Edição: 26/02/2011


.





Estou muito feliz com tudo. Desde o convite até todo o prestigio que estou tendo, graças a você. Nem sei se mereço..rs Mais uma vez obrigada.As colocações foram da Musa da Cavalgada de Pompéu(LUIZA VALADARES – foto), que irá representar muito bem a nossa cidade na Cavalgada de Diamantina a Biribiri, amanhã, 26, sábado.É ela quem diz:  - “Espero poder representar Pompéu da forma que espera, como agradecimento do convite.Beijos!

.

 

 
Oi Júlio, li a reportagem. De fato a diferença entre is homens Canalhas e Cafagestes é tênue. Entendi que o cafajeste é o canalha mais refinado, o verdadeiro 171... é pura malandragem. Portanto,  teve mais trato e optou por ser cafajeste ELE É MUITO MAIS SACANA, que o canalha. Mas no final, ambos se dão  mal.... Abraço. Ivone Foschetti , de Bom Despacho -foto)
OBSERVAÇÃO: Se você quer saber a diferença que há entre Canalhas e Cafagestes acesse a edição de 03-01-2009.


.


.



.



.


As fotos acima são do casal advogado BIANCA e BRENO, com quem a coluna se desculpa pela ausência a seu lindo enlace  e recepção e espera se sucumbir mostrando para nossos milhares de leitores - principalmente para aqueles que não puderam se privar de acontecimento social  - as fotos dos noivos, cujo acontecimento, marcante, no calendário social de Pompéu.

.

NIVER
 
DIA 24 ÚLTIMO, quem contou tempo foi CHRISTIANE CAMPOS VALADARES VILAÇA.Ela é funcionária da Câmara dos Deputados e seu marido – o ANTÔNIO CANDIDO VILAÇA JÚNIOR é Superintendente do Banccoob. Elas vão me “xingar” porque não fazem a mínima questão de aparecerem nesse aspecto.



Os QUEIROZ:  a família que reza unida permanece unida. Aqui Jussara com seus dois irmãos.


.
 



.




A cidade de Morada Nova de Minas também se fez presente à recepção que o casal  prefeito Haroldo Queiroz ofereceu em honra do seu netinho.



.


 
CONVITE
 
A Prefeitura Municipal tem a honra de convidar você e sua família para a Inauguração da nova sede do Centro de Educação Infantil Municipal ‘Francisco Pereira Soares’, no bairro Morro Doce, dia 25 de fevereiro, às 20:00 horas.
(Da Assessoria de Imprensa leia-se Flávia Dias)


.

E-MAIL DO MEU GRANDE AMIGO JACINTO GUIMARÃES
 
Meu caro Geraldinho,
As vicissitudes da vida afastaram- me do Pompéu,mas o Pompéu jamais saiu
de minha alma e do meu coração,herança de meu saudoso pai:Omar campos Guimarães.
A fazenda do Cacique,sempre viva em minha memória,palco da infância e adolescência, cheia de recordações dos ditosos tempos vividos.
Ler sua coluna,o DIARIO OFICIAL REGIONAL, é uma obrigação do pompeano em STAND BY,ligados aos fatos e acontecimentos da ILHA DA PROSPERIDADE..
Por  estes rios que nos rodeiam,correm as lágrimas  dos filhos da terra,que não tiveram a benção  de ai viver e ai se fixar...
Muito obrigado por ter  sido lembrado nas paginas deste JACINTHO DE THORMES,o Arauto do cerrado da Joaquina,a inesquecivel.
Com a amizade e admiração
Jacinto Guimarães.


.

RESPOSTA DO COLUNISTA

 NOSSA AMIGO
PEGOU PESADO, HEIN??? RISSS. QUANTA HONRA SER COMPARADO AO MANECO MULLER( O CRIADOR DO COLUNISMO SOCIAL NO BRASIL).
SENTI QUE VC GOSTA DE ESCREVER... Q TAL MANTER UMA COLUNA AQUI EM NOSSO MINIFÚNDIO. SE SEMANALMENTE LHE ABSORVE MUITO, PODE SER QUINZENALMENTE... PENSA AI. SERÁ UMA HONRA PODER CONTAR COM SEU CONCURSO E COM A SUA BRILHANTE INTELIGÊNCIA EM NOSSAS "PÁGINAS". TEMOS O ARNALDO NATAL Q FALA DE FUTEBOL; O CARLOS FÓSCOLO DE POLITICA NACIONAL E INTERNACIONAL,; HUGO DE CASTRO DE FATOS HISTÓRICOS DE POMPÉU , DO ESTADO E DO PAÍS, A SIMONE FONSECA DE NUTRIÇÃO . QUER ESCOLHER O TEMA??? VAMOS FALAR SOBRE ISSO? SERIA MTA HONRA PRA NÓS E NOSSOS LEITORES(MAIS DE 7 MIL ACESSOS INDIVIDUAIS POR MÊS).
 NÃO CONSIGO, MEU AMIGO,ME DIRIGIR A VOCÊ  SEM ME LEMBRAR DOS FORTES LAÇOS DE AMIZADE QUE UNIAM O SAUDOSO E INESQUECÍVEL OMAR CAMPOS GUIMARÃES, O OMAR DO CACIQUE, O OMAR DO CINTINHO E O MEU VELHO PAI. ERAM  MAIS QUE AMIGOS -  DIRIA QUASE IRMÃOS.
ME LEMBRO, JACINTO, COMO SE FOSSE HOJE: MEU PAI ADENTRANDO O PORTÃO DA GARAGEM ONDE ELE MORAVA EM FRENTE AO CINE MARABÁ, CHORANDO COMO UMA CRIANÇA PELA MORTE DO SEU PAI - PESSOA A QUEM EU TAMBÉM MUITO ADMIRAVA - E TE FALO DE CORAÇÃO. O OMAR SEMPRE ME DEMONSTROU UM CARINHO MUITO ESPECIAL, JACINTO  - E CLARO  - O CARINHO E A ADMIRAÇÃO ERAM RECIPROCOS. SE TIVER FOTOS DO SEU PAI AI, ME ENVIE... E NÃO IMAGINA COM QUE PRAZER EU IREI PUBLICAR.
JACINTO, EM QUE ANO SEU PAI FALECEU... CREIO QUE DEVE TER SIDO ANTES DOS ANOS 60, SIM??? EU ERA MTO JOVEM , MAS ME LEMBRO MTO BEM DELE E NÃO APAGO TB DA MINHA MENTE E DA MINHA RETINA VER O VELHO POLEGO SE DERRAMANDO EM LÁGRIMAS...
JACINTO, HERDEI DO MEU PAI UMA VIRTUDE RARA NOS DIAS DE HOJE(E GUARDO ISSO COMO ORGULHOSA  HERANÇA: A LEALDADE AOS AMIGOS.   E, SUA FAMILIA ESTÁ ENTRE OS MEUS AMIGOS MAIS CAROS, PODE CRÊ.
QDO VIER A POMPÉU, ME LIGA, VAMOS NOS ENCONTRAR. ANOTE MEUS CONTATOS: 3523-1133 E 9989 1133(037).VAMOS TOMAR UM UISQUE AQUI EM CASA - QUE SERÁ ACOMPANHADO DE CASTANHA DE CAJÚ OU DE MACADÂMIA...
GDE ABRAÇO, MEU AMIGO... PRECISAMOS  ESTREITAR MAIS NOSSOS LAÇOS DE AMIZADE E DE NOS REVERMOS MAIS VEZES.
SEMPRE MAIS.
GERALDINHO

 


.



APREENSÃO
 
Abaeté da o exemplo de que a integração das polícias civil e militar é possível e que traz grandes resultados para a sociedade.
Na ultima quinta feira grande quantidade de drogas foram apreendidas na cidade de Abaeté, centro Oeste de Minas. maconha, cocaina e crack foram encontrados enterrados em um quintal e dois homens foram presos.




O bom resultado foi alcançado graças a integração que existe entre Polícia Militar e Polícia Civil  que existe de fato em muitas cidades do interior de Minas. Ao contrario do que tem ocorrido na capital do estado onde Policiais Civis e Militares tem resolvido suas questões na base do pescoção e de armas em punho, em Abaeté, Pompéu, Bom despacho e outras cidades as polícias tem trabalhado com integração como se fossem uma só família. O resultado é sentido pela população que vê crimes serem apurados mesmo com pouquíssimos recursos materiais e humanos. O numero de policiais per capita na região metropolitana é quase dez veses mais do que no interior mas mesmo assim o interior ainda é mais seguro "enquanto policiais  de BH enxergam seus colegas da outra corporação como inimigos e fazem de tudo para desmanchar o que o outro faz aqui no interio trabalhamos em cooperação e nos preocupamos só com os marginais e não com o outro colega, isso possibilita um potencialização dos resultados" afirmolu um policial civil da DP de Abaeté.
O sociedade ganha com a paz e os bandidos torcem para que as policias os esqueçam e continuem se digladiando e resolvendo suas diferenças na base do sopapo.



Quem sabe se os Chefes das corporações não transferissem todos os seus brigões para o interior a calmaria não retornasse as instituições.(FONTE : experidiao.blogspot.com)

.

Excelente notícia

Meus prezados:
O governador, Antonio Anastasia, acaba de confirmar nosso querido amigo e correligionário Maurílio Guimarães no cargo de presidente da Emater/MG.
Posse em breve.
Aquele abraço!
Newton Vieira.



.

A S S A L T O  C O M  A  P L A C A  D O  T E U  C A R R O  ( A C O N T E C I DO)

UM ALERTA PARA TODOS - NOVA FORMA DE ROUBO

A imaginação dos marginais não tem limites...
Esperam num estacionamento,  e depois de você sair do carro, eles tiram sua placa, assim não tocam o alarme e ficam à espera.
Depois, te seguem, te ultrapassam e mostram a placa pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu
carro.
Talvez você fique um pouco espantado por ver a tua placa ali mas, sem desconfiar e porque acha que ela caiu, resolve parar para recuperá-la e agradecer a  quem tão "generosamente" deseja devolver a placa que você nem reparou que tinha caído...
Parar é tudo o que eles querem que você faça e aí já é tarde demais e terá sorte se não for violentamente tratado, raptado, ferido ou morto (que ironia: será ótimo se for apenas um assalto).
Não pare, seja por que motivo for. Uma placa não é nada, comparada com a tua integridade física.
Pense no que poderá acontecer, antes de agir.

.

Água com estômago vazio!!!

Água com estômago vazio!!! Leiam, super interessante


Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...

  Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a
enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de
que, pelo menos, poderá salvar uma vida.
Beba água com estômago vazio.
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além
disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo
divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem
sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes
doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia,
epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite,
problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite,
diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação,
útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

*Método de tratamento:*
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante
2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início
podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de
uma vida mais saudável

*A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a
cura das principais doenças:*
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na
primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.

Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início
do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este
procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é
saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as
refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água
quente, enquanto se come Nada a perder, tudo a ganhar!

*Para quem gosta de beber água fria.*

Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o
alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é
absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato
gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso
organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.

*Nota muito grave - perigoso para o coração:*
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão
ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca
ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem
despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
Sejamos cuidadosos e vigilantes
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a
pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo
menos, poderá salvar uma vida
Ser um verdadeiro amigo é enviar este artigo para todos os seus amigos e
conhecidos.(MANUEL SENRA ÁLVARES DA SILVA)


.

Os criminosos são espertos e podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa.


Repasse este e-mail para defesa de todos.


.


Essa é de Lavras!!!

por Sílvio Lucas Pereira, de Belo Horizonte
Você já ouviu essa expressão? Ela faz parte do folclore abaeteense e, como muitas outras, tem a sua história. Alguém já falou para você: “Bebe o leite e rapa!”?

Abaeté é berço de casos curiosos e inusitados. Correm por esses brasis afora exclamações ufanistas como esta: “Sou do Abaeté, tem base?”  Qual a origem dessas expressões?

Estava um jovem tomando cerveja no bar do Macedo, quando chegou um policial, percebeu que ele era de menor e, como tal, não podia tomar bebida alcoólica. O policial encostou-se ao lado do garoto, apoiou seu cotovelo no balcão e falou ao seu ouvido.

- Sabia que menor não pode tomar bebida alcoólica?

O jovem, que não era menos sagaz, olhou para o policial e, sem vacilar, respondeu:

- Que isso, seu guarda. Isso não é cerveja. É um copo de leite!

O policial sorriu, olhou ao seu redor e, percebendo o auditório de pessoas que o observava, exibiu sua pose de autoridade e esbravejou:

- Pois então, garoto, BEBE O LEITE E RAPA!

O garoto enfiou o rabo por entre as pernas e, sem resmungar, se mandou, perdendo-se na noite afora. E o dito ficou. Sempre que uma pessoa estava sendo indesejável em um ambiente, era só resmungar: “Bebe o leite e rapa!” e o dito desaparecia.

A origem da expressão “Essa é de Lavras” vem de um fato pitoresco protagonizado por um jovem dentista que se instalou em Abaeté vindo da cidade de Lavras. Seu nome, Gabriel Rosa. Profissional competente e habilidoso contador de casos, não tinha noção do exagero. E quando alguém duvidava de suas histórias, ele reafirmava enfaticamente:

- Vocês não acreditam? Pois essa aconteceu em minha terra. Aconteceu em Lavras!

Gabriel Rosa gostava de pescar no Córrego do Marmelada, onde, com outros amigos, botava uma pinguinha debaixo do braço e ia curtir o final de semana junto à natureza. Numa dessas vezes, depois de tomar umas e outras, perdeu o seu relógio de pulso. Apesar da vegetação ser quase toda rasteira, por mais que procurasse, não encontrou o precioso objeto. Inconsolado, voltou para casa e prometeu a si mesmo que nunca mais voltaria a pescar no Marmelada.

Passaram-se os anos - vinte, trinta, sei lá! - e seus amigos resolveram convidar o Gabriel para relembrarem os tempos de quando eram jovens e o levaram para uma pescaria nas águas do Marmelada. No dia marcado, escolheram o mesmo local onde, décadas atrás, perdera seu precioso relógio. Ao lá chegarem, ficaram surpreendidos da forma como tudo estava mudado. Aquela vegetação de anos atrás era agora uma quase floresta, com altas e frondosas árvores.

Entusiasmado com tanta modificação na paisagem, Gabriel resolveu subir em uma árvore frondosa, com lindos galhos apontando para o infinito. Do alto, pôde avistar um panorama deslumbrante que se descortinava sobre um céu azul e fascinante. Inebriado com tanta beleza, sua atenção foi desviada para um objeto que brilhava na ponta de uma galha, refletindo brilhantes fios de ouro de um sol faiscante. Com alguma dificuldade, ele se esforçou para alcançar o objeto e, quando chegou perto sorriu, com extraordinário contentamento.

- Imaginem só o que estava dependurado na ponta daquele galho, exclamou.

Os companheiros arregalaram os olhos.

- O que era, Gabriel? Um disco voador?, ironizou alguém.

- Não, meus amigos. Era o meu relógio!

- Seu relógio?

- Novinho em folha!

- E ainda funcionava? perguntaram.

Orgulhoso, bateu no peito, olhou com superioridade para os companheiros e respondeu:

- Sem atrasar um segundo ...

Essa é de Lavras...
(CAUSO EXTRAÍDO DO “NOSSO JORNAL, DE ABAETÉ)


.

Mister Brasil 2011

Canditados







BLOG MISTER SANTA CATARINA 2011

http://ralfmistersc2011.wordpress.com/

PARA QUEM CURTE O MUNDO DA MODA E DA BELEZA, O FORUM VOY SEMPRE TRAZ AS MELHORES INFORMAÇOES ATUALIZADASDO BRASIL E DO MUNDO.

http://www.voy.com/185349/

SITE OFICIAL DO MISTER BRASIL - CANDIDATOS

http://www.misterbrasilmundo.com.br/candidatos.htm


AGENDA RALPH SANTOS

MARÇO

1 SEMANA - DESFILE ESCOLA DE SAMBA GRANDE RIO - HOMENAGEM A FLORIANOPOLIS, SANTA CATARINA.

2 SEMANA - DESFILE HIGH VOLUME EM NEW YORK, LOJAS DA 5 AVENIDA

3 SEMANA- EVENTO DE MODA EM MIAMI, EUA

4 SEMANA- SESSAO DE FOTOS COM THALES SABINO, BRASILIA DF

ABRIL

1 SEMANA - JURADO MISS TERRA EM MINAS GERAIS

2 SEMANA- GRAVAÇAO PARTICIPAÇAO PROGRAMA LUCIANA GIMENEZ, REDE TV

3 SEMANA- FERIADO SEMANA SANTA EM FLORIANOPOLIS SANTA CATARINA ( ENTREVISTAS E EVENTOS)

4 SEMANA- CONFINAMENTO EM SPA NO RIO DE JANEIRO ATE 01 DE MAIO, DATA INICIO DO CONCURSO.

MAIO

01 A 07 - CONCURSO MISTER BRASIL ( FINAL DIA 7)

INFORMAÇOES SOBRE O CONCURSO

LOCAL= ANGRA DOS REIS, HOTEL DO FRADE

*PROXIMO AO CONCURSO SERA ABERTA VOTAÇAO PELO SITE ONDE O MAIS VOTADO JA SE CLASSIFICARA ENTRE OS FINALISTAS.

*OS CANDIDATOS DEVERAO APRESENTAR UM PROJETO SOCIAL DO QUAL FAZEM PARTE E CONTRIBUEM. O MELHOR PROJETO GARANTE UMA VAGA ENTRE OS FINALISTAS.

*HAVERA UMA PROVA ESPORTIVA E DE FOTOGENIA QUE TAMBEM GARANTE VAGA ENTRE OS FINALISTAS.


O MISTER BRASIL 2011 IRA REPRESENTAR O PAIS NO MISTER INTERNATIONAL


.

E-MAIL DO NORMANDO AFONSO


Prezado Geraldinho,
Gostaríamos de nos congratular com o presidente do Sindicato Rural de
Pompéu. De maneira firme e sensata soube responder à altura as calúnias
advindas de um anônimo motivado apenas pela inveja ou desconhecimento da
índole de nossos produtores rurais. Nós que estamos longe deste torrão,
sabemos o quanto os Produtores Rurais de Pompéu são respeitados e admirados,
servindo de exemplo aos seus colegas espalhados por este Brasil.
Parabéns mais uma vez pela qualidade de seu site, referência em se tratando
de notícias aí da terrinha.
Abraços!
Normando Afonso

.


Hugo de Castro

História e Memória Cultural

hugocastroscv@yahoo.com.br



O MORGADO DE PE. DR. JORGE DE ABREU CASTELO BRANCO

As virtudes humanas devem ser veneradas e preservadas, e são as maiores heranças que podem ser deixadas por nossos ancestrais.
      A partir desta semana publicaremos a cada sábado documentos do Morgado. Mas o que é o Morgado? Neste contexto que vos apresento, o Morgado é um testamento espiritual deixado pelo Pe. Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco, pai de Dona Joaquina do Pompéu. Pe. Dr. Jorge de Abreu Castello Branco nasceu no ano de 1723 na cidade de Viseu em Portugal e era filho de José Rabello Castellobranco e Dona Izabel Maria Guedes.



Era bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, mas ainda na juventude iniciou a carreira eclesiástica chegando a receber as Ordens Menores das mãos do Bispo de Nankin, Dom Frei Manoel de Jesus e Maria em 1745. No ano de 1747 já tendo abandonado a vida religiosa muda-se para o Brasil e vem para cidade de Mariana, onde se casa em 1748 com Jacinta Tereza da Silva, natural da Ilha do Faial, filha de Gaspar José da Silva e de Dona Bernarda Maria da Conceição. O casamento ocorreu na capela de Santo Antônio do Bacalhau, freguesia de Guarapiranga, Diocese de Mariana.
O casal teve os seguintes filhos:
 - Eufrásia Leonor Guedes da Silva Sobral Abreu Castelo Branco, casada com Dr. Manuel Ferreira da Silva;
- Ana de Abreu Castelo Branco, que casou-se com o viúvo de se sua irmã Eufrásia;
  - José de Abreu Castelo Branco;
  -  Agostinho de Abreu Castelo Branco;
  - Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco(há controvérsias sobre a assinatura Souto Mayor), casou-se com o Cap. Inácio de Oliveira Campos em 1763 na Vila de Pitangui.
  - Francisco Jorge de Abreu Castelo Branco
  - Floriana de Abreu Castelo Branco;
  - Domiciano de Abreu Castelo Branco;
  - Germano de Abreu Castelo Branco;
        No ano de 28 de março de 1762, Dona Jacinta Tereza falace em Mariana onde seu corpo é sepultado precisamente na capela do Cemitério de São Francisco, irmandade da qual era irmã. No mesmo ano Dr. Jorge envia uma petição ao então Bispo de Mariana, Dom Manoel, com o ensejo de finalizar seus estudos e ser ordenado padre da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana, o que vem acontecer no dia 24 de setembro do mesmo ano.



Permanece em Mariana até ser transferido para Pitangui, para onde leva seus filhos e inicia a composição do Morgado, que é dividido em 15 documentos que nos levam um estado de graça e entendimento de fé, justiça e atitudes morais nortearão nossos pensamentos nessa sociedade atual que nos faz querer acreditar que o laicismo e o relativismo são caminhos modernos e corretos.
Este Morgado além de nos dar uma direção a seguir nos traz um perfil familiar de grande zelo espiritual e moral na qual vivia a jovem Joaquina e sua família. Uma pessoa criada nestes costumes não poderia jamais se tornar esta lenda cruel na qual tentaram transformar Dona Joaquina do Pompéu, que foi uma mulher a frente de seu tempo por suas atitudes justas e cristãs.
Assim inicia o Morgado:
“Instrução que deixo a meus filhos com a recomendação de que se governarem por ela, tomando cada um em particular para si as advertências que lhes faço.
Já que não está de minha parte amado filho, o fazer te feliz com o moderado patrimônio que possuo te não habilita para ficares rico, nem me dá meios para te gozares mais honras com as quais nascestes quero ao menos concorrer para a sua mais solida felicidade, instituindo um Morgado, para que possas seguramente gozar sem vocação de primogenitura par que se entenda igualmente a  todos e ainda no que for aplicável também às fêmeas para que lhes a sujeito a Lei Sálica, ou Mental: Tanto mais estimado quanto menos depende da fortuna de tal rendimento, que quanto mais uso fizeres dos bens que nele te deixo, menos falta hão de fazer. E por que não tardes em os gozar recebe já as propriedades que o constituem nos seguintes documentos:”

DOCUMENTO I

Ama sempre a Deus sobre todas as coisas; e para que este amor seja verdadeiro é necessário que conheças as razões que te obrigaram a ama-Lo. É Deus eterno e uma razão da dita que não teve princípio nem há de ter fim. Não podia ter principio porque não podia ter outra entidade que lhe desse nem há de ter fim, porque não pode acabar quem não principiou. Este mesmo Ser Eterno criou e sustenta sua suma ordem e perfeição no Universo. Tudo Lhe obedece, exceto o homem que sendo o que mais Lhe deve, é o mais ingrato. O primeiro que criou, transgrediu um único preceito que Deus lhe impôs, e desta transgressão deixou no pecado original manchada toda a sua descendência. De livres e capazes da glória passamos a escravos da culpa e sujeitos a eterna pena.
Oh que desgraça! Mas o mesmo Senhor que sendo um só Deus são três Pessoas, mandou o Sagrado que é o Unigênito e Eterno Filho tomar sobre si o peso dos nossos pecados. Ele tornou carne humana para poder morrer por nós, e com morte temporal e afrontosa que veio a sofrer nos abriu a porta da vida eterna.
Deixou nos a Lei da Graça e nos Sacramentos os remédios para nossas reincidências. Espera nos a emenda delas dando-nos auxílios para levantar de tantas quedas. Enfim são tantos e tais os favores que da Eterna Benedicência(sic) recebemos que não é possível numera-los, e todos naturalmente nos inspirarão o Amor Divino.

Na próxima semana apresentaremos o DOCUMENTO II.



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

26/02/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – VIII
 
PREPARAVA-ME PARA PARABENIZA-LA, QUANDO...


                 Presidente Dilma,
 
                        
            Os últimos dias foram marcados por ações sensatas e vitoriosas da presidente e, pela primeira vez, depois de um longo período, começamos a vislumbrar os indícios de um movimento modernista do país, encabeçado por um presidente.
 
             A primeira dessas ações foi a proposta de acabar com o palanque anual em que se transformou a discussão sobre o valor do salário mínimo.  Todo ano é a mesma encenação:  O governo tentando servir aos dois lados – o assalariado de um lado, e o controle das contas públicas do outro – com os partidos da situação tentando manter os níveis aceitáveis de uma economia ainda – equivocadamente –  indexada pelo valor do salário mínimo, e por outro lado a oposição usando o tema como plataforma para realçar sua visibilidade perante seu eleitorado.
 
Nada mais sensato do que estabelecer por lei e antecipadamente – como foi feito –  regras de fixação do salário, como agora, levando-se em conta dois índices: A soma variação do PIB de dois anos atrás com o último índice de inflação.  E é claro, presidente, desde que esta metodologia já tenha sido estabelecida por lei, não faz mais sentido esta encenação anual para a votação do salário mínimo. 
 
Outra atitude da presidente que merece louvor, foi a sua declaração pública de que a liberdade de imprensa é intocável, ressaltando que as idéias opostas são essenciais na formação e crescimento da nova democracia brasileira, afirmando que “preferia o clamor da imprensa do que o silêncio da ditadura”.  Essa atitude tranqüilizou a imprensa e os meios culturais brasileiros para quem a liberdade de expressão, além de ser um preceito constitucional que deve ser respeitado e preservado, é um dos mais sagrados baluartes da democracia.
 
Não causariam tanta satisfação as palavras da presidente em prol da liberdade de imprensa e de expressão, se os meios de comunicação e os intelectuais brasileiros não tivessem sentido de perto, no governo que antecedeu ao da presidente, uma ameaça bastante real das propostas  de alguns assessores diretos do Presidente Lula de implantar, novamente, a censura no Brasil, quando propunham impor limitações à circulação de determinadas notícias.  Felizmente, esses assessores, muitos dos quais ainda estão pegando carona no atual governo, foram, como tudo indica, voto vencido diante da vontade firme da presidente, que a cada dia  mais demonstra que sua firmeza na tomada de decisões é uma de suas características mais marcantes.
 
E quando estávamos prontos para comemorar, presidente, suas atitudes tão lúcidas e oportunas, eis que num pronunciamento público, a presidente revela a intenção de criar o Ministério da Micro e Pequenas Empresas, o quê elevará para 38 o número de ministérios brasileiros.  Nossa decepção com esta medida, presidente, é porque sendo tão lúcida e voluntariosa com tudo que conduz, sentimos que tal medida só pode ter sido fruto da pressão de partidos políticos aliados, que ávidos por cargos, como sempre foram, provavelmente exerceram grande pressão –  não obstante seu temperamento inflexível em certas questões – e assim mais um ministério foi criado.
 
Sob o pretexto de que o ministério estaria sendo criado para fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, ele surgiu. Mas todos nós sabemos, presidente, que jamais seria necessária a criação de um ministério com esta finalidade.  Sabemos que a forma de impulsionar as micro e pequenas empresas seria a desburocratização, tanto na sua criação quanto na sua manutenção. Seria a simplificação – mas simplificação mesmo, não apenas alguns arremedos disso, como sói acontecer  –  de suas obrigações tributárias.  E para isso, prezada presidente, não seria necessário criar um ministério inteiro.  Bastaria apenas uma “canetada” numa folha de papel e pronto:  Através de uma medida provisória – que certamente seria aprovada pelo Congresso – as micro e pequenas empresas seriam libertadas de todas as amarras que impedem seu deslanchar.
 
Mas, não obstante a criação do ministério, a presidente ainda merece os parabéns pela forma em que o governo tem sido conduzido. 
  
 
          
UMA JANELA PARA O MUNDO – IV
 
A POLÍTICA DA INCOERÊNCIA, OU INCOERÊNCIA DA POLÍTICA
 
            O mundo está assistindo a uma verdadeira revolução generalizada em toda a sua estrutura política, mesmo em países não atingidos diretamente pelo dominó do mundo árabe: Reina um caos generalizado que está revirando todos os conceitos políticos, de alianças, de blocos, de ideologias. Tudo mudando numa velocidade espantosa.
 
            E tudo isso é verificado com espanto pela população do mundo inteiro, ao constatar a tomada de rumos, até então indefinidos, por muitos países, a começar pelos Estados Unidos que muito demoraram para tomar decisões de apoio ou repúdio às reações governamentais dos ditadores.  Para quem acompanha a política internacional isso é até mesmo compreensível, em virtude dos inúmeros interesses estratégicos e econômicos que este dominó árabe pode afetar.  Um dos primeiros exemplos disso foi a permissão dada pelo exército egípcio para que navios iranianos navegassem pelo Canal de Suez, o que não era permitido pelo Hosni Mubarak.
 
            Mas, há também até coisas cômicas, coerentes e incoerentes.  É compreensível que os irmão Castro, ditadores de Cuba, tenham se posicionado ao lado do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi (ou Kadaffi), e contra o povo líbio.  Afinal de contas, os irmãos Castro estão no poder há 5 décadas e, com certeza, temem que os resíduos contaminados com o vírus da insurgência respinguem na ilha de Cuba.  Outros socialistas, como Hugo Chaves, da Venezuela, Noriega, da Nicarágua, também coerentemente apóiam Gadaffi.  Aliás isso não é, também, nenhuma surpresa, pois sabem qual é o nome completo da Líbia? É Grande República Socialista Popular Árabe da Líbia, que no início da ditadura se inspirou nas idéias emanadas da União Soviética, quando então Gaddafi transformou várias tribos do país em comitês, à exemplo dos países socialistas.
 
            As atitudes dos governos citados acima são bastante coerentes, pois são todos países socialistas, ou pró-socialistas,  e como tal, são naturalmente amantes dos regimes ditatoriais, que sempre foi uma marca do mundo socialista. No entanto, é bastante incoerente que Ahmadinejad e seus aiatolás, cujo país – o Irã – esteja também passando por momentos de grandes movimentações populares de insurgência, levante sua voz para defender os direitos do povo líbio de se revoltar, quando ele mesmo, no seu país, reprime com violência movimentos similares, punindo os insurgentes até mesmo com a morte.
   
            O fato é que o mundo está todo em processo de mudança.  Reinados sem sentido de existirem como o da Arábia Saudita e Barein pois nem mesmo admitem uma forma de Monarquia Constitucional, como a da Inglaterra, da Jordânia e do Japão, estão já na fila para o caos, pois não procuraram se modernizar.  Como exemplo disso, temos rei Abdallah, da Arábia Saudita, que assumiu o trono, há apenas 5 anos, e tem 86 anos.  Prevendo uma possível revolta também de seu povo, o Rei Abdallah veio às pressas dos Estados Unidos, onde estava em tratamento, prometendo a distribuição de dinheiro para a população, aumento do salário dos servidores públicos e a implantação – muito tardiamente – de reformas sociais.  E, pasmem-se! Dentre as “reformas” ele acaba de prometer às mulheres o direito de voto e uma futura permissão para dirigir automóveis. É, está mesmo na hora de mudanças profundas na estrutura política de todo o mundo.  E, felizmente, para muitos povos, ela está chegando a galope!

   
O Tribunal de Justiça Arbitral – Curso de Árbitros
 
      Convidamos a todos os interessados a assistir a palestra que será proferida pelo Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, às 19:30 do próximo dia 25 de março, no Lions Clube de Pompéu.  A entrada é franca, e  estará aberta a todos que queiram ter um maior conhecimento sobre a Mediação e Arbitragem.



.





 



- A equipe Leitepeu foi a grande vencedora da Copa dos Campeões 2011, ao vencer o Avaí pelo placar de um a zero, no último domingo.   Apesar da superioridade técnica da Leitepeu (que contava com vários atletas do CAP em seu elenco), o jogo foi bastante equilibrado e o Avaí também teve várias chances de gol, mas faltou um pouquinho mais de calma e experiência por parte da garotada, deficiência que só o tempo irá corrigir.    Entretanto, a diretoria do Avaí está de parabéns pelo trabalho nas categorias de base, que tem revelado vários atletas, além de ajudar na formação de cidadãos de bem.    O lateral Jean, os volantes Léo e Pretinho, o meia Guilherme e o atacante Douglas         são grandes promessas, que se forem bem orientados/acompanhados, podem se transformar em grandes jogadores.
 
- Encerrada a Copa dos Campeões, os 03 times pompeanos começam a se prepararem para mais uma Copa Alterosa, sendo que neste ano, devido ao grande número de clubes interessados, haverá uma pré-Alterosa para os novos participantes e como Avaí, CAP e Cristalino tiveram um bom desempenho ano passado, já entram direto na segunda fase do torneio.    O CAP mais uma vez vai participar simultaneamente do tradicional Torneio Classista organizado pela Liga de Betim.
 
- Existe um famoso ditado no mundo do futebol que diz: “treino é treino, jogo é jogo!” e pode ser aplicado ao atual time do Cruzeiro.   Apesar do time misto, joga o campeonato mineiro como se fosse um treino e custa a ganhar, mas quando é jogo da Taça Libertadores jogam como uma orquestra, num show quase perfeito, comandados pelo maestro argentino Walter Montillo.   É muito bom ganhar tudo que se disputa, mas acho correto o pensamento da diretoria celeste em priorizar o torneio continental, pois num mundo cada vez mais globalizado, o retorno financeiro e a projeção do clube numa Libertadores não é passível de comparação com o campeonato estadual.
 
- Apesar do placar apertado, o Galo conseguiu um bom resultado na estréia da Copa Brasil e com certeza vai estar entre os 04 times que realmente vão brigar pelo título.   Não que o time comandado pelo competente Dorival Júnior seja uma seleção, mas principalmente pelo fato de que os principais concorrentes, os chamados  “clubes copeiros”, que sabem como jogar no sistema  mata-mata estão disputando a Taça Libertadores (Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Internacional e Santos).   Por este motivo acredito que Flamengo, Palmeiras e São Paulo vão ser os concorrentes direto de um  título tão importante e ainda inédito para os alvinegros. 






.


 


A ELEGÂNCIA DO ÉVERTON GONTIJO





ÉVERTON GONTIJO  -o último à direita – (leia-se Delírio e Cia – da Rádio  Inconfidência) com uma turma de amigos.Abaixo, o breve e-mail que ele me enviou na noite de quarta feira última. Vou solicitá-lo que divulgue o nosso site em seu programa. Anota ai, Everton: www.julioporto.com  ou simplesmente julioporto.com Recebemos em nossa última pesquisa 7.229 acessos individuais. Se batermos novo record, você será o “culpado”.


.

Opa !!!
Como vai Júlio, blz?
O seu primo. Arlem,  é ouvinte assíduo  mesmo...isso é bacana.
Grande abraço pra você  e pra ele ...vamos falar no programa!
Abração!(EVERTON GONTIJO).






.




Olá amigos, clientes e fornecedores!
Meu e-mail tem enviado mensagens indevidas como ícone do site www.mensagensgif.com.br,  são mensagens carinhosas, mas que não estão sendo enviado por mim.
Grato pela atenção! Mas tenham a precaução.
Então quando tiver lá em baixo  www.mensagensgif.com.br, não foram enviadas por mim.
Desculpa-me o transtorno mas quero evitar um problema maior em seus computadores, apesar de não parecer ser vírus.
Grato pela atenção e agradeço a compreensão.
 
Deth da Gráfica.
.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA