Edição: 29/01/2011


.





A coluna recomenda esta dupla. Eles são bons. Contato:  (37) - 9908 – 2222. Eles dão ótimas referências: Gandauzz (BD)  (37) 8803-9109;Aloha Lounge (BH) (31) 9353-4933; Alphaville (BD) ;Fabrica Rock Bar (Nova Serrana) (37) 9103-3660
Tamires (Moema) (37) 9912-7616 Ipê Campestre Clube.
Quem os indicou a mim foi o meu grande amigo Oldack Oliveira, uma pessoa insuspeita.

.

 


LOCAL: Academia Planeta  Corpo. Aulas às  terças e quintas-feiras, das 20 às 21:00 hs.
As aulas serão de Hatha Yoga (ciência de harmonia física e mental).
As primeiras serão gratuitas, para que as pessoas possam conhecer o Yoga.
" No inicio o Yoga é uma prática, depois ele se torna uma forma de viver.
Quando o yoga torna-se uma forma de vida, ele identifica-se e expressa-se como equilibrio,positividade e uma natureza otimista surge. Então se alcança saúde fisica, mental e espirtual."( Swami Niranjanananda Saraswati.

Faça contato : 3523-4412

.




.



.

FOLIAS DE REIS



A Folia de Reis,  está fazendo  sucesso em Pompéu . Aqui JACINTO  aparece ao lado do MANOEL .

.



A líder da Folia de Reis ANÁLIA MARIA de CAMPOS   sempre ligada à artes de Pompéu, dedicou e ainda dedica sua vida à música.

.


GABRIELA PORTO  DUTRA, usando um “vestidinho” simples  - mas como não existe beleza sem simplicidade, toda vez que ela está usando-o , eu não me canso de elogiar a sua beleza, emoldurada neste vestidinho de “chita ” . Rsssss.Lá na cidade de Martinho Campos tem uma moça muito bonita(ela, com certeza é uma das moças mais bonitas não só de lá , mas de toda nossa região. Já vi em seu orkut uma foto sua com uma plumagem parecidíssima com este vestido da Gabi. Não me lembro o nome dela, mas sei que ela é colega de sala do Hugo Henrique de Castro, um dos meus melhores amigos.

.

BOCA NO TROMBONE

Trecho da Rua Padre João Porto  - uma das mais importantes vias de Pompéu. O local é em frente ao Supermerca Reis Quem vem no sentido Agropéu centro, tem que entrar na contramão para passar sem problema.

E, já que estamos com a boca no trombone: aqui, na Praça Dr. Ciro de Campos Cordeiro, mais ou menos nas imediações da residência da dona Ana e sr. Jésus, há uma depressão na pista. Há mais de um  ano  eu disse ao nosso querido vice prefeito Luciano Lino e mais recentemente ao sr. Celso Santos. Atenciosos como eles são, só há uma explicação  pelo fato de nada ter sido feito até agora: esquecimento. Se não houver reparo no local, as casas prósimxas poderão ficar abaladas.Semana que vem a coluna publica uma foto do local, mas esperamos que não seja necessário.




.



BOCA NO TROMBONE II



           Esta é a rua Gilberto Cordeiro Valadares(ao lado da Delegacia de Polícia). Ela agora virou depósito e estacionamento de sucata de  carros “encrencados”. Meu Deus, será que não há outra solução.



.


 


Esta aqui já é outra rua ou melhor – a Praça Benedo Xavier, que se presta  à mesma finalidade da Gilberto Valadares: sucata e depósito de carros velhos, batidos e com problemas de toda ordem. E, HAJA DENGUE... pelo menos até às 02 hora e 15 minutos desta sexta feira, 28 – com receio de que a noticia pudesse estar desatualizada, sai de casa, antes de fechar a coluna e fui checar pessoalmente.

.



TAMARA , na AABB .Ela é sobrinha da Michelle, esposa do Analdino Júnior..



TAMARA E GABRIELA – sobrinha e filha respectivamente de MICHELLE SILVA, : a Primeira Dama da AABB.Uai, é ou não, MICHELLE?


.



ADRIANA REIS E HELEN-GANZOLLI.



AMAURI JR. E ADRIANA REIS



Helen-Ganzarolli e Samira
 


.



GRACIANI PORTO
 
Concordo q ele é xik, mas cá p nós o verdadeiro Amaury Júnior, mora aki bem pertinho: julioporto.com, o Amaury pompeano.(Este é o comentário da “insuspeita”  ISABELLE GRACIANI , no orkut da ADRIANA.

.

AABB

A AABB, DESDE O DIA 18, PRÓXIMO PASSADO, ESTÁ CONTANDO A RETAGUARDA DO RESTAUTANTE, CHURRASCARIA E PIZZARIA ACONCHEGO. BOLA BRANCA PARA A DIRETORIA DA AABB, QUE A CADA DIA QUE PASSA PROFISSIONALIZA MAIS E MAIS AQUELE QUERIDO CLUBE E QUEM GANHA SEMPRE É SEU  QUADRO DE ASSOCIADOS

O Presidente da AABB, ANALDINO JÚNIOR, ARTHER DUTRA(NEGO) e  DANIEL ARAÚJO, em momento de descontração na AABB.



.



FRASE:
 
“Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita."



.





ELE É COMPROMETIDO
 
O amor não escolhe hora, lugar ou coração. De repente, ele cruza com você ali, na esquina. Mãos geladas, olhos nos olhos, palpitação... Mas era bom demais para ser verdade: ele é comprometido. Diante da verdade, o chão abre embaixo dos seus pés. Você tenta se esquivar, enganar seus sentimentos, mas não tem jeito. O cupido foi certeiro, fazer o quê?, você se apaixonou por um homem que já é de outra. E agora?

Aventuras, jogos e conquista

Está certo, se não ele não ostenta uma aliança no dedo, não dá para adivinhar se está ou não disponível. Mas mesmo depois da certeza, muita gente deixa o coração falar mais alto do que a razão. Segundo o psicoterapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Jr., as pessoas mais vulneráveis a esse tipo de relação são aquelas que valorizam as emoções e as aventuras. E como negar a excitação, mesmo que inconsciente, de viver o desafio do romance proibido? O jogo da conquista do "impossível" é um teste de sedução que se dá a cada beijo, a cada gesto. E, para algumas pessoas, é impossível ficar de fora.

“Procuro dar a ele tudo o que a esposa não dá: sexo, beijos, carinho e a minha juventude”
João Viana, 30 anos, publicitário, se envolveu com uma mulher comprometida e conta que os dois se conheceram no trabalho. Entre uma carona e outra, uma cervejinha aqui e outra ali, ficaram íntimos e pronto: rolou. "Foi um relacionamento de sete meses e, para conquistá-la, eu era capaz de tudo. Mas tinha na cabeça que o essencial era uma boa transa", revela. Quando se envolveu com uma mulher comprometida pela segunda vez, fazia de tudo para nutrir a imagem de príncipe encantado que ela tinha dele. "Eu vestia, de verdade, a camisa do "outro" na relação. Não podia ser eu mesmo, porque o amante precisa focar só no prazer, mas era como se eu me forçasse a gostar daquilo, porque sei que proporcionava a ela momentos muito mágicos e a mim também", diz.CAMPOS GUIMARÃES, conforme saiu  semana passada. E , a bioquímica da laborsind, recentemente contratada se chama TATIANE CAMPOS  e não TATIANA.






.


 


TESTE: O QUE ELE QUER DE VOCÊ?
 
            Renata Souza, 38 anos, fonoaudióloga, também aposta na sua jovialidade e sexualidade à flor da pele para cativar o homem 27 anos mais velho, casado há 34 anos, por quem se apaixonou loucamente e com quem se relaciona há quatro anos. "É tudo que tenho a oferecer para ele, porque sei que ele gosta muito da mulher, mas como amiga, nada mais. Procuro dar a ele tudo o que a esposa não dá: sexo, beijos, carinho e a minha juventude", afirma.

Vivendo perigosamente

Para quem vive um relacionamento desses, às escondidas, os riscos envolvidos podem levar à loucura do prazer ou da insanidade. "Quando comecei a me relacionar com a Ana, casada, tentávamos nos afastar, mas cada momento que passávamos juntos era maravilhoso, porque era como se fosse o último", conta João Viana. Para ele, o proibido tem muito mais sabor, porque tem o gostinho da fantasia.

Já Renata chega às raias da loucura - e da mentira - para sustentar a relação. "Não tenho coragem de confessar para todos os meus amigos que vivo como amante de alguém e cheguei até a inventar um personagem, o Cláudio, para despistar - um namorado que trabalha muito e quase não tem tempo de me ver", conta. De fato, seu namorado vive mais em função da família e Renata acaba ficando em segundo plano, mas não consegue pensar e nem ficar com nenhum outro homem que não seja ele. Os amigos, claro, estranhavam sua solteirice. Daí que surgiu o Cláudio.

Renata Souza confessa que perdeu sua liberdade e seus sonhos. "Adoro sair para passear, mas tenho medo de nos pegarem juntos e penso muito bem antes de falar qualquer coisa, para não entregar os pontos", angustia-se. Fora o julgamento: Renata se sente muito julgada por aqueles que conhecem toda a história. "Ia ser madrinha de casamento de uma amiga e fui desconvidada pelo noivo, que não queria uma "amante" na festa. Isso me magoou muito", diz. E completa: "Mas não fisguei o "Cláudio" de propósito, foi paixão. E por ele abro mão de tudo, como já abri de ser mãe".

Elaconta, ainda, que o amante nunca escondeu que era casado. "Fui eu que me insinuei, mesmo vendo a aliança na mão esquerda, mas pago um preço por isso: ele não está sempre do meu lado quando preciso", desabafa. "O mais duro para mim foi o dia em que ele teve que me deixar para passar o carnaval com a família e eu acabei o encontrando, sem querer, no meio da folia, mas sem ser percebida. Fiquei muito triste ao vê-lo com a esposa", lembra. "Mas prefiro ter metade dele a não ter nada", afirma.(FONTE: MSN.COM)








.



K DELICIA :SALGADOS,  DOCES E QUITANDAS
 

SALGADOS, DOCES, PÃES DE QUEIJO, CONGELADOS, BOLO DE FUBÁ,BISCOITO DE QUEIJO...
RUA ESPERANTO, 938
TELEFONE: 35234725 - CONFIRAM

.


NO CONFESSIONÁRIO. 

CHEGA O PEQUENINO JOÃOZINHO E CONFESSA:

- Padre, eu pequei. Fui seduzido por uma mulher casada que se diz séria.
- És tu, Joãozinho?
- Sou, Sr. Padre, sou eu.
- E com quem estivestes tu?
- Padre, eu já disse o meu pecado... Ela que confesse o dela.
- Olha, mais cedo ou mais tarde eu vou saber, assim é melhor que me
digas agora!...
Foi a Isabel Fonseca? Perguntou o padre.
- Os meus lábios estão selados, disse Joãozinho.
- A Maria Gomes?
- Por mim, jamais o saberá...
- Ah! A Maria José?
- Não direi nunca!!!
- A Rosa do Carmo?
- Padre, não insista!!!
- Então foi a Catarina da pastelaria, não?
- Padre, isto não faz sentido.
O Padre rói as unhas desesperado e diz-lhe então:
- És um cabeça dura, Joãozinho, mas no fundo do coração admiro a tua
reserva.
Vai rezar vinte Pais-Nossos e dez Ave-Marias... Vai com Deus, meu filho...
Joãozinho sai do confessionário e vai para os bancos da igreja.
O seu amigo Maneco desliza para junto dele e sussurra-lhe:
- E então? Conseguiu a lista?
- Consegui. Tenho cinco nomes de mulheres casadas que d ... para todo mundo. ( POR Maria da Paz)

.



Hugo de Castro

“Opus Iustitiae Pax”

História e Memória Cultural

hugocastroscv@yahoo.com.br


 
Um caminho a seguir!

Aos que me virem esta nossa mensagem, Paz e Bem!

    Depois de um período de descanso retorno minhas letras a esta coluna semanal com o simples e inocente intuito de tentar preservar um pouco de nossa memória cultural-histórica tão esquecida por nossos conterrâneos que fazem isso não por desprezo, mas por uma cultura que regional que nos leva a isso.
   Os meios de comunicações sociais devem servir à sociedade de modo que as pessoas possam se interagir e formar sua próprias opiniões depois das devidas consultas a estas mídias, sejam elas, faladas, escritas ou virtuais.
    Aqueles que usam dos meios de comunicação para propagar a mentira e as calunias estão seriamente comprometidos com um futuro incerto e duvidoso, por não respeitarem o verdadeiro sentido de uma democracia que tanto falam, mas pouco conhecem.
    Liberdade, Igualdade e Fraternidade! Todos exclamam estes princípios com uma categoria heroica, mas poucos pararam para pensar  e refletir como são complexos estes temas, que para serem aplicados devemos renunciar a certos egoísmos que enchem nossas vidas tão cheias de nosso individualismo.
    Sou um apaixonado pela História e sua importância para a transformação da humanidade que deve ter como espelho o passado para amadurecer e dar frutos sãos e não frutos podres. É este amor à História que não me faz desistir de lutar contra certas anormalidades que tentam exercer uma áurea negativa em nossa imagem, pois o que me preocupa não é um ser sem nobreza de caráter e sim o desprezo pelas pessoas que lutaram no passado para nos dar o temos hoje.
   Pompéu está em um caminho promissor  devido a trabalhos de valorização de nossa cultura. Isso porque começamos a enxergar que o individualismo não leva a nada, a autopropaganda não leva a nada, e a mediocridade deve ser ignorada a todo instante para que nossa cidade tenha um futuro promissor, engajado e comprometido com nossa História.
    Todos os dias recebo e-mails parabenizando nosso Município de Pompéu pela preservação de nossa História devido a construção do complexo da Fazenda do Laranjo. É um orgulho sermos reconhecidos por nossa história e nossa gente! Pompéu merece! Todos nós Pompeanos merecemos e devemos, seguir neste caminho que é ajudar neste resgate!

.

Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

29/01/2011

Carlos FOSCOLO



CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – IV
 
O ESTADO: GRANDE DEMAIS PARA SER ÁGIL
 
Presidente Dilma,
 

              Há pouco mais de dez anos, ou mais precisamente em 04 de agosto de 2000, não sei por que, ou como (Ave Google ! Ele que já existia havia dois anos) me acharam, e fui convidado pelo Jornal do Comércio, de Manaus, onde acontecia um simpósio sobre Capital Intelectual, para escrever um artigo sobre a Era da Inteligência.  Escrevi então, a toque de caixa, um artigo com o título “Assim são os Guepardos” (recorte abaixo).  Permita-me citar apenas três parágrafos do referido artigo, que ocupava uma página inteira do jornal:
 
            “Os dinossauros foram extintos em virtude do impacto de um gigantesco meteoro, que, há milhões de anos, chocou-se contra a Terra, provocando uma tão densa nuvem de poeira que, "apagando" o sol, acabou por aniquilá-los. Correto? Bem... creio que nem tanto!!! Teria esta nuvem coberto todo o planeta? E por quanto tempo? E por que nem todos os seres vivos sucumbiram? Não importa! O fato é que foram extintos e, aparentemente, todos devido a uma mesma causa”.
 
            “Os dinossauros, incluindo todos os demais ‘sauros’, voadores ou aquáticos, tinham as mesmas características. Tinham um ponto em comum: uma enorme massa corpórea, consumindo gigantesca quantidade de alimentos para sobreviverem. Eram lentos e ocupavam muito espaço. Em compensação, sua população era relativamente pequena e por isso não havia muita disputa, nem por alimento, nem por espaço. E então? Se não tivessem sido aniquilados por este suposto meteoro que causou esta suposta nuvem de poeira teriam eles sobrevivido até nossos dias?”
 
              “Você consegue imaginar, no mundo de hoje, a convivência com criaturas, cuja altura seria equivalente à de alguns andares de nossos prédios e cuja necessidade diária de alimento fosse a equivalente à de algumas dezenas de pessoas? Inimaginável! Independentemente de meteoros ou qualquer outro fator externo, não teriam eles sido extintos em virtude de sua própria natureza e pela própria natureza? Não teria sido a auto-extinção pela incapacidade de se adaptar a novas situações?”
 
            Esta foi a introdução, presidente Dilma, de um despretensioso escrito que visava sobretudo mostrar a necessidade das empresas serem ágeis e inovarem sempre, sob pena de colocarem em risco sua própria sobrevivência.  A agilidade é sem dúvida um pressuposto da inovação, já que esta pressupõe tempestividade e efetividade de ações para atender com presteza aos clientes, seu “stakeholder” mais importante. E tais atributos, só se consegue, agindo no momento certo, que por sua vez pressupõe agilidade.  Mas como ser ágil quando se é muito grande e pesado?
 
            Quem não é ágil, não inova. E quem não inova, morre.  A empresa que não inova, morre. Mas quando o Estado não inova, quem morre são seus filhos!
 
            O Estado Brasileiro, Presidente Dilma está se tornando grande demais para ser ágil.  Não há como ter agilidade ou inovar quando se tem 37 ministérios, 513 deputados (os Estados Unidos, maior do que o Brasil e com 53 estados tem “apenas” 435 deputados).  Em seu discurso anual – The State of the Union – perante o congresso americano do dia 25 passado, o Presidente Obama também se referiu à necessidade de inovação em seu país.  Crítica publicamente algumas de suas secretarias (ministérios) por atuarem em áreas comuns, atropelando-se uns aos outros, e fala da necessidade de desburocratizar a vida das pequenas empresas, exonerando-as das escriturações contábeis.  Interessante que ele fala isso num país onde se abre uma pequena empresa em apenas 24 horas e com apenas 100 dólares.  E com os mesmos 100 dólares mensais, o pequeno empresário aluga um endereço coletivo (várias empresas compartilham o mesmo endereço,que é de mera referência. Se fizermos isso aqui, dizem que “é uma empresa fantasma”), uma mesma secretária, um ramal de telefone de um mesmo telefone comum, e ainda faz a sua escrituração contábil.  Precisa desburocaratizar mais do que isso?  É porque ele não conhece o peso que o Estado Brasileiro coloca em cima dos pequenos empresários.
 
            Nosso Estado é pesado e lento.  Felizmente, Presidente Dilma, já vimos em seu governo alguns lampejos de modernidade que talvez seja os primeiros passos para sua celeridade e inovação.  Um bom sinal disso foi quando vimos uma das primeiras reuniões ministeriais de seu governo em que, também, pela primeira vez vimos que os ministros tinham diante de si os seus notebooks. Não sei o que continham as telas de cada um, ou se todos sabiam usá-los, mas já foi algo positivo.  Provavelmente uma exigência da presidente.
 
            Nossa esperança, Presidente Dilma, é que durante sua gestão o Estado faça uma dieta, perca peso, e inove.  Tornar-se um Estado ágil é tornar-se um Estado eficaz, eficiente e efetivo.  É um Estado que, em primeiro lugar procure evitar que tragédias como a da Região Serrana do Rio não aconteçam.  Mas se acontecerem – e muitas vezes não conseguimos lutar contra a Natureza – nossa esperança é que  ele tenha agilidade e meios suficientes para agir não apenas, como agora, para resgatar mortos, mas, sim, para salvar vidas de nossos irmãos brasileiros.

Para ler o artigo completo do recorte acima entre em www.foscolo.biz/JCAM/news.htm

  
ECONOMIA E POLÍTICA - III
 
DÓLAR OUTRA VEZ?

            Fechado o balanço de entradas e saídas de divisas de 2010, na área do Turismo, constatou-se que saíram do país nada menos do que 10,5 bilhões de dólares e as entradas totalizaram 5,91 bilhões.  E isso considerando que o crescimento de 2009 para 2010 foi de 11,5% nas receitas, o que deixou exultante o pessoal do Ministério do Turismo.
 
            Por que o país dos melhores espetáculos de futebol mundo, e também do melhor  Carnaval – não vou falar do mundo, pois o Brasil é um dos pouquíssimos países que têm Carnaval – com os seus 7.491 km das mais belas  praias do globo, com seu invejável e diversificado clima, acima e abaixo da linha do equador, com suas múltiplas e diversificadas atrações diferenciadas nos vários brasis que aqui existem – voltamos a perguntar –  tem um déficit tão acentuado numa área tão importante na geração de divisas de qualquer país?  Por que uma cidade sozinha, como New York arrecada 31 bilhões de dólares com esta atividade, três vezes mais do que toda a nossa receita com o turismo?  Não estaria aí a poderosa mão do ex-prefeito  Rudy Giulliani que quando passou pela prefeitura de New York atacou a criminalidade da cidade, que fora uma das mais violentas do mundo, fazendo-a praticamente desaparecer?  Hoje se anda naquela cidade, a qualquer hora do dia e da noite e em qualquer bairro, sem a menor probabilidade de um assalto.
  
            Mais uma vez mais o vilão é dólar.   É o que dizem as autoridades – principalmente os fracos executivos da área que ocupam o Ministério do Turismo.  Culpam a grande apreciação do dólar, responsabilizado pelo fraco desempenho desta área.  Fecham os olhos para a nossa triste realidade.  E que realidade é esta?
 
            Apenas para citar alguns prontos extremamente negativos ao nosso turismo temos o grande problema da segurança.  Sentimos vergonha quando vemos o número de turistas que são assaltados nos principais pontos turísticos do país – Rio, Salvador e Fortaleza – prática esta muito comum nas cidades litorâneas, mas com menos intensidade,  também nas demais cidades acima da linha do Trópico de Capricórnio.  Se não bastasse o item segurança, temos ainda a pesar na balança do nosso balanço negativo a nossa falta de estrutura aeroportuária e portuária, as estradas precárias, os hotéis caros – e têm de sê-lo porque têm apenas fluxos sazonais –  a falta de pessoal preparado para receber turistas, assim como guias bi ou trilíngues e a divulgação externa ineficaz.
 
        Enfim, os nossos problemas com o turismo caem na mesma cesta onde estão os demais:  Estado inchado, pesado, lento nas decisões e que por isso não inova!!!

 
NORMAS E FORMAS – III
 

 
O ESPERANTO COMO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO

                Só poderia ser do senador Cristovam Buarque, o projeto de Lei 6162/2009, que visa tornar o idioma Esperanto uma disciplina opcional no Ensino Médio, o quê já foi aprovado no Senado e recebeu parecer favorável da relatora da Câmara dos Deputados.

            Meu pai, Hugo Foscolo, que foi o primeiro promotor de justiça de Pompéu, se hoje vivo estivesse não se caberia de tanto contentamento.  De todas as suas atividades culturais, a que ele mais prezava era falar e ensinar o Esperanto, mais mesmo do que ler de forma contínua seus seis  mil livros, ou colar e descolar seus milhares de selos de todo o mundo, ou de estudar suas 10 línguas preferidas.

            Aqui em Pompéu, há um logradouro –  Rua Esperanto –  no Bairro Nossa Senhora de Fátima, cujo nome lhe foi dado pela Câmara de Vereadores, numa deferência especial a meu pai.

             Para aqueles que o conhecem pouco, este idioma criado em 1887, na Polônia por Ludwik Zamenhof, é uma língua internacional, falada em todo o mundo por cerca de  6 milhões de pessoas, principalmente na Europa Oriental , Extremo Oriente (Japão, Coréia do Sul e China) e América Latina, e formada a partir de raízes etimológicas dos principais troncos lingüísticos.  Seu aprendizado, mesmo que não substitua o do inglês, é de suma importância, pois seu conhecimento facilita o aprendizado de todas as outras línguas.


À SUA SAÚDE - III

MÁS NOTÍCIAS PARA O VICIADOS NA TELINHA

        O quê é um viciado na  telinha – seja ela a sua TV ou o seu computador – assim considerado pelos pesquisadores das causas de doenças?  São aquelas pessoas que depois que deixam o serviço  e vão para casa, passam mais de duas horas em frente a alguma dessas telas. Isso  aumenta-lhes em 48% o risco de desenvolver doenças cardíacas.  Os que passam 4 ou mais horas, tem este risco aumentado para 125%, aumento este   inclusive para os infartos do miocárdio.
 
            Como sou uma dessas pessoas que passam pelo menos 18 horas em frente do computador, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, resolvi inovar (essa palavra está hoje em todos os artigos, hein?!).  De hora em hora, pego meus dois pesos de 2 quilos cada (um para cada braço), subo na esterinha “jumper” e dou 100 pulos.  Quando não me esqueço de fazer isso de hora em hora, posso chegar a 1.800 pulos por dia, o que ainda não aconteceu (às vezes faço 200 ou 300 para antecipar, já tendo chegado a 1.000). Se não tiver um “jumper” em casa, use o degrau da porta ou do portão, e suba e desça o número de vezes que você escolheu. Faz o mesmo efeito. Recomendo aos meus amigos.  Se não evitar os problemas, mal também não fará.

À SAÚDE DE SUA EMPRESA - II
 
INDO ALÉM DA AUTO-SUSTENTABILIDADE
 

            Logo que esta palavra – sustentabilidade – surgiu, há poucos anos, ela não era muito bem vista, principalmente por muitos empresários, que nela viam uma inimiga natural, às vezes, de suas atividades extrativistas.  Para muitos executivos a palavra implicava em novos investimentos para a proteção do meio ambiente ou mesmo para a reposição de vegetação ou de cobertura de solos.  E, quando alguém falava da necessidade da “sustentabilidade”, não raro alguém dizia: “Lá vem um daqueles chatos e fanáticos do “green peace”. 
 
            Entretanto, o tempo se encarregou de agregar outros valores ao termo, que é tão relativamente novo, que o dicionário automático do meu word grifa de vermelho quando a escrevo.  Perdoem-me os inimigos dos estrangeirismos – não sei que faria sem eles – esta conotação que tem hoje, veio do inglês, através da junção de “sustain”+”ability”  onde o primeiro dá o sentido de se “agüentar”, “estar de pé” e o segundo a “habilidade” ou “capacidade de se agüentar”,
 
            A partir de então, a palavra passou a ser muito bem vista pelas empresas, principalmente quando, além de se lhe agregar outros valores, agregou-se-lhe, também, o vocábulo “auto” o quê lhe ampliou o sentido para “permanecer de pé por si mesmo”, sem ajuda externa.  Assim, uma empresa auto-sustentável passou a ser aquela que, para as suas atividades operacionais, não necessitava de empréstimos, ou de se desfazer de seus ativos imobilizados.  Era aquela que independia de qualquer ajuda externa para continuar funcionando.  E assim, passou a ser termo obrigatório de qualquer planejamento estratégico, seja na escolha dos KPI’s (“Key Performance Indicators”,  ou Indicadores-Chave de Desempenho) ou nos relatórios de avaliação.
 
            No entanto, novamente com o passar do tempo – e muito pouco tempo – as empresas sentiram que não bastava ser auto-sustentável, sem crescer, pois cada vez mais testemunhavam que as empresas que não cresciam, fatalmente morriam.  E, para crescer era necessário inovar.  E para inovar era essencial a utilização dos benchmarkings (comparações de indicadores) internos e externos, para os quais os KPI’s são essenciais.
 
            É justamente por isso que o termo da vez é o KPI.  E o mais interessante é que sua criação não depende apenas de estudos, ou de saber o que é um indicador absoluto ou relativo.  Sua criação não é aberta, não é uma prerrogativa de todos.  É como compor música, ou pintar telas, ou desenhar:  É um dom que nem todos tem.  Há pessoas que não têm sensibilidade suficiente para criá-los com precisão.  E ter seus KPI’s bem definidos e permanentemente analisados é condição sine qua non para o crescimento e sucesso das empresas. 



NOTAS
 

Email recebido 
 
Prezado Carlos,
 
Quero agradecer a você por ter enviado a mim sua matéria semanal para a coluna (Julio Porto)
É sempre um grande prazer poder ler as suas opiniões que são muito oportunas. Aliás, gostei muito quando você disse "O Estado todo poderoso. Mas, cadê o Estado?" . O que você disse a respeito do descaso das autoridades sobre a tragédia natural foi o que todos os brasileiros sentiam e não disseram.
 
Muito obrigado, por tudo e gostaria de continuar recebendo as suas matérias, pois repasso aos meus amigos para que todos possam compartilhar do seu pensamento.
 
Um abraço,
 
Toninho
(Antônio Roberto dos Santos)

O Tribunal de Justiça Arbitral – Curso de Árbitros

Conheça o site do Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro – TJACMG e saiba mais  sobre o Curso de Árbitros para o Tribunal.  O Curso tem como patrono e orientador doutrinário e pedagógico o Desembargador Belizário Antônio de Lacerda e como facilitador Carlos Foscolo, autor desses escritos. Maiores detalhes e solicitações de informações no site do Tribunal: www.tjacmg.com.br

.

.Caros internautas, leitores da Coluna JP, após um breve recesso voltamos com o Notícias do Esporte e esperamos contribuir mais um ano com informações sobre o esporte pompeano, regional e de todo o país.   Neste período, descansei bastante, confraternizei com familiares nas festas de fim de ano, viajei, revi/conversei com amigos e fiquei feliz ao saber que apesar de não residirem mais em Pompéu, costumam acompanhar notícias da cidade através da Coluna Júlio Porto.
 
- Começou no último domingo, no Estádio Antônio Januário de Campos (campo do Cristalino), mais uma edição da Copa dos Campeões, organizada pelo presidente da Liga Municipal de Pompéu, sr. Wander Hilton (Micão).  Estive assistindo parte dos jogos e o comentário que mais se ouvia nas arquibancadas era quanto ao fraco nível técnico dos jogos, mas entendo ser compreensível para início de temporada.   Outra verdade incontestável é decadência do quadro de árbitros de Pompéu, que já foi referência em toda a região do Alto São Francisco, e devido a falta de apoio e política para renovação/formação de novos integrantes, vai chegar a uma situação tão crítica que só vai ser possível realizar jogos/torneios de futebol em Pompéu importando árbitros de outras cidades.   Para se ter uma idéia do tamanho do problema, se somarmos as idades dos 03 auxiliares mais veteranos que estiveram no campo do Cristalino no domingo (Taquinho, Zé Carlos e Joãozinho Dezilma) beiramos a casa de 02 séculos.  
 
- Na primeira rodada da Copa dos Campeões o Cristalino venceu o Avaí por 02 a 01; o Independente de Abaeté goleou o União de Martinho Campos (muito desfacaldo) por 10 a zero e no jogo de fundo a forte equipe da Leitepeu apenas empatou com a equipe Serralheria do  Piolho.   Neste domingo teremos mais 03 jogos, sempre no campo do Cristalino: Leitepeu e Avaí se enfrentam a partir das 13:00 hs; Cristalino e União de Martinho Campos às 15:00 hs e por último teremos Serralheria do Piolho e Independente de Abaeté.
 
- Está sendo realizado na Praça de Esportes mais um campeonato de futsal entre empresas pompeanas.  Os jogos acontecem durante a semana no Ginásio Poliesportivo Gerson Edmundo de Castro a partir das 19:00hs, e neste ano 08 equipes/empresas estão participando do torneio.
 
 
 Começa neste sábado mais um Campeonato Mineiro com a participação dos 03 grandes clubes da Capital e 09 coadjuvantes, e mais uma vez  a história deve se repetir:  A maioria dos clubes do interior com pouca ou quase nenhuma estrutura são meros participantes e no final do torneio a taça acaba ficando em BH.    A única novidade deste ano é que América, Atlético e Cruzeiro estão sem teto (Mineirão) e o fato de jogarem sempre nos estádios do interior pode favorecer um pouco os times pequenos.
 
- No mercado da bola, após as experiências desastrosas do ano passado, o Galo fez boas contratações,  manteve a base do time e um treinador competente.    O Cruzeiro também conseguiu manter seus principais jogadores, mas as contratações foram um tanto quanto tímidas (falta o camisa 09 goleador) para quem almeja disputar o título da Libertadores novamente.   O América manteve a base do time que subiu da segundona e nenhuma contratação de peso, ou seja, muito pouco prá se garantir na elite do futebol brasileiro.   Mas a contratação mais badalada do ano foi sem dúvida nenhuma a volta do Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo.   Difícil saber é de onde vai sair a grana prá pagar os salários astronômicos do dentuço, já que o Mengo é um dos times mais endividados do país.   Outra grande dúvida é se o Ronaldinho vai realmente jogar bola, ou se apenas vai ser destaque na praia, nos pagodes, colunas sociais e consequentemente causar um racha na equipe, que deve ter jogadores que ganham salários bem mais modestos e vão ter que suar muito mais a camisa

.

Artigos sobre namoro e relacionamento.

Sexo: o que os homens e as mulheres querem?

Sexo é, sem dúvida alguma, um dos assuntos que mais despertam o interesse das pessoas. Se fizermos uma rápida busca pela palavra na Internet, nos depararemos com quase 65 milhões de resultados, isso apenas na língua portuguesa. Vídeos de sexo, notícias sobre sexo, dicas sobre sexo, informações científicas sobre sexo... Tudo isso indica que as pessoas estão muito interessadas no tema.
Embora esteja diretamente associado ao prazer, o sexo frequentemente é fonte de desentendimentos. Esses desentendimentos costumam ser bastante relatados nas mensagens que recebemos no Seja+. Em sua grande maioria, trata-se de mensagens mulheres que se queixam de homens que “só querem sexo”. Para estas mulheres, a proposta, deles, de ter relações sexuais no primeiro encontro (ou em um dos encontros iniciais) é interpretada como falta de interesse em um relacionamento sério. Em seu pensamento, se eles querem fazer sexo, é porque não querem ter um compromisso. Será?
 
                                     THALITA REBOUÇAS

Usando a expressão da escritora Thalita Rebouças, homens e mulheres são “feitos de tipos de massinha diferentes”. Isso não significa, no entanto, que os dois gêneros sejam completamente diferentes e que o entendimento entre ambos não seja possível. Significa apenas que homens e mulheres têm maneiras distintas de pensar diferentes assuntos, sendo o sexo um destes. Aproveito e faço uma ressalva importante: quando me refiro a “homens” ou a “mulheres”, evidentemente estou fazendo generalizações. Não quero sugerir que todos os homens ou todas as mulheres pensem da forma X ou Y. As pessoas são diferentes e têm modos diversos de pensar, independentemente de seu gênero. Acontece, no entanto, que estamos inseridos dentro de uma mesma cultura, em que homens e mulheres têm determinados papéis, e por isso a cada gênero são ensinados certos tipos de valores.

Feita a ressalva, voltemos ao nosso assunto. Homens e mulheres têm modos distintos de pensar o sexo e de lidar com ele. Mas se os pensamentos são tão diferentes, como pensam homens e mulheres sobre o sexo? Vejamos.
 
                                   AS MULHERES E O SEXO

Em geral, para a mulher, o sexo está atrelado ao sentimento. Para ter relações sexuais com um homem, é preciso sentir algo por ele, ter algum envolvimento, ter ao menos iniciado algum tipo de relacionamento mais sério. Para muitas mulheres, fazer sexo é dar um passo além em uma relação, torná-la mais profunda. Por esta razão muitas preferem não ter relações sexuais em um primeiro encontro. Se não conhecem bem o homem com quem estão saindo, não parecem ter um bom motivo para fazer sexo com ele.
 
                                     OS HOMENS E O SEXO

 Para os homens, a coisa não se passa bem assim. Outro dia ouvi uma frase que tem muito a ver com o assunto e que faz todo sentido: “mulheres conhecem melhor e então fazem sexo. Homens fazem sexo para conhecer melhor”. Ou seja, o caminho é diferente, mas o fim é o mesmo. Grande parte dos homens não associa sexo a sentimento como as mulheres. Isso não significa que o sexo deles seja desprovido de sentimento, de modo algum. A questão é que eles não consideram o sentimento como um “pré-requisito” para fazerem sexo como muitas mulheres consideram. Para eles, o “pré-requisito” é desejar ter prazer, prazer este que pode levar ou não a um relacionamento mais sério.

O que fazer com as diferenças? Entendidas, em linhas bem gerais, as diferenças básicas entre o pensamento masculino e o feminino sobre o sexo, fica a dúvida: o que fazer para chegar a um entendimento? Para haver entendimento, é preciso que ambos os lados desejem se entender. E se entender não é equivalente a pensar igual. Vejo que a coisa se complica quando homens acham que mulheres devem pensar como eles, e vice-versa. Um lado pode até entender o do outro, o que não significa que o modo de enxergar essa ou qualquer outra questão vá necessariamente se modificar. Assim sendo, minha sugestão, para homens e mulheres, é que tentem ao menos entender o modo de o outro de pensar. Quando me refiro a entender, quero dizer que é preciso se colocar no lugar da outra pessoa e tentar se aproximar do modo como ela percebe o sexo. Não se trata, portanto, de julgar o outro de acordo com seus próprios parâmetros, pois esse seria um julgamento preconceituoso. Fora essa sugestão mais geral, tenho ainda outras específicas a cada gênero. Vamos a elas.

Para os homens Tenham a consciência de que, quando disserem ou insinuarem que desejam ter relações sexuais nos encontros iniciais, vocês podem ser interpretados pelas mulheres como pessoas interessadas apenas em sexo. Se a intenção for essa mesmo, não há nada a fazer. Caso contrário, é preciso ter sutileza e demonstrar, de todas as formas possíveis, que você não deseja somente uma transa e nada mais. É importante mostrar também que sexo não é sinônimo de falta de respeito e que você a respeitará caso ela queira e caso não queira ter relações. Obviamente nada disso deve ser mostrado ou dito apenas da boca para fora, sem que suas ações correspondam ao que você expressa.

                                 INTERESSEIROS OU TARADOS?

Para as mulheres o fato de os homens não atrelarem sexo a sentimento não quer dizer que eles sejam todos uns insensíveis, interesseiros ou tarados. Pelo contrário, eles podem ser extremamente carinhosos, sensíveis e respeitosos na hora do sexo, que pode até dar origem a um relacionamento. Se eles querem ter relações sexuais nos encontros iniciais, isso não significa nem que eles querem apenas sexo e nem que o sexo vai fazer com que eles queiram se casar. Nem um extremo, nem outro. Uma coisa importante, de que muitas mulheres se esquecem, é que sexo faz parte da relação entre duas pessoas. Não é, portanto, um mero “acessório”. Por isso, é importante saber se há afinidade na cama. Afinal de contas, de que adiante estar apaixonada se, no sexo não há sintonia? Sendo assim, Sugiro que tentem não tratar o assunto como um tabu ou como algo secundário.

Finalmente... Dito tudo isso, espero que todas essas idéias  que apresentei aqui sirvam para que homens e mulheres possam refletir sobre sua própria maneira de perceber o sexo e de lidar com ele na prática. Espero que se lembrem de tudo isso quando fizerem contatos no site e também nos encontros que marcarem. Boa sorte a todos e todas!

.

ELLAS & ELLES

QUEM ESTÁ contando tempo hoje, 29, é a bonita CAROL MACIEL . Vocês  tem-na visto? Como ta bonita, viu?É o que sempre tenho dito: a  mulher, cuja beleza vem de dentro pra fora, se torna simplesmente maravilhosa.Aqui ela  foi “ flagrada” com o seu  “boy friend” – o TIAGO. Gentes... olha só a cara de safadinho “dele”Rsss. .Claro que é brincadeira né, TIAGO ??? Mas, você deve dar muito  trabalho pra CAROL. Estou certo, CArol??? ***VOCÊS SABEM  me dizer quem o HUGO HENRIQUE está namorando??? Dizem que tá, mas ninguém sabe.

.










 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA