NOTÍCIAS: 03/10/15 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

 

MEUS AMIGOS MAIS RECENTES DO FACE


GERMANA DRUMOND

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

FLÁVIA VALADARES

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

TINA FARIA, de Martinho Campos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

LUIS FELIPE SILVEIRA(Tché)... com sua amiga LÍVIA.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ENES DE OLIVEIRA CAMPOS

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RÔMULO PAULO  e MARIA ELISA

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ALESSANDRA FERREIRA

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MARIA LUIZA, da sociedade de Teófilo Otoni  , porém radicada em Belo Horizonte. Ela está muito feliz esta semana com o niver dos seus filhos gêmeos e com a pronta recuperação do seu irmão Luis, forte  produtor rural de Timóteo, que se submeteu a uma intervenção, mas já tá pronto pra outra   rssss – pois passa muito bem.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ALEXSSANDRA APARECIDA

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RITA HELENA

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MIRELE GONÇALVES

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MAYRONE REZENDE

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DANIELLE VASCONCELOS

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

VANTUIR MACHADO   e sua filha...JÉSSICA. Eu não sabia: ela se formou em engenharia civil e atua junto ao renomado engenheiro Bruno Valadares. Parabéns ao amigo  Vantuir e a sua bonita filha Jéssica.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

BRUNA COSTA -  primeira a direita.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

CLÁUDIA TORMIN, de Belo Horizonte.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DANUBIA OLIVEIRA, secretária da Ardósia Lino.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

FERNANDA ALMEIDA

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Prezados(as),

Segue convite da Comemoração Dia do Idoso, 1º de outubro.

Flávia Dias
Diretora de Comunicação Social
(37) 3523-1000 - ramal 229
(37) 8807-3919/9984-9554/9108-9208
(37)9194-0551 (corporativo)
http://www.pompeu.mg.gov.br/2015/
www.facebook.com/prefeituradepompeu

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

NOSSA COLUNA DESTE FINAL DE SEMANA IRÁ PUBLICAR OS NOMES E AS RESPECTIVAS FOTOS DOS NOBRES DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA O POVO E A FAVOR DO AUMENTO DO ICMS.. ENCAREÇO AO CABO ELEITORAL DO DEPUTADO INÁCIO FRANCO, AQUI NA CIDADE, O EX-PARLAMENTAR EXPERIDAO PORTO PARA QUE ELE COBRE UMA EXPLICAÇÃO E A POSTURA DO REPRESENTANTE DO POVO NA ASSEMBLÉIA E LHE DIGA ALTO E BOM SOM QUE SEUS ELEITORES ESTÃO INSATISFEITOS E INDIGNADOS COM A SUA POSIÇÃO. EXPERIDIÃO.. ISSO É O MINIMO QUE VC DEVE FAZER. E, LHE CONHECENDO COMO EU, SOLICITO-LHE QUE LIGUE OU FALE PESSOALMENTE COM SEU AMIGO E TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊ O FARÁ. VOU LHE COBRAR E VOU PUBLICAR EM MINHA COLUNA A RESPOSTA E A SATISFAÇÃO QUE ELE IRÁ DAR A SEUS ELEITORES.. EXPERIDIÃO, POR FAVOR... FAÇA ISSO NOME DO POVO DE POMPÉU, QUE VC TÃO BEM JÁ REPRESENTOU E TB EM NOME DO POVO DO NOSSO ESTADO. ANTECIPADAMENTE LHE AGRADEÇO EM MEU NOME. E, LEMBRA AO DEPUTADO QUE AS ELEIÇÕES ACONTECEM DE QUATRO EM QUATRO ANOS.

 

 

Notas e Fotos

ESPERO QUE O DEPUTADO VOTADO AQUI EM POMPÉU NÃO PRECISE MAIS DO MEU VOTO. O Experidião Porto~QUE ME DESCULPE: MAS O SEU CANDIDATO NUNCA MAIS N TERÁ O MEU VOTO.ESPERO QUE ELE NÃO ME PEÇA VOTO PARA O SR. INÁCIO FRANCO, QUE FOI UM DOS MELHORES PREFEITOS DE PARÁ DE MINAS, MAS VOTAR NA ASSEMBLÉIA A FAVOR DO AUMENTO DO ICMS FOI DEMAIS.FOI-SE O TEMPO QUE O ELEITOR TINHA AMNÉSIA


 

 

Notas e Fotos

Seis Sigma – O que é e como funciona.

O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica.
Esta ferramenta foi desenvolvida em meados de 1987, por Bill Smith na Motorola. Posteriormente, em 1995, ganhou força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE, tornando-se popular entre empresas de todo mundo devido à sua eficiência e eficácia. É considerado um dos principais temas da Qualidade Total.
O Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia gerencial planejada, com foco nos resultados de qualidade e financeiros, com o objetivo de promover mudanças significativas nas organizações, buscando sempre melhorias nos processos, produtos e serviços oferecidos aos clientes. Podemos dizer que o foco principal do Seis Sigma é a satisfação dos clientes, através da redução de defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.
Muitas pessoas acham que o Seis Sigma é apenas uma ferramenta para a empresa estar em dia com as normas e requisitos de qualidade. Porém, ele vai além disso.
Segundo Jack Welch, “o grande engano é supor que o Seis Sigma trate de controle de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma idéia capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”
Como funciona o Seis Sigma?
O termo Seis Sigma se origina do “Sigma”, símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes. Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços.
Metodologias do Six Sigma
O Seis Sigma segue duas metodologias principais, compostas de cinco fases cada uma. Ambas foram inspiradas no ciclo PDCA. São elas:
DMADV
Utilizada em projetos focados em criar novos desenhos de produtos, serviços e processos:
• Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa;
• Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;
• Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;
• Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;
• Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.
DMAIC
Utilizada em projetos focados em melhorar produtos, serviços e processos de negócios já existentes. Também é conhecida como DFSS (“Design For Six Sigma”):
• Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;
• Measure key aspects: mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados importantes;
• Analyse the data: analisar os dados para investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;
• Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;
• Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos.
Benefícios do Six Sigma
Existem diversos benefícios para as empresas que adotam o Six Sigma, sejam eles na produção ou nas equipes de trabalho com um todo. São eles:
• Redução dos custos organizacionais;
• Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;
• Acréscimo e retenção de clientes;
• Eliminação de atividades que não agregam valor;
• Maior envolvimento das equipes de trabalho;
• Mudança cultural benéfica;
• Diminuição da variação dos processos.
Porém, para atingir os objetivos do programa e colher os benefícios da implementação, é preciso que a empresa saiba exatamente como planejar e implementar o Six Sigma. É importante, também, que os funcionários sejam devidamente treinados para receber o Seis Sigma na empresa.

Ernane CAMPOS 
Coordenação Planejamento Financeiro
Controlador produção | Fazenda Diamante

Cel.: +55 38 9987 2739
Ramal 6539 
www.vallourec.com/br

 

Notas e Fotos

Você identifica as novas gerações?

Até há pouco tempo atrás, quando nos referíamos a crianças,
adolescentes ou pessoas de meia ou terceira idade acabávamos generalizando
comportamento e características, independente da época em que viveram.

Hoje é inaceitável imaginar o comportamento de um adolescente, independente
da época que tenha vivido.

Assim, fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com
certeza terá características diferentes de um adolescente do início do
Século XX, XXI ou dos anos 50, 60 ou 90. Assim passamos a chamar as
gerações independente de sua idade, por nomes específicos X,Y, Z, ALFA.
Geração X teve início na década de 60, são os adolescentes, que eram
considerados muito rebeldes para os padrões da época, “não acreditar tanto
em Deus”, ou fazer sexo antes do casamento. Eram filhos de uma geração mais
comportada.
As principais características da geração X :

– Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo.
– Maturidade e escolha de produtos de qualidade.
– Ruptura com as gerações anteriores.
– Maior valor a indivíduos do sexo oposto.
– Busca por seus direitos.
– Respeito à família menor que o de outras gerações.
– Procura de liberdade.

Geração Y pessoas nascidas entre os
anos 1980 e 2000, é uma geração que nasceu em um mundo que estava se
transformando em uma grande rede global. A Internet, emails, redes de
relacionamento, recursos digitais, fizeram com que a geração Y fizesse
milhares de amigos ao redor do mundo, sem ao menos terem saído da frente de
seus computadores. O que há em comum, no entanto são os novos hábitos
voltados à comunicação e obtenção da informação instantânea.

Principais características dos indivíduos da
Geração Y: –
Estão sempre conectados;
– Procuram informação fácil e imediata;
– Preferem computadores a livros;
– Preferem emails a cartas;
– Digitam ao invés de escrever;
– Vivem em redes de relacionamento;
– Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos;
– Estão sempre em busca de novas tecnologias;
Geração Z está
denominação vem sendo utilizada para uma geração cada vez mais presente e
atuante no mercado. A letra Z indica uma geração de indivíduos preocupados,
cada vez mais com a conectividade de forma permanente. Assim, se as
gerações anteriores se conectavam com o seu mundo através de um computador
de mesa, a nova geração passou a ficar constantemente disponível e conectada
através de dispositivos móveis. A noção de grupo passa a ser virtual. Cada
pessoa passa a ter o seu vídeo game, a sua TV, o seu celular e o seu
equipamento de som. Isto muda a forma de comportamento e relacionamento
social sobremaneira, já que até então, essas formas de diversão,
entretenimento ou comunicação eram coletivas.
Ao final do Século XX, a televisão ocupava um lugar central
na sala, reunindo a família no que se chamava “horário nobre”. Da mesma
forma no início do Século passado, o rádio e equipamentos de som ocupavam
esse lugar. A geração Z dispõe de todos esses dispositivos em equipamentos
portáteis que não os prendem mais a lugar nenhum. A sala da família unida em
torno da televisão como ironizado na abertura da série “Os Simpsons”, deixa
de existir.
Geração Alfa, Segundo
estudiosos são as crianças nascidas a partir de 2.010, esta geração é
caracterizada pela instrução e educação. Nenhuma outra teve tanto acesso ao
conhecimento humano como esta que agora começa a se formar. Ainda sem
características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo
conectado em rede.

Colaboração: Míriam Portella

 

Notas e Fotos

Como você irá viver quando chegar à velhice?

01-10-2015

Acabo de voltar do NAM – Núcleo de Apoio à Maturidade, onde fiz uma palestra esta manhã, justamente no Dia do Idoso.
Voltei boa parte caminhando e refletindo sobre a nossa situação, quando chegamos à longevas idades.
A pessoa idosa tem sentimentos, desejos e necessidades. Muitas vezes nem mais fala, ou fala de informa ininteligível. Tem pouco, ou nenhum, controle de suas necessidades fisiológicas. Lembra-se só de coisas bem mais antigas e essas lembranças vêm à mente com uma facilidade, mesmo quando não se trata de buscar recordações. Vêm e passam. Tudo num átimo.
Fiquei pensando se já não seria o tempo de irmos além de um burocrático Estatuto do Idoso, do transporte coletivo gratuito e das chamadas filas prioritárias como as empresas e instituições conseguem burlar a preferência no atendimento.
As políticas públicas para a pessoa idosa exigem investimentos muitas vezes mais do que, até agora, tem sido investido. Atualmente, eu pergunto, o que e em que tem sido feito investimentos visando a qualidade de vida da pessoa idosa?
Duvido que alguém saiba responder.
Em primeiro lugar, tal como algumas empresas e instituições já fazem com a preparação para a aposentadoria, seria necessário fazer uma orientação para a maturidade.
A começar pela conscientização de que tudo passa. Na sociedade atual, todos nós vivemos como se a vida jovem ou adulta fosse eterna. Tudo que aí está disposição dos jovens e adultos, acreditam-se permanecerá para sempre.
É preciso criar verdadeiros “Jardins da Terceira Idade” com o objetivo de contribuir para a conscientização de cada pessoa sobre seu destino próximo. Parece exagero, mas deveriam existir essas escolas, com transporte escolar gratuito para que todos pudessem frequentar.
Ah, esperar, que na velhice, os parentes possam suportar a carga de cuidar de pessoas idosas é premeditada ilusão. Quando são filhos e têm condições econômico-financeiras, pode até ser que arquem com as despesas da manutenção de seus genitores. Demais familiares, por que fariam algum dispêndio ou assumiram alguma obrigação?
Cabe ao poder público encontrar a solução. Mesmo porque são muitas as pessoas que chegam à longevidade sem algum parente ou aderente que deles possa cuidar. Quem envelhece e conta com uma aposentadoria de valor ainda consegue ir para um asilo pago e receber um tratamento mais próximo do familiar ou do humano. Quase todos, quando têm aposentadoria, recebem valor insuficiente para pagar um asilo minimamente decente.
E então? Qual é a saída?
O preconceito ainda existe, se não claramente, mas na prática, quando as pequenas deferências às pessoas idosas incomodam aos mais jovens.
A sociedade, como o avestruz enfia a cabeça na areia e deixa acontecer o que acontecer. Afinal, tudo na vida é passageiro. E o sofrimento da pessoa idosa também passa, imaginam. Ou pelo menos assim pensam as pessoas que poderiam fazer algo de concreto para a pessoa idosa.
A maldição é que, a menos que você fique pelo caminho, com certeza, seu dia chegará.

(Sebastião Verly)

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

03-10-2015

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

03-10-2015

 

 

 

 

 

DICAS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E FÁCEIS DE FAZER

Muitos acham que comida saudável é sinônimo de trabalho na cozinha. Segue abaixo algumas dicas de refeições práticas para facilitar o dia a dia.

CAFÉ DA MANHÃ

1 - PÃO DE QUEIJO COM RICOTA - Além de ser prática, esta receita é considerada a queridinha da mesa de todos. Utilizando a ricota, a receita fica mais leve e saborosa.

2 - CREME DE IOGURTE COM MORANGOS E GRANOLA - Com poucos ingredientes, esta receita deliciosa fica pronta em poucos minutos e agrada ao paladar.

3 - BOLO DE BANANA E LINHÇA - O grão de linhça sacia a fome despistando aquela vontade de comer no meio da manhã.

ALMOÇO

1 - CAMARÃO FLAMBADO COM PURÊ DE MANDIOQUINHA - Prato simples com aparência sofisticada e muito nutritivo

2 - PEITO DE FRANGO RECHEADO - Além de ser rápido é muito saudável e você pode escolher o recheio favorito e pode ser servido com molho branco ou vermelho.

3 - BERINJELA À PARMEGIANA LIGHT - Apesar de não ser aceita por muitos, a berinjela é muito nutritiva e possui poucas calorias. Experimente, você vai gostar.

4 - ARROZ COM FRANGO, ERVILHA, CENOURA E PIMENTA - Uma opção para sair do arroz com feijão de todos os dias. Simples, rápido e saboroso.

LANCHE DA TARDE

1 - BOLO DE BANANA SEM GLUTEN - Além de ser saudável, é feito no liquidificador, o que facilita seu preparo.

2 - BISCOITO DE BANANA - Ajuda a manter a forma, pois não leva gordura, açúcar, gluten ou leite.

3 - PANQUECA INTEGRAL DE BANANA SEM OVO E SEM LEITE - Receita ideal para os alérgicos a ovos e leite, contém aveia que ajuda a controlar o e regula a taxa de açúcar no sangue

4 - OMELETE DE TAPIOCA - Uma ótima refeição, leve e saudável com uma maciez que só a tapioca pode proporcionar.

JANTAR

1 - TORTA DE PÃO INTEGRAL COM LEGUMES - Esta receita leva pão integral, é muito saudável e nutritiva.

2 - SALADA DE FORNO - Ideal para aqueles que não gostam de comer saladas. é um prato que deixa a abobrinha e a berinjela com uma cara de
apetitosas.

3 - SANDUICHE NATURAL DE RICOTA CENOURA E PASSAS - Experimente esta opção com ricota, um queijo mais light, cenoura de um jeito diferente e as passas para complementar um sabor diferenciado.


SOBREMESAS

1 - SORVETE DE FRUTAS - Receita perfeita para um dia quente, e melhor, não leva nenhum alimento além da fruta.

2 - FLAN DE IOGURTE E CALDA DE MARACUJÁ - Outra opção para sair dos doces. Leve, fácil de fazer, rende bastante. Ideal para uma reunião de família e amigos.


Estas são algumas sugestões de alimentos saudáveis que não podem faltar em nossos cardápios. Agora cabe a cada um analizar e escolher aquele que achar mais adequado para agradar a todos.

Na próxima semana prometo enviar as receitas. Hoje deixo aqui somente as dicas e sugestões de alguns alimentos adequados para uma boa alimentação, procurando evitar o consumo dos alimentos industrializados que, no momento estão tomando conta do comercio chamando a atenção da população que não deixa de se envolver pela propaganda. Isto só vem prejudicar nossa saúde, principalmente dos jovens, em fase de desenvolvimento, levando-os para o caminho da obesidade.

Um bom final de semana a todos.


SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

03-10-2015

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DE POMPEÚ



OAB Pompéu lança sua página no Facebook

Visando manter os Advogados de Pompéu e a sociedade bem informados, o Presidente da OAB Pompéu, Hamilton Hermínio Afonso, lançou sua página oficial no facebook. Fique atento e saiba a real atuação daquele órgão. Clique o link https://www.facebook.com/profile.php?id=100010169354582 e acesse a página.

Servidores da Justiça da 1ª Instância entram em greve no dia 05/10

O Sindicato dos Servidores da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG) enviou ofício à sede da OAB/MG informando paralisação geral das atividades pelo tempo determinado de um dia de serviço, a ocorrer na próxima segunda-feira (5/10).

NOTÍCIAS JURÍDICAS
O que é o ICMS

ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto que cada um dos Estados e o Distrito Federal podem instituir, como determina a Constituição Federal de 1988.

Para atuar em um ramo de atividade alcançado pelo imposto, a pessoa, física ou jurídica, deve se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS. Também deve pagar o imposto a pessoa não inscrita quando importa mercadorias de outro país, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial.

Esse imposto pode ser seletivo. Na maior parte dos casos o ICMS, que é embutido no preço, corresponde ao percentual de de 14% a 27%. Entretanto, para certos alimentos básicos, como arroz e feijão, o ICMS cobrado é de 7%. Já no caso de produtos considerados supérfluos, como, por exemplo, cigarros, cosméticos e perfumes, cobra-se o percentual de 25%. Já no caso de serviços de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura. No caso da energia elétrica para consumidores comerciais e prestadores de serviços, a alíquota passará de 18% para 25%, com exceção para os imóveis de entidades religiosas e beneficentes, além de hospitais públicos e privados, que permanecerão pagando 18% de ICMS sobre as contas de luz. cobra-se o percentual de de 27%.

A legítima defesa no Direito Penal Brasileiro.

Código Penal – “Art. 25 – Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.”

A legítima defesa deve ser feita com moderação. O ato de defesa deve ser proporcional à gravidade da ameaça ou agressão.

Na Legítima Defesa, quem sofre injusta agressão pode usar dos meios disponíveis para ver-se incólume. Assim, pouco importa qual a arma utilizada . Se for arma de fogo, é irrelevante se está registrada no SINARM, no SIGMA ou se não está registrada.

Ao contrário do que o senso comum prega, não é necessário à vítima aguardar o primeiro ataque do agressor para iniciar a sua defesa. O que é bem razoável, pois se fosse o cidadão forçado a sofrer o primeiro disparo para que pudesse, finalmente, efetuar o seu próprio, haveria enorme desvantagem à vítima.

Assim, a Legítima Defesa pode ser utilizada em situações em que a agressão é atual ou iminente, ou seja, ainda está por vir. Significa dizer que se o ataque do agressor é inequívoco e inexorável, a vítima já pode se defender.



Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

26-09-2015

 

 

 

 

 

O PETISMO IMPLICA ─ NECESSARIAMENTE ─ EM FALTA DE LUCIDEZ?

 

            Sei que ao fazer esta pergunta, todos aqueles que não pertencem aos quadros do PT, ou sigam os ditames do ParTido, tem uma resposta pronta na ponta da língua:  “Sim, têm uma total falta de lucidez, sempre fora da realidade visível, ou sempre repetindo jargões que são plantados pela cúpula do ParTido, como, v.g.,  “ A Grande Imprensa”, ou  “O Grande Capital” (mas jamais criticam o “Grande Estado”). Ou têm na ponta da língua jargões como “a Burguesia”, ou os “Coxinhas” ou as recorrentes comparações da situação atual com a de 12 anos atrás, sem se importarem com com a veracidade ou a consistência de indicadores absolutos em contraposição com os  relativos, ou até mesmo sem levar em consideração os fatores determinados  pelas as variáveis impostas pelos diferentes tipos de determinismos como o político, o histórico, o econômico, o social que soem acontecer independentemente de qualquer intervenção estatal.  Aliás, a intervenção estatal é,  via de regra, uma atitude que ao contrário, ao invés de alavancar melhorias nas várias áreas, impede que elas aconteçam em virtude da excessiva burocracia causada pelo gigantismo do Estado, ou pela corrupção institucionalizada.  Mas voltemos ao núcleo de nossa pergunta inicial.

É por todos conhecida a garra de militância do PT.  Tenho vários amigos dentro dela que quando a conversa ou discussão se direciona para  algum argumento que fere alguns dos jargões fabricados pela máquina publicitária do ParTido, transformam-se em guerreiros irados, com o sangue à flor da pele. Já vi esta situação várias vezes, mesmo em discussão com grandes amigos meus. Mas jamais os critiquei por isso.  Parece-me que isso é típico do povo brasileiro, pois vemos a mesma coisa acontecer nas discussões  de futebol, ou na defesa de ídolos políticos ou artísticos.  É o culto à personalidade muito comum nos países de ascendência latina.

Mas embora pareça paradoxal, e não obstante os valorosos militantes do ParTido pareçam perder a sensatez, ou até mesmo a lucidez, no auge de discussões ou defesas de seus dogmas, ou na maioria de suas intervenções na mídia das redes sociais,  nem todos são assim.  Veja, por exemplo, o que ocorreu esta semana com um de seus  principais líderes,  o Senador  Paulo Paim!

O Senador assustou a todos seus correligionários ao declarar esta semana “ SÓ FICO NO PT SE ELE MUDAR”

 Este é talvez o tipo de  político que faz bem ao partido a que pertence. Não deixa que o fanatismo partidário ou o culto à personalidade dos líderes do partido o ceguem, a ponto de não o deixarem ver a realidade que todas as pessoas de bom senso vêem. Ao manter sua lucidez e consequente coragem para reconhecer erros faz crescer a sua própria liderança e credibilidade. A verdadeira liderança se constrói através do exemplo de conduta, de princípios e defesa dos valores fundados na verdade e na realidade.

DESESPERANÇA
Para o senador Paulo Paim, o governo Dilma é uma nau sem rumo
 
“Na opinião do senador, a solução para que a presidente Dilma Rous­seff recupere prestígio e consiga cumprir mais três anos de mandato seria fazer um “governo de composição” dialogando com os partidos da situação, da oposição, com empresários, trabalhadores e movimentos sociais. Mas, para Paim, uma concertação nacional esbarraria num defeito da presidente da República: “Dilma ouve, mas não escuta”. Ao discorrer sobre os escândalos de corrupção em sua legenda, Paim se diz “constrangido”.


 

"Os próprios ministros dizem que é muito difícil. A Dilma ouve, mas não escuta"
 
“O senador acredita que a agremiação, se continuar como está, vai encolher e chegará às próximas eleições “na terceira divisão”. Desencantado com o partido, o senador gaúcho, para quem Dilma já pediu voto, diz que estabeleceu um prazo até o fim do ano para decidir se permanecerá ou não no PT.”

            Eh! Não temos visto muitos petistas com a lucidez do Senador Paim. Basta ler as postagens das redes sociais para chegar a esta conclusão quando a todos impressiona a amaurótica tentativa de defesa do atual "governo" que uns poucos ainda teimam em fazer, seguindo a mesma estratégia e tática preconizadas por seus líderes maiores -- Dilma e Lula -- que apontam para o cáos e falam para os seus 7% de seguidores remanescentes: " Vocês não estão vendo isso!  Esse quadro é falso!  Os números são falsos! O país está muito bem! A credibilidade do Brasil continua intocável! Não existe crise! Não existe corrupção e todo povo está feliz e confiante no governo" . Mal sabem eles que quanto mais tentam defender um "governo" já morto, mais aguçam as possibilidade de critica à seu partido e a seus líderes em virtude do absurdo das teses que tentam defender, mas que ninguém mais está disposto a “engulir”.

É A SÍNDROME DA AREIA MOVEDIÇA: QUANTO MAIS SE MOVIMENTAM, E TENTAM A DEFESA, MAIS AFUNDAM SEU PARTIDO E SUA IDEOLOGIA. Bem, mas isso é um problema deles. Acho que a "OPOSIÇÃO" deve estar agradecida a esses valorosos petistas, que por "amarem tanto seus líderes' ("culto à personalidade" ) jamais enxergam seus gritantes defeitos. 93% do povo vê, mas os 7% teimam em se embevecer por uma mera fantasia alimentada por um amor não correspondido: A traição de seus líderes, que devolvem o incondicional amor de seus liderados com descaradas mentiras e engodo, desrespeitando a demonstração de fidelidade e admiração que recebem de seus partidários!!!


 

 


 

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site