Edição: 30/04/2011


.



REGIS & ALINE
 
       A dupla estará neste sexta feira, 29, na AABB.Seu estilo é forró e sertanejo.Horário: a partir das 22:00 hs.
Ingressos: R$10,00. Associados, mediante apresentação da carteira do clube,  R$5,00
Venda: Pizzaria Aconchego.



.

 


.


.



.

FAMOSOS E SORRIDENTES!



Todo este sorriso... seria pelo fato de estarem vivendo a melhor fase de suas vidas???
O famosérrimo Colunista Social Júlio Porto e o Diretor da EMATER, o amigo Maurílio Guimarães!
Estão cada vez " MELHORES"!(FONTE: www.acidalialisboa.bogspot.com)


.

Luiza Gutierrez - Blog da Colunista

Coluna Gente Ter, 26 de Abril de 2011 00:56
Ralph Santos o Mister Santa Catarina estará em Florianópolis nos dias 28 e 29 para divulgar o concurso de beleza masculino




LUIZA
QUERIDA COLEGUINHA
Acessei seu blog.Gostei. Vou dar uma nota em nosso site nesse próximo final de semana. Eu e o Ralph somos muito amigos e não há como não apreciar sua coluna. Vou tentar aki rastrear uma foto sua para acompanhar a foto do MISTER BRASIL 2011. Anote nosso site: www.julioporto.com ou simplesmente julioporto.com
GDE ABRAÇO A VC, COLUNISTA DAS COLUNISTAS E SUCESSO SEMPRE...

LEMBRETE
 
A COLUNA ESTÁ SOLICITANDO A TODOS OS SEUS LEITORES VIRTUAIS QUE VOTEM DO DIA 05 A 07 DE MAIO EM RALPH SANTOS PARA MISTER BRASIL 2011. O PRIMEIRO COLOCADO TERÁ LUGAR GARANTIDO ENTRE OS FINALISTAS.


.
 


JANAINA AP  - porque hoje é sábado e porque simpatia pouca é bobagem.(Foto Orkut).
Olha só que look perfeito!!! hein ???Não!!!Que expressão mais linda , pura e inocente;outra coisa: o olhar, o charme, o glamour, o dengo, a santa provocação,a doce malícia...  o  appeal... demais , né??? Quem te ver aqui  na net, vai sentir vontade de entrar dentro do monitor  e beijar as suas lindas “bochechas”... Janaina, se você tiver namorado, parabéns pra ele, mas apaga esse texto ai, certo? Porque não quero lhe arranjar "encrenca" !!! 

.

Oiiie...a coluna sempre arrasando!! Ótima a matéria Gengivas saudáveis e sobre o bjo...infelismente milhares ainda não conscientes do gde perigo e risco causados por um simples bjo.Boa noite gde colunista e lindérrimo amigo...como disse Acidália!! Bjim sabor chocolate...acho q assim é  sem perigo e contaminação...rsrs (POR  GILCINÉIA CAMPOS)
     


.



E- MAIL
 
Amigo Geraldinho
Gostaríamos de agradecer o carinho e o cuidado com o qual você retratou a nossa história na sua coluna.
Ficamos muito felizes de fazer parte desse importante veículo de informação para nós "pompeanos ausentes", nos sentimos realmente muito prestigiados.
Um grande abraço e que o sucesso continue sempre presente na sua vida.
Dos amigos Cacá e Silvana




.


 

ESCOLA ESTADUAL “ DR. JACINMTO CAMPOS”



A COLUNA ESTÁ A DEVER uma nota de agradecimento à direção daquele estabelecimento(leia-se Delizete Valadares). Dia desses ela foi por demais gentil ao receber com a sua costumeira elegância e categoria este colunista. E, o fez em alto estilo e da maneira mais gentil. E, não só fez distribuir nossos cartões de visita entre o corpo docente e funcionários como sugeriu-lhes visita ao site www.julioporto.com ou simplesmente, julioporto.com, sem www. Obrigado, diretora e quando precisar de alguma divulgação, já sabe onde recorrer.

.

.. FALANDO dessa Escola, leiam o que disse uma educadora a respeito da mesma: “Trabalhar na EE Dr. Jacinto Campos é muito gratificante pois, ela conta com apoio pedagógico de qualidade, os alunos são motivados, a direção dá suporte ao corpo docente entre outras coisas igualmente importantes.A escola, em sua parte física, é muito bem estruturada: conta com rico material didático e o mesmo posso também dizer da escola EM “José Maria de Carvalho”. Sinto-me privilegiada por trabalhar em duas escolas de ensino de qualidade”. Este depoimento é da professora Janinha Machado Chagas Cordeiro.(JULIO PORTO, EM 15/03/2008).
NR. ESTA  NOTA ACIMA JÁ TEM MAIS DE  03 ANOS. MAS , O FATO SE REPETIU DIA DESSES – COMO UM RITUAL. ESTIVE LÁ E DEIXEI COM A DIRETORA EM TORMO DE 50 CARTÕES DE VISITA E ELA OS  DISTRIBUIU A TODOS. MAS UMA VEZ, OBRIGADO, BONITA E ELEGANTE DIRETORA.

.

ELLAS & ELLES

NÃO SERÁ NENHUMA surpresa para esta coluna se surgir um a”affair”  entre dois grandes amigos: eu posso falar: COELHO, ex-MARIA AMÉLIA, EX-VERA SANTOS, EX- GERALDA(chega né COELHO) com uma bancária de Pompéu.Depois eu conto ou vocês já sabem de quem falo?.



.



Repassem

Boas notícias são para partilhar.
Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros,uma vacina para estes dois tipos de câncer, que se mostrou eficaz, tanto noestágio inicial como em fase mais avançada.
A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente.
Nome do médico que desenvolveu a vacina: José Alexandre Barbuto
Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.
Telefone do Laboratório: 0800-7737327
- (falar com Dra. Ana Carolina ou Dra.. Karyn, para maiores detalhes)
www.vacinacontraocancer.com.br
                               Isto sim é algo que precisa ser repassado..........
                               Alguém pode  estar precisando !!!!!
                               Por favor, divulguem esta vitória da medicina genética brasileira!!!!

                               R E P A S S E M


Maria Auxiliadora de O. Benevides
COESHP / DIRPGD / DGRP / SAIS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
(71) 3115-4348 / 4243
(Colaboração:  MARIA JOSÉ SILVA- Martinho Campos)
 
.

AFINAL, O QUE É O AMOR?

Primeiro parece fácil, é o coração que arrasta a cabeça,a vontade de ser feliz que cala as dúvidas e os medos. Mas, depois é a cabeça que trava o coração... as pequenas coisas que parecem derrotar as grandes,um sufoco inexplicável, que aparece onde dantes estava a intimidade.(Scrap recebido da amiga RENATA SALLES)

.

LEMBRETE
 
A COLUNA ESTÁ SOLICITANDO A TODOS OS SEUS LEITORES VIRTUAIS QUE VOTEM DO DIA 05 A 07 DE MAIO, NO SITE DA UOL,  EM RALPH SANTOS PARA MISTER BRASIL 2011. O PRIMEIRO COLOCADO TERÁ LUGAR GARANTIDO ENTRE OS FINALISTAS.

.

CAMINHADA ALCOOLÓGICA



KÉCIA, JÚNEA , PAULA e uma amiga, na I Caminhada Alcoológica de Pompéu. Confiram nas fotos de Viviane Alice.

ACONTECEU no último final de semana a I Caminhada Alcoológica. Confiram nas fotos exclusivas de Viviane Alice.

Confira aqui a Galeria de Fotos

.

FIM DE SEMANA NO PIRATA´S  HOUSE

Vejam as fotos da nossa fotógrafa exclusiva Viviane Alice.



Confira aqui a Galeria de Fotos



.



Carlos FOSCOLO

carlos@foscolo.biz

30/04/2011

Carlos Foscolo
  
CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE – XVII
 
BRASIL: SEGURO? ATÉ QUE PONTO?


            Presidente Dilma,
                         
           Estamos hoje abordando um assunto que talvez não seja do interesse de muitos, ou por muitos considerado irrelevante, ou até mesmo inoportuno.  Vamos falar um pouco da segurança do Brasil, em termos internacionais.  Aliás, até mesmo nossos cinco últimos governos – dois de Fernando Henrique, dois de Lula, e este seu, presidente, ainda iniciante, parecem também não dar a devida importância a ele.  Recusamos mesmo a pensar, presidente, que este permanente postergar de medidas essenciais à segurança nacional tenha alguma coisa a ver com uma certa repulsa pelas forças armadas brasileiras já que investir em segurança implica em investir e fazer crescer e fortalecer as três armas – Exército, Aeronáutica e Marinha – e todos os governos, acima citados, foram ou são daqueles que alguns ainda teimam em chamar “de esquerda”.
 
Há quem argumente, presidente, que segurança externa não seja assunto prioritário, já que a última guerra que o Brasil participou como nação de frente, e em território brasileiro, foi aquela contra o  Paraguai, em 1864, portanto há 147 anos atrás, quando, então, entre 50 e 60 mil brasileiros morreram.  Depois disso, apenas participamos da II Guerra Mundial, através da valorosa FEB – Força Expedicionária Brasileira, e da FAB – Força Aérea Brasileira, mas apenas como aliados e fora do território nacional.  Dos 25.334 homens que durante 239 dias lutaram ao lado dos Aliados nos campos da Itália, 465 ficaram enterrados em Pistóia, na Itália, e cerca de 1.500 voltaram mutilados ou feridos.
 
Porém, presidente, os tempos têm mudado.  Os valores que motivam as guerras têm também mudado.  Elas eram motivadas pela honra, pela religião, e depois passaram a ser pela anexação de terras. Hoje os valores são, ou serão em breve, outros: Energia e, sobretudo, água!.
 
Após a descoberta do Pré-sal, sobre quem as grandes potências  se mantêm numa posição de observadores atentos, mas jamais de aceitação incondicional – pois as reservas estão situadas em alto mar, não reconhecidas pelas nações como águas territoriais brasileiras – nossas preocupações deveriam ter se voltado para como nos preparar para defendê-las.  Mas isso não parece uma prioridade no momento.
 
Quanto à água potável, ninguém desconhece que ela será um dos maiores motivos de disputa – talvez até maior do que os combustíveis – antes do final deste século. E nem precisamos relembrá-la, presidente, sobre as imensas reservas de nosso Aqüífero Guarani, sem esquecer – é claro – o significado da imensa Amazônia.
 
O mundo tem nos dado mostras, presidente, de que aquilo que mais move as nações em direção às guerras, têm sido, em última instância, os fatores econômicos, hoje representados principalmente pelo petróleo, que é uma commodity essencial na produção de um sem número de outras riquezas.  E não se poderá jamais esquecer que a aceitação, de que alguns tenham e outros não, só perdurará enquanto as nações desenvolvidas tiverem um equilíbrio entre necessidades internas e o acesso consentido a essas fontes.  No dia em que este equilíbrio deixar de existir, não se iludam:  Elas virão atrás deles aqui, ou em qualquer outra parte do globo, como diria o grande Winston Churchill, “whatever the cost may be” (custe o que custar).  Não se iludam que uma China com 1,39 bilhão de habitantes jamais permanecerá indiferente às necessidades mínimas de seu povo, se puder supri-las através da força de seu colossal exército ou sempre crescente poderio militar.  O presidente Obama, em sua recente visita ao Brasil, referindo-se ao Pré-sal, disse à presidente que seu país quer ser nosso cliente.  Mas, também não se iludam que, se nosso presente ou futuros governos não os aceitar como clientes, eles também não hesitarão em buscá-lo por seus próprios meios.  Simplesmente, presidente, porque é assim que funciona!
 
É por tudo isso, presidente, que não é fácil entender que uma decisão para a aquisição de alguns caças essenciais à defesa de nossos 15,72 mil km de fronteira seca e 7,37 mil km de fronteira marítima tenham atravessado 5 governos sem decisão.  Uma desculpa que temos ouvido, presidente, é que seria difícil explicar à população pobre como gastar bilhões em aviões e outros fatores de defesa, quando ainda temos tantos pobres.  Talvez, presidente, se ao invés do paternalismo da distribuição de dinheiro à população pobre, distribuíssemos bons empregos, atingiríamos três ou mais objetivos ao mesmo tempo: Acabar com a pobreza, manter a dignidade de quem recebe a ajuda através de emprego, e promover a defesa do país.
 
Não podemos nos esquecer que de cada quilo de commodity agrícola que vendemos para o exterior, recebemos apenas R$ 0,40 (quarenta centavos) e para cada quilo de minério que a Vale vende, ela recebe apenas R$ 0,09 (nove centavos).  Mas de cada quilo de foguete que vendêssemos, receberíamos R$ 8 mil, e de cada quilo de avião que vendêssemos, receberíamos R$200 mil. E temos tecnologia para isso. Por que então, presidente, não aproveitarmos esta avalanche de dólares que invade o país, transformando tudo isso em investimento neste tipo de indústria, para a qual temos tecnologia e passarmos à exportação de produtos com valor agregado, ao invés desta mesmice de sempre de exportar nossas commodities? Reconhecemos que estas exportações são importantes, no momento, para o nosso equilíbrio financeiro e composição de nosso PIB, mas é uma política que deveria ser urgentemente repensada para enfrentarmos os desafios futuros. Isso significaria acabar com a pobreza com dignidade para os ex-pobres e manutenção de nossas riquezas e da segurança de nosso povo.  

 
          
Á SUA SAÚDE IX
 
 
EPIDEMIA DE OBESIDADE EM ALTA ENTRE  BRASILEIROS
 
            Hoje queremos comentar este artigo da Paraná On-line por julga-lo imprescindível  ao povo brasileiro que,  também, à medida que as condições de vida melhoram, também se enveredam pelos caminhos da obesidade, como aconteceu com o povo americano, cuja população hoje é cerca de 60% obesa..  E nesta luta, contra esta  inimiga  mortal, estejam certos de que a balança é sua maior aliada.  É ela que lhe mostra, diariamente, para onde você caminha:  Para uma longevidade saudável, ou uma  morte prematura!
          Caso o Brasil mantenha os atuais índices, deverá alcançar em 13 anos os níveis de sobrepeso e obesidade registrados nos Estados Unidos.


    Uma pesquisa do Ministério da Saúde, apresentada nesta semana, mostra que quase metade da população adulta (48,1%) está acima do peso e 15% são obesos.
 
        Há cinco anos, a proporção era de 42,7% para excesso de peso e 11,4% para obesidade. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que em 2010 entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais.
O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).
 
        Entre as pessoas do sexo feminino, o índice passa de 24,9%, na faixa dos 18 aos 24 anos, para 52,9% (45 aos 54 anos), ou seja, chega a mais do que o dobro. Já entre os homens o quadro de obesidade é mais frequente a partir dos 35 anos, atingindo a 59,6%, dentro de uma faixa etária de 55 aos 64 anos de idade.
 
        "O Brasil vive uma transição nutricional, em que o aumento do poder aquisitivo da população muda os hábitos", afirma o médico Amélio Fernando de Godoy Matos da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
 
        As pessoas passaram a comprar mais produtos que contribuem para o crescimento do  sedentarismo, como televisões e carros. Além disso, acrescentaram o consumo de alimentos doces e industrializados. Com efeito, os resultados não surpreendem, pois já eram esperados, mas, por outro lado, não deixam de preocupar.

   
Padrões inadequados
 
     Se for considerada somente a população masculina, mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%). Entre as mulheres, a proporção é de 44,3%, com aumento significativo nos dois sexos.
 
Em 2006, a pesquisa apontava excesso de peso em 47,2% dos homens e em 38,5% das mulheres. Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, explica que o expressivo crescimento no número de pessoas com sobrepeso e obesidade, em um curto período, é uma tendência mundial.
 
"A ocorrência do excesso de peso decorre do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados", constata a coordenadora. Essa é uma tendência mundial e o Brasil não está isolado.
 
Para Deborah é um reflexo do baixo consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras e do uso em excesso de produtos industrializados com elevado teor de calorias, como gorduras e açúcares, além de baixos níveis de atividade física.


Menos feijão, mais gordura
 
       Tanto os hábitos alimentares dos brasileiros quanto o sedentarismo e a realização de atividade física no lazer são indicadores investigados pelo Vigitel. Em relação à alimentação, a pesquisa aponta que o brasileiro está consumindo menos feijão (importante fonte de ferro e fibras), mais leite integral (com gordura) e bastante carne com gordura aparente. O número de adultos que comem feijão pelo menos cinco dias por semana é de 66,7% - em 2006, eram 71,9%.
 
Também é preocupante o percentual de adultos que consomem a quantidade recomendada de frutas e hortaliças - cinco porções diárias (ou 400 gramas), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Importante fator de proteção para as doenças crônicas não transmissíveis, esses alimentos são consumidos na quantidade recomendada por apenas 18,2% dos brasileiros.
 
Por outro lado, 34,2% dos entrevistados dizem que se alimentam de carnes vermelhas gordurosas ou de frango com pele; e 28,1% consomem refrigerantes, cinco vezes ou mais na semana.
 
O Inquérito mostra que 14,2% dos adultos são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento diário ou em atividades, como a limpeza da casa e outros trabalhos pesados.
 
Outro indicador de sedentarismo é ver televisão por mais de três horas ao dia, hábito referido por 30,2% dos homens e 26,5% das mulheres. Além disso, apenas 14,9% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção nos homens (18,6%) em relação às mulheres (11,7%).
 
A OMS recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana. "Por isso, o Ministério da Saúde têm priorizado ações educativas para promoção da saúde e da atividade física", afirma Deborah Malta.
 

A Proporção de adultos obesos subiu de 11,4% para 15%. Ministério da Saúde investe no estímulo à alimentação saudável e na promoção da atividade física.

A Longevidade em Perigo

 
A obesidade se tornou uma ameaça à saúde tão disseminada que, até a metade deste século, poderá reverter o longo e constante aumento da expectativa de vida, principalmente nos países ocidentais, onde a epidemia é mais preocupante.
 
A crescente obesidade entre as crianças norte-americanas, por exemplo, levará a um aumento das doenças cardíacas, derrames, diabetes e câncer - doenças que podem encurtar-lhes drasticamente o tempo de vida, sem contar o aumento nos gastos do governo com programas de saúde.
 
A epidemia já está reduzindo a expectativa de vida entre os americanos de forma mais significativa do que os homicídios, suicídios e acidentes fatais combinados. Assim, à medida que milhões de crianças obesas envelhecerem, a doença poderá reduzir o índice de longevidade entre dois e cinco anos.
 
A expectativa de vida tem crescido nos últimos anos, à medida que o número de mortes por câncer e doenças cardíacas tem decrescido. No entanto, é bem possível que essa tendência se reverterá.
 
O rápido crescimento das taxas de obesidade, particularmente entre as crianças, é a principal força que puxa essa previsão. A doença praticamente triplicou entre as crianças americanas nas últimas três décadas, segundo estatísticas federais.
 
Em 2000, mais de 15% das crianças com idades entre seis e 19 anos eram obesas, o dobro de três décadas atrás. Dois terços dos adultos americanos atualmente estão acima do peso ou obesos. São eles que enfrentam os riscos elevados de contrair doenças graves, como as cardiopatias, diabetes, câncer e outras moléstias.

E-mails recebidos:
 
Do amigo Desembargador Belizário de Lacerda
 
Caro amigo Carlos.
 
 Acabo de ler seu artigo titulado TRANSPARÊNCIA VERSUS MENTIRA INSTITUCIONALIZADA.
Se existe criação humana que não se compatibiliza entre si é a instituição e a mentira. A primeira é laboratório experimental suicida da segunda. Por que esta experimentação tão funesta?. Exatamente porque a mentira corrói qualquer instituição...! Esta como entidade "meio mentirosa" - eis que criada como ficção que busca personalizar determinadas atividades - não resiste à mentira na acepção mais vulgar que o vocábulo exprime. Resta saber até quando a já frágil instituição nacional como "ficção meio personificada" irá resistir "à mais efêmera e falsa das ficções que é mentira".
Excelente este artigo de quebra marejado com o mais fino caldo social que você lhe adicionou!.
O CD de minha palestra no TJACMG está rodando paragens com muito sucesso, o qual lhe atribuo totalmente!. Obrigado por mais esta gentileza.
Hoje tive a melhor notícia da semana que mal se começa. A conquista da sede convencional para o TJACMG.  Sei que para você também foi alviçareira a boa nova!. Precisamos nos firmar, e nada melhor para uma ficação jurídica como a prova material de sua existência...! Como mineiros que somos, isto é um passo decisivo para a consolidação de nosso Tribunal. Parabéns mais uma vez!. Se precisar de mim é só avisar-me com antecedência...
Um abraço do amigo,
 
Belizário de Lacerda
 
 
Da amiga Irilda Silva Bauer, matinhocampense que reside na Alemanha:
Carlos Foscolo;
Muito bem `´dirigido`´ - suas cartas a Presidente, leio todas, seria MARAVILHOSO  ``se`` nossa PRESIDENTE também as lessem né?

* Acrescento hoje sobre o artigo dos BEIJOS....sim, que mania de sair beijando tudo e todos, competir mesmos. Artistas/novelas - irresponsáveis incentivando isso e outros atos ao povo. Que pobreza de carater. Mas existe um beijo que ``inocentes/indefesos`` RECEBEM:  aqueles  que os próprios  pais dâo aos seus filhos... na Boca ( selinho ), em bebês - uma mania que odeio e nâo aprovo.
Beijo é muito intimo,  selinho ou não, tem que ser com responsabilidade.
Um abraço;
 E obrigada pelo envio de suas colunas;
Irilda Silva Bauer. ( Alemanha )


AULAS DO CURSO DE MEDIAÇÃO / ARBITRAGEM TÊM SEU INÍCIO
 
            O TJACMG – Tribunal de Justiça Arbitral do Centro-Oeste Mineiro,está iniciando suas aulas presenciais nesta sexta-feira, às 19 horas e a mesma aula se repetirá no sábado, às 9:00 horas, principalmente para alunos que estão vindo de outras cidades.
As aulas já estão sendo dadas na sede do TJACMG, à Rua David Afonso, 05.
 
Matrículas para os próximos cursos já  podem ser feitas pelo site: WWW.TJACMG.COM.BR/CURSOS.HTM
ou pelo e-mail TJACMG@TJACMG.COM.BR ou pelo telefone 37-3523-1686, ou 3523-3320, ou na sede do TJACMG, no horário comercial




.













.


 




 




.


 






.




 

.











 













 


                  











 
 











 













































.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


© Copyright 2008 -  JÚLIO PORTO - COLUNISTA SOCIAL
Desenvolvido por META PROPAGANDA