Edição: 18/12/2010


.



VAUDEVILLE
 
ESTE É O NOME  do livro de memórias, que acaba de ser lançado no mercado,pela editora Leya,  de autoria de Ricardo Amaral: o maior dono da noite do mundo, com casas noturnas famosas no Brasil(Hipopótamus -  Rio, São Paulo) e em Nova York. Acredito que apenas um pompeano conheceu as casas noturnas do Ricardo Amaral: meu grande amigo de infância e meu afilhado de casamento: Comendador Tamir de Souza Halabi. Vejam só o que disse Washington Olivetto, na orelha do livro: "RICARDO AMARAL SE FINGE DE BOÊMIO, MAS NÃO PASSA DE UM TRABALHADOR.TREMENDO FORMIGA, ESSE CIGARRA". ÓTIMA , NÃO, MEUS QUERIDOS LEITORES?. RECOMENDO ESTE LIVRO A TODOS MEUS AMIGOS... TODOS SEM EXCEÇÃO: OS QUE FINGEM E ATÉ MESMO E PRINCIPALMENTE OS  QUE NÃO FINGEM , MAS SÃO BOÊMIOS ASSUMIDOS.



Estas fotos estão no livro de memórias do Ricardo Amaral. Vocês reconheceriam alguém aqui? Claro que sim, né?Vamos ajudar: a primeira acima à esquerda é a eterna Miss Brasil, Marta Rocha. Quem não se lembra dela? Eu estava com 12 aninhos de idade quando disputou o Miss Universo e se tornaria a mais famossa Miss Brasil de todos os tempos.E, longe, muito longe estaria eu de imaginar que 16 anos mais tarde eu seria convidado a ser Coordenador do Concurso Miss Minas Gerais, aqui em Pompéu – tarefa “árdua” que exerci enquanto Nicolau Neto viveu: durante 28 anos.Levamos para representar a nossa cidade em diversos concursos Dulce alves de Abreu, Maria de Lourdes Abreu e Silva, Jane Costa, Edleia Cordeiro Alkimin, Maria de Lourdes Souza(a Lurdinha do Zé Tema, a Eliane Freitas, Naise Lane Tavares Alves, Fabiana Cordeiro Diniz ... mas continuando vemos aqui: nei laorraca, Marcos Nanini, Lúcio Costa, o grande urbanista, Ricardo Boechat, Jorginho Guinle, Roberto DÁvila e outros. Durante as edições seguintes, vamos nos reportando às memórias desse ícone do colunismo social e dirigente das  mais famosas casa noturnas do Brasil e de Nova York.´Pra encerrar esta edições, é ele que diz: “ ...I Ligado precocemente na tomada, por volta de 1951, com 10 anos de idade, acompanhei o nascimento de um fenômeno curioso no Brasil, chamado coluna social...” 

.



A primeira pompeana a pisar a passarela representando a nossa cidade: Edléia Cordeiro Alkimin, na cidade de Pedro Leopoldo, no  Glamour Girl de Minas Gerais, na década de 70. Bons tempos dos concursos coordenados pelo jornalista Nicolau Neto.
   
.




O SAUDOSO  E INESQUECÍVEL AMIGO NICOLAU NETO E A GLAMOUR GIRL DE POMPÉU 73, EDLÉIA CORDEIRO ALKIMIN.

.


.





.



Com Carlos Augusto Strazzer, no Baile das Misses, em Abaeté(leia-se José Gonçalves da Rocha – Colírio)... saudades.

.

 ORAÇÃO



NÃO HÁ NADA MAIS BELO, MAIS GRATIFICANTE,  MAIS SIGNIFICATIVO QUANDO SEU NETINHO, SUA NETINHA LHE TOMA PELAS MÃOS E LHE CHAMA PARA REZAR.É ISSO QUE A GABRIELA, 07 ANINHOS, DE MÃOS POSTAS, EM FRENTE AO PRESÉPIO DO MENINO JESUS, TEM FEITO TODAS AS NOITES ANTES DE DEITAR.  A  ORAÇÃO A SEGUIR FOI DIGITADA COMO ELA REZA.
 
“COM DEUS ME DEITO, COM DEUS ME LEVANTO, A GRAÇA DE DEUS , DIVINO ESPIRITO SANTO.MENINO JESUS DEITADO SUA CAMINHA DAÍ A VOSSA BÊNÇÃO QUE JÁ VOU DEITAR NA MINHA.SANTO ANJO DO SENHOR MEU ZELOSO AGUARDADOR SE A TE ME CONFIOU PIEDADE DIVINA SEMPRE ME REGE ME GUARDE ME GOVERNE ME ILUMINE AMEM.
AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA SENHOR É CONVOSCO BENDITA SOIS VOS ENTRE AS MULHERES BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS.SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE AMEM. PAI NOSSO(...)
JESUS MARIA JOSÉ MINHA FAMILIA VOSSA É.”

.



Papai Noel estilizado... deu pra conhecer? Esse é o Popular Mudinho. Ele  “atracou” em frente ao Banco Mais, onde poderá com certeza ser visto diariamente.Acreditamos que nada poderia lhe acontecer de mais importante do que estar “travestido”  de Papai Noel.
 
.

COMENDA
 
A Comenda “Geraldo Hamilton de Menezes”, com que foram homenageados algumas personalidades de Pompéu(EDUCADORA MARIA ISAURA XAVIER DOS SANTOS, DR. JOSÉ AUGUSTO MENESES DA SILVA, DR. MILTON AFONSO DA SILVA E DR. RONDON MACIEL ROCHA foi evento dos mais concorridos.As fotos serão repassadas a esta coluna pela “marchand” Danúsia(leia-se Samucas.)



.






           CRÉDITO IMOBILIÁRIO DO BANCO DO BRASIL
 
Condições Especiais :
 
Carência de até 6 meses para começar a pagar as prestações.
Você escolhe um mês por ano para pular o pagamento da prestação.
O seu financiamento é feito de forma ágil e simplificada.
Você pode financiar  até 90% do valor do imóvel.
Seu  financiamento pode ser em até 360 meses(30 anos) .
 
Comodidade:
 
No bb.com.br, você tem à sua disposição todas as informações necessárias para o seu financiamento e um simulador para avaliar o prazo e o valor da prestação.
MAIS INFORMAÇÕES, DIRIJA-SE A UMA DAS AGÊNCIAS.




.



BANCO MAIS
 
         JÁ ESTÁ EM PLENO  funcionamento o Banco Mais(leia-se Lucra), do Banco do Brasil. Está funcionando ali à praça Leonardo Campos .Atende a todos os serviços prestados pelo BB, exceto talão de cheques de custódia.
            A inauguração oficial está prevista para o mês que vem.
           Sua equipe tem a seguinte  formação: Danusa Ribeiro(gerente),Camila Campos Rocha(Caixa),Adão Carlos Gonçalves(caixa), Thaís Carvalho Andrade(Agente de Crédito) e Karina Lara Vasconcelos Machado  (Agente de Crédito).
 


.



SOPRANDO VELINHAS
 
            SOFIA E JÚLIA completaram 2 aninhos dia 15 último. O bolo foi na residência da “vovó” com a presença amiguinhos e  familiares.

.

 LOUCURA
 
ESSE É O NOME  DA  nova música do Welinton Thiago. O jovem cantor está apostando todas as suas fichas nessa sua nova página musical. SUCESSO, AMIGO.


.

Work-shopp, da Forever Living, em Poços de Caldas: Lucimara, Ênio, Cláucio Ramos, Luciana, Viviane Alice,Narriele, Valdeneuza e Jardel Lacerda.



.




Luciana, Viviane(Supervisora da  com apenas dois meses de empresa)Narriele  e Cláucio Ramos (Gerente Safira)porque sucesso pouco é bobagem.



.





Reunião da Forever , em Três Corações: cada um com 7 caixas crédito – é pouco ou querem mais???



.



http://www.youtube.com/watch?v=XAqYk6vHjYE&feature=mfu_in_order&list=UL

.

ESSE É O CARA: MANUEL SENRA. VEJAM SÓ O QUE ESSE MOÇO “INVENTOU”!!! UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO MÓVEL ...PARA OS MENOS JOVENS , MANUEL É UMA DAS MAIORES AUTORIDADES DA AMÉRICA LATINA EM SANEAMENTO BÁSICO. É FILHO DO SAUDOSO DOUTOR OSVALDO E DONA ALEXANDRINA SENRA ÁLVARES DA SILVA. MTUIO ME ORGULHO DE TÊ-LO COMO AMIGO. A COLUNA PUBLICA NOVAMENTE ABAIXO A FOTO DA “CRIATURA” E SEU CRIADOR.


.


.

Primo, olá, bom dia !!Na semana passada estivemos na França e Espanha, conhecendo os sistemas cooperativos europeus e suas respectivas soluções tecnológicas.
Visitamos grandes instituições financeiras. Na França, por exemplo, conhecemos o Credit Agricole, 5º maior banco do mundo e o Credit Mutuel, ambos com filosofia cooperativista. Na Espanha, conhecemos as cooperativas de crédito e a empresa que provê o serviço de tecnologia a elas.
Esse intercâmbio é muito importante para aprimorarmos cada vez mais nossas soluções de negócio e tecnológicas, propiciando sempre o que há de melhor em termos de automação para as cooperativas filiadas ao Sicoob.
Em anexo encaminho foto que tiramos em Paris, onde o frio e a neve estavam bastante fortes . Da esquerda para direita estão:
a) Dênio Rodrigues, Superintendente de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação,
b) Antônio Vilaça Júnior: Superintendente de Sistemas de Informação do Sicoob Confederação,
c) Ricardo Antonio de Souza Batista: Diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação,
d) José Salvino de Menezes: Presidente do Sicoob Confederação
e) Marco Aurélio Almada: Presidente do Bancoob
Abraços,
Antônio Vilaça Júnior

.

'Detesto escrever pra gente pobre', diz Vera Fischer
 


Lançando uma série de dez livros, Vera Fischer disse detestar escrever para gente pobre em entrevista à Folha de São Paulo. "Eu descrevo os personagens, o perfume, as roupas, se é Ungaro ou Valentino. Meus personagens não são nunca pobres, são sempre ricos. Eu não sei escrever pra gente pobre. Eu detesto", assume a loura. Para ela, a vida dos ricos é mais interessante. "Cada livro tem pelo menos uma viagem ao exterior.


O romance, chamado "Serena", estreia a coleção que terá como título apenas nomes de mulher e é "vibrante" na descrição da própria autora. Os dez livros foram escritos em um ano e trazem episódios autobiográficos da diva, mas a atriz não revela quais são. "É segredíssimo", brinca.(FONTE: GOOGLE)

.

Camara Municipal de Pompéu elege diretoria em disputa acirrada
 

Com a diferença de um voto foi eleita a nova Mesa diretora da Câmara Municipal de Pompéu para o biênio 2011, 2012. Foram eleitos José Romualdo(PMDB) para Presidente, Romere (PTB) para vice presidente e Luciano Cruzeirense (PPS) para Secretário. A disputa foi muito acirrada sendo que o candidato Joaquim Toureiro perdeu por apenas um voto de diferença.
A eleição correu com tranquilidade e os novos eleitos tomarão posse em 1 de janeiro de 2011.

Bastidores

O blog apurou que houve grande nervosismo nas horas que antecederam a votação, a chapa encabeçada pelo PMDB ficou temerosa que houvesse debandada de dois Vereadores e os mantiveram sobre vigilância, impediram até mesmo que o grupo de Vereadores da outra chapa tivessem contato com um dos Vereadores. Por outro lado a Chapa do PMDB acusa os outros candidatos de tentar aliciar financeiramente vereadores considerados vulneráveis.

Fortalecido.

O Vereador José Romualdo saiu fortalecido da eleição, devendo ser o candidato do PMDB a Prefeito em 2012 podendo concorrer com o atual Prefeito Joaquim de Campos Reis (PPS) e com o ex prefeito Chico do Soca que também é pré-candidato.
FONTE: experidiao.blogspot.com


.

Leia abaixo a matéria sobre dieta que Simone Fonseca(foto) nos trás esta semana.

Você "acha" que faz dieta, ou você realmente faz dieta?!

Maioria das pessoas que querem fazer dieta ou seguem dietas, só se preocupam com as “calorias”, fixam nelas, observam rótulos, embalagens pelos valores calóricos.
E muitas vezes interpretam embalagens de forma errada, e assim ingerem também de forma errada as quantidades.
Uma dieta bem feita, exige outros fatores importantes além do quesito “caloria”:
- A qualidade dos alimentos que se consomem
- A forma com que é preparado
- A quantidade que se come
- O quanto se come por dia,semana...
- Os horários em que se faz a refeição
Sem contar que atividade física complementa tudo isso.
Ingestão também de líquidos,como água e sucos...claro,naturais, feitos de frutas, hortaliças...ajudam muito nosso organismo.
Valores calóricos são importantes sim, sem dúvida, mas nada que faça uma dieta ser seguida somente com esse objetivo, vejo muitas matérias falando da dieta dos pontos, onde se alimenta contando pontos de determinados alimentos, dieta da sopa, onde só se ingere sopas, dieta da lua...enfim, dieta para isso, para aquilo, dieta disso, dieta daquilo...emagrecer com isso? Óbvio que sim, QUALQUER pessoa que começar tomar só sopa por exemplo, vai perder peso, afinal, temos quantidade diária de calorias a fornecer ao nosso corpo para que ele não adoeça, e uma “sopinha” dia todo, não fornecerá o que precisamos...você irá emagrecer de forma deficiente, e errada,e com isso agride seu organismo, seu corpo, tornando-se irremediável às vezes.
Tudo por um nome: VAIDADE!
Corpo bonito,é sinal de gente saudável ?...Nem sempre!!!
Não basta ter corpo bonito, se você alimenta com deficiência dos nutrientes que precisam, mais dias, ou menos dias, seu organismo vai sentir e você terá algum distúrbio, doença, problemas sérios acarretarão.
Não siga dietas do vizinho, da revista semanal, da internet porque deu certo com fulano...cada organismo reage de uma forma, de um jeito.
A melhor dieta é aquela sob orientação profissional, com horários, com alimentação balanceada de acordo com que seu corpo precisa, feita exatamente pra você.
Assim como cada ser humano é único, cada organismo também é único, e isso deve ser respeitado!
www.nutricaosim.blogspot.com
.

Visita à Arquiduquesa de Barbacena


Prof. Raimundo Nonato, Dona Marina Maria Lafayete Andrada Ibrahin e Hugo de Castro

No último dia 06 de dezembro, nosso  festejado colunista Hugo de Castro,representou nossa cidade no Chá de Cortesia, na residência de Dona Marina Maria Lafayette Andrada Ibrahim, Arquiduquesa de Barbacena e presidente emérita do Circulo Monárquico de Minas Gerais. Dona Marina Maria é filha do Embaixador José Bonifácio de Andrada e bisneta do Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva. Na ocasião, um dos convidados, o professor Raimundo Nonato Fernandes, ex-secretário de Educação do Estado de Minas Gerais e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais ressaltou a importância de Dona Joaquina do Pompéu na História de Minas Gerais e do Brasil, por ter tido uma participação efetiva nas decisões politicas que culminaram na Independência em 1822. Hugo expôs os esforços de nossa sociedade em preservar nossa memória histórica e foi elogiado pelo trabalho que tem realizado junto a diversos grupos de estudos e contatos de grande importância para Pompéu.

.

HUGO DE CASTRO
OPUS IUSTITIAE PAX

 História e Memória Cultural
hugocastroscv@yahoo.com.br

O sobrado da Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Pompeo

(Casarão do Pompéu Velho)

Sua construção teve inicio no final do séc. XVIII e teve como construtor o mestre – carapina Tomé Dias. O palacete era a sede do feudo, que constituíam as terras de Dona Joaquina, segundo descrição de Wilhelm Ludwig Von Eschwege(1777 a 1855) – Barão de Eschwege -  que nele se hospedou, quando aqui passou a mando do Rei de Portugal a fim de catalogar os minérios do Alto São Francisco que resultou na publicação de seu livro “Plutos Brasiliensis”, que é dedicado a Dona Joaquina e seus familiares.

Dona Joaquina possuía mais de mil escravos e, ao morrer, seu latifúndio abrigava perto de 60 mil cabeças de gado. Dotada de grande sentimento patriótico, chegou a fornecer ao Imperador dom Pedro I, escravos, gado, mantimentos e dinheiro para o sustento dos soldados durante a iminente batalha entre Brasil e Portugal, por nossa Independência em 1822. Este sobrado foi sede de importantes decisões e berço de milhares de descendentes de Dona Joaquina, entre eles figuras de projeção nacional na política, na magistratura, na medicina, nas artes, na literatura bem como membros do Clero da Igreja Católica.

O casarão tinha cerca de 80 cômodos, divididos em dois pavimentos, tendo como acesso ao segundo pavimento uma bela escadaria em estilo colonial. Do lado de fora uma grande varanda dava boas vindas aos visitantes (que não vemos nesta foto que representa os fundos do solar), tendo também cada porta lateral uma sacada independente. Observamos nesta imagem que o estado de preservação do imóvel era precário, não sendo, é claro motivo de sua extinção, o que muito nos entristece.

Esta foto foi tirada provavelmente na véspera da demolição que ocorreu no dia 26 de abril de 1954, precisamente às 14 horas. Segundo relatos da época uma “grande nuvem de poeira cobriu a região de Pompeu Velho”.

Muito se lamenta da demolição deste nosso patrimônio que foi demolido sem ordem direta do governador da época. É uma injustiça culpar o Governador Benedito Valadares pela demolição do Sobrado. O que houve? Ora meus caros leitores, sempre que o defendo várias pessoas são contra, pois não raciocinam a respeito desta parte de nossa história.

O governador Benedito Valadares era tetraneto de Dona Joaquina e Cap. Inácio, tendo ele aqui vários parentes e grande admiração por sua ilustre ancestral, comprou o Sítio do Pompéu Velho, no ano de 1943 a fim de tombar(preservar como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais) e ali construir uma escola Agrícola. Acontece que em 1945, como é de conhecimento geral, o Presidente Getúlio Vargas é deposto, e caindo o presidente, caíram também seus interventores, ou seja Benedito Valadares(Governador Interventor de Minas Gerais). O casarão foi ao chão em 26/04/1954, portanto no governo de Juscelino Kubitschek. É necessário que se corrija esta lenda que mancha a História do Governador Valadares, não querendo é claro culpar Juscelino que ao meu entender não tomou nem conhecimento deste ato que foi comandado por funcionários da Camig, então sediada em Pará de Minas.

Esta foto é muito conhecida e tornou-se um ícone da História de Dona Joaquina. Quantos de nós ao ouvirmos falar neste nome – Joaquina do Pompéu – não vemos a imagem desta foto ou sua reprodução em alguma tela em diversas casas de nossa cidade? Creio que a maioria lembra-se desta imagem, que povoa nossa curiosidade e desejo de ter nascido a tempo de ver esta grande estrutura que foi como mencionei acima o berço, a origem de uma descendência que conta com aproximadamente 40 mil pessoas.
____________________________________________________________

.
FRASE

“ ... E o nosso colega Hugo Henrique de Castro  deu uma aula de história na última semana, hein”!!!??? A frase é do nosso colunista Arnaldo Natal.


.

Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

04/12/2010

Carlos FOSCOLO
A NAÇÃO EM DISCUSSÃO

O Preço da Democracia

           Neste momento em que os governos de quase todo o mundo cortam gastos e reduzem  salários, pasmem-se:  Os deputados e senadores brasileiros se deram um aumento de nada menos que 61,8%% nos seus salários, que passaram de R$16,5 mil para R$26.723,13.  E isso, sem contar todas as “ajudas de custos” que recebem como por exemplo, a “verba paletó” para comprar seus ternos, as passagens aéreas, o auxílio moradia para pagar sua curta estada de 3 dias por semana em Brasília, a verba de telefone e correio, e mais as verbas de gabinete e assim por diante.   Na realidade, cada um dos 513 deputados custa à Nação Brasileira mais de R$6,6 milhões por ano.
 
            Já no senado é diferente:  É muito pior. A Nação gasta com cada um dos 81 senadores, mais de R$33,1 milhões por ano.  Assim, se levarmos em consideração os gastos da Câmara com seus deputados e do Senado com seus senadores, temos um gasto médio por parlamentar de mais de R$10 milhões por ano.  Sabem qual é o valor médio que se gasta nos países europeus mais o Canadá com cada parlamentar?  Não mais do que R$2,4 milhões por ano, ou seja, quatro vezes menos do que no Brasil.  Aliás, o único país no mundo cujos gastos com os parlamentares são maiores do que no Brasil são os Estados Unidos.
             E qual foi o argumento que usaram para elevar seus salários?  Primeiro, porque havia 4 anos que não reajustavam os salários! É claro, pois uma legislatura faz os reajustes para a seguinte. E, segundo, argumentaram que os ministros do Supremo Tribunal Federal recebiam o salário-teto do funcionalismo público federal que é de R$26,7 mil.  Porém, astuciosamente, se esqueceram de alguns pequenos detalhes: São apenas 11 ministros e não 594 como são os parlamentares.   Além disso, não se pode jamais comparar, nem de longe, a carga de trabalho e a responsabilidade de um parlamentar com a de um ministro do Supremo Tribunal Federal, mormente se se fizer esta comparação, levando-se em consideração a média de capacidade e responsabilidade dos parlamentares.
             Embora nem se possa comparar, pois o trabalhador comum tem apenas 13 salários por ano e o parlamentar tem 19 acrescidos de todas as mordomias, neste mesmo período, o salário mínimo teve um acréscimo de 34,2% e a inflação ficou abaixo de 20% durante os 4 anos.  Enfim, não há justificativa para tanto abuso!
             Para propor e aprovar este aumento imoral, os parlamentares pegaram, também, carona na necessidade de se reajustar os salários do Presidente da República, cujo valor atual é de R$11,4 mil por mês e os dos 24 ministros  e 13 secretários com status de ministro, cujo valor atual é de R$10,7 mil por mês.  Nada mais justo do que um presidente ou um ministro receber o teto salarial.  E, afinal, se somarmos todos eles, incluindo-se também aí o vice-presidente, serão apenas 39 e não 594 como são os parlamentares.

Vale à Pena?

           Perguntamos: Vale a pena ter este tipo de democracia?   Precisamos imitar a democracia americana?  Não poderíamos ter uma democracia  menos pesada?  E por ser mais leve poderia ser muito mais ágil, mais fiscalizada, mais efetiva.   Com certeza não necessitamos deste tipo de democracia. Temos de repensar outra forma de representatividade do povo, mais leve, menos onerosa, e com maior efetividade.  Democracia não tem necessariamente de ter 594 parlamentares. Há países essencialmente democratas que nem mesmo têm um parlamento, como é o caso da Suíça, que não tem deputados! Ao invés de câmara de deputados, aquele país se utiliza do sistema de “Referendo por Demanda Popular”.    Aliás, democracia não tem de necessariamente ter duas câmaras – Câmara dos Deputados e Senado – sistema-cópia da democracia americana.  Aliás, democracia nem mesmo tem um padrão, pois até mesmo ditaduras comunistas com a da Coréia do Norte de autodenominam como, por exemplo, “República Democrática Popular da Coréia”.

O Abuso da Democracia

            Solução?  Não. Não tenho uma solução pronta para este grave problema de ordem moral que é este cancro político no sistema de governo adotado por nós.  Mas gostaria de ver sugerirem estudos e sugestões para a implantação de sistema alternativo de democracia no Brasil.  Talvez quando este dia chegar – o que é pouco provável  porque “a raposa tem a chave do galinheiro” –  estes que agora abusam de forma descarada desta nossa ainda nascente democracia se arrependam do que fizeram. Talvez se arrependam de terem ido com muita sede ao pote!  E só se sente a falta d’água quando a  cisterna seca!.  Muitos que ali votaram este assalto aos cofres públicos, não faz tanto tempo assim, gritavam contra uma ditadura que assolava a Nação.  Seria bom que mantivessem em mente que são abusos como esses que fazem surgir os caudilhos, os populistas, que embalados nesses escândalos, aproveitam-se do descontentamento popular e da ira dos cidadãos, fazendo assim surgirem as ditaduras.

ECONOMIA E POLÍTICA
 
A Quinta Potência


            Em sua enésima festa de despedida neste mês de dezembro, o Presidente Lula revela que fez registrar em cartório todos os feitos de seu governo, “para que fique para a posteridade.” Na ocasião revelou que o Brasil emprestou 14 bilhões de dólares ao FMI e que já há evidência de que dentro de 5 anos seremos a 5ª potência mundial.
             Tudo isso seria maravilhoso se estivéssemos também caminhando para a sermos também a 5ª em segurança, em educação, em qualidade de vida para todos os cidadãos, em saúde e em moralidade administrativa.  Sim, sobretudo moralidade nos poderes executivos e legislativos, que muito deixam a desejar nesta área.
             Esperamos que Dilma, ao encerrar seu mandato, possa estar anunciando e registrando em cartório, como o fez seu antecessor, que no Brasil, nenhum político – como acontece no Japão –  ganha mais do que 10 vezes o salário de um trabalhador comum.   Como fazer isso?  Basta ter vontade política para se chegar a este ponto, ou, pelo menos, perto dele

Á SUA SAÚDE

Os Hábitos e a Saúde

            Houve uma época em que o câncer de pulmão era um “atributo” dos homens e raramente acontecia nas mulheres.  Os hábitos vêm mudando e as posições se invertendo.  Hoje, é muitas vezes mais comum ver uma mulher fumando pela rua, ou em outros ambientes permitidos, do que um homem.  Conseqüência: O câncer de pulmão que era mais comum nos homens decresceu e as mulheres passaram a ser as campeãs, e também avançam celeremente para atingir igualmente a dianteira nos infartos, doença em que o homens ainda são os mais atingidos, já nem tanto mais pelo cigarro, mas pelo stress de seu trabalho.
            Por outro lado, o câncer de mama e de colo de útero vêm também diminuindo como causa de mortalidade em virtude das campanhas do exame precoce, enquanto nos homens o de próstata não vem decrescendo, mas ao contrário, aumentando em virtude da resistência que os homens têm em se submeter ao exame e, também em virtude do aumento da longevidade.  Acredita-se que todo homem que chegar aos 100 anos de idade com certeza terá um câncer de próstata. Como evita-lo? Talvez pela ingestão de tomate cozido ou assado, ou goiaba, ou melancia, em virtude do licopeno que contêm.

À SAÚDE DE SUA EMPRESA

 Inovação

A área de Gestão Empresarial é muito afetada, de tempos em tempos, por determinadas palavras, que não podemos afirmar se são propositadamente plantadas pelos vendedores de sistemas, ou se surgem natural e espontaneamente em virtude das próprias necessidades dos empreendimentos.  Não faz muito, o termo e assunto obrigatório em qualquer reunião da “board” de diretores era “sustentabilidade”.  Aos poucos, à medida que as empresas passaram a adotar metodologias para vigiar seus indicadores e se auto-sustentarem, elas vão abraçando uma outra palavra da moda: Inovação.
             Inovar é realmente um outro desafio que as empresas enfrentam e às vezes muito difícil de se conseguir, em virtude do efeito “aquário” (o peixe acha que todo o universo se resume no seu aquário).  Inovar é revitalizar, ação essencial à sobrevivência de qualquer ser vivo – inclusive sua empresa!!!

NOTAS DIVERSAS

Os 42 anos do Lions de Pompéu

             Neste último dia 12 de dezembro, o Lions Clube de Pompéu completou 42 anos de idade.  O clube teve como padrinho o Lions Clube de Pará de Minas e como seu primeiro presidente o Professor José Xisto de Melo.
                 Para comemorar a data, os leões se reuniram nesta quinta-feira, quando deram posse à nova companheira leão Drª Divina Tavares Alves, também conhecida  como Dona Diná.
             A fotografia da reunião de fundação está o site do clube, no endereço www.lions.cidadesnet.com , na página “História” onde poderão ser vistas pessoas como José Cecílio de Carvalho, Padre Bertoldo, Levi Campos, Wilson Hermínio Alves, Dr.Oswaldo Álvares da Silva, Cordes Serra Machado, Dr.Mozar Valadares Machado, Luiz Afonso da Silva, Múcio Álvares de Abreu e Silva, todos companheiros leões já falecidos, e ainda Iraci Mesquita, Antônio Augusto Álvares da Silva (Tonho da Cota), Dr.Aécio Bastos (ex-promotor de Pompéu) Rondon Rocha e este que esta nota escreve.      

 --- xxx ---

Convidamos nossos leitores a visitar a nossa Rádio Cidadesnet, que está no ar durante 24 horas. Ela foi criada para prestar maiores esclarecimentos sobre nossos Cursos EAD-Foscolo (Inglês Semi-presencial e TGI - Treinamento de Gestores Intermediários) Deixe lá suas mensagens e sugestões.  Para acessar clique abaixo.

                         www.radio.cidadesnet.com (ou digite sem o www) 
         
 


.


 







Domingo sem futebol, sem comentaristas bairristas de plantão, sem artilheiros perdendo gols incríveis, sem goleiros tomando frangos impensáveis, sem árbitros errando de forma absurda, sem brigas de torcidas organizadas, sem reclamações de cartolas, sem apostas/bolão no Bar do Chiquitinho... enfim, um domingo atípico para o país do futebol como escreveu Jaeci Carvalho no Estado de Minas, semana passada.    Isto é o que vamos ter nesta entressafra do futebol e por este motivo a “Coluna Notícias do Esporte” também entra de recesso por um período de 30 dias, tipo umas férias não remuneradas, após mais um ano interagindo com vocês esportistas internautas, que são a razão maior de nossa simples contribuição para a Coluna Júlio Porto.
 
- E aproveitando esta época festiva de fim de ano, queremos desejar um feliz natal aos nossos leitores e torcer para que em 2011:
- O Cruzeiro, Bi Campeão Brasileiro (1966 e 2003) continue sendo o melhor time brasileiro da década,
- O Renan Ribeiro continue brilhando e sendo o excelente segundo melhor goleiro das Minas Gerais, porque o primeiro todos sabem continuará sendo o Fábio,
- O América firme o taco para não voltar pra segundona nunca mais,
- Os árbitros não se intimidem com as pressões pró Rio-São Paulo e não prejudiquem tanto os times mineiros,
- O Carlos Eugênio Simon realmente encerre a sua carreira, depois de ter ajudado o Fluminense a faturar mais um título, e vá prá TV Bandeirantes comentar arbitragem, pois depois que sumiram com o Oscar Roberto de Godoy, ficou de lascar assistir jogos na BAND com o Neto comentando duplamente o aspecto técnico e arbitragem,
- Os governantes (federal, estaduais e municipais) prestigiem e dêem mais apoio ao futebol e demais esportes, e não apareçam apenas na hora da festa,
- O Estádio Arena do Jacaré seja ampliado para vermos jogos da Taça Libertadores em Sete Lagoas,
- O Perrella pense menos em euros e traga reforços, principalmente o camisa 09 para termos chances reais de um título,
- O “Toró” que chegou na Cidade do Galo não cause um toró em BH,
- O Kallil realmente dê condições de trabalho para o técnico Dorival Júnior, pois o que ele conseguiu fazer pelo Galo, após o fracasso do Luxemburgo foi coisa de Deus,
- O Adriano e o Ronaldinho Gaúcho, após figurarem na lista dos piores da temporada na Europa, resolvam se vão querer ser atletas ou baladeiros,
- O diretor técnico da CBF encontre uma solução para a confecção da tabela de jogos do Brasileirão, para coibir a entrega de jogos na reta final,
- As torcidas organizadas entendam que prá torcer pelo time do coração não precisam agredir seus semelhantes,
- Que o esporte seja cada vez mais um instrumento de aproximação e confraternização de todos nós!



.





.



















 














 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA