Edição: 16/05/2009
.

Da esquerda para a direita – em primeiro plano: Sérgio Ferreira dos Santos(presidente do Rotary, Márcia Juliana, Renato Frigotudo(que atende também por Renato Magela de Oliveira),Gilmar Palhas Garcia, Giullia Garcia e Adalice Mesquita, futura presidente do clube. O “flagra” foi na Convenção rotariana , em Caxambu.Foto arquivo.

.

A psicóloga Márcia Martins com seu namorado, no Aconchego. Foto Sandro Zoroastro – o “crack” lá do famoso point pompeano, que hoje (sexta) apresenta desfile da Tutti Fruti com música  ao vivo logo após. E, sábado, 16, música  com a Banda Etc e tal.(Foto JP)

.
Carlos Fóscolo e  Manuel do Dr. Osvaldo. Alô, Manuel , recebi sua correspondência. Aguarde a publicação. A coluna já estava sendo fechada quando a recebi. Muito merci. Seu sobrinho, o Guilherme, Manuel, era bonito e de  uma simpatia, hein Manuel? Foto Cidadesnet
.

Dona Inês Guimarães, viúva do saudoso Omar Campos Guimarães com Cláudio Kennedy. Sábado, hoje, ele completa 101 aninhos de idade. Foto Cidadesnet

.
SINDICATO
 

Meu caro, Julio Porto, boa noite.
Navegando pela internet, verifiquei que houve um lapso de memória de minha parte, por  não lhe passar  corretamente os shows, que são a seguir: dia 9 - Douglas e Diego e Banda Santa Nova; dia 10 Banda Barra da Saia, dia 11 Maria Cecília  e Rodolfo e finalmente dia 12 João Fábio e Geraldi. Favor, se possível, corrigir. Grato. Um abraço. Eudes. .

(*) Eudes é o atual presidente do Sindicato Rural de Pompéu.Aí está a correção, Eudes.

.
MEA CULPA
 
No casamento do amigo Alexandre com Natália, cometemos dois lápsos  os quais nos apressamos a reparar. Esquecemo-nos de acrescentar que a capital federal também esteve presente ao casório dos amigos, através de Dênio Álbaro e Jackie(a tira colo com Caio), Tólio Ribeiro , Thais , Rafaela, Juninho Vilaça e Christiane com as meninas Layla e as gêmeas Sofia e Júlia e ainda Heddy Lamar Campos, que ao que tudo indica está de malas prontas para se mudar para Brasília. Quem viver verá. Mas, nossa principal “mea culpa” fica por conta da omissão dos nomes do nosso  saudoso amigo Ivan dos Santos e da diretora da Credipéu Maria Helena de Freitas Santos , pais do noivo.
.
POMPÉU DO FUTURO - ÁREA DA CULTURA
 

1-FESTA DA MÚSICA

 Uma vez por ano uma noite de música organizada por todos da cidade Prefeitura ,rádios,igrejas ,associações de bairros ,bares por   bandas e grupos musicas enfim por todos em pontos diferentes da cidade de maneira que as pessoas passam fazer um grande turnê pela cidade e possam curtir todos os ritmos  e degustar de vários tipos de comida e bebida. Isso implica em mostrar  nossa cultura musical.

 2-PEDALAÇO

 Um grande passeio ciclístico por todas as principais ruas e avenidas da cidade na ultima sexta feira de cada mês reunindo    gente de todas idades e classes sociais com apoio da policia e prefeitura com ambulância e para-médicos acompanhando  todo percurso.

 3- QUERMESSE

 Tipo de festa de confraternização dos moradores de cada bairro com presença de autoridades de nossa cidades  que vão estar diretamente se relacionando com os moradores e discutindo problemas diretamente  todos  num clima de muita harmonia, festa será realizada na rua cada um dos moradores traz o que puder façam salgados doces sucos para oferecer aos vizinhos e autoridades ou se juntam e facão junto,cada bairro se organiza de maneira que tenha festa todo ano é uma maneira de estar discutindo os problemas de cada bairro ou mesmo de cada um sem precisar estar no gabinete dos políticos importunando.  Obs:  se existe no meio dos moradores alguém que fabrique algum produto poderia aproveitar o momentas para estar mostrando ou mesmo vendendo .

URBANISMO

 1-Criar um parque ecológico no mesmo sistema do parque municipal com lagos naturais,  arvores , jardins,bares estilo quiosque , parque infantil  ,pequeno zoológico e palco para apresentações
 2-Lavar principais avenidas e ruas pelo menos uma vez por semana
 3-Criar sistema de coleta seletiva de lixo e proibir expressamente jogar entulho e lixo nas vias públicas com punição para infratores
 4-Conseguir com empresas no ramo de tinta um patrocínio para dar vida (pintar)  todas fachadas de casas da cidade logicamente as que estão empobrecendo nosso visual de moradores que não têm condições para fazer.
 5-Adote um cão ou tire o seu da rua,   cadastramento de todos cães e com código tatuado dentro da orelha com numero de inscrição com todos dados do proprietário como proibição expressa de cães soltos nas vias públicas podendo estender  -se para animais de carroça.
 6-Construção de paradas de ônibus cobertas na cidade e nas ares rurais contento boletim informativo com horários e destinos dos ônibus
 7-Colocação placar indicativas e de sinalização em toda cidade e  semáforo  nos principais cruzamentos.
 8- Controle dos cruzamentos por guardas municipais nas proximidades escolares.
 9-Instalação de painéis informativos em toda  cidade (tempo,hora, temperatura e outras informações importantes.
 10-lei que exige fechamento de todos os lotes e construção de passeios e manter limpos (capinados) no perímetro urbano
 11-Controle mais rigoroso da pesca predatória e povoamento dos rios.
 12-Incentivo a preservação animal e vegetal  espécies nativas com premiação para o proprietário que melhor fizer ou seja melhor  preservar.
 12-Replantar as margens de nossos rios e córregos .
 13-Despoluir o córrego do morro doce e repovoar com  peixe nativos e replantar as margens.
 14- Sinalizar todas  estradas rurais com placar indicativas com nomes de logradouros ,sitos e fazendas e distâncias e mapas informativos dos pontos Turísticos.
 15-Transformar fazenda de Dona Joaquina em escola agrícola .
 16-Cria lei municipal que restringe abertura de comércio só permitindo abertura depois de ser feito estudo demográfico (isso implica que se não tiver população suficiente  só seria permitido quando atingisse número suficiente)DANDO PRAZO DE PARA REGISTRO E REGULAMENTAÇÃO PARA OS QUE JÁ    FUNCIONAM ATERIOR A DATA DA REGULAMENTAÇÃO DA LEI.
 17-CRIAR ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO ELEGENDO SEUS PRESIDENTES DEMOCRATICAMENTE,
 QUE SE OCUPARÃO DE CAPTAR REIVINDICAÇÕES DOS MORADORES E LEVANDO ATÉ O  PREFEITO.
 18- Cadastramento de todas as bicicletas da cidade dessa maneira ninguém poderia circular em bicicleta sem estar portando o documento de inscrição, documento seria como uma identidade da bicicleta n° de série ,nome e endereço do proprietário  seria cobrado taxa de 10 reais por ano.
 ESTAS IDEIAS E MUITAS OUTRAS FORAM TIRADAS DOS SEIS ANOS DE EXPERIENCIA QUE  TIVE NA EUROPA  JÁ QUE  SÃO COISAS QUE PODERIAM ENREQUECER MUITO NOSSA CIDADE  E FACILITAR A VIDA DE NOSSA GENTE  TORNANDO -A REFÊNCIA NACIONAL. SEI QUE MUITA GENTE VAI  CRITICAR , TALVEZ PORQUE ACHAM DIFÍCIL OU  IMPOSSÍVEL MAIS NA VERDADE SE NOSSO POVO SE UNIR SEREMOS CAPAZES DE MUITO  MAIS DO ISSO E PODEMOS ENTRAR PARA A  (NOSSA) HISTÓRIA, A UNIÃO FAZ A FORÇA ,O MUNDO PODE SE TORNAR MELHOR SE CADA UM DE NÓS PARARMOS DE RECLAMAR E FAZER  PELO MENOS UM POUCO, SE NÃO PODE FAZER PELO MENOS CONTRIBUA.
 
Pompéu, 14 de abril de 2.009.
NELSON EVANI DA SILVA.
NATURAL DE POMPÉU, NASCIDO EM 4 DE MAIO DE 1965.
FILHO DE JOSÉ EVAN DA SILVA E MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA SILVA
2° GRAU INCOMPLETO. CONHECIMENTO DA LINGUA INGLESA, FRANCESA , ESPANHOLA E PORTUGUES DE PORTUGAL
IDENTIDADE: MG9285415/ CEP : 53503147691
 CONTATO :  nelsonevani@hotmail.com/ fone 3788060032

.
NÃO ME PERGUNTEM PORQUÊ  - isso é algo que me acompanha há anos-  mas sempre que vejo o Fábio Júnior(ator e cantor) me lembro dos filhos de Dona Eduarda e do saudoso Múcio Álvares de Abreu e Silva. Aí, fico tentando me lembrar com qual dos seus filhos ele se parece mais.Sabe, é  algo inexplicável, mas todos eles passam diante dos meus olhos e do meu pensamento, que buscam sua maior identidade. Às vezes, acho que ele me lembra a Izabel Cristina, outras vezes a Lurdinha, o Mucinho, a Roseane ou  até o Ricardo. Mas, pode ser também que isso seja uma mera elucubração... Mas que o famoso cantor me lembra a família do Mucinho... isso é indubitável. *** DIA DESSES, em uma reunião na sede do Rotary, patrocinada pelo casal Galba e Maria Haidée, o colunista recebeu um elogio que me deixou particularmente feliz.Após interpretar a inédita música I Started a Joke, acompanhada pelo violão do Osmar,  uma “socialite” presente desferiu: “Quando o Geraldinho canta essa música, ele arrebenta”. Vou acabar acreditando...sabem que é a “socialite”? É a Poliana do Ciro, digo, a Poliana do Leonardo, este sim o atial dono do seu coração. *** ADRIANA FERREIRA LEAL(leia-se Silvam Materiais de Construção) e Marcos Freitas de Paula se conheceram no carnaval e  estão no maior “love”. Parece que foi amor a primeira “cachaçada”, digo, amor à primeira vista. O romance está prometendo.Bom esta matéria foi escrita há algum tempo atrás.
.

Prezados amigo(a)s e companheiro(a)s da região  07,

Valendo apenas como reforço e lembrete ,convidamos e contamos com vossas presenças em uma tarde de troca de informações e idéias , para trilharmos um caminho de sucesso no ano rotário 2009/2010.Dia 23/05/09 das 16 00 as 20 00 em Pompéu.Logo após  teremos grande confraternização .Traga seus companheiro(a)s,damas,interactianos,filho(a)s,este treinamento esta aberto a todos que desejem participar e ajudar.Acredito que o COMPANHEIRISMO é de vital importância  no Rotary.GOSTARIA MUITO DE TER A HONRA DE RECEBE-LOS NESTA TARDE.Conto com vcs!!!!!

RENATO OLIVEIRA Gov assistente eleito
Região  07-2009/2010
37-3523-1010
37-9109-9521
37-3523-4751
PS LEMBREM-SE ¨¨O FUTURO DO ROTARY ESTA EM SUAS MAOS¨

.
MEMÓRIA
 
 

José Lino Souza Barros, titular do Programa Rádio Vivo, da Rádio Itatiaia, é o autor da crônica baixo sobre o fundador da Rede Itatiaia.

Quinze anos sem Januário

 

Este 8 de maio marca outro ano da partida de Januário Carneiro, que se foi em 1994. É sempre oportuno falar para os mais novos da casa: Januário Carneiro, o mais velho dos irmãos, iniciou o projeto da Itatiaia numa luta desigual, uma minúscula estação que tentava se acomodar num lugar no cenário onde reinavam outras três que eram consideradas gigantes da época. Foi à custa de muito esforço, muita luta e uma inigualável determinação que a idéia não ficou no caminho.

E, até ironicamente, os destinos seguiram rumos diametralmente opostos. Os gigantes da época foram perdendo as batalhas, foram se tornando pequenos e, uma das estações até desapareceu.

Desde o início, Januário Carneiro já sabia o que queria e era o que nós vemos hoje. Uma emissora que cuida essencialmente do esporte e do jornalismo, projeto exposto logo no princípio, embora a execução só se tornasse possível aos poucos. Por exemplo: o Tiro de Meta, o Rádio Esportes, A Turma do Bate-Bola e o Apito Final, originalmente eram a Primeira Edição de Rádio Esportes Januário Carneiro, a Segunda Edição de Rádio Esportes Januário Carneiro e assim por diante. Os novos títulos, batizados pelo Emanuel, vieram, ficaram e hoje inspiram cópias pelo Brasil afora.

Na verdade, no início, não havia a Primeira Edição, que hoje é o Tiro de Meta. Já começava na Segunda Edição, às 10:15 da manhã. Ao meio-dia e cinco, vinha a Terceira Edição que era um comentário do próprio Januário e às 18:30 tinha a Quarta Edição, que hoje é a Turma do Bate-Bola. Também não havia ainda a Quinta Edição que hoje é o Apito Final. Aliás, também nesta época, a Quarta Edição era transmitida da redação do Jornal O Diário, cujo chefe de esportes era o próprio Januário e de onde ele fazia outro comentário diário, o Focalizando.

Januário era homem de convicções religiosas muito fortes e considerava mesmo a Itatiaia a Emissora Católica de Minas. Daí esta tradição de acompanhar a Semana Santa de Roma, que ele mesmo inaugurou com duas séries consideradas na época como jornadas heróicas: Nos Passos de Cristo e Um Salto Sobre o Atlântico. Muito difícil falar em espaço pequeno sobre Januário Carneiro que tinha, acima de tudo, o dom da palavra, um orador que simplesmente eletrizava a platéia. Pois são frases dele, na verdade trechos de discursos, que definem nossa posição na radiofonia brasileira: "Nós Vendemos Espaço, Não Vendemos Opinião" e "Nós Abrimos Para o Rádio de Minas os Caminhos de Todos os Continentes".

(José Lino S. Barros - 07/05/2009)

.
MEUS  AMIGOS NO ORKUT
 

Não raras vezes cruzo na rua por pessoas que me convidam para ser seu amigo no Orkut. Até aí nada de mais.. tudo bem. Mas,  o que não dá pra entender definitivamente é o fato dessas mesmas  pessoa passarem por você e não lhe dirigir sequer um cumprimento.E, por esta razão já exclui  3 delas.E, se necessário for, excluo outro tanto ou mais.Ah... tenham a santa paciência: a pessoa lhe convida para seu amigo no Orkut e não lhe cumprimenta. Excluo messsssssmo.

Outro dia aconteceu pior: uma menina aí que já foi até Garota do Mês(a convite meu)quase me “atropelou” e nem um “oi”.O que será que ela acha que é? Será que ela pensa que é a Rainha Faiçal  da Arábia Saudita? Ah... vai te catar...

.
ACONCHEGO
 
HOJE, SEXTA FEIRA,   TEM DESFILE NO ACONCHEGO:  após o desfile, haverá musica ao vivo com Deivid e Fernando.
.
ACONCHEGO II
 
SÁBADO, 16, o Aconchego recebe a banda Etc. e tal – prata da casa. Vamos lá prestigiar.
.

ATITUDE AUTÊNTICA

 

A ORIGINALIDADE de uma criança está na sua maravilhosa capacidade de se expressar com autenticidade. A “criança eterna”que vive dentro de nós, facilmente nos convida a tomar atitudes autênticas e nos surpreende pela espontaneidade e ausência de medo em revelar a nossa verdadeira face. Quando somos autênticos dispensamos todo e qualquer tipo de máscara que venha a impedir a expressão de nossa verdadeira identidade.

* Qual  a resposta mais autêntica que você daria hoje à pergunta : “Quem sou eu”?

* Faça aquilo que você disse que ia fazer.

* Quando cometer algum erro, admita-o, sem porém culpar-se. A culpa irá encorajá-lo a se sentir no direito de errar outra vez.

* Dê as boas vindas à sua “criança interior”. Ela , mais do que ninguém, sabe rir, divertir-se e, principalmente viver com autenticidade o momento presente.(Do livro das atitudes - Editora pensamento).

.
OBITUÁRIO
 
Faleceram em Pompeu: José Soares Campos(Zé do Candinho);Fio do Fidiriquim e Jarbas Dias Maciel, meu  grande amigo que esta doente há muitos meses. Jarbas tocou por muitos anos na Banda de Musica de Pompeu e era um entusiasta da banda pompeana.
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA