NOTÍCIAS: 13/06/15 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Alguém  saberia dizer que carro é esse? Vou arriscar: Maverick... que quando foi lançado fez enorme sucesso. Aqui em Pompéu, tenho um amigo que é um aficcionado por carrões e amante de máquina envenenada... rssss : Ele se chama MAICON ALMEIDA.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Extraído do Face



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

MAGDA COUTINHO: como ela está bem, sim??? Sempre foi bonita... aliás, muito bonita.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

SILVANA, CHRISTIANE, , JUNINHO, SOLANGE E LUZIANE, no dia do aniversário da querida prima Solange.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Vereador CÉLIO LEITEIRO, Deputado Federal NEWTON CARDOSO JR., meu querido primo  GILBERTINHO G. VALADARES PORTO  E MARIA LÚCIA CARDOS . O “clic” foi colhido na cidade de Pitangui, na semana passada.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RATINHO  e ELLEN GANZAROLLI.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

"Um Espaço para Arte"

 Com a artista plástica, escritora  e poetisa, Lúcia Amaral.

 

 Hoje quero brindar com nossos  leitores   uma crônica que nos faz refletir nossas quatro fases da vida.....

 

 

A força movida pelo Amor
Por Lúcia Amaral

 

Descobrimos cada dia a força que é movida dentro de nós,
a garra que necessitamos para caminharmos rumo as mudanças que a vida nos oferece.
Mudanças inevitáveis...nascemos para um mundo cheio de surpresas...
Chega a primavera da infância...tudo são flores !
O mundo fica colorido, as borboletas cintilam em busca dos jardins, assim como as abelhas vão em busca do nectar...
As crianças nascem e recebem o ar perfumado como alimento, a sequencia do caminhar de uma vida seguida de novas fases e novas estações. Assim prossegue nossa caminhada para o futuro.
Nascemos, crescemos...
Chegamos ao verão da adolescencia ! fase quente que seduz.
O mar é mais tempestuoso, as ondas banham subitamente quebrando energias.
 Desaguam suavemente na areia quente, refrescando, dando ânimo no prosseguir, na busca de transformar o abstrato no concreto.
Assim caminha nossa vida !
Enfrentamos o outono em busca da maturidade, a idade adulta nos assusta. Quebram os galhos, tornando-os frágeis diante tanto vigor do verão. Caem as folhas preparando um tapete para o repouso do inverno.
Ah ! chegamos ao inverno da velhice !
Época de deixar o passado descansar, dando vazão a uma nova experiência, uma nova realidade, novas conquistas que caminham de mãos dadas com o futuro.
Mas nada impede de recomeçar, o amor lidera, a paz já conquistada acontece como luz na alma de cada ser...
A felicidade é uma soma de todos momentos vividos que fazem da velhice o doce mel de uma jornada árdua...tranquila...serena...refinada pela vida lapidando as arestas.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Uma vez li alguma coisa a respeito de uma garota que pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A avó disse: "suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução".

Experimentei perguntar para as pessoas mais velhas se realmente existe uma conexão e perguntei certa vez para a minha avó o que tinha a ver a gaveta com os problemas e ela muito sabiamente me falou que a gaveta desarrumada é o espelho da vida, então toda vez que você está com alguma coisa bagunçada, alguma área de sua vida manifesta bagunça. Toda vez que você está com alguma coisa desorganizada, essa desorganização se reflete na sua vida.

Lembre: você é um reflexo de Deus, um reflexo do universo. Você tem um mundo dentro de si. Sua casa é um reflexo de seus estados emocionais. Se você tem dentro de si reflexo do mundo, quando está desorganizado interiormente, manifesta isto exteriormente.

Quando essa manifestação exterior veio antes, você pode reorganizar o seu mundo interno mostrando simbolicamente que está arrumando externamente.

O universo funciona assim: o que está dentro está fora. O que está em cima está embaixo. O que está de um lado está de outro. Então se você lembrar sempre que pode influenciar o interior com o exterior e vice-versa, você tem a chave para a organização total.

No momento em que você limpa a sua gaveta e joga fora aquilo que não presta, está reprogramando simbolicamente o seu interior. É uma das melhores chaves para conseguir serenidade e respostas para problemas muito difíceis. Aproveite e arrume suas gavetas. Com certeza vai ajudar você a encontrar solução para muitos de seus problemas. 

REFLEXÃO: "Arrumes suas gavetas" no sentido figurado, não quer dizer que são somente as gavetas. Você tem se livrar de tudo que é negativo, incluindo as pessoas ao seu redor que não contribuem em nada para o melhoramento da sua evolução nesta existência. Sua carteira com dinheiro desarrumado, bolsa bagunçada, o porta-luva do carro cheio de coisas que não fazem o sentido de estar ali, o seu carro sujo e cheio de papeis de propaganda, garrafas plásticas de água mineral vazias jogadas no assoalho do veiculo. Seu local de trabalho virados de pernas para o ar.Tudo faz parte das gavetas da sua vida.

(COLABORAÇÃO: MÍRIAM  CASTRO RAMIRO)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

OPORTUNIDADE...

Valquiria Lima 
Vende-se este aparelho celular 
Samsung y duos
Ótimo preço 
Super conservado 
Interessados me liguem (37)9947-2933

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notas e Fotos

LAMENTÁVEL; JORNALISTA VIVE DE NOTICIA... MAS ESTA Q VOU DAR É PROFUNDAMENTE INEXPLICÁVEL: A CIDADE DE POMPÉU PERDEU UM GRANDE HOMEM: FICAMOS SEM O LUCIANO LINO... APRESENTAMOS A SEUS FILHOS - ESPECIALMENTE A SUA QUERIDA FILHA PAULA, QUE NÃO SAI DAQUI DE CASA(ELA É AMICÍSSIMA DA ROBERTA). QUE DEUS O TENHA E O PERDÕE PELO SEU GESTO INTEMPESTIVO E TRESLOUCADO. EU ERA MTO AMIGO DELE E O ADMIRAVA MTO. PREFIRO ME SILENCIAR POR AQUI PORQUE A DOR QUE SE APOSSA DE TODOS NÓS É INDESCRITÍVEL. MINHA FILHA ESTÁ DESESPERADA PQ ELE NA SAIA LÁ DA RACCO(ELE ERA UM DEDICADO CADASTRADO RACCO). E A ROBERTA ME LIGOU EM PRANTOS... VAMOS FAZER UMA CORRENTE E ORAR MUITO POR ELE...

Esta nota acima  foi publicada no face anteontem(quarta feira) e recebeu quase 300 curtida e mais de 50 comentários.

 

 

Notas e Fotos

 

 

Notas e Fotos

Lá se vai a vida

A vida é bela. Enquanto se vive.
Com o passar do tempo vamo-nos afastando cada vez mais do esplendor da vida. Aproximamo-nos a cada dia da morte. Ou da partida para os mais sensíveis. As lembranças aumentam e, mais do que o presente, o passado nos domina.
É tempo de recordar. Vale como despedida. Vale como reflexão, como observou uma amiga. Opiniões valiosas chegam de vários amigos, antes de dar por concluída essa árdua tarefa.
Durante a vida, nossa e de nossos genitores, honramos pai e mãe e respeitamos os mais velhos e as crianças; com estas brincamos e contribuímos para sua alegria em seus primeiros passos. Estimulamos que falassem corretamente. Apoiamos nossos irmãos e os estimulamos viver com intensidade. Muitos irmãos e irmãs se foram bem mais cedo do que esperávamos. Muitos amigos e amigas, na infância e na juventude também já se foram. Outros ainda irão muitos mais novos do que a gente. E ficamos aqui a esperar a nossa vez.
Defendemos a preservação da natureza, a liberdade dos animais e nos divertimos a valer brincando com cães e gatos. Cavalos também são (nossos) animais de estimação. Plantamos árvores às dezenas, algumas que já nem existem mais.
O tempo é inexorável. É preciso coragem para continuar na vida. É preciso ter garra para viver. Os reveses são impostos de diferentes origens maneiras. Cabe a nós enfrentar a (in) justiça.
Olhamos os retratos antigos, alguns dependurados em quadros na parede. Lemos mensagens que guardamos sempre positivas, de elogios e registros de nossos melhores feitos.
Aqui e ali, amarelecidas cartas de amor, de amizade e até reconhecimentos institucionais. Fotos que marcaram alguns momentos da vida, no trabalho, no amor nas amizades e outras simples paisagens que ainda povoam nossa mente e nosso relembrar. Deletamos algumas fotos e mensagens guardadas em formas digitais. (vimos, como usuários, digitais sair da contagem discreta nos “de dedos” para entrar na combinação binária, criar e disseminar a informática).
Cultivamos o amor e lembramos namoros, paixões, beijos e otras cositas mas.
Sorrimos por achar graça em tantas bravatas e outras efemérides. Aventuras quem não as teve?! Arroubos, mesmo que poucos, tivemos nós. Chamados “arroubos da juventude”.
Trabalhamos de empregado, nas grandes empresas, ou como dono do nosso nariz e, do que ganhamos, guardamos um pouco que vamos desfrutando ou tenteando ao longo dos anos.
Fizemos ao longo da vida dezenas de atividades sempre com motivação e entusiasmo. Fomos daqui para ali, ultrapassamos fronteiras e limites em todos os sentidos. O mundo ficou pequeno em nossa mente. Desmancham-se na mente irresponsável as grandes obras que ajudamos construir aqui e alhures. O orgulho se foi com o tempo. Restam fotos na Internet. E daí?
“...pratiquei o bem: não tive um dia vazio, trabalhei, não fui vadio e não fiz o mal a ninguém". Como veem Olavo Bilac esteve presente em nossa vida. Aliás, sempre conscientemente, procuramos fazer o bem. Bastante bem.
Engajamos na política em alguns momentos ou nos deixamos levar pelos tempos alienantes. Fomos presos e soltos em regimes democráticos, ou semi democráticos e ditatoriais. Fizemos campanhas ou cruzamos os braços diante da insignificância no momento.
Olhamos as fotos que marcaram nossa vida de criança, da adolescência ou juventude, algumas ainda mais recentes dos tempos que ainda nos entusiasmávamos com feitos e glórias. Glórias que achávamos eternas e agora sabemos passageiras. Toda glória é efêmera.
Há os que deixam marcas históricas, mas vão-se da mesma maneira. Outros passam em brancas nuvens e em plácido repouso adormecem. Deixam um filho, uma filha, muitos ou muitas. Já está de bom tamanho. Esperar que os filhos e filhas guardem relíquias nossas é querer demais. Filhos e filhas têm que viver seus dias e criar seus feitos e glórias. Chegamos ao fim e chegam ao fim nossas memórias. Que serventia terá depois de nós?

(Por SEBASTIÃO VERLY)

Tristeza vem, mas é preciso aprender a abrir mão da depressão, da nostalgia, da mágoa da melancolia, cada uma do seu jeito.
Até o último momento, temos de ver o outro lado da moeda. Chegamos ao final, mas é preciso ainda ter planos. E se não pudermos mais nem raciocinar de modo consciente, que passemos a contemplar a vida, com as lembranças que nos restam. Ou sem elas até.
Médicos e medicamento nos tomam tempo e dinheiro. O tempo já não vale muito, mas o dinheiro pode até nos fazer falta.
Paramos de escrever, de guardar escritos que nós, somente nós ou talvez meia dúzia de amigos consideramos de bom gosto. Chega a hora de rasgar tudo. Inclusive este texto. É hora de queimar cartas, incinerar diplomas e textos que guardamos com tanto zelo. Fotos que só nós sabemos seu significado. Outras nem nós já não nos lembramos mais de que ou de quem são.
Podemos chorar uma ou outra vez. Mas, no final das contas vivemos. Enfrentamos todos os tipos de experiências: boas e más. O tempo lavou nossa alma (para quem acredita que tem alma), nossa mente, e tudo que acreditávamos foi por água abaixo.
Lemos bons livros, viajamos um tanto que poderia ser bem mais. Navegar é preciso. Viver não é preciso. Vamos navegar pelo mundo afora e agora no mundo digital, a Internet com os e-mails e as redes sociais. As pessoas precisam ser “lidas e corridas”. Ler e viajar o tanto que puder. O que fica depois que tudo se foi é o que chamam de cultura. Sejamos cultos nesse sentido.
Conhecemos o novo e ainda ressuscitamos as velharias, nos museus e nos guardados de uns e outros. Passado e presente se misturam. Vivemos o agora e falamos o que foi. E o que será?
Amigos, ainda há uma meia dúzia. Cativamos outros mais recentes e eles nos cativam. Pessoas boas ainda acorrem em nosso apoio. Somos gratos nesse breve espaço de tempo.
Trocamos mensagens. Umas alegres lembrando proezas que não fazemos mais. Quantas peripécias chegam vindas lá de bem antes. Fomos ousados na nossa vida e isso foi muito bom. Em algumas situações, fomos comedidos e isso também foi bom.
A vida não dá trégua. Não adianta implorar. Passa fugazmente. Todo mundo tem sua hora, todo mundo tem sua vez. Estamos aqui a escrever este texto e de repente zás. Cessam nossos dedos, nosso querer e nosso poder. De novo: contar vantagens para que e para quem?
Partimos com o sentimento de dever cumprido. Com ética, amor e coragem a vida teve mais sentido. Os que sabem ou viram nossa busca de justiça e solidariedade também passarão em breve. E o que se leva desta vida é a vida que se leva. O resto são sonhos e se vão ao amanhecer.
Alegremente, poderemos, enfim, repousar.
E como disse Dom Pedro II: “brando será o meu sono e sem tardança”
Vivamos, pois, porque, em breve, lá se vai a vida. A nossa vida. Será mesmo nossa?!

(Por SEBASTIÃO VERLY)

 

Notas e Fotos

FRASES PINÇADAS NESSE MOMENTO DO PROGRAMA DO JOSÉ LINO, DA RÁDIO ITATIAIA: " SÓ ME CASARIA DE NOVO COM UMA MULHER IGUAL A VC. E... IGUAL... NÃO PODE TER".*** "PREFIRO VIVER RICO COM SAÚDE DO QUE POBRE DOENTE...".

 

Notas e Fotos

 

VISITA: ACABA DE SAIR AQUI DA MINHA RESIDÊNCIA A MINHA AMIGA RITAMARA GARCIA. ELA FAZIA SE ACOMPANHAR DO PROFESSOR RODRIGO BRAGA, DE SETE LAGOAS, MAS QUE LECIONA AQUI NO COLÉGIO ESTADUAL E DO SEU AMIGO EDSON. ESTÃO PROMOVENDO NO COLÉGIO ESTADUAL O CONCURSO GAROTO E GAROTA ESTADUAL. O EVENTO SERÁ DIA 04 DE JULHO E A RENDA SERÁ REVERTIDA TODA EM PROL DO COLÉGIO. DESEJO SUCESSO AOS JOVENS "PROMOTERS".OFERECI-LHES O MEU MODESTO ESPAÇO EM NOSSO SITE: www.julioporto.com .VAMOS DIVULGAR: AGUARDEM...

 

 

Notas e Fotos

FRASE DO CARLOS VIANA, DITA AGORA HÁ POUCO NA RÁDIO ITATIAIA: " GENTE, NÓS NÃO MERECEMOS A IMAGEM QUE O NOSSO PAÍS TEM LÁ NO EXTERIOR,TEM LÁ FORA". CARLOS VIANA CON HECE MAIS D E 21 PAÍSES E ESTÁ INDIGNADO COM A SITUAÇÃO DA INSEGURANÇA EM NOSSO PAÍS. E DESTACA: QUE ESPERANÇA O BRASILEIRO PODE DIZER QUE TEM DAQUI A 05 ANOS"??? ELE MESMO RESPONDE: NENHUMA. NÃO PERCO UM PROGRAMA DO CARLOS VIANA.SUCESSO, AMIGO. E, PARA QUEM NÃO SABE, ELE É MUITO AMIGO E FOI VIZINHO EM BH DO NOSSO QUERIDO ADALTON ARAÚJO, PRESIDENTE DA VILA VICENTINA.

 

Notas e Fotos

O MOTEL

Mirtes não se agüentou e contou para a Lurdes:
- Viram teu marido entrando num motel.
A Lurdes abriu a boca e arregalou os olhos... Ficou assim, uma estátua de espanto, durante um minuto, um minuto e meio. Depois pediu detalhes.
- Quando? Onde? Com quem?
- Ontem. No Discretíssimu's.
- Com quem? Com quem?
- Isso eu não sei.
- Mas como? Era alta? Magra? Loira? Puxava de uma perna?
- Não sei, Lu.
- Carlos Alberto me paga. Ah, me paga.
Quando o Carlos Alberto chegou em casa a Lurdes anunciou que iria deixá-lo e contou por quê.
- Mas que história é essa, Lurdes? Você sabe quem era a mulher que estava comigo no motel. Era você!
- Pois é. Maldita hora em que eu aceitei ir. Discretíssimu's! Toda a cidade ficou sabendo. Ainda bem que não me identificaram.
- Pois então?
- Pois então, que eu tenho que deixar você. Não vê? É o que todas as minhas amigas esperam que eu faça. Não sou mulher de ser enganada pelo marido e não reagir.
- Mas você não foi enganada. Quem estava comigo era você!
- Mas elas não sabem disso!
- Eu não acredito, Lurdes! Você vai desmanchar nosso casamento por isso? Por uma convenção?
- Vou!
Mais tarde, quando a Lurdes estava saindo de casa, com as malas, o Carlos Alberto a interceptou. Estava sombrio:
- Acabo de receber um telefonema - disse...
- Era o Dico.
- O que ele queria?
- Fez mil rodeios, mas acabou me contando. Disse que, como meu amigo, tinha que contar.
- O quê?
- Você foi vista saindo do motel Discretíssimu's ontem, com um homem.
- Mas o homem era você!
- Eu sei, mas eu não fui identificado.
- Você não disse que era você?
- O que? Para que os meus amigos pensem que eu vou a motel com a minha própria mulher?
- E então?
- Desculpe, Lurdes, mas...
- Mas o quê?
- Vou ter que te dar uma surra...
(Luiz Fernando Veríssimo)

MORAL DA HISTÓRIA: 
DEVEMOS CUIDAR APENAS DA NOSSA SAÚDE, POIS DA NOSSA VIDA, TODO MUNDO CUIDA...


 

Notas e Fotos

FRASE DO RUBINHO LACERDA; " NEM TUDO QUE É BARATO É RUIM, MAS TUDO QUE É BOM É CARO". ESSE É O RUBINHO...

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298
VANIM: 37 9928 1365 /// 8844 4560 /// 9142 5369

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

13-06-2015

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

13-06-2015

 

 

 

 

 

E o mês de junho continua com seus festejos em homenagem a Santo Antonio, São joão e São Pedro. Esses dois últimos são considerados os esteios da igreja católica. E, como é tempo de festa, tempo de comemoração, vamos continuar preparando nossos pratos típicos da época para alegrar mais essa festança toda.
Para essa comemoração, eu trouxe aqui duas receitinhas típicamente mineira que vão servir para aguçar mais ainda o apetite dos festeiros.

BROA SALGADA DE FUBÁ DE CANGICA

INGREDIENTES - 02 copos de fubá de cangica
05 ovos
01 colpo de óleo
02 colpos de leite
01 pitada de sal
cheiro verde picadinho a gosto
01 cebola média picadinha
01 tablete de caldo de galinha
01 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar

MODO DE FAZER - Bater todos os ingredientes no liquidificador com exceção do fubá e da farinha de trigo. Despejar numa bacia e adicionar o fubá de cangica, mexendo com uma colher de pau até a mistura ficar bem consistente. Modelar as broas na mão, passar na farinha de trigo e colocar no tabuleiro untado com óleo. Levar ao forno quente por 30 a 40 minutos.



BROA DOCE DE FUBÁ DE CANGICA

INGREDIENTES - 05 ovos
01 copo de óleo
02 copos de leite
03 colheres de açúcar
02 copos de fubá de cangica
01 pitada de sal
01 colher de farinha de trigo para polvilhar

MODO DE FAZER - Seguir o mesmo procedimento da receita anterior.

Seguindo os ingredientes e o modo de fazer, vai dar tudo certinho e são pratos deliciosaos que vão fazer sucesso e deixar a festança mais animada ainda.


Pense e reflita:
Às vezes, estar em paz, é melhor do que estar certo.

Um bom final de semana a todos
Dúvidas e sugestões liga pra gente.


SUGESTÕES, DÚVIDAS E CRÍTICAS, FALE COM A GENTE,
Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

13-06-2015

 

 

 

 

 

 

 

AUTORIZADAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS
 
O Supremo Tribunal Federal liberou a criação de biografia de personalidades que nunca concordaram com isso. Os ministros entenderam que tal fato não acarreta prejuízos para a imagem do biografado. E quem se sentir prejudicado poderá buscar o judiciário para retirar a parte que lhe causa o prejuízo.
 
PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE POMPÉU
 
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estagiários para a Delegacia de Polícia Civil de Pompéu. Os interessados devem levar seu currículo, com foto.
 
REFORMA POLÍTICA
 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a emenda à Constituição que estabelece o mandato de cinco para todos os cargos eletivos a partir de 2022. A proposta eleva de 8 para 9 anos o mandato dos senadores eleitos em 2018 e reduz de 8 para 5 o mandato dos senadores eleitos em 2022.

PLANEJAMENTO JURÍDICO PESSOAL E EMPRESARIAL
 
O planejamento jurídico estratégico consiste em reunir práticas necessárias para prevenir, defender e resolver conflitos perante o Poder Judiciário e junto aos Tribunais Superiores, câmaras de arbitragem e órgãos administrativos.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

13-06-2015

 

 

 

 

QUO USQUE TANDEM ABUTERE, DILMA, PATIENTIA NOSTRA?

 

         Há frases, máximas, ditados ou citações, que não obstante a data em que foram emitidas, ou quem as emitiu, elas permanecem atuais e aplicáveis em várias situações que presenciamos na atualidade. Eis uma delas:

“Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?
Quam diu etiam furor iste tuus eludet?
Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?...”

            Este é o início de um trecho dos inúmeros embates que que Marcus Tullius Cicero, um cônsul romano teve com o senador Lucius Sergius Catilina,que na época em que viveu tentou implantar uma espécie de governo, mutatis mutandi, ao estilo das atuais Repúblicas Bolivarianas da América Latina naquela Roma dos anos 100 A.C.  Analisemos um pouco mais o discurso de Cícero para compararmos com a situação política de hoje e ver se há alguns pontos em comum, principalmente levando-se em consideração as ações da Presidente Dilma, seu governo e seu partido. Vejam abaixo a parte mais famosa deste discurso, desta vez já com a tradução do Latim para o Português.  Veja a coincidência de alguns trechos com situações políticas que temos vivido -- ou ameaçados de viver -- recentemente:

“Até quando, Catilina, abusarás
da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Nem a guarda do Palatino,
nem a ronda noturna da cidade,
nem o temor do povo,
nem a afluência de todos os homens de bem,
nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado,
nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?
Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?
Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?
Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste?”
Oh tempos, oh costumes!
 
            Você minha leitora, ou meu leitor,  vê alguma semelhança ou aplicabilidade do texto de Cícero com o que tem acontecido hoje em nosso país?  Antes de continuar minha análise parafraseando Cícero, gostaria de ouvir a sua opinião sobre alguns aspectos coincidentes das situações, de então e d’agora,  embora 2.000 anos as separem.

Aguardo sua opinião, no meu e-mail ( carlos.foscolo@gmail.com ) .  E, este escrito será editado na próxima edição da Coluna, após o recebimento da participação dos leitores.. 

 

<<<<< 0 >>>>>

 

COM A CHINA NÃO SE BRINCA !!!

 

            Numa tentativa de desviar a atenção da população dos índices de sua baixa popularidade ─ que  nesta data uma nova pesquisa interna do próprio PT concluiu que sua aceitação caiu para apenas 8%  ─ a presidente Dilma tem  recorrido cada vez mais aos artifícios de marketing, continuando na mesma postura que manteve em sua reprovável campanha política, que é um dos principais motivos de sua impopularidade hoje, em virtude da falsidade das afirmações emitidas, e que logo demonstraram serem meras manobras de marqueteiros para angariar votos. 

Não obstante os males causados a si mesma pelo marketing da campanha, a presidente não aprendeu a lição e continua batendo na mesma tecla.  Num estilo Collor de Mello -- os mais velhos se lembram das aparições do ex-presidente -- desfila de bicicleta pelas alamedas do Palácio --  porque não pode sair às ruas para não ser vaiada -- sempre com o cuidado de ser devidamente filmada para publicação na mídia televisiva.   Ou, anunciando fabuloso acordos internacionais -- que CERTAMENTE não serão cumpridos -- como ocorreu com a China, em eventos recentes. Mas, cuidado Presidente!   Você não pode expor o futuro do Brasil ao perigo futuro, apenas para alimentar seu  ego “kirchnerista” de marketing de busca de popularidade a qualquer preço, não se importando com as conseqüências, quaisquer que elas sejam, como diria Churchill, no matter the costs may be. É o que acabou de celebrar com  a China!

Nos últimos anos tenho observado e analisado as atitudes e ações dos chineses em todo o mundo, muito especialmente na África e na América Latina.  E agora, porque interessa diretamente à presidente um marketing internacional imediato por razões de marketing político,  que seus marqueteiros chamam de “agenda positiva”,  ela antecipou uma aproximação mais íntima com a China, anunciando um convênio com um suposto -- e provavelmente irrealizável --  investimento de 198 bilhões de dólares,e que ainda não sabemos a troco de quê eles investiriam aqui.  E, com a China não se brinca! 

Tudo indica que eles -- os chineses -- estão, sim, se aproveitando de um momento de extrema fragilidade econômica, politica e social por que passa nosso país, para conseguir, agora, o que tentaram, mas não conseguiram no passado. As ofertas chinesas d'agora parecem-se com as de um agiota que se aproxima de alguém quebrado financeiramente, mas cheio de bens. E, no momento certo, dá o bote fatal para se apoderar dos bens!!!  
 

Só o futuro cobrará -- e já começou a fazê-lo --- os crassos erros  que foram e estão sendo cometidos pelos últimos governos do PT.

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site