Edição: 28/02/2009
.

Renata  e Daniele – formandas em Normal Superior  pela Unimontes. Aqui, elas foram “flagradas” no coquetel oferecido pela elegante e bonita paraninfa Fátima  Faria Castelo Branco, na sede do Lions.Foto JP

.

LUCAS DE OLIVEIRA SANTOS E ASSIS (foto) cola grau neste final de semana, 28, em Zootecnia, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica , de Bambuí CEFET).A missa em Ação de Graças foi ontem, sexta, e a colação será hoje, sábado, às 09:30 hs, no Salão Nobre do Campus Bambuí. O jovem formando é filho de Ronaldo Coelho de Assis e Maria Amélia de Oliveira Santos e Assis. Parabéns, Lucas e grato pelo convite.Aqui , ele e sua querida Larissa : ela, gente finíssima(futura odonto) e filha do meu grande amigo Walter Valadares de Abreu e Lourdinha ... ele próspero fazendeiro, ela educadora.

.

Necy e Ivone, nos 90 anos de Maria José Porto.(Foto JP)

.

Armando Nunes de Castro e sua bonita netinha Luiza. Para quem conhece o seu pai(Juninho): ela é seu próprio clone. Aqui, eles foram clicados nos 90 anos da sua tia Zezinha Porto.Foto JP

.

Gilberto, Experidião, a saudosa professora Maria de Lourdes e eu.Foto Imagem

.

Bebel, que contou tempo semana passada e Alessandra Gonçalves, que acaba de ganhar seu segundo “bebê”.

.
LIVRO
 

A CIDADE ACABA DE GANHAR MAIS UM ESCRITOR: Césio Adriano da Silva – Pastor Adriano. Ele lançou dia 17 p.p., no auditório Antenor Delfino de Souza, no Instituto Santa Maria o livro “O Homem mais RICO do Oriente”. Vou ler com vivo interesse sua obra literária. Em sua edicatária, assim se expressou o “insuspeito” autor: “ Ao Amigo(detalhe - com “A” maiúsculo) e Colunista Júlio Porto . Prestador de Serviços p/ Pompéu. Você é importante para Pompéu!Data: 26/02/09. O colunista agradece ao Amigo Adriano a gentileza e a sua inequívoca manifestação de carinho. Muito “merci”, meu jovem escritor.

.
GOVERNADORIA
 
RENATO MAGELA DE OLIVEIRA (leia-se Grupo Frigotudo)  viajou ontem(sexta) para Montes Claros, onde fará curso e treinamento para o cargo de Governador Assistente para o ano rotário  2009/2010.Parabéns, jovem Governador. Você voltará mais afinado ainda e super preparado para as suas dignas funções de Governador Assistente.A comunidade rotariana e seus amigos se sentem orgulhosos de você.
.
BATIZADO
 
As gêmeas Júlia e Sofia, filhas de Christiane Campos Valadares Vilaça e Antônio Cândido Vilaça Júnior(Chris e Juninho) ganharam uma linda tarde de festa, regada a refri, cervejota geladésima e churrasco   para comemorar o seu batizado, que aconteceu , na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 11:00 hs e teve o Capelão do Exército, Major  José Norberto como celebrante do Sacramento do Batismo. Comemorou-se também o niver da Christiane e o local do evento foi a residência da Dona Berenice, avó das meninas.  Os padrinhos de Júlia são Edson  Curraleiro e Kátia e ainda Bárbara, E, de Sofia são Ramon e Solanginha e ainda Patrícia Ferreira.O “back ground” musical foi de Reginaldo e José Roberto
.
REGINALDO E ZÉ ROBERTO
 
A dupla Reginaldo e José Roberto  além de muito simpáticos, donos de um visual dos mais agradáveis ,  têm um repertório excelente, muita musicalidade, muito bom gosto,  ritmo... e são afinadíssimos:  enfim onde que quer que se apresentem são sucesso garantido.
.
NOSSO CARNAVAL 
 
O carnaval  oficial de Pompéu se limitou a uma banda colocada   em frente a rodoviária. E, claro não poderia ser diferente. Afinal, carnaval é festa, é comemoração e o pompeano não tem nada a comemorar ou vocês discordam? A dívida da municipalidade é de aproximadamente 17 milhões de reais e todos pagamos a conta de qualquer forma – quer queiramos ou não. Porque , é claro que o atendimento médico,  saúde e a defesa sanitária são  afetadas, a segurança publica, o transporte escolar, a patrulha mecânica enfim todos os segmentos da comunidade sofrem reflexos  dessa herança maldita.Há alguns meses atrás , eu vi os ônibus que transportam alunos da cidade de Bom Despacho: todos eles novinhos... coisa de fazer  inveja – de parabéns a nossa gostosa e vizinha cidade de Bom Despacho e parabéns também ao meu amigo Haroldo Queiroz, grande administrador público e figura simpática e das mais estimadas da cidade.
.
QUAL É A SUA ARMA?
 

Muito  se tem falado sobre as formas de  se segurar um homem ou uma mulher. Não estou aqui pra falar de formas mágicas porque em última análise isso não existe. Não existe uma forma, uma palavra mágica capaz de manter a chama de um grande amor e sim um conjunto de fatores que contribuem  para que uma namoro, um noivado ou uma paixão perdure. Mas, de uma coisa, estou absolutamente convicto: o ciúme não é definitivamente a melhor  arma que deve ser usado pelo homem ou pela mulher para manter um relacionamento: não é, nunca foi e nunca será. Ele funciona de forma contrária: ele desgasta, aniquila e destrói pouco a pouco o encantamento, a afinidade, a paixão, a cumplicidade e a chama que mantém acesa um bom relacionamento. A Meire Sampaio, lá da cidade de Curvelo, que é casada com o jovem empresário Alexandre Benony, esta semana me revelou que era uma mulher muito ciumenta e que apenas ela sofria por causa do seu ciúme. Adotou uma nova postura, trabalhou sua cabeça e seu relacionamento mudou da água pro vinho. E, é ela quem arremata: “ ... ciúme não é a melhor arma...”

.
E-MAIL
 
Caro Amigo Geraldinho e Colunista Júlio Porto, vou continuar a tratá-lo como Geraldinho porque foi com este nome que o conheci em 1977 quando fui pela primeira vez a Pompéu conhecer e ser apresentado a família da June (casamos em 1978 e nossa  união já dura 31 anos). Este reencontro com você   após vários anos foi de uma satisfação que só nossos corações, da June e meu podem avaliar. E amizade de verdade é isto, não importa quanto tempo ficamos sem ver um AMIGO, mas quando o encontramos parece que nunca estivemos sem nos  ver. Tão bom também foi visitar seu site e saber que você  realmente nasceu para informar, e com muita competência e categoria  com um site moderno, atualizado e de muito bom gosto. Apenas um senão, foi ver as fotos do aniversário da Tia Zinha com parte da família:  se já estávamos com saudades, imagine você como estamos June e eu agora... \"explode coração\". Parabéns e foi um prazer revê -lo.Em breve estaremos aí em Pompéu. Grande abraço, Anselmo Rocha (*) Anselmo é Secretário de Turismo da cidade de Pirapora.
.
ORIGEM DA PALAVRA UAI
 

Na Revista do Correio, do jornal Correio Braziliense, de 18/01/2009, Marcio Cotrim publicou resposta a um pedido de leitor sobre a origem da expressão popular dos mineiros UAI:

"Segundo o odontólogo Dr. Silvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a lhe pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável. Os Inconfidentes Mineiros, patriotas mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é?, e os de fora respondiam: UAI -
as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes. Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário cotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem. Uai, sô..."(Colaboração: Ediene |Oliveira Campos)

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA