NOTÍCIAS: 03/05/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

PAULINHO(Caixa Federal), ODILON(Credipéu) e JOSIMAR ALEXANDRE CHAVES(Banco do Brasil), na gerência da agência de Pitangui. Foto Júlio Porto. (Em 16/07/11)

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JOAQUIM CAMPOS REIS ,  a mais autêntica antítese  do perfil da classe política brasileira. É um politico muito correto, honesto, íntegro, transparente afirmo  sem nenhuma cor partidária: ele é exemplo de homem  público, que deveria ser seguido por todos. Aqui,  ele  e Mestre de Cerimônias,  CARLOS FÓSCOLO, um dos mais destacados colaboradores do nosso site e um dos responsáveis pela pela boa performance do nosso site com milhares de acessos. Em 16/07/2011)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

DUELO DE MAKE RACCO

Ainda dá tempo de votar!
Vamos apoiar os profissionais de nossa terra!
Obrigada Jackeliny Barbosa pela participação no DUELO DE MAKE RACCO !!! Sua produção ficou lindissima...A modelo Luana Alves ficou mais linda ainda...Boa sorte e parabéns pelo excelente trabalho!!! Votem pessoal a make esta na pagina 20!!!
https://www.facebook.com/RaccoCosmeticos?sk=app_740463162653618&ref=ts#

Graciani Porto obrigada pelo excelente trabalho que esta fazendo em Pompéu...

Parabéns Edmar Salao pela linda produção que realizou para o duelo de make RACCO!! Fiquei muito feliz de você estar conosco nessa competição, e estou torcendo por você !!! Agora você tem que movimentar suas centenas de fãs a votar...

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Mais um profissional da maquiagem está participando do DUELO DE MAKE RACCO! Jackeliny Barbosa, parabéns e muito obrigada pela sua participação! Vc arrasou!
Luana Alves, parabéns pelo incentivo dado a sua profissional! Ficou muito linda!
Obrigada Jackeliny Barbosa pela participação no DUELO DE MAKE RACCO !!! Sua produção ficou lindissima...A modelo Luana Alves ficou mais linda ainda...Boa sorte e parabéns pelo excelente trabalho!!! Votem pessoal a make esta na pagina 20!!!
https://www.facebook.com/RaccoCosmeticos?sk=app_740463162653618&ref=ts#

 

Notas e Fotos

CAVALGADA DOS MININOS

“MAIS UM ANO SE PASSOU E NEM SEQUER OUVIU FALAR MEU NOME...”... já dizia o trecho da música. Mas, o que queremos dizer é absolutamente o oposto do que diz a música.... sim porque nós ainda haveremos de ouvir muitas e muitas vezes falar do sucesso quer foi a  Cavalgada dos Mininos”. Este Colunista agradece a todos os Diretores e Coordenadores da Equipe da Cavalgada dos Mininos, na pessoa do seu Presidente – meu amigo HENRIQUE AFONSO  MACHADO pela elegância, categoria e atenção para com a equipe do site JULIOPORTO.COM .  As fotos de Viviane Alice e Lara,  por si só dizem tudo. Confiram

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

HENRIQUE MACHADO com sua mulher  TALITA(foto), os grandes anfitriões da Cavalgada. Têm motivos mais do que de sobra  para estarem imensamente felizes pelo sucesso da Cavalgada.(Em 09/07/2011)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Da esquerda para direita: VIVIANE, MARIANA (?) e RENATA SOARES(leia-se Casa Nova). Quem conhecer  a garota que está a direita da Renata, nos comunique por favor. Me desculpe, mas “juro”  que não a reconheci(Em 09/07/2011)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Miss Minas Gerais não se deixa abater por doença que pode causar cegueira

Janaína Barcelos ficou em segundo lugar no concurso Miss Brasil 2013 e vive superando as dificuldades impostas pela retinose pigmentar, uma doença sem cura que leva à cegueira. Uma a cada cinco mil pessoas no mundo sofre do problema que degenera gradativamente a retina

 

 

 

Janaína já perdeu a visão periferial e diz enxergar pouquíssimo com pouca luz. A mineira relatou ter tido dificuldade para caminhar durante a final do Miss Brasil 2013. Segundo ela, para não fazer feio durante o concurso teve de memorizar durante os treinos o caminho a ser percorrido
O auditório está escuro. Os holofotes que iluminam o lugar deveriam ser suficientes para as câmeras de TV e para pessoas com visão normal transitarem sem problema pelo palco, mas esse não é o caso para Janaína. Durante o dia ela só enxerga o que está no centro de seu campo de visão e quando a luz é baixa a situação se complica ainda mais. Tudo parece como uma tela de celular sem brilho, cercada por uma borda, como aquela criada pela iluminação de uma vela. Persistente, ela decora o caminho que terá de percorrer enquanto a luz lhe permite ver e, à noite, quando a visão começa a falhar, ela se foca no pouco que consegue enxergar e no trajeto que memorizou.

Pela televisão pode não ter dado para perceber, mas foi assim que a miss Minas Gerais, a estudante de jornalismo Janaína Barcelos, de 25 anos, se preparou para a final do concurso Miss Brasil, que aconteceu no último final de semana em Belo Horizonte.

A mineira de Betim, na Grande BH, faz parte de um grupo significativo de cerca de 50 mil brasileiros diagnosticados com retinose pigmentar, uma doença degenerativa e irreversível na retina. Apesar do número ser pequeno diante do tamanho da população brasileira, a gravidade da doença torna essa marca muito expressiva. “Essa é uma doença com um impacto social grande na vida de seus portadores, por isso esse número deve ser considerado grande. E a nossa percepção é de que o número real deles seja ainda maior”, afirma o oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos de BH, Ricardo Guimarães.

Saiba mais...

Janaína descobriu que tinha a doença aos 23 anos, mesma faixa etária em que a maioria dos portadores são diagnosticados com retinose pigmentar. Há algum tempo ela já se achava um pouco desengonçada por sempre tropeçar em objetos no chão. À noite, em baladas ou na rua, a visão deixava muito a desejar. E foi depois de ter chutado um hidrante, que não viu na rua, que ela decidiu procurar ajuda especializada.

O que é?
Um erro genético na formação do DNA é o responsável pela perda gradual da visão. O problema acontece na retina, a 'lente' que capta luz no olho. Ela é composta por células fotoconversoras, chamadas cones e bastonetes. As primeiras são responsáveis pela nossa visão de detalhes (usada para leitura, por exemplo) e as últimas, pela visão de navegação. “Ambas traduzem a luz captada pelos olhos em impulsos nervosos levados a diversos pontos do nosso cérebro através do nervo óptico. Nas pessoas com retinose pigmentar, essas células morrem gradualmente, o que leva à perda da visão”, explica Guimarães.

Para uma pessoa com os primeiros sintomas de retinose pigmentar, o campo de visão fica parecido com uma imagem iluminada por uma vela, com o centro nítido e as bordas nebulosas


Assim como aconteceu com Janaína, os primeiros sintomas de quem tem a doença é a perda da visão periferial e noturna. De maneira geral, os bastonetes são os primeiros afetados, impactando a capacidade de navegação da pessoa. A retinose pigmentar não tem cura e a tendência é que o campo de visão do portador vá diminuindo com o tempo até ficar nulo.

Miss Persistência
Saber que junto com o diagnóstico se ganha também um prazo de validade para sua visão compromete muito a vida de seus portadores. Por isso, o grande impacto social da doença. No entanto, no lugar de pensar no cronômetro que corre contra ela, Janaína optou por levar a vida de uma maneira mais positiva.

“Eu sou uma pessoa com muita fé em Deus. Ao mesmo tempo que fiquei desnorteada e meio sem chão ao receber a notícia, tentei pensar no propósito de Deus para minha vida. Fiquei preocupada ao pensar no meu futuro no jornalismo e em que poderia não ver mais minha família. Mas, ao mesmo tempo, fui no céu, pensando no propósito dele. Procuro não me focar nessas coisas”, conta Janaína. A postura é semelhante em relação ao concurso, que lhe trouxe fama e também preocupação. “Dei meu melhor e se não ganhei foi porque não era para ser. Penso do mesmo jeito sobre a retinose”, afirma.

Questionada sobre o futuro que lhe aguarda, a miss responde com muita naturalidade: “ficar cega não me assusta”. “Não sei como, procuro não me preocupar com o dia de amanhã, afinal, nem sei se vou acordar no dia seguinte”, exclama. A positividade não isenta do eventual medo, especialmente considerando que as limitações já começam a lhe impedir de fazer algumas coisas. Contudo, ela acredita que a principal mensagem a ser passada é viver um dia de cada vez e nunca perder fé.

Com isso em mente, dias antes da final do concurso, ela postou em sua página nas redes sociais uma mensagem inspiradora aos fãs (foto).

Mensagem enviada à amigos e fãs, dias antes da final. Janaína já demonstrava preocupação
“Por mais que as pessoas tenham um problema que pareça ser impossível, a gente não pode desistir, porque para tudo na vida há uma solução e um porquê. Mesmo que no momento a gente não entenda, um dia vai fazer sentido”, comenta. A explicação parece quase irônica, uma vez que sua condição deve lhe levar à cegueira entre os 55 e 60 anos de idade, mas até em relação à isso Janaína demonstra bom humor e fé. “Vai que acontece um milagre!”, brinca.

Tratamentos
O 'milagre' que Janaína tanto espera pode não estar tão longe de acontecer. De acordo com Ricardo Guimarães, o esforço concentrado de pesquisadores em busca de tratamentos para a retinose pigmentar é muito grande.

Apesar de não ter cura, existem alguns tratamentos em estudo e um com efeito de retardamento da degeneração comprovado. “A suplementação de vitamina A ajuda diminuir a velocidade da perda de resposta da célula da retina. As pesquisas que existem são na linha de terapia gênica, que consiste na troca do gene defeituoso por um gene normal”, explica a oftalmologista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, Érika Sayuri Yasaki.

Ela ressalta, entretanto, que o uso da vitamina A deve ser acompanhado de perto por um médico. “Existe um risco de, em doses muito altas, causar câncer. Ela também pode ser tóxica e alterar os níveis de gorduras no organismo. Não é aconselhável comprá-la na farmácia e usar por conta própria”, afirma.

Na USP, um grupo de professores da Faculdade de Medicina e do Hemocentro de Ribeirão Preto testam a recuperação da visão por meio da implantação de células-tronco na retina dos pacientes. O estudo está em andamento desde 2009 e os pesquisadores devem apresentar resultados no ano que vem.

Ainda de acordo com a médica do Albert Einstein, entre outras linhas de pesquisa também tem sido experimentado o uso de um chip de retina, chamado “olho biônico”. O sistema usa uma câmera de vídeo instalada em um par de óculos para enviar ao cérebro as imagens captadas por chips que podem ser instalados interna ou externamente.

O 'milagre' que Janaína tanto espera pode não estar tão longe de acontecer. De acordo com Ricardo Guimarães, o esforço concentrado de pesquisadores em busca de tratamentos para a retinose pigmentar é muito grande
Processo
A retinose pigmentar é uma doença hereditária e cerca de 40% dos casos identificados têm relação familiar, podendo saltar uma ou duas gerações. O diagnóstico precoce é possível, mas a busca por ele é mais frequentemente aconselhada a quem já possui um histórico familiar.

Apesar da certeza de que um dia a visão irá falhar por completo, não há como estipular o tempo exato que levará à degeneração completa da retina. “Isso depende da intensidade do cuidado, da questão genética e até da época da vida em que a doença foi diagnosticada”, afirma o oftalmologista Ricardo Guimarães.

No caso da jornalista aposentada, Doris Day Gonçalves de Paula, de 50 anos, o período entre diagnóstico e perda total da visão foi de seis anos. Ela trabalhava como repórter de um canal de TV, tinha 35 anos e uma família, quando descobriu que tinha um problema de visão que a levaria à cegueira.

Além dela, sua mãe, irmã e tia também perderam a visão devido à retinose pigmentar. “No meu caso, tive a cabeça muito boa. Não é que não tive problemas, mas é que vi que teria que tomar outro rumo na minha vida”, conta. De jornalista, ela passou a trabalhar como operadora de telemarketing e toda sua rotina foi transformada. “Não saio mais de casa sozinha porque atravessar a rua, pegar um ônibus, tudo é difícil”, afirma.

O meio do caminho foi doloroso. Como o processo é lento, os pacientes vão vendo as imagens se tornando em nebulosas aos poucos, até que a visão vai completamente. “Eu perdi a visão noturna de uma vez só. Saí para fazer uma reportagem na Câmara Municipal de Contagem e quando acabei já estava de noite. Não via nada e tive que pedir ajuda para as pessoas para conseguir pegar um ônibus para casa. Nessa hora não me desesperei, desci do ônibus e fui para casa apalpando os muros e pedindo ajuda, mas quando cheguei no meu portão desabei a chorar. Fiquei em prantos, mas só essa vez mesmo. O que foi mais doloroso foi não conseguir ver mais meu filho crescer. Ele tinha cinco anos quando perdi a visão”, relata.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Minas ao Luar

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

QUEM SE LEMBRA DISSO?

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

QUEM SE LEMBRA DISSO?

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

QUEM SE LEMBRA DISSO?

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Se algum amigo, alguém de Itaúna ler esta matéria e se recordar desse carrinho e de seu proprietário(eu não me lembro) entre em contato conosco. É muita criatividade.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Cherozinho e a sua carga da felicidade

CHEROZINHO, que você continue sendo esse ser espetacular: amigo, alegre, feliz, leal a seus amigos e com esse seu espírito brincalhão e menino. Que o Divino Mestre lhe cubra com suas ricas ricas bênçãos. Parabéns, amigo, feliz aniversário, felicidade, saúde e muitos anos de vida.(EM 12/07/2011)


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NOTÍCIAS: 16/07/11 - Super  Leite 2011

DÍGNA DE REGISTRO a Abertura da SUPERLEITE 2011.Nunca se viu em nenhum evento a presença de tantos prefeitos da nossa região. Não estou brincando. Aliás, brincar com a notícia nunca foi meu perfil. : Vamos citar alguns: de Maravilhas: Graciliano Garcia Capanema; Papagaio: Mário Reis Filgueiras;Lagoa da Prata: Antônio Divino de Miranda; Biquinhas: Arisleu Pires;Paineiras: Osman de Castro Menezes; Abaeté: Carlos Souza;Cachoeira da Prata: Domício Campos Maciel; Fortuna de Minas: João Evangelista Abreu Pontes; Três Marias:Adair Divino da Silva;Morada Nova de Minas: Alexander da Silva Rocha;Jaboticatubas:Luiz Mauro de Freitas;Prudente de Morais: Haroldo Cunha Abreu; Capim Branco: Remaclo Souza Canto;Funilândia: José Soares de Alcântara   e outros.

OUTRAS PRESENÇAS
 
Libério de Souza Maia, vice prefeito de São Gonçalo do Pará;Plácido Joaquim da Cunha, Pres. Do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaeté; Marcelo Aguiar Lobato Bicalho, Geremnte Regional de Governo da Caixa Econômica Federal;Leandro Augusto  Lacerda Campos, Secretário Municipal de Gestão de Pompéu;Luciano de Souza Lino, Vice prefeito de Pompéu;Cláudia Emília da Silva Pereira, Secr. Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social;José Roberto Santos, Secr. De Desenvolvimento de Lagoa da Prata;Pedro Pereira Neto, Diretor da Guarda Municipal de Lagoa da Prata;Marcos Abreu e Silva, Diretor da FAEMG;José Romualdo de Campos Cordeiro Valadares, Pres. da Câmara Municipal de Pompéu;Eloi César Machado de Assis, Secr. de Transportes de Pompéu; Welerson Ferreira de Freitas, Secretário da Fazenda de Pompéu;Danusa Mara Ribeiro, Gerente Operacional da Santa Casa de Pompéu;Antônio Dayrell de Moura, Chefe do Departamento de Agricultura de Morada Nova; Álvaro de Campos /Cordeiro Valadares, Diretor Financeiro do Sicoob Pompéu;Paulo Maurílio Campos Sousa, Séc. de Cultura e Desportos de Pompéu; Heber Castro da Silveira, Séc. Executivo da AMAV; Jairo do Carmo Adevides , Vereador de Capim Branco;Romar Gonçalves Ribeiro, Vice prefeito de Capim Branco; Paulo Furtado Leite, Séc. de Desenvolvimento de Capim Branco; José Evangélio Valadares, Pres. do Sicoob Pompéu; Regiane CarvalhoSouza, Procurador Geral de Pompéu; José Alberto Mendes, Séc. de Agricultura de Felixlândia, Luciano Afonso, Pres. da Cooperativa de Pompéu e muita gente mais. O parque ficou festivamente tomado pela presença de tão ilustres figuras do nosso mundo político, econômico e social.

Confira aqui a Galeria de Fotos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Prefeito Municipal de Pompéu, JOAQUIM CAMPOS REIS, ROBERTO SIMÕES, Presidente da FAEMG. BALNONEDO ARTHUR NAPOLEÃO, Sub-Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pároco MAURO JORGE e o festejado Presidente EUDES JOSÉ DE MELO SILVA, grande anfitrião do evento, cortando a fita simbólica de Abertura da SUPERLEITE 2011.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

O Subsecretário de Estado de Agricultura  de MG, BALDONEDO ARTHUR NAPOLEÃO , que foi muito aplaudido em seu discurso e uma das pessoas que gostaram muito de sua colocações, além deste colunista ,  foi o Presidente do Sindicato, EUDES MELO a quem perguntei sobre o que ele havia achado das palavras do orador .
O  cargo de Secretário do Agronegócio do Governo está em muito boas mãos.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ROBERTO SIMÕES, Presidente da FAEMG, quando discursava  na Abertura da SUPERLEITE. Grande figura: ficamos lado a lado durante toda solenidade de Abertura.Não comentei com o Simões, mas ainda o faço: qualquer semelhança sua com o Gorbachev é mera coincidência.
(JÚLIO PORTO, em 16/07/2011)

 

Notas e Fotos

Sejamos bem melhores do que somos
Verly -29-04-14

Tornamo-nos seres humanos em meio às vivências, em situações concretas do mundo e na relação com os outros. Em vez de somente executar uma vida previamente concebida, ao deus dará, e por meio da instrumentalização de virtudes que supomos inatas — sabendo que se pode aperfeiçoá-las ao longo da vida —, podemos ampliar que a ênfase deve ser mais na fluidez do “nos tornarmos bem melhores do que somos”. Isso implica assumir a tarefa de tornarmo-nos bem melhores do que somos, mesmo que nem sequer a gente agora ainda se suspeite o que efetivamente somos. É hora de nos conhecermos mais.

Essa é uma nova concepção até mesmo conflitiva, mas também é a que mais permite o verdadeiro exercício da liberdade para nos realizar como pessoa humana.

Vale refletir que é preciso deslocar a compreensão inatista da virtude ou excelência moral, adotando antes uma visão de processo em construção, que também é bem mais do que mera determinação social; é uma via de mão dupla entre o mundo no qual estamos e nossa ação sobre ele. Estamos sempre em uma situação concreta sobre a qual temos de agir! Temos de superar a mente otimista da espera por situações ideais, e por ações supostamente virtuosas — geralmente construídas em espaços sociais previamente estabelecidos. Além de tornarmos bem melhor do que somos, mesmo sem saber o que temos de ser, pois não suspeitamos ainda o que somos, agimos em situações que nem sequer podemos destrinçar de antemão, reconhecendo a incerteza das próprias ações.

Estamos neste mundo em relações de harmonia e contradições e temos de sobreviver com valores aprovados pela sociedade. Os valores existem, porém transforma-se a cada instante. Observamos que o mundo está a exigir de cada um de nós, muito mais do que seguir as normas estabelecidas e os comportamentos esperados.

Logicamente, existem virtudes imutáveis, princípios consagrados, verdadeiras cláusulas pétreas na Constituição Universal.

Porém, temos um compromisso natural de acompanhar as mudanças e ao mesmo tempo torná-las permanentemente dinâmicas. Isto se quisermos ser cidadãos; gente.

Agimos em um espaço regulado, porém em dialética transformação. Estamos em permanente construção dos textos e do contexto. Aproveitamos o que está escrito e reescrevemos. Modificamos o contexto de que somos usuários. Estamos em situações concretas; o agir está para ser decidido; a excelência da ação, portanto, exige superar o estado de coisas atual, e requere exercício crítico em relação ao ambiente de atuação e práxis autocrítica em relação à própria atuação. A tarefa de “nos tornarmos bem melhor do que somos”, é uma tarefa de liberdade plena, pela construção das normas e cartilhas, com horizontes flexíveis e na criação dos próprios sentidos da vida e das alternativas.

Vimos a este mundo para melhorar sempre: a nós e ao mundo.

Só seremos realmente reconhecidos e lembrados como seres humanos se nos engajarmos na dinâmica da vida e participarmos das transformações contínuas.

 

Notas e Fotos

Minha doce namorada
Verly 01-05-14

Minha namorada, quanto mais a idade chegava mais linda ela ficava. Eu sempre lhe confessei que sua pele era a mais aveludada e macia que já vi nas dezenas de moças que passaram pelos meus olhos e tato.

Num dos nossos mais recentes encontros eu passei horas a admirar todo seu corpo com aquele fino arrepio sensual provocado pelo frio temporão do ano. Antes de cobri-la com a “coberta periquitinho verde” como ela denomina o mais leve cobertor de minha casa, eu ainda lhe disse da minha vontade antropofágica. Depois foi só amor e não mais falamos. Ficou o seu riso maroto de sempre.

Faço um corte para começar a história do sonho de hoje.

No último sábado, depois do almoço na casa de minha sobrinha, observava sua netinha de um ano e meio a desfolhar uma bela flor que enfeitava a mesinha de centro em sua sala. Curiosamente, perguntei de que era feito o belo artifício. Minha sobrinha me explicou que a linda flor era feita de aparas finíssimas de madeira, retiradas à plaina, logo visualizei mentalmente. Trouxera do Rio Grande do Sul. Eu imaginei Gramado aquela cidade de meus eternos sonhos.

Nessa fase sonhadora da vida, tenho criado um hábito de dormir depois do almoço. 30 ou 40 minutos e até uma hora ou mais, agora que tenho esse privilégio.

Ontem, minha auxiliar em casa preparou uma quase feijoada com rabinho de porco e um feijão Jalo especial que custa 50% mais do que os demais feijões. A comida ficou uma delícia. Depois dormi rapidamente, porque, nos dias em que vem a minha auxiliar de serviços, temos muito a conversar sobre a família, a casa dela, os amigos, pastores, saúde e transporte. Sei tudo de sua família. Levantei-me logo e retomamos o papo enquanto ela passava as poucas peças de roupa, já que, aposentado, uso camisetas e bermudas apenas. Lucélia, minha empregada, foi-se embora e eu não animei a devorar o restante da feijoada que ficou numa cumbuca que uso mais para guardar os doces mais saborosos.

Hoje, na hora do almoço, resolvi “bater palhada” como diz na minha terra. Juntei o arroz com aquela deliciosa rapa, a feijoada de ontem (dizem que no dia seguinte ela fica mais gostosa) e sentei-me na sala confortavelmente para almoçar. Enquanto ouvia, dos anos 1960, Mercedes Sosa, Chico, Milton, Caetano e Gal, juntos e no vigor da juventude. Catavam “Volver a los 17” presente do Marco Antônio.

Depois do almoço, o sono veio forte, uma vez que fiquei até de madrugada vendo a Graça Foster, presidente da Petrobrás a dar a explicação ao bando de reaças na Câmara.

Dormi profundamente. Cobri-me para afugentar o frio, mesmo durante esse dia do trabalhador.

Dentro de poucos minutos, subia a serra de Gramado e Canela como eu gosto de referir a chegada de Gramado, a mais bela cidade gaúcha. As hortênsias azul-esmaecidas parecem que cheiravam ao longe. Um cheiro de saudade.

O frio me trouxe de volta minha eterna namorada. Com ela a “coberta periquitinho verde” e logo o a seguir os arrepios na aréola única, a mais bela que já vi neste mundo.
A vontade de comê-la voltou com toda a força.

Fui ao quartinho de despejo onde meu irmão acabara de colocar cepo numa plaina e tomei a ferramenta. Com a plaina comecei a fazer belas flores com a pele de pêssego da minha namorada. Fiz uma dúzia de flores com toda sua pele e as coloquei sobre a mesa giratória que trouxe em sonhos da casa da minha sobrinha. O perfume do sabonete Dove de que ela não abre mão, cheirava saudade ao longe.

Tomei o lugar da netinha de minha sobrinha, mas, ao invés de desmanchar as flores, eu as comia voluptuosamente. As flores dulcíssimas enchiam a cumbuca creme onde guardo os melhores doces e sorvetes. Saboreei demoradamente.

Como era gostosa minha doce namorada.

NR. Quem será essa donzela, a quem meu amigo dos tempos de antanho , Sebastião Verly, se refere???

 

Notas e Fotos

Hugo de Castro

Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu

Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu

Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais

037 9954 5418 - 037 9155 6801

DONA JOAQUINA DE POMPÉU recebeu homenagem em sua terra natal

            Dona Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco recebeu homenagem em sua terra natal no último sábado. Além da placa fixada na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras,  lembrando seu nascimento em Mariana, um dos seus descendentes, Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro Campos também foi homenageado com o diploma de Mérito Cultural Moura Santos por sua dedicação incansável à pesquisa, publicando as obras "Dona Joaquina do Pompéu: Sua História e Sua Gente" (em três tomos); "Os Castelo Branco Daqui" e "Inventário de Dona Joaquina e outros documentos".

 Muitos biógrafos registraram a vida dessa marianense que o destino consagrou como uma das grandes personalidades dos séculos XVIII e XIX, conhecida não só em Minas como em São Paulo e no Rio de Janeiro com os títulos de Rainha do Oeste Mineiro, Baronesa do Gado, Sinhá Braba, Grande Dama do Sertão. 

Além de Agripa de Vasconcelos, Antônio Campos Guimarães, Gilberto Noronha, Coriolano Ribeiro e Jacinto Guimarâes, o médico e genealogista Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos pesquisou por muitos anos a vida e a descendência de Dona Joaquina de Pompéu. Um dos livros do prof. Deusdedit foi publicado, em 2003, com o título “Dona Joaquina de Pompéu: sua história e sua gente”. Este trabalho presta um grande serviço à História e à Genealogia brasileira.Dona Joaquina foi uma mulher forte que marcou a sua época pela coragem, capacidade administrativa e desprendimento. Não mediu esforços para ajudar a Coroa Portuguesa, quando aqui desembarcaram, em 1808, a família real e mais de 15 mil pessoas. No Rio de Janeiro daquela época, não havendo condições de receber tanta gente, Dona Joaquina sustentou, por muito tempo, a Corte com mantimentos e gado.

 É também conhecida como “Heroína Mineira da Independência do Brasil” porque, como apoiadora da Independência, enviou bois e alimentos para as tropas de Dom Pedro I, na Bahia, que lutavam contra os portugueses ali residentes contrários à separação do Brasil. A Heroína do Oeste Mineiro hospedou viajantes ilustres como os alemães Eschwege e Freyreiss, respectivamente em 1811 e 1813 que estiveram em Minas a serviço do rei de Portugal. De sua descendência destacam-se inúmeros homens e mulheres que trabalham em prol do engrandecimento do nosso país.
Para o presidente da Academia Marianense, prof. Roque Camêllo, “Mariana, a cidade das primazias, também se orgulha de ser a terra de mulheres fortes contribuidoras do desenvolvimento do país. Destacam-se Dona Joaquina de Pompéu; Mariana das Neves Corrêa - matriarca inicial do século XVIII dos cafeicultores brasileiros, ambas nascidas em 1752; Irmã Virginie Dubost – da congregação das Filhas da Caridade, francesa que aqui chegou em 1849, trazida por Dom Viçoso e fundou o Colégio Providência; Efigênia da Silva – líder social; Amanda Fernandes – educadora rural; Albertina Santos, Elza Vieira e Conceição Rezende – dedicadas à música;  Olga Tukoff – nas artes; as professoras Hebe Rola - guardiã de nossa Cultura; Marly Moysés – educadora; Patrícia Ferreira Santos – pesquisadora; e as marianenses de adoção Virgínia de Castro Buarque – historiadora, Célia Fernandes Nunes – educadora. São tantas e tão importantes para nossa terra que merecem uma cuidadosa pesquisa a ser publicada.
 Receber a delegação da cidade de Pompéu, os membros do Centro Cultural Dona Joaquina de Pompéu sob a presidência de Hugo de Castro é uma honra para a Academia Marianense de Letras, sobretudo quando, por iniciativa deste Centro Cultural, se entronizará, nesta Casa, uma placa que pereniza a memória da notável marianense”, concluiu Roque Camêllo.

Sob a coordenação da professora Hebe Rola, apresentaram, em jogral, os integrantes da Academia Infantojuvenil, um departamento da Academia Marianense, narrando a história de Dona Joaquina do Pompéu. Discursaram durante a solenidade os Acadêmicos Anício Chaves e Regina Almeida, Deusdedit Campos e Hugo de Castro representando a população de Pompéu e da região do Oeste Mineiro.
O evento teve a participação especial do pianista marianense Virgílio Drummond (13) que encantou o público presente tocando várias canções. Contou com a participação dos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu, do Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e membros do Conselho Municipal de Mariana.
Após o descerramento da placa levada pela comitiva de Pompéu, abriu-se a exposição TRAÇOS do jovem artista GIL DRUMMON DE CASTRO (12) cuja obra é um conjunto de trabalhos digitais a mão livre, técnica simples, traço preciso, com unidade de traços bem definidos e sem retoques. O objetivo do artista é definido, introspecto, sensível e transparente, levando sua arte ao mundo aos 13 anos de idade. É talento herdado da mãe, a artista plástica Cacá Drummond, e do avô, o consagrado escultor Amilcar de Castro. Gil participa de trabalhos sociais confeccionando brinquedos a partir de matérias recicláveis e ajudando na distribuição dos mesmos. Numa sucinta frase, a especialista em História da Arte Regina Almeida profetiza o belo futuro deste jovem artista: “Gil! Um traço que cria e recria”.

Pompeanos e demais convidados na Academia Marianense de Letras antes do início da cerimônia em Homenagem a Dona Joaquina do Pompéu.

A mesa do evento composta por Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos, Professor Anício Chaves, Dr. Roque Camello, Presidente da Academia, Conselheiro Hugo de Castro, Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu e Professora Hebe Rolla.

Dr. Roque, Merania, Olga Tukkof, Flávia Valadares e Hugo de Castro.

 Membros do Conselho Histórico de Pompéu com alguns membros do Conselho Histórico de Pompéu.

Dr. Deusdedit e Hugo de Castro inauguram a placa em homenagem a Dona Joaquina na galeria de honra da Academia Marianense de Letras.

 

Notas e Fotos

OPORTUNIDADE

Vende-se um terreno a 45 kms de Pompéu e a 5 kms da represa de Três Marias, próximo a fazenda Diamante. São 34,85 hectares . Maiores informações com Messias pelos telefones:Fixo (37) 3523-2066, Vivo (37) 9937-2066, Tim (37)9143-5750, Oi (37) 8833-9313.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

03-05-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

03-05-2014

 

 

 

 

 

Para encerrar a semana variando o cardápio, seguem algumas receitinhas bem gostosas e fáceis de serem preparadas.

PÃO RECHEADO COM CATUPIRY

INGREDIENTES - 500gr de farinha de trigo
100ml de leite morno
50gr de fermento de padaria
100gr de açúcar
02 ovos
100gr de catupiry
100gr de margarina
100gr de parmesão ralado grosso

RECHEIO - 300gr de catupiry
200gr de presunto fatiado
200gr de mussarela
02 tomates em rodelas
óregano a gosto

MODO DE FAZER - Dissolva o fermento no leite morno, acrescente o açúcar, a margarina, ovos, 100gr de catupiry e por último a farinha. Misture bem e deixe a massa descansar por uma hora. Divida a massa em duas partes iguais. Abra cada parte e recheie com presunto, mussarela e salpique óregano. Enrole como rocambole.
Repita a operação com a outra parte da massa. Deixe descansar por 30 minutos. Pincele com gema e polvilhe o parmesão. assar em forno quente.


TORTA DE CARNE MOÍDA

INGREDIENTES - 01 quilo de carne moida
02 ovos
02 dentes de alho picados
01 cebola picada
01 cenoura ralada
04 folhas de repolho em tiras
sal e pimenta a gosto
salsa picada
03 colheres de farinha de rosca
02 tomates sem sementes cortados em cubos
100gr de mussarela ralada

MODO DE FAZER - Misture à carne, os ovos, alho, cebola, cenoura, repolho, sal, pimenta, salsa picada e a farinha de rosca. Misture bem emolde em uma forma redonda, com fundo removível, untada com óleo.
Asse em forno quente por 40 minutos. Retire do forno e espalhe o tomate e mussarela. Volte ao forno para gratinar. Retire, desenforme e sirva em seguida.

São receitas fáceis que qualquer pessoa pode prepará-las.
Trabalhe com carinho e amor. Siga as receitas usando medidas certas que o sucesso será garantido.

E para refletir leiam essa mensagem:

O TEMPO

Um menino com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
- Papai! Quanto o senhor ganha por hora? O pai num gesto severo, responde:
- Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.
Mas o filho insiste:
- Mas papai, por favor... Diga quanto o senhor ganha por hora...
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
- RS 3 por hora.
- Então, papai, o senhor pode me emprestar RS 1?
O pai cheio de ira, tratando o filho com brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!
Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado.
Talvez, quem sabe, o filho precisasse com prar algo.
Querendo descarregar sua consciencia doída, foi até ao quarto do menino e, em voz baixa, perguntou?
- Filho...está dormindo?
- Não, papai, respondeu sonolento, o garoto.
- Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.
- Muito obrigado, papai! Disse o filho levantando-se e retirando RS 2 de uma caixinha que estava sob a cama.
- Agora já completei! Tenho RS 3! Poderia me dar agora uma hora do seu tempo?
Se você não tem um filho, pense em alguém que você ama!

Muito lindo, não? assim é o mundo em que vivemos!!!

Um bom final de semana e felicidades a todos!!

Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

03-05-2014

 

 

 

 

 

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

03-05-2014

 

 

 

 

De Volta ao Brasil:  Mala Vazia… Cabeça Cheia!

A Razão da Viagem

        Estou retornando de uma viagem à Alemanha, onde fui para conhecer meus companheiros consultores da firma Enviacon International ─ sou o único estrangeiro dentre os 19 consultores alemães ─  sediada em Berlim, e que se dedica à fascinante ─ e desafiadora ─ área de Relações Internacionais.  Na programação de minha viagem estava também um pequeno seminário para estudantes universitários  da Universidade de Berlim, que se preparavam para um mestrado em Oportunidades Brasileiras.


COLEGAS DE TRABALHO NA ENVIACON INTERNATIONAL, EM BERLIM

 Ainda na programação, uma incursão à Feira de Eficiência Energética de Hannover, acompanhando 26 brasileiros ligados à área de energia.  Na programação, também a nossa participação da recepção ao Governador do Estado de Indiana, dos Estados Unidos, Mike Pence, com  quem tive a satisfação de conversar e convidá-lo para visitar Minas Gerais, quando viesse ao Brasil.  Pelo seu discurso, na solenidade, realizada no Hotel Adlon, o Governador Pence, republicano, deu um enfoque muito peculiar a sua fala, de um possível candidato à presidência dos Estados Unidos.


SEDE DA ENVIACON EM BERLIM

A Razão do Título

O título deste meu relato foi inspirado no momento em que, na última quinta-feira, após meu “desembarque” (que termo antiquado, da época que para cruzar os mares só se usavam “barcos”, ou navios)  de uma novíssima aeronave A-340 da TAP, observava as bagagens das centenas de passageiros, girando na esteira a espera de seus donos.  Cada uma maior e mais imponente do que outra.  Várias coloridas com revestimento externo de plástico verde, ou amarelo, uma forma de se tentar proteger o conteúdo de de cada uma delas. E eram muuuuitas!  Dava para se ver que se cada um tinha direito de trazer até duas malas de porão, com até 32 quilos cada uma (fora as bagagens de mão que cada um poderia trazer dentro da cabine, pesando até 11 quilos) pode você, minha leitora, ter certeza de que se havia um casal, ele estaria trazendo pelo menos 4 malas pesando 32 quilos cada, e se fosse uma família de um casal com dois filhos, também com certeza você estaria encontrando 8 monstruosas malas com seus respectivos 32 quilos cada. É a febre brasileira que acaba de descobrir o caminho dos ares, alentados por ganhos cada vez maiores e pelos vôos cada vez mais baratos, embora nem tanto!

 

SEMINÁRIO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA  REALIZADO PELA ENVIACON

Mas fica uma pergunta:  O Brasileiro está viajando mais, e conhecendo mais países de primeiro mundo.  Mas está aprendendo alguns hábitos saudáveis e progressistas de lá par aplicar aqui, ou apenas trazendo malas cheias de bugigangas?  As malas estão vindo cheias, mas será que as cabeças chegam cheias de idéias para  modernizar o Brasil, ou só as malas vieram cheias?

 

Por Que Escrever sobre a Viagem?

        Bem, uma viagem ─ qualquer viagem, curta ou longa, longe ou perto ─ é uma oportunidade de acrescentar alguma coisa à bagagem cultural de alguém. Não sei porque, mas desde minha primeira viagem ao exterior, aos 18 anos de idade fui impelido a escrever um diário, onde a cada dia eu relatava minhas novas experiências com a nova língua ─ o então insipiente Inglês ─ com os novos costumes e como era ser um único estrangeiro numa linda e conservadora cidade do Estado do Tennessee, de, então, apenas 12 mil habitantes.  Essa mania de escrever sobre as viagens, e fiz isso sobre todas as outras que fiz, talvez fosse uma influência de um dos primeiros ─ ou talvez o primeiro ─ livros que ganhei de meu pai, ainda criança, que se chamava “As Viagens Maravilhosas de Marcopolo”, onde o escritor, mercador, e viajante italiano que viveu a partir de 1224, relata em livros todas as suas experiências de viagens, principalmente aquelas feitas á China.  É muito provável que meus diários de viagens tenham surgido deste ato de meu pai ao presentear-me com este livro.

        E por falar em ganhar um livro de “Viagens de Marcopolo” quando ainda criança e ser influenciado por este fato através dos tempos, quero também citar um outro fato ocorrido quando eu tinha apenas 8 anos de idade, e meu pai me deu um livrinho, capa de brochura, cujo título era algo semelhante a “Como Aprender Alemão Sozinho”.  Lembro-me que eu ia para as minhas aulas no “Grupo Escolar Dr. Jacinto Campos”, na sala de dona Celina e posteriormente de dona Yolanda, sempre carregando meu livrinho para mostrar aos colegas.   Desde então, aprendi a falar algumas línguas mas nunca fiz muito progresso no alemão!  Talvez eu nunca  tenha tido, nem muito tempo e nem muita motivação para isso.  Mas, de repente, surge não apenas a motivação mas também a oportunidade de num esforço ultra-intensivo levar a sério o meu aprendizado da língua alemã, após décadas de ter ganhado meu primeiro livrinho da língua.  E  assim o fiz.  Senti-me feliz ao conseguir me comunicar, quando sozinho, nas lojas de conveniência, nos aeroportos e com colegas, nesta língua que sempre me desafiou.

Desculpem-me, mas ainda não respondi a pergunta formulada no subtítulo desta seção.  Faço-o agora.  Como viagem é sobretudo adquirir cultura, e como conhecimento não tem qualquer valor se não for compartilhado,  por isso faço-o agora.  Aliás, a palavra “compartilhar” ou “share” deve ser uma das mais conhecidas em todo o mundo, depois do surgimento das redes sociais.  

Nas Próximas Edições

        Assim, nas próximas edições desta coluna, queremos estar compartilhando com nossas leitoras alguns aspectos que talvez tenham algum interesse para alguém. Não só de coisas comuns como a visita à Feira de Hannover para nos inteirarmos das últimas novidades em Eficiência Energética ou empresas de software e produção…

COM MEU COLEGA DA ENVIACON LUKAS, NA FEIRA DE HANNOVER

mas também como as peculiaridades da língua, a honestidade do povo, a segurança dos locais públicos, a modernidade nos transportes públicos, a seriedade e produtividade das empresas que visitamos, como por exemplo a Daimler (fabricante dos motores dos veículos Mercedes Benz, ou da Simens, ou da DZ softwares, e como não poderia deixar de ser, falar das famosas cervejas, salsichas alemãs, além dos não menos famosos pães e queijos.

        Enfim, como voltei de “mala vazia” ─ a qual pesava menos do que quando fui ─ mas com a “cabeça cheia” ─ de idéias! ─ gostaria de compartilhar um pouco disso com todas nossas amigas.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site