Edição: 15/01/2011


.



VOCÊS SABEM QUE É A MOÇA MAIS BONITA DE POMPÉU NO MOMENTO?OU PELO  MENOS UMA DAS MAIS?   INFELIZMENTE, EU NÃO SEI O NOME DELA, MAS ELA ROUBOU A CENA NO REVEILLON “ A GO GO”. TRAJAVA UM LINDO VESTIDO AZUL, TODO “PREGUEADO” , DE ALÇA, COSTAS À MOSTRA, PULSEIRA, GARGANTILHA E  BRINCO DE PÉROLA . ELA É MUITO LINDA.  AGORA SE FOR UMA MOÇA SIMPÁTICA... SERÁ SIMPLESMENTE MARAVILHOSA. QUEM SERÁ???

.


SÓSIAS

Esta semana estive em Bom Despacho e em nossa mesa(eu e o Elias)assentava-se ao lado uma moça que é a cara da Adriana Fagundes(foto) sem tirar nem por.Nunca vi duas pessoas tão parecidas. Ela se chama Sandra Costa.De frente, não as achei  tão parecidas, mas  de perfil são simplesmente  idênticas.

   






.



ESTE BANNER é de autoria da Gleybia, da gostosa cidade de Curvelo.

.

“NUM PODE FALAR”
 
         O EDUARDO COSTA, da Rádio Itatiaia(leia-se Programa Chamada Geral – diariamente de segunda a sábado das 13 às 14 horas) fala muito em seu programa que muitas vezes a respeito de certos assuntos “num pode falar”. E, é ele quem diz que muitas vezes não se pode falar porque há ameaças de morte, há envolvimentos etc. etc. .
            Mas, em  uma escala menor  nós já dissemos aqui nesta coluna  que jornalismo é você publicar algo que alguém não quer que seja publicado.
            Mas, não sei se vocês já ouviram... o Eduardo Costa sempre diz isso de forma a mais lúdica e até com muito humor... vale a pena ouvi-lo. Eu o faço sempre que posso.E, aquela risadinha que ele sempre dá... só ela vale todo o programa..
 
 
BANCAS DE JORNAIS DO MUNDO INTEIRO
Você escolhe o país, o jornal... clica na matéria... e pronto!!!
Boa pedida, não???

http://www.hhmmss.com/ - (Por Amando Cordeiro)


.

PLACA DE CERTIFICAÇÃO
(Da Assessoria de Imprensa)

O prefeito municipal Joaquim Campos Reis recebeu no dia cinco de janeiro, das mãos do Chefe de Departamento Operacional Norte, Daniel Antunes, a Placa de Certificação, no qual atesta que a Prefeitura Municipal de Pompéu está contemplada no Programa de Descontos Progressivos da COPASA, na categoria Platina.

Nessa categoria, a Prefeitura faz jus a um desconto mensal de 50% sobre a(s) tarifa(s) de água e/ou esgoto.

Esse desconto representa uma oportunidade para o Município investir mais em obras e projetos de interesse social.

Os diretores da COPASA parabenizaram a atual Administração Municipal e desejaram a sua continuidade nesse Programa.

.



Eduardo Rigotto (Gerente do Distrito Baixo Rio das Velhas), Carlos Tadeu (Secretário de Planejamento), Daniel Antunes (Chefe de Departamento Operacional Norte), Joaquim Campos Reis (Prefeito Municipal), Orestes Lopes (Encarregado da Unidade de Pompéu),  Francisco Palmiere (Divisão de Concessões de Novos Negócios), Daniel Aguiar (Gerente de Divisão de Gestões de Montes Claros), Oscar José Ramos, Ronaldo Matias de Souza (Coordenador de Gestão Estratégica) e José Ricardo (Analista de saneamento de Novos Negócios).

.

NOSSA CIDADE DE POMPÉU

FONTE: www.wandercampos.com
Terra de Dona Joaquina de Pompéu (Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco Soutto-mayor), figura histórica e matriarca de todo o Oeste Mineiro. O município nasceu no Pouso dos Buritis, ponto de parada das tropas que faziam o trajeto que ligava Montes Claros ao oeste de Minas e ligando também Pitangui a todo o Litoral Atlântico.
Pompéu já faz parte da história do Brasil há mais de duzentos anos, mas somente em 1840 ocorreu a fundação do arraial por Joaquim Cordeiro Valadares genro de Dona Joaquina. Em 17 de dezembro de 1938, o então arraial do Buriti da Estrada tornou-se uma cidade, recebendo então o nome de Pompéu, homenageando seu primeiro habitante, o Sr. Antônio Pompeu Taques.
Um dos mais prósperos municípios de Minas Gerais, Pompéu tem sua economia baseada na pecuária de corte e leite (uma das maiores bacias leiteiras do nosso País), indústria moveleira, extração e beneficiamento de pedra ardósia e usina de produção de álcool combustível(etanol) e plantio de Eucalipto.

.

FISIOTERAPIA ESTÉTICA, MEDICINA E OBESIDADE

O século XX presenciou dois fenômenos contraditórios: por um lado, um novo padrão de beleza, em que o belo passou a ser o magro, e por outro lado, a transformação dos hábitos alimentares, com a crescente ingestão de alimentos que engordam.

            Antes, considerava-se bonito o corpo rechonchudo da mulher, como se observa nas pinturas clássicas, hoje o corpo esculpido e malhado é o desejado por todos.

            Todavia,o aumento de peso se deu devido à troca do tradicional arroz com feijão por pratos gordurosos e hiper-calóricos.

            Chamando assim, atenção da população de forma geral para o problema da obesidade, que por sua vez, é em sua grande maioria resultado do descontrole alimentar, ou seja, do excesso de gorduras e açúcares ingeridos.

            Neste contexto, uma equipe multidisciplinar, a medicina, a nutrição, a psicologia e a fisioterapia estética deram as mãos para auxiliar o paciente nas mudanças de hábito e ter a aparência desejada, através de hábitos de vida mais saudáveis.

            O médico trata do quadro clínico do paciente, com a consequente perda de peso e medidas.

            Ao lado dele, o nutricionista elabora a dieta com reeducação alimentar mais adequada para o paciente durante e após o tratamento.

            Já o psicólogo trata o emocional do paciente proporcionando-lhe segura para enfrentar situações difíceis e inesperadas.

            E para completar o time não poderia faltar o fisioterapeuta com seu importante tratamento estético de redução de gordura localizada, celulite, enrijecimento muscular, flacidez de pele entre outros.

            Dessa forma, por meio de uma abordagem multidisciplinar da obesidade, o paciente pode receber toda a atenção necessária para recuperar sua auto-estima, melhorar sua qualidade de vida e, assim, desfrutar do bem estar.

Merielle Reis Sousa

ACESSE NOSSO SITE: www.meriellereis.com.br



.






           CRÉDITO IMOBILIÁRIO DO BANCO DO BRASIL
 
Condições Especiais :
 
Carência de até 6 meses para começar a pagar as prestações.
Você escolhe um mês por ano para pular o pagamento da prestação.
O seu financiamento é feito de forma ágil e simplificada.
Você pode financiar  até 90% do valor do imóvel.
Seu  financiamento pode ser em até 360 meses(30 anos) .
 
Comodidade:
 
No bb.com.br, você tem à sua disposição todas as informações necessárias para o seu financiamento e um simulador para avaliar o prazo e o valor da prestação.
MAIS INFORMAÇÕES, DIRIJA-SE A UMA DAS AGÊNCIAS.




.



O REVEILLON A GO GO
(Confira as fotos do pompeu.mg))

 
         J

Ivan, que revelou-se grande “promoter” (lêia-se Reveillon A GO GO), qua qconteceu no Parque de Exposições com Paula e Leonardo.



Altivo e Beatriz



Mayra e Luciano



César e Laís.



Natália( a primeira a direita)comandando uma turma no reveillon A GO GO



O nome identifica a pessoa. A beleza identifica a mulher.  Que  a mesma nos desculpe por não sabermos seu nome. Mas, salvo melhor juízo, preferimos publicar a foto de uma mulher bonita cujo nome não sabemos a deixar de publicá-la somente porque não sabemos como ela se chama. O que os leitores acham ou preferem? Ler apenas o nome de uma mulher  formosa ou vê-la emoldurando nossas “páginas” ??? Boa pergunta, né?



Rafaela  e Renato.



Roberta à direita com sua amiga. Quem souber seu nome... contato para esta coluna.



Rodrigo... com certeza um dos pares mais invejados da noite.



Fernanda, Paula e Olívia...

 


.



Esta moça linda, maravilhosa, é a minha amiga Olívia Reis. E, este “cara” é o cara; meu amigo Joee(leia-e Distaki.com) – a quem muito tenho a dever. Nosso site pode ser acessado através do site do Joee.Gente fina esse rapaz, viu... da melhor qualidade.Eu o admiro muito.

.

Olívia, Fernanda e Paula. A foto está no orkut da Olívia e estou inteiramente autorizado por ela para publicá-la.Elas formam um elenco dos mais lindos e são do primeiro time do “young set” pompeano.


.

Bete, a ex-vereadora Neli Campos Guimarães, Tereza com seu “husband” Jacinto Campos Guimarães(ele leitor assíduo desta coluna) e o nosso colunista Hugo Henrique de Castro, em noite de “drinks”.



.



ELLAS & ELLES

QUEM ESTÁ trabalhando atualmente em Pompéu  é a Tatiana Campos(foto).

Ela é filha da Gilcinéia Campos ,  sobrinha  portanto do Gilson Ribeiro. Ela é a mais nova funcionária do Labosind(leia-se Túlio Ribeiro). Depois , vou perguntar ai Túlio se para trabalhar em seu laboratório , a candidata tem que passar também por concurso de beleza.



.





E-MAIL:
 
Oi meu querido !! Tudo bem ?

Recebi seu depoimento e fiquei super feliz com suas palavras viu...

Que prazer poder sair na coluna de Júlio Porto... quanta honra !!

Como dizia meu tio Cornélio : "em Pompéu, só é famoso quem Júlio Porto quer !!!! "

Fiquei muito feliz !!! Beijo enorme pra vc !!!

As. Ana Maria Maciel






.


 


E-MAIL:
 
Oi primo

Estou saindo neste momento de sua coluna e achei Chic e muito diversificada.
Desde de já os meus agradecimentos.Sou de Pompéu sim filho de Gilmar e Aparecida costureira, sou sobrinho do Ernesto do salão.
Me formei em sistemas de informação e desde então  fui aprovado no concurso publico como técnico  em informática  da prefeitura e aprovado também em um processo seletivo para professor substituto do IFMG (antigo cefet Bambui) e também sou professor no Santa Maria(agenda lotada).
Atualmente na prefeitura trabalho no departamento de comunicação com a Flávia Dias, sou responsável  pela parte técnica  do site do município (estamos reestruturando-o).
Estou iniciando alguns trabalhos como web master e também estou a disposição para o que precisar.
www.ifmgpompeu.com.br(este não esta no ar)
www.produtordeleite.com
www.sindservpompeu.com.br
www.paroquiajoseoperario.com.br
www.pompeu.mg.gov.br
Enviei um convite no orkut...
Um forte abraço,
Thiago Mendes
Analista de Sistemas







.



E-MAIL:

JÚLIO

Agradeço pelas referências positivas sobre minha coluna. Sou observador da cena política. Não me sobra tempo para escrever nada mais. Sou editor de Opinião do Jornal Correio de Uberlândia e isto me obriga a fechar uma página todos os dias. À tarde trabalho na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia onde sou o responsável pela comunicação empresarial. Meu dia é corrido de manhã à noite e escrever sobre política é consativo. Às vezes estou com um texto pronto e tenho que mudar tudo porque política muda como nuvem, como dizia o saudoso Magalhães Pinto.

Sua Coluna Social Virtual é encantadora. Prossiga que o sucesso é certo.
Ivan Santos

Júlio Porto escreveu:

IVAN

BOA TARDE.
NÃO NOS CONHECEMOS PESSOALMENTE , INFELIZMENTE - MAS SEMPRE ACHEI QUE NÃO É NECESSÁRIO CONHECERMOS AS PESSOAS PARA PODERMOS ADMIRÁ-LAS: É O SEU CASO.
ESTIVE EM UBERLÂNDIA PASSANDO OS FESTEJOS NALATALINOS E ME HOSPEDEI NA RESIDÊNCIA DO DOUTOR ANTÔNIO ALBERTO CAMPOS(SANTINHO) - EXATOR ESTADUAL APOSENTADO. E, FOI LÁ QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE LER SUAS CRÔNICAS E ME ENCANTEI COM AS MESMAS.
VC ESTÁ DE PARABÉNS PELO SEU BRILHANTE TEXTO.ELE É ASSINANTE DOS JORNAIS ESTADO DE MINAS, O TEMPO E DO CORREIO.
MAS, O MOTIVO QUE ME TRAZ AQUI NÃO É SOMENTE ESTE: GOSTARIA DE CONVIDÁ-LO A MANTER UMA COLUNA SEMANAL EM NOSSO SITE. EU TAMBÉM SOU JORNALISTA E TENHO UM BLOG, QUE ´É ATUALIZADO SEMANALMENTE. TEMOS RECEBIDO MAIS DE 7 MIL ACESSOS MENSAIS.
E, SE O SENHOR NOS DER A HONRA , GOSTARÍAMOS DE MANTER UMA COLUNA SEMANAL COM A SUA ASSINATURA.
NA EXPECTATIVA DE QUE POSSA VER-ME AGRACIADO COM ESTA HONRA E COM O SEU RETORNO, QUEIRA ACEITAR O ABRAÇO DO
JÚLIO PORTO
SINTA-SE CONVIDADO A CONHECER O NOSSO SITE - O QUE NOS DARIA MTO PRAZER.

NOSSO SITE: julioporto.com
A TEMPO: O SITE DO JORNAL PODERIA SER COLOCADO NA SUA COLUNA E AS PESSOAS TERIAM OPORTUNIDADE DE LER OUTRAS CRÔNICAS SUAS.


.


PERGUNTAS DIFÍCEIS...

São Pedro, na triagem celeste, perguntou para o Americano:
- O que é mole, mas na mão das mulheres FICA duro?
O Americano pensou e disse:
- Esmalte.
- Muito bem, pode entrar - disse São Pedro.
************ ********* ********* ********
Perguntou ao italiano:
- Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado?
O Italiano respondeu:
- Na África.
- Certo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********
Para o Alemão :
- O que as mulheres tem que tem seis letras, começa por B, termina com  A não sai DA cabeça dos homens?
O Alemão respondeu:
- A Beleza ..
- Certo. Pode entrar.
************ ********* *** ****** ********
Para o Francês:
- O que as mulheres têm no meio das pernas?
O Francês respondeu:
- O Joelho.
- Muito Bem. Pode entrar também.
************ ********* ********* ********
E perguntou ao Inglês:
- O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira?
O Inglês respondeu:
- A cama.
- Ótimo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********
E ao Espanhol:
- O que é redondo, tem duas letras, um furo no meio, começa com C, quem dá FICA feliz e quem ganha FICA mais ainda?
O Espanhol respondeu:
- CD!
-Certo! Entre também...!!!
************ ********* ********* ********
O brasileiro virou-se e foi saindo de fininho...
São Pedro chamou-o :
- Você não vai responder à sua pergunta?
O brasileiro falou:
- Sem chance. Errei todas as anteriores ... Para que lado fica o inferno????(ADRIANA LEAL)

.

Você liga o ar do carro c/ele quente do Sol ? Leia isso... 
  
INFORMATIVO IMPORTANTE DA  CARAIBA SEGUROS -COMPROMISSO COM SUA TRANQUILIDADE
 
ALERTA


ATENÇÃO para quem tem CARRO  com AR-CONDICIONADO .
Não ligue o ar condicionado logo que entrar no carro.

Por favor, abra as janelas assim que  entrar no carro, e não ligue logo o ar condicionado.De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina causadora de câncer.. (Note o cheiro de plástico quente dentro do carro). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos.

O nível interior aceitável de  benzeno é de 0,05 gr por cm2.
No interior de um carro estacionado   com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/  1,84-3,68 mg
(40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas..
Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar quente possa sair, antes de ligar o ar condicionado. O benzeno é uma toxina que tb afecta os rins e fígado. É uma substância tóxica muito difícil de ser expelida pelo organismo.

"Quando alguém recebe uma informação valiosa  e se beneficia dela, tem obrigação moral de partilhar com todos".(Por Armando Cordeiro- Sansão)

.

De volta à questão do aborto


A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, deputada Iriny Lopes (PT-ES), com coragem, mexeu com um tabu cultivado por religiosos fundamentalistas: a descriminalização do aborto. A ministra declarou que a posição dela, em favor da descriminalização do aborto, era pessoal. Falou claro e disse: “Não vejo como obrigar alguém a ter um filho que não deseja, por não se sentir em condição de tê-lo”. Iriny foi clara e sincera, mas reacendeu a fogueira santa daqueles que defendem a vida e a declaram desde a concepção.
Fundamentos religiosos à parte, a verdade é que a ministra Iriny tocou em um assunto sério que não pode ser ignorado pela sociedade. Todos os anos, milhares de mulheres se submetem à prática de aborto clandestino e correm risco de morrer no Brasil. Esta realidade nua e crua não pode ser ignorada por causa de conceitos religiosos. O Estado brasileiro é laico e respeita a liberdade religiosa. As recomendações de bispos e pastores evangélicos valem para os fiéis das igrejas deles, mas não podem valer como norma impositiva em um Estado laico.
O Governo precisa enfrentar a questão dos abortos clandestinos e garantir assistência, a quem precisar, dos serviços públicos de saúde. O Congresso tem a obrigação de discutir uma lei que deixe de considerar o aborto crime. Aborto nos dias atuais no Brasil é uma questão de saúde pública. A polêmica foi lançada e não pode ser ignorada por causa de dogmas religiosos.
Realidade
Concordemos ou não com o entendimento da ministra Iriny Lopes sobre o aborto, não é possível negar que ela se posicionou contra um fundamento religioso que nada tem a ver com a obrigação de um Estado laico. A questão do abordo é um problema social e precisa ser discutida no Brasil e isto também é responsabilidade do Congresso.
Estratégia
Dilma, antes da campanha eleitoral do ano passado, defendeu a descriminalização do aborto. Na campanha do ano passado, como candidata do PT à Presidência da República, prometeu a bispos e pastores que, se fosse Presidente, não proporia mudança na atual lei, que só permite aborto em caso de risco à saúde da parturiente.
Recuo tático
A ministra Iriny Lopes é militante do PT e sabe que a descriminalização do aborto constou do Programa de Governo do Partido oferecido à candidata Dilma. Diante da reação contra o tema desencadeada por líderes religiosos, Dilma Rousseff recuou estrategicamente e deverá permanecer calada sobre o assunto.
(Extraído do Correio de Uberlândia – datado de 13/01/2001.Autor Ivan Santos)(*)  Ivan Santos é jornalista, responsável pela editoria de Opinião, publicada diariamente no CORREIO. www.correiodeuberlandia.com.br

.

HUGO DE CASTRO
OPUS IUSTITIAE PAX

 História e Memória Cultural
hugocastroscv@yahoo.com.br

PREFEITOS DE POMPÉU
(1ª PARTE)

PREFEITO FRANCISCO JOSÉ DA SILVA CAMPOS
1º PREFEITO MUNICIPAL
01/01/1939 A 26/04/1941

A partir desta semana escreverei breves artigos referentes aos prefeitos Municipais de Pompéu.
Pompéu foi criado pelo Decreto Lei nº 148 de 17/12/1938, vindo a ser instalado no dia 01 de janeiro de 1939. Até então pertencia ao município de Pitangui que gosto de chamar de “cidade-mãe” do centro-oeste mineiro.
O arraial do Burity da Estrada já era bastante desenvolvido em questões econômicas devido a diversos fatores como sua gente trabalhadora, boas terras e cercada por cinco rios(Rio São Francisco, Rio Pará, Rio Paraopeba, Rio Peixe e Rio Pardo) que nos oferecem uma produtividade agropastoril da melhor qualidade.
Mesmo assim não deve ter sido muito fácil ser o primeiro prefeito deste grande município, e este foi Francisco José da Silva Campos, o Chico Campos.
Nascido em Pitangui aos 27 de dezembro de 1889, filho do sr. Jacinto Álvares da Silva Campos e sua esposa D. Azejúlia Alves de Sousa e Silva, era irmão dentre outros, do Ministro Francisco Campos, o homem da Carta Constitucional de 1937, Ministro da Justiça do Presidente Getúlio Vargas, sobre o qual escrevi a algumas edições atrás neste espaço.
Casou-se com a carioca mas ouro-pretana do coração, Laura da Silva Campos, com quem teve os seguintes filhos: Caio da Silva Campos(promotor em Pitangui), Marta da Silva Campos, Edite da Silva Campos, Paulo da Silva Campos, Otávio da Silva Campos e Wilson da Silva Campos(comerciante e prático de Farmácia em Pompéu por muitos anos).
Quando da emancipação política de nossa cidade, o Governador Benedito Valladares Ribeiro, escolheu em uma lista de dez nomes Francisco José, para ser o primeiro prefeito e assim iniciar os trabalhos fundamentais para criação de um município forte e embasado nos princípios do trabalho e da dignidade. Seu mandato foi de 01/01/1939 a 26/04/1941.  Suas obras parecem ser pouco significativas, mas se olharmos as técnicas e recursos da época veremos que foi uma administração muito boa para um município recém criado e que tinha como renda apenas 700 contos de réis.
Construiu a primeira ponte de sobre o córrego Mato Grosso que ligava ao bairro Morro Doce e por ele se chegava à balsa da Estação de Ferro às margens do Rio São Francisco, arborizou o centro da cidade com Flamboyants, alguns de pé até hoje na Avenida Cap. Joaquim Antônio. Construiu escolas e estradas na zona rural que era onde residiam um grade numero de pessoas.
Entregou o município em 1941 ao médico Dr. Ciro de Campos Cordeiro que falaremos na próxima edição.
Faleceu aos 02/01/1981, em Belo Horizonte e foi sepultado no cemitério da Colina

.

Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

15/01/2011

Carlos FOSCOLO



CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – II
 
A PIOR CATÁSTROFE NATURAL DO BRASIL: MAIS DE 500 MORTOS
 
Presidente Dilma,
 

               Mal nos recuperamos do impacto da dor causada pela catástrofe de Angra dos Reis, ocorrida há exatamente um ano, quando só na cidade nada menos que 50 pessoas morreram soterradas de um total de 212 em todo o estado do Rio, eis que a história se repete, mas com uma intensidade muito maior.  É uma ocorrência natural causada por “La Nina”, ou coisa semelhante?  Sim.  Alguém é culpado pelas intempéries da natureza?  Não.   Mas somos culpados pela falta de medidas preventivas?  Sim, com certeza.  E é triste quando essas medidas preventivas não são tomadas – ou feitas com atraso – apenas  por motivos meramente políticos.           
          Quando da tragédia de Angra, em janeiro do ano passado, o governo federal prometeu o repasse imediato de R$80 milhões para atender aos necessitados.  No entanto, apenas parte desses recursos só chegaram em abril de 2010.  Na época, o presidente Lula, o eterno dono da verdade, disse, em sua primeira declaração à imprensa, após os deslizamentos e mortes:  “Não existe partido santo, prefeito santo ou vereador santo, pois todos foram coniventes com ocupações irregulares de terras públicas”.  O presidente se esqueceu de dizer também “presidente santo”, pois se não fosse por ele não teria sido escolhido Ministro da Integração Nacional o baiano Geddel Vieira Lima

 
A QUESTIONÁVEL QUALIDADE DE 98% DE NOSSOS POLÍTICOS
 

            Por que, Presidente Dilma, digo 98% de nossos políticos?  Por que sempre reservo estes restantes 2% para aí serem incluídos alguns que conheço e são de ilibada moral e comprometimento com a causa pública e dentre os quais espero que a presidente esteja, ao final de seu mandato.  Mas voltemos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima.  Seu ministério era o responsável pela distribuição de todas as verbas para a prevenção de tragédias como a de Angra ou como a atual, da Região Serrana do Rio de Janeiro.   Em 2009 estava à disposição do Ministério a irrisória importância de R$167 milhões para todo o Brasil.  O ministro baiano, que era candidato ao governo de seu estado destinou 57% desta verba apenas para a Bahia.  O Rio, então recebeu apenas 0,6%.  Já em 2010, a mesma história se repetiu e o ministro destinou 50,5% de toda a verba para o seu estado novamente, que nem tem uma tradição tão grande assim de tais desastres.  A quem então culpar por uma desgraça deste tamanho?  Dos quase ou mais de 500 mortos no estado do Rio, quantos são de responsabilidade direta do Ministro Geddel e indiretamente do Presidente Lula que o escolheu?
     Um professor universitário, num dos inúmeros  talk shows na TV, sobre os acontecimentos da Região Serrana disse que os políticos não têm muito interesse nas ações preventivas, pois as verbas oriundas dela além de serem menores, dependem de projetos e outros trâmites, enquanto que as verbas para atender às calamidades são no mínimo 14 vezes maiores e chegam mais rapidamente.  E, assim, politicamente, tragédias como essas são boas para os parlamentares, prefeitos e governadores, e porque não dizer para os próprios ministros e  presidente da república, que nestes momentos aparecem como o grandes salvadores, quando na realidade são os grandes causadores.

 
A MELHORIA DA QUALIDADE E DA VONTADE POLÍTICA
 

            A melhoria da qualidade e da vontade política, presidente Dilma, depende acima de tudo coragem e da vontade política da Presidência da República.  Sabemos que nenhum dos primeiros mandatários quer correr o risco – como aconteceu com o presidente Collor – de, desagradando, a classe política e seus interesses por cargos e verbas, ter ameaçado o seu mandato.  Mas os grandes homens são feitos de grandes ações.  Temos de saber escolher nossos ministros, de acordo com nossos valores e princípios.  Por isso acreditamos que a presidente manterá os ministros políticos por apenas um curto período e depois fará sua escolha pessoal, dentro dos critérios técnicos que ela tem proposto.  Temos a certeza, presidente, de que se realmente é de sua vontade fazer um governo diferente, voltado para o desenvolvimento sustentável e também focado na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, muitos dos atuais ministros não chegarão até 31  de dezembro de 2011.

  
NORMAS E FORMAS – I
 
POR QUE NORMAS E FORMAS?
 

            Todas as vezes que tive a oportunidade – e tempo – para escrever artigos para jornais, ou como no presente caso, para a internet, sempre tive uma tendência de adotar blocos segmentados e com assuntos variados.  E um dos segmentos pelo qual tenho especial carinho é “behavior” ou “behavioral”, que para os puristas da língua portuguesa que detestam estrangeirismos poderíamos mal traduzir como “comportamental”.  Aliás, tanto no dia a dia de minha vida profissional ou social, sempre fui muito “criticado” por muito usar termos estrangeiros, o quê de forma alguma me incomoda, já que não tenho nenhuma pretensão de alcançar a Academia Brasileira de Letras com meus escritos. Já me basta uma academia, que é a Academia Brasileira de Administração Hospitalar que alcancei  em 1990.  Mas, voltando aos estrangeirismos, às vezes são essenciais para cortarmos caminho.  Muitas vezes a tradução de um termo em inglês, ou em alemão, demandam nada menos que 5 ou mais palavras. Por que então não usa-los?  Então vamos ao nosso primeiro Normas e Formas.

 
COMPORTAMENTOS POLÍTICOS
 

                Embora já tenhamos fechado, acima, a carta à presidente, vamos continuar um pouco mais falando acerca dos políticos. Agora, não só mais dos brasileiros, mas dos políticos do mundo.
            O quê causa a degradação moral da maioria dos políticos latino americanos, africanos e asiáticos, e o desprezo pelo valor da vida humana dos políticos americanos e europeus?  O desmedido amor pelo poder, a reeleição e o continuísmo.  Na América Latina, isto é causa de caixas-dois, de assalto ao dinheiro público, de disputa de ministérios com verbas bilionárias.  Tudo isso visando ter meios para continuar no poder. É um permanente círculo vicioso: Quer-se o poder para ganhar muito dinheiro, e ganhar muito dinheiro para ter o poder.
                 Nos Estados Unidos, políticos de ultra-direita, no afã de alcançar o poder, como a histérica Sarah Palin, candidata derrotada na chapa republicana que perdeu para Barak Obama, demonstra total desprezo pela vida humana.   A ex-governadora do Alaska chegou a incitar ações violentas contra os democratas, nas últimas eleições de novembro (desenhos de miras de armas apontadas para os adversários).  A conseqüência aconteceu há poucos dias: Um paranóico, inspirado nas palavras da possível futura candidata à presidência dos Estados Unidos, fez mais de vinte disparos contra as pessoas que ouviam a deputada Clifford, em Tucson, no Arizona, matando quatro pessoas (inclusive uma menina de 9 anos) e ferindo gravemente a deputada.

SARAH PALIN: FUTURA PRESIDENTE?

        A quem compete corrigir desvios de comportamento como esses? Exclusivamente aos eleitores. Mas como fazer isso, por exemplo, em nosso País onde 95% não lê ou ouve notícias, e dos que lêem um livro, jornal ou  revista, 77% não entendem o quê leram?  Educação de qualidade!!!

 
NOTAS DIVERSAS
 

  • Queremos registrar aqui o sucesso que está fazendo a Professora Carla Alexandra (desculpe-se se errei o segundo nome) que está dando um Curso de Secretariado, na APES.  Segundo os alunos, muitos não acreditavam que o curso seria tão bom, talvez em virtude da beleza da professora.  As pessoas não costumam associar beleza com inteligência.  No entanto, todos estão surpresos e satisfeitos com o brilhantismo dela e sua capacidade de prender a atenção dos alunos, sua inteligência e excepcional didática.
 
  • No próximo número, estaremos falando um pouco sobre o “Custo Brasil”, algo que realmente apavora o empresariado brasileiro e derrota a competitividade de nossos produtos.

.

Caro amigo Júlio Porto,


Segue texto para sua coluna

7ª CAVALGADA CURVELO/BIRIBIRI, DIA 26 DE FEVEREIRO

O jornalista curvelano, Ideumar Gonçalves(foto com a esposa Soraya), leia-se FOLHA DE CURVELO, a mil nos preparativos para a sua 7ª Cavalgada para a bucólica Biribiri, em Diamantina, dia 26 de fevereiro, com a participação de cavaleiros e amazonas de diversas partes de Minas Gerais. A expectativa, segundo informou Ideumar, é de que mais de 300 cavaleiros participem do acontecimento esse ano, visto que o homenageado será o empresário diamantinense Douglas do Vale, pessoa das mais estimadas e queridas em todo o Vale do Jequitinhonha. A cavalgada terá também as suas musas representando as respectivas comitivas. De Curvelo, será a bela Mariana Soares, e de Diamantina, a também bela Karen Miranda. Elas farão todo percurso montadas e portarão as bandeiras de seus respectivos municípios.


Convite a Pompéu

A cidade de Pompéu, por meio desta coluna, está convidada a participar da tradicional cavalgada para Biribiri, se possível levando também a sua musa. Em conversa com o jornalista Ideumar, ele garantiu que será um prazer ter estas terras pompenas participando pela vez primeira deste grandioso evento que já faz parte do calendário centro-norte mineiro. Quem se habilita? Contatos pelo telefone (38) 9979-4018 com Ideumar ou com este colunista pelo fone 37 3523-1133  ou ainda falar com Henrique pelo fone 37 3523-1581

.

As musas Katen Mirana  e Mariana Soares darão o toque feminino na Sétima Cavalgada de Biribiri. Quem será a musa de Pompéu?

.


Douglas do Vale empresário diamantenense, que será homenageado na fomosa cavalgada de Biribiri.

.

Mensagem: 

Olá Geraldinho,

Como você já sabe, minha Avó Dorita faleceu no último dia 4. Como já tinha ficado sabendo do falecimento do Sr. Joaquim Cordeiro, logo me acudiu à
mente a Dona Irilda, pois para mim essas pessoas formavam uma memória viva de nossa querida Cidade. Foi com muita tristeza que li o texto do filho dela
que informa de seu falecimento. Nossa cidade certamente perdeu muito de sua história viva.  Espero que iniciativas como sua coluna e outros registros escritos garantam  às futuras gerações o acesso aos acontecimentos e ocasiões notáveis da vida  cotidiana de Pompéu. Imagino que você já tenha backup de todas as suas
publicações, mas fica aí a dica, mesmo que redundante. Por favor, repasse aos filhos da Dona Irilda meus sentimentos e meu  agradecimento pela incrível acolhida que tive em 2008. Foi verdadeiramente  um prazer tê-la conhecido.
No mais, um abraço para você e para minha madrinha.
Grande abraço,
Geraldo Couto
NR. Amigo Geraldo, queira aceitar meu abraço de condolências pelo passamento de sua querida avó Dorita. Falei com o Kennedy e lhe pedi que transmitisse meu abraço a todos vocês. Que ela descanse em Paz.



.

 














 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA