NOTÍCIAS: 13/09/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

A COLUNA DESTA SEMANA ESTÁ BEM LIGHT COM FRASES, ENSINAMENTOS, CONCEITOS E APRENDIZADOS MUITO IMPORTANTES PARA NOSSAS VIDAS. ELES FORAM “PINÇADOS”(SEM SUA AUTORIZAÇÃO) DO FACE DA MINHA AMIGA ANGELA MANENTE BUENO(foto ao lado) , VEJAM QUE FRASES MAIS IMPORTANTES E PROVIDENCIAIS.


 

Notas e Fotos

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Colaboração: ÁNGELA MANENTE BUENO, nossa mais recente colaboradora.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

O FAMOSO RIO(OU CÓRREGO) MARMELADA, no município de Abaeté...MeuDeus. Estamos acabando com o planeta...Recebi esta foto da Maria Cristina, de Abaeté e lhe perguntei se eram folhas ou peixes mesmo:  - peixes, Júlio Porto... são peixes: Minha Nossa Senhora – a trágico. Sem palavras. A Eliane Gonçalves Ramos também deixou seu comentárioe disse: “encurralado,s respiram o resto do oxigênio em pouca água e morrem ,meu Deus o que estamos fazendo com o planeta?


 

Notas e Fotos

Esmola, um hábito antigo

07/09/14 (Por Sebastião Verly)

Em Pompéu, de 1942 a 1960, quando lá vivi, o hábito de dar esmola era bastante comum. Havia a chamada Conferência de São Vicente de Paula que cuidava de arrecadar dinheiro e mantimentos para fornecer aos pobres cadastrados na CSVP. Para que os cidadãos se eximissem de dar esmolas diretamente aos mendigos, a CVSP fornecia uma plaquinha esmaltada que era afixada na frente da casa do contribuinte, o que indicava que aquela família já contribuía para a instituição filantrópica. Com o tempo foi construída a humilde Vila São Vicente de Paula.

Registrávamos a sagrada presença da dona Carlota e Mariinha, que ficavam horas de conversa com meu pai e, às vezes, também com minha mãe, e, ainda nós, as crianças éramos agraciados com os casos que sempre tinham para contar. Carlota era cega dos dois olhos, creio que de nascença e Mariinha era apenas pobre e velha. Mariinha, quase sempre, guiava a Carlota. Quando compareciam em horários diferentes, Carlota era guiada por uma garota, negra como a cega. Nós, sempre nos afeiçoávamos à negrinha que era geralmente muito simpática e comunicativa.

Pedir e dar esmola parecia normal. Era esperada a visita e a conversa sempre amena e até engraçada na maioria das vezes. A Carlota sempre tinha uma piada naturalmente ocorrida com ela como cega. Dificilmente pedia “uma esmolinha pelo amor de Deus” mas sempre lembrava de desejar que Deus pagasse pelo adjutório recebido.

Em nossa casa, mesmo com nossas dificuldades, meu pai conseguia oferecer um trocadinho por menor que fosse à algumas pedintes que nos visitavam todos os sábados. Muitas vezes, nossa contribuição era compartilhar o almoço com as mendigas.

No ano de 1957, sem que soubéssemos bem o fim de ambas, elas desapareceram. Talvez tenham se recolhido aos cômodos da CSVP que ampliou o número de quartinhos para acolher a pobreza. Naquele conjunto que se tornou bastante valorizado, até a Igreja Católica cismou de fazer uma capela no terreno.

Bom, aqui a Carlota e Mariinha deixam, também, a minha narrativa.

No dia a dia, com uma sacola vermelha, era comum receber, principalmente nas casas marcadas com a plaquinha da CSVP, a visita do Concesso que arrecadava rotineiramente a contribuição da CVSP. O Concesso, funcionário público estadual, no Departamento de Estradas, tinha tempo para recolhe também adjutórios, como ele dizia, para o enterro dos indigentes.

Já no ano 1957, quando comecei a trabalhar na Agência local do Banco Comércio, tínhamos por obrigação oferecer um trocado semanal, ao José que permanecia – diariamente - numa cadeira de rodas na porta do estabelecimento com um copinho de lata que fazia tilintar as moedas recebidas.

Havia mais alguns que apareciam de vez em quando e a gente sempre coletava algum dinheiro ali entre os colegas bancários para doar aos pedintes ocasionais.

Depois de 1960, comecei a retornar à minha cidade quase semanalmente e tive contato com uma esmoler muito especial. Quem viajava nos ônibus que faziam a linha Pompéu-Belo Horizonte, via Pará de Minas (boas lembranças), logo que saíamos dos limites da cidade de Pompéu, na entrada do Município de Papagaio, o trocador avisava: “esmola para a velha”. Comumente, a maioria tinha um trocado que o auxiliar juntava e, quando chegava diante do casebre onde vivia uma velha entrevada, ele dava uma corridinha até lá dentro deixava o dinheiro em cima de um caixote que servia de mesinha e voltava correndo para suas obrigações. Havia uma crença tácita de que aquela esmola obtinha de Deus a garantia de uma boa viagem. E não tínhamos noticias de acidentes. Os motoristas e trocadores sentiam-se compensados pelo ato de bondade.

Também, naquela época, apareceram alguns mendigos forasteiros que logo foram assimilados pela população. Um deles era o seo Raimundo, um homem forte guiado por um garoto que se dizia seu filho.

Na casa de minhas irmãs, quatro solteironas, era costume tomar banho com a janela do quarto de banho que dava para a horta aberta para entrar claridade. E na lateral da casa, passando pela horta, havia um portão que os mais chegados usavam para ir diretamente à cozinha quando precisavam.

Certo dia, o seo Raimundo chamou na frente da casa das minhas irmãs e como ninguém atendeu resolveu entrar pelo portão, justo na hora em que a Lia, uma das minhas irmãs, estava tomando banho.

Quando ele parou na frente da janela, a minha irmã ficou irritada e aos gritos lhe repreendeu.

Ele, para riso posterior, disse:

- Dona Lia, fique tranquila por que eu sou cego.
A Lia contava o caso e terminava em gargalhadas.

 

Notas e Fotos

Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra

O barulho continua infernal e aumentando sempre,
nas grandes e pequenas cidades brasileiras,
irritando, adoecendo, indispondo, humilhando e desrespeitando
milhões de brasileiros.
A loucura barulhenta é coisa de insensatos e arruaceiros.
Gente que não tem um neurônio sequer de respeito ao próximo.
Tenho visto muitas pessoas adoecendo por causa dos decibéis,
notadamente o pessoal da terceira idade.
A noite, então, quando todo mundo quer ter a
paz que reina no silêncio, o pessoal da bagunça liga
os volumes e as caixas de som, fazendo tremer até as
vidraças de nossas casas. E, irônicos e mentecaptos, dão obscenas bananas
para os vizinhos e para a polícia.
Traduzindo: não conseguem entender que povo civilizado
é povo que respeita os ouvidos e sossego alheios.

CADÊ O COMANDO DA CIDADE?

Renzo Sansoni

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

13-09-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

13-09-2014

 

 

 

 

 

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

Já falamos bastante sobre alimentos saudáveis, hábitos alimentares, elaboração de cardápios, combinação de alimentos e muito mais. Por isto sabemos que já estão todos áptos a preparar com perfeição qualquer tipo refeição, principalmente aqueles que estão ligados ao assunto.
Hoje vamos falar um pouco sobre o congelamento, essa tecnica que ainda deixa alguém em dúvida como prepará-la com perfeição.
Os alimentos congelados conseguem manter o sabor, a cor, o aroma e a consistência do produto fresco.
Além disso, os congelados representam uma verdadeira economia de tempo e de dinheiro, pois você pode diminuir as idas à feira, planejar o dia que vai se dedicar à cozinha e fazer estoque dos produtos da época, que são sempre mais baratos e de melhor qualidade.
Quanto mais rápido o alimento for congelado, e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.

REGRAS BÁSICAS PAR CONGELAR ALIMENTOS

- Escolher alimentos de ótima qualidade
- Acondicionar com muito cuidado os alimentos a ser congelados e retirar todo o ar das embalagens. O ar prejudica o processo de congelamento.
- Identificar com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e a data do congelamento.
- Congelar o alimento após o acondicionamento
- Congelar as porções que sejam utilizadas de uma só vez. - Conservar os alimentos congelados a uma temperatura de 18 Graus Centígrados
-Observar constantemente o prazo de validade dos alimentos.
- Manter uma lista dos alimentos estocados, evitando assim que o freezer seja aberto desnecessariamente.
- Descongelar os alimentos com cuidado.

Você sabia que:
Os vegetais, incluindo os talos e as folhas, podem ser congelados porum processo chamado branqueamento que consiste em :
- Mergulhar os vegetais em água fervente;
- Esperar que a 'gua volte a ferver;
- Retirar os vegetais da água fervente e proceder imediatamente ao resfriamento, merulhando esses vegetais em uma vasilha com água gelada.

- não confunda branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para uma longa estocagem.

- Vejam algumas receitas que podem ser congeladas, mesmo depois dos pratos prontos:

REPOLHO COM PRESUNTO

INGREDIENTES - 01 repolho de mais ou menos 2 quilos
Sal
03 colheres de sopa de banha ou margarina
04 cebolas médias cortadas em rodelas
400gr de presunto cru cortado em fatias
Pimenta do reino
01 tablete de caldo de carne dissolvido em 2 xícaras de água fervente
salsa e cebolinha a gosto

MODO DE FAZER - Elimine as folhas externas do repolho e corte-o ao meio. Retire a parte central dura e corte em tiras. Afervente em água salgada por 2 minutos e escorra bem.
Unte uma forma descartável de alumínio com parte da banha. Faça camadas alternadas de repolho, de cebola e presunto, começando e terminando com repolho. Entre uma camada e outra, polvilhe um pouco de sal, pimenta do reino e salsa e cebolinha. Distribua por cima a banha restante, cotada em pedacinhos. Regue com o caldo dissolvido. Leve ao forno quente por 45 minutos.

Como congelar: Esfrie rapidamente, cubra com papel alumínio e sele. Cole a etiqueta e leve ao congelador.
Como servir: Deixe na geladeira de um dia para o outro. Tire o papel alumínio e leve ao forno quente cerca de 20 minutos.

Dica - Se desejar, substitua o presunto cru por 300gr de toucinho defumado, o mais magro possível. Nesse caso dispense a banha ou margarina.


PÃO DE ALHO

INGREDIENTES- 1/2 xícara de chá de margarina
01 colher de chá de salsa picada
01 colher de chá de cebolinha picadinha
01 dente de alho amassado
Sal e pimenta do reino
04 pães franceses

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes e bata bem até obter um creme.
Corte o pães em fatias de 1 centimetro sem separá-las.
Passe o creme de alho de um só lado de cada fatía.

Como Congelar:

Embrulhe os pães separadamente em papel de alumínio. Coloque em saco plásticos, feche bem e cole a etiqueta. Leve ao freezer.

Como Servir:

Leve direto do freezer ao forno quente sempre desembrulhar. Quando o pão ficar macío, retire o papel e asse até que fique crocante.


"O fantástico da vida é estar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante, um grande momento".


Dúvidas, sugestões, críticas:


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

13-09-2014

 

 

 

 

 

 

Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas realizado em Belo Horizonte pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas.

Foram mais de 1.700 inscritos discutindo variados temas trabalhistas e os assuntos mais modernos na atualidade.
 
A linha de pesquisa do congresso foi o Direito do Trabalho no Estado Democrático de Direito.

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

13-09-2014

 

 

 

 

COMO SALVAR UM ESTADO COM INSTITUIÇÕES FALIDAS?

        Quando a Ministra Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia,  chega praticamente a afirmar que o Estado Brasileiro está falido, não se pode  esperar muito de seu futuro imediato, ou pode?

        Segundo a ministra, que em um discurso da semana passada, disse que  “a ameaça de insatisfação popular perante a descrença no Estado é visível por todos”, refletindo-se nas pesquisas populares que manifestam um inusitado desejo de mudanças, em todos os setores institucionais do país, em percentuais que chegam a atingir 70%.  A ministra chegou a afirmar que no exercício  de suas atividades sente-se como se estivesse “maquiando cadáver”  porque o Estado Brasileiro não atende mais à Sociedade”.  Isso é muito grave, e alguém é responsável por esta situação.  São medidas inconsistentes existentes nos três poderes da República que estão levando o pais à falência.  E, o que é pior:  Todos os cidadãos lúcidos enxergam com clareza  que o país está mergulhando num abismo, mas nada fazem para deter este desastre já quase inevitável. E, concluindo seu vaticínio, a sempre moderada Ministra adverte que “quando  a fúria ganha as ruas, nenhuma idéia de Justiça prevalece”.  E complementando, a ministra afirma que “a esperança criada nos anos 1989 se tornou frustação”.

        O Brasil tem feito coisas erradas ─ muito erradas ─ nos últimos anos.  Somente um presidente estadista, e não meramente preocupado com reeleição, pode mudar este quadro.  Não importa de que partido seja, mas o Brasil tem uma imensa necessidade hoje de ter um líder verdadeiro e que não pense apenas em reeleição desde o primeiro dia de sua eleição.  A determinação de permanecer no poder a qualquer custo é hoje o maior cancro que existe na política brasileira. No afã de se perpetuar no poder, os governantes não têm escrúpulos em praticar sangrias nos cofres públicos, mesmo que firam profundamente empresas tradicionais como a própria Petrobrás que, para não prejudicar o esquema eleitoral do governo, vem trabalhando no vermelho há muito tempo, tendo já dilapidado seu patrimônio em cerca de 50% de seu valor.  Hoje  empresa preferiria não vender seus produtos, pois quanto mais o fizer, mais aumentará seu prejuízo.  Mas parar a comercialização, trará conseqüências ainda mais graves.

        Ninguém com bom senso e visão de futuro tem a coragem de negar que temos prementes necessidades de promover algumas reformas urgentes, sem as quais este país estará irremediavelmente com sérios problemas nos próximos anos. E, essas reformas têm a missão de promover profundas reformas nas áreas política, econômica, gestão e relações internacionais. E, minhas propostas de um mínimo necessário para se atingir a melhor gestão global do país seriam, de forma muito sucinta, as seguintes:

Na ÁREA POLÍTICA ─ Mudanças imprescindíveis (factíveis dentro de nossa realidade congressual atual?) :

         a) Implantação do voto distrital.  

        b) Candidaturas possíveis independentemente de filiação partidária.

        c) Reeleição apenas para cargos legislativos.

        d) Cargos executivos com mandatos de 5 anos, sem direito a reeleição.

        e) Forçar a diminuição de número de partidos para no máximo uns três.

        f) Criação do cargo de chefe de governo diverso do de chefe de estado

        g) Tempo distribuído igualmente para a propaganda eleitoral de executivos

        h) Tempo  proporcional apenas para a propaganda do Poder Legislativo.

MESMO QUE VOCÊ NÃO SEJA ADEPTO  DO ESTADO MÍNIMO, FUJA TAMBÉM DO ESTADO MÁXIMO: UM MAL MAIOR

Na  ÁREA ECONÔMICA ─ Mudanças imprescindíveis:

        a) Banco Central  independente, sem influência do ministro da fazenda.

        b) Flutuação cambial, como nas nações mais desenvolvidas

        c) Juros regulados pelo mercado e tetos máximos nos bancos estatais

        d) investimento em fatores de maior produtividade para a competitividade

        e) priorização em investimentos em infra-estrutura

        f) Incentivo a poupança interna

Na ÀREA DE GESTÃO ─ Mudanças imprescindíveis:

        a) Bombardear sem piedade a burocracia que alimenta a improdutividade

        b) Diminuir  regulamentações para mais produtividade e menos corrupção

        c) Retomar o programa de Hélio Beltrão (presunção da verdade)

         d) Avaliações periódicas dos índices de produtividade do serviço público

        e) Eliminar burocracia para abertura e fechamento de firmas

        f) Eliminar burocracia para o pagamento de impostos

        g) Eliminação de nichos cartoriais (assinatura digital certificada et al)

Na ÁREA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ─  Mudanças imprescindíveis:

        a) Manter os mesmos padrões para os países, independentemente de ideologia

        b) Ter em postos-chaves pessoas menos comprometidas com ideologias

        c) Descartar entidades negativas (Mercosul, BRICS, UNASUL)

        d) Unir-se a entidades positivas: União do Pacífico, União Européia et al.

        e) Reavaliar relações com Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina et al.

        Bem, o ideal é que ao enumerar os pontos que julgamos essenciais para que possamos nos salvar do abismo que, dia a dia, mais se aproxima, é que também pudéssemos discutir item por item, esses que acima foram elencados.  Mas, este é apenas um simples artigo para uma leitura rápida, e não um tratado de como tentar salvar uma nação que tem tudo para crescer, mas que está sendo dirigida por condutores que precisam urgentemente  renovar sua CNH-Brasil, sob pena de causar uma tragédia sem precedentes.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site