Edição: 21/05/2011


.





ESTA FOTO “EMOLDURA” O ORKUT DA MINHA QUERIDA AMIGUINHA PATRICIA KATRIN, DE POMPÉU... .

.

 


.


.

 


.



.



ANALDINO JR, PRESIDENTE DA AABB, CUJA GESTÃO TEM MERECIDO APLAUSOS DOS ASSOCIADOS,   MARIA TEREZA E SUA ESPOSA  MICHELE, NA AABB, SEXTA PASSADA.
HOJE, SEXTA, 20, HAVERÁ SHOW COM WAGNER DOS TECLADOS, A PARTIR DAS 22:00 HORAS COM CONVITES VALENDO R$10,00 PARA NÃO SÓCIOS E  ASSOCIADOS MEDIANTE APRESENTAÇÃO DA CARTEIRINHA R$5,00.IMPERDÍVEL.
A COLUNA JÚLIOPORTO.COM ESTARÁ PRESENTE.  ALIÁS, ESTAMOS EM FALTA COM O PRESIDENTE , UMA VEZ QUE AINDA NÃO ESTIVEMOS NO HAPPY HOUR DO SEU CLUBE.

.
 
CONFIRAM NAS FOTOS DE VIVIANE ALICE AS PRESENÇAS DA SEMANA PASSADA....



Confira aqui a Galeria de Fotos

.



Larinha, você veio ao mundo(foto)
Como  uma estrelinha.
Uma estrelinha que veio na hora certa,
Para nossa felicidade.
Veio como uma brisa suave,
Para acalmar nossos corações.
Veio como um raio de sol,
Para brilhar nossas vidas.
Como uma lua,
Para iluminar nossos caminhos.
Veio para nossa felicidade.
Amamos-te.
Vovó Cláudia Nolasco.

     


.








.


 


A FOTO ACIMA É DA DONA “DÚ” – MÃE DA DIRETORA DA APAE, CLÁUDIA NOLASCO – VIÚVA PORTANTO DO SAUDOSO E INESQUECÍVEL “PEDRO CACHAÇA “  - COMO ERA CONHECIDO DE TODOS.

.

APAE



Seja parceiro da APAE(leia-se DANIELA CASTELO BRANCO)  e participe   de suas  promoções..
Neste mês de maio,estamos rifando uma bicicleta. Adquira seu bilhete, na sede da APAE  ou com funcionários. Pelo telefone 37 3523 3383.
 
“A PESSOA COM DEFICIÊNCIA QUEBRA A CULTURA DA INDIFERENÇA.TENHA CORAGEM DE SER DIFERENTE.”


.



OS 56 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA “MINISTRO FRANCISCO CAMPOS”  - LEIA-SE PROFESSOR OZEIAS (FOTO)  -  FORAM FESTIVAMENTE COMEMORADOS E MARCADOS COM  NUMEROS ARTISTICOS, DANÇA, DISCURSOS, ENTREVISTAS, COM DESTAQUE PARA O DECANO PROFESSOR HAROLD BENJAMIM CHAGAS DE MAGALHÃES – UM ÍCONE, UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE POMPÉU E REGIÃO E TAMBÉM , A EXEMPLO DO DOUTOR ODILON LOBATO  - UM SINÔNIMO DE DEVOÇÃO PARA TODOS NÓS POMPEANOS.A TVI(LEIA-SE CARLOS FRANÇA DEU TOTAL COBERTURA AO EVENTO E ENTREVISTOU DIRETORES, PROFESSORES ETC. E  ESTE COLUNISTA, QUE ENTRE OUTRAS PERGUNTAS, QUIS SABER O ENTREVISTADOR O  QUE A ESCOLA ESTADUAL REPRESENTA PARA O ENSINO POMPEANO. O JORNALITSA DISSE: “TUDO”. PORQUE A ESCOLA COMO DISSE ANTERIORMENTE É UM PONTO DE REFERÊNCIA NÃO SÓ PARA POMPÉU E REGIÃO,  POIS HOJE VEMOS PROFISSIONAIS LIBERAIS,MÉDICOS, ENGENHEIROS, ADVOGADOS, PROFESSORES,  EXERCENDO SUAS FUNÇÕES, TENDO TODOS ELES PASSADO POR ESTA ESCOLA. COM REFERÊNCIA AO BAILE NOITE DOS BALÕES, CARLOS FRANÇA QUIS SABER MAIS DETALHES SOBRE O ALUDIDO BAILE. RESPONDEMOS QUE O NOITE DOS BALÕES VEIO SUBSTITUIR O TRADICIONAL BAILE DAS DEBUTANTES, ONDE OS PAIS APRESENTAVAM À SOCIEDADE AS SUAS FILHAS. O BAILE NOITE DOS BALÕES MARCOU ÉPOCA NO COLEGIO ESTADUAL, NA SOCIEDADE POMPEANA E REGIÃO.
(*) APÓS A ENTREVISTA, O “DUBLÊ” DE CÂMERA MAN, REPÓRTER E ÂNCORA DA TVI ME DIZIA QUE IRIA NOS PROCURAR PESSOALMENTE POIS , TEM  INTERESSE EM NOSSOS CONHECIMENTOS DE MUITOS LANCES OCCORIDOS EM NOSSA SOCIEDADE, QUE POR  CERTO IRÃO SERVIR-LHE DE SUBSÍDIOS PARA SUAS FUTURAS MATÉRIAS. EU LHE RESPONDI QUE NOSSOS INTERESSES ERAM RECÍPROCOS.
 
CONFIRA NAS FOTOS ABAIXO:




.



CONFIRAM A ABERTURA DOS JOGOS DO POLIESPORTIVO:



Confira aqui a Galeria de Fotos
 
.

SÓSIAS MUITO LINDAS



AQUI, LUCIANA VENDRAMINI...



... ELA AQUI NOVAMENTE!!!





MAS, NÃO MENOS BONITA... A MARTINHOCAMPENSE JULIANA ALVES: COMO SE PARECEM, NÃO???QUEM PODE DISCORDAR OU NÃO É SEU NAMORADO – O DR. EUZÉBIO MEDEIROS QUE APARECE NAS FOTOS ABAIXO JUNTO DA SUA NAMORADA.







.



LARISSA E LETICIA... A COLUNA VOLTA.

.

 PLANETA REI

ACESSEM ESTE SITE:
 
http://www.planetarei.com.br


.

CONFIRA SEU DÉBITO DE IPVA:

http://ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/pesquisa_renavam.jsp

.

MISTER UNIVERSO
 
RALPH SANTOS IRÁ REPRESENTAR O BRASIL NO MISS UNIVERSO 2011, NO SEGUNDO SEMESTRE. A COLUNA VOLTA.



.

Julio quanto admiro você . Eu gostaria de ler tudo q você escreve , to trabalhando tanto eu vou lhe enviar umas fotos pra voce mostrar na sua coluna ;q por sinal e otima ;beijos de sua amiga cida

.

SE AS COISAS CONTINUAREM COMO ESTÃO,NO ANO QUE VEM, ATÉ O JOÃO DE BARRO VAI TER QUE PAGAR IMPOSTO (Frase do pompeano Claudio Albino)

.

'' Não desanime por causa dos problemas que você está enfrentando hoje. Saiba que o mundo dá voltas e, com certeza, chegará o dia em que as coisas vão melhorar. Você só precisa ser forte até que este dia chegue. "(By Letícia Gonzaga)
 
.

DIZEM QUE O ATLÉTICO está agora com dois times: um pra jogar na Arena do Jacaré e outro pra “jogar fora” .

.

Caderno de esportes

Com o Campeonato Brasileiro se aproximando, a moda agora é prever quem brigará pelo quê na disputa que se inicia neste sábado.

Nestes dias, vendo, ouvindo e lendo o que sai na imprensa de todo o país, percebo que o Cruzeiro está em todas as listas de candidatos ao título e, em muitas delas, em primeiro.

Junto a ele, vem Santos, Internacional, São Paulo ....

Pelo lado dos clubes cariocas, o Flamengo e o Fluminense, também figuram nas listas de favoritos a título, mas, como bem lembrou o Renato Maurício Prado, colunista do jornal "O Globo": quem apontaria o Flamengo como candidato ao título em 2009 ou o Fluminense em 2010? Pois é! E foram campeões.

Mas, são só palpites, arrisco a dizer que concordo em partes com as listas de favoritos espalhadas nos jornais e revistas por aí. O São Paulo por exemplo: está em crise, briga de treinador e jogador, diretoria se perdendo e por aí vai. Mas quem não aponta esse São Paulo como favorito?

Outra coisa, quem garante Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Galo e até mesmo o Botafogo fora do páreo. E o Coritiba? O que vai fazer no campeonato? O outro time do Paraná, o Atlético/PR também pode aprontar, por que não? E o Avaí? É semi-finalista da Copa do Brasil, será que não vai bem no Brasileirão? E o Ceará, a “carroça desembestada” que parou o “Bonde sem freio do Flamengo” na Copa do Brasil, em minha opinião, vai dar trabalho.

Na luta contra o rebaixamento, figuram América/MG, Bahia, Figueirense e Atlético/GO, esse último, mesmo campeão no seu estado, não aspira confiança nos adivinhões que se espalham por aí.

Agora é esperar o sábado 21/05/11, data em que se inicia para muitos o maior e mais disputado campeonato de futebol do mundo, esquecer os palpites e torcer muito pelo seu time.

Até a próxima.
          



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

21/05/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – XX
 
“OS LIVRO É...”: A GOTA D’ÁGUA NA EDUCAÇÃO?


        Presidente Dilma,
                         
       Com esta vigésima “Cartas Abertas...”, presidente, pertencente a uma série de artigos enviados, semanalmente à secretaria de imprensa da Presidência da República, sem que nenhuma tenha “voltado”, e que, ato contínuo, são publicadas na Coluna Júlio Porto, estaremos encerrando um ciclo de “cartas semanais”,  para passarmos a um contato mais alternado, ou mais espaçado.  Isso se deve, unicamente, presidente, ao crescimento das atividades do Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro, cuja presidência sugeriu-nos o Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que a ocupássemos, quando de sua fundação, em janeiro deste ano.  Desde então, nossa dedicação a este novo desafio tem sido crescente, já prestes a alcançar a quase totalidade de nosso tempo disponível, utilizado com treinamentos de futuros mediadores e árbitros das cidades da região e outras providências para as instalações que se seguirão.  Não obstante a exigüidade de nosso tempo, continuaremos escrevendo e remetendo as “cartas”, porém de forma menos freqüente.
 
    No fechamento deste ciclo, não poderia, presidente, deixar de me referir a um dos maiores problemas que nossa Nação tem enfrentado nas últimas décadas e que, infelizmente, ainda persiste: A precariedade da educação de nossos jovens!  A precariedade da valorização de nossos professores!  A precariedade da qualidade de nossas escolas!  A precariedade da educação brasileira!
 
    E, felizmente, presidente, houve – como sempre sói acontecer – uma “gota d’água” para trazer o assunto à pauta de discussões quando uma secretária do Ministério da Educação, embora culta e experiente, resolveu fazer uma daquelas coisas que às vezes pensamos, mas não devemos falar, principalmente em virtude da repercussão de nossas palavras devido à posição que ocupamos.  Em publicação oficial, através de  livro distribuído para cerca de 500 mil alunos, a pedagoga chega a afirmar que não havia qualquer problema em não se preocupar com as concordâncias verbais e outras que as frases exigem.  E, que falar “Os livro é” ou “Nós pega os peixe” é uma coisa totalmente aceitável e normal (até parece que a febre do “Isso é normal” pegou em vários de seus ministérios).
 
    O fato, acima relatado, causou grande celeuma em toda a mídia, que a partir de então, passou a questionar como, a partir de então, ficarão os vestibulares, os concursos, os documentos oficiais e até mesmo a polêmica última reforma ortográfica.  E, para surpresa da grande maioria das pessoas que procuram se educar, as palavras da pedagoga foram acatadas por outras autoridades do MEC, inclusive o Ministro Hadad da Educação.
 
    Porém, como dizem os franceses, “a quelque chose malheur est bon” talvez isso seja até mesmo a porta aberta para que a Nação Brasileira, um país com quase 200 milhões de falantes desta língua “portuguesa” rejeite as novas regras ortográficas que nos foram recentemente impostas por uma minoria de apenas 20% de lusófonos – inclusive o “avozinho” Portugal com seus 11 milhões de habitantes – onde ainda se fala “facto”, “acto”, “objecto” e outras coisas estranhas d’além mar.  Talvez seja mesmo o momento de dizer a todos os sete países lusófonos do mundo que aqui não falamos português, e sim, brasileiro, ou tupiniquim.
 
    Mas, presidente, esta “gota d’água” é, além de tudo, o alerta do termômetro de nossa Educação que mostra que ela está muito doente.  E há muito tempo!  São infindáveis os problemas no ENEM,  na merenda escolar, na desigualdade entre as escolas, na disparidade da remuneração dos professores, nos desvios de recursos e  problemas nas licitações de materiais escolares, na disparidade entre alunos das escolas públicas e das particulares. São realmente muitos problemas.  Chega-se ao ponto, presidente, de se deixar que a política interfira na verdade dos fatos, ou na história da Nação, quando obras do MEC chegam a citar  “a Bolsa-Família criada por Lula”, mas não faz nenhuma menção à Bolsa-Escola criada por Fernando Henrique.  E fatos assim, infiltrando política na educação, são inadmissíveis!  Aliás, presidente, jamais se pode confundir história com política contemporânea, o quê vem acontecendo com freqüência com nossos autores – políticos – dos livros didáticos de história.
 
    A realidade de hoje, presidente é que temos 200.000 escolas espalhadas pelo Brasil, mas sem um padrão de educação, sem um padrão de metodologia, sem um padrão físico para as escolas, sem um padrão salarial para os professores.  Temos escolas subordinadas às municipalidades – de capacidade intelectual e idoneidade questionáveis neste Brasil de mais de 5.500 municípios –  ou subordinadas aos estados e ao governo federal.  A solução é uma só: A educação do povo brasileiro deve ser prioridade número um e objetivo primeiro do governo federal, padronizada em metodologia e com uma mesma meta de qualidade.   Chegamos a uma situação de, numa mesma cidade termos um IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira) de 6,6 (o maior já atingido no Brasil) e outro de 2,0 ou 3,0. Temos escolas onde os professores ganham R$3.000 e outras, numa mesma região e cidade, onde o salário não chega a R$600,00, não obstante a existência de “pisos salariais” que jamais são cumpridos.  Quem faz o todo poderoso Estado cumprir alguma coisa neste país?!?!
 
    É inadmissível, presidente,  que o Brasil, que hoje aspira estar entre as mais desenvolvidas nações do mundo, ainda proporcione apenas um média de 3 aulas-horas por aluno nas escolas.  Quando há mais de 4 décadas atrás, presidente, estudei numa escola pública, numa cidade – Dyersburg –  de apenas 12 mil habitantes, no estado do Tennessee – que não era um dos mais adiantadas dos USA, mas era orgulhoso da qualidade de sua educação – eu chegava à escola à 7:45 da manhã e saía às 17:00 horas.  Neste período, incluíam-se períodos  de estudos, alimentação, atividades extra-curriculares, esportes, banda, etc. E isso, presidente, quase há  5 décadas passadas.  É inacreditável, presidente,  que em pleno Século XXI  ainda tenhamos neste país que aspira ser de primeiro mundo,  alunos que cheguem às escolas às 7  e saiam às 11 da manhã.
 
    Acreditamos, presidente, que é chegado o momento de mudar, de inovar, de ousar.  Mas quando dizemos inovar não estamos querendo dizer baixar os parâmetros de qualidade, abrindo mão das boas maneiras de falar e de escrever, como quis a pedagoga do MEC.  Talvez seja também hora de agradecer ao Ministro da Educação por sua colaboração e partir para idéias mais novas e menos políticas.  Parece-nos, presidente, não ser mesmo muito aconselhável que ministros de um governo sejam aproveitados nos seguintes, de forma ininterrupta.  Pode ser mera coincidência, mas observe, presidente, quais são os ministérios que lhe têm dado mais dor-de-cabeça!

 

NOTAS
 
          Como já tivemos a oportunidade de expor na seção anterior, muito a contra-gosto,  talvez tenhamos de diminuir a freqüência de nossos modestos artigos.  Isso se deve,  sobretudo,  à nossa dedicação já quase em tempo integral à implantação dos Tribunais Arbitrais em todas as cidades do Centro-Oeste Mineiro e outras regiões, somando nada menos que 20 cidades.  Para se mensurar o peso deste desafio, também todo o pessoal interno dos tribunais arbitrais, assim como todos os conciliadores, mediadores e árbitros também deverão ser treinados antes da abertura das seções do TJACMG.
 
Na próxima semana estaremos fazendo algumas palestras para diferentes segmentos na vizinha e culta cidade de Pitangui.  A iniciativa é de nosso aluno do curso de Mediação e Arbitragem, Thiago Felipe Duarte Medeiros.
 
Também é da iniciativa de nosso aluno Thiago Felipe que deveremos estar participando da semana de estudos jurídicos de sua faculdade  em Pará de Minas, no próximo mês de agosto.
 
Esta semana está acontecendo na sede do Lions de  Pompéu o evento “Buteco do Leão”.  O evento se iniciará ás 22:00 horas e terminará às 2:00 da manhã.  Os ingressos para o evento já estão esgotados.




.






MEUS CAROS AMIGO(A)S E COMPANHEIRO(A)S,


GOSTARIA DE FAZER UM CONVITE PARA MOMENTOS DE COMPANHEIRISMO,DESCONTRACAO E A OPORTUNIDADE DE PROPORCIONAR UM GRANDE BEM AS NOSSAS CRIANCAS E A HUMANIDADE: ERRADICAR A PARALISIA INFANTIL DO MUNDO.VENHA PARA NOSSA TRADICIONAL FEIJOADA,EM SUA OITAVA EDICAO QUE ACONTECERA EM NOSSA SEDE SOCIAL NO DIA 12/06/11 A PARTIR DAS 11 00.TEREMOS COMO SEMPRE FEIJOADA A VONTADE,MUSICA AO VIVO,SORTEIO DE BRINDES E SUA BEBIDA DE PREFERENCAI BEM GELADA.INGRESSOS PODERAO SER ADQUIRIDOS  COM COMPANHEIRO(A)S ROTARIANOS,DAMAS E INTERACTIANO(A)S,AO PRECINHO DE R$ 10,00(DEZ REAIS).CONTAMOS COM VCS!!!!!!!!! RENDA PARA PROJETOS HUMANITARIOS DA FUNDACAO ROTARIA


RENATO OLIVEIRA








.


 



 




.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA