Edição: 22/01/2011


.



HUGO HENRIQUE DE CASTRO E SIMONE FONSECA E ARNALDO NATAL(NOSSOS COLUNISTAS) ESTÃO AUSENTES, MAS VOLTARÃO BREVE. AGRADECEMOS A ATENÇÃO E COMPRRENSÃO DOS NOSSOS LEITORES.

.

 


www.planetarei.com.br/blog/performance

.



JÉSSICA, POLIANA E JAQUELINE. Todos nós , amigos e clientes da Drogaria Aliança temos muito a dever a esta empresa especializada em atender a todos que a procuram.Não só ao Marcos Rogério  - o nosso guru – Á  ELENÍSIA - mas também às “Meninas da Aliança”, que adquiriam com a prática grandes conhecimentos de farmacologia, bioquímica e medicina. Em todos os setores da atividade humana (quer comercial ou não) o atendimento é a base de tudo. E, em matéria de atendimento a Drogaria Aliança tornou-se um ponto de referência em Pompéu e região. SUCESSO SEMPRE, AMIGAS.

.



MARCOS ROGÉRIO(leia-se DrogariaAliança) com a esposa ELENÍSIA, a “tira colo” com a   herdeira,  TÁBATA e JÉSSICA.

.



GISELLE, POLIANA E TÁBATA.

.



GISELLE E JÉSSICA.

.


JÉSSICA E KARINE.

.


GISELLE, JÉSSICA, JAQUELINE E POLIANA.



.






           GISELLE, JÉSSICA E POLIANA



.


 


GISELLE E JÉSSICA.



TAMARA – uma das garotas mais bonitas e gentis da nossa cidade.



Aqui  - a segunda da esquerda para a direita, comandando uma turma de amigas.



TAMARA com seu namorado.



MÔNICA, MÍRIAN FONSECA – a de preto – com  RODRIGO(DIGÃO)E LIDIANE, no Casamento da KENINHA, em Bom Despacho.MÍRIAN   passou por momentos de enorme desgosto e aflição. Somente quem tem filhos e sensibilidade sabe entender.



Esta foto é de uma linda cachorrinha, de propriedade de um garoto de    5  aninhos, que está muito triste pelo “desaparecimento” do seu cachorrinho.

 


.



GENTE MINHA BB ESTAVA COM UM AMIGO E NO DIA 07/01 ELE DESCUIDOU DELA E ELA FUGIU, MEU FILHO ESTA MUITO TRISTE COM O DESAPARECIMENTO DELA... QUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO MUITO.

ELA DESAPARECEU NA CIDADE DE BOM DESPACHO - MG NAS IMEDIAÇÕES DAS AV CARLOS CARDOSO DE CARVALHO COM VIVALDE BRANDÃO NO JARDIM AMÉRICA.

QUEM PUDER AJUDAR DOU GRATIFICAÇÃO EM $$.


POR FAVOR ME AJUDEM!!!!

 
(*)HOJE A ALEGRIA VOLTOU A MINHA CASA, NOSSA BB RETORNOU DEPOIS DE QUASE 2 SEMANAS DE ANGUSTIA E DESESPERO...

ESTOU MUITO FELIZ EM RETORNAR A VER O BRILHO NOS OLHOS DO MEU FILHO E A FELICIDADE Q ELE ESTA EM TERMOS ENCONTRADO A CAMILLY.

NOSSA VIDA VOLTOU A TER UM SENTIDO; E COM ISSO EU VI Q DEUS ESTA AO MEU LADO. AGRADEÇO A ELE POR TER ESCUTADO TODAS AS MINHAS ORÇOES E PROMESSAS Q FIZ PARA TER A CAMILLY DE VOLTA.

OBRIGADA A TODOS Q SE MOBILIZARAM COM A NOSSA CAUSA, O MELHOR PAGAMENTO Q PUDE RECEBER FOI VER OS OLHOS DO MEU FILHO BRILHAREM QUANDO A ENCONTRAMOS E A ALEGRIA ESTAMPADA EM SEU SORRISO, ISSO PRA MIM FOI MEU MELHOR PRESENTE DE ANIVERSARIO...

"VER A ALEGRIA RETORNAR A MINHA CASA"

AGORA SÓ FALTA MAIS UM GRANDE PEDIDO SE REALIZAR PARA MINHA FELICIDADE SER COMPLETA...

OBRIGADA DE CORAÇAO A TODOS Q ME AJUDARAM  E PARTICIPARAM DESSES 13 DIAS DE AFLIÇAO E ANGÚSTIA... OB RIGADA DE CORAÇAO.
.

E-MAIL
 
 Oi meu querido !
Como sempre a coluna está ótima !!Sempre de um ótimo gosto !!!
Parabéns !!Um beijo enorme pra vc !!
Ana Maria Maciel



.



RALF ESMERALDINO I

AMIGO JULIO....

ESQUECEU DO SEU AMIGO.....

TENHO NOVIDADES..... FUI CONVIDADO A SER JURADO DO CONCURSO TALENTO BRASIL, EM MIAMI, DIA 28 DE JANEIRO E A DESFILAR NA QUINTA AVENIDA DIA 4 DE MARÇO...
ESTOU MUITO FELIZ.....
TBM NA CORRERIA NA PREPARAÇAO PARA O CONCURSO....

RALF ESMARALDINO II

ULTIMAS NOTICIAS:
- MISTER SANTA CATARINA 2011 SERA JURADO E APRESENTADOR DO SHOW TALENTO BRASIL EM MIAMI,  DIA 28 DE JANEIRO. SERÁ TRANSMITIDO PELA EMISSORA REDE GLODO.
- MISTER SANTA CATARINA DESFILARA NA ESCOLA DE SAMBA GRANDE RIO - ESCOLA IRÁ HOMENAGEAR FLORIANOPOLIS A ILHA DA MAGIA.
SAMBA ENREDO DA GRANDE RIO:



.





ESCUSAS
 
A ex-vereadora pompeana se chama NELY MARIA CARVALHO GUIMARÃES e não NELY  CAMPOS GUIMARÃES, conforme saiu  semana passada. E , a bioquímica da laborsind, recentemente contratada se chama TATIANE CAMPOS  e não TATIANA.






.


 


LANCHONETE MAQUINÉ
 
            EM MINHA VIAGEM  a Sete Lagoas , dia 18 próximo passado com destino a Mazam para revisão, passei na lanchonete Maquine.E, como não poderia deixar de ser, fui da maior atenção por todos os funcionários daquele “point”. Uma das “meninas” me forneceu o nome de todos os funcionários – a maioria do belo sexo – mas tinha um “bendito é o fruto” – o Bruno. Suas competentes e atenciosas func ioárias são: Lílian, Ana, Aline, Cláudia, Karen, Fabiane, Jéssica, Daniela, Inalda e Ana Paula. Trabalham lá também a Pretinha(serviços gerais), que é mãe da Damaris e do Izaias.
            A “Dona” Susy, proprietária da lanchonete está de parabéns por ter sabido formar a boa equipe que tem.
           Esse “point” nunca tinha sido minha parada, mas a “culpada” de tudo isso é a Heddy Lamar Campos(em suas idas e vindas a Brasília)que  fez com que eu me tornasse quase que um “habituê” da famigerada  Maquiné...







.



JÚNIOR VILAÇA
 
O MEU MUITO OBRIGADO  ao Executivo Antônio Cândido Vilaça  Júnior(Juninho) pela linda agenda do Sicoob a mim entregue pessoalmente em mãos. E, foi dele também um lindo “marcador de páginas”, comemorativo dos 30 anos do Cabal..

.


IVAN SANTOS 

Novo estilo no Planalto

Quem imaginou que a ex-guerrilheira Dilma Vana Rousseff Linhares, hoje simplesmente Dilma Rousseff, exerceria no Governo Federal um viés ideológico de esquerda como defendem alguns petistas extremistas, enganou-se. Os primeiros sinais que emanaram das ações da governante Dilma indicaram que, após assumir o comando supremo da nação brasileira, a ex-esquerdista revolucionária quer na realidade é exercer o poder político pleno e governar o Brasil sem sobressaltos. A presidente do Brasil tem hoje poder para nomear, demitir e administrar os recursos do Orçamento da República. Este poder é de bom tamanho. As outras atribuições serão conduzidas sem traumas, segundo se pode deduzir das primeiras ações da chefe do Governo da União. Dilma mostrou que tem autoridade ao enquadrar um oficial general que tem cargo no Governo e defendeu as ações militares no regime de exceção. O general pediu desculpas, bateu continência, enquadrou-se. Calada, discreta e firme, a presidente criou uma Comissão Executiva para cobrar eficiência dos ministros, de dirigentes de órgãos do segundo escalão e das empresas estatais. É bom sinal e indica que a “gerentona Dilma Rousseff” vai cobrar eficiência. No entanto, para que ela tenha êxito no Governo, é preciso que mostre competência para a negociação política. Gerir poder político não é mesma coisa que administrar empresas. Sem apoio político nenhum governante no mundo teve êxito.
Acerto prévio
A ministra Maria do Rosário, dos Direitos Humanos (PT), disse que a Lei da Anistia não será revogada. Para dizer isto, ela combinou antes com a presidente da República. A declaração deve ter deixado frustrados os petistas que lutam pela aprovação da Comissão da Verdade para punir os que eles chamam de “torturadores” no regime militar. Dilma quer paz.
Sobriedade
Com sobriedade e respeito às diversidades ideológicas, filosóficas ou religiosas, a presidente Dilma Rousseff já sinalizou que a Comissão da Verdade cuidará apenas de dar respostas às famílias dos desaparecidos durante a “guerra suja” contra o regime militar, sem violar a Lei da Anistia. Esta postura é inteligente e conciliadora, com certeza.
Ledo engano
Os revanchistas de esquerda devem estar frustrados, pois o presidente Lula ignorou as reivindicações dos que defenderam a revogação da Lei da Anistia, para que pudessem julgar em tribunais populares semelhantes aos de Cuba os acusados de crimes no regime militar. Quem esperou que Dilma Rousseff fosse revanchista, enganou-se completamente.
(ivan santos – do Correio de Uberlândia)

.

JÚLIO

Agradeço pelas referências positivas sobre minha coluna. Sou observador da cena política. Não me sobra tempo para escrever nada mais. Sou editor de Opinião do Jornal Correio de Uberlândia e isto me obriga a fechar uma página todos os dias. À tarde trabalho na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia onde sou o responsável pela comunicação empresarial. Meu dia é corrido de manhã à noite e escrever sobre política é consativo. Às vezes estou com um texto pronto e tenho que mudar tudo porque política muda como nuvem, como dizia o saudoso Magalhães Pinto. Sua Coluna Social Virtual é encantadora. Prossiga que o sucesso é certo.
As. Ivan Santos(leia-se Correio de Uberlândia)

.

ELLAS & ELLES
 
Olá Julio, tudo bem??
Que imenso prazer minha filha Tatiane Campos podersair na sua coluna.Ela e sua irmâ Tais...estrelinhas, que nasceram pra brilhar e como brilham!! Elas meu maior orgulho!!! E como dizem: em Pompéu só é famoso quem você quer!! Muito obrigada. Abraços.(Gilcinéia Campos)
 
*********************************
 
 
E ai grande amigo Geraldinho, um forte abraço um feliz natal
atrasado e 2011 repleto de muitas felicidades para vc, para vc  se lembrar
de mim Suelaine filha da Rosa do Hotel continental, felicidades.

.

Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

22/01/2011

Carlos FOSCOLO



CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – III
 
O ESTADO TODO PODEROSO. MAS, CADÊ O ESTADO?
 
Presidente Dilma,
 

               É com imenso pesar que todo o povo brasileiro acompanha a tragédia que se abateu sobre várias regiões do Brasil, e sobretudo,  a  Serrana do Rio de Janeiro.  O número de vítimas fatais, oficialmente constatado, já chega a 743 e, muito provavelmente, deverá chegar perto, ou mais, de 1.000 porque o número de desaparecidos ainda é muito elevado.  É uma situação terrível e tem causado grande comoção social, com famílias inteiras dizimadas, crianças órfãs, e histórias que comovem e fazem chorar os mais empedernidos corações.  E, desde os primeiros momentos desta hecatombe iniciada há mais de uma semana, o quê ficou muito patente para toda a sociedade brasileira foi o despreparo e lentidão do Estado Brasileiro para lidar com situações como essa.
 
            Cadê aquele Estado todo poderoso, arrogante, assim pintado pela voz estressada de seu presidente, sempre rouca de tanto dar entrevistas e apregoar pelos quatro cantos do País as maravilhas desta Nação Emergente, que tem Pré-Sal, que exalta os bilhões da Petrobrás, que empresta dinheiro para o FMI, que manda ajuda para nações africanas, que quer ocupar um assento na ONU?  Cadê o Estado nos momentos imediatos da tragédia?  Houve aviso prévio do que iria acontecer? Sim, os técnicos dos serviços  meteorológicos avisaram, mas.... cadê o Estado para tomar providências? Alguém poderá contra-argumentar: Mas o Estado chegou e medidas estão sendo tomadas!  Sim, presidente, você esteve no local dos tristes eventos apenas 48 horas após o início da desgraça, presença esta que, inclusive obrigou o Governador Sérgio Cabral, que passava férias na Europa, voltar ao Brasil mesmo a contra-gosto, pois até então suas “providências” estavam sendo “tomadas” por telefone. Sim, os ministérios estão fazendo planejamentos e procurando medidas para evitar a repetição desses eventos futuramente.  Mas quando as ações estarão prontas?  Dentro de 4 anos!!! Isso, presidente Dilma, significa mais quatro verões e mais quatro períodos de tragédias!
 
            Porém, presidente Dilma, há um ditado francês que diz “A quelque chose malheur est bon”  equivalente ao que os americanos e ingleses dizem “Every cloud has a silver lining” e equivalente, ainda, ao que meu pai dizia “P’ra alguma coisa a desgraça serve”.  Será que o Estado, embora pagando um altíssimo preço de mil vidas sacrificadas aprenderá a lição? Será que o Estado terá a coragem de desagradar seus mentores ideológicos, e abdicar desta insensata ambição de ser empresário e se dedicar, realmente às principais atribuições que realmente lhe competem:  Educação, Saúde e Segurança?
 
Estamos certos, presidente Dilma, de que o povo brasileiro estará muito mais feliz em vê-la, nas suas prováveis raríssimas futuras entrevistas – ao contrário de seu antecessor – falar menos da exploração do Pré-sal e das brigas dos estados pelas suas fatias, falar menos de PACs, falar menos das reservas do Brasil no Banco Mundial, falar menos dos Armadinejads, dos “companheiros” Hugos Chaves, dos Evos Morales, dos Rafaels Correas , dos Rauls Castros.dos Zelaias e outros similares pesos-mortos políticos, e  mais sobre os planos para a melhoria da Saúde, da Educação e da Segurança para, assim, atingir e justificar o único objetivo que justifica a existência de um Estado:  A felicidade de todo o seu povo! 

  
ECONOMIA E POLÍTICA - II
 
O CUSTO BRASIL
 

            Quem não conhece a história do marido traído e o sofá? Bem para aqueles que já se esqueceram vamos relembrar-lhes. O marido, ao chegar em casa, surpreende a mulher deitada com seu amigo, no sofá da sala.  E ele, tomado de justificada ira, estressado, corre ao quintal, pega um machado e zás:  Violentamente quebra o sofá, com repetidos golpes de machado.  E, aliviado exclama:  Isso não acontecerá mais!!!  Mas o quê tem isso a ver com o “Custo Brasil”? Talvez não muito. Mas, vejamos.
 
            Os mentores da economia brasileira, principalmente os integrantes do Ministério da Fazenda e do Banco Central parecem usar um daqueles óculos antigos – de lentes verdes – verdes, da cor do dólar. E tudo que enxergam passa pela “inevitável” perspectiva da moeda americana.  Ele – o dólar – passou a ser o vilão de qualquer situação econômico-financeira corrente:  Se as exportações caem, o vilão é o dólar; se a inflação aumenta, o vilão é o dólar; se há desindustrialização o culpado é o dólar, se há desemprego, a culpa é também do dólar.  E com essa psicose em mente, estamos chegando ao ponto de criar medidas para evitar a entrada de dólares no Brasil, de rejeitar investimentos estrangeiros tão bem-vindos em qualquer país.  Dólar virou palavra feia para o governo. O dólar virou o sofá, que precisa ser quebrado!!!
 
            Nossos ministros, por mais inteligentes que sejam, não deixam de carregar em seu íntimo, pelo menos, inconscientemente, a arraigada cultura da grande maioria do empresariado brasileiro:  A cultura do “prefiro ganhar muito em pouco, do que ganhar pouco em muito” . Assim, quando o valor do dólar baixa, causando também uma menor rentabilidade das exportações brasileiras, os ministros são pressionados a artificialmente provocar a elevação de seu valor para aumentar o faturamento das exportações.  E agindo assim, estão simplesmente quebrando o sofá.  Isso porque lhes falta coragem de dar o ousado, corajoso passo de diminuir o absurdamente elevado “Custo Brasil”.  Não seria mais efetivo reduzir a carga tributária de mais de 40% que esmaga a a nossa indústria?  Não seria mais efetivo ter a coragem de fazer as reformas fiscal, previdenciária e trabalhista, amenizando esta insensata carga tributária – maior do mundo –  e desonerando a folha de pagamento, que chega a ter 130% de encargos? Não seria mais sensato permitir que as forças produtivas da Nação pudessem praticar uma economia de escala, com grandes produções e pequenas margens para assim se tornar competitiva?  Tudo isso sem contar outros fatores que incham esse “Custo Brasil” como a falta de infra-estrutura para escoar a produção e o excesso de burocracia para se criar e tocar uma empresa.
 
            A realidade é que estão rejeitando um precioso investimento a custo zero por falta de coragem de agir mais profundamente na economia.  E, em virtude disso, as empresas brasileiras apenas conseguem ser eficazes, mas jamais eficientes o suficiente para competir com suas concorrentes internacionais em virtude do sufocante “Custo Brasil”

 
NORMAS E FORMAS – II
 

 
LEVAR VANTAGEN EM TUDO:   PREÇOS ABUSIVOS
 

                É extremamente lamentável a mania que muitos de nossos compatriotas têm de usar a lei da vantagem em quaisquer circunstâncias:  Levar vantagem em tudo!!!  Eu conheço e você também, minha leitora, conhece pessoas que não conseguem ver alguma coisa sem enxergar nela uma oportunidade de tirar alguma vantagem.  No dia a dia vemos isso nos negócios, na venda de mercadorias, na permuta de bens e assim por diante.  Em situações normais, as pessoas que se dão a esta prática justificam que “fazer negócio é assim mesmo” e, assim, sob o disfarce do “fazer negócio”, não sentem sua consciência pesar e ainda, às vezes, se julgam  cristãos exemplares!
 
            Levar vantagem através de mentiras e engodos é desonesto, mas  suportável no dia a dia.  Mas aproveitar-se de uma situação de calamidade, como na Região Serrana do Rio e colocar à venda uma garrafa de água mineral de 1 litro por 20 reais é motivo para prisão em flagrante e a pena deveria ser a de alguns anos.  Na China, país autocrático, casos assim são punidos com a morte, através de julgamentos sumários que duram no máximo  cinco dias.
 
            Aqui, pela primeira vez fala-se em punir os seguidores de tais práticas. Esta punição é muito bem lembrada, pois a pessoa que assim age demonstra uma falha de caráter irreversível e uma falta de crença em valores morais maiores essenciais à convivência em sociedade, passando a ser nociva à formação, não só de seus filhos, mas de incautos e inocentes membros da sociedade que possam se espelhar em seus exemplos, por achar isso normal.


À SUA SAÚDE - II

O QUE ACONTECE AO PARAR DE FUMAR

        Poderia – eu mesmo – dar meu testemunho sobre os efeitos de parar de fumar.  Embora eu tenha fumado relativamente pouco tempo, cheguei ao absurdo de consumir 5 maços de Hilton 100 por dia.  Na época, eu usava uma piteira – uma não, cinco! – da marca Targard.  As cinco piteiras limpas eram colocadas no bolso esquerdo e à medida que iam ficando cheias do negro alcatrão – o verdadeiro veneno do cigarro – eu as ia passando para o bolso direito. Ao final do dia, retirava o alcatrão com toalha de papel e mergulhava as cinco piteiras em álcool.  Na manhã seguinte, estavam novamente prontas para a triste lide de me envenenar.
 
Lendo ainda, há pouco, um artigo da Targard – empresa que sempre viveu do cigarro, fabricando e comercializando suas piteiras – mostrando o malefícios do fumo e os benefícios de deixar o vício, senti-me na obrigação de repassar para outras pessoas a metodologia que criei para parar de fumar – e só parei uma vez – há 30 anos, por exigência do nosso muito estimado Dr.Zequinha – José Eustáquio  Castelo Branco –  que, como é de seu costume, não usou meias palavras para dizer: “Ou você pára de fumar imediatamente ou não verá seu filho – Carlos Augusto, ainda um nascituro – com oito anos de idade.  Não pensei duas vezes. Embora estivesse com um maço de Hilton 100 fechado, em plena sexta-feira, à noite, em Belo Horizonte, bem perto do Groove, decidi na hora.
 
Encurtando a história, criei uma  metodologia para parar de fumar. Fiz as contas.  Como eu fumasse 100 cigarros por dia e o tempo normal de atividades diárias fosse de cerca de 16 horas – ou 960 minutos – dividi o número de minutos pelo número de cigarros fumados e encontrei 9,6 minutos por cigarro. Como eu gastasse cerca de 4 a 5 minutos para fumar um cigarro, o tempo de intervalo seria então de 5 minutos também. Pronto. Estava estabelecido o ciclo da vontade: Vi que depois que acabava de fumar, a nova vontade de faze-lo só voltava depois de 5 minutos. Observei também que neste instante da vontade de fumar, se eu segurasse por mais 30 segundos ou um minuto, a vontade passava e só voltava daí a 5 minutos novamente.  Era o ciclo da vontade. E, ao passar dos dias, meses e anos, este ciclo foi aumentando para 6 minutos, 10, 15, 60, horas, dias, meses, anos.  Até hoje, de vez em quando, talvez a cada 2 ou 3 anos, sem querer ainda levo a mão ao bolso, com se lá tivesse um maço de Hilton!
 
Se com meu método eu conseguir que pelo menos uma pessoa abandone o vício, já estarei muito feliz, pois veja abaixo a importância de fazê-lo.  Veja a progressão do benefício, que, com o tempo, você terá:pria Targard, que vem a p destino,  para a triste lide de me envenenar.
erdo e tar a entrada de drasil no

Após...
 
20 minutos - Pressão arterial e freqüência cardíaca começam a voltar ao normal.
Após 8 horas - (CO) e (O2) voltam ao normal.
24 horas - Começa a reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio.
48 horas - Terminações nervosas começam a se regenerar.
72 horas - Respiração fica mais fácil (Brônquio relaxamento), aumenta a capacidade pulmonar.
2 a 3 meses - Aumenta e facilita a circulação sanguínea (Caminhar torna-se mais fácil).
1 a 9 meses - Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar, movimento ciliar brônquico volta ao normal, limpando os pulmões. Aumentando assim a capacidade física.
1 ano - O imenso risco de doenças cardíacas coronarianas, cai para metade de quando se era um fumante habitual.
5 anos - A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade. O risco de um derrame cerebral após 5/10 anos sem fumar - é o mesmo de quem nunca fumou, o risco de câncer de boca, garganta e esôfago também.
10 anos - A morte por câncer de pulmão toma-se similar a dos não fumantes. As células pré-cancerosas são substituídas. reduz-se a quase zero os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago.

À SAÚDE DE SUA EMPRESA - I
 
VOCÊ CONHECE OS KPI’s DE SUA EMPRESA?
 

            Você conhece os KPI’s de sua empresa?  Não se assustem se constatarem que realmente não os conhece muito bem. Por que?  Porque poucos os conhecem.  De um modo geral os gestores estão mais preocupados com indicadores absolutos do que com os  relativos.  Assim, todos conhecem o valor da folha, do faturamento bruto, o número de funcionários, a quantidade produzida, gastos com combustíveis, valores de impostos e assim por diante. Mas não se tem muita preocupação com o indicadores relativos, aqueles que são oriundos de dois ou mais indicadores absolutos.  E dentre os relativos, encontram-se o KPI’s (Key Perfomance Indicators) ou mais claramente os Indicadores-Chave de Desempenho.  Porém, embora todo KPI seja um indicador relativo,  nem todo indicador relativo é um KPI.
 
            Por falta de espaço, e por atender ao meu amigo Gilberto Valadares Porto – O Gilbertinho – que me pediu para não escrever muito, nos próximos números falaremos um pouco mais sobre essa maravilha essencial à gestão de qualquer empresa, o KPI.  Também a partir dos próximos números estaremos publicando, aqui, sumários – bem curtos, viu Gilberto – de nosso livro em elaboração,     “Encurtando Caminhos através dos KPI’S” que na versão paralela em inglês que estou também escrevendo, tem o título de “Bridging the Gap through KPI’s”



NOTAS
 

Email recebido (sobre as chuva sno Rio)
 
Como vai Carlos Foscolo,
Quero manifestar aqui que você foi muito feliz na sua posição sobre o que realmente acontece neste governo "Santo".
Parabens.
Alécio Menezes Maciel

O Tribunal de Justiça Arbitral – Curso de Árbitros

Conheça o site do Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro – TJACMG e saiba mais  sobre o Curso de Árbitros para o Tribunal.  O Curso tem como patrono e orientador doutrinário e pedagógico o Desembargador Belizário Antônio de Lacerda e como facilitador Carlos Foscolo, autor desses escritos. Maiores detalhes e solicitações de informações no site do Tribunal: www.tjacmg.com.br

.

E-MAIL ENVIADO AO PAULO MAURÍLIO
 
PAULO MAURÍLIO
BOA TARDE
COMO VAI, TD BEM?
NÃO GOSTARIA DE ESTAR LHE ENVIANDO  ESTE E-MAIL, MAS SE O FAÇO, PODE CRER, É PORQUE CONTINUO ADMIRANDO A SUA PESSOA E ESTEJA CERTO  - NÃO TENHO ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA VC  E TAMBÉM NÃO APOIEI O VEREADOR  NAQUELA NOTA DO SEU BLOG. REPROVEI-O E TAMBÉM O CONTEÚDO DA MESMA.
MAS, O QUE ME TRAZ AQUI, COM A DEVIDA MÁXIMA VÊNIA É O TEOR DO E-MAIL ABAIXO, QUE RECEBI  ESTA SEMANA DA MIRLEI CAMPOS, QUE É O QUE SE SEGUE ABAIXO..
NÃO GOSTARIA DE PUBLICÁ-LO , SEM QUE VC TOMASSE CONHECIMENTO DO MESMO E MAIS: O ESPAÇO ESTÁ ABERTO PARA VOCÊ PARA QUE DÊ TAMBÉM AS SUAS EXPLICAÇÕES  - COMO ELA DEU AS DELA.
APROVEITO O ENSEJO, PAULO,  PARA LEMBRAR-LHE QUE SEMPRE FUI AMIGO E ADMIRADOR  DO SEU PAI E TB COMPANHEIRO DELE DO LIONS CLUBE -
 SEU AVÔ(PAULO) ERA AMICÍSSIMO DO MEU PAI, SEM ME ESQUECER, PAULO MAURÍLIO, QUE DEVO A VC MUITA FINEZA: QUEM PRESTA FAVOR A ALGUÉM, NÃO SE LEMBRA, MAS QUEM RECEBE(COMO FOI O MEU CASO) - NUNCA  SE ESQUECE.
O MÍNIMO DE CONSIDERAÇÃO QUE EU PODERIA TER COM VOCÊ, É LEVAR A SEU CONHECIMENTO O CONTEÚDO DO MESMO, LEMBRANDO DA MAXIMA NÃO SEI SE DO  EX-GOVERNADOR DE MINAS BENEDITO VALADARES, DE CHURCHILL, DE DE GAULE OU MAO TSE TUNG: " POLITICA É A ARTE DE ENGOLIR SAPOS". VC NÃO ESTÁ NO PODER, VC NÃO É POLÍTICO - VC "ESTÁ" POLITICO ,  E POR CONSEGUINTE FAZ PARTE DO PRIMEIRO ESCALÃO DO GOVERNO, PORTANTO, PAULO , JAMAIS VAI ESTAR IMUNE, INFELIZMENTE, À CRÍTICA.
QUEIRA ACEITAR MEU ABRAÇO FRATERNAL E A DEMONSTRAÇÃO DE QUE ESTOU MUITO ACIMA DE PICUINHAS DA VIDA POLITICA.
JÚLIO PORTO

.

.

MIRLEI CAMPOS
 
Boa tarde Julio Porto,Assim como vários internautas de vez em
 quando dou uma espiadinha na sua coluna, e não há lugar melhor para que eu
 faça alguns esclarecimentos.
 Primeiramente agradeço o apoio da população,pela força que me prestaram
 quando retornei as atividades na Secretaria de Cultura e Desportos,como
 todos sabem a Casa de Cultura foi a realização do meu sonho.
 Mas infelizmente desta vez pouco pude fazer para a população, isso se
 refere
 ao grande desinteresse da parte do Sr. Paulo Maurílio  que desde o inicio é
 ele o Secretário de Cultura,que me deixou de mãos atadas me
 impossibilitando
 de dar continuação aos meus projetos.
  Devo dizer que ele é uma ótima pessoa, mas como Secretário ele deixa a
 desejar. Espero a compreensão de todos, e desde já agradeço e bola pra
 frente::::As. Mirlei Campos

.

E-MAIL

OI meu querido primo,estou admirada com o sucesso de sua coluna!Cada semana ela vem enriquecida de grandes novidades.Eu como uma pompeana apaixonada por esta cidade maravilhosa e inesquecível  fico daqui de longe esperando as noticias do momento que vc tão bem transmite para os seus leitores.
Muito bonita a sua mensagem sobre nosso encontro aqui nas festividades do
NATAL.E, as fotos ficaram maravilhosas!E vc com todo cuidado marcou a
presença de cada um,esse carinho engrandece o coração das pessoas.  Desculpe
se não me manifestei antes para agradecê-lo pelos elogios a nós dirigidos,mas fique certo:foi uma honra para todos nós a presença de vcs aqui em casa.Vamos planejar outros encontros,nada melhor do que uma reunião familiar,não acha?
 Parabéns pelo seu trabalho,está maravilhoso!
             Um abraço dos primos,
                  Maria da Paz e Santinho
OBSERVAÇÃO: na foto – Orlando(Professor Orlando, Terezinha, Ana, Maria da Paz, Santinho e o bonito(José Aguinaldo -  meu concorrente, rssssss).

.

LEMBRANÇAS DE ELISEU RESENDE

É difícil para mim dar adeus a Eliseu Resende. O nome dele permeia boa parte da minha existência. Ainda ontem, remexendo baús, encontrei velho documento pelo qual meu pai, Raimundo Cândido Vieira, foi promovido no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Quem assinou o ato como diretor-geral do órgão? Adivinhe! Eliseu Resende, claro. Ele se formou engenheiro, doutorou-se em Nova Iorque na área de filosofia, tocou grandes obras, ocupou altos postos de comando e avançou na idade sem perder o entusiasmo, a fé em Deus e a esperança nos homens. Acima de tudo, um simples. Se dependesse dele, seria eternamente “o menino de Oliveira”, como o chamávamos na campanha “Mãos à Obra”, quando ele concorreu ao Governo de Minas. Do outro lado, Tancredo Neves, também figura de relevo na vida nacional. Época dourada: havia tantas reservas morais no serviço público! Não me sai da mente a marchinha do “menino de Oliveira”. Começava assim:

“Vamos, minha gente!/ Juntos, vamos votar./ A hora é esta/ e o povo já escolheu/ para governador: Eliseu”.

Depois o locutor entrava com o texto: “Eliseu Resende nasceu em família numerosa. Desde criança, o trabalho faz parte de sua vida. Aos 12 anos, para custear os estudos, já trabalhava como contínuo de banco (...)”. E por aí seguia o horário eleitoral no rádio e na TV. Que saudade!

Essas lembranças são para informar aos menos avisados que praticamente nasci admirador de Eliseu.

O tempo caminhou, caminhou... Eliseu chefiou o DNER (atual DNIT), foi ministro dos Transportes no Governo de Figueiredo e da Fazenda no de Itamar Franco. Neste derradeiro cargo no Executivo, sofreu calúnias por não ceder à pressão de certos grupos, à pressão daquela gente que, segundo Edson Nery da Fonseca, ex-assessor especial do Planalto, insiste em transformar o poder em “verdadeiro ninho de víboras”.

Chega 1994. Lá uma bela noite de sexta-feira, mês de junho, recebo a visita dos amigos doutor Rubens Bittencourt e Zé Reinaldo (este atualmente nos invisíveis espaços). E eles me dizem logo, à queima-roupa:

– Estamos aqui em nome do doutor Eliseu Resende. Como você mostrou muita eficiência na campanha do Ronaro Corrêa, queremos convidá-lo a assumir a Comunicação da campanha do Eliseu. Ele será nosso candidato a deputado federal. É uma das mais brilhantes inteligências do Brasil, mas precisa de um trabalho sistemático para divulgá-lo aqui na região. O Ricardo Campos, ex-revista VEJA, ficará direto em contato com você, dando-lhe todo o suporte necessário.

– Desde bruguelo sou fã de carteirinha do doutor Eliseu. Podem contar comigo, respondi.

Terminado esse breve diálogo, fomos comemorar minha contratação nas barraquinhas de Santo Antônio.

Sucederam-se estafantes reuniões e viagens. Doutor Rubens com a tarefa, árdua, de conseguir a adesão dos prefeitos e vereadores. Na Câmara de Curvelo, formou-se o Grupo dos Sete, composto por Edson Eugênio, Afrânio Diniz, Altino Borges e outros parlamentares. Eu dava uma de advogado do diabo e apresentava N razões para o eleitor curvelano e circunvizinho não simpatizar com Eliseu. Doutor Rubens, macaco velho, ia derrubando meus argumentos, um a um, mediante provas de que esta ou aquela declaração carecia de fundamento. Elaboramos, assim, uma espécie de questionário, com respostas claras e objetivas. Recorremos aos mestres da ciência política, da sociologia, do “marketing”, enfim, mergulhamos, com o escafandro do bom-senso, em oceanos teóricos indispensáveis. Destarte, ficou pronta a estratégia com a qual nos lançamos no corpo a corpo em todo o centro-norte mineiro, empunhando a bandeira de Eliseu Resende. Aqui e em vários lugares, a dobradinha era com doutor Viana para a Assembleia Legislativa. Quase toda semana nos reuníamos com a imprensa. Adonias Ribeiro, hoje diretor do CENTRO DE MINAS, trabalhava em O MOMENTO REGIONAL e participava dos encontros. Seu Nilson Gonçalves, idem. Só deixou de aparecer em algumas ocasiões, em virtude de acidente automobilístico. Delém terminava seu programa matinal na Rádio Clube e, antes de almoçar, passava pelo comitê para se inteirar das novidades comigo. O mesmo fazia Geraldo Salles França, apresentador dos comícios. Ideumar Gonçalves, diretor da FOLHA DE CURVELO, e Eustáquio Pizani, colunista de CN, foram outros que abraçaram a nossa causa. Enfim, ninguém da mídia nos fechou as portas. Detalhe importantíssimo: os apoios eram con-quis-ta-dos, se é que o leitor me entende. O candidato se propunha a ajudar Curvelo, e essa proposta a todos seduzia, de maneira natural.

Não deu outra: Eliseu virou o representante dos curvelanos em Brasília. Teve mais dois mandatos de deputado federal e, ao morrer em São Paulo, no início de 2011, estava no primeiro quatriênio como senador da República. Canalizou inúmeros benefícios para este município, independentemente de quem estivesse à frente da Prefeitura. Mudou a fisionomia da cidade. São testemunhas disso os ex-prefeitos Paulo Dayrell, doutor Sebastião Salomão e, de modo especial, Maurílio Guimarães. Maurílio considerava Eliseu como um pai e, com o respaldo dele, realizou em Curvelo duas gestões que, de tão profícuas, dispensam comentários.

Sem alarde, como era de seu feitio, Eliseu se despediu de nós. E quem não se sentiu lá embaixo ao se despedir de Eliseu?

A Prefeitura de Curvelo deveria ter decretado luto oficial pela morte daquele que, depois de doutor Dalton Canabrava, tornou-se o maior benfeitor do Município. Não o fez. Por que será? Mistério...

Quero encerrar minha arenga, mas ainda não sei como dar adeus ao autêntico “Homo faber”, que era também sonhador, ao mesmo tempo formiga e cigarra; não sei que diga ao “Engenheiro do Progresso”, ao responsável maior pela retirada dos trilhos do centro de minha terra, ao filósofo apaixonado pela obra de Drummond. A luta pela existência me chama. Tenho de pôr um ponto-final no texto. Então paro. Mas o faço desolado, nada obstante a certeza drummoniana de que: “As coisas tangíveis/ tornam-se insensíveis/ à palma da mão./ Mas as coisas findas,/ muito mais que lindas,/ essas ficarão”.

Descanse em paz, Eliseu! Tenha o sono dos justos!

(*) O TEXTO ACIMA É DO MEU AMIGO NEWTON VIEIRA, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais - AMULMIG"



.

 


ALUNOS INTELIGENTES X PROFESSORES EFICIENTES!!!!!

Professor:   O que devo fazer para repartir 11 batatas por 7 pessoas?
Aluno:   Purê de batata, senhor professor!
(faz sentido!)
 
Professor:   Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno:    Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
Professor:   Mais depressa!
Aluno:   Nós corremos, vós correis, eles correm!
(e não é verdade?)
 
Professor:   "Chovia" que tempo é?
Aluno:   É tempo feio, horroroso, senhor professor.
(alguma dúvida?)
 
Professor:   Quantos corações nós temos?
Aluno:   Dois, senhor professor.
Professor:   Dois?!
Aluno:   Sim, o meu e o seu!
(a lógica explica; certinho!)
 
Dois alunos, muito amigos, chegam tarde à escola e justificam-se:
- O 1º   Aluno   diz: Acordei tarde, senhor professor!
Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º   Aluno   diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!
(fisicaquanticamente falando quem discute? está certo!)
 
Professor:   Pode dizer o nome de cinco coisas que contenham leite?
Aluno:   Sim, senhor professor. Um queijo e quatro vacas.
(me diga onde ele errou?)
 
Aluno de Direito fazendo um exame oral. A pergunta: O que é uma fraude?
Responde o   aluno:   É o que o Sr. Professor está fazendo.
O   Professor   (muito indignado): Ora essa, explique-se...
Diz o   aluno:   Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!
(e então... na lógica...)
 
Professora:   Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
Maria:   Aqui está.
Professora:   Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
Turma:   A Maria.
(uauuuuu!!!)
 
Professora:   Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
Bruno:   Professora.
(essa doeu!)
 
Professora:   Joãozinho, me diga sinceramente: você ora antes de cada refeição?
Joãozinho:   Não professora; não preciso... A minha mãe é uma excelente cozinheira.  
(sempre ele!)
 
Professora:   Artur, tua redação "O Meu Cão" é exatamente igual à do teu irmão. Você copiou?
Artur:   Não, professora. O cão é que é o mesmo. 
(a melhor de todas!!!) (COLABORAÇÃO: MARIA DA PAZ)



.









 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA