NOTÍCIAS: 02/02/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

MARINA VALADARES PORTO.Minha querida prima: filha do meu não menos querido primo GILBERTO Geraldo Valadares Porto. Marina resolveu dar um tempo com o Marcelo, menino fino, gente da melhor qualidade, da sociedade de Pitangui. O “sô” Lauro Abreu, sogro do Gilbertinho me disse certa vez que o pai do Marcelo(não me lembro o nome dele)era uma das melhores pessoas que ele conhecia. Mas, a Marina deveria fazer como eu que certa vez, quando namorava a Heddy Lamar, a gente brigou e eu a propus darmos um tempo – mas juntos e não separados... rsss!!! E, assim fizemos... Marina, por que você não segue o conselho do primo??? Pôxa, vocês se amam...

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Formado em Geografia

Edna de Castro Sousa

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Formado em Geografia

Gilce Maria de Campos Menezes


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Formados em Geografia

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Calendário de Reuniões Prefeitura Itinerante 2013

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

MÃO FIRME

Ela tem 44 anos, 27 dos quais na Polícia Militar de Minas Gerais. No comando da 3ª região, com sede em Vespasiano, a coronel Cláudia Araújo Romualdo (foto) não apenas reduziu, nos 22 municípios integrados, os índices de criminalidade em relação a 2011, como também fechou 2012 com chave de ouro, após conter, no fim de dezembro, um princípio de rebelião na Penitenciária de Pedro Leopoldo. Um grupo de detentos rendeu e manteve agentes penitenciários como reféns, em tentativa frustrada de fuga. Após uma longa noite de negociação, a confusão foi dominada. “A melhor estratégia é o trabalho em equipe e os oficiais acompanhando na rua o desempenho das tropas”, explica.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Promoção!!!

Kit Intimos

Desodorante Intimo + sabonete intimo

De 65,70 
Por 59,90

Consultora: 46,12
Dirigente: 41.93

Aproveitem, estoque limitado...

3523 4229

Graciani Porto
 

Notas e Fotos

“Cara dura”

Verly – 27-01-13

Hoje, diferente do que costumo, começo este texto com o título, pois, geralmente  o título surge no decorrer da escrita. Quero mais desabafar, informar e mostrar o que significa ética, valores nobres que poucos conhecem. No Brasil chamamos de cara de pau, a este cara duraque nos deu o título.

Há anos, quando voltava de São Luís do Maranhão, numa estrada livre que passa pelo Estado do Piauí, onde a sinalização indicava o limite de velocidade como 60 quilômetros. Minas esposa, na ocasião, dirigia seguramente com 82 conforme mostrou o radar e fomos parados pela Policia Rodoviária. O policial que nos abordou foi direto ao ponto: “não tentem me subornar, porque se tentarem eu terei que leva-los presos”.

Durante anos, contei para muita gente este fato, que poderia ser considerado inédito nos anais da justiça deste país. Todavia, pela naturalidade com que falou o policial, deu a entender que todos ali atuavam da mesma maneira. Pensei em dar um presente para o policial pela brilhante forma de agir, mas recuei ao pensar que na realidade poderia parecer um suborno.

Esta é uma das poucas lembranças boas que tenho daquele período em que trabalhei em São Luís do Maranhão.

Durante a viagem ao Uruguai, na penúltima semana de janeiro, ouvi de meu filho, uma lição que jamais esquecerei: “há gente boa e seus opostos por toda parte”.

Assim, foi que conheci pela amarga experiência essa verdade absoluta, ao encontrar na “Polícia Caminera”, o chamado - pela própria mídia uruguaia - de “cara dura” (cara de pau no Brasil) para aqueles policiais rodoviários, que achacam – melhor seria dizer assaltam – os incautos motoristas nas estradas do interior do pequeno e admirável país.

Já disse e escrevi centenas de vezes sobre a grande admiração que tenho pelo povo do Uruguai.

Quando voltávamos de Colônia do Sacramento já no final da tarde, depois de rodarmos poucos quilômetros, vimos a viatura novinha daquela especialidade policial, a qual fez sinal para que meu filho parasse o carro, ali no canteiro central entre as duas pistas. Em situação normal, deixaria que meu filho descesse sozinho para receber a multa por estar um pouco acima da velocidade. No entanto, um dos policiais ao perceber de que se tratava de “turistas” brasileiros, mandou que meu filho, esperasse a passagem de um veículo que veio a seguir, fosse estacionar no acostamento da nossa pista, local que deveria ter indicado para a parada como o procedimento normal logo na primeira ordem para parar.

 Paramos, meu filho desceu e logo o cara já havia visto que o carro era alugado no Uruguai e fazia aquela conversa que, no Brasil chamamos, cerca Lourenço, para manter uma enrolação. A conversa demorava mais do que o normal para essas situações e resolvi descer e acompanhar de perto. O bandido sorria, a cada momento mais.

Desci e cumprimentei o impostor, enquanto meu filho procurava outros documentos que ele, o imoral, disse que queria ver. Perguntou-me sempre com o sorriso cheio de safadeza onde eu trabalhava no Brasil. E me perguntou se a multa de quase mil reais, ou 500 dólares seria um problema para nós. Claro que sim, respondi.

Naquela altura da abordagem, ele não cansava de repetir que o impresso próprio que lhe permite receber ali mesmo a multa havia acabado. E para o pagamento no Escritório Central da Policia Caminera, iria complicar ainda mais para nós, já que teríamos que pagarobrigatoriamente a multa até o dia seguinte. Com os documentos de meu filho nas mãos, não escreveu nada no talão que tinha consigo. Reiterava insistentemente que as multas no Uruguai são muito altas e que ele teria que comunicar com a locadora, imediatamente, pois era na quinta-feira à tarde, e como  sairíamos do país, no domingo, eles teriam que ser informados para nos cobrar o exorbitante  valor.

Com sorrisos dos mais indecentes que já vi, cansávamos com as suas lenga lengas desnecessárias e mentirosas explicações. E sempre dizia que seus companheiros nos próximos pontos estariam de olho em nossa passagem.

A irritante conversa prosseguia até que ele foi direto ao assunto: “pela metade do valor da multa, se lhe déssemos, ali às escondidas dos colegas que fingiam ocupar-se em olhar a vazia estrada, ele nos deixaria ir. A princípio, relutamos. Porém à sua repetição de que os colegas nos pegariam na próxima passagem e sempre haveria um motivo para aplicar uma pesada multa, fomos obrigados a ceder. Quando fazíamos menção de ceder, a namorada de meu filho, que também possui o DNA da ética, quis descer do carro e ele exigiu que meu filho mandasse que ela permanecesse no carro, longe do assalto. Antes, confirmou que meu filho era bancário e repetiu que queria dólares. Deixou bem claro que não tínhamos saída, expressão que usou em sua conversa. O melhor para todos seria a propina corruptora.

Meu filho foi até à namorada que possuía U$ 500 dólares em notas de U$ 50,00 e pegou 5 notas que as entregou ao assaltante. Numa ironia porca sugeriu que não íamos querer o troco em pesos, a moeda desvalorizada do Uruguai. Eu percebi que ele guardou separada e imediatamente duas notas de U$ 50 em seu bolso, com a clara intenção de “passar a perna” também nos próprios companheiros.

E a seguir, quando eu quis pegar em sua mão para despedir-me, mostrou-se um tremendo gozador ao negar a me estender a sua mão dizer – em três palavras – que éramos pessoas descentes, insinuando que não ficaria bem tocar a mão de um espertalhão.

Num país como o Uruguai, com gente de mais alta qualidade e valor, um cara dura desses confirma o ensinamento pétreo que recebi do meu filho: em toda parte há gente de todas as formações, atitudes, comportamentos e formas de agir. Gente boa e seus opostos.

E o melhor, me ensinou um pouco mais, meu querido filho, é esquecer tamanho desacato. Temos muito mais lembranças agradáveis do Uruguai do que um assalto por um reles meliante, um cara de pau sem limites.  

 

Creio que essa lição não nos pode servir, pois os políticos brasileiros não pensam em ser pianistas de uma casa de prostitutas, mas sim oscafetões...exploram até as meninas da vida! e levam a percentagem do seu ganho!

 

Notas e Fotos

HARRY  TRUMAN

Único...

HARRY TRUMAN foi um tipo diferente como presidente. Provavelmente tomou tantas ou mais decisões em relação à história dos EUA como as que tomaram os 42 presidentes que o precederam.
Uma medida da sua grandeza talvez permaneça para sempre: trata-se do que êle fez DEPOIS de deixar a Casa Branca.

A única propriedade que tinha quando faleceu era uma casa, onde morava, que se encontrava na localidade de Independence, Missouri. A sua esposa havia-a herdado de seus pais e, fora os anos em que moraram na Casa Branca, foi onde viveram durante toda a vida.

Quando se retirou da vida oficial, em 1952, todas as suas receitas consistiam numa pensão do Exército de $ 13.507 anuais. Quando o Congresso soube que ele custeava seus próprios selos de correio, outorgou-lhe um complemento e, mais tarde, uma pensão retroativa de $ 25.000 anuais.

Depois da posse do presidente Eisenhower, Truman e sua esposa voltaram a seu lar no Missouri dirigindo seu próprio carro... sem nenhuma companhia do Serviço Secreto.

Quando lhe ofereciam postos corporativos com grandes salários, rejeitava-os dizendo: 

“Vocês não me querem a mim, o que querem é a figura do Presidente, e essa não me pertence. Pertence ao povo norte-americano e não está a venda...”.

Ainda depois, quando em 6 de Maio de 1971 o Congresso se estava preparando para lhe outorgar a Medalha de Honra em seu 87° aniversário, recusou-se a aceitá-la, escrevendo-lhes:

“Não considero que tenha feito nada para merecer esse reconhecimento, venha ele do Congresso ou de qualquer outra parte”.
Como Presidente, pagou todos seus gastos de viagem e de comida com seu próprio dinheiro.

Este homem singular escreveu:

 “As minhas vocações na vida sempre foram ser pianista numa casa de prostitutas ou ser político.  E para falar a verdade, não existe grande diferença entre as duas!”.

Arnaldo R.Teixeira

 

Notas e Fotos

Olá Geraldinho,gostaria de compartilhar com você  a nossa alegria
de saber que a Roberta filha do Breno,através do Enen se inscreveu para o
Prouni que é uma bolsa do Governo Federal.Eu sempre tive fé que ela
conseguiria, e ela conseguiu bolsa integral em duas cidades,em Bom Despacho
e em Sete Lagoas.Ela merece pois com sua humildade e muito esforço tenho
certeza que será uma brilhante Advogada.Abraços(Saninha)

 

Notas e Fotos

IMPORTANTE"

A água em microondas! Leia por favor!

Faz 5 dias que meu filho de 26 anos decidiu tomar uma xícara de café instantâneo.

Pôs para aquecer no microondas (algo que já havía feito antes em várias ocasiões) uma xícara somente com água. Não sei exatamente por quanto tempo o programou mas me disse que queria que a água fervesse.

Quando o tempo acabou o forno se apagou e ele tirou a xícara do forno.

Enquanto olhava a xícara se deu conta que a água não estava fervendo; todavia, a água saltou diretamente para seu rosto. Ele a soltou de suas mãos depois que a água havia saltado para seu rosto devido a energia acumulada. Todo seu rosto tem feridas de 1º e 2º graus e é muito provável que o rosto ficará marcado, além de haver perdido a vista parcialmente do olho esquerdo. Enquanto estávamos no hospital o doutor que o atendia comentou que estes tipos de acidentes eram muito frequentes e que nunca deveria por somente água para aquecer em microondas.

Se  aquece água desta forma sempre se deve pôr algo na água, um palito de madeira ou um sachê de chá, mas se se vai aquecer somente a água é mehor usar o fogão à gás.

Isto é o que um professor de física disse a respeito: 'Obrigado por me enviar a mensagem advertindo-me a cerca da água em microondas. Soube de vários casos. Isto é causado por um fenômeno conhecido como superaquecimento' .. Pode acontecer em qualquer momento que a água está aquecendo..... especialmente se o utensílio que se está usando é novo.

O que acontece é que a água se aquece muito mais rápido que as borbulhas que começarão a se formar. Se a xícara é nova não tem nenhum raspão ou ranhura por onde as borbulhas possam ir e possam começar a borbulhar na água que já está fervendo, de tal maneira que a água vai aquecendo sobrepassando o tempo de ferver (como quem diz ferve...e ferve... e ferve....).

O que acontece então é que a água se obstrui, fica estancada e ao contato com o ar a água salta com força pela energia contida. 
Por favor enviem esta mensagem a todos seus amigos, poderão evitar uma grande dor e sofrimento.

POR FAVOR REENVIAR PARA TODOS SEUS CONTATOS É MUITO IMPORTANTE. CREIO QUE A MAIORIA O IGNORAM: NÃO FERVER ÁGUA EM MICROONDAS!!

 

Notas e Fotos

Nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje; amanhã seria muito tarde

MANUEL SENRA

 

Notas e Fotos

PENSAMENTO:

“Os ventos que as vezes levam algo que amamos são os mesmos ventos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por isso, não devemos chorar pelo que nos foi tirado, e sim aprender a amar o que nos foi dado. O que é realmente nosso o vento nunca irá levar”.

 

Notas e Fotos

MENSAGEM:

QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM JEITO!

Uma senhora muito pobre telefonou para um

programa cristão de rádio pedindo ajuda.
Uma pessoa sem religião que ouvia o programa

resolveu pregar-lhe uma peça.
Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários

e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a mulher,

com a seguinte orientação:
- Quando ela perguntar quem mandou,

respondam que foi o DIABO!
Ao chegarem na casa, a mulher os recebeu

com alegria e foi logo guardando os alimentos.
Os secretários do ateu, conforme a orientação recebida,

lhe perguntaram:
- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?
A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:
- Não, meu filho. Não é preciso.

Quando Deus manda, até o diabo obedece!

NÃO SE PREOCUPE DE QUE MANEIRA VIRÁ SUA VITÓRIA,

MAS QUANDO DEUS DETERMINA, ELA VEM........AH VEM!!!

Tenha paciência.. não é no seu tempo e sim no tempo Dele...

porque você  vê até um limite...
Ele ultrapassa esse limite... e vê muito além do que enxergamos.!!
DEUS te abençoe, e tenha uma ótima semana.

 

Notas e Fotos

Que bom voltar as nossas raizes.Te lembro uma linda criança  . Teus olhos tinham um brilho de felicidade.Passei a admirar teu trabalho divulgando nossa querida cidade e realizando sonhos. Marilia sua admiradora. — em Sete Lagoas, Minas Gerais.
 

Notas e Fotos

ADVOGADO SUICIDA


Enterrado em dívidas, um advogado resolve cometer o suicídio.
Vai para o meio da rua, joga um litro de gasolina sobre o corpo e quando vai
atear fogo, uma mulher o segura pelo braço.

- Não faça isso, não, seu moço! - diz ela, comovida com a dramática 
situação. - Se o problema é dinheiro, a gente vai dar jeito!

Ela pega uma sacolinha e começa a abordar os carros, pedindo: 

"Uma ajuda para aquele advogado que jogou gasolina no corpo e quer se
matar"...

Vinte minutos depois ela volta com a sacolinha quase cheia. 

- Quanto você conseguiu? - pergunta o advogado, ansioso. 

E ela: 

- Não muita coisa! Uns quinze isqueiros e 6 caixas de fósforos!

 

Notas e Fotos

De volta à Pompéu

Verly – Pompeano ausente, 2-11-12

Minha mente, depois dos setenta anos, passa a maior parte do tempo a lembrar da cidade de Pompéu, no interior de Minas Gerais, “adonde” passei meus primeiro 18 anos e continuei a visitar, mensalmente,  por mais 10   ou 12 anos. O meu primo e mais antigo amigo acaba de prometer levar-me lá. Permita-me ficar em Hotel, Milton, eu ronco alto demais.

Nas minhas andanças pelo mundo só sei de Pompéu onde tem tantas lendas, tantas histórias e, por que não, estórias, casos e causos.

Quem gosta de casos exagerados vale ler os livros relativos à famosa matriarca, Dona Joaquina, de quem herdei somente o sobrenome do marido. O que se sabe hoje da Sinhá braba do Pompeu está na bibliografia bem conhecida: CAMPOS, Deusdedit Pinto Ribeiro de. Dona Joaquina do Pompéu: sua história e sua gente (para este eu contribui com 4 horas de depoimentos); GUIMARÃES, Antônio Campos.  A Dama do Sertão. RIBEIRO, Coriolano e GUIMARÃES, Jacinto. Dona Joaquina do Pompéu. VASCONSCELOS, Agripa.  Sinhá Braba –Dona Joaquina do Pompéu.

Incentivado pelo grande colunista Júlio Porto, afetivamente meu amigo Geraldinho do Polêgo, penso escrever um pouco dos causos que de lá me recordo.

Primeiramente, desfaço uma lenda consolidada, muitas vezes expressa pelo meu irmão mais velho, o Vercy, de que o sábio médico, Doutor Osvaldo, doutor em muitas artes e culturas, escrevia um livro que se intitulava “O impossível, acontece em Pompéu, Belo Horizonte e Nova York. O José Gilberto, ou Zé do Heli, ex prefeito laureado da cidade, contou-me durante o funeral de um dos meus irmãos do primeiro casamento de meu pai, que, no dia do enterro do grande médico, Dr. Osvaldo, ele, o José, caminhara desde o cemitério até a casa do falecido, junto com o Manoelzinho, engenheiro filho do Dr. Osvaldo e este lhe abrira a escrivaninha do velho para mostrar que não existiam as tais anotações.  Segundo corria de boca em boca na cidade, Dr. Osvaldo  fazia um registro dos casos mais interessantes – incríveis e folclóricos - para publicar. Aqui, este capítulo encerra-se. E abre a vaga para quem ousar tamanha empreitada.

Pensava ainda agora sobre a política as surpresas e decepções que a escolha dos representantes do povo e dos dirigentes de nossos patrimônios públicos reservam-nos, quando lembrei-me do caso que sempre me chamou a atenção na cidade. As relações familiares e a política.

Um caso interessante é o da família do recente ex-prefeito o Chico do Soca, meu nobre colega de primário e ginasial, Francisco Luiz Chagas Guimarães Cordeiro, como o conheci no ano de 1948.

O Soca, elegante alfaiate, de nome Edson José Cordeiro, era petebista de primeira  hora. Adorava o Getúlio Vargas, mesmo porque o PTB era o Getúlio. E quem mais? Na cidade era uma meia dúzia de petebistas, a maioria, fanáticos.

Soca lia jornais, conversava com a elite da cidade e creio que nunca foi candidato a nada. Nem a Juiz de Paz. Seu filho mais velho, o João Justiniano, famoso João do Soca, frequentava as rodas da UDN, amigo pessoal do prócer Lili do Xisto, e chegava a ser até chato quando defendia seus candidatos.

Em casa, os filhos Paulo Oto e Brigadeiro, os seguintes ao João, mediados, pela Solange e Mariinha, eram mais pragmáticos embora mais simpatizantes dos partidos mais ligados ao povo e às causas sociais.

As moças, incluíam ainda a Bida, Arleta e Laura, pautavam a vida pelo modelo reservado da nossa querida Dona Dejanira, a matriarca da família. Dos mais novos, o Chico vai no ritmo da vida na política. O Dario e Tonho, permaneceram na deles até onde tive contatos pessoais.

As divergências interessantes vão mais além do que no doce lar Chagas Cordeiro.

O irmão do Soca, Joaquim Cordeiro, que por muitos anos era conhecido como Joaquim Noé, ou do Noé, por haver trabalhado para um comerciante com o nome do barqueiro famoso faz parte do nosso caso.

O Joaquim, depois de casado, ficou apenas Joaquim Cordeiro, era da UDN. E mais interessante, era ateu e rotulado de comunista, que ele confirmava, até com um certo orgulho pessoal. Era, para mim, um dos homens mais inteligentes e simpáticos. Não perdia um enterro. Morresse pobre ou rico, lá estava ele com seu indefectível terno preto de casimira.

Se era, ou não, comunista eu não tive tempo e nem competência para averiguar, mas que teve uma belíssima influência no seu filho mais velho, o saudoso Marcelo,  que faleceu bem novo em acidente na BR 381, isto era verdade. Marcelo era meu amigo e tinha uma oratória firme com a fluência verbal de quem sabe das coisas para explanar sobre um mundo bem melhor do que este aqui, o mundo socialista.

Acontece que o Soca morava numa rua, naquele tempo ainda sem nome, depois Rua David Afonso, e o seu irmão em outra paralela, a Rua Capitão Joaquim Antônio, mas que pela estreiteza do terreno do quarteirão, dava fundos para a frente da casa do Soca. Os dois se comunicavam por um pedaço quebrado do muro sem maiores polêmicas e nem grades agarramentos.

No dia 1º de abril de 1954, o Joaquim, que possuía rádio em casa, subiu num monte de lenha que estava ali naquele vão do muro, e, às 6 horas da manhã, acordou o Soca, contando que Getúlio Vargas havia sido morto por um “capanga” do Carlos Lacerda. Era bastante provável porque o Deputado Carlos Lacerda “batia pesado” no Getúlio através dos microfones da Rádio Mairink Veiga e das páginas da Tribuna da Imprensa, o jornal da lanterninha.  

(Em 1º de junho de 1950 da Tribuna da Imprensa, Lacerda anunciava: “O Sr Getúlio Vargas senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”.)

Dizem que o Soca abriu-se em prantos e só se acalmou quando a tranquila Dejanira o lembrou de que se tratava de primeiro de Abril. Em Pompéu, a brincadeira de “passar primeiro de abril” era uma obrigação indeclinável. Eu mesmo fui vitima várias vezes.

Assim, foi, que no dia 24 de agosto do mesmo ano de 1954, nosso Joaquim voltou a subir num outro monte de lenha ali descarregado, recentemente,  para gritar para o Soca:

Seu Getúlio suicidou!

E o Soca, tranquilamente:

Com essa você não me pega mais, Joaquim.

Infelizmente era verdade. Getúlio Vargas deixou milhões de órfãos no dia 24 de agosto de 1954. A maioria ainda não se conforma até hoje.

“Getúlio se viu num beco sem saída e optou pela morte em vez de simplesmente renunciar. Muitos dizem que o suicídio é um gesto de egoísmo e covardia. Na maioria dos casos realmente pode até ser um gesto de fraqueza, no entanto o suicídio de um político gaúcho aos 72 anos de idade foi um gesto de coragem sem precedentes.”

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

02-02-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

02-02-2013

 

 

 

 

DICAS DA COZINHA
 
       Muitas vezes, preocupamos somente com o preparo dos alimentos, em experimentar receitas novas, apresentar pratos decorados e às vezes nos esquecemos que, para todo esse trabalho, o mais importante é o cuidado que devemos dispensar para conservação desses alimentos, trabalhar aplicando corretamente as tecnicas de higiene e conservar bem limpo e organizado o local de trabalho. Lembrando sempre que a boa saúde começa na cozinha.
     Todo cuidado é pouco com os alimentos, principalmente no verão quando as bactérias se ploriferam mais intensamente e podem contaminar os alimentos, provocando graves problemas de saúde. Por isso, deixe-os sempre em recipientes tampados e guarde-os na geladeira.
     Existem vários tipos de alimentos que deterioram com mais facilidade. O pão , por exemplo, nunca deixe de observar a data de validade e a aparência geral antes de comprá-lo. Se não forem bem guardados nos depósitos de supermercado, eles emboloram antes de vencer o prazo. Para conservá-los por mais tempo, guarde-os na geladeira.
    Excesso de gordura - Colocando sobre qualquer alimento algumas fatias de pão fresco, o excesso de gordura sairá facilmente.
    Leite coalhdo - Se você costuma jogar fora o leite coalhado, não faça isso, ele pode ser aproveitado em bolos, pois não altera o sabor da receita.
   Alface - Lave as folhas, enxugue com cuidado e guarde-as  num recipiente bem fechado. Coloque na geladeira para que seja conservada bem fresquinha. Na hora de servir, mantenha as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos. Nunca use a faca pois, assim, as folhas perdem muito o seu valor nutritivo.
  A cebola dá um excelente gostinho às receitas, porém seu cheiro forte impregna os utensílios. Para eliminar esse cheiro desagradável, esfregue batata crua nos pratos, panelas e talheres e também nas mãos.
  A gelatina sai com mais facilidade quando a forma for levente umidecida com água ou untada com um pouquinho de óleo.
  Tomate fresco - O tomate dura muito mais tempo se for bem lavado e enxugado antes de ser guardado na geladeira.
  Frango sem gordura - O frango ficará com menos gordura, se você jogar sobre ele água bem quente e suco de limão antes de temperá-lo.
  Linguiça mais saborosa - Antes de frita, ferva a linguiça com pouca água. Quando a água secar, aproveite a própria gordura para fritar, sem adicionar óleo.
  Purê mais gostoso - Misture creme de leite no purê de batatas, substituindo o leite puro. Desse modo, o purê ficará mais gostoso.
  Cascas de maçã verde - Elas podem ser utilizadas para fazer chá e refresco.
     Bem, seguindo corretamente essas dicas, você poderá se transformar em uma excelente dona de casa, chefe de cozinha e poderá trabalhar com segurança, sem medo de errar.
 
    A seguir, vai uma sugestão para variar o seu cardápio.
 
                                                                       CREME GELADO
 
     INGREDIENTES - 01 lata de leite condensado
                              01 lata de leite de vaca
                              01 vidro de leite de coco
                              03 gemas
                              uma pitada de sal
                              02 colheres (sopa ) de maizena
                              01 lata de creme de leite
                              03 claras em neve.
 
   COBERTURA - 01 copo pequeno de açúcar
                        01 pacote de coco ralado
 
  MODO DE FAZER - Misture numa vasilha, o leite condensado, o leite de vaca, o leite de coco, as gemas, o sal e as colheres de maizena. Leve ao fogo brando e deixe ferver sempre mexendo até formar um creme. Deixe esfriar e adicione as claras em neve e o creme de leite.
  
 Numa panela, em fogo brando, adicione um copo de açúcar e o coco ralado, deixando corar por igual.
 Em uma vasilha refratária, coloque o creme e, por cima, espalhe o coco caramelado.
 
 Sirva bem gelado.
 
      Os mais deliciosos sabores  da cozinha nascem no toque das mãos daqueles que trabalham com amor e dedicação. Então, dediquem amor, boa vontade  e dê vivas ao sucesso que foi fruto de seu trabalho, seu esforço e seu carinho pela profissão.
     Uma boa noite a todos, felicidades e na próxima semana estarei aqui com novas dicas e novas receitas.
     Dúvidas, sugestões e críticas, mariadapazpcampos@bol.com.br

 

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

02-02-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

02-02-2013

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

02-02-2013

 

 

 

PERFIS DE MULHERES - II

 

MULHER –  DE ONDE VEM ESTA FORÇA?

            Quando e como a mulher adquire sua força?  Não estamos falando de uma força física, mas de uma força interior, capaz mesmo de dominar o mais forte, bravo e corajoso dos homens. Será que a mulher encara a vida de maneira diferente do homem porque ela pode ser mãe? A mulher aceita a vida, sem brigar com ela . Ela é mais acolhedora, mais conciliadora, mas nem por isso menos batalhadora.

            Mas provavelmente esta sua força que vai crescendo dentro dela desde criança venha de uma preparação, também desde criança, para a mais nobre de todas as missões: Um dia gerar uma outra vida, um outro ser humano e protegê-lo contra tudo e contra todos durante um longo período de gestão e em seus primeiros anos de vida.  É importante ressaltar que quando falamos da força da mulher, não estamos a falar de mulher poderosa que domina pela força físca, mas sim da mulher que é forte sobretudo pelos seus valores internos.

            Citamos, na semana passada, algumas mulheres que tiveram um papel extremamente relevante na vida de seus maridos quando estes eram primeiros mandatários de suas nações.  Eram esposas de presidentes, ou ligadas ao poder, ou elas mesmas o exerciam.  Mas tão fortes quanto elas, estão também aquelas anônimas, mães solteiras ou não, pobres ou ricas, ou aquelas que optaram por serem sozinhas dedicando todo o seu tempo e sua perseverança na consecução de seus objetivos, profissionais ou culturais, porque tinham um projeto de vida a cumprir.

            Era nossa intenção, ao escrever sobre a mulher, neste espaço, não individualizar uma ou outra, não lhe dar nome, não identificá-la.  Mas às vezes isso se torna impossível quando vemos alguns exemplos de algumas que são o orgulho de sua cidade, embora eu creia que todas, pobres ou ricas, brancas ou negras, lindas ou belas – pois não existe mulher feia – sejam igualmente um  motivo de orgulho para seus pais, irmãos, filhos, namorados ou maridos. Assim, pois, quando porventura citarmos alguma, minha caríssima leitora,  não se sinta menos valorizada ou menos importante.

Assim, aproveitamos esta oportunidade de estarmos falando de mulheres, para aqui prestarmos nossa homenagem à Coronel Cláudia Araújo Romualdo, que com certeza é motivo de orgulho da nossa querida vizinha cidade de Martinho Campos. Ela tem 44 anos, 27 dos quais na Polícia Militar de Minas Gerais.    

             No comando da 3ª região, com sede em Vespasiano, a coronel Cláudia  não apenas reduziu, nos 22 municípios integrados, sob seu comando, os índices de criminalidade em relação a 2011, como também fechou 2012 com chave de ouro, após conter, no fim de dezembro, um princípio de rebelião na Penitenciária de Pedro Leopoldo. Um grupo de detentos rendeu emanteve agentes penitenciários como reféns, em tentativa frustrada de fuga. Após uma longa noite de negociação, a confusão foi dominada. “A melhor estratégia é o trabalho em equipe e os oficiais acompanhando na rua o desempenho das tropas”, explicou a Coronel Cláudia na justificação de sua vitória.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site