NOTÍCIAS: 08/09/17 - Notas e Fotos

Kd a chuva??? Padre Sergio Venceslau vamos organizar uma procissão até a Santa Cruz? Isso já aconteceu varias vezes na época dos padres Bertold e Padre Nicolau. Conte com a minha modesta colaboração.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

FAMÍLIA DE PESSOAS QUE A GENTE TEM ENORME APREÇO, CARINHO E AMIZADE ... QUE BOM REVER. O SEGUNDO, DA ESQUERDA P/ DIREITA É UM DOS MAIS RENOMADOS CARDIOLOGISTAS DAS MINAS GERAIS E PESSOA A QUEM DEVO FINEZAS MÍS. ADMIRO MTO ESSA PLÊIADE DE GENTE QUE HABITA OS "NOSSOS CORAÇÕES". ABRAÇOS A TODOS... Dulce AbreuNanci Abreu Barbosa, Marcinho, Dr. Luiz e CARLÃO(EM MEMÓRIA).

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Estudantes são perseguidas por homem armado ao sair da aula em Pompéu

Duas estudantes da Escola Ministro Francisco Campos foram perseguidas a abordadas por um homem armado no caminho de volta para casa após saírem da aula na noite desta quinta (6).

Segundo a polícia o homem chegou a ameaçar as moças com um revolver e efetuou um disparo mas ninguém se feriu.

As moças fugiram e acionaram a policia que conseguiu prender o suspeito com um revolver calibre 32 com uma cápsula defragrada.
Ele é funcionário de uma empresa de Pompeu e aparentava estar bêbado e não tinha passagem pela policia. O autor foi autuado em flagrante na Delegacia de Bom despacho.
Veja o vídeo com o depoimento das moças: Blog do Experidao(ou experidiao.com )

 

 

Notas e Fotos

MANCHETES DAS SEMANA PASSADA

CONFORME QUASE SEMPRE FAZEMOS , CONFIRAM ESTA SEMANA AS "NEWS" DO JP. EM CARTAZ: Aparecida Chica ,Rosy Mel,Jane Maria De Oliveira, Daer Delano de Lacerda, Aline Soares,Blog do experidao,Maria Elisa Correa Alves,Rosangela Campos,Elaine Silva,Geysiane Geysianne Lara,Tuquinha Lima,Leonardo Carraro Poubel,Leonel Anselmo Carvalho Selminho, Silvânia Honorato,celia Celia Corgozinho,Camila Gonçalves, Márcia Valadares,Maria das Maria Das Gracas Campos,Valeriacampos vasconcelos,Elizangela Santos,Rocianne Ferreira,Ebe Cardoso,Lucimar Carrijo Faria,Cristiane Aparecida,Maurisa Savio,Dorinha Bonfim,Arnaldo Silva, Paulo do Paulo Do Bar,Marcileia Costa, Lara Campos Barcelos,Katia Cordeiro,Jaqueline Carvalho Ghader,,Sandra Costa, Angela Lacerda,Sirlei Ribeiro, Êida Campos,Renata Egidio De Oliveira, Normando Santos,Maria Dalva ,Lizia Freitas,Efigenia Imaculada,Ana Claudia Maciel Ribeiro,Marcinha Duarte,Simonemarques Marques,Cristina Gomes da Silva, Gessy Seixas,Cida Torres,Marta Faria, Andrea Araujo Araujo,Aquiles Junior,Rosa Moreira,Marcia Couto,Marcia Patricia,Alaide Gonçalves, Rubem Ur Rocha,Gilma Lacerda, Dora Castanheira, Katia Lopes,Juliana Martins, Adriana Martins,Elinéia Maria Duarte Dias Martins,Jorge Expedito Silva,Valderez Walderez Gomes, Zuleica França,Amarilide Gloria, Haraive Betsabá Zaidan Simões, Geraldo Cardoso., Maria da Maria Da Paz Porto. CONFIRAM NA COLUNA www.julioporto.com

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

IX Encontro Nacional de Motociclistas de Pompéu-MG

 

 

 

Notas e Fotos

Cinco curiosidades sobre a Independência do Brasil

Com estas cinco curiosidades sobre a Independência do Brasil, você pode tomar conhecimento de detalhes instigantes a respeito desse processo histórico.

O processo de Independência do Brasil foi bastante complexo. No período em que D. João VI esteve no Brasil (de 1808 a 1821), no qual a nação passou de Colônia à integrante do Reino Unido de Portugal e Algarves, surgiram as primeiras manifestações pelo desejo de independência total, algumas delas de caráter separatista regional e republicano, como a Revolução Pernambucana de 1817.

Ao mesmo tempo, após a queda de Napoleão em 1815, o clima político da Europa começou a sofrer grandes transformações. Em 1820, teve origem na cidade de Porto, em Portugal, uma revolução que exigia o retorno imediato de D. João VI e a convocação das Cortes para se decidir o destino do Império. Muitos políticos tradicionalistas portugueses defendiam a recolonização do Brasil e o fim do Reino Unido. Políticos brasileiros, por sua vez, passaram a defender a soberania da nação e a independência. A ruptura com Portugal, entretanto, dependia da adesão do então príncipe regente, D. Pedro I, que estava no Brasil, à “causa brasileira”.

Confira cinco pontos importantes e curiosos sobre a Independência do Brasil:

A maçonaria no processo de Independência

A Independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da maçonaria. Desde o século XVIII havia maçons no Brasil, e muitos deles envolveram-se em movimentos políticos contra a Coroa Portuguesa. Foi o caso da Inconfidência Mineira, por exemplo.

Em 17 de junho de 1822, quando a reação brasileira às pretensões das cortes portuguesas já estava em seu auge, houve a criação da organização maçônica Grande Oriente Brasílico, que se apartava do Grande Oriente Lusitano, que já tinha lojas maçônicas no Brasil. D. Pedro I, em 2 de agosto de 1822, foi iniciado em uma das lojas tipicamente brasileiras, chamada “Comércio e Artes”, adotando o codinome de Guatimozin. Os articuladores da Independência eram maçons e faziam parte do Grande Oriente Brasílico. Entre os principais, estavam José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo e José Clemente Pereira. Os três foram responsáveis por convencer D. Pedro a aderir de vez à causa da Independência, ainda que Bonifácio fosse rival dos dois últimos.

O “Fico” e a Rebelião de Avilez

Desde o fim do ano de 1821, Pedro I passou a receber sequenciais ultimatos das cortes portuguesas para voltar a Portugal. O então príncipe regente esteve prestes a regressar, mas foi convencido a permanecer no país por meio de uma mobilização organizada pelo mesmo grupo de maçons que mencionamos acima.

A oficialização da opção de Pedro I ocorreu no dia 9 de janeiro, que ficou conhecido como “dia do Fico”. O oficial português encarregado de ultimar Pedro I era Jorge Avilez Tavares, que era governador das Armas da Corte e Província do Rio de Janeiro. Após a decisão do príncipe, Avilez amotinou-se com cerca de 2.000 soldados a fim de tentar derrubar o príncipe. Pedro I, então, ordenou que cerca de 10.000 soldados da Guarda Real cercassem o motim. Derrotado, Avilez teve que acatar a ordem dada por D. Pedro de voltar para Portugal.

Manifestos de agosto de 1822

Os chamados Manifestos de agosto de 1822 tiveram também grande importância no processo de Independência e foram redigidos por duas das principais lideranças desse processo, sendo elas dois maçons já mencionados aqui: Gonçalves Ledo e José Bonifácio. Cada um desses manifestos defendia uma orientação política a ser seguida pelo Brasil após a independência. O primeiro manifesto, datado de 1º de agosto, era de Ledo e possuía um teor radicalmente antilusitano, deixando explícito o anseio pela ruptura total com a Coroa Portuguesa. O segundo manifesto, de 6 de agosto, era de José Bonifácio e trazia uma defesa menos inflamada da independência, levantando a característica de destaque que o Brasil independente e com regime monárquico teria diante das “Nações Amigas” no continente americano, repleto de repúblicas.

Decreto de Independência do Brasil foi assinado por D. Leopoldina

Em 13 de agosto de 1822, Pedro I nomeou sua esposa, Leopoldina da Áustria, Chefe de Estado e Princesa Regente interina do Brasil. Fez isso porque precisava partir em viagem à província de São Paulo a fim de resolver por lá alguns conflitos políticos que poderiam inviabilizar o processo de Independência. Pedro I permaneceria em São Paulo até 5 de setembro. Entretanto, o clima nas Cortes, em Lisboa, já estava bastante tenso, sobretudo após Pedro I ter se recusado a voltar para o país natal. Após receberem mais um ultimato, Leopoldina, na condição de chefe político interino, convocou o Conselho de Estado no Rio de Janeiro e assinou, em 2 de setembro, um decreto declarando o Brasil oficialmente separado de Portugal.

Distúrbios intestinais de D. Pedro I no dia 7 de setembro

Pedro I, como dissemos acima, estava em visita à Província de São Paulo na ocasião da ruptura definitiva entre Brasil e Portugal. Em 5 de setembro, ainda sem lhe ter chegado a notícia, ele partia de volta ao Rio de Janeiro. Entretanto, no dia 7 (dia do “grito do Ipiranga”), cavalgando com sua comitiva, o príncipe regente passou a sofrer recorrentes crises de disenteria, que são narradas pelo historiador Otávio Tarquínio de Sousa:

A mudança de alimentação, um gole de água menos pura, fosse o que fosse, a verdade é que suas funções intestinais acusavam distúrbios impertinentes, que o obrigavam a alterar o ritmo da marcha, a separar-se da comitiva, em paradas incoercíveis. Um dos companheiros de viagem, o coronel Manuel Marcondes de Oliveira Melo, em depoimento prestado recorreu a curioso eufemismo para disfarçar o caráter rudemente prosaico do incômodo de D. Pedro. Aludindo à disenteria que afetara o príncipe, informa que isso forçava a apear-se da montaria a todo o momento “para prover-se”.

Foi nesse mesmo dia, em meio a essas crises, que D. Pedro recebeu a notícia da ruptura e proclamou o famoso “Independência ou Morte!”.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

08-09-2017

 

 

 

 

 

COMIDA PARA O DIA A DIA

Sempre existe uma maneira diferente de servir aquela comida do dia a dia. Pare um tormento para dona de casa, mãe de família que passam os dias na cozinha se sacrificando na preparação da comida da família. É sempre um problema na hora de decidir o que fazer para o almoço, para o jantar, lanche e outros. Como sempre falo, o melhor é elaborar os cardápios com antecedência para evitar certos problemas.
Aqui estão algumas sugestões para esse momento.

ROCAMBOLE DE ARROZ COM CARNE MOÍDA

INGREDIENTES - 02 colheres de óleo
01 cebola picadinha
02 dentes de alho picados
500 gramas de patinho moído
01 colher de sopa de extrato de tomate
sal a gosto

MODO DE FAZER - Numa panela, em fogo baixo, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne e deixe refogar até secar a água. Tempere a gosto. Junte um pouco de água e o extrato de tomate, deixe ferver. Desligue o fogo e reserve.

MASSA - 250 ml de leite
03 ovos
02 colheres de margarina
02 xícaras de arroz cozido
02 tabletes de caldo de galinha
01 xícara de chá de farinha de trigo
03 colheres de queijo ralado
01 colher rasa de fermento em pó

MODO DE FAZER - No liquidificador coloque o leite, os ovos, a margarina, o arroz cozido, o caldo de galinha, bata bem. Acrescente a farinha de trigo e continue batendo. Junte o queijo e o fermento em pó, bata mais um pouco para misturar bem. Coloque a massa em um tabuleiro grande, retangular e asse em forno quente. Despeje sobre um pano úmido e enrole com o auxílio do pano. Deixe um pouco até esfriar. Desenrole , recheie com a carne e enrole novamente. Volte ao tabuleiro, passe maionese por cima e salpique queijo relado. Leve ao forno para derreter o queijo..

ROCAMBOLE DE MORANGO COM CHOCOLATE BRANCO

INGREDIENTES - 01 colher de chá de margarina sem sal
05 ovos
04 colheres de sopa de açúcar refinado
01 xícara de chá de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE FAZER - Bata as claras em neve, junte o açúcar aos poucos batendo bem, adicione as gemas, continue batendo. Desligue a batedeira e junte a farinha aos poucos, misturando sem bater. Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente. Despeje na forma grande untada e polvilhada com farinha de trigo.Despeje ainda quente no pano úmido e polvilhado com açúcar refinado. Enrole com o auxilio do pano e deixe esfriar. Desenrole e recheie com morangos e chocolate branco derretido. Enrole novamente.

É uma deliciosa combinação do sabor fresco e azedinho do morango com a doçura envolvente do chocolate.

Experimentem essas receitas e recebam os elogios dos amigos e com certeza, vão pedir para repetir a dose.

Um lindo final de semana a todos ! Tudo de bom ! Volto com novas receitas na próxima semana.



SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

08-09-2017

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS JURÍDICAS

 

Comemoração do dia do Advogado dia 11/08



Presidente da OAB Pompéu e a Presidente do Consep se reúnem com o Deputado Estadual Douglas Melo para pleitear melhorias para a segurança pública.




Projeto Direito na Escola leva conteúdo jurídico para os alunos da rede municipal de ensino de Pompéu

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

08-09-2017

 

 

 

U.S.A ─ O TOMAHAWK DEU UM JEITO!

O MÍSSIL AMERICANO “TOMAHAWK”

Nos Estados Unidos, o recém-eleito, Presidente Donald Trump, empossado em 20 de janeiro deste ano, não obstante sua vivacidade de empresário bem-sucedido, sendo um dos homens mais ricos daquele país, começou seu governo com vários insucessos que colocaram em dúvida sua capacidade de governar o país.  Seus conflitos com a imprensa pioravam ainda mais a sua situação, tendo o presidente chegado a proibir que repórteres da CNN, uma das  maiores empresas de TV americanas frequentassem suas entrevistas coletivas a jornalistas, na Casa Branca.   Chegou-se até mesmo a circular considerações,  nas rodas políticas de Washington,  sobre a conveniência de se propor o impeachment do presidente, embora nem mesmo ainda tivesse completado 70 dias de mandato.

Talvez um dos motivos que tenha provocado esta ainda fraca proposta de impeachment, mas realmente existente, fosse a confiança que seu vice-presidente -- Mike Pence -- desperta na população americana.  E não só na população americana, mas também em mim, que tive a oportunidade de conhecê-lo, há três anos, em 17 de abril de 2014, quando participamos juntos de uma recepção realizada no Hotel Adlon, em Berlin, na Alemanha, quando, então, o estado americano de Indiana, do qual ele era governador na época, promoveu uma recepção a empresários alemães, em conjunto com a firma alemã, Enviacon International,  da qual eu era consultor na época e seu representante no Brasil. Na ocasião tive a oportunidade de conversar  com ele e chegamos a tomar um drink juntos, quando então o convidei para vir conhecer o Brasil e a FIEMG, que lhe disse ser dirigida por um amigo meu, o Olavo Machado Jr.  Na ocasião fiquei bem impressionado com sua simplicidade e capacidade de comunicação, o que tem certamente ajudado ao Presidente Trump a resolver muitos de seus problemas de comunicação.

Mas voltando ao míssil Tomahawk, que na língua de indígenas americanos significa  “machadinha”, que serve como ferramenta doméstica e também como arma fatal. Mas qual realmente foi seu papel na mudança das perspectivas  futuras do Presidente Trump?

TRUMP EM 2020 OU MIKE PENCE ( FOTO EM RECEPÇÃO NO HOTEL ADLON. 2014)

Bem, com o  ataque das forças russas e sírias à população civil da Síria, utilizando armas químicas, já de longa data proibidas pela ONU, matando além de outros, dezenas de inocentes crianças, o sofrido povo sírio teve a sorte de que o atual presidente dos USA fosse alguém que encarnasse o verdadeiro espírito americano de que a guerra é frequentemente  inevitável para evitar males continuados maiores  através de longos anos, assim causando sofrimentos muitos maiores.
  
E foi  assim que o presidente Trump, analisando a história de seu país viu que a guerra é uma situação que sempre fortaleceu no passado os Presidentes da Nação Americana.  Consultou seus generais  e não hesitou em disparar os 59 possantes Tomahawks para destruir as pistas aéreas e instalações sírias que foram usadas por russos e sírios para matar centenas de cidadãos civis, atos que têm visado apenas a manter a ditadura instalada no país há setenta anos pelo então ditador Hafez Assad, pai do atual Bachar Assad.  Ao mandar disparar os mísseis o presidente americano estava lendo as mentes e  os sentimentos de seus concidadãos americanos que via de regra exigem e apoiam decisões imediatas, sempre que estas se fazem  necessárias, mesmo que  sejam muito duras para seus próprios soldados.  Embora Trump esteja sempre repetindo que ele é “presidente dos Estados Unidos e, não, presidente do mundo”, ele sabe, como também todas as nações do mundo igualmente o  sabem, quer queiram ou não alguns inimigos crônicos e perpétuos dos americanos, este país é o gendarme do mundo!  Sem ele, as pequenas nações deste Planeta Terra estariam  todas desamparadas e absorvidas pelas mais infames ditaduras, mesmo que  inspiradas pelas mais obsoletas ideologias.

Assim, os Tomahawks da semana passada, não só abriram o caminho para Trump chegar ao final de seu mandato, como também muito provavelmente carimbaram o “passaporte” dele para um segundo mandato a se iniciar em 2020.

Mas, e aqui?  Será que…
       … O BRASIL TEM JEITO?
É o quê  pretendemos discutir em nossos próximos escritos.

 

 


 


 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site