Federações de Indústrias dos Estados, juntamente com os da área comercial e rural.  Talvez seja chegado o momento de tirar das mãos dos políticos profissionais algumas áreas-chave essenciais ao nosso maior e mais rápido desenvolvimento, despindo-as dos vícios por eles praticados desde tempos imemoriáveis.

 
          
Á SUA SAÚDE XI
 
 
Mulheres são mais suscetíveis a distúrbios mentais
 
           Poucas pessoas, incluindo familiares e companheiros, se dão conta, mas a saúde mental é uma das questões que mais causam sofrimento às mulheres e, por isso, necessitam de atenção e tratamento especializado.  Dada a sua relevância, decidimos comentar, esta semana, esta pesquisa encabeçada pela redação do Paraná Online, uma das melhores publicações nacionais.
 
    A constatação é da psiquiatra Gislene Cristina Miranda. Segundo a médica, entre os distúrbios que mais acometem a saúde mental da mulher estão os alimentares, depressão e distúrbios de ansiedade.
 
    A especialista comenta que as mulheres são mais sensíveis aos diversos eventos que, de uma maneira ou de outra, afetam consideravelmente seu lado emocional, como, por exemplo, a morte de um parente próximo, a perda do emprego, crises no casamento e dificuldades na criação dos filhos, entre outros.
 
    Com efeito, a mulher contemporânea acaba tendo múltiplos papéis na sociedade. Além das cobranças sociais e familiares, e os conflitos envolvendo a maternidade, a educação dos filhos e a carreira profissional cada vez mais concorrida, ela precisa lidar com os temores do envelhecimento, a perda da libido ou passar por um casamento infrutífero e a falta de sentimento e respeito por parte do companheiro.
 
    De acordo com a médica, elas estão ainda mais propensas ao estresse e aos quadros de depressão. Por esse motivo, cada vez mais estudos procuram reforçar o entendimento e os cuidados no tratamento e prevenção de tais desordens.
 
    "O ponto positivo é que podemos perceber que as mulheres estão mais ativas na defesa da sua própria saúde e nesse contexto a saúde mental não deve ser deixada em segundo plano", ressalta a psiquiatra.

Tem tratamento
 
    Fases complicadas, como a temida tensão pré-menstrual (TPM), a depressão pós-parto e a menopausa, geralmente, encontram a mulher mais fragilizada e propensa a sofrer distúrbios mentais, principalmente entre as que sofrem algum tipo de pressão ou passam constantemente por situações de elevado estresse.
 
    Um dos aspectos mais importantes para que a mulher consiga obter maior qualidade de vida, na visão da médica, é a informação. "O básico é saber que todos os fatores que podem levar a algum distúrbio mental têm tratamento", esclarece, salientando que a expectativa de vida vem aumentando e que a mulher nunca deve se privar de buscar prioritariamente uma vida com mais qualidade.
 
    Alguns quadros são especificamente femininos, como a TPM, naquele período que antecede a menstruação. Gislene Miranda atesta que 80% das mulheres têm algum tipo de sintoma mensalmente e, esses, podem potencializar o surgimento de outras doenças.
 
    Entre os sintomas mais freqüentes estão fatores físicos, como inchaços nas mamas, dores de cabeça e problemas abdominais, além de fatores psíquicos, como a irritabilidade, a diminuição da auto-estima e mudanças de comportamento.
 
    A médica orienta que as mulheres devem ficar atentas para esses sintomas e buscar tratamentos psicoterápicos com o auxílio de um especialista. Os procedimentos incluem antidepressivos de última geração que conseguem um resultado significativo, principalmente no combate aos sintomas.
"Como esse é um processo recorrente, se não tratado, pode levar até mesmo à incapacidade social e profissional", explica a psicoterapeuta Simone Nascimento. Ela adianta que os quadros mais graves de TPM atingem apenas 10% das mulheres. "Essas é que vão requerer realmente um tratamento medicamentoso", constata.


Histórico anterior
        Já a depressão pós-parto, de acordo com Gislene Miranda, é mais comum do que se imagina. Ela advém, principalmente, das inquietações que se manifestam nas mulheres que têm o seu corpo modificado depois de ter dado à luz.
 
    Outra constatação da médica é de que, em geral, as mulheres que têm um histórico anterior de depressão ficam mais sensíveis a esses quadros. Durante a fase da menopausa, muitas vezes relacionada com a chegada da maturidade ou com o envelhecimento físico e cerebral, a mulher tem o seu grau de ansiedade e sensibilidade aumentado.
 
    A médica lembra que a reposição hormonal, frequentemente recomendada nesse período, deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar que inclua especialistas em saúde mental.
 
    Os distúrbios mentais mais graves devem ser tratados por especialistas, mas a frequência elevada de transtornos de ansiedade, depressão e dependência ao álcool entre as mulheres confere ao médico não especialista uma posição importante na atenção à investigação e diagnóstico dos distúrbios mais presentes.
 
    De acordo com os especialistas, quando os clínicos são treinados para lidar com os problemas psicossociais das mulheres, o caminho para um tratamento com boas condições de sucesso se torna mais acessível.


Controle possível
 
    Eliana, de 58 anos, que prefere não se identificar, conta que depois do nascimento do seu primeiro filho, após cinco meses retornou ao trabalho. Também voltou aos estudos que tinha interrompido pela gravidez.
 
    Vivendo sob muita pressão, teve sua primeira crise de pânico, um transtorno, para ela, desconhecido. Tomou ansiolíticos, fez terapia. O pânico acabou quando mudou de cidade e de emprego.
 
    Há pouco tempo, depois da menopausa teve uma depressão profunda. O especialista disse que tenho "tendência" a esse mal, porém com os remédios que hoje existem, podem ser controlado.
 
    No livro Mentes femininas - A saúde mental ao alcance da mulher (Ediouro), o psiquiatra Joel Rennó Júnior, traz sugestões de como lidar com essas e outras questões.
 
    A obra é um extenso estudo dos fatores biológicos e psicossociais em momentos críticos de transição do ciclo de vida feminino. O foco de interesse da obra é a saúde mental da mulher ao longo de seu ciclo reprodutivo.




ATIVIDADES DO TJACMG
 
          Nesta semana o TJACMG – Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro está realizando seu segundo encontro presencial, na sexta à noite, com alunos de Pompéu, e no sábado pela manhã com alunos de outras cidades (Pitangui e Itaúna).
 
As atividades já estão sendo realizadas na sede do TJACMG à Rua David Afonso, 05, em Pompéu.
 
Também,  a partir desta sexta-feira, o TJACMG já estará contando com um moderno Sistema Informatizado de Apoio às audiências e demais trâmites processuais de Mediação e Arbitragem, disponibilizado por uma empresa especializada, situada em Blumenau, Santa Catarina,
 
Também a partir da próxima semana, estaremos oferecendo aos profissionais que queiram se inteirar das possibilidades oferecidas pela Mediação e Arbitragem, uma “overview” de todo o curso.  Isso os ajudará a decidir a fazer o não os cursos da área.
 
Mas o que é o “overview”?  É uma apresentação, totalmente gratuita, com duração aproximada de 2 horas, que será apresentada numa sexta-feira (de 19:30 às 21;.30) ou num sábado pela manhã, de (de 9:30 às 11:30) quando será feita uma apresentação sumária  de todo o conteúdo do curso,  Os participantes do “overview” receberão um certificado de participação constando as duas horas de presença.  As inscrições podem ser feitas pelos telefones 37-3523-1686 ou 37-3523-3320.
 
As pessoas que desejarem se matricular no curso regular de Mediação e Arbitragem (com certificado de 126 horas) deverão acessar WWW.TJACMG.COM.BR/CURSOS.HTM ou o e-mail TJACMG@TJACMG.COM.BR ou também pelos telefones 37-3523-1686, ou 3523-3320, ou na sede do TJACMG, no horário comercial.




.





O Salão Santini ( Katia)em MARTINHO CAMPOS,  traz até você a Equipe Sucesso com Aloe Vera - FOREVER LIVING
 
Adquira já o seu convite : Vale Revitalização Facial.
Giselle Santos (37)9943-1106 ou Katia (37)9906-4857(Salao Santini)








.


 



 




.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA