Edição: 16/01/2010
.

Karen, prima do meu querido primo Sérgio Ribeiro, no casamento da Eleonora e Adriano, em Sete Lagoas .

.

Karen e Sérgio Ribeiro, em Sete Lagoas.

.

Denise e José Aguinaldo F. Porto. Ao fundo do “dodói” da família Gabriela Porto Dutra.

.

Dario Peito de Aço, Dadá Maravilha com o bioquímico Celso Barbosa Oelandini, em Pirapora, quando de um jogo de veteranos na terra do Cacá – este dono de um dos points mais bem freqüentados da mais famosa cidade barranqueira de MG: o Caca´s Bar.

.

Afonso Joaquim Soares de Castro e sua filha Amanda. Ele partiu deste mundo, nesta quinta feira e foi sepultado no cemitério velho, dia 8 p.p.Em suas exéquias havia uma legião de pessoas , que lhe foram levar seu último adeus. Deixa viúva Regina, o filho Hugo Henrique e a filha Amanda. Que Deus o receba e o tenha junto de si. Joaquim era um homem bom.

 

Regina e Afonso Joaquim, em frente a casa deste colunista, na noite em que os foliões nos brindaram a tradicional Folia de Reis. O evento foi dia 26 de dezembro.

.
VEREADORES RECEBEM A PRESIDENTE DE ABRIGO DE PIRES NA MÃO
 

Kátia , Dinha, Experidião  e Joaquim Toureiro

 

Nesta quinta feira (14) os Vereadores Experidião Porto (PV) e Joaquim Toureiro (PSB) receberem na Câmara Municipal de Pompéu a Senhora Dinha Afonso e a voluntária Kátia Menezes, Presidente do Abrigo Cosme e Damião de Pompéu.

O abrigo acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e conta hoje com quase vinte acolhidos. A presidente levou aos Vereadores a dificuldade de manutenção do Abrigo que funciona por doações da população pompeana.

As crianças recebem alimentação, roupas e material do abrigo e isso acaba onerando a instituição.

A Prefeitura fornece funcionários e alguns alimentos e o Tribunal de Justiça, através da juíza de Pompéu Dra. Junia, destina verbas arrecadadas no Fórum da Comarca.

Porém isso é ainda insuficiente e se nada for feito o local poderá ser fechado. A presidente enfatizou que o ex-prefeito era um grande parceiro do abrigo, mas que o atual, Joaquim Campos Reis ainda não se sensibilizou ao abraçar a causa do abrigo.

O Vereador Experidião Porto,  preocupado com a situação, sentenciou:  “Se este abrigo fechar para onde irão estas crianças? Muitas delas estão lá por sofrerem maus tratos em  sua própria  casa e despejá-las na rua seria colocá-las em uma situação semelhante as das crianças do Haiti, sem casa, sem comida e sem esperança. Não vamos deixar isso acontecer.”  O Vereador fez uma  de um bezerro e vai tentar viabilizar uma verba junto ao Deputado Inácio Franco que vem sempre ajudando o Asilo São Vicente de Paulo,  em Pompéu.

Se e outras pessoas se engajassem no movimento, a situação não    iria chegar ao ponto calamitoso em que se encontra.  

Mesmo sem terremotos,  Pompéu precisa contar com a solidariedade do seu povo.

Na foto acima ,  as representantes do abrigo e os vereadores.

.
PROFESSORES
 

Na ultima segunda-feira (28) o projeto que modificava o a carreira do magistério e estipulava o novo salário da categoria dos Professores foi rejeitado na Câmara municipal por 5 votos a 3.

A tramitação do projeto foi marcada por intensa mobilização por parte dos Professores que tentavam modificar alguns pontos do projeto em especial no que se refere ao piso salarial da categoria. Como não conseguiram ver atendidas suas reivindicações os Professores passaram a trabalhar junto aos Vereadores pela rejeição do projeto.

O Vereador Experidião (PV) insistiu até o ultimo minuto na conciliação e esteve perto de conseguir um acordo porem, o Vereador José Romualdo não concordou com nenhuma das propostas apresentadas e nem com o adiamento da votação do projeto e exigiu que o Projeto fosse votado na integra. E, pela primeira vez neste mandato, um projeto do executivo foi derrubado na Câmara Municipal.

Votaram a favor do Projeto os Vereadores Joaquim do IBGE, José Romualdo e José Maria. Contra o projeto votaram os Vereadores Experidião Porto, Nilson, Joaquim Toureiro, Bau e Romere.

Em 2010 entra em vigor e lei federal que instituiu o piso nacional da categoria dos Professores como o projeto de lei que instituía o piso em Pompéu foi rejeitado, está havendo uma discussão jurídica sobre o que vai ocorrer. Alguns dizem que a lei federal terá de ser cumprida independentemente de lei municipal outros acham que não, o certo é que uma solução terá de ser encontrada. As Professoras prometem radicalizar se suas reivindicações não forem atendidas.

No inicio do novo ano letivo os Vereadores da Comissão de Educação da Câmara, Nilsom, Romere e Experidião vão tentar encontrar uma saída de consenso entre Executivo e Professoras, pois caso isso não ocorra os maiores penalizados serão justamente aqueles que não tem nada com o impasse, as nossas crianças que podem ficar sem aula.

As Professoras comemoraram junto ao Vereador Experidião Porto a derrubada do projeto.

.

MORRE O JORNALISTA MINEIRO CICI SANTOS
Enterro está previsto para as 17 horas, no Cemitério do Bonfim, em BH
Da Redação - 13/01/2010 - 12:13

 

Cici Santos era jornalista do Diário do Comércio e Edição o Brasil

 

Morreu na madrugada desta quarta-feira (13), em Belo Horizonte, o jornalista Eudóxio Joviano dos Santos, mais conhecido como Cici Santos. O corpo do jornalista e colunista social está no velório 1 do Cemitério do Bonfim, onde, às 17 horas, será enterrado.   

Conceituado jornalista, Cici Santos trabalhou no jornal Diário do Comércio e Edição do Brasil e foi grande referência como profissional e ser humano, segundo seus amigos.

No  de 1978, época em que a sede do CAP fervilhava e era o “point” da cidade – o clube pompeano fez realizar um dos mais concorridos e movimentados Baile de Debutantes. O Presidente do CAP era o Francisco Luiz Cordeiro Guimarães(Chico do Soca), que convidou este colunista para Mestre de Cerimônia. O colunista foi a Belo Horizonte e convidou para Paraninfo das Debutantes o pompeano ComendadorTamir de Souza Halabi, que trouxe em sua companhia o famoso colunista da capital mineira.Recebido para um jantar na residência do então primeira Dama Dona Raquel Álvares Carvalho, esposa do ex-prefeito José Gilberto de Carvalho, Cici Santos, deu na época uma nota em sua coluna em um dos jornais de BH , onde mantinha uma prestigiada coluna , na qual disse que “Dona Raquel serviu um frango ao molho pardo de se comer ajoelhado”. Eu nunca iria me esquecer desse lance.Ele era muito amigo da família Halabi, que não saia da sua coluna: Mélik, Haled, Tamir, Amir, Ibrahimzinho, Sied,  Rafic e Amira.

Esta coluna se une a todas as manifestações de pesar pelo seu passamento. Liguei na noite de quarta feira para o nosso amigo comum Amir de Souza Halabi para lhe dar a notícia – ele ainda não sabia porque estava de viagem para a Bahia.

Já perdemos muitos amigos ligados a área de imprensa, quer sejam da capital ou do interior:Ibrahim Sued(Rio de Janeiro)Wilson Frade, Eduardo Couri, Nicolau Neto(Belo Horizonte),Lazinho Pimenta(Montes Claros), Dárcio Silva(Curvelo),Colírio(Abaeté),Antônio de Pádua e Jorge Maciel, de Sete Lagoas, Clóvis Gomide,de Itaúna, Jorge Miranda Coelho, de Divinópolis, Lauro Célio, de Manhumirim,Célio Vale, de Itabira, Pedro Corsino, de Dores do Indaiá e outros que a nossa memória nos compromete.    

.

Ernesto Álvares de Campos Cordeiro, que cola grau hoje, sexta feira, pela FACED.Grande abraço... fiquei muito feliz pelo seu convite: liguei lá em Divinópolis, mas infelizmente não consegui falar com você, Quero lhe dar o meu afetuoso abraço.

.

Thiago Manoel Afonso da Silva, que se formou em Administração pela UNIFEMM,  dia 19 de dezembro último. Parabéns, jovem. Seu, onde quer que esteja , está muito orgulhoso de você.

.

Extraído do Orkut da Dênia Medeiros.

.
COLUNISMO SOCIAL
 

Acidália Lisboa, sendo ladeada pela esteticista Flávia Guimarães e pela beldade curvelana Soraya Soares.

 

Ser Colunista não é tarefa fácil... Nem ao menos generosa como pode parecer, muito pelo contrário! É um trabalho árduo, que exige muita abnegação, cumplicidade, amizade e principalmente um jogo de cintura, especialmente quando temos que administrar vaidades, exigências, interesses e às vezes, porque não, intolerâncias e muitas vezes incoerências!
É preciso certas sutilezas para agradar a todos e um cuidado super especial para não ferir as sensibilidades alheias. Além de tudo isto é um correr constante atrás de informações de eventos, nomes e ainda a obrigatoriedade de estar presente em tantos acontecimentos importantes, que possam interessar ao leitor. São dezesseis longos anos, desfilando por esta surpreendente trilha.

Quando fui convidada pelo Jornalista Francisco Donizete de Paula, Diretor da Gazeta Tijucana, para elaborar a minha primeira escrita social, fui para esta tarefa, imbuída de total simplicidade, que graças a Deus conservo até hoje! Sinto que a minha Missão é renovar a cada dia o Colunismo, de uma maneira abrangente, elegante... porém numa linguagem coloquial, atual, dinâmica, condensada, entretanto bem simples para que possa alcançar todas as interpretações.

Estão sendo longos anos... tantos, que as vezes até me surpreendo. Amo tudo isto, estou totalmente envolvida com personalidades, festas, acontecimentos e História. Hoje o Colunismo tornou-se parte da minha vida, mas, sei que tudo é passageiro e logo uma terceira pessoa estará assumindo o meu lugar.

Em nossa Sociedade atual os valores são outros, ela é feita dos novos ricos, conhecidos como Emergentes Sociais, novas expressões culturais, novas promoções, educação diferenciada... que circulam pelos salões, pelas elegantes festas! A nossa Comunidade, os nossos valores, a nossa História, o nosso bairrismo... tudo isto é ressaltado em minhas Colunas através da minha querida Voz de Diamantina. No Enfoque Social, fiquei reconhecida pelo meu trabalho e isto me abriu as portas para novos horizontes e, assim sendo, atualmente, mantenho Colunas no Centro Norte Mineiro, especialmente Curvelo – nos periódicos: Folha de Curvelo, Jornal E_Agora? – Revista Pequi Magazine e, em BH, no Jornal O Tempo; Entretanto todas estas Colunas direcionam para a Sociedade diamantinense, permitindo que com isto posso levar o nome e os eventos da minha cidade para outros rincões!

Sinto-me feliz e realizada porque de alguma forma tenho colaborado com a minha Terra Natal, levando além fronteiras um pouco da nossa História cotidiana, notas sociais, personalidades, acontecimentos que certamente ficarão gravados para a posteridade, e as futuras gerações terão um farto e forte acervo para conhecimentos de pessoas, fatos e memórias!
Final de Ano é momento próprio para reflexão e agradecimentos: em primeiro lugar a Deus, aos meus amigos, aos leitores, ao enorme reconhecimento que tenho obtido, através de sinceras manifestações... escritas, troféus, convites especiais, homenagens e a amizade com total carinho de todos.

(Por Acidália Lisboa – extraído do seu Blog: http://www.acidalialisboa.blogspot.com

Colequinha Acidália... parabéns, perfeito seu texto: irretocável.

.
DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO
O importante não é estar bem alimentado... é estar bem nutrido!
 
CALORIAS: TORRADA versus PÃO FRANCÊS
 

Hoje em dia muitas pessoas que fazem dieta, só se preocupam com o lado da ingestão de calorias, e muitas vezes enganam com algumas informações. Há pessoas de pegam pão francês, recortam em tiras e levam ao forno, sem manteiga ou margarina, por causa do teor de gordura...(ótimo). Sendo assim, o que teria mais caloria, torrada feita do pão francês sem manteiga, ou o consumo do próprio pão francês? Nem um, nem outro, ambos tem a MESMA caloria... Porque quando pão francês é levado ao forno, sem manteiga, sem nada...ele apenas sofre processo de desidratação (evapora teor de água dele e água não tem caloria), por isso fica torradinho,mas no consumo da torrada e pão francês,ambos tem as mesmas calorias...inclusive se tratando da torrada, talvez você ingira mais, porque são fatias e fatias...ai sim,poderá sair fora da dieta.

CONFIRAM NO BLOG DA SIMONE FONSECA – ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO:
www.nutricaosim.blogspot.com

.
LIBERTADORES DE 1976
 

Ainda em 1976, vejam o Cruzeiro, campeão da Taça Libertadores da América. Sou atleticano, mas fazer o que né, deixa pra lá.

 

Para a disputa da Libertadores da América de 1976 que deu ao Cruzeiro o titulo de campeão, o time mineiro dividiu o grupo com: Internacional (BRA), Olímpia (PAR) e Sportivo Luqueño (PAR). Nos dois jogos contra o Internacional, vitória do Cruzeiro por 5x4 em Belo Horizonte e nova vitória por 2x0 em Porto Alegre. Na primeira partida contra o Olímpia, o time brasileiro aplicou uma goleada de 4x1 e garantiu um empate de 2x2 no jogo de volta no Paraguai. No terceiro confronto do Cruzeiro na primeira fase uma goleada pra cima do Sportivo Luqueño por 4x1 no Mineirão e nova vitória do time Brasileiro só que agora por 3x1, garantindo o primeiro lugar do grupo. Nas semifinais vitórias de 3x1 sobre a LDU em Quito no Equador e 4x1 sobre o Alianza em Lima no Peru. Nos jogos de volta, uma sonora goleada contra o Alianza no Mineirão por 7x1 e outra de 4x1 pra cima da LDU também no Mineirão. O Cruzeiro fez a Final da Libertadores contra o River Plate da Argentina que, assim como o Cruzeiro nunca havia vencido essa competição. Na primeira partida no Mineirão, o time aplicou um show de bola nos argentinos e goleou por 4x1. Na partida de volta, em Buenos Aires, mesmo jogando melhor, o Cruzeiro acabou sofrendo uma derrota da 2x1 graças a arbitragem desastrosa do arbitro uruguaio José Martinez Bázan. Quando a partida seguia empatada em 1x1, aos 30 minutos do 2° tempo, o goleiro Raul defendeu um chute de JJ Lopes, mas a bola subiu e caiu as suas costas. Vanderlei, Luque e Pedro Gonzalez correram para ela. Luque empurrou Vanderlei que tentava dar uma puxeta e Pedro Gonzalez entrou com bola e tudo pra o gol. O arbitro uruguaio validou o gol mesmo com a irregularidade no lance e ainda inventou uma expulsão do atacante Jairzinho. O resultado provocou um empate na decisão e as equipes tiveram que decidir o título numa 3ª partida em um campo neutro. A terceira partida foi realizada em Santiago, no Chile, e Cruzeiro e River Plate fizeram uma das maiores finais da história da Libertadores. No fim deu Cruzeiro. 

Ficha do jogo da final:

Estádio – Nacional (Santiago do Chile) 
Data – 30 de Julho de 1976 
Público – 40.000 
Arbitro – Martinez (CHI) 
CRUZEIRO – Raul; Nelinho, Moraes, Darzi, Vanderley; Ronaldo, Piazza (Osíris), Zé Carlos; Eduardo, Palhinha, Joãozinho. 
RIVER PLATE – Landaburu; Comelles, Lonardi, Ártico, Urquiza; Merlo, Sabella, Alonso; P. González, Luque, Mas (Crespo)

ACESSEM: www.blogernane.blogspot.com

.

Meu caro amigo Júlio,

quanto tempo não nos vemos, rsrs Passando por aqui apenas pra desejar-te um bom fds, parabeniza-lo sempre pela coluna que é um ponto de parada para mim todas as semanas, ( e também para os mais "antenados"). Aproveito a oprtunidade e lhe faço um pedido ou talvez uma sugestão se não for muita pretensão é claro. "gostaria de ver em sua coluna um balanço sobre o nosso ano de 2009, especialmente em nossa política governamental, e também em relação a nossa segurança pública, acho que para muitos como para mim, há motivos de sobra pra uma enorme decepção, porém nunca é bom sair atirando pedras sem que se tenha uma análise geral dos acontecimentos e especialmente uma análise imparcial, desprovida das emoções que as vezes nos levam a erros grotescos." Logo não haveria pessoa melhor que o amigo Júlio para dar-nos sua opinião, ou relatar-nos os fatos!

abrçs!

.

Olá, amigos,

Venho por meio desse recado para convidá-los para apreciar o Programa "Tarde Viva" Especial de Sábado, pela rádio Eldorado AM 1300 de Sete Lagoas MG, de 12:30h às 19h.
Um programa interativo, relembrando músicas do passado e tocando os maiores sucessos da música brasileira e mundial. Informações a todo o momento... Alguns quadros que já viraram sucesso, como "Túnel do Tempo" e o "Momento do Rei”... E é claro, a sua participação que é de extrema importância para a continuidade do nosso programa... Então, anote na sua agenda e convide seus amigos:Programa "Tarde Viva" Especial de Sábado, com Gustavo Miranda, de 12:30h às 19h, na rádio Eldorado AM 1300 de Sete Lagoas MG.Ouça também pela internet (link no meu perfil)UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.CONTO COM A COLABORAÇÃO DE VOCÊS, DE SEUS FAMILIARES E DE SEUS AMIGOS ...

Gustavo Miranda

.

Júlio Porto
Bom Dia!
Meu amigo, admiro você pela sua autenticidade... franqueza, olho no olho... e esta capacidade de dizer aquilo que pensa , limpo e seco sem rodeios... dificílimo na época de hoje... especialmente e principalmente nesta nossa profissão tão pública e tão observada!!!
Aceite os meus mais sinceros aplausos!

As. Acidália Lisboa – Colunista Social de Diamantina.

***

SERÁ Q VC ESTARIA SE REFERINDO ENTRE OUTROS MOTIVOS PELA NOTA QUE TRAZ O  TITULO GROSSERIA EM PESSOA?BJS.

***

Isto mesmo... isto se chama autenticidade. Existem pessoas realmente grosseiras, sem nenhum trato social e vc está certíssimo em responder ou diria denunciar!!! Obrigada pelas fotos... e ai não quer vir passar o carnaval em Diamantina? Estou te convidando, vai ser um prazer imenso recebê-lo... TAMBÉM NO DIA 06 DE FEVEREIRO o Ideumar está programando a Cavalgada para Biribiri... os cavaleiros saem de Curvelo, vão se encontrar no Posto Jequitinhonha e virão desfilando até o Mercado MUNICIPAL! Depois seguem para uma localidade chamada Biribiri... um recanto bucólico maravilhoso... um cenário cinematográfico... e lá terá festa, homenagem, churrasco, cerveja e Baile Country até o amanhecer... e a Festa continua!!! Como não sei andar a Cavalo vamos de carro mesmo... venha... vc está convidado e o Ideumar também irá te convidar! Sua amiguinha Acidália

.

Carlos

Bom dia

Como vai, td bem?

Querido, como os tlfs que tenho de vc - ao que parece - não estão atualizados - queira aceitar o meu abraço de parabéns, com votos de saúde e felicidades. Me desculpe, estar contrariando seus princípios, quais sejam os de proibir quaisquer  manifestações alusivas a esta data. Gde abraço, meu Gurú.

JP

***

Caro Júlio,

Fazer o quê, né?  Não posso impedi-lo. Um abraço, do amigo de sempre,

Carlos

.
Prezado Julio Porto,

Agradeço sinceramente a referência ao meu nome em sua prestigiada coluna - embora você tenha sido muito gentil nos adjetivos. Fico feliz com o reconhecimento de um profissional que há tanto tempo milita na imprensa e construiu uma reputação sólida e respeitosa.
A nota sobre o Carnaval de Pompéu que publiquei na coluna de Elder Martinho no jornal O Tempo foi enviada pela assessoria de imprensa da organização do evento. Se você tiver mais detalhes sobre a festa e quiser nos encaminhar, reforço que o espaço está sempre à sua disposição. Aliás, não só para isso, mas para tudo mais que vá divulgar Pompéu e região para todo o Estado.

Abaixo, encaminho o release mais recente que nos foi enviado pela assessoria do Bloco Reduto, caso seja do seu interesse reproduzir alguma informação em sua coluna online.

Um grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado.
Feliz 2010!

Joelmir Tavares
Jornal O TEMPO
(31) 8837-8055/2101-3938
www.otempo.com.br
.
O MELHOR E MAIS ANIMADO CARNAVAL DE MINAS GERAIS ESTÁ DE VOLTA
Cidade de Pompéu receberá foliões de todo o país durante os cinco dias de folia
 

Depois das festas de final de ano é hora de planejar o carnaval. E em 2010 a cidade de Pompéu receberá novamente o melhor e mais animado carnaval de Minas Gerais. Depois de três anos sem a realização da festa, ela retorna ainda melhor e já é um dos roteiros mais procurados por turistas de todo o país.

Nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro a cidade, que fica a 160 Km da capital mineira se prepara para receber novamente o carnaval do bloco Reduto. Serão mais de 120 horas de muita folia em um circuito aberto similar ao carnaval de Salvador, com trio elétrico, bandas baianas, abadás, bloco e camarote. A previsão é que cerca de 7 mil foliões/dia curtam a folia.

E para embalar o publico, o carnaval de Pompeu contará com muitas atrações e uma estrutura especial, que inclui bares, banheiros, atendimento médico de plantão, segurança reforçada, além das presenças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O circuito da folia terá todo conforto e segurança para os foliões, e as bandas baianas Chica Fé e Via Circular, além das atrações mineiras Danniel Maestri, Du bandu, U Bloco e a dupla sertaneja com seu projeto elétrico Rick e Ricardo, prometem não deixar ninguém parado durante os cinco dias de festa.

E quem quiser curtir a folia, poderá escolher entre dois espaços: o primeiro é o já tradicional Bloco Reduto, que o folião poderá sentir de perto a energia da galera e correr atrás do trio elétrico. O segundo espaço é o camarote all inclusive, que além de poder curtir o bloco ainda poderá contar com bebidas e buffet liberado. Mas não para por ai, depois da folia do Bloco Reduto, os foliões poderão continuar a festa na boate da cidade, que irá receber dj’s e atrações até o clarear do dia.

Os abadás para o carnaval já estão à venda. Mais informações podem ser obtidas nos sites  www.blocoreduto.com.br e www.centraldoseventos.com.br, ou pelos telefones: (31)3209-0605 e (37) 3523-1471

NR. ESTA MATÉRIA ME FOI ENVIADA PELO JORNALISTA JOELMIR TAVARES, DO JORNAL “O TEMPO”  – UM GRANDE AMIGO.

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA