Edição: 19/02/2011


.





MEU GRANDE AMIGO DETE(LEIA-SE WWW.AMOMARTINHOCAMPOS.COM.BR ) E ESTÁ NO SITE CRIADO POR ELE.NÃO TENHO EXPRESSÕES PARA EXTERNAR A ESTE AMIGO A MINHA GRATIDÃO.

.

 
NIVER DOS NOSSOS FAMOSOS

 

 
Tim Lorinho(Heverton Luiz),que aniversariou quinta feira última. Aqui, ele  entrevistando o cantor Belchior( bons tempos , né Tim?).
O  TIM tem umas frases no mínimo curiosas.São dele: “ Eu sonhei que eu tava acordado, quando eu acordei, eu tava dormindo”. OUTRA FRASE  do TIM:
  - “A VIVO SÓ FALTA FALAR, A CEMIG TA COM A ENERGIA TODA E A COPASA TA GANHANDO DINHEIRO IGUAL ÁGUA”.


.


 
VANESSA, que aniversaria hoje, 18 – com a tia INÊS VALADARES.
Olhem só o sorriso da Inês: que simpatia , né???


.



FERNANDA REZENDE – aniversariante da semana, hoje, 18.

.



ISABELA E ILDINHA. Esta ta aniversariando hoje, 19.

.


ELLEN –  a do meio – comandando um time da família: hoje ela conta tempo.

.




DANI, de Sete Lagoas, conta  tempo hoje(sexta). A todos os aniversariantes, o nosso abraço.


.
 



.



Bispo recusa comenda e impõe constrangimento ao Senado Federal


Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz, impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem.
Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem  em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”.
O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte. Fere a dignidade do povo brasileiro que com o suor de seu rosto santifica o trabalho diário.




.


 
Dilma Roussef agradece e define Ronaldo: 'Lenda'
 
A presidente do Brasil exaltou a importância do fenômeno para o futebol brasileiro e agradeceu pelos seus feitos na seleção

A aposentadoria de Ronaldo não movimentou apenas o mundo esportivo. Na noite desta segunda-feira, dia que marcou o fim da carreira do atacante, a presidente Dilma Rousseff também divulgou uma mensagem de exaltação à brilhante trajetória construída pelo Fenômeno.

Apesar de não ser tão familiarizada com o futebol como o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma não deixou de homenagear Ronaldo lembrando seus feitos pela seleção e o classificou como "lenda".


Veja abaixo a íntegra da nota oficial:

"Neste momento de despedida, quero enviar minha saudação ao jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, um brasileiro que se tornou Fenômeno. Um dos jogadores mais talentosos da história do futebol, Ronaldo conquistou dois Mundiais com a Seleção Brasileira e é, até hoje, é o maior artilheiro de Copas do Mundo. Em plena atividade, o jogador, que foi um exemplo de superação, já tinha se tornado uma verdadeira lenda. Todos nós, brasileiros, seremos eternamente gratos pelas alegrias que ele nos proporcionou e pelo que fez em prol do prestígio do Brasil no mundo dos esportes"


Este não foi o primeiro contato entre os dois. Durante a campanha eleitoral, no ano passado, o camisa 9 chegou a agendar um jantar com a então candidata, que acabou cancelado por incompatibilidade de agendas. Após a vitória da petista nas urnas, o Fenômeno utilizou o Twitter para se manifestar, dando os parabéns e cobrando organização para 2014.

.

E-MAIL DO PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL
EUDES JOSÉ DA SILVA MELO, respondendo o e-mail recebido pela coluna sábado passado e que causou muito mal estar e muita repercussão:

Caro Júlio Porto, com relação ao pseudo e-mail de Jacques Castro, quero fazer algumas ponderações:
 
- Ao recebermos algum  e-mail,  devemos  em primeiro lugar verificarmos sua origem, a veracidade e fidelidade dos fatos, entrar em contato com o autor e perguntar se assumiria a responsabilidade dos fatos narrados, para depois publicá-lo.  Ficou muito ruim, publicar uma coisa no anonimato, acho uma covardia, o que foi feito com os produtores e o povo de Pompéu.
 
 - Pompéu não é  uma cidade "quebrada", basta olhar, o tanto de construções, plantio de eucalipto, de cana de açúcar e recentemente a construção da Usina Hidrelétrica Retiro Baixo e com mais dois projetos de usinas, faltando até mão de obra, estão até importando-a.
 
 - Pompéu, momentaneamente, deixou de ser a capital mineira do leite, mas produz um leite de muita qualidade, basta ver o  número de empresas que captam leite em Pompéu. Basta o preço do leite ser novamente atrativo, que  logo passará  a ter o título  de a capital mineira do leite e quiça  a capital brasileira. Aliás, considero Pompéu, a capital do leite, pois, o leite é somente captado dentro do município, ao contrário de outros  que são captados dentro e fora deste.
 
 - Equívoco , também, cometeu o Pseudo e-mail, aqui todos são empresários da cadeia do leite, e não "tiradores de leite", ao afirmar que a maioria dos pecuaristas, estão falidos, é uma pura inverdade. Se andam de camionetes, é porque podem e querem o melhor de conforto, tem crédito e dinheiro. Realmente a dificuldade que os produtores  de leite vivem, não é só em Pompéu, mais sim no País todo.
 
 - Por último, vejo nisso, somente uma coisa, querem desestabilizar a cidade Pompéu, a administração; além do mais vem aí uma eleição na Itambé e Pompéu, juntamente com outros municípios estão encabeçando uma chapa, quem sabe esse pseudo e-mail (anônimo), não tem características políticas e de mais uma vez querer desestabilizar Pompéu, cujo povo é trabalhador, lutador, e principalmente receptivo e acolhedor.
 
 Um abraço. 
 
          EUDES JOSE DA SILVA MELO - Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu;


.

E-MAIL DE ANA NILCE C VASCONCELOS

Oi Júlio Porto, Nosso Colunista

 Leio sempre sua coluna e é um prazer deliciá-la toda semana, pois ela traz
cada vez mais informações diversificadas onde vão desde o esporte a temas
ligados a economia, história,cultura e muitas outras informações úteis para
um público que gosta de manter atualizado com acontecimentos ocorridos em
Pompéu,Brasil e em todo parte do mundo.
 A parceria com Hugo de Castro e Carlos Fóscolo só veio a somar.Aproveito
para agradecer ao amigo da família Carlos Foscolo em nome de toda nossa
família o que tão bem referiu ao nosso Querido e Inesquecível pai Levi
Campos.Agradecer a você também Júlio Porto as gentis notícias sobre o
casamento de meu filho Levi/Sandra.
 Porém, o que me faz escrever-lhe hoje, além de agradecer e parabenizar é
expressar meus sentimentos, já que em 02.01.2005 lhe escrevi mas não lhe
enviei a carta.Ela ficou guardada comigo.Naquela época voltei indignada da
Nossa terrinha quando fui passar com meus familiares o Natal e o Reveillon.
Não consegui, depois de presenciar fatos no qual achava que na minha terra
não aconteceria nunca. Que aquilo que presenciei só acontecia longe muito
longe da Nossa Querida Pompéu, da Nossa Principal Praça Prefeito Levi
Campos.
Indignada estou novamente e desta vez não vou guardar para mim o que me
repudiou muito. Um cidadão que nem mesmo tem coragem de se identificar
menosprezar  Nossa Pompéu na Mensagem enviada a Coluna \"Pompéu hoje é uma
cidade Quebrada\".Com certeza não é um POMPEANO,POMPEANO que deseja o BEM de seu povo.
DE Ana Nilce,POMPEANA que só deseja que a terrinha e o seu povo CRESÇAM,
CRESÇAM!!!!!!!!!
 


.



NOTÍCIA DO ROTARY
 
ROTARY AJUDA VITIMAS DA CHUVA NA REGIAO SERRANA DO RIO DE JANEIRO
O distrito 4760 de Rotary International ,através  da liderança   do casal governador WILSON CAIXETA E SILESIA,mobilizou companheiros em seus clubes e arrecadou em dinheiro a quantia de R$ 17.900,00 (valor apurado ate dia 09/02/11),sendo o distrito que mais contribuiu no Brasil.Em Pompeu,através  de uma excelente atitude da companheira Maria Auxiliadora e com apoio decisivo da Maria Amélia  da radio Terra Fm,foram feitas varias  inserções  ao vivo,convocando a população  a ajudar,depositando qualquer quantia na conta do Banco do  Brasil.Valor que conseguimos apurar de contribuição em Pompeu de R$350,00,valor que também  poderá  aumentar,haja  vista ainda estarmos apurando.Agradecemos a todos que contribuíram .

.

INTERCAMBISTA KARLO EMILIO FAZ ANIVERSARIO
 
O jovem intercambista mexicano Karlo Emilio comemorou no ultimo 14/02/11,pela primeira vez distante do seu pais de origem, juntamente a rotariano(a)s,damas,interactianos a passagem de seu aniversario .Tradicional parabens,salgadinhos,refrigerantes e companheirismo marcaram a comemoracao.

.

TRADICIONAL FEIJOADA JA TEM DATA DEFINIDA

Anote em sua agenda : dia 12/06/2011, acontecera  a mais tradicional e animada festa do calendário  rotário   pompeano:FEIJOADA DO ROTARY.Muita gente bonita,bebida de sua preferência  gelada,musica ao vivo e muita,muita feijoada ,para vc degustar a vontade.Venha participar conosco e ajudar a erradicar a terrível  paralisia infantil do mundo.Em breve daremos mais detalhes.

.

Uma perda irreparável.


No ultimo dia 13 deste mês, Pompéu sentiu-se órfão devido o falecimento de uma de suas maiores beneméritas e mecenas, Dona Zuleica de Campos Machado Reis, nossa querida e conhecida Dona Fia. Nascida na fazenda São José da Vereda aos 19 de abril de 1930, filha do senhor Joaquim Maria de Souza Machado(Joaquim Vereda) e sua esposa Dona Maria de Oliveira Campos(Cotinha).  Viúva de Jair Afonso dos Reis, com quem se casara em 1959, deixa os filhos Joaquim, Leonel, Zorzalhe, Zoraide, Fidel e Juscelino. Dona Fia deixa ainda muita saudade entre seus familiares e amigos, que continuarão a seguir  seu exemplo de caridade, simplicidade e humildade, embasados no verdadeiro sentido cristão. (POR HUGO
 HENRIQUE DE CASTRO)

.

A jibóia
 por Sérgio Augusto

Todos os dias, tio Olavo ia pescar no Rio São Francisco, no Paredão. Um dia, ele estava pescando e pegando muitos peixes. Mas, quando  olhou para a vasilha de iscas, viu que elas já tinham acabado. “Justo agora que estou pegando muito”, pensou.
Quando tio Olavo olhou para o lado, viu uma enorme jibóia com uma perereca na boca. Ele correu, pegou um pau, segurou a cabeça da cobra e tomou a perereca dela. Para não deixar a jibóia sem nada, deu a ela um gole de pinga.
Depois, voltou a pescar. Quando ele estava pescando, bem distraído, sentiu que algo começou a cutucar suas costas. Tio Olavo olhou para trás e viu a jibóia com outra perereca na boca. Não é que ela tinha gostado e queria repetir a troca? Tem base?
(Causo publicado no jornal CooperAbaeté, na edição de outubro de 2006. A foto é meramente ilustrativa e foi retirada da internet.) Extraído do Nosso Jornal, de Abaeté(leia-se Cristiane Maria Soares Ribeiro)


.

MATÉRIA ENVIADA PELA FÁTIMA LOBATO
 
 
Ela diz que achou a comparação muito interessante. Aliás, diz que achou : 1000.
 

Psicologia, 1959 X 2010


Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranqüilo à classe.
2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra  lhe receita  Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

 

Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.

1959:  Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu  filho.   Sem o guia de uma  figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.

 

 Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria,  o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...

1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.
2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida... 

 

Cenário 4: Disciplina escolar

1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava um bom "esporro" e encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.

2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

 

 Cenário 5: Horário de Verão.
1959:Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.
2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite,  nas mulheres aparece celulite.

 


Cenário 6: Fim das férias.
1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, attack e seborreia...

.

O CÃO FOFOQUEIRO

Um rapaz maranhense vai para os Estados Unidos para cursar a Universidade, mas já na metade do 1° semestre acaba o dinheiro que o pai lhe deu.

Aí ele tem uma idéia brilhante. Telefona ao pai e sai com esta:

- Pai, você não pode acreditar nas maravilhas da moderna educação neste país.
Pois não é que aqui eles tem um curso para ensinar os cachorros a falar?
O pai, um sujeito simplório, fica maravilhado:
- E como é que eu faço para que aceitem o Rex aqui de casa?
- É só mandar ele para cá com U$5.000 que eu faço a matrícula.
E o pai, é claro, cai na conversa, e segue a orientação do filho.

Passados mais alguns meses, o rapaz torra a grana e liga outra vez:
- E daí, meu filho? Como vai o Rex?
- Fala pelos cotovelos, pai. Mas agora abriram outro curso aqui, para os cachorros aprenderem a ler.
- Não brinque! E podemos matricular o Rex?
- Claro! Mande-me U$ 10.000 e deixe comigo!
E o velho, mais uma vez, manda o dinheiro.

O tempo vai passando, o final do ano vai chegando, e o rapaz se dá conta que vai ter que explicar
O cachorro, é claro, não fala uma palavra, não lê porra nenhuma, enfim, continua como sempre.

Sem nenhuma consideração, solta o pobre bicho na rua e pega o avião de volta para casa.
A primeira pergunta do pai não podia ser outra:
- Onde está o Rex? Comprei uma revista sobre animais em inglês, para que ele leia para mim.

- Pai, você não imagina... Já tinha tudo pronto para a viagem de volta, quando vi o Rex no sofá, lendo o New York Times,como fazia todas as manhãs. E aí ele me saiu com esta:
- Então, vamos para casa... Como será que está o seu velho? Será que ainda continua comendo aquela viúva que mora na casa da frente?
E o pai, mais do que rapidamente:
- Mas que cachorro lazarento... espero que você tenha metido uma bala nesse filho da puta, antes que ele venha falar com tua mãe!

- Mas é claro, pai. Foi o que eu fiz!
- É assim que se procede, filho! ....

Dizem que o rapaz se formou com louvor, e tornou-se um político de renome no Maranhão, chamado José...(COLABORAÇÃO: RENATO FRIGTUDO)



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

19/02/2011

Carlos Foscolo

NOTA PRELIMINAR
 
              Prezados amigos leitores,
 
            É possível que dentro dos próximos três meses tenhamos de, vez por outra, falhar uma, ou outra semana, sem apresentar nossos escritos, ou talvez em determinadas ocasiões, apresenta-los de forma bem mais sintética, ou talvez apresentar apenas uma área, ao invés de várias ao mesmo tempo, como tem sido feito até agora;.  A razão disso é estarmos fazendo uma pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas – e quem já fez sabe como isso é duro e o tempo que consome em estudos e pesquisas – o quê encurta sensivelmente nosso tempo disponível.  Escrever os artigos nunca é um grande problema, pois isso, geralmente, não nos consome grande tempo.  É inacreditável, mas o quê realmente consome boa parte do tempo é justamente a escolha sobre o quê escrever.  Esperamos contar com sua compreensão.  Obrigado

  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – VII
 
EXECUTIVOS PÚBLICOS: RESPONSABILIZAÇÂO CRIMINAL POR OMISSÃO?


                 Presidente Dilma,
 
                        
            Dois meses já se passaram do clímax da tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro.  O episódio já está praticamente esquecido por todo o povo brasileiro, e principalmente pela maioria de nossos políticos, menos pelos filhos, filhas, mães, pais, amigos, enfim todos os amigos das 904 pessoas que morreram durante esta hecatombe.  Lembrar outra vez (?), só no ano que vem, em janeiro de 2012, quando voltarem as copiosas chuvas, e então os governadores, prefeitos, ministros estarão novamente diante das câmeras usando o mesmo discurso: “Estamos estudando a situação para ver quais serão as melhores soluções para o problema”.  Por que esta mesma atitude se repete todos os anos?  Por que sempre que isso acontece, sempre nos meses de janeiro a março, os executivos municipais, estaduais, federais estão de férias, até mesmo no exterior?   Seria porque não têm muito a temer em relação à sua responsabilidade como administradores e por isso se omitem tanto nas providências em prol do bem comum?
 
        Voltando à calamidade do Rio, presidente, não há qualquer justificativa para que o poder público, encabeçado por seu antecessor, não tenha tomado as providências necessárias para evitá-la, quando na realidade poderia ter agido e evitado.  Na realidade, dos R$121 milhões aprovados pelo Legislativo para obras de prevenção naquele ano de 2010, o Governo Federal empenhou apenas R$50 milhões e acabou utilizando apenas R$ 24 milhões.  Quem deveria ser punido por isso? O Ministro da Integração Nacional – que na época era o baiano Geddel Vieira – que além de não utilizar a verba destinada à prevenção, destinou quase a totalidade dela para o seu estado, onde era candidato.  E esta responsabilidade criminal deveria ser estendida ao então Presidente da Republica, por permitir que seu ministro agisse assim.  O pior, presidente, é que todo mundo sabe que isso aconteceu e nenhuma providência foi tomada.  Dos 904 mortos, quantos estão na conta de culpa do ministro Geddel ou do presidente Lula? Mas, e daí? O quê acontece?  Quais as providências?  Quais as punições? Nada!  Este “nada” é o incentivo para que tudo isso se repita sempre!
 
        Esta atitude, presidente, revela a incompetência, a falta de compromisso e a postura anti-republicana do então governo federal em não priorizar aquelas obras essenciais. O que estava em jogo era o interesse público, a saúde da população, a felicidade das famílias, valores pouco significativos para a grande maioria de nossos políticos. A verdade, presidente, é que falta no Brasil uma cultura de prevenção contra desastres naturais. Esta é uma falha brasileira, que precisa ser sanada.   Alguma forma de punição tem de ser – urgentemente –  formalizada para que os executivos, dos três níveis, que por sua omissão derem causa a tragédias de qualquer magnitude, com ou sem mortes, independentemente do número destas, receba uma punição exemplar.
  
 
 
         
ECONOMIA E POLÍTICA - VI
 
A NOVELA DO SALÁRIO MÍNIMO
 
            Todo ano é a mesma coisa.  Partidos de ambos os lados, situação ou oposição, empunham a bandeira do salário mínimo e saem por aí em busca de votos, busca esta que termina em frente às câmeras de televisão do Congresso, que generosamente lhes concedem preciosos minutos, no ar, mostrando “quão generosos são com a classe trabalhadora”.
 
        A partir do próximo ano, esta novela vai acabar.  Aliás, já deveria ter acabado há muito, já que existe uma fórmula para calculá-lo.  A única discussão admissível deveria ser sobre os componentes da fórmula, que por sinal é bastante questionável em termos de metodologia já que soma (?!?!) indicadores diferentes!  Uma vez estabelecida esta metodologia, o fator político deveria desaparecer no momento de sua fixação anual.
 
        Pela atual fórmula de reajuste do salário mínimo ele ocorre anualmente levando em conta a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, somada a inflação registrada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Como em 2009 o PIB registrou retração de 0,2% em função da crise internacional, em 2011 será considerada apenas a inflação (5,91%) como base para o reajuste. Já em 2010 o crescimento estimado para o PIB é de cerca de 7%, o que provocaria em 2012 um grande aumento.
 
        Como dissemos acima, esta novela vai acabar. O salário mínimo será estipulado por decreto presidencial, e será mantida a regra fixa para estipular o seu valor.  Com isso, põe-se fim ao teatro que os parlamentares montam, uma vez por ano, para fixar o seu valor.

 
 
UMA JANELA PARA O MUNDO – III
                                                                                       
DITADURAS COM “A BARBA DE MOLHO”
 
            Alguns têm chamado de “ventos da democracia” esta onda de inquietações, que tem soprado sobre as ditaduras do mundo. Não gosto deste termo, já que em nome da “Democracia” muitas injustiças têm sido cometidas. Começou com a Tunísia, cujo governo já foi deposto.  Passou para o vizinho Egito, cujo governo já foi também deposto.  Os ventos sopram agora sobre a Argélia e a Líbia, ambas ditaduras também árabes e também localizadas na África.  Mas os movimentos não se restringem somente à África, e já atingiram o Barein, uma monarquia constitucional da Ásia, mas que tem um primeiro ministro que está há mais e 40 anos no posto e o Yemen, também naquele continente.  Tudo indica que quase todos – talvez menos Marrocos, Kwait, Dubai e outros similares –  os países árabes serão balançados por esses movimentos.
 
        A permanência no poder por longos anos é uma tradição árabe ou Islâmica?  Que é árabe nós já temos certeza, pois além desses já citados, temos ainda as chamadas “monarquias’ como a Arábia Saudita (não constitucional) a da Jordânia – constitucional e dirigida pelo Rei Abdullah, muito carismático, e um descendente de Maomé, segundo consta, e educado nos Estados Unidos e Canadá – a Síria e sem nos esquecer de que o Iraque teve por muitos anos o ditador Saddam Hussein, derrubado pelas forças americanas e seus aliadas.  Porém, temos também o Irã, uma ditadura que não é árabe, mas o país é islâmico, o mesmo acontecendo com o Paquistão com uma tradição de golpes de estado e assassinatos de líderes.
 
        Porém, com as “barbas de molho” – conhece a expressão? – estão outras ditaduras, como a de mais de 50 anos dos irmãos Castro, em Cuba (literalmente com as “barbas de molho”), a de Robert Mugabe, do Zimbábue, a de Aleksandr Lukashenk, da Bielorrusia, a de  Kim Jong Il (Coréia do Norte) desde 1994, a de Hugo Chavez da Venezuela, desde 1999 e outras dezenas de outras.  Para estes e outros  futuros canditados a ditadores, o tempo de administrar seus países como se administrasse sua fazenda ou o quintal de sua casa está definitivamente chegando ao fim.  Ao fim, também, está chegando ao fim a era dos obsoletos “ismos” – capitalismo, neo-capitalismo, marxismo, socialismo – que na realidade são camisas de força, que funcionam como partidos, que prendem e limitam seus adeptos e militantes, impediando que tenham liberdade de pensar por conta própria.
 
        Estamos iniciando – com certeza – a era do pensar com liberdade, do governante que governe com o espírito de “servidor público” e não de “usurpador da coisa pública”.  E, se não estamos ainda chegando, é preciso que apressemos em chegar á época de que o governante seja alguém disposto a se sacrificar pela felicidade de sua Nação.

 
  
NORMAS E FORMAS – IV
 
O DOLOROSO SUICÍDIO DE UM JOVEM
 
         O jovem Mohamed Bouazizi, de apenas 20 anos de idade, embora tenha sido socorrido, não sobreviveu para presenciar a revolução que sua atitude provocou – e está provocando – em todo o mundo.
         
           Mohamed era um apaixonado pelas Ciências da Computação e sonhava com uma brilhante carreira, embora o seu país, a Tunísia tenha um desemprego de cerca 60% dos diplomados, e um ditador – Ben Ali – que com mão de ferro governava a Nação havia mais de 23 anos. Na Tunísia, como em outros tantos países, não eram as qualificações ou o mérito que determinavam o sucesso. Era, sobretudo, o nome, o casamento ou a filiação partidária.
 
          Tendo ficado desempregado, Mohamed viu-se obrigado a vender frutas e legumes em sua pequena cidade, para alimentar sua família. Mas, infelizmente, não tinha a necessária licença de comércio, difícil de se obter em virtude do labirinto da burocracia e corrupção reinante no país.  Em vista disso, no dia 17 de dezembro passado, a polícia confiscou-lhe a banca e a balança, instrumentos essenciais ao seu comércio, além de ter sido agredido e humilhado pelas autoridades.  Ele talvez fosse qualificado demais para a mediocridade de seu país
 
             Neste mesmo dia, Mohamed foi até ao órgão governamental responsável pela área do comércio, para tentar regularizar sua situação, mas não conseguiu, impedido, mais uma vez, pela burocracia e a corrupção.  E assim, com o dinheiro que lhe sobrara, comprou um litro de gasolina, despejou-o na  própria cabeça, deixou escorrer pelo corpo e ateou fogo.  A notícia foi censurada pela imprensa estatal, mas a história se espalhou pela internet.  A partir daí, milhares de jovens como Mohamed, desempregados e sem esperança, começaram a sair às ruas. Vários formados e qualificados, mas também  sem emprego, como Houcine Néji, de 24 anos, seguiram o exemplo de Bouazizi e cometeram suicídio pelo fogo ou subindo a postes de alta tensão.
 
         O jovem Monhamed morreu no dia 4 de janeiro, depois de receber a visita do Presidente Ben Ali, que foi ao hospital “hipotecar-lhe solidariedade e prometer-lhe ajuda”. Poucos dias depois, uma enorme pressão popular obrigou o presidente a abandonar o país, fugindo para a Arábia Saudita, levando consigo mais de uma tonelada de ouro.
 
         Pena que Mohamed não sobreviveu  para presenciar a revolução que ele causou e causará  em todo o mundo, obrigando os ditadores a fazerem mudanças urgentes para salvar suas cabeças.  E pensar que tudo isso começou por causa da intransigência de algum fiscal de 3ª classe que se sentiu muito importante no desempenho sua atitude autoritária.
 
          Hoje, por enquanto, os povos da Tunísia e do Egito agradecem a Mohamed o seu sacrifício.  Talvez amanhã estejam agradecendo-lhe os povos de Cuba, Zimbabuwe, Líbia e outros arremedos de nação.
 
À SUA SAÚDE - VI
 
O CASO RONALDO FENÔMENO
 
           Ronaldo, o Fenômeno, talvez o maior jogador do mundo depois de Pelé, surpreendeu o mundo com um tão bem guardado segredo como o de sua hipotireoidismo.  Ele estava se justificando pela sua gordura incontrolável a despeito de todos os seus pesadíssimos exercícios de jogador profissional, de contratos milionários.  Acompanhei com interesse porque recentemente, há cerca de 6 meses,  também  fui diagnosticado com o mesmo problema. Mas, tão logo iniciei a reposição da tiroxina, minhas atividades voltaram totalmente ao normal, embora o excesso de peso ainda persista, mas vai cedendo aos poucos.
 
            Cerca de 5% de pessoas no Brasil – cerca de 10 milhões de pessoas –  têm esta disfunção da glândula Tireóide.  Por um motivo às vezes desconhecido a glândula passa a não mais produzir o hormônio tiroxina, que então precisa ser reposto, Um exame muito simples detecta isso, mas a grande maioria das pessoas, às vezes, permanece gordas e sonolentas a vida inteira, porque não detectaram que talvez fosse um problema similar
 
            Detectada a falta do hormônio no organismo, a pessoa passará a toma-lo durante toda a vida.  É geralmente um comprimidinho bem pequeno, cuja caixa com 30 chega a custar apenas R$7,50.  A partir daí, seu metabolismo basal será restabelecido, e as suas pulsações que poderiam estar já na casa dos 45 batimentos por minutos, voltará ao normal, com mais de 60 bpm (batimentos por minuto).   O seu peso, então, começará a cair, sua sonolência diurna começará a desaparecer e você estará apto para encarar, com normalidade, o seu dia a dia.  Mas, veja bem, tudo isso deverá ser feito com o acompanhamento do seu clínico ou endocrinologista, pois o uso de hormônios sem acompanhamento pode até mesmo levar ao infarto.
          
 
 
À SAÚDE DE SUA EMPRESA - IV
 
TRABALHO EM EQUIPE, MITO OU MERA REALIDADE?
 
                Hoje, gostaríamos de falar aqui, apenas “en passant” de um dos mitos comuns na gestão das empresas, no que concerne ao famoso “trabalho de equipe”.
 
                “O setor só funciona bem quando há trabalho de grupo” ou “a empresa só produz quando há trabalho de equipe”.  Vimos ouvindo isso há anos, e as pessoas automaticamente repetem isso como um mantra, como uma verdade que não admite qualquer argumentação em contrário. É claro: Toda empresa trabalha em equipe.  O quê há de novo nisso?
 
            Durante todos os meus anos de consultoria que se estendem já por mais de 3 décadas e abrangem empresas de 20.000 funcionários, até aquelas de apenas 5, tenho ouvido sobre as maravilhas do “trabalho em grupo”, ou “trabalho em equipe”.   E aí surgem algumas empresas de consultoria para mostrar como se fazem os trabalhos em grupo e os diretores ficam maravilhados com a possibilidade de que “de agora em diante todos os setores formarão equipes que trabalharão em grupo”!  Mas já não era assim? Em qualquer setor com mais de um funcionário não existe sempre trabalho em grupo? Trabalhavam em grupo, mas trabalhavam bem?
 
                Trabalhar em grupo, mas trabalhar mal, é preferível não trabalhar! O problema é:  Quem é realmente responsável pela produção?  O líder ou a equipe?  O líder produziria sem a equipe?  A equipe produziria sem o líder?  Líder mal treinado consegue fazer uma equipe trabalhar bem?
 
            Você já viu, até hoje, alguma empresa que não trabalhasse em grupo ou  em equipe?  Então por que toda esta celeuma sobre uma coisa tão simples, e que na realidade não existe sob a forma que os teóricos querem colocar?  A prioridade não é treinar toda a equipe, mas o seu líder.  Dele dependerá o trabalho da equipe.  Então a equipe não deve ser treinada?  Sim, com certeza. Mas seu treinamento será direcionado para saber como traduzir e transformar em produção, e sobretudo em produtividade,  o pensamento de sua empresa, repassada a seu líder, e deste repassado para a equipe.

    
NOTAS

E-mail recebido:
 
Caro amigo, Dr. Carlos A. M. Foscolo.
O que está escrito é o que todo brasileiro responsável anda dizendo ou escrevendo; ou gostaria de dizer ou de escrever. Parabéns pela sua lucidez na análise dos problemas brasileiros.
Saudações, do
Manoel Alberto Monteiro.
Sete Lagoas - MG.
 
NOTA:  O Dr.Manoel Alberto Monteiro foi assessor da Cooperativa de Produtores Rurais de Pompéu.  Ele deixou sua marca indelevelmente gravada no Cooperativismo de Pompéu ao tomar a iniciativa de fundar a CREDIPÉU.  Há 20 anos, tive a honra, por convite seu, de participar da elaboração dos Estatutos de fundação deste grande banco, orgulho de todos nós, cuja existência e pujança muito deve ao espírito de pioneirismo de Manoel Monteiro.

 
  
O Tribunal de Justiça Arbitral – Curso de Árbitros
 
      Conheça o site do Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro – TJACMG e saiba mais  sobre o Curso de Árbitros para o Tribunal.  O Curso tem como patrono e orientador doutrinário e pedagógico o Desembargador Belizário Antônio de Lacerda e como facilitador Carlos Foscolo, autor desses escritos.    As inscrições estão abertas.
 
        A aula inaugural, que será proferida pelo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, às 19:30 do próximo dia 25 de março, no Lions Clube de Pompéu, sem custos para os participantes, e  estará aberta a todos que queiram ter um maior conhecimento sobre a Mediação e Arbitragem.
Maiores detalhes e solicitações de informações no site do Tribunal: www.tjacmg.com.br ou pelo telefone 37-3523-1686
 
        Comunicamos a todos que se interessam pela matéria que o Estado de Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a admitir a Arbitragem como forma alternativa de resolução de suas  pendências, através de lei Aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado, no último dia 12 de janeiro de 2011.




.





 
Neste domingo à tarde teremos a decisão da Copa dos Campões, edição 2011, entre as equipes do Avaí e Leitepéu, no Estádio Cândido Alves de Souza.  A equipe Leitepéu tornou-se finalista ao vencer o Independente de Abaeté pelo placar de 03 a 01, o que não foi nenhuma surpresa, pois conseguiu reunir um ótimo plantel, inclusive com vários atletas do CAP, que não se interessou em participar do torneio.   A grande surpresa ficou por conta do jovem time do Avaí, que no outro jogo da semifinal, conseguiu um empate no tempo normal com o Cristalino, e na cobrança de penalidades superou o alviverde pompeano pelo placar de 04 a 02.   Apesar da jovialidade do time da Volta do Brejo e do aparente favoritismo da Leitepéu, com certeza vamos ter um grande jogo.    Outro motivo para os meninos do Avaí lutarem muito pelo título, é que neste jogo estarão sendo observado quem deverá ser inscrito para a tradicional Copa Alterosa prevista para começar no próximo mês.
 
- Mais um ídolo do futebol brasileiro se despede dos gramados.  O gordo, ou o fenômeno, ou simplesmente Ronaldo Nazário, eleito 03 vezes o melhor do mundo já não suportava mais o peso do corpo, com tantas cirurgias, o peso dos janeiros, e apesar de não admitir publicamente, a decepção com as cobranças e últimos acontecimentos envolvendo a torcida corintiana, após a eliminação precoce da Taça Libertadores.  Vários comentaristas esportivos são unânimes em afirmar que em todas as copas do mundo que fomos campeões, além de um bom grupo, sempre teve um craque que fez a diferença: Didi em 58, Garrincha em 62, Pelé em 70, Romário em 94, e em 2002  Ronaldo Fenômeno, claro.  Com esta linha de pensamento, temos que torcer para que em 2014 Neymar e/ou Ganso (as 02 maiores promessas do futebol brasileiro) mantenham a tradição.
 
- Quanta diferença de um jogo para outro!  Após o vexame diante do Galo no sábado o Cruzeiro foi brilhante contra o Estudiantes nesta quarta-feira.   De uma maneira geral o time todo jogou mal e a vitória do Galo foi incontestável, apesar de alguns lances duvidosos por parte da arbitragem.   E quando o time está num mau momento até a sorte passa longe, ou fica colada na trave, ajudando o ótimo goleiro Renan Ribeiro salvar os gols que pareciam inevitávéis.   Mas no futebol é assim mesmo, num jogo acontece um apagão técnico e no outro tudo dá certo, até as substituições esquisitas e corajosas do técnico Cuca.  O jogo contra o Estudiantes foi tão emocionante que me fez lembrar outro jogo inesquecível do Cruzeiro, quando venceu o Internacional por 05 a 04 também pela Taça Libertadores.   Se naquele jogo Palhinha e Joãozinho só não fizeram chover no Mineirão, nesta quarta-feira os maestros do espetáculo foram Montillo e Roger, e dos 05 gols marcados, ninguém notou que Wellington Paulista estava em campo com a camisa 09.   Vitorino, o outro gringo, também foi importante dando mais segurança e tranqüilidade à zaga cruzeirense, ou seja, os nossos argentinos fizeram a diferença sobre los hermanos!  
 
- É incrível como eu encontro tantos atleticanos (ou eles me encontram), após uma derrota do Cruzeiro para o Galo.   E na segunda-feira ouvi a mesma pergunta várias vezes: “Gostou do jogo Arnaldo?”   E tive que responder: do jogo eu gostei, não gostei foi do resultado!  Mas na quinta-feira, após o espetáculo diante do Estudiantes ninguém me ligou, nem passou mensagem, esta turma sumiu... ...timo profissional) pois tem um bom plantel e dois jogadores diferenciados (Neymar e Ganso), além do Elano que voltou da Europa sem nenhuma badalação mas jogando muita bola.






.


 


UMA TABELA PARA TER À MÃO

Profª Lucieli Neves






.

AGRADECIMENTO

Gostaria em primeiro agradecer a Deus pelo dom e a graça   da vida. Ao Dr. Túlio Éder que se dispõs na maior boa vontade   acolher minha querida filha Tatiane para que fosse realizado seu    último estágio em Análises Clínicas. Agradecer a todas funcionárias   que com enorme carinho, dedicação, companheirismo, amor e acima   de tudo amizade sincera, dando-lhe suporte necessário para sua boa   aprendizagem...E isso que faz toda a diferença!! Também   á equipe médica da Santa Casa, enfermeiros(as), funcionários(as) enfim  a todos que direta ou indiretamente contribuiram para que seu estágio  tenha sido de grande valia e muito sucesso!! Família Laborsind...podem   ter grande certeza que seremos eternamente gratas a vocês. O meu muito   obrigada...Deus lhes pague, um bjo no coração de cada um!! Entendo assim:  Não precisamos conhecer as pessoas o bastante para que possamos admirá-las e para que elas façam parte de nossas vidas.

Abraço. Gilcinéia Campos.






.
















 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA