Edição: 27/11/2010

.

 




Hugo de Casto, S.A.I e R. o príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança, Dr. Odilon Lobato, Dr. Carlos Eloy Carvalho Guimarães e Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro Campos
 
No último dia 23/11, foi fundado o Círculo Monárquico Jovem de Minas Gerais, com a presença de Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança, trineto do Imperador Dom Pedro II. Na solenidade nosso colunista Hugo de Castro foi nomeado Secretário de Cultura de Sua Alteza Imperial e do Círculo Monárquico Jovem Mineiro. Na ocasião uma delegação de Pompéu composta por Dr. Carlos Eloy Carvalho Guimarães, Dr. Odilon Lobato e Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro Campos compareceram ao local para prestigiar Hugo de Castro e juntos convidaram Sua Alteza para uma visita ao futuro Museu que está sendo construído em nossa cidade.
Dom Bertrand agradeceu o convite e disse fazer o possível para comparecer em nossa cidade, depois ressaltou a importância de Dona Joaquina do Pompéu para a História do Brasil citando como exemplo as doações de alimentos que ela fez aos seus antepassados quando aqui chegaram em 1808 fugindo das perseguições de Napoleão Bonaparte.


.

CÂMARA MUNICIPAL
(Cobertura fotográfica: Foto Stúdio Imagem, Hugo de Castro e JP)
 
A Câmara Municipal de Pompéu(leia-se Presidente Joaquim dos Santos Moreira)fez realizar uma sessão solene muito concorrida, no sábado último.Várias personalidades receberam homenagens. O Cerimonial foi comandado pelo casal Hamilton Hermínio Afonso e Maria da Conceição Alves dos Santos Afonso, que declinou os nomes de todos os vereadores de todas as Legislaturas desde a primeira até a atual.  A sessão solene foi realizada por 3 motivos: inauguração da Galeria de Fotos “Geraldo Pinto Moreira”, do Estacionamento “Fábio CordeiroValadares” e do Almoxarifado Neuza Maria de Castro. Nota 10 para o Cerimonial,  para o Presidente Joaquim dos Santos Moreira e para sua Assessoria pela iniciativa. haver criado a Galeria de Fotos “Geraldo Pinto Moreira”, onde foram colocadas  “ad perpetua rei memoriam” as fotos de todos os vereadores de Pompéu de todos os tempos.
Após as cerimônias oficiais, os convidados foram recebidos no espaço “Pirata House”, com direito a música ao vivo cm  Banda Vôo Livre, Buffet Ieda, de Pará  de Minas, com destaque para os garçons Reginaldo, Bruno e o “colored” Adeli, que nos atenderam.

HONRA AO MÉRITO
 
O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO foi conferido às seguintes pessoas:
Helvécio Joaquim Gabriel, Maria da Conceição Laves dos Santos Afonso, Reinaldo Gilberto Campos Valadares e Tólio Éder Ribeiro.

 

CIDADÃO HONORÁRIO
 
Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos, Kleber Alves de Oliveira e  Ronaldo Donizete Costa.
 
   MEDALHA “ODILON LOBATO”
 
Marcelo Tadeu de Oliveira.
 
CONFIRAM NAS FOTOS ABAIXO:




O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim dos Santos Moreira e Maria da Ccnceição.



Doutor Kleber Alves de Oliveira, Doutor Regina Ribeiro de Campos e Romere Souza.



O novo cidadão pompeano, Juiz de Direito Kleber Alves de Oliveira.



O Presidente Joaquim dos Santos  Moreira e o mais novo conterrâneo Ronaldo Donizete Costa.



Doutor Odilon Lobato, o Comendador Marcelo Tadeu de Oliveira e o vereador Nilson.



Helvécio Joaquim Gabriel e o vereador Baú, (Weliton Geraldo dos Santos).



Reinaldo Valadares e Romere Souza.



Tólio Ribeiro com o vereador José Romualdo.



Maria da Conceição Alves dos Santos Afonso com o vereador Nilson.



Padre José Norberto, Tenente Coronel Capelão do Exército, dando a bênção do estacionamento e do Almoxarifado da Câmara: eita padre “avacalhado” viu???Rssssssssss. A nossa amizade me permite esta colocação lúdica... somente nossa amizade. Mas, quando ele ler este texto, vai me “xingar”... ah isso vai!!!

.

A RECEPÇÃO NO PIRATA HOUSE



Baú, Liliane, Assessora da Câmara, Dr. Kleber e o mais novo colaborador desta coluna, colunista Hugo Henrique de Castro.



A odonto Cláudia Campos, Ana Cláudia Maciel, Baú, Liliane e Juiz de Direito Kleber Alves de Oliveira.



Melini,Alexsânia, Dr. Kleber, Raquel, Carla, Maria Helena e Renata.



Marcinho “Tanaja” e Cristiane.



O Secretário de Cultura de Sua Alteza Imperial e do Círculo Monárquico Jovem Mineiro, Hugo Henrique de Castro( o moço não ta fraco não) com Telma Dias Maciel.



O forte empresário Geraldo Otacílio Cordeiro(leia-se Agropéu), Carla, Luiza e Norma Faria Valadares.



Este colunista, Michelle, Juninho, Graciani, Nego, Rafael e Sara.



Rives, Tenente Coronel Capelão José Norberto, Hugo, Romeu, Astorzinho, Eduardo Pupú e Robson.



As doutoras Regina e Maria da Conceição.



Jandira(Janda), Marlê, José Carlos, Denise e Maria Taveira



Hugo, Amanda e Lucas.



Hugo, Rondon, Talma Dias Maciel(aposentado do BB e médico psiquiatra) e sua esposa Penha.



Lucimar e Carlinhos Machado.



Letícia, Gláucia e Kécia.



Luciano, Marcinha, Jonhny e Leisinha.
   


Rives, Zé Norberto, Mucinho, Romeu, Astor, Eduardo e Robson.



Hilton, Letícia e Da Lua.



Rondon, Hilton, Marcela, Letícia e Da Lua.



Marcela e Letícia.



O administrado de Empresas, Bruno Martins Cordeiro e a Promotora de Justiça de Conselheiro Lafaiete Doutora Aléssia.


.



Recebi esta fotografia do foto Studio Imagem a pedido do Dinho.Era apenas isso que estava escrito no e-mail anexo à mesma.

.


Flávio Alves de Oliveira com sua família. Natural de Morada Nova de Minas, onde já morou, enriquece hoje a  cidade de Bom Despacho. Temos um amigo comum – o Joeider – a quem ele me pede para enviar um abraço.

.




Fernanda Laís(leia-se Credipéu).

.



Que foto perfeita: duas grandes amigas: Kelly Cristina e a colunista Dênia Oliveira, de Martinho Campos.

.

E-MAIL DO CARLOS FÓSCOLO
 
 
Olá meu amigo,

Não vi você na bela festa da Câmara -- perfeita! -- quando fizeram uma recapitulação de todas as legislaturas, mostrando a evolução quase que, lustro por lustro, (embora lustro signifique "5 anos"). A cerimônia  foi perfeita  e tive oportunidade de ver inúmeros amigos que -- há anos -- não via.  Lá estavam Talma Xavier, Quito (José Laurindo) Telma Maciel (irmã de nosso amigo Taline) e sua irmã e mãe.  Joana (para nós mais íntimos "Joaninha" filha do ex-prefeito Juju Lobato), e, é claro, o grande Odilon Lobato, que quando adentrou o recinto da Câmara, "roubou" toda a cena da festa, e foi aclamado de pé.  Odilon Lobato é - sem dúvida - o maior nome  da atualidade   da sociedade pompeana.  É, indubitavelmente, não "um", mas "o" ícone de nossa Pompéu!
     Foi uma belíssima festa e, como não poderia deixar de ser, teve como MC o super casal (lembra-se do "Casal 20", ou coisa parecida, na TV  americana?) Dr.Hamilton Afonso e sua esposa Maria da Conceição, que também foi  merecidamente --uma das homenageadas da noite.  Pena que você não estivesse presente para vivenciar uma das melhores solenidades que a sociedade pompeana já presenciou!

Um grande abraço, do amigo,
Carlos Foscolo 

NR. Querido amigo Carlos, eu estava lá sim e presenciei tudo que acaba de narrar. E mais: assino embaixo de tudo que falou.
 
 *************************
 
Prezado amigo,

Apesar de também termos um portal -- cidadesnet.com -- com um número "monstruoso" de acessos, ele não se compara ao julioporto.com, em virtude das circunstâncias locais. Enquanto o cidadesnet tenha cerca de 60.000 páginas impressas/mês (conforme estatística do google) e o julioporto.com cerca de 7.000, a relação páginas impressas por cidade é amplamente favorável ao se, quando a análise é focada em Pompéu.  Enquanto nosso direcionamento seja para as 853 cidades de MG, o Julioporto.com está principalmente voltado para a nossa Pompéu e região.  E isso lhe dá um alcance infinitamente maior do que o nosso cidadesnet.com, principalmente quando o foco da notícia ou da mensagem for a nossa Pompéu.
É com base nisso que estaremos solicitando-lhe a divulgação de assuntos extremamete importantes para a nossa Pompéu, como, v.g., a Implantação da Câmara Arbitral do Centro Oeste e do Tribunal Arbitral do Centro-Oeste, que estarems implantando em Pompéu por convocação do desembargador Belisário Antônio de Lacerda, a maior autoridade em tribunais arbitrais no Brasil, e também uma das maiores em todo o mundo (notamente nos USA, onde suas obras são amplamente utulizadas no direito comparado USA/Brasil)..
Esta implantação já foi objeto de reunião preliminar com prefeito Joaquim de Campos Reis, e deverá estar concluída antes do final deste ano de 2010,
Voltaremos a lhe comunicar maiores detalhes à medida que a implantação evolua.

Um abraço,
Carlos Foscolo

.

E-MAILS:
 
Geraldo, nosso querido Geraldinho, agradeço a homenagem feita ao
Mauro com tanto carinho. São demonstrações de amizade como essa que nos
amparam nesse momento e ajudam a preencher o vazio que fica. Abraços a todos
os seus. Fátima Campos
 
***********************
 
Geraldinho, ficamos profundamente emocionados com a homenagem
prestada a nosso querido irmão Maurinho em sua coluna. Nossos sinceros
agradecimentos à sua demonstração de carinho e amizade. Um grande abraço, em
nome de toda a nossa família. Vera
 
*************************
 
Boa tarde!!
Julio realmente lastimável a perda
seu amigo Mauro Campos...que família
simpática!!! Com certeza DEUS o recebeu
de braços abertos sim e que descanse em paz!!
Tenha um bom domingo.Abraçoo.GILCINÉIA CAMPOS 

 
.

SÓSIAS
 
Descobrir “sósias” é comigo mesmo. Vejam se parecem ou não. As duas primeiras fotos são  de Andréia Rabelo Porto, de Divinópolis e as duas seguintes é da minha querida amiga Jéssica Arruda, de Martinho Campos, filha do Robinho e Liliane, neta portanto de Marco Paulo Arruda Duarte e dona Marlene.


.












.


NORMANDO AFONSO
 
MEU AMIGO Normando Afonso, pompeano habitante de Inhapim me fala uma coisa no mínimo cuiriosa: quando você a coluna do Júlio Porto, você tem a impressão que Pompéu está num paraíso, que a cidade é um Eldorado.No entanto, quando você lê o blog do Experidião(experidiao.blogspot.com), você acha que a cidade está em “pé de guerra”  .A propósito, queria cumprimentar através desta coluna todos os familiares do nosso querido e saudoso Joaquim Afonso dos Santos – o Soquim Afonso. Me lembro dele ainda bem jovem: gentil, educado, cavalheiro(mas bravo quando era preciso), amante das coisas boas da vida... foi vereador por 5 legislaturas e era no tempo de moço muito namorador e tinha uma coleção de namoradas: ele não era fraco não. Depois sossegou e viveu durante muitos anos com aquela que se tornaria sua para sempre: a Rita.
     

.


No confessionário:


- Padre, perdoa-me porque pequei (voz feminina)
- Diga-me filha - quais são os teus pecados?
- Padre, o demônio  da tentação se apoderou de mim pobre pecadora
- Como é isso filha?
- É que quando falo com um homem, tenho sensações no corpo que não saberias descrever...
- Filha, apesar de padre, eu também sou um homem...

- Sim, padre, por isso vim confessar-me consigo.
- Bem filha, como são essas sensações?
- Não sei bem como explicá-las - neste momento meu corpo se recusa a ficar de joelhos e necessito ficar mais a vontade.
- Sério??
- Sim, desejo relaxar - o melhor seria deitar-me...
- Filha, deitada como?
- De costas para o piso, até que passe a tensão...
- E que mais?
- É como um sofrimento que não encontro palavras.
- Continue minha filha.
- Talvez um pouco de calor me alivie..
- Calor?
- Calor padre, calor humano, que leve alívio ao meu padecer...
- E com que frequência é essa tentação?
- Permanente padre. Por exemplo, neste momento imagino que suas mãos massageando a minha pele me dariam muito alívio...
- Filha?!
- Sim padre, me perdoa, mas sinto necessidade de que alguém forte me estreite em seus braços e me dê o alívio de que necessito....
- Por exemplo, eu?
- Sim padre, você é a categoria de homem que imagino poder me aliviar.
- Perdoa-me minha filha, mas preciso saber sua idade...
- Setenta e quatro, padre.
- Filha, vai em paz que o teu problema é reumatismo...
.

NEWTON VIEIRA
 
Olá, amigos!
A pedido da editora e dos autores, repasso convite para lançamento de
importante livro sobre Minas Gerais.
Ao ensejo, informo que o amigo Márcio Vicente da Silveira Santos,
brilhante escritor e historiador, lança esta semana o não menos
importante livro "Tiradentes em Sete Lagoas". Parece que a obra faz
referências a Curvelo.
Enquanto isso não acontece, leio o "Romanceiro de Frederico Garcia
Lorca", ou melhor, farto-me no banquete intelectual/poético que me é
oferecido pela Autora, a genial poeta Mercês Maria Moreira. Outra
amiga de fé, aplaudida no Brasil e no exterior com a obra
"Bam-ba-la-ão, sinhô capitão", clássico da nossa literatura infantojuvenil.
Abraço a todos! Boa leitura!
Newton


.

ANA CAROLINA

            Eu morava em Pompéu e há  3 meses vim morar no Maranhão.Queria lhe pedir pra colocar algumas fotos recentes da cidade se não for incômodo ... adoro seu blog: é  e muito bom!vlw
NR. Obrigado, Ana Carolina. Continue visitando nosso site e ajude-nos a divulgá-lo.

.



FERNANDA GABRIELA
 
"...Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser insignificante...". De Charles Chaplin( A frase nos foi enviada pela nossa amiga Fernanda Gabriela, de abaeté).
 


.



 SOBRE NUTRIÇÃO

Simone Fonseca(foto)   é estudante de nutrição( como ela mesma faz  questão de dizer) e escreve semanalmente neste site.Suas matérias têm sido elogiadas, mas não é apenas o conteúdo das mesmas: houve leitoras – isso mesmo : “leitoras”, que elogiaram também a sua beleza.

ACABE COM OS SINTOMAS DA TPM!!!


INREDIENTES
½ fatia de mamão
1 colher de chá de raspas de gengibre
½ fatia de abacaxi
150 ml de suco de laranja

MODO DE PREPARO
Bater tudo no liquidificador e tomar nos dias que precedem a sua menstruação. A combinação de cálcio, potássio, magnésio, vitamina C e complexo B é excelente para te manter bem calma!

RENDIMENTO 1 porção CALORIAS 80 Kcal
www.nutricaosim.blogspot.com



.


HUGO DE CASTRO
OPUS IUSTITIAE PAX

 História e Memória Cultural
hugocastroscv@yahoo.com.br


Pe. João Batista Porto

Para ilustrar a página desta edição, escolhi a foto de um personagem de suma importância para a história cívica e religiosa de nosso município. Sabemos da necessidade das religiões na formação cultural e do caráter de um individuo como um todo.  No Buriti da Estrada(Pompéu) do final do século XIX e inicio do século XX o responsável pela moral e conduta cristã do povo era um senhor de respeito, de família  conhecida e descendente pelo lado materno de Dona Joaquina do Pompéu, seu nome: PE. JOÃO BATISTA PORTO.
Pe. João Batista Porto nasceu na fazenda da Bucaina, município de Pompéu aos 24 de junho de 1849, Solenidade de São João Batista, filho de Francisco José Pereira Porto e de Dona Maria Joaquina de Souza Machado(bisneta de Dona Joaquina do Pompéu).
Sua formação iniciou-se no Colégio Zacarias Fernandes, na cidade de Pitangui seguindo depois para Congonhas do Campo onde estudou Teologia. Era famoso por sua inteligência e respaldo espiritual, assim como o fino trato para com os assuntos sagrados e sua forma de lidar com o profano.  Não se sabe com exatidão de sua importância na formação de outro grande clérigo da nossa região o famoso Pe. Libério, que foi seu aluno.
Em 1880 foi designado vigário do Buriti da Estrada, onde foi responsável por melhorias e término da Igreja Matriz. Aqui também promoveu arte e cultura, criando a primeira banda de música e desempenhando diversas atividades para promover a educação e a arte. Foi eleito Bispo de Cuiabá, mas não aceitou para ficar em sua terra pastoreando seu povo que muito o amava.
Esta fotografia que não tem data exata, mostra Pe. João Porto supostamente no início da década de 20 do século XX.
Pe. João Porto, faleceu no dia 27 de dezembro de 1926 e foi sepultado no pórtico da Igreja Matriz. Contam que foi um das maiores cerimônias que Pompéu já vira, com centenas de coroas de flores e grande participação popular.
Sem sombra de duvidas foi um grande homem da nossa sociedade e que legou valores ao nosso povo. Seguir o exemplo de Pe. João Porto e seu trabalho para a cultura e valores seria uma ótima opção para todos nós pompenos, que a cada dia que passa pensa mais no individualismo e no modismo, dando as costas a Deus e às nossas famílias. Deus, família e propriedade são os verdadeiros fundamentos para preservar uma sociedade digna e igualitária.


.

Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

20/11/10

A CHEGADA DO TRIBUNAL ARBITRAL

            As Câmaras ou Tribunais Arbitrais não são uma idéia nova.  Principalmente nos países que adotam a “Common Law”, onde se julga a maioria das ações, não com base na legislação codificada, mas sim, em  exemplos de pré-julgados, ou com fundamentos na equidade – o quê é, de certa forma, vedado aos juízes brasileiros –  eles já existem há mais de uma centena de anos.  É o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, onde o altíssimo custo das ações nos tribunais estatais e a idéia fixa daquela Nação de que “time is money”,  levou o povo americano a dar uma atenção toda especial a este tipo de Justiça Privada, em virtude de sua celeridade e menores custos, tornando-o mais eficaz e eficiente.  Naquele país, os Tribunais Arbitrais, embora de caráter privado, chegam a ser apêndices dos Tribunais de Justiça Estatais, que incentivam e participam de sua implantação, por neles enxergar uma resolutiva forma de desafogar o acúmulo de processos a serem julgados.

NO BRASIL E EM MINAS

            No Brasil, exemplo deste apoio nas implantações foi dado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, que além de apoiar, participou da implantação da Câmara Arbitral (que abriga o Tribunal) de sua capital.
 
            Aqui, embora o diploma legal que o regulamentou, a chamada “Lei de Arbitragem”, ou Lei 9.307, seja relativamente recente – de 23 de setembro de 1996 – principalmente se levarmos em consideração as várias leis aqui, ainda vigentes, nascidas no início do século passado, a Arbitragem já vinha sendo praticada, principalmente para dirimir conflitos internacionais que envolvessem patrimônio e em contratos em que já pré-existisse a chamada “cláusula compromissória”, através da qual a vontade das partes já vem explícita, apontando esse tipo de Justiça Privada como forma de dirimir pendências ou conflitos.  Embora tenha já sido largamente utilizada, principalmente para solucionar problemas de fronteiras com nossos vizinhos sul-americanos, há mais de cem anos, apenas recentemente firmou-se como meio alternativo de se praticar a Justiça.
 
            Uma das maiores autoridades em Juízo Arbitral no Brasil – para não dizer a maior – é o conterrâneo e Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que imediatamente após a publicação da Lei 9.307, o jurista e professor foi o primeiro autor brasileiro a nela se aprofundar, através de  sua obra “Comentários à Lei de Arbitragem”, hoje largamente utilizada, também no exterior, como imprescindível fonte do direito comparado. Desde então o insigne jurisconsulto tem-se tornando um incansável batalhador para a implantação dos Tribunais Arbitrais, porque vislumbra neles a solução de uma Justiça rápida e imprescindível ao desafogo  de processos na Justiça Estatal.

 COMO FUNCIONA

           Uma das principais razões para a existência de um Tribunal Arbitral  é justamente sua rapidez na solução das lides. Não raro, processos em curso nos tribunais estatais de um país podem levar, não somente meses, mas anos ou, até mesmo, décadas, para serem resolvidos, o quê não acontece com as causas julgadas pelos T.A.s, em virtude da própria legislação que os criou. Ela estabelece o prazo máximo de seis meses para a conclusão das ações.  Tribunais estatais não são – com poucas exceções –  especializados em áreas pontuais, enquanto os tribunais arbitrais podem ser altamente especializados, julgando apenas determinados tipos de casos. A Corte Internacional de Arbitragem (parte da Câmara Internacional de Comércio), por exemplo, julga apenas casos comerciais. Nos contratos de arbitragem, as partes podem até mesmo pré-determinar em quanto tempo querem a conclusão da lide. Imagine-se a resposta que se receberia se a parte dissesse ao STF que esperava uma decisão em, no máximo,  seis meses!

            Além da celeridade e da possibilidade de especialização, existe uma outra razão para se preferir os Tribunais Arbitrais: A confidencialidade das informações. Os julgamentos nos tribunais estatais são, normalmente, públicos. Ou seja, as informações prestadas são abertas, e assim, qualquer pessoa pode ter acesso a elas, inclusive as empresas rivais.

            Os Tribunais Arbitrais podem ser acionados apenas quando ambas as partes concordam em utilizá-lo. Esse acordo pode estar pré-determinado no contrato que as partes assinam – através da Cláusula Compromissória pré-existente – caso contrário, a solução pretendida deverá ser através da Justiça Estatal.
 
Nos Tribunais Arbitrais só poderão ser julgadas ações que impliquem discussão patrimonial – de pessoa física ou  jurídica – e jamais ações que  pela sua natureza tenham de, necessariamente, envolver o Representante do Ministério Público, o que significa, envolvimento do Estado.  Esta foi uma regra inicial, mas já se está abrindo um leque para abranger outras áreas, como a trabalhista, ou, por exemplo, as pendências com o próprio Estado, no sentido amplo, aí se incluindo as Municipalidades, as Unidades da Federação e a própria União.
 
Além do estabelecimento de prazo máximo para se julgar uma pendência, em período não superior a seis meses, das decisões dos T.A.s não cabem recursos para os Tribunais Estatais, apenas admitindo-se um recurso interno, dentro da mesma Câmara Arbitral, para o Tribunal Revisional, constituído por outros três árbitros que não participaram do primeiro julgamento. Por isso é comum se referir a eles como Tribunais Arbitrais de Primeira e Segunda Instância, já que tudo se resolve dentro dele.

EM POMPÉU

           Embora não tenhamos mais de quinze Câmaras Arbitrais em Minas Gerais, nossa Pompéu já está prestes a ter a sua própria instalada, graças aos esforços de seu filho e expert no assunto, o Desembargador Belizário Antônio de Lacerda, que nos convocou para ajudá-lo nesta difícil tarefa da implantação nesta cidade.  Embora já tenhamos entrado em contato com o Prefeito, que se mostrou bastante receptivo à idéia, o Desembargador Belizário deverá ainda, pessoalmente, também contatá-lo, assim como o Poder Judiciário local e a Câmara Municipal, para solicitar seu empenho na divulgação e lhes dar  maiores detalhes sobre o plano de implantação, que deverá ocorrer ainda neste mês de dezembro.  A Câmara Arbitral de Pompéu, segundo nossos planos, deverá nascer com o nome, salvo melhor juízo, de Câmara de  Justiça Arbitral do Centro Oeste Mineiro – CJACOM, com abrangência prevista para toda a região.
 Assim como tem sido recebido em várias comunidades brasileiras, esperamos que também a sociedade pompeana receba, incentive e apóie esta iniciativa que chega apenas para somar esforços em benefício da continuidade da celeridade, eficácia e eficiência de uma Justiça já tão bem conduzida em nossa Comunidade.

 --- xxx ---

Convidamos nossos leitores a visitar a nossa Rádio Cidadesnet, que está no ar durante 24 horas. Ela foi criada para prestar maiores esclarecimentos sobre nossos Cursos EAD-Foscolo (Inglês Semi-presencial e TGI - Treinamento de Gestores Intermediários) Deixe lá suas mensagens e sugestões.  Para acessar clique abaixo.

                         www.radio.cidadesnet.com (ou digite sem o www) 
         
 




.

 



EU SOU VOCÊ AMANHÃ

– No ano de 1974 o árbitro Armando Marques apitou a final do campeonato brasileiro, anulando um gol legítimo do meio campo Zé Carlos no finalzinho do jogo e tirando o título do Cruzeiro.  Anos mais tarde tornou-se diretor de árbitros da CBF.
- Em 1981 José Roberto Wright expulsou meio time do Galo no Serra Dourada, entregando ao Flamengo, o título de campeão da Taça Libertadores daquele ano.   Hoje é comentarista de arbitragem da TV Globo.
- Em 1999 o Atlético foi novamente prejudicado pela arbitragem.   Um zagueiro do Corinthians meteu a mão na bola dentro da área, Márcio Rezende de Freitas não marcou nada, e no contra ataque o Galo tomou o gol e perdeu a partida e posteriormente o título do Brasileiro daquele ano para o Timão.
- No ano de 2000 o humilde São Caetano foi obrigado a abdicar do Maracanã e jogar a segunda partida final contra o Vasco, no Estádio São Januário, que não tinha capacidade para tantos torcedores e deu no que deu: queda de alambrado, torcedores pisoteados e jogo interrompido pelo árbitro Oscar Roberto de Godoy, que mais tarde virou comentarista de arbitragem da TV Bandeirantes.   Godoy na verdade não teve culpa no episódio pois acatou ordem direta do governador do Rio para interromper o jogo.   Deprimente foi ver o cartola Eurico Miranda querendo obrigar o árbitro a continuar a partida, num campo sem alambrado e com vários torcedores feridos.
- Na final da Copa Brasil de 2002, o gaúcho Carlos Eugênio Simon cometeu uma falha dantesca contra o candango Brasiliense e o Corinthians faturou mais um caneco.   Simon deve se aposentar este ano, e pelo bom relacionamento que tem com a BAND, deverá ser mais um ex-árbitro comentarista de TV.
- Em 2005, Márcio Rezende de Freitas errou feio ao não marcar pênalti do goleiro Fábio Costa no volante Tinga, do Internacional, e o Corinthians (mais uma vez o Timão) foi beneficiado por erro de arbitragem e levou mais um caneco.   Hoje Márcio Rezende também é comentarista de arbitragem da TV Globo, e na minha opinião, o melhor comentarista de arbitragem do Brasil no momento.
- No ano de 1997 chegava a Pompéu um árbitro, com 04 anos de vivência na Federação Mineira de Futebol, apaixonado pelas regras do esporte bretão, e que num período de um ano foi destaque na arbitragem regional, apitando jogos em diversas cidades, incluindo 03 finais de campeonato, nas cidades de Luz, Quartel Geral e Morada Nova.   Teve sua carreira interrompida por um inesperado acidente automobilístico em 1998; voltou a atuar 02 anos depois, mas nunca mais foi o mesmo, tendo prejudicado o Cristalino claramente numa final de campeonato em Nova Serrana.   Incompreendido e hostililizado por algumas pessoas, resolveu que estava chegando a hora de parar e dar mais atenção à família.  Esse ex-árbitro, que também gosta de comentar arbitragem e futebol é o próprio colunista em epígrafe.     
 
- No ano de 2002, meu xará e ex-árbitro de futebol Arnaldo Cezar Coelho publicou um livro cujo título é “A REGRA É CLARA”.   Realmente, na teoria, as 17 regras do futebol são bem claras, mas na prática, dentro das 04 linhas, tornam-se muitas vezes subjetivas, passíveis de interpretações divergentes, e como temos visto ultimamente, causadoras de muitas confusões.    É inegável que times considerados poderosos, principalmente do eixo Rio-São Paulo foram e continuarão sendo beneficiados em lances duvidosos, porque enquanto os atletas têm um tratamento e salários de profissionais, os homens do apito não recebem nenhum incentivo ou condições para se dedicarem exclusivamente à sua carreira e serem realmente profissionais.  A cada ano que passa a história se repete: Clubes investem valores astronômicos para montar grandes equipes, conseguem patrocínios fantásticos (Ronaldo Fenômeno ganha a bagatela de um milhão de reais por mês ), mas todos continuam com algo em comum:  devem milhões para a Previdência (times do Rio são campeões disparados) e conseguem levar o problema em banho maria, enquanto os órgãos competentes não resolvem pensar numa alternativa, numa maneira de planejar melhor a formação do quadro de árbitros nacional e dar-lhes condições de exercerem melhor um trabalho, que apesar de parecer fácil, é de uma responsabilidade enorme.    Sem querer ser corporativista nem justificar os últimos polêmicos erros de arbitragem no Brasil, acredito que os árbitros atuais erram e vão continuar errando na mesma proporção que a turma da velha guarda, só que com uma diferença terrível: antigamente não existia replay, tira-teima, câmara invertida, câmara lenta, etc. ...., ou seja, estão usando a tecnologia não para dirimir dúvidas e evitar injustiças, mas para massacrar todos os árbitros sem distinção, o que é uma covardia, pois essas pessoas (torcedores, dirigentes, jogadores e ... ...) só reclamam quando os erros são contra seus times, mas se calam, se omitem, quando são favorecidos pelos erros de arbitragem.   Resumindo: Como torcedor, ainda estou indignado com a atuação do árbitro Sandro Meira Ricci no jogo contra o Corinthians, que praticamente nos tirou a chance do título deste ano, mas como ser humano não misturo as coisas, pois sei muito bem o que se passa na casa, na família de um árbitro de futebol após um jogo decisivo e polêmico.    Prezados internautas, companheiros de todas semanas, me desculpem a redundância sobre o assunto; prometo para os próximos textos mais  futebol e menos polêmica.


.


E-MAIL
 

O que a Prefeitura Municipal fez para a cidade até agora para cobrar
tanto da nossa população??? Como o caso dos passeios(de fato importante),mas
nós não tivemos nenhuma melhoria significativa.Por exemplo:As ruas continuam
esburacadas,a saúde não melhorou em nada,ah esqueci!Temos um cinema!Mas
quando e onde ele funciona?Para cobrar é preciso primeiro fazer tudo aquilo
que eles prometeram,pois uma sociedade se faz com homens de honra,e não é
isso que vemos.Obrigado!
NR. NÃO ADOTAMOS A POSTURA DE PUBLICAR TEXTOS ANÔNIMOS. ESTE, SEM DÚVIDA , É UMA EXCEÇÃO.
            O colunista pega uma carona. As ruas estão de fato esburacadas. E, com tanto apoio que os deputados majoritários estão tendo em nossa cidade, creio, é chegada a hora não de operação “tapa buraco”, mas de recapeamento mesmo em nossas principais vias públicas. No nosso entendimento, tapar buraco nos lembra “tapar o sol com a peneira”. Sou inteiramente contra “tapa buraco” e inteiramente a favor de recapeamento. Pensem, pompeanos, como a imagem do nosso querido prefeito iria ficar se ele arregaçasse as mangas e recapeasse as nossas  principais ruas!!!Ele seria aplaudido de pé por toda população.Se ele tiver 50% de aprovação, este índice subiria para 80% no mínimo... é nossa visão.

.

E-MAIL

    Gostaria de saber o que a Polícia Militar pode fazer (urgente!!!)
a respeito de prostitutas e garotas/garotos de programas que se instalaram
na principal entrada de nossa querida Pompéu. A empresa Isavel já tomou
providências instalando sensor de movimento em seu prédio (que incomoda a
toda a vizinhança altas horas da noite e madrugada). São pessoas envolvidas
no consumo de drogas (e quem sabe a venda?)que se prostituem após as 19
horas em local urbano. Já está ficando impossível passar pelo trecho entre a
Rua Chiquinho da Quita e a Rua Professora Erotildes. Com a resposta a
Polícia Militar.....*As. Juliana...)
NR. Juliana, seu recado está dado. vamos aguardar a manifestação da nossa querida PM, não é mesmo?

.

 







 







 

                  








 
 









 
































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA