Edição: 19/03/2011


.



PIADAS DE MÉDICO

Diz um médico para outro:
- Esse paciente deve ser operado imediatamente.
- O que ele tem? Pergunta seu colega.
- Dinheiro...!
 
**************************************************************
 
O paciente está deitado na cama, e no mesmo quarto estão o seu médico, o
advogado,a esposa e os  filhos. Todos eles esperam pelo último suspiro, quando de
repente, o paciente senta, olha em volta e diz:
- Assassinos, ladrões, ingratos, canalhas.
Volta a deitar-se na cama e então o médico, confuso diz:
Eu acho que ele está melhorando.
- Por que, como assim doutor? Pergunta a esposa.
- Porque ele nos reconheceu a todos.
 
**************************************************************
 
Eles estavam operando um paciente. Quando de repente entra um médico na
sala de operação e grita:
- Parem, parem tudo, parem depressa.! Parem o transplante. Há uma rejeição!
- Como assim, não examinaram antes o doador? - pergunta um dos médicos.
- NÃO! Rejeição do cheque, não tem fundos!


.

 


Prezado Júlio Porto... ainda se restabelecendo de uma dengue que o acometeu  na última semana, pediu-me o amigo  Maurílio Guimarães(foto) que convidasse você para a solenidade em que o Governo de Minas vai apresentá-lo ao Estado como novo presidente da EMATER/MG.Local: Sede da EMATER; Endereço: Av. Raja Gabaglia, 1626 - Gutierrez - Belo Horizonte;Data: 17 de março de 2011 (quinta-feira); Horário: 15h.Sua presença é muito importante.
Abraço! Newton Vieira.
 

.

CONFIRA AS FOTOS DO TORNEIO DO LÓ


Confira aqui a Galeria de Fotos

.

FRASE:

“Pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião” 


.

PESQUISA
 
Este colunista – em parceria com seu colunista de esportes, Arnaldo Natal  - lançará uma pesquisa para que o leitores virtuais apontem quem foi O MELHOR GOLEIRO DE FUTEBOL de Pompéu e região de todos  os tempos. Nomes lembrados: SABAIA, VALDIR, MANGA, CLÁUDIO E BAIAL.
Os leitores podem enviar e-mail para:  julioporto@julioporto.com e natalarnaldo@yahoo.com.br  e dar os seus votos. Podem também indicar outros goleiros.
A TEMPO: Outros nomes já foram lembrados: CÉSAR DO PRETO, CHIQUINHO, CHICO PIRIQUITO, ROGERINHO, INHÔ, ZEZÉ MARTINS...

.

REPERCUSSÃO

Oi Júlio, tudo bem? Parabéns pela iniciativa de eleger o melhor goleiro de Pompéu, sempre ouvi que os times da sua cidade são  os melhores da região , o terror do futebol amador. Mas na virada do século, foi eleito o melhor atleta da região , e quem ganhou o título foi meu querido cunhado BORÉIA. Pergunte ao pessoal mais "antigo', se você  não  conheceu, com certeza seus conterrâneos o conheceram e o respeitavam muito. Ele era realmente muito bom.O terror dos goleiros.”Era o cara”.... só que naquela época o futebol era jogado por prazer e não  por dinheiro como nos dias de hoje. Era show de bola. Abraços. AMANDA FOSCHETTI(BD)
 
(*) OI AMANDA ... O BORÉIA MARCOU ÉPOCA. ELE AINDA É VIVO?. SEU NOME É LEMBRADO ATÉ HOJE... ERA UM GRANDE CRACK, NÃO É VERDADE? QQUER DIA VAMOS  AI EM BD  PARA VISITARMOS O OLDACK – NOSSO  GRANDE AMIGO, OK?. BJ.

.
 
TIPLOC

         A Revista TIPLOC, que já circulava  na cidade de forma “acanhada”, irá experimentar uma nova fase. Seu Editor, o jovem LUCAS ELEUTÉRIO DE ASSUNÇÃO, juntamente com seu Diretor Comercial, GUSTAVO CASTRO SILVA, num esforço conjunto vão dedicar duas páginas da conceituada revista à nossa cidade, com “estréia” já prevista para a próxima edição que circula já em março.
            O convite foi oficializado a este colunista através de uma visita de cortesia que os jovens diretores fizeram ao jornalista pompeano, que  aceitou a honrosa deferência. Em sua primeira edição, a revista trará uma foto de um dos mais jovens presidentes de  Rotary  de Minas e do Brasil, eleito para o comando do clube com apenas 29 anos – um “menino”. Aguardem.
A tempo: anotem o site da revista: www.revistatiploc.com.br


. 

ANTENINHA
  
Boa noite. sou recém chegado na cidade de Pompéu. Estou morando aqui há pouco mais de 6 meses.Gostaria de fazer uma critica construtiva.É sobre a antena de tv(sem parabólica ). Eu acho uma vergonha, uma cidade doporte de Pompéu  com uma torre(s) que “pega” somente 3 canais, e além disso somente em certos lugares: o principal canal(Globo) não  funciona corretamente(chia muito). Então ,  você  com seu  respaldo, conseguiria melhorar isso para a população ?. Desde já  agradeço   sua atenção.As. RICARDO LUCAS.



.



IDADE

AOS 3 anos: "Mamãe, te amo." 11 anos: "Mãe, não enche." 16 anos: "Minha mãe é tão irritante." 18 anos: "Eu quero sair de casa." 25 anos: "Mãe, vc tinha razão." 30 anos:" Eu quero voltar pra casa da minha mãe." 50 anos: "Eu não quero perder a minha mãe." 70 anos: "Eu abriria mão de TUDO pra ter minha mãe aqui comigo."...Vc só tem 1 mãe. Coloque isso no seu mural se vc admira e ama a sua mãe.



.


 
PROCURA-SE

PROCURA-SE uma moto JOG, Yamaha, placa HBF 7103, Ano 97 cor predominante branca. Quem tiver alguma informação sobre seu paradeiro ou nome do seu usuário, queira por gentileza entrar em contato pelo telefone (37) 3523-1133. Ela está circulando de forma ilegal e poderá ser apreendida a qualquer momento. Acredita-se que seu usuário não esteja sabendo da sua irregularidade.

.

MÁRCIA CRISTINA CARVALHO DUARTE 

Júlio,pesquisei seu site e fiquei maravilhada com tanta informação,cultura e etc.
Parabéns e muito sucesso!!!(*) A leitora virtual é do Departamento de Marketing do jornal O Tempo.

.


BRENO GARCIA
 
Caro amigo Júlio, eu a Bia agradecemos imensamente o carinho e a homenagem que nos foi prestada em seu blog. Nós, que somos seus assíduos leitores, ficamos sinceramente contentes com a deferência. Sua ausência na festa – que registro, foi sentida – está sim desculpada, mas com a evidente condição de que possamos tê-lo prestigiando nossos eventos futuros.
Um grande abraço.
Breno Garcia.

 


.



segunda-feira, 14 de março de 2011

Que saudades do Tardelli!



Não dá nem para comparar a atuação do Atlético no empate por 2 a 2 com o Ipatinga, ontem, no Vale do Aço com as atuação anteriores.
O resultado acabou sendo bom para o Galo, que fez um primeiro tempo sofrível e só não foi goleado pela incompetência dos jogadores do Tigre, que aproveitaram apenas uma das diversar chances, com Alessandro.
Veio o segundo tempo, quando o técnico Dorival Júnior trocou o lateral-esquerdo Leandro e o atacante Ricardo Bueno, ( esse não tem futebol para jogar nem no CAP ), pelos atacantes Wesley e Jóbson, respectivamente.
A equipe alvinegra até melhorou, principalmente na parte ofensiva, empatando logo a 1min com Neto Berola, mas continuou falhando atrás, sofrendo o segundo gol menos de três minutos depois.
A defesa do Galo, vem se mostrando vulnerável jogo a jogo, basta verificar os números, se não me engano, em nenhuma partida ficamos sem levar um gol.
A nova igualdade só veio aos 32min do segundo tempo, assim mesmo, em bobeada do sistema defensivo dos donos da casa, que permitiram a Réver tocar de calcanhar, dentro da pequena área, para Renan Oliveira, livre, tirar do goleiro e tocar para a rede.
A atuaçao serve de alerta para o alvinegro, agora três pontos atrás de Cruzeiro, que tem um jogo a mais, e América. E que vê Villa Nova e América-TO encostarem na luta por uma vaga nas semifinais do Estadual.
Será preciso voltar a atuar bem, como nos primeiros jogos da temporada, mesmo que o time tenha perdido jogadores importantes.
Como o já citado no título do post Diego Tardelli, que foi para o futebol russo, vai fazer a MASSA sentir saudades, ainda mais se o nosso querido DJ teimar em colocar o Ricardo Bueno novamente no ataque.
No jogo de ontem também, mesmo que contasse com o goleador, autor de 42 gols em 2009, o Galo provavelmente não teria conseguido sorte muito melhor que a igualdade com o Tigre.
De qualquer forma, a torcida espera pela contratação de ao menos um atacante para repor a saída não só de Diego Tardelli, mas também de Obina, que se transferiu para a China.
Espera também que atletas como Mancini, Daniel Carvalho e Leonardo Silva, consigam logo a melhor forma física, dando mais opções ao treinador.
O próximo compromisso do Galo será domingo, contra o Villa Nova, em Sete Lagoas, pela sétima rodada do Estadual. Ou seja, Dorival Júnior terá a semana inteira para tentar consertar as falhas.
Jóbson, que substitui o tal Ricardo Bueno, por sua vez, mostrou muita vontade e técnica, sendo mais objetivo e perigoso. Resta saber se o ex-botafoguense vai conseguir manter a rotina que a vida de atleta exige ou se seguirá cometendo indisciplinas.
Sem esquecer que Magno Alves ficou o tempo todo no banco de reservas do Ipatingão, não sei o por que, pois na minha opinião, quando o Galo empatou a partida DJ poderia ter tirado um meia e colocado o atacante, afinal de contas contra esses times do interior de Minas, só interessa ao Glorioso, a vitória.
Um salve para toda Massa Atleticana de Pompéu, que assim como eu e toda Massa espalhada pelos quatro cantos do mundo, esperam o mais breve a contratação de um matadro à altura para suprir a falta que Don Diegol Tardelli faz.... e como diz o título da matéria, QUE SAUDADES DO TARDELLI.
Até a próxima.


.

Muricy saiu do Flu! Mas qual foi o verdadeiro motivo?



Desde sexta-feira que Muricy Ramalho poderia estar de saída do Fluminense e nesse domingo após o clássico contra o Flamengo o fato se consolidou.

Segundo o próprio presidente do Flu disse na entrevista coletiva, no sábado de manhã ele já sabia do pedido de demissão do treinador.
Estranho não? Para mim, não, acho que demorou.
Muricy quando disse não a Seleção brasileira ele foi endeusado pelos torcedores tricolores e principalmente pelos dirigentes do clube, em compensação, não foram poucos os avisos de que ele poderia se arrepender no futuro, afinal, enquanto o time está ganhando tudo é uma maravilha, um conto de fadas, mas, quando as derrotas aparecem, o sonho da lugar ao pesadelo.
Muricy logo após a conquista do Brasileirão, ainda dentro de campo, cobrou publicamente, quem não se lembra..."precisamos melhorar a estrutura, pois não se faz campeão da noite pro dia". Cobrou dos dirigentes exigindo que o clube tivesse ao menos uma estrutura decente para se trabalhar.
Pelo jeito não foi atendido. Claro que não.
Porém, esse não deve ter sido o único motivo, claro.
Enquanto o Fluminense for dividido em dois: o clube e a Unimed, e com todos interferindo em tudo, nada dará certo, pois, não adianta apenas ter dinheiro jorrando aos montes se não há organização alguma, ou seja, pode até ganhar título, mas será um aqui e outro acolá.
Além do mais, nunca vi um clube ter tantos jogadores machucados por tanto tempo e recebendo rios de dinheiro sem praticamente jogar. O que fez o Belletti no Flu? E o Deco?
Já a frase mais ouvida nas Laranjeiras nos últimos anos é: “Fred volta a treinar com bola", ora treinar? Ele precisa mesmo é de jogar, e isso que é bom ele só faz de vez em quando.
Isso sem falar no Diego Cavalieri, Souza, Edinho, Araújo, jogadores contratados em 2011 e que que estão todos na reserva, ou sem condições de jogo.
Por que? Sabe - se lá por que.
Enfim, no Fluminense dinheiro não é problema, mas achar que só ter dinheiro é a solução, é um grande engano.
Pois é, esse é o futebol, um dia está tudo uma maravilha, no outro uma grande m…! http://www.blogernane.blogspot.com.

AINDA TEMOS QUE ATURAR DEBOCHES!!!

.

É MENTIRA OU VERDADE?

O cara termina o segundo grau e não tem vontade de fazer uma faculdade.
O pai, meio mão de ferro, dá um apertão:
- Ahh, não quer estudar? Bem, perfeito! Vadio dentro de casa eu não mantenho. Então vai trabalhar!...
O velho, que tem muitos amigos, fala com um deles, que fala com outro, até
que ele consegue uma audiência com um político que foi seu colega lá na
época de muito tempo atrás:
- Rodriguez, meu velho amigo!... Tu te lembra do meu filho? Pois é! Terminou
o segundo grau e anda meio à toa, não quer estudar...
Será que tu não consegue nada pro rapaz não ficar em casa vagabundeando?
Aos 3 dias, Rodriguez liga:
- Zé, já tenho! Assessor na Comissão de Saúde no Congresso, R$ 9.000,00 por
mês, prá começar.
- Tu tá louco!!!!! O guri recém terminou o colégio, não vai querer estudar
mais, consegue algo mais abaixo...
Dois dias depois:
- Zé! Secretário de um deputado, salário modesto, R$ 5.000,00, tá bom assim?

- Nãooooo, Rodriguez! Algo com um salário menor, eu quero que o guri tenha
vontade de estudar depois....Consegue outra coisa.
- Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante
de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca, R$
2.800,00 por mês e nada mais....
- Rodriguez, isso não, por favor, alguma coisa de 500, 600, prá começar.
- Isso é impossível, Zé!!!
- Mas, por que???*
- PORQUE ESSES SÃO PARA PROFESSOR E  É SÓ POR CONCURSO , AÍ PRECISA DE CURSO
SUPERIOR, MESTRADO, DOUTORADO ETC.... AÍ FICA DIFÍCIL TE AJUDAR ZÉ...(COLABORAÇÃO:  ELIANE MOTA)



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

19/03/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – XI
 
BARACK OBAMA NO BRASIL:  RECUPERANDO O TEMPO PERDIDO?


                 Presidente Dilma,
                         
            Foi na reunião do G20, em abril de 2009, em Londres, que o presidente Barack Obama, ao ver o presidente Lula, ignorou a presença de todos os demais chefes de estado, ali presentes, e dirigindo-se a ele, apertou-lhe a mão e dando-lhe um abraço disse: “This is my guy.  I love this guy” (Este é o meu cara. Eu amo este cara).  Naquela data, Obama estava no poder da Nação mais poderosa do mundo havia apenas três meses e parecia estar ansioso por recuperar o tempo perdido da política de seus antecessores no que tange ao  relacionamento  Brasil / Estados Unidos.
 
Não sei se era um tempo de algo como “não gostamos deles, porque eles não gostam de nós, ou não gostam de nós porque não gostamos deles”.  O fato é que o Presidente Bush estava muito ocupado com o oriente médio para dar atenção ao Brasil, e o Brasil estava muito ocupado com os Zelaias, Hugos Chaves, Ahmadinejads, Irmãos Castros, Kaddafis, Noriegas, Evos Morales, para dar atenção aos Estados Unidos. Trocas estranhas, não?  Um, desprezando a maior e mais promissora nação da América Latina!  O outro, desprezando a maior economia, a maior tecnologia do mundo e seu maior parceiro comercial.  Tudo isto a troco de quê?  Para provar o quê? .
 
Nos Estados Unidos, Bush estava cego pela guerra.  No Brasil, Lula estava literalmente cego pelas vendas que lhe puseram seus assessores de política internacional, sabidamente americanófobos e escravos de uma ideologia ultrapassada e antipatriótica.  Sim, antipatriótica, pois quem coloca ideologias acima dos interesses da Nação, não poderia ter outra classificação.
 
Bem, o fato é que mal assessorado por uma meia dúzia de ideólogos de estranhas crenças, pois no mundo moderno já não há mais espaço para as idéias que ainda alimentam os sonhos de sua juventude, Lula perdeu a grande oportunidade de ganhar o seu tão almejado apoio para um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU e amargou – como também nós  – quando viu o Presidente Obama, discursando perante o Congresso Indiano, em Nova Delhi, prometer aos Indianos seu apoio irrestrito para que a Índia ocupasse aquele espaço nas Nações Unidas.  Obama veio até Lula com os braços abertos para formar a grande parceria Brasil-USA para a liderança absoluta nas Américas, mas em resposta recebeu as demonstrações de grande afinidade com os declarados inimigos de seu país, expressadas através de  beijos e abraços embalados por ternas palavras.  Para que?  Para dar uma demonstração de independência?  Para mostrar que é auto-sustentável?  Para reafirmar sua simpatia socialista?  O quê o povo brasileiro ganhou com isso?  O quê o governo ganhou com isso senão a simpatia de uma meia dúzia de nações falidas? A quem aproveitou tudo isso senão aos egos gratificados de seus assessores?
 
Países modernos, presidente Dilma, são mais pragmáticos.  Ideologias pertencem ao passado.  Esquerda e direita estão profundamente enterradas no passado.  Tanto isso é verdade que, em nosso pais, nas últimas eleições presidenciais, não tivemos nenhum “candidato de direita”.  Todos eram ex-exilados da então chamada “esquerda”.  Por que não tivemos?  Porque esta dicotomia há muito não mais existe!  Aliás, o terreno das ideologias não é o “ser” mas o “estar”.  Assim temos exemplos de uma Alemanha que um dia estava “nazista” e hoje não está mais.  Uma Rússia que um dia estava “socialista”, mas que hoje não está mais.  Assim também deveriam ser as pessoas, que não deveriam dizer que “são”, mas que “estão”: A freqüente mudança  é a marca da evolução.  A conservação do mesmo pensamento, das mesmas idéias, é a marca da involução.  Mas, infelizmente, esta era a mentalidade dos então assessores do presidente Lula.
 
E falando sobre a capacidade de mudar, de se adaptar aos novos tempos, às novas realidades, presidente Dilma, lembro-me do meu grande mestre de Direito Penal, Lydio Bandeira de Mello, da Vetusta Casa de Afonso Pena – a Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte.  Ele gostava de fazer comparações do amor pelo Direito Penal, com o primeiro amor do ser humano.   Segundo o grande mestre, o Direito Penal é o primeiro amor do estudante de direito e do advogado.  Mas ele logo vê que este é um casamento sem futuro, e então ele prefere casamento por interesse, e opta por outras áreas do Direito.  De alguma forma acho que isso se parece com o primeiro amor ideológico.  O primeiro amor do jovem talvez seja pelo socialismo.  Mas à medida que vai amadurecendo, vê que isso não tem muito futuro e embora guarde para si a vida toda a lembrança desse amor, prefere abraçar algo mais prático, mais imediato, mais de acordo com a realidade do dia a dia.  Mas, de vez em quando, embora já esteja gozando das benesses de um regime diametralmente oposto às suas antigas idéias, elas afloram e causam alguns problemas como os males que causaram à política externa do governo Lula, por única e exclusiva culpa de seus ideólogos fanáticos.
 
Pois bem, presidente Dilma, lembra-se quando falei, nesta mesma coluna, há várias semanas passadas, a respeito da crença, aqui na zona rural, sobre o cavalo arreado?  Dizem, aqui na minha terra, que ele – o cavalo arreado – só passa uma vez e que se não for montado imediatamente, a oportunidade passa e estará irremediavelmente perdida para sempre, pois ele não voltará.  Pois bem, presidente Dilma, Barack Obama está agora prestigiando muito mais o seu governo do que o do  Presidente Lula.  Provavelmente ele não vai lhe dizer “This is may gal. I love this gal”, pois por experiência própria, ele já sabe que isso pode dar azar.   Entretanto, preferiu expressar seu apreço pela presidente, através de gestos.  Ele não veio ao Brasil do “seu cara”.  Mas está vindo ao Brasil da Dilma.  Ele só fez discurso em praça pública em dois países estrangeiros: Na Alemanha, quando ainda era candidato, e agora, no Brasil, quando falará na Cinelândia, ali ao lado do Amarelinho – aquele barzinho gostoso onde já bati tantos papos” –  mas agora, já como presidente.  Este discurso em praça pública, no Rio de Janeiro, tem um significado todo especial.  Certa vez ele declarou que se identificava muito com o povo brasileiro, especialmente com a população do Rio de Janeiro.
 
Este é, pois, presidente, o momento de mostrar a muitos dos assessores do presidente Lula, alguns deles são ainda também seus, que do amor ideológico da juventude devem ficar apenas as recordações – algumas muito amargas –  e que o bem-estar da Nação deve sempre falar mais alto do que as utopias irrealizáveis de ideologias do passado.  É o momento de se buscar o imprescindível apoio de Obama para o assento no Conselho de Segurança da ONU, a celebração de contratos para a exportação de álcool, petróleo e de buscar o equilíbrio da balança comercial entre os dois países.  Na snooker mundial, O Brasil é a bola da vez.  E a presidente é, como tudo tem indicado até agora, suficientemente forte para não deixar que os palpiteiros de plantão atrapalhem sua tacada para o sucesso de uma política externa moderna e pragmática.
 
Desculpe-me por tergiversar tanto, presidente Dilma.  Só espero que esta prolixidade não seja totalmente em vão ou inútil. Eu realmente gostaria de dizer muito em pouco, ao invés de dizer pouco em muito.  Mas, infelizmente, não fui brindado com o atributo da síntese.  
  
 
          
NORMAS E FORMAS - V
 
FOI MAL, MINISTRO!
 
            É terrível quando perdemos a oportunidade de ficar calados.  Isso acontece muito com as pessoas que tem o grande defeito de serem “outspoken”.  Desculpem-se os inimigos-de-plantão dos estrangeirismos.  Mas minha cultura, na língua pátria, não tem profundidade suficiente para encontrar algumas palavras com o poder de síntese que, às vezes, encontramos com maior facilidade na língua inglesa.  Uma pessoa “outspoken” é aquela que fala primeiro e pensa depois.  Ou aquela que fala mais do que deve. Talvez o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, seja um desses.
 
            Quando em entrevista à imprensa lhe perguntaram quais seriam os reflexos econômicos que poderiam ser sentidos pelo Brasil em decorrência das tragédias ocorridas no Japão, o ministro, depois de dar muitas voltas sem saber onde queria chegar – justificadamente, pois é Ministro do Trabalho e não da Fazenda ou Economia – acabou dizendo que a tragédia ocorrida no Japão será, em última instância, bom para o Brasil, pois aquele país terá de ser reconstruído e, assim, comprará mais nosso material de construção, mais comida, mais commodities...  Alguém poderia argumentar: Ele falhou na resposta porque respondia a uma pergunta fora da área dele.  Pois bem, mas ninguém precisa ser ministro disso ou daquilo para ter bom senso!    
VOLTAR AO BRASIL?   JAMAIS !

            É de certa forma chocante quando você vê, numa entrevista ao vivo, enquanto a terra continua a tremer, enquanto não se tem alimento nem água,  enquanto a destruição está por toda parte, enquanto três usinas nucleares ameaçam explodir e causar destruição equivalente a  600 bombas como as que foram lançadas em Hiroshima  durante a segunda guerra mundial, uma brasileira quando perguntada se gostaria de voltar para o Brasil, responder “Jamais!”
 
 Sim, ela, sem pestanejar, respondeu num rotundo “NÃO”.  O repórter perguntou-lhe a razão.  Ela respondeu:  “Eu tenho filhos.  E o Brasil não é o lugar para criar filhos?  Os valores são outros.  Veja você aqui:  Com toda esta destruição, não há um saque a lojas, não há assaltos, não há oportunistas cobrando mais caro...  Toda a nação se comporta como uma única pessoa educada, patriota, respeitadora dos direitos alheios.  No Brasil não é assim!”
 
            Fica no ar a pergunta:  Por que lá é assim e aqui não?  Quais são os fatores que causam esta diferença?  As agruras das ameaças de tsunamis e terremotos desde tempos imemoriais?  Uma raça homogênea e única?  A religião que praticam, ou que não praticam?  A cultura milenar intocada?  Uma questão de DNA?  Os “japoneses” brasileiros também são assim?  As colônias de descendentes de japoneses no Brasil também têm criminalidade zero?  Se não têm, qual a razão?
 
            É claro que não temos respostas para tão complexas indagações.  Mas bem que valeria a pena investigar, descobrir a causa e aplicar os ensinamentos aqui, pois estamos nos desenvolvendo de forma desequilibrada, ou desigual.  O desenvolvimento deve avançar em todas as áreas, em todas as direções ao mesmo tempo, pois o desequilíbrio pode trazer terríveis conseqüências.  Veja o caso do Brasil.  Qual é a provável causa do impressionante aumento da criminalidade?  É simplesmente o aumento da renda per capita, do PIB enquanto outros setores não crescem na mesma proporção ou velocidade, como exemplo a educação, a segurança, a satisfação social.  Assim, neste desequilíbrio, o crescimento simplesmente funciona como um excelente combustível para  se avolumarem  as chamas   da criminalidade.

E-Mail recebido:

Do amigo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, recebemos o seguinte e-mail referindo-se à homenagem que prestamos às mulheres pela passagem de seu dia, em 8 de março passado e sobre a nota que demos sobre a aposentadoria do Dalai Lama:
 
Caro amigo Carlos.
 
 Li atentamente estes seus dois últimos artigos a mim gentilmente enviados. Ambos escritos com felicidade ímpar.
Este titulado NA PESSOA DA PRESIDENTE,  NOSSA  HOMENAGEM À MULHER descreve com muita propriedade a discriminação com que tem sido tratada a mulher no Brasil e no Mundo. A mulher é gênero humano, e nada tem de diferente do homem, salvo no aspecto biológico.
Com esta crônica que mais parece anunciada do que feita "currente talamo", tamanho seu alcance e profundidade, assegurar-lhe-á certamente um lugar de honra como expectador atento da difícil e preconceituosa trajetória da mulher no cenário de busca da isonomia de tratamento com o homem ao com este ombrear a mesma competência no exercício dos mais elevados cargos da vida pública ao redor do mundo. E a mulher quando convocada para as missões anteriormente só confiada aos homens já deu prova de sua aptidão, quer como protagonista principal da cena, quer como coadjuvante na qualidade de conselheira de seu marido, fato aliás que não passou ao largo de seu enfoque.
Excelente também ficou a crônica sobre a notícia de aposentadoria do Dalai Lama, esta enriquecida por alguns de seus ensinamentos famosos.
Parabéns meu amigo!.
Um abraço,
 
Belizário de Lacerda
   
PALESTRA SOBRE A JUSTIÇA ARBITRAL
 
      Convidamos a todos os interessados a assistir a palestra que será proferida pelo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, às 19:30 do próximo dia 25 de março, no Lions Clube de Pompéu.  A entrada é franca, e  estará aberta a todos que queiram ter um maior conhecimento sobre os Tribunais de  Mediação e Arbitragem, sendo implantados em todo o Brasil, a exemplo dos países de primeiro mundo, onde já julgam 70% das pendências.
Os participantes receberão certificado de presença.




.






No último fim de semana o CAP perdeu para a equipe do São José, em Abaeté, pelo placar de 03 a 01.   É verdade que neste torneio o CAP não conta com todos seus titulares, pois está montando um grupo para disputar 02 competições simultâneas (Classista de Betim e Copa Alterosa), mas neste domingo poderemos conferir se o São José realmente está com um bom time, pois vai jogar com o Avaí,  e o técnico Biró está com um grupo de atletas jovens e com muita vontade de mostrar serviço, visando um bom desempenho na Copa Alterosa.   O jogo será às 10:00 hs no Estádio José Walter.
 
- A Copa Alterosa começa neste fim de semana para vários times do centro oeste mineiro, mas como os times pompeanos já estão pré-classificados para a segunda fase (ficaram entre as 16 melhores equipes da edição anterior), Cristalino continua apenas se preparando para a estréia prevista para a primeira semana de maio.   Este ano pela primeira vez, uma equipe da minha cidade Piumhi vai participar do torneio, na chave de Arcos, e então vou torcer para o sucesso de meus conterrâneos, e quem sabe vê-los enfrentando um dos 03 times pompeanos nas próximas fases.
 
- Pela Copa da Amizade, domingo passado, a equipe do Cansaço venceu a equipe da Vargem pelo placar de 02 a 01 e o segundo jogo entre Bela Vista/Buritizal e Assentamento 26  de Outubro teve que ser adiado devido ao forte temporal que caiu em Pompéu, deixando o campo do Sport totalmente sem condições.   Este jogo será realizado neste domingo à tarde.
 
- Quanta diferença entre um jogo do Campeonato Mineiro e Taça Libertadores.  No campeonato mineiro parece que a bola é meio oval, gramado cheio de buracos, e o talento dos craques desaparece, nivelando por baixo com os brucutus.
No torneio continental, com presença de Mano Menezes, técnico da seleção brasileira, com a presença de torcedores pompeanos (não deu pra ver direito quem, mas a TV Globo mostrou) parece que a bola é mais redonda, o gramado mais perfeito, dando condições dos craques jogarem o fino da bola.  Este parece ser o ano do craque Montillo, de Roger e do jovem Wallyson na Taça Libertadores, e também do técnico Cuca, pois todas substituições que ele fez, quem entrou fez a diferença.   Outro jogador que chegou e encaixou como uma luva é o zagueiro Victorino.   Não dá chutão, não comete falta desnecessária, sempre consegue se antecipar ao atacante, e tem uma característica interessante, que lembra um antigo zagueiro do Cruzeiro na década de 80 – Zezinho Figueiroa – não errava um “carrinho”, apesar que hoje não é bem um “carrinho”, que não é mais permitido.
 
- Quanta falta faz um camisa 09 de verdade!  Welligton Paulista continua devendo no Cruzeiro, e depois que o Tardelli foi faturar euros russos, o Galo já não é mais o mesmo.   O presidente Kallil, excelente marqueteiro, já especulou o nome do gladiador Kléber, e por último o imperador Adriano para comandar o ataque alvinegro.    Seriam ótimas opções, mas difíceis de se concretizar pois 50% do passe de Kléber é do Cruzeiro, que não deve gostar da idéia de reforçar o arquirival, e quanto ao Adriano é a mesma situação de quando pensaram em trazer o baixinho Romário pra Minas:   Só vão conseguir se trazerem toneladas de areia e construírem uma praia artificial na Cidade do Galo, mais grupos de pagode, acompanhantes tipo capa de revista, ... ...






.


 


DOUTOR ODILON



O saudoso  cantor OSMAR   e o casal BENITA PORTELA LOBATO  com seu marido, O DOUTOR ODILON LOBATO,cuja enfermidade agora felizmente e graças a Deus está inteiramente  superada , causou enorme susto e preocupação a todos seus amigos. Daqui do alto desta coluna queremos desejar ao nosso grande amigo pronto restabelecimento e que ele possa brevemente cumprir o seu ritual , que é vir semanalmente  a sua fazenda, em Pompéu..Que o Senhor lhe derrame as suas ricas bênçãos - a ele a a toda a sua família.

CAUSOU GRANDE APREENSÃO NA CIDADE A NOTÍCIA DE QUE O NOSSO QUERIDO E ESTIMADO DOUTOR ODILON LOBATO TERIA SIDO VÍTIMA DE ENFARTO.ELE ESTAVA NA FAZENDA DE SUA PROPRIEDADE, NA CIDADE DE POMPÉU, NA SEXTA FEIRA PASSADA E,  SENTINDO-SE MAL FOI IMEDIATAMENTE PARA BELO HORIZONTE.
E, É SEU GENRO, O LUIZ QUE N OS TRANQUIILIZA, ATRAVÉS DE E-MAIL A NOSSO AMIGO COMUM RENATO FRIGOTUDO. EIS NA ÍNTEGRA O E-MAIL DO RENATO E O DO LUIZ:
LUIZ CLAUDIO,Bom dia ! Fui informado ontem a noite durante uma caminhada pelo amigo JULIO PORTO do infarto sofrido por seu sogro DR ODILON .Gostaria de saber se a informacao procede e de noticias .Abracao,RENATO OLIVEIRA

Grande amigo, Renato.Realmente esta noticia procede mas, felizmente ele foi socorrido a tempo e todos os procedimentos foram feitos com sucesso, felizmente ele esta se recuperando muito bem e estamos muito otimistas em vê-lo montado em seu cavalo  em breve, lá na fazenda. Ficamos todos felizes em saber do carinho e a preocupação que vc  tem a ele e a toda família. Em nome de toda família um ( MUITO OBRIGADO ).Luiz

.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA