Edição: 30/01/2010
.
ACONCHEGO COM MÚSICA  AO VIVO
 

Negão com sua bonita namorada – Tatiele, no Aconchego  nesse final de semana, onde o cantor Wagner, de Três Marias se apresentou.Foto JP.

 

Isabelle Graciani, Gabriela, Nego(Arther Campos Dutra) e Roberta  - presenças sempre notadas e anotadas no Aconchego. Foto JP.

 

.
ACOMPANHE ABAIXO A GALERA DE MARTINHO CAMPOS – SEMPRE PRESENTE NESTA COLUNA. AS FOTOS SÃO DE LUCAS DUARTE
 
 
 

Carol com o jovem(Lucas Duarte) e bonito fotógrafo “ad hoc”  da nossa coluna: julioporto.com Ele vai se tornar o fotógrafo oficial do nosso site.

 
 
 
 

Carol comandando uma “tchurma” de amigos.

 
 

Aí... o jovem da gostosa e simpática Martinho Campos observando o nosso cartão de visitas...

 

...na seqüência , ele sinaliza que tá tudo ok, que irá ser nosso leitor assíduo... ele está entre os mais de 3 mil leitores virtuais mensais  da nossa coluna. Obrigado, amigo!

.

O “ habituêe” Castelo – presença sempre constante  nas noites martinhocampenses com a colunista Dênia Flávia, com um casal de amigos(entre eles o bom partido  Emilson Ramos).Quem é essa moça ai com você, Emilson?

.

O Topa Tudo Zé Preto(bem sucedido empresário de Martinho Campos) com o FORTE hoteleiro Emilson  Ramos(leia-se Hotel Ramos), em Martinho  Campos.

.

É nesta bucólica de linda praça que muitas vezes nasce o amor. É aqui que o nosso querido prefeito, Joaquim Campos Reis, num gesto de grande sensibilidade quis premiar seus moradores e mandou que se decorasse esse lindo logradouro  pela vez primeira para as comemorações natalinas e a virada do ano...(as fotos são de um fotógrafo de muita sensibilidade – quem será??? Adivinhem...

 

... a praça perdeu muito do seu encanto com a mudança de lá de um dos seus mais queridos e estimados moradores: o Sargento Maurício, que agora enriquece o bairro para onde mudou-se com sua família: sua querida esposa Rita e suas lindas filhas Bruna e Camila. Mas, temos plena certeza de que Deus há de nos recompensar com outro vizinho da mesma estirpe, da mesma classe e categoria – porque o sargento Maurício é verdadeiramente um “gentleman”. E,  pelo que já estamos sabendo , O Senhor está providenciando sua substituição por uma profissional não militar, mas civil, que atua na área da psicologia.Vamos aguardar ... quem viver, verá...

.

Vê-se ao fundo a residência do pompeano Helvécio Dias Maciel  e de Dona Colenda. Por sorte, a queda da árvore não vitimou ninguém nem danificou nenhum bem material. Comenta-se – mas isso não foi confirmado – que a árvores atingiu a traseira de um carro de propriedade do sr. Ramiro  “bicheiro” .

 

 

Uma das árvores mais antigas de Pompéu – ela foi plantada na gestão do  prefeito Zezé Fordinho- José Carvalho de Vasconcelos, no dia 29/11/71 – não resistiu a  sua poda desordenada e veio abaixo. Portanto muito jovem: apenas 39 anos. O fato se deu  no domingo que passou – segundo o prefeito Joaquim Campos Reis , às 20:30 horas(quanta precisão).Por sorte, não houve nenhum sinistro. Ainda  segundo o mesmo morador, que passou a informação – as administrações municipais foram as responsáveis pela sua “derrocada” – porque ele mesmo chegou a pedir a todas as pessoas que iam podá-la para não fazê-lo – uma vez que era nítida a falta de equilíbrio da mesma. As pessoas a podavam apenas de um lado e uma de suas raízes não suportou o peso desigual e ela ruir. Que esse desenlace sirva de exemplo para os podadores profissionais da prefeitura. Mas, apenas um detalhe: apesar de a paisagem da Cap. Joaquim Antônio ter perdido sua beleza natural – essa árvore caiu na hora certa: imaginem os leitores se ela escolhesse e desse na telha de cair nos dias de carnaval: teria sido uma catástrofe porque seu tronco e seus galhos devem ter dado mais de 10 metros de lenha.Já pensaram? As fotos é desta coluna .

.

A colunista diamantinense Acidália Lisboa com Falcão.

.

O Colunista Júlio Porto ( Pompéu) esteve presente... e agora eufórico na quarta edição da Revista, onde estará estreando  a sua famosa Coluna... bem juntinho a Coluna desta sua amiga Colunista! Nomes famosos estão por lá.. Theodomiro Paulino (Théo - Montes Claros), Paulo Navarro(BH) ! Júlio muito sucesso para todos nós!!!

.
E-MAIL
 
Boa noite Julio, gostaria de dizer ao SR. ARNALDO (esportes) responsável pela informação do esporte desta coluna que nada justifica minha agressão ao árbitro Marcão, tenho personalidade de assumir que errei muito como você mesmo disse que errar é humano e concordo plenamente com isso. Você pelo pessoa culta que é, deve no mínimo ser imparcial, errar é humano sim, porém, quem tem bom senso e não toma partido por amizade ou por não
gostar da outra parte faz a análise imaparcial do caso, se você realmente entende de futebol sabe que naquele jogo o juiz estava errando claramente e favorecendo uma das partes até o fato ocorrido. Seja limpo e não esconda erros atuais com vitórias passadas como a do \"árbitro\" Marcão. Estou aqui assumindo que nada justifica minha agressão e exercendo meu direito de democracia, onde temos direitos e deveres, meu dever era não agredir e respeitar os erros dele deixando para autoridades resolverem o caso, e seu dever é, em um veículo de informação levar ela com imparcialidade, transparência, ética e respeito, sem tomar partido, porque todos que presenciaram os jogos viram o que de fato aconteceu, inclusive no jogo do
CAP, onde o árbitro deu cartão ao atleta do Famorine de uma forma brusca, ou estou enganado, com respeito segue minha visão, voltando a frisar que errei ao agredir o árbitro, e que não apenas atletas erraram neste domingo citado.......... Por favor Julio, repasse o e-mail ao ARNALDO em nome da nação verde do cristalino e em meu nome THIAGO AFONSO......
.
 

AMIGO THIAGO, devemos em primeiro lugar louvar a sua humildade em reconhecer que errou ao agredir seu semelhante; devemos  reconhecer também que o árbitro Geraldo Florentino (Marcão) não esteve bem no jogo Cristalino e Avaí, mas o que é mais importante, não interferiu no resultado do jogo.    Mais uma vez repito minha opinião pessoal que aconteceram muitos erros de arbitragem no passado, em várias parte do planeta, e vão continuar acontecendo, simplesmente porque o árbitro de futebol é humano e seus olhos não tem “tira-teima”, “replay” nem “câmara lenta”.     Dizem que as crianças aprendem tudo que lhes ensinam com a maior facilidade porque não têm medo de errar; e quanto mais erram, mais aprendem.    Eu cometi muitos erros e aprendi muito em meio século de existência, e com certeza nos próximos 50 anos não vai ser diferente, mas quero finalizar citando uma pessoa que muito admiro, Dr. Eduardo Gonçalves, ou simplesmente TOSTÃO que sou fiel leitor de sua Coluna todos domingos no Jornal Estado de Minas, e na edição do dia 24/01 escreveu: “O jornalista tem de estar perto da fonte e das notícias e, ao mesmo tempo, ter um distanciamento crítico.  Não tenho nenhuma pretensão de ditar regras, ainda mais que não sou jornalista.   Sou um  colunista.   Apenas observo e opino”. 

* JÁ O LEONARDO  ficou um pouco chateado, quando comentei que a situação financeira do Galo é preocupante sem citar fontes de informações, dados, números, etc.    Ora bolas, qualquer desportista, atleticano ou não que acompanha os noticiários de jornais sabe da situação financeira do Galo, mas mesmo assim vamos dar a nossa colaboração:  Segundo uma série de reportagens do “SportTV News”, com base nos balanços oficiais dos clubes, o Flamengo é apontado como o maior devedor, com a milionária cifra de 295  milhões de reais, seguido por Fluminense (288 milhões), Botafogo (230 milhões)e o Galo mineiro em quarto lugar com 228 milhões.   De acordo com a reportagem, a maioria das dívidas dos clubes são fiscais, trabalhistas e previdenciárias.   Mas se caso nosso leitor Leonardo ou outros torcedores alvinegros não se derem por satisfeitos, basta acessar o próprio site do Galo, ou o Google e digitar “Clube Atlético Mineiro, dívidas” ou se quiser uma pesquisa mais completa, “Clube Atlético Mineiro, dívidas, previdenciárias/trabalhistas”.   Mas um consolo do Galo é que um de seus grandes credores é o Banco BMG, do ex-presidente Ricardo Guimarães que por coincidência é o atual patrocinador máster do clube; resumindo, está tudo “em casa”. 

* DEVIDO AS FORTES  chuvas do fim de semana passado na cidade de Pompéu, visando preservar o gramado, não teve os jogos da Copa Verão, na parte da manhã, no Estádio do Cristalino.   Neste fim de semana teremos os jogos adiados.

- Na parte da tarde, o Avaí foi derrotado pelo placar de 07 a zero pela equipe do Famorine de Bom Despacho, e apesar do placar elástico, houve muita reclamação em relação ao trabalho do árbitro José Eustáquio (Colé).   A grande surpresa deste jogo foi o Avaí não reunir número suficiente de atletas para iniciar o jogo, improvisando até o goleiro, e o “chocolate” não foi só pelo bom futebol do Famorine, mas  também conseqüência da desorganização do time pompeano.   Conversando com o Minduim (Presidente do Avaí) durante a semana, constatamos mais uma vez a difícil tarefa de se manter um time amador:  De 20 atletas inscritos para a Copa dos Campeões, 04 reforços da cidade de Papagaios não vieram sem mais nem menos, 01 atleta estava de férias na  praia, 02 suspensos, 01 machucado, 01 de luto por falecimento de parente, ...  .... 

- Desorganização e falta de respeito com o torcedor aconteceu também no segundo jogo da tarde, poi o time do Abadia não chegou no horário e a partida começou com quase uma hora de atraso.    O jogo começou equilibrado, mas no final prevaleceu a supremacia do Cristalino que venceu a equipe Martinho Campense pelo placar de 04       a 01, tendo uma boa arbitragem do Adriano (Mulinha do Zé Pio).

- No último jogo da rodada CAP e Independente empataram no tempo normal e seguindo o regulamento da Copa dos Campeões, na cobrança de pênaltis, o Independente de Abaeté saiu vitorioso, tendo arbitragem de Wander Silva.

- Neste fim de semana acontece a terceira e decisiva rodada da Copa dos Campeões, tendo Avaí e Independente às 13:00 hs, Abadia e Famorine às 15:00 hs e o grande clássico CAP e Cristalino às 17:00 hs.    Avaí e Abadia ainda não pontuaram, estão praticamente fora e apenas cumprem tabela; Famorine tem 03 pontos e deve chegar aos 06; Independente tem 04 pontos e deve chegar aos 07; mas as maiores emoções com certeza acontecerá no clássico dos times pompeanos, onde Cristalino tem 06 pontos contra 04 do CAP, e como dizem os filósofos do futebol, em clássico não tem favorito.   

- E o galo da era Luxemburgo começou tropeçando no América, que jogou bem e só não venceu o jogo por puro azar, pois no finalzinho do jogo o atacante americano      depois de driblar o goleiro Aranha, na cara do gol totalmente livre, deixou o zagueiro do Galo roubar-lhe a bola e evitar o que seria o gol da vitória do Coelho.

- E na altitute de Potosí, na Bolívia podemos dizer que o empate do nosso Cruzeirão foi um ótimo resultado, pois já está mais do que provado que jogar futebol a 4.000m de altura não é prá qualquer atleta, além do time ter jogado com um a menos quase o tempos todo, depois da infantilidade do veterano Gilberto, que caiu na provocação dos bolivianos, agrediu um atleta e foi corretamente expulso.    Mais uma vez o goleiro Fábio foi o nome do jogo, já que a zaga cruzeirense estava irreconhecível.  

O Departamento Médico do Cruzeiro vetou alguns atletas, incluindo o zagueiro Thiago Heleno,  de jogarem na altitude da Bolívia.    Agora dá prá entender por que a zaga do Cruzeiro tomou tantos gols de cabeça ano passado, incluindo o jogo final da Libertadores:  O Thiago Heleno tem tanto medo de altura que não sobe em uma bola sequer lançada na área cruzeirense.

- Apesar do enorme trabalho que dá escrever poucas linhas sobre o esporte, pois demanda tempo para ir aos campos, conversar com dirigentes de clubes, Presidente de Liga, gastos com telefonemas, gasolina, internet, etc... para mim é um grande prazer ser colaborador da Coluna Júlio Porto e da página virtual www.terra.fm.br.

E fico mais feliz ainda quando algum internauta se manifesta, através de elogios, críticas ou sugestões, pois é sinal de  que está lendo nossos textos.    Respondi e continuarei respondendo a todas mensagens que chegarem diretamente ao meu email natalarnaldo@yahoo.com.br e também as que vierem para o site da Rádio Terra FM e para a Coluna www.julioporto.com, mas quero agradecer com um pouco de atraso a Sandra (Ferreira Tecidos), ao Leonel (Brejão) ao Renato (Frigotudo) ao Marcos Squárcio (BH) e Clayton (executivo do Itaú Ribeirão Preto)  pelo feedback das matérias do ano passado.    E começando o ano, agradecer de coração aos internautas Leonardo França Gomes (torcedor do Galo) e Thiago Afonso (atleta do Cristalino) pelas críticas altamente construtivas, que nos motiva ainda mais a continuar o nosso trabalho.   

NO ACONCHEGO: quem almoçava lá dia desses era  o Paulo Patente, da cidade de Tiros, com a sua bonita e simpática namorada Stéphany Massaro(ela uma baianinha “arretada” – estudante de Veterinária e estagiária da Peqpró(é assim mesmo que se escreve?)

.
A VÍRGULA MUDA TUDO
 
 SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA. 
* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...

 * Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...
.
E-MAIL
 
Agradeço de coração por ter mostrado minhas filhas em sua coluna e dizer que prezamos muito por uma boa educação das mesmas e que isto para nósé obrigação do ser humano para com os outros. Também fiquei muito agradecido por citar o nome do meu avô (MIGUELÃO) em sua página. Obrigado e conte conosco.

Att;
Hernane Faria
.
MOMENTO RACCO
O Verão chegou!
 

Junto com ele precisamos também de alguns cuidados especiais. Para garantir uma pele jovem por muito mais tempo durante o verão precisamos de alguns cuidados especiais com a pele, cabelo, corpo e com a alimentação também. Veja algumas dicas de hábitos saudáveis:

  • Tome muita água! O corpo funciona muito melhor quando está bem hidratado. Durante o verão ou na prática de esporte redobre os cuidados e aumente a quantidade de líquidos ingeridos.
  • Lembre-se que beleza e alimentação andam de mãos dadas. É fundamental ter uma alimentação balanceada, ela proporciona saúde, pele bonita e bem estar.
  • Proteja-se do sol! A luz do sol é a maior causa do envelhecimento precoce da pele. Use um protetor solar adequado para o seu tom de pele e não esqueça dos seus cabelos. Procure produtos específicos para protegê-los.
  • Reduza o tabaco – o fumo do tabaco, além de dar um tom acinzentado à pele, retira-lhe o oxigênio necessário à regeneração das células.
  • Durma bem! Dormir é garantia de reposição de energia para seu corpo e renovação de sua células

Estando bem consigo mesmo você terá uma aparência mais jovem e FELIZ! Uma boa dose de cuidado e alto-astral vão deixar seu inicio de ano CHEIO DE ENERGIA POSITIVA E REALIZAÇÕES!!!

Por Graciani Porto
(37) 3354-0366

.
AGORA QUE ME TOQUEI
 
Estava pensando.... meu cachorro dorme em media 20 horas por dia. Ele tem toda a comida preparada para ele. Ele pode comer qualquer coisa que ele queira. A comida é dada a ele sem custo. Ele visita o veterinário uma vez ao ano, ou quando necessário, se algum mal aparece. Por isso ele não paga nada, e nada é pedido a ele. Mora em uma boa vizinhança e em uma casa que é muito maior do que necessita, mas não precisa limpar nada. Se ele faz sujeira, alguém limpa. Ele escolhe os melhores lugares da casa para dormir, e recebe essas acomodações completamente grátis. Vive como um rei e não tem nenhuma despesa devido a isso. Todos os seus custos são pagos por outras pessoas que tem que sair de casa para ganhar a vida todo o dia. Eu estive pensando sobre isso, e de repente veio a resposta rapidinho............ PUTA QUE PARIU........MEU CACHORRO É PETISTA!!!(Colaboração: Maria Auxiliadora Campos – dona Dodô)
.
ANEMIA
 

Alguns alimentos prejudicam absorção de ferro: As famosas mamadeiras após almoço e jantar( não se deve ingerir leite e derivados após refeições principais), o chá preto,mate e o café prejudicam também a absorção do ferro.

Já outros alimentos melhoram absorção do ferro: É o caso daqueles com alto teor de vitamina C, como acerola, abacaxi, limão, laranja, kiwi...ingerir uma dessas frutas ou suco,após refeições, ajudam melhorar absorção do ferro no organismo.

E proteínas de origem animal possuem um tipo de ferro melhor aproveitado e absorvido no nosso organismo, como: carne bovina, peixe, frango,fígado,gema de ovo.

Maioria das crianças tem difícil aceitação com as frutas,legumes e verduras, mas alguns truques ajudam, nada de mesmice

- Monte pratos coloridos

- Tente introduzir sempre as frutas na sobremesa, muitas vezes os pais não criam esse hábito, pecam e não percebem
- E essa questão pode ser bem colocada, através de livrinhos,desenhos,uma boa conversa...só é preciso paciência

- Leve-as ao supermercado, deixe-as escolher as frutas, os legumes, o iogurte, o cereal, participando haverá mais interesse dela saber a importância de cada alimento para sua saúde.
A anemia hoje atinge maior público de crianças, simplesmente por crescerem com hábitos alimentares errados...
Tudo que introduzimos na fase de crescimento, vira hábito,e as crianças nem sentem mais tarde...portanto ideal é fazer desses alimentos algo comum no cotidiano, como o nosso arroz com feijão.

Por: Simone Fonseca, estudante de nutrição.
www.nutricaosim.blogspot.com

.
FRASE
 

“ Eu sou assim: prefiro chocar pela sinceridade ao extremo  do que  pela falsidade constante” .(Simone Fonseca – foto)

.

Caro amigo Júlio, apesar de toda propaganda feita pelo governo, algumas pessoas não se atentam para algumas coisas valiosas que estão a nossa disposição. Resolvi visitar o site http://mg.transparencia.gov.br/Pompeu e qual não foi minha surpresa ao ver tão valiosa ferramenta a nossa disposição. Sei é claro que isso não é uma solução para os vários problemas de desonestidade em nosso país* porém é sim uma maneira muito boa de acompanhamo-mos os recursos recebidos por nosso município, e podermos também cobrar quanto a eles. (Seriam suficientes, seriam pouco demais, mal aplicados, etc.) Espero que as pessoas possam acompanhar mais de perto o que os nossos governantes fazem, esse ano é ano de eleição não deveríamos desperdiçar essa oportunidade, nem trocá-la por uma mísera esmola que não dura nem até passar a eleição, precisamos ver pra quem vai nosso dinheiro, na maioria das vezes ele só vai pras mãos daqueles que já tem uma boa condição financeira, deixa-se de lado as qualidades do trabalho pra favorecer amigos, ou pagar campanhas. Acho que já é hora de passarmos a pensar como gente grande, cobrar o que realmente é nosso direito e não apenas acusar sem ter um mínimo de noção do papel de um governante. Fica aí a dica, não deixem pra pensar em eleição depois da Copa do Mundo, um mês de festa não paga 4 anos de sofrimento. Abraços, Darlan Júnio Nunes

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA