Edição: 15/08/2009
.
BELEZA NEGRA
 

HOJE, SÁBADO, TEM ELEIÇÃO DA NOVA E DO NOVO BELEZA NEGRA DE POMPÉU, NA SEDE DO LIONS CLUBE. A PROMOÇÃO  LEVA A ASSINATURA  DA  FESTEJADA “PROMOTER” VANDA REIS, COLUNISTA E RADIALISTA DA CONSAGRADA EMISSORA TERRA FM: 87,9.

O FUNDO MUSICAL É DE WELLITON THIAGO E UNIVERSAMBA.

VAMOS PRESTIGIAR.

O ENSAIO FOTOGRÁFICO FOI DE STÚDIO IMAGEM LEIA-SE ELISIO ASSUNÇÃO).

A COLUNA ESTARÁ PRESENTE E DARÁ COBERTURA.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.

Minhas queridas tias Zezinha  Luzia(a primeira e a terceira, da esquerda para direita) com Walkyria Campos e Francisca – a Chica do Zé Galinha.A foto deve ser com certeza do  Zé Bocó... e o local com toda certeza deve ter sido a sede do Cristalino, que comandou por muitos anos a parte social da cidade, com a banda musical comandada por Celso Nunes( o tio Celso), pai do saudoso primo Edmundo, Dico, Rejane e Maria Augusta.Sou muito grato ao Dico(Armando Nunes de Castro) por vários motivos  dentre os quais por ser o mesmo leitor desta coluna semanal a quem envio o meu “amplexo”.

.

Armando Nunes de Castro – meu querido primo com sua netinha.Foto JP.

.

Experidião Afonso Porto com seu amigo Hipólito Alves Campos. Foto JP.

.
E-MAIL DE GENTE SEM CARÁTER
 

To mandando as nossas fotozinhas do motel, não esqueçe de deletar depois....te amooooooooooooooooooo. Remetente:  marcinhalp@staff.com.br

Vejam a minha resposta: vc  está linda naquela foto... linda mesmo. Amei. Vem cá, kero te ver de novo. Mas, traga um colete a prova de bala..., vagabundo ou  vagabunda. Observação: claro que não abri o arquivo. É vírus na certa.

.
GRIPE SUINA
 

Pessoal... recebi este email sobre a gripe H1N1 e acho melhor prevenir do que remediar... então ai vai uma noticia e os meios eficazes de se prevenir!

Sem querer apavorar, já avisando. Uma de nossas pesquisadoras é chefe de infectologia do HC e está responsável pelos pacientes com a gripe. Até hoje, de todos internados na UTI do HC com a doença, nenhum resistiu. Eles não estão conseguindo internar as pessoas porque só há 15 vagas na UTI do HC e há mais de 800 testes que ainda não correram.

Ela alertou a todos no instituto que após a infecção, a medicação só faz efeito se tomada em até 48 horas. Na prática o que está ocorrendo é medicar todo mundo suspeito, sem resultado de teste.

Com certeza não está sendo divulgada a dimensão correta da doença e a previsão é que o pico do surto ocorra em agosto. Vale lembrar que o principal sintoma de alerta é a febre (mais os sintomas comuns de gripe).

Se algumas estimativas mais pessimistas se confirmarem, estima-se que cada pessoa irá conhecer 10 outras que morreram de influenza A (!)

Pesquisem, leiam os informes da OMS e avisem quem puderem.

O HC hoje tem fechado 3 andares para atendimento de SUS para pacientes com suspeita ou casos confirmados de gripe A!

Estao ocupando hoje 16 leitos e tem 6 pacientes em UTI!

Estamos em nível 6 mundialmente (numa escala que vai do 1 ao 6)o que significa Pandemia! A última doença que atingiu essa escala foi a gripe espanhola em 1918, que matou 50 milhões de pessoas apenas na Europa em 2 anos de transmissão!! (mais do que Hitler na segunda guerra mundial!!!)

Em Curitiba o índice de transmissibilidade da doença é nivel 2 (numa escala de 1 a 3). Nível dois é também conhecido como transmissibilidade sustentada!  Ou seja, a transmissão é pega não por contato com pessoas sabidamente com sintomas ou que tenham viajado!

Quadro epidemiológico não é mais válido!

As pessoas estão adquirindo a doença em ônibus, escolas, panificadoras, shoppings e demais locais públicos.

Existe uma informação que essa semana ou semana que vem será declarada nível 3 de transmissibilidade. que seria considerado o pico de casos na cidade de Curitiba!

Caso isso ocorra será declarado estado de calamidade pública e todos terão que ficar em casa, shoppings fechados, supermercados, escolas, ônibus, por pelo menos 1 a 2 semanas!

Só funcionariam serviços médicos e de emergência!

Serviços médicos eletivos seriam fechados!

Não adianta achar que é uma gripinha! (falaram o mesmo em 1918 nos primeiros dois meses da doença... e após isso 50 milhões morreram em menos de 2 anos!)

Segue . . .RECEITA BÁSICA PARA ESTAR MAIS SAUDÁVEL E RESITENTE A GRIPES

É sempre bom prevenir...

A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e  discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp) vão repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

·  Antes de tudo, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

·  Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

·  Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

·  Coloque bastante cebola na sua alimentação.

·  Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

·  Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

·  Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

·  Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

·  O cogumelo Shiitake também é um excelente antiviral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

·  Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

·  Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais polinsaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você.

(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil, por favor, repasse  aos seus amigos.

Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 36036795

Por favor, cuidem-se e alertem família e amigos a situação realmente está grave mas a tv não está noticiando!

Evitem locais aglomerados e, hospitais se não tiverem realmente com os sintomas (febre repentina de 39º, mal estar, fortes dores no corpo, tontura) e importantíssimo; álcool gel e muita higiene;

Lembro que Farmácias Manipuladoras também preparam esse álcool e em embalagens de bolso para que possam carregá-lo. (Colaboração da amiga Eliane F. Mota)

.
No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
-Quantos rins nós temos?
-Quatro! - Responde o aluno.
-Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer  em tripudiar sobre os erros dos alunos.
-Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala.. - ordena o  professor a seu auxiliar.
-E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era,  entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais  conhecido como o 'Barão de Itararé'.
Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso  mestre:
-O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'... 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural.Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou 'acreditarem' que o tem, se acham no direito de subestimar os outros...

E haja capim !!!
.
AGENDA DO WELLITON THIAGO
 

Mês de Agosto:

15/08 - Desfile beleza negra !!!!!!Lions Club Pompèu MG - Realização(Vanda Reis)
21/08 - Casa de shows G do Sô Ica Papagaios!!!MG
22/08 - Circuit music Bar-Bom Despacho MG

.
Oi Júlio Porto
Boa tarde!
Aqui td bem e vc como está? Olha a gente se conhece de quando eu era solteira. Eu sou a Luciene prima da Liliane, sobrinha de Arleta e Zezé Vareta lembra? Naquele tempo te chamávamos de Geraldinho rsrs. Vc tá chique hein? Olha sou quem te agradeço, por nos trazer tanta informação. E foi o Ailton Santos, que é meu amigo no msn e no rádio, que fala tanto de vc que resolvi ver com meus próprios olhos.  para minha agradável surpresa, quando eu abri o site, lá estava ele, o meu amigo, na primeira página! Adorei. E recomendo. Um abraço... Luciene. IA ME ESQUECENDO, ME CHAMAM MUITO DE LUCIENE DA FAZENDA MARRUÁS, QUE É ONDE EU MORO.
.
MENSAGEM
 
Julio Porto, estive aqui visitando seu site recomendado pelo meu amigo Ailton Santos e adorei! parabéns pelo seu trabalho e continue sempre nos deixando a par de tudo que acontece a nossa volta. um grande abraço  de  Luciene.
.
Caro Júlio;
Quero te dar os parabéns....sua coluna está cada dia melhor....tá tudo muito lindo!É de pessoas assim como vc q precisamos todo dia....continue cada dia melhor....muitos abraços e tudo d bom pra vc e pra sua família!!!Bjos Morgana Lopes de Faria .
.
 
 
Assunto: Gripe Suina - Opinião da Dra. Káthia Ribas
 E-mail enviado pela Dra. Káthia Ribas:
 
Queridos amigos:
Devo ter esquecido alguns, repassem também aos conhecidos.
 
Tenho recebido perguntas e informações, as mais diversas das mais diversas fontes, muitas delas alarmistas... e temos que ser realistas.
 
Apesar de estar em férias, dediquei está última semana para uma intensa participação e pesquisa junto à todas as entidades oficiais competentes sobre o assunto, e não tenho motivos para achar que elas estejam ocultando ou minorando a real dimensão do problema.
 
Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com a s autoridades da Vigilância Sanitária, SAMU e Secretaria Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas.
 
Não satisfeita, liguei para o CDC (Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma.
 
A situação atual é a seguinte:
 
O vírus H1N1 já ultrapassou a barreira inicial, circula livremente entre nós, veio para ficar. Nesta 1º onda do vírus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro.
 
Das atuais viroses respiratórias presentes no sul do país, 60% já são do novo vírus, isto é, das pessoas com gripe que falamos ou que circulam na rua, ônibus, bares, igrejas clubes, etc., mais da metade já tem o novo vírus... Isto é uma projeção estatística, ou seja, não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos.
 
A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensa da medicação anti viral.
 
O vírus H1 N1 tem maior transmissibilidade que o vírus influenza, mas tem MENOR PATOGENICIDADE, OU SEJA MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... Acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas crônicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabéticos, obesos mórbidos, pessoas em tratamento com imunossupressores (corticóides, tratamento para câncer) e doenças degenerativas.
 
Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e, volto e frisar, a MORTALIDADE É MENOR QUE O VIRUS INFLUENZA.
 
Em 2008, só no mês de julho, 4500 pessoas morreram de gripe comum no Brasil. Estamos com 47 mortes pelo novo vírus em 18 dias de circulação...
 
Temos que estar ALERTAS, isto sim, pois é um vírus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele.
 
Por enquanto o importante é: boa alimentação, SUCOS DE FRUTAS, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, VERDURAS, AMBIENTES AREJADOS, HIGIENE ADEQUADA DE MÃOS E VIAS AÉREAS, LAVAGEM DE MÃOS VÁRIAS VEZES AO DIA. ALCOOL PODE SER USADO EM SUPERFICIES POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (MESAS DE CONSULTÓRIO, LOCAIS ONDE PESSOAS TENHAM ESPIRRADO, (mas sem maiores neuras, por favor, teremos que conviver alguns meses com este vírus, como os tantos outros de gripe...)
 
As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento, para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de álcool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão.
 
Evitar locais fechados, aglomerações shoppings, cinemas, bares, chimarrão e nerguille, pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o vírus está em "curva ascendente"...
 
Depois, é vida normal. O anti viral – Tamiflu –- só será disponibilizado pela SMS para os casos comprovadamente graves, não tomem para qualquer gripe, pois aumenta a resistência do bicho...
 
Em 99,85% dos quadros de H1 N1 a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente).
 
O afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença.
 
As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem.
 
Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).
Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria, mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose ) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave).
 
Portanto, amigos, muita cautela na transmissão de informações: A CALMA É FUNDAMENTAL, OS CUIDADOS GERAIS TAMBÉM. DEVEMOS ESTRA ALERTAS, MAS TEMOS QUE SEGUIR A VIDA COM NORMALIDADE, PORQUE A GRIPE SAZONAL MATA MUITO MAIS QUE ESTA E NUNCA TEVE ESTA DIMENSÃO DE ALARME.
 
Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC (este é o fator patognomônico!!), dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde.
 
Estamos conectados diariamente com a SMS, SESA e Central de Leitos, qualquer alteração na condução dos casos ou orientações gerais, haverá ampla divulgação
 
Abraços,
 
Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde (Colaboração do meu amigo Arnaldo Rodrigues Teixeira, de Martinho Campos).
.
CONSELHO TUTELAR
 

SOU CANDIDATA A UMA VAGA NO CONSELHO TUTELAR. 

Você é muito importante para nossa campanha e conseqüente vitória.

O seu voto e o apoio será fundamental !
Nos ajude divulgando nossa campanha para seus familiares, amigos e contatos da net,  tenho certeza que a sua ajuda será muito importante para o sucesso de nossa campanha, e nossa vitória.

NOSSO LEMA É: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PRIMEIRO LUGAR!!
Vote em quem pode, sabe e vai fazer pelo futuro de nossas crianças e adolescentes...

Para Conselheira Tutelar vote em Roze Cabrera ou nº 25

Roze é esposa do meu grande amigo Fernando Cabrera, de Sete Lagoas,para quem estamos pedindo seu apoio.

.

Pompéu (MG), 04 de agosto de 2009.

Prezado(a) Associado(a),       

A AABB Associação Atlética Banco do Brasil de Pompéu, vem por meio desta, convocá-lo(a) para uma Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se, no dia 16 de agosto de 2009, domingo, nas dependências da AABB, às 10:00 horas, em primeira convocação, ou às 10:30 horas, em segunda e ultima convocação, para deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia:

  • Apresentação dos Resultados do 1º Semestre;
  • Apresentação do Projeto de Revitalização da AABB;
  • Revisão dos Valores das Mensalidades;
  • Solicitação de Auxílio Financeiro à Federação Nacional das AABB.  

Pedimos que chegue com  antecedência, de forma a evitarmos atraso para o início dos trabalhos. Sua presença é de suma importância, pois estaremos tratando de assuntos do  interesse de todos.

Aproveite a oportunidade para acompanhar de perto as obras que estão em andamento.

Após a Assembléia, teremos música ao vivo, almoço e diversão para as crianças (cama elástica, piscina de bolinha, etc...)

Atenciosamente,
AABB Pompéu
37-3523-1144
www.pompeu.aabb.com.br

Analdino F. da S. Júnior - Presidente
Taciano B. de Freitas - Vice-Presidente
Anivaldo Silva Oliveira - Vice Pres.Financeiro

.
Prezado amigo,tudo bem? O tino ta cobrando ciúmes, pois  ate agora não conhece a máquina + possante do centro oeste mineiro. NR. O e-mail é do Renato Frigotudo, se referindo a seu pai.
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA