Edição: 14/11/2009
.

Maria Elisa Melo Carvalho  - minha querida prima – com sua querida filha Clara, em Brasília. Foto Orkut.

.

Time de mulher bonita: as irmãs Lolô e Maria Elisa, ladeando duas famosidades de Brasília. Foto Orkut.

.

Aristide Brito, que aniversaria hoje.(Orkut)

.
 

No Domingo passado a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição estava em festa.Foram crismados mais de oitenta jovens da comunidade contando com uma otima organização e uma bela celebração que na qual foi presidida pelo Senhor Bispo Diocesano Dom Guilherme Porto.Uma celebração muito especial e significativa a todos os JovensPelo Sacramento da Crisma os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim, mais estreitamente obrigados à Fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras.
Parabéns a Todos os Jovens Crismados e equipe de organização!

.

As irmãs Janaina e Jaqueline Vasconcelos, em close especial para esta coluna.A vinda de Jaqueline a Pompéu não foi em vão. Veio especialmente de Corinto com seu marido Hudson para ver sua mãe faturar o “caneco” como Rainha da 3ª. Idade, evento que teve como palco a sede do Lions. Jaqueline já representou Pompéu no Concurso Garota Aeróbica, na cidade de Curvelo. Foto JP

.

Anália com o filho Tim. Ela se classificou em 3º. Lugar.Foto JP

.

O VEREADOR José Romualdo e sua Norminha, sábado passado em recente acontecimento social. Foto JP.

.

Ana Paula Maia Machado, prima da Cibele(ex-Jeremias) foi presença notada e anotada no último fim de semana, no Lions Clube.Ela é esposa do Genário Machado.Foto JP

.

Gilcinéia, Valdete e Maria das Graças ...

.

A Praça Dr. Ciro Cordeiro era assim...

 

... mas estava ficando assim... reparem como  e que em que ela   estava se transformando: tinha virado campo de pelada e estava sendo consumida...

 

... até o João de Barro esteve lá para protestar e se despedir. E, o  que  seria dela, não fosse a intervenção do poder público, que mantém lá a partir desta semana um guarda para protegê-la. Detalhe: os meninos não querem obedecer nem ao guarda e a população espera poder contar com o apoio da PM, que  sempre que é chamada lá comparece para coibir os reincidentes...

.

A Santa Casa de Misericórdia de Pompéu será re-inaugurada  hoje, sábado, às 19:00 horas  Entre as presenças confirmadas a do Doutor Odilon, Prefeito Joaquim Campos Reis e Clotilde Rocha Silva.

.
QUEM FOI O MELHOR PRESIDENTE DO CAP?
 

Bom, dizer quem é ou quem foi O Melhor Presidente do CAP de todos os tempos – eu não seria louco de afirmar... claro que não – jamais.

Mas, afirmar quem é um dos melhores  - ah...  eu poderia não afirmar, mas repetir as palavras de um velho escudeiro do CAP: o Jeremias. É ele quem afirma que o Toezinho Curraleiro é um dos melhores presidentes(senão o melhor) que o CAP já teve.

.
QUAL A MELHOR COISA DO SEU CASAMENTO?
 

CONVERSANDO na semana passada , na sede do Lions com uma jovem senhora, sobre casamento  – quem me viu por lá deve se lembrar quem é a própria – ela me dizia que eu não seria capaz de adivinhar  a melhor coisa que podia ter acontecido no seu casamento.

Aí, eu perguntei e ela respondeu: “ – a  melhor coisa do meu casamento foi a minha separação” . Claro, que não vou declinar aqui seu nome, mas a quem   me perguntar, não  ficará sem resposta.

.
II FEMP
 

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO  enviando convite a esta coluna para o II FEMP(Festival de Música e Poesia. Será dia 27 de novembnro, às 20 hs, no Auditário Antenor Delfino do Nascimento. Na oportunidade, o progessor José Cecílio de Carvalho Filho será homenageado. A Fundação Internacional  de Capoeira : Arte das Gerais Professor Jaburu pelo dia da Consciência Negra.

Agradecemos o convite.

.
ROTARY
 
O Governador Assistente do Rotary, Renato Oliveira sua esposa Márcia e  Sérgio Ferreira dos Santos viajaram hoje, sexta para Belo Horizonte: evento no RC Pe Eustáquio , onde os rotariano de Pompéu irão se espelhar para promover na cidade acontecimento similar , visando aquisição de cadeira de rodas.
.
ROTARY II 
 

17 CORRITECA DA AMIZADE TEVE APENAS UM ACERTADOR

A 17ª edição  da corriteca da amizade,uma promoção  da Casa da Amizade,com apoio do Rotary e Interact Clube aconteceu no ultimo dia 18/10/09.O evento mais uma vez foi de muita alegria ,com um bom publico prestigiando o evento.Somente tivemos uma acertadora ,a companheira Maria Luiza V Assunção ,que em uma bonita ação  doou o premio de R$ 400,00 para os projetos humanitarios da Fundacao Rotaria(fundo pólio plus).

POMPEU IRA RECEBER EM MAIO DE 2010 GRUPO DE IGE DA BELGICA

O RC Pompéu já  trabalha para receber o IGE em maio de 2010,agora provenientes da Belgica.Os companheiros Renato Oliveira e Sergio Ferreira participaram de um excelente treinameno na cidade de Curvelo .Em breve daremos mais  detalhes.

CAMPANHA NATAL SEM FOME E PAZ

O RC Pompeu,a Casa da amizade,o Interact,juntamente com seus fortes parceiros LIONS,CONSEP,DEMOLAY,FILHAS DE JO,ACIPEU ja trabalham na confeccao das camisetas ,que serão  comercializadas dentro dos próximos  dias em nossa cidade.O valor arrecadado será  comprado em cestas básicas  e doada as pessoas carentes de nossa comunidade,proporcionando um natal mais digno a estas pessoas.Os patrocina dores são  CREDIPEU,LEITEPEU,AGROVALTER,BANCO DO BRASIL,SUP. KI BOCADA E COOPEL.As entidades contam mais uma vez com a colaboração  de todos.

CLUBES TRABALHAM PARA DIA D DE CONTRIBUICAO A FUNDACAO ROTARIA

O governador assistente Renato Oliveira,já  efetuando suas segundas visita aos clubes da região  06,e também  através  de correspondências  enviadas,conclama a todos  para que realizem ações  em suas comunidades ,arrecadando recursos para apoiar os projetos humanitários  da Fundação  Rotária ,sobretudo apoiando a erradicação  da paralisia infantil.Atendendo uma solicitação  da governadora Maria Inês,foi instituído   o dia 20 de novembro de 2009,como o dia D de contribuição .Posteriormente ,prestaremos contas dos valores arrecadados. e também  contamos com a adesão  de todos.

.
ESGOTO A CÉU ABERTO
 

Paulo Cintura: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.

PASMEM... vocês não vão acreditar: a menos de 200 metros da rodoviária e a menos de 100 metros do Instituto Santa Maria , podemos ver um esgoto a céu aberto. Pior: segundo o morador Mário Prudencini,  o esgoto foi ligado à rede pluvial... o que torna o caso ainda mais grave. Vocês já notaram o odor fétido que pode ser sentido próximo ao Aconchego e também à caixa federal? Pois é... quem quiser ver o esgoto, é muito simples: desça a rua Dona Joaquina, atravesse a Padre João Porto  e logo depois da Igreja Quadrangular, à direita, você poderá checar com seus próprios olhos.Se quiser mais detalhes, é só puxar prosa com o Mário, dono da gráfica pompeana – o esgoto é bem defronte sua casa.

E, como se isso não bastasse, vez por outra lá também serve de lixão.

Mãos a obra, senhores agentes sanitários. Mãos a obra, Sr. Prefeito. Saúde é o que interessa, saúde não tem pressa”, já dizia o ator Paulo Cintura..

.
TABAGISMO: AS 10 VANTAGENS DO FUMANTE
 
1- Facilita o desenvolvimento do ...câncer.
2 - Está sempre nas nuvens... de fumaça. 
3 - Aonde vai, deixa o seu cheiro de...fumante.
4 - É generoso na arrecadação...do governo.
5 - Colabora com o movimento do ..cemitério.
6 - É alto nível de ...poluição.
7 - Garante o poder aquisitivo... dos fabricantes.
8 - É predominante nos...óbitos.
9- Nunca está livre...do mau hálito.
10 - Não sente o envelhecimento...morre antes.
.
 
 

- Já faz alguns anos, desde que cheguei a Pompéu, nas minhas andanças por campos de futebol, tenho escutado uma frase bastante pitoresca, mesmo sem ninguém saber porque nem quem começou com esta brincadeira.  Dizem que na cidade de Papagaios é muito difícil uma partida de futebol terminar empatada, por que se acontecer, tem o curioso critério de desempate: “Bola na trave vale meio gol!”   Esta idéia deve ter influenciado o campeonato regional do Alto São Francisco, organizado pela Liga Municipal de Pompéu que acabou no sábado passado.   Sem contar o Ipiranga, de Martinho Campos, que enfiou o pé na jaca logo no início do torneio, O CAP teve 03 “meios jogos”, em Papagaios e Pompéu contra o Vasco, e em Martinho Campos contra o União.   Para atender pedidos de alguns torcedores, vou levar a sugestão ao nosso amigo Wander Hilton (Micão) para que no próximo ano, caso tenha outro campeonato regional, que se coloque no regulamento o seguinte artigo: Caso um jogo não chegue ao seu final e tenha apenas a metade do tempo regulamentar, o torcedor terá direito de receber de volta metade do valor do ingresso (em espécie ou mercadoria – cerveja, refrigerante, churrasquinho, pipoca, amendoim, ....). 

- Mas com todos os problemas ocorridos no XV campeonato regional do Alto São Francisco, o torneio chegou ao fim sábado passado no Estádio do União, em Martinho Campos.   E o CAP arrebatou mais um troféu para a sua coleção com todos os méritos. Na semana passada, falei que o futebol amador está cada vez mais decadente mas mesmo assim ainda tem alguma coisa de positivo, pois nos jogos da finais tive a oportunidade de reencontrar um velho amigo dos meus tempos de BH, Betão, técnico do Minas de Betim que estava observando alguns atletas de CAP e União para ir disputar a Copa Itatiaia, a maior vitrine do futebol amador de Minas Gerais.   Grandes craques e também árbitros de futebol carimbam os seus passaportes para o profissional passando pela Copa Itatiaia.    Aí bateu um saudosismo enorme, pois apesar de não ter continuado minha carreira de árbitro profissional, eu estava presente na final da 35ª edição da Copa Itatiaia, em 95/96 num jogo dramático entre as equipes Santa Maria e Alvorada no campo do Santa Cruz, em Bhte.

- O CAP venceu o União pelo placar de 02 a zero (gols de Daniel e Odair), mas o jogo foi encerrado aos 43 minutos do primeiro tempo, por abandono de campo por parte da equipe de Martinho Campos. O trabalho do árbitro Paulo Sérgio, da Federação Mineira de Futebol, foi muito contestado e para muitos torcedores ele contribuiu para que o jogo não chegasse ao seu final.    Ele já tinha expulsado um atleta do União, corretamente, por jogo violento (carrinho) e no momento em que Odair , atacante do CAP estava caído no gramado, o massagista Jeremias entrou em campo para atendê-lo.  Segundo vários torcedores, Jeremias deu uma peitada no Thiago, goleiro do União, mas o árbitro entendeu que o Thiago é que tinha iniciado a agressão/provocação e acabou expulsando o mesmo.   Começaram as reclamações por parte dos atletas do União, mais um jogador foi expulso, e então vários jogadores tiraram as camisas e abandonaram o campo.

- O CAP sagrou-se campeão jogando com Flávio, Márcio, Daniel, Leandro, Fabinho e Marcinho, Edson, Samuel, Cristiano, Odair e Nem sob o comando do técnico Bafafá.   O União jogou com Thiago, Ronam, Thales, Valdez, Kelinho, João Paulo, André, Rinaldo, Paulo Henrique, Pedro e Thierri, treinados pelo pompeano Daniel.

- No jogo preliminar, a equipe do Independente de Abaeté venceu o Vasco de Papagaios pelo placar de um a zero, gol do veterano Zé Côco, e sagrou-se campeão da categoria aspirantes com todos os méritos.   Este jogo foi apitado pelo árbitro Adriano (Mulinha), auxiliado por Antonio Heliomar (Paraíba) da Liga de Pompéu e Joãozinho da Liga de Martinho Campos e ao contrário do trio de BH, fizeram um bom trabalho. 

.
LISTA REPERCUTE
 

Com requintes de crueldade, “lista de cornos” vira caso de polícia em Lagoa da Prata (MG)
Uma lista com dezessete nomes de supostos maridos traídos está deixando a cidade mineira de Lagoa da Prata em polvorosa.

Distribuída sorrateiramente na calada da noite em pontos de grande movimento da cidade (bancos, supermercados, restaurantes) e também divulgada numa comunidade da Internet (singelamente intitulada “Os Cornos de Lagoa da Prata”), a tal lista já virou caso de polícia e foi pararnaTV.

Pudera. Não bastasse o nome, a relação traz detalhes cruéis a respeito dos “indicados”. O primeiro da lista, por exemplo, é citado como “dono de viagem”… Seria uma agência de viagem? Um cara que fica fora de casa muito tempo? Sintomático.

Isso sem contar que, no Orkut, a comunidade foi inserida na categoria “Animais de Estimação”. Com direito a agradecimento aos “donos de boteco, donos de oficinas mecânicas e rifeiros” da cidade, pelo “pleno apoio” oferecido para sua elaboração.

“Caso antigo”, “três vezes” e até o nome de um suposto “prestador de serviço” que atendeu a domicílio são algumas das outras citações do documento.

Curioso mesmo é que nas entrevistas com o povo e as autoridades locais, só se fala em prender o autor da lista (antes que ele divulgue uma versão revista e ampliada) e nas brigas que estão acontecendo por conta do episódio. Mas ninguém passou perto de dizer que é mentira, ou de tentar isentar algum dos 17 nomes do constrangimento.
Fonte.PortalPCN.com.br

.

ATENÇÃO! LEIAM . É MUIIITO IMPORTANTE. PARA QUEM COSTUMA DIRIGIR À NOITE OU  COM CHUVA  PODE SER EXTREMAMENTE ÚTIL.

 
UTILIDADE PÚBLICA - Como ter boa visão enquanto dirige sob forte chuva
 
COMO CONSEGUIR boa visão enquanto dirige sob forte chuva.Não se sabe por que, mas parece que funciona bem quando chove muito
É sugestão de policial que experimentou e confirmou.
É útil, até em condução noturna.
Nós, motoristas ligamos os limpadores de parabrisas em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas; mas a visibilidade ainda é bastante ruim.
Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve).
Vai ser um milagre!
De repente, sua visibilidade na frente de seu carro fica perfeitamente clara, como se não tivesse chovendo!
Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.
Você também pode salvar a vida de alguém, repassando essa informação a ele/ela.
Tente experimentar! Vais ser incrível!
Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.
Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista.
É excelente!  (Colaboração: Arnaldo r Teixeira).
.

A LETRA "P"
Apenas a língua portuguesa nos permite escrever isso:

 

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.

Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas.

Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris.

Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas.

Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se.

Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo... Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses. – Paris! Paris! Proferiu Pedro Paulo.

Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, papai Procópio partira para Província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para papai Procópio para prosseguir praticando pinturas.

Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu: Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias? Papai – proferiu Pedro Paulo – pinto porque permitiste, porém, preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.

Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando.

Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus.   Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito.

Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas. Pobre Pedro Paulo pereceu pintando...

Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar... Para parar preciso pensar.

Pensei. Portanto, pronto pararei.

E você ainda se acha o máximo quando consegue dizer:"O Rato Roeu a Rica Roupa do Rei de Roma"

Colaboração: Maria de Fátima Lobato Vilaça.

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA