Edição: 28/05/2011


.





A pompeana BÁRBARA VALADARES, sua amiga CAMILA, de Espinosa e sua prima NÚBIA.

.

 


CAMILA, acadêmica de Direito, BÁRBARA, futura odonto, ANDREY, de Divinópolis(Direito) e NÚBIA,também de Pompéu(fisioterapia). Todos estudam em Itaúna, exceto NÚBIA.

.

ELLAS & ELLES

Júlio, o sonho do Galba era vestir a verdinha do Cristalino e jogar ao lado do melhor zagueiro da história desse país, Mario Lúcio. Havia dois impecilhos:
1) ele   naturalmente seria reserva.***
2) o outro: seu pai – o saudoso Joaquim Maria Valadares(Ló) – o deserdaria. Portanto, o Galba, um dos maiores zagueiros de Pompéu e região, carrega essa frustração.. rsssss. Quem fala isso e assina embaixo é o Tony Moreno.
Agora, é o próprio Galba quem diz: dois pontos: segundo o “insuspeito” Gilbertinho Porto, o Galba e o Perfumo são os melhores beques que ele já viu jogar... rssss.*** PAULO MACIEL me fala no bar do Alécio, domingo passado que assistiu todo o desenrolar do Concurso Miss Minas Gerais. Eu lhe perguntei se ele torcia pra alguém. Ele respondeu que sim – que torcia para sua prima, que assina Maciel. Não me lembro quem é a miss.***QUEM CHAMAVA ATENÇÃO ,  domingo no Aconchego era a bonita Lidiane. Estava na companhia do Machadinho e sua namorada.*** O MÉDICO CARLOS HENRIQUE VALADARES DA SILVA(DOUTOR   CARLINHOS) me fala lá no Banco do Brasil: - a Lucinha(para quem não sabe é sua esposa) me dá sempre notícia da sua coluna e sempre comenta comigo sobre as piadas que você publica, que ela aprecia. Daqui do alto desta coluna quero enviar ao casal o meu “amplexo”, como diria o chefe da equipe de esportes da Inconfidência , José Augusto Toscano e os meus agradecimentos pela visita ao nosso site. Esta semana, se  vocês ouvirem uns fogos de artifício, saibam que o responsável somos nós : a coluna deve bater este mês record de acessos. SARAVÁ, MUSIFÍ...

.

 


WENER, que está aniversariando hoje, sexta, com seu irmão MIGUEL ARAÚJO.Parabéns, primo e continue sendo essa pessoa maravilhosa que sempre foi.
 
.

$$$ - CEM REAIS - $$$   
 
VOCÊ AINDA PODE CONCORRER A 100 REAIS.BASTA ACESSAR O SITE JULIOPORTO.COM E RESPONDER “QUAL É O SITE MAIS ACESSADO DE POMPÉU E REGIÃO”? NINGUÉM PRECISA MENTIR PARA FATURAR: É SO DIZER QUE É O SITE JULIOPORTO.COM . O PRAZO PARA CONCORRER ENCERRA  DIA 31 DESTE. PARTICIPE.
 

.

ANALDINO JR.

QUEM CONTOU  tempo sábado passado foi o ANALDINO JR. Foi uma reunião das mais agradáveis e aconteceu na residência do seus pais.Este colunista fez questão de abraçá-lo, antes de atender a outro convite – ir ao Lions Clube para o I Buteco do Leão. CONFIRA AS FOTOS:



ANALDINO JR com este colunista n o dia do seu niver.Foto Viviane Alice

Confira aqui a Galeria de Fotos

.
 
BUTECO DO LEÃO



O Presidente do Lions Clube, HAMILTON, sua Domadora SÃOZINHA, CÂNDIDO EUSTÁQUIO, CARLOS FÓSCOLO E MILA

O LIONS CLUBE lavrou muitos pontos ao reunir em sua sede social, sábado que passou associados e convidados para o I BUTECO DO LEÃO. Parabéns para seU presidente HAMLTON HERMINIO AFONSO, sua Domadora SÃOZINHA  e toda diretoria.
Vejam as fotos:

Confira aqui a Galeria de Fotos

.



NA PASSARELA DA VIDA, DESFILO MINHAS EMOÇÕES, MINHA EXCENTRICIDADE, E, DEIXO A MINHA TRILHA NO PASSADIÇO DA "HISTÓRIA": ACIDÁLIA LISBOA, COLUNISTA SOCIAL DE DIAMANTINA – AQUI COM SEU MARIDO – O CORONEL APOSENTADO DA PM, NÉLIO LISBOA, DE QUE ME TORNEI TAMBÉM GRANDE AMIGO.
     


.





DOUGLAS VALE e ACIDÁLIA LISBOA , EM DIAMANTINA.



.


 
RELATOS DE UMA COLUNISTA
(Por Acidália Lisboa)


er Colunista não é tarefa fácil... Nem ao menos generosa como pode parecer, muito pelo contrário! É um trabalho árduo, que exige muita abnegação, cumplicidade, amizade e principalmente um jogo de cintura, especialmente quando temos que administrar vaidades, exigências, interesses e às vezes, porque não, intolerâncias e muitas vezes incoerências!

É preciso certas sutilezas para agradar a todos e um cuidado super especial para não ferir as sensibilidades alheias. Além de tudo isto é um correr constante atrás de informações de eventos, nomes e ainda a obrigatoriedade de estar presente em tantos acontecimentos importantes, que possam interessar ao leitor.

São longos anos desfilando por esta surpreendente trilha.Quando fui convidada pelo Jornalista Francisco Donizete de Paula, Diretor da Gazeta Tijucana, para elaborar a minha primeira escrita social, fui para esta tarefa, imbuída de total simplicidade, que graças a Deus conservo até hoje

Sinto que a minha Missão é renovar a cada dia o Colunismo, de uma maneira abrangente, elegante... porém numa linguagem coloquial, atual, dinâmica, condensada, entretanto bem simples para que possa alcançar todas as interpretações.Estão sendo longos anos... tantos, que as vezes até me surpreendo.

Amo tudo isto, estou totalmente envolvida com personalidades, festas, acontecimentos e História. Hoje o Colunismo tornou-se parte da minha vida, mas, sei que tudo é passageiro e logo uma terceira pessoa estará assumindo o meu lugar.Em nossa Sociedade atual os valores são outros, ela é feita dos novos ricos, Emergentes Sociais, novas expressões culturais, novas promoções, educação diferenciada... que circulam pelos salões, pelas elegantes festas!

A nossa Comunidade, os nossos valores, a nossa História, o nosso bairrismo... tudo isto é ressaltado em minhas Colunas através da minha querida Voz de Diamantina.

No Enfoque Social, fiquei reconhecida pelo meu trabalho e isto me abriu as portas para novos horizontes e, assim sendo, atualmente, mantenho Colunas no Centro Norte Mineiro, especialmente Curvelo – nos periódicos: Folha de Curvelo, Jornal E_Agora? – Revista Pequi Magazine e, em BH, no Jornal O Tempo; Entretanto todas estas Colunas direcionam para a Sociedade diamantinense, permitindo que com isto posso levar o nome e os eventos da minha cidade para outros rincões!

Sinto-me feliz e realizada porque de alguma forma tenho colaborado com a minha Terra Natal, levando além fronteiras um pouco da nossa História cotidiana, notas sociais, personalidades, acontecimentos que certamente ficarão gravados para a posteridade, e as futuras gerações terão um farto e forte acervo para conhecimentos de pessoas, fatos e memórias!

Final e início de Ano é momento próprio para reflexão e agradecimentos: em primeiro lugar a Deus, aos meus amigos, aos leitores, ao enorme reconhecimento que tenho obtido, através de sinceras manifestações... escritas, Troféus, Medalhas, convites especiais, Homenagens e a amizade com total carinho de todos.

(*) ACIDÁLIA LISBOA é um dos nomes de maior prestígio de Diamantina e região.Ousaria dizer que a pessoa mais importante de Diamantina, de pois de Acidália Lisboa, com certeza é o prefeito da cidade, o nosso amigo Padre Ge.  Conheci-a em uma Noite de Autógrafos, em Diamantina. Tornamo-nos  muito amigos e nos encontraríamos novamente , no Planetarium para os Notáveis do Ano do V ale do Jequitinhonha, promoção do festejado jornalista Ideumar Gonçalves, de Curvelo. Este colunista por indicação da grande cronista social de Diamatina receberia uma linda Placa de Prata, cujos dizeres transcrevo abaixo:

            CONSAGRAÇÃO PÚBLICA

Colunista Social Regional

“O Jornal Folha de Curvelo”, por seus diretores e pelas entidades representativas do município, confere a presente homenagem ao

Dr. Geraldo Júlio Porto

Por sua notável atuação  em prol do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Vale do Jequitinhonha.

                        Diamantina, 25 de junho de 2010.

                        FOLHA DE CURVELO

                        As.Ideumar Gonçalves.


.

Para minha amiga Acidália Lisboa
Colunista Social de Diamantina


Carisma, elegância, glamour, competência, bom humor, cultura, inteligência, alegria... Todas essas palavras me vêm à mente quando penso em Acidália Lisboa, a grande personalidade de Diamantina que tive o prazer de conhecer neste ano.
E agora me sinto lisonjeado e satisfeito por figurar na retrospectiva pessoal de Acidália, entre os encontros mais importantes do ano.
Para mim, 2010 também ficará marcado como o ano em que me aproximei da ilustre colunista social, promoter, foliã e dama influente da terra de JK e Chica da Silva.
 
Em julho, quando fui hóspede da simpática Acidália , pude compartilhar momentos de intensa amizade, disposição e atenção. A Colunista me apresentou a encantadora Diamantina, com suas histórias e lendas, sua cultura efervescente e sua gente calorosa. Nas andanças pelos becos e ladeiras, comprovei o prestígio de que Acidália goza em todos os lugares por onde passa.
 
Todo o tempo que estive ao lado dela só me deram a certeza de que se trata de uma pessoa verdadeiramente especial, fina e talentosa. E a ligação que se criou, desde então, entre mim, Acidália e Nélio, deixou a lição de que a amizade é, indubitavelmente, uma das dádivas mais preciosas da vida.
 
Vida longa e sucesso à inigualável Acidália Lisboa!
 
 
Joelmir Tavares  - Colunista Social do Jornal O TEMPO
 
Belo Horizonte, novembro de 2010



Acima , ACIDÁLIA E JOELMIR TAVARES, do jornal O TEMPO.

.

Piadas


PIADINHA DE MÉDICO

Uma mulher fez plástica de tudo: nariz , pescoço, mãos, pele, facial, etc.
No pós-operatório o cirurgião pergunta:*

- E então, satisfeita?

- Sim, mas gostaria de ter os olhos maiores e mais expressivos.

- Ah, mas isso é muito fácil: enfermeira: traga a conta, por favor.

**********************************************
 
Depois da cirurgia

- Doutor, eu entendo o senhor estar vestido  de branco, mas porque tanta luz?*

- Meu filho, eu não sou seu médico:  sou São Pedro!

***********************************************
DE SOGRA
 
A garota chega para mãe, reclamando do ceticismo do namorado.
- Mãe, o Mário diz que não acredita em inferno.
- Case-se com ele minha filha e deixe o resto comigo: eu o farei acreditar!




.




 
.

Assunto:  Osso assassino  -  alerta médico!

NÃO PRENDA O TELEFONE NO OMBRO COM A CABEÇA!!!

O alerta vem dos consultores médicos do Jornal Britânico 'Neurology'.
Está comprovado que é perigoso, e pode até ser fatal, conversar pelo telefone apoiando-o no ombro e firmando - o com a cabeça.
Geralmente tende-se a fazer isso quando precisamos anotar o que interlocutor está dizendo ou estamos fazendo algo mais. 
 
O caso relatado pela publicação científica refere-se a um psiquiatra francês que demorou uma hora com o telefone preso entre a cabeça e o ombro esquerdo. Quando desligou, o psiquiatra sofreu cegueira temporária e sentiu dificuldade em falar a que sobreveio um derrame cerebral.

MOTIVO: Um osso minúsculo, mas pontudo, sob a orelha esquerda e atrás do queixo, rompeu os vasos que levam o sangue até o cérebro. Esse rompimento dá-se porque a pessoa, sem sentir, vai pressionando cada vez mais a cabeça sobre o telefone e também, involuntariamente, vai levantando o ombro.

Como é uma prática comum este comportamento, principalmente nos escritórios e, mesmo no lar, com a dona de casa fazendo suas obrigações, muitas vezes o problema afeta as pessoas com intensidade podendo causar problemas por acumulação.

Avise a seus colegas de trabalho, familiares, seus amigos e demais pessoas de seu convívio para que:

EVITEM FALAR AO TELEFONE PRENDENDO-O ENTRE A CABEÇA E O OMBRO.

Dr. Luís Carlos Calil  -
Prof. Psiquiatria da Faculdade de Medicina  
 
REAÇÃO DE UM COLUNISTA

Após receber do amigo Renato Frigotudo Magela de Oliveira, não me envergo de tornar público que a minha reação foi de chorar... sim de chorar e leiam a mensagem que enviei ao Renato pelo celular após ler seu e-mail que segue abaixo:
“ Renato Amigo, não sei se  você vislumbrou qual seria a minha reação ao ler este e-mail sobre crianças. Mas, te falo agora sem nenhum constrangimento: chorei de soluçar, copiosamente  e tive que lavar o rosto e meus olhos para enxergar o teclado do celular. Você deve ter tido a mesma reação.Deus te abençoe.


.


Histórias que nos fazem esquecer as coisas tristes da vida.
 
CRIANÇAS...

 
 
Um autor e conferencista certa ocasião falou de um concurso em que tinha sido convidado como jurado.
O objetivo era escolher a criança mais cuidadosa.
 
Eis alguns dos vencedores:
1. Um garoto de 4 anos tinha um vizinho idoso ao lado, cuja esposa havia falecido recentemente.
Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se em seu colo.
Quando a mãe perguntou a ele o que havia dito ao velhinho, ele respondeu:
- Nada.. Só o ajudei a chorar.
2. Os alunos de uma professora de primeira série estavam examinando uma foto de família.
Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais. Alguém logo sugeriu que essa criança tivesse sido adotada.
Logo uma menina falou:
- Sei tudo sobre adoção, porque eu fui adotada.
Logo outro aluno perguntou-lhe:
- O que significa "ser adotado"?
- Significa - disse a menina - que você cresceu no coração de sua mãe, e não na barriga!
3. Sempre que estou decepcionado com meu lugar na vida, eu paro e penso no pequeno João.
João estava disputando um papel na peça da escola. Sua mãe me disse que tinha procurado preparar seu coração, mas ela temia que ele não fosse escolhido.
No dia em que os papéis foram escolhidos, eu fui com ela para buscá-lo na escola. João correu para a mãe, com os olhos brilhando de orgulho e emoção:
- Adivinha o quê, mãe!
E disse aquelas palavras que continuariam a ser uma lição para mim:
- Eu fui escolhido para bater palmas e espalhar a alegria!
4. Conta uma testemunha ocular de Nova York :
Num frio dia de dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrina e tremendo de frio.
Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:
- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrina!
- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...
A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia duzia de pares de meias para o menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha.
Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também comprou-lhe um par de sapatos.
Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:
- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.
Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:
- Você é a mulher de Deus?!
A vida é curta.
Quebre regras, perdoe rapidamente, beije lentamente, ame de verdade, ria descontrolavelmente, e nunca pare de sorrir, por mais estranho que seja o motivo.
E lembre-se que não há prazer sem riscos.
A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez que estamos aqui, temos que comemorar!!! Aprecie...
D E U S  NOS  A B E N Ç Ô E !
 
(Por Renato Magela de Oliveira)
 

.

 HOSPITAL MADRE TEREZA



“NINGUÉM AMA AQUILO QUE NÃO CONHECE”
 
O saudoso deputado Dalton Canabrava , em uma de suas muitas visitas  a Pompeu –  disse na sede do CAP – me lembro como se fosse hoje:  “Ninguém ama aquilo que não conhece”.
A equipe do setor E, do Hospital Madre Tereza, na pessoa do supervisor Alexandre Coelho, está de parabéns pelo profissionalismo, humanismo e dedicação.
A paciente Doralice Maria da Silva Campos, quando de sua enfermidade,  ficou sob os cuidados dessa maravilhosa equipe, durante 43 dias, e é por meio desta apreciada coluna que os familiares de Doralice agradecem a todos pelos cuidados, pelo carinho, pelo amor e dedicação.
Que Deus abençõe  o caminho,  das freiras, para que possam continuar na missão de levar a cada paciente, uma palavra de conforto.
A equipe de cardiologistas, Dr. Roberto Marino Dra. Bárbara Marino, Dra. Maria Elisa, Dra. Suzana, Dr. Henrique, ao médico cirurgião Dr. Fernando Roquette a nossa eterna gratidã. Dr. Letfallah neurologista.
Apesar dos momentos difíceis que passamos naquela conceituada Casa, sentimos o grande e incomparável espírito humanitário de todos , sem exceção, e manifestamos a todos a nossa mais profunda gratidão.
Á equipe de fisioterapeutas na pessoa de Ângela, psicólogos, a todos os técnicos de enfermagem que trabalham com tanto amor e compromisso.  As meninas da higienização na pessoa de Mariza, que hoje está no N 4.
Hoje, graças à competência , ao amor e aos conhecimenos de cada um, nossa querida Dora, está de volta ao recesso do seu lar completamente restabelecida.  Vocês fizeram a diferença e nos trouxeram alegria, confiança e conforto nos momentos mais difíceis para todos nós.
 
Ahh!!! Se pensam que ela deu trabalho aí, agora é que ela está dando viu... já fez até um franguinho caipira, humm...
 
Dá até pra vocês imaginarem ela brincando e xingando todos vocês, não é verdade??? Agora as broncas são aqui com a gente. Mas, isso é bom, é sinal de que ela realmente se recuperou.
 
Então fica ai nosso preito de gratidão e a nosso agradecimento fraternal  a todos os funcionários do Hospital Madre Tereza, em especial a equipe do Setor E, Alexandre Coelho, Lorena e Thais.
Nossas perenes escusas com aqueles que não estão nas fotos, mas sabem que não foi por culpa nossa.
(Por isabelle Graciani Porto Dutra)

.



A paciente Dora, com sua médica cardiologista Dra. Bárbara Marino. Essa “moça” é um amor, uma benção e de um profissionalismo inigualável.
 


Dra. Suzana, médica cardiologista, que com toda meiguice e dedicação cativou nossos corações.



Médico cirurgião Dr. Fernando Roquette, que foi instrumento de Deus na hora mais delicada do quadro da “nossa” paciente.
 


Shely, Kelly, Vanessa, Fernando Doarlice e Túlio.



O Técnico Roberto, na hora da “famigerada” picada... haja palavrões.... rsssssssssssss



Equipe 100 % alegria, carinho, profissionalismo e dedicação. Cibele, Túlio, Gil, Kelly,   Vanessa, Cícera, Alexandre Coelho (supervisor do setor E) Fernando e Shely.

 

Olha a cara boa da paciente na hora de ir embora. E dos técnicos também, por a verem curada e feliz voltando para casa.



Graciani Porto, filha deste colunista - nora da paciente Dora, supervisor Alexandre e Mariza, da equipe de higienização.

.

CADERNO DE ESPORTES
28/05/11

Libertadores da América 2011.

Chega às semi finais o torneiro de futebol de maior importância da América do Sul. O Brasil tem o Santos do “papa títulos” Muricy Ramalho entre os quatro finalistas e em minha opinião, só não puxará o caneco por muito azar. O time da Vila enfrentou na quarta feira a equipe do Cerro do Paraguai, que na fase de grupos foi derrotada pelo Santos no Paraguai e suou para vencer por 1 x 0. Na outra semi final duelo entre o Peñarol (URU) e Vélez Sarsfield (ARG), foi um jogo incrível, com o time argentino jogando muito bem, mas o Peñarol venceu no peito e na raça também por 1 x 0.  Caso o Santos se classifique a final da copa será no Brasil, pois o time da Vila possui melhor campanha que Vélez e Penarol na competição.
Kalil e a briga com a TV Globo.
A briga que se arrastava por meses se encerrou. E mais uma vez do jeito que a emissora carioca queria. Também é muito difícil acreditar que a Globo perderia esse “embate”. De nada adiantou e nem vai adiantar o Kalil bater no peito e dizer isso e aquilo. Para que fazer isso? De que adianta brigar, falar bobagens e depois ter que assinar o contrato? Todos os clubes vão assinar. Besteira maior ainda é dizer que a Globo vai perder essa briga com as outras emissoras. No nosso país funciona assim: quem pode; pode e se você não pode, junte-se a quem pode. Que dureza...



Brasileirão série B.

Começou na sexta feira a disputa da série B do campeonato brasileiro que tem regulamento semelhante à serie A, pontos corridos, com os quatro primeiros subindo para a série A e os últimos caindo para a série C. Na primeira rodada o Goiás que é um dos favoritos ao acesso, suou para vencer Barueri em casa por 1 x 0. Em outro jogo da noite de sexta, entre Bragantino e ABC de Natal já tivemos lambanças da arbitragem. O gol de empate da equipe paulista, aos 43 do segundo tempo foi em completo impedimento não marcado pelo auxiliar Marcus Vinicius Gomes. Minas Gerais tem seu representante no torneio: O BOA (Ituiutaba), que na estréia da competição foi derrotado em Varginha pelo Paraná Clube por 2 x 1.  Um fator que chama atenção é a presença do público nos jogos, enquanto no Serra Dourada o público não chegou a mil pagantes. Na partida disputada no interior de São Paulo (Bragança Paulista), tivemos 559 pagantes, enquanto que no interior de Minas (Varginha) o público divulgado foi de apenas 209 testemunhas.  
Brasileirão Série A
Começou o Brasileirão e na primeira rodada já tivemos surpresa. O Cruzeiro jogou mal, abusou do salto alto, rebolou e foi derrotado pelo fraco Figueirense. Os outros times de Minas, estrearam muito bem, com o Galo jogando o fino da bola e derrotando o seu xará Paranaense por 3 x 0 com autoridade na Arena do Jacaré. Também jogando em casa o América venceu o Bahia no seu retorno a série A após dez anos disputando séries C e B do brasileirão. É apenas o começo, o Cruzeiro, para quase todos ainda é favorito e o Galo, tem que continuar a caminhada para se  firmar. Pelo lado do América, o time mostrou inúmeras deficiências que precisam ser corrigidas já, pois caso contrário o Coelhão vai de novo para a segundona. 
Você sabia?
Internacional e Atlético-MG foram os únicos clubes brasileiros a fazer a reavaliação de seus ativos até o momento. Para isso ambos os clubes contrataram empresas especializadas para atualizar o valor de seus bens. No caso do Atlético, a cidade do Galo e o shopping Diamond Mall que foram construções concretizadas nos últimos anos, entraram na reavaliação e o valor do patrimônio do clube saltou de 230 milhões para 617 milhões de reais. A dívida do Galo hoje, segundo balanço financeiro publicado no site da Revista Placar, está estimada em 317 milhões de reais, ou seja, metade do seu patrimônio. O Kalil, para variar, contesta a informação da dívida e diz que a dívida que ele conhece é de “apenas” 260 milhões.
BMG
Já está virando rotina, você liga a TV para ver futebol e lá está na camisa desse ou daquele clube o patrocínio do Banco BMG. A revista Placar em seu guia do brasileirão 2011, informa entre outras particularidades o valor de patrocínio dos clubes. Esse banco despeja no futebol nacional cifras surpreendentes veja abaixo:

Clube

Milhões R$ / Ano

América MG
R$ 2.000.000,00
Atlético MG
R$ 11.000.000,00
Coritiba PR
R$ 2.000.000,00
Cruzeiro MG
R$ 11.000.000,00
Flamengo RJ
R$ 9.000.000,00
Santos SP
R$ 6.500.000,00
São Paulo SP
R$ 25.000.000,00
Vasco RJ
R$ 2.500.000,00
Duque de Caxias RJ
R$ 2.000.000,00
Ituiutaba MG
R$ 2.500.000,00
Grêmio Barueri SP
R$ 5.000.000,00
Sport Recife PE
R$ 8.000.000,00
Total
R$ 86.500.000,00

Copa 2014.

A revista VEJA edição 2218 de 25 de Maio 2011, está com um levantamento minucioso sobre as obras dos estádios para a Copa no Brasil em 2014. Todo mundo sabe que as obras estão atrasadas, mas o que está na VEJA é brincadeira. Para se ter idéia da situação, tem projeto de estádio onde não foi colocado nos custos o gramado e as cadeiras. É mole....

História

Confira aqui fotos antigas e históricas de grandes times brasileiros. Toda semana terá uma foto diferente.



Começamos com o Atlético Mineiro campeão Mineiro de 1915 - Ferreira, Morethzon, Leon, Sigaud, Lé, Testi, Paula Dias, Lott, Meireles, Matos, Rose, Curthbert, Guimarães, Coutinho e Guido.

        



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

28/05/2011

Carlos Foscolo
  
FLASHES I
 
De quem não tem muito tempo pra escrever...
Pra quem não tem muito tempo pra ler!

                         
       Esta nova seção foi criada apenas para atender, de forma egoística ao meu vício de escrever e, em segundo plano, à minha escassez de tempo para escrever meus escritos e, assim, aproveitando também a oportunidade de atender ao meu amigo Gilberto Porto, que sempre me pede para escrever menos, pois fica impaciente durante a leitura de meus longos artigos.
 
            Aliás, ao reiniciar estes escritos no meio de umas férias que programei para mim mesmo, cheguei a três conclusões...
 
... Pelo menos para mim, escrever é um vício!
... Em última instância, escrevo mais para mim mesmo...
... Mas quando alguém lê o quê escrevo, sinto-me muito bem!
 
            E tanto escrever é um vício, ou uma coisa mais ou menos compulsiva – não posso comparar esta compulsividade ao consumo de drogas, porque nunca as usei – exceto o cigarro, que abandonei há 32 anos, e minha inseparável cerveja – mas deve ser algo semelhante.  Mas, continuando, é tanto um vício que, de novembro até agora – em apenas seis meses –  apenas na coluna do meu amigo Júlio Porto tive a ousadia de escrever nada menos que 240 páginas, no tamanho A4, o quê talvez desse mais de 350 páginas de um livro padrão.
 
Este espaço – pretendo –  será ocupado numa periodicidade que ainda não decidi qual, mas terá apenas mini-artigos, no formato de flashes que não ocuparão nem muito o meu, nem o seu tempo, minha cara leitora.  Esses mini-artigos no formato de flashes deverão ser publicados nos intervalos que não forem usados por nossas crônicas habituais.
 
            Os assuntos utilizados nos flashes poderão ser desenvolvidos posteriormente no formato crônicas, desde que nossos leitores neste sentido se manifestem, ou contestem, ou discordem através de e-mails e outros meios.
 
            Então vamos lá para nossos primeiros flashes:
 
      Obama Faz Discurso, e Cita o Brasil, no Westminster Hall – Parece estranho dizer que nesta quarta-feira muitos de nós brasileiros tenhamos nos sentido muito mais orgulhosos de nosso país durante o discurso do Presidente Barack Obama no Westminster Hall, local destinado apenas a reis e pessoas do porte de Wisnton Churchill e Nelson Mandella, em Londres.  E acho que todos os brasileiros que tiveram a oportunidade de assistir ao discurso ao vivo, como tive, devem ter se emocionado quando o Brasil foi citado por três vezes durante a fala.  E, as citações foram altamente positivas ao nosso país, que finalmente deixou de ser um país do futuro para se transformar no país do presente. Só falta estender esta prosperidade a todos os segmentos da sociedade, principalmente, e notadamente, à educação, saúde e segurança.
 
       Homofobia, Homofilia e Homosandice – Nunca se viu discussão mais tola para ser feita a nível de governo.  O governo chegou ao ponto de investir 3 milhões de reais para produzir um vídeo que mostrava garotas se beijando e também garotos de acariciando.  E pasmem!!! O representante do Ministério da Educação chegou ao ponto de dizer, em tom de chiste, que o Ministério da Educação gastou três meses para decidir se o beijo das garotas deveria ser com língua, ou sem língua.  E isso, em pleno Congresso Nacional. O governo está tão mal-assessorado que os primeiros a se manifestarem contra o vídeo foram os próprios homossexuais que, mui sabiamente, passaram a recear que houvesse reações por parte da sociedade. Isto porque, se todos acham normal que hajam  homossexuais e que 7% da população brasileira tenham nascido com esta formação cromossômica, ou com esta opção,  por que ficar inventando sandices que só trarão à tona conceitos que a sociedade brasileira já aceita e compreende?   Esses órgãos trapalhões do governo – e como os há ! – devem começar a entender que individualizar, ou focar muito em determinados temas polêmicos é uma forma muito eficaz de provocar a discriminação, e não de destruí-la!  A burrice é ficar tentando provar aquilo que não mais depende de prova, já que a sociedade já aceita.  O governo não deve, e nem pode, se meter a discutir hábitos e costumes de uma forma tão posicionada como foi feito neste vídeo patrocinado pelo MEC.
 
     A “homosandice” – palavra que não existe, mas que acabei de criar – é esta homopsicose (palavra que também não existe) de querer se discutir,  de forma recorrente, “over and over again”, o mesmo tema, mesmo depois do mesmo ser aceito por toda a sociedade. O governo da Presidente Dilma esta pecando em permitir que temas arguídos por militâncias ocupem tanto espaço em seus ministérios
 
        Saúde em Pirapora –  Vi com satisfação, em longa reportagem pela Globo News,  a que ponto chegou a saúde de Pirapora, no que diz respeito ao atendimento emergencial,  Digo isso, porque por cerca de um ano fui Secretário de Saúde ad hoc  daquela cidade e vivenciei a dificuldade que é prestar assistência emergencial numa cidade daquele porte, e nas condições em que se encontrava.  O grande sucesso do atual atendimento é a utilização integral do Protocolo de Manchester naquela unidade emergencial.  A organização do setor fez-me lembrar a organização da Santa Casa de Montes Claros, onde o Protocolo de Manchester é também utilizado, e de onde fui consultor por 11 anos.  Parabéns Pirapora!
 
      O ex-presidente Lula, arregaçou as mangas e entrou em campo,  ao ver o perigo rondando o governo de sua pupila Dilma, e partiu para Brasília.  Foi puxar as orelhas de vários dos ministros da Presidente.  Não sabemos se sua intervenção foi solicitada pela presidente, ou se foi espontânea.  Mas. de qualquer forma, abre um precedente perigoso, pois pode evoluir para intervenções de maior porte, ou mais freqüentes.
 
        A oposição brasileira continua sem uma liderança capaz de fazer frente a sucessivas vitórias de Lula e seus partidários no futuro.  Não é discutindo quanto um consultor do porte de Palocci que a oposição vai conquistar posições.  Ninguém desconhece que consultores de peso recebem a “peso de ouro” por seus conselhos.  E isso não seria diferente com o Ministro Palocci que está, com certeza, apto a apresentar soluções para economizar milhões de reais às empresas brasileiras que solicitarem seus conselhos.  Por que partidos como o PSDB e outros da mesma linha não se preocupam em formar novas lideranças carismáticas, hoje inexistentes, para as próximas eleições presidenciais. Por que não se preocupam em apresentar propostas sérias para a educação, saúde e segurança, que com certeza são o calcanhar de Aquiles do atual governo do PT?

 

E-mails recebidos
 
De minha colega da Dyersburg High School, de Dyersburg, Tennesse, USA, Janet Hancock,  a mensagem sobre o artigo que escrevi sobre o sistema educacional brasileiro, quando citei que, aqui no Brasil, os alunos ficam apenas 4 horas na escola.  Ela disse: “Como deve ter sido um grande choque para você, há quase 5 décadas passadas, ter chegado aos Estados Unidos e ter de passar o dia todo na escola”.  Eu lhe respondi que realmente foi um choque.  Tanto é que tive algumas penalidades como “detention hall” (ficar depois da aula” por ter dormido durante alguns períodos de “study hall” (horários de estudos).  Mas, a experiência foi indescritível.
 
 
Do amigo Desembargador Belizário de Lacerda, quando anunciei na semana passada que passaria a escrever de forma mais esporádica:
 
Caro amigo Carlos.
Para um empreendedor como você a falta de tempo é com certeza um fator de impedimento à agenda de realizações.
Não se preocupe com a sazonalinidade de seus artigos na coluna Júlio Porto, pois seus leitores, fiéis como sei, saberão esperar pelo articulista que fala o que não sabem dizer mas que querem ouvir.
Maravilhoso este seu artigo sobre a condição atual do ensino no Brasil. O vernáculo é indispensável ao domínio de toda língua!. Nenhuma língua sobrevive ao desacato de sua gramática, pena de descaracterizar-se como língua e divorciar de seu gênero ciência.
Eu acredito muito em seu projeto, porque sei ter nascido grande e apresentar solução para problema que aflige a coletividade enquanto anseia por um direito social que lhe afeta frontalmente.
Aprendi que nunca devemos abdicar de nossos sonhos, principalmente quando estes se nos afigura realidade necessária.
Quando entender que minha presença é necessária em seu empreendimento, é só avisar-me com entecedência para que possa harmonizar a minha agenda e estar ao lado deste seu trabalho ingente e invejável!.
Um abraço do amigo,

Belizário de Lacerda




.






MANOEL APARECIDO EUSTÁQUIO DO NASCIMENTO

 
A Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, ad referedum do Comendador Geraldo
 Hamilton de Menezes, enviando convite a este colunista para a entrega da “Comenda Escritor Geraldo Hamilton de Menezes” ao Diretor do Instituto de Educação Manoel Aparecido Eustáquio do Nascimento.
A cerimônia  será realizada hoje, 28 de maio de 2011, às 21 horas no Auditório Antenor Delfino do Nascimento, situado à rua Padre João Porto, 481, centro de Pompeu.








.


 



 




.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA