NOTÍCIAS: 13/10/12 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

FABIANE

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CARLOS FÓSCOLO e o Mestre dos Mestres, Professor HAROLD Benjamin Chagas de Magalhães.

 

“Como não tenho o hábito de escrever sobre fatos locais, vou solicitar ao meu amigo Júlio Porto que inicie, a partir da próxima semana, uma campanha no sentido de tornar os passeios públicos transitáveis.  Quem sabe se isso não poderia, futuramente, até mesmo poupar algumas preciosas vidas”?As. Carlos Fóscolo. 

Nosso amigo e colaborador Carlos Fóscolo    foi vítima  de um desses passeios confeccionados de forma irregular. Passeios não podem ter desníveis, pequenas sarjetas para saída de água, pequenas rampas para subida de carros etc. Carlos levou um tombo espetacular na semana passada à rua Osvaldo Alves – em frente ao Banco do Brasil  - só eu do outro lado da rua. Tudo por causa de um passeio mal feito comdesnível.Ele teve preluizos materiais(quebrou seus óculos, seu celular e ainda sofre seqüelas pela  sua queda.

O passeio aqui da minha casa também tem o mesmo defeito. Quando o mandei confeccionar , eu já sabia que não era de acordo com as normas, mas como aqui em Pompéu não há normas para passeios, todos incorrem nessa ilicitude.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

LEANDRO com suas amigas. Ele foi para o Plano Superior no último final de semana e sua morte causou grande comoção. Apresentamos à sua família as nossas mais sinceras condolências. Que ele descanse em paz.


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
Ao meu amado pai – Joaquim, foto -  que hoje completaria 59 anos de vida. Minha homenagem! Na certeza que está junto de Deus em Sua morada!As. Hugo Henrique de Castro.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JUNINHO MACHADO, sempre bem acompanhado.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

MENSAGEM DO MARCELINO DA TELMA

(Recém eleito Prefeito de Papagaios)

A coluna publica a mensagem deixada pelo prefeito de Papagaios, recém eleito. Marcelino assume ares de estadista ao se dirigir a s eusadversários políticos com a maior elegância. Digna de registro a mensagem deixada postada  por ele no Face. Confiram abaixo:

“Boa Tarde meus amigos e amigas. Hoje venho aqui agradecer a cada um de vocês por todos os votos confiados em mim e meu parceiro Caboclo. Gostaria de dizer que não foi fácil, foi uma batalha duríssima, disputamos com pessoas de bem e que possuem o seu valor. Gostaria que soubessem que me preparei muito para ser o nosso governante e espero não decepcionar. Vou lutar com todas as minhas forças e trabalhar muito para que possamos TODOS JUNTOS fazer de nossa cidade um local melhor de se viver. Gostaria de parabenizar a candidata Sandra MilitãoSantana e seu vice Humberto Lucena, pela campanha limpa e democrática ao qual todos nós fizemos. Aos meus companheiros, amigos, minha família, e a todo nosso povo posso dizer que vou trabalhar muito para fazer acontecer e podem ter certeza nossa cidade é a nossa vida e todos aqueles que não votaram em mim terão a mesma atenção dos demais, pois, como diz o slogan de minha campanha PAPAGAIOS É DE TODOS NÓS. Obrigado PAPAGAIOS, pelo carinho, pela atenção em suas casas, por acreditar em nosso projeto, por acreditar que podemos caminhar TODOS JUNTOS. Não vamos discutir, brigar, vamos todos nos unir para trabalharmos juntos, pois só assim conseguiremos fazer que nossa cidade cresça cada dia mais e mais. Fica um grande abraço daquele que junto com vocês quer trabalhar muito. Todos somos vitoriosos os eleitos e não eleitos, todos queremos uma cidade cada vez melhor, todos queremos mais emprego, saúde e desenvolvimento para nossa querida Papagaios. E podem ter certeza lutarei dia a dia para que isso aconteça. O meu muito Obrigado família 11, o meu muito obrigado PAPAGAIOS, fiquem todos com Deus e não se esqueçam PAPAGAIOS É DE TODOS NÓS”!!!

 

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Time dos Cristalino(Pompéu). Cláudio, Dario, Crezo, Wilson, Bené e Lico. Ivan, Dico, Edmundo, Mario e Adão.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Cláudio, Wilson, Nilo, Edmundo, Nazareno, Lico, Dini, Crezo e Pereira. Chico, Bigode, Marquinho, Dico, Simalia e Zé Ailton.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

João Veloso, Wilson. Nilo, Edmundo, Zé Mauro, Geraldinho. Adão, Baú, Dini, Manuel e Limão;

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Primeira fila(embaixo): Adão, Jairo, Zé Ailton, Zé Carlos, Soquim, Adilson, Nazareno, Horácio e Pereira.Atrás: Prof. Harold, Edmundo, Lico, Wilson, Crezo, Brigadeiro, Togalma e Marquinhos. Madrinhas do Cristalino: Conheci apenas a Maria Da Paz, a Branca do Ataliba, a Marcionília, a  Dirce do Gonde, a Walquiria, Normanda, Rocilda, (uma das filhas do sô Zé Tema)...

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Vamos tentar reconhecer esses jovens? Chico do Soca, Djalma, Ozeas, Cornélio, Marilene Abílio, Crezo, Argeu, Preta Geraldo Louzada, Ruth,Lurdinha Geraldo Pinto, Wellington Vieira, Inhô do Ozeas.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Extraido de um Face.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

13º Encontro Empresarial

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

13º Encontro Empresarial

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

13º Encontro Empresarial

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

13º Encontro Empresarial

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

13º Encontro Empresarial

 

Notas e Fotos

DEIXEI POSTADO NO FACE:

 BOM DIA, "AMIGOS" DO FACE. A FAMÍLIA PORTO ESTÁ DE LUTO. PERDEMOS UM PRIMO QUERIDO E MUITO "FAMÍLIA". FALECEU EM BELO HORIZONTE, ONDE SERÁ CREMADO, ARMANDO NUNES DE CASTRO: DICO DO CELSO NUNES. SEM PALAVRAS. QUE DEUS O RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS. FOI BANCÁRIO, ERA MUITO RELIGIOSO(UM DOS MAIORES APANÁGIOS DA FAMÍLIA PORTO) E JOGOU COM GRANDE CLASSE E CATEGORIA NO ESPORTE CLUBE CRISTALINO.GRANDE JOGADOR DE FUTEBOL.O ATLÉTICO MINEIRO PERDE UM GRANDE TORCEDOR. DESCANSE EM PAZ, MEU QUERIDO PRIMO.AMÉM

 VEJAM AS MANIFESTAÇÕES ABAIXO:

 

 

Notas e Fotos

HOMENAGEM DA COLUNA

 

A coluna presta sua homenagem ao grande jogador de futebol, Armando Nunes de Castro(Dico).Como disse o Amir de Souza Halabi: “Dico, o crack do Cristalino e da vida...” Que Deus o tenha. Deixa viúva, DonaNecy e os filhos João Batista e Juninho e netos. Toda vez que ele vinha a Pompéu, eu “brigava” com ele por ele não vir a minha casa.Mas, ele veio uma vez sim. Eu gostava muito do meu primo. Confesso que aprendi muito com ele.Ele era “bravo”, muito franco. Chamava atenção da gente, mas imediatamente, já sorria.  Era uma pessoa muito correta, um homem bom. Excelente marido, pai e avô, neto, sobrinho querido das minhas queridas tias Zezinha e Luzia por quem elas tinham verdadeira adoração. – foi bancário e aposentou-se como ta.l Eu o chamava de “Penachim” – creio ser um apelido de um familiar da Dona Necy, (não sei se tio ou avô da sua esposa. Foi um exímio dançarino, estiloso,  gostava de um terno de linho branco S120, era namorador, considerado galã da sua época, se trajava de forma impecável e todas as moças da época se sentiam honradas por tê-lo como par, mas se sucumbiu diante  das jovem estudante  Necy com quem namorou , noivou e com quem se casou.

(*) Transcrevo abaixo e-mail recebido de Maria da Paz, pompeana radicada em Uberlândia. 

            - Geraldinho, com muito pesar recebo neste momento a triste noticia da morte do primo DICO. Infelizmente temos que nos conformar com estes tristes acontecimentos, porque DEUS nos preparou para conviver com coisas boas e coisas desagradáveis que muitas vezes vem para entristecer nossos corações. Dico foi uma pessoa  muito querida, alegre, abrilhantava o salão do CRISTALINO com seu dom de bom dançarino e sua educação. Todas as moças
que freqüentavam  os bailes em Pompéu desejavam dançar com ele, e eu era uma delas. Quem não apreciava uma boa música dançando com a pessoa  que entendia do assunto e sabia apreciar as coisas boas da vida? Fiquei muito sentida com esta perda, mas essa hora foi determinada por DEUS e quem somos nós para discordar das determinações impostas por ELE! Que DEUS em SUA infinita bondade acolha esse filho em SEUS braços e
proteja-o com todo o amor merecido.
A você e a todos nossos primos o abraço com sentimentos.
Dos primos Maria,Santinho, filhos, noras e netos.

 

Notas e Fotos

FRASE

De Marília Mateus: “Você só vai ser a pessoa que nunca foi, quando fizer as coisas que nunca fez. ". Essa é ótima, não Mary???

*****************************************************************************************************

ADORO MUITO ESTE SITE..BJS JÉSSICA VIEIRA, do Morro Doce.

 
 

Notas e Fotos

AS PROPOSTAS QUE EXPERIDIÃO LEVARIA À CÂMARA, MAS O POVO IGNOROU

 

Elegendo Experidião Porto quem ganha é você:

Experidião vai trabalhar para:

1.    Segurança Pública:

Aumento do efetivo da guarda municipal, e das polícias civil e militar.

Trazer  SUAPI para cuidar dos presos .

Apoio às casas de internação de dependentes químicos.

Fortalecimento da rede de vizinhos protegidos e patrulha rural.

Melhoria na qualidade do programa olho vivo bem como extensão para os bairros da periferia.

 

2.    Saúde pública:

Ampliação da quantidade e da variedade de medicamentos distribuídos para a população.

Ampliação da qualidade do atendimento médico nos PSF’s com médicos em todos os PSF’s.

Contratação de médicos especialistas.

Aquisição de equipamentos, como ultrassom e outros para toda área de saúde.

Valorização dos servidores da saúde.

Distribuição de aparelhos para medição de diabetes.

 

3.       Infra-estrutura:

Asfaltamento e colocação de redes de esgoto em todas as ruas da Cidade do Distrito de Silva Campos.

Iluminação e colocação do nome das ruas nos postes.

Sinalização das ruas, com placas, faixas para pedestres e construções de rampas para cadeirantes e idosos.

Modernização e embelezamento das nossas praças públicas.

Substituição e plantio de árvores.

Reforma, criação e ampliação das ciclovias.

 

4.       Cultura, Esporte , Lazer e Turismo:

Retorno da Exposição Agropecuária e do Cinema.

Apoio as Grupos de Teatro e aos artistas pompeanos.

Fomento do Turismo e da Gastronomia.

A volta dos campeonatos de “Terrão” .

Apoio ao esporte amador.

 

5.       Educação:

Construção de novas creches e ampliação do número de vagas nas existentes.

Apoio à vinda da escola técnica.

Fortalecimento da Unimontes com a ampliação da oferta de cursos.

 

6.       Indústria, Comércio e Agropecuária:

Fomento à instalação de indústrias e geração de novos empregos (especialmente para mulheres).

Fomento á atividade rural e apoio aos produtores.

Reforma e encascalhamento  nas estradas rurais.

Diminuição de impostos e taxas que incidem sobre comércio e serviços (barbearia, salões, taxistas, etc...).

 

(*) Observação do Colunista. Espera-se que a nova Câmara, com novos valores saiba aproveitar alguns dos projetos que o vereador , se eleito, levaria à apreciação dos seus pares.Antes de deixar a Câmara, Experidião deveria apresentar alguns desses projetos -  a Casa irá se reunir ainda mais 10 vezes antes de entregar seu mandato.

 

 

Notas e Fotos

PIADINHA

O vigário de um vilarejo tinha um pinto como mascote, chamado Tunico.Certo dia, o pinto Tunico desapareceu e, preocupado, resolveu pedir ajuda aos paroquianos.No dia seguinte, na missa, o vigário perguntou à congregação:

-Algum de vocês aqui tem um pinto?

Todos os homens se levantaram. 

-Não, não, disse o vigário, não foi isso que eu quis dizer.

-O que eu quero saber é se algum de vocês viu um pinto?

Todas as mulheres se levantaram...

-Não, não, repetiu o vigário... o que eu quero dizer é se algum de vocês viu um pinto que não lhes pertence.

Metade das mulheres se levantou. 

- Não, não, disse o vigário novamente muito atrapalhado.

-Talvez eu possa formular melhor a pergunta:

-O que eu quero saber é se algum de vocês viu o meu pinto?

Todas as freiras se levantaram.

Rssss...

(Colaboração: Manuel Senra)

 

Notas e Fotos

OPORTUNIDADE

VENDE-SE TERRENO COM 242 hectares perto de Pompéu, terra bruta e sem benfeitorias. Tem uma nascente de água que corta quase todo o terreno. Valor do hectare: apenas R$ 3500,00. Tratar com Adriana no tel 31 9905 7865.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

13-10-2012

 

O VALOR DA ALIMENTAÇÃO CORRETA

 

         Nossa saúde, nosso bem estar, nossa alegria, muitas vezes são prejudicadas pela má alimentação.

         Comer muito, não quer dizer comer bem. A alimentação correta é a base fundamental de nosso organismo, no entanto,é impossível conservar

um bom estado de saúde se não persistirmos no uso de alimentos saudáveis.

        Nosso organismo necessita de uma variedade de alimentos diferentes para um perfeito desenvolvimento. Como o organismo está sempre em mo-

vimento é necessário fazer uso de diferentes alimentos, porque, cada um tem a sua função na hora certa, para pessoa certa e quantidade certa.

        Para um bom funcionamento e equilíbrio do corpo humano, é bom observar o que comer e o que não comer, quanto comer e quando comer.

        Facilite seu trabalho na cozinha elaborando cardápios saudáveis e balanceados. Verifique em seu armário, geladeira, se existe algum alimento que

possa complementar o cardápio, evitando o desperdício do mesmo e evitando o trabalho e o gasto.

       Por causa de uma alimentação errada, o homem se torna um doente, fraco e desqualificado para o progresso.

       Para muitos, a felicidade consiste em uma mesa repleta e rica em alimentos caros e finos. E às vezes esta felicidade está na mesa do trabalhador que

cultiva a terra, planta, cuida e colhe seu alimento rústico e natural e muitas vezes desconhece a riqueza que o cerca.

      O êxito de nossa vida depende muito do que comemos no dia a dia, então cuide-se, previna o quanto antes, as belezas que a vida nos oferece de-

pende de nós para saber apreciá-la.

 

     E para enriquecer seu cardápio, vai uma receita bem saudável e deliciosa.

 

                                              MOUSSE FRESQUINHA DE MELÃO

 

       Ingredientes- 03 xícaras de chá de polpa de melão cortada em cubos

                          1/4 de xícara de chá de leite em pó desnatado

                          01 pote de iogurte desnatado

                          01 colher de sopa de suco de limão

                          01 colher de sopa de adoçante

                          01 envelope de gelatina em pó sem sabor

                          1/4 de xícara de chá de água

                          03 claras em neve

     

Modo de preparar: No liquidificador, coloque o melão, o leite em pó, iogurte, o suco de limão e o adoçante. Bata bem até obter um purê.

Hidrate a gelatina na água em banho-maria e acrescente-a derretida na mistura do liquidificador e junte as claras mexendo delicadamente. Distribua em tacinhas e leve à geladeira por 3 horas ou estar firme.

 Esta receita é uma ótima sugestão para os dias quentes. É leve, saborosa e fácil de preparar.

Qualquer dúvida, sugestão e crítica, entre em contato: mariadapazpcampos@bol.com.br

 DEUS esteja com vcs. Um bom final de semana.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

13-10-2012

 

 

 

ELEIÇÃO


Essa palavra, segundo os dicionários, significa ato de escolha, preferência, deliberação... mas, ao se fazer a experiência de uma eleição, devemos ter como premissa a certeza de que a vida cotidiana continuará se abrindo, sempre, como campo de repetidas eleições. E, também que, ainda quando a matéria de decisão seja alguma outra, a maneira de decidir será sempre a mesma. Por isso temos de percorrer, cada um de nós, um caminho de libertação e de maturidade, para que nossas escolhas interiores nos façam chegar a um compromisso responsável com a nossa decisão (ou seja: “Dê - cisão”), isto é, seccione, separe, dê um corte!

Assim antes de escolher uma alternativa é imprescindível se identificar e conhecer o que ou a quem vamos eleger. E os escolhidos devem, pois, abrir-se a todos, sem exceção, pois recebem uma missão universal para servir os outros (Diakonia), na qual devem emprestar seus exemplos e testemunhos de vida, com suas ações e atitudes ((martyrion).

Por tudo isso que a expressão “passadas as eleições” se reveste de uma contradição interna essencial, porque eleição não se resume, a um evento, data, dia de um calendário eleitoral ou de outra natureza qualquer, mas, sim, a um processo permanente e dinâmico de cotidianas escolhas.

E o campo de abrangência da Eleição é todo o relacionamento humano. Começamos “escolhidos” por um Deus que nos amou primeiro. Nascemos numa família e nela vamos crescer. Entretanto, nossa vocação é de pertença a uma família mais ampliada, universal e, assim caminhamos pela vida estreitando ou alargando laços de amizade e de relacionalidade, através de escolhas, as quais podem ser circunstanciais, sociais, comunitárias, etc, mas, todas elas se dão a partir da nossa vontade, das eleições que fazemos a cada dia, no íntimo de nós mesmos.

Portanto não há perdedores nem vencedores em qualquer eleição, mas, sim, escolhidos que ganham espaço, corpo e representatividade, quer sejam em ambientes particulares ou coletivos e que devem trazer consigo, possibilidades concretas, de mudanças ou de manutenção e permanência do “status quo”, conforme se comprometeram e segundo se disponibilizam.

Nesta semana, contemplando um pequeno trecho do Evangelho de Lucas 10,42, o Senhor responde: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.” Nesse pequeno ensinamento desejo que assim sejam todas as nossas decisões, escolhas, e eleições em nossas vidas, nas quais optemos sempre pela melhor parte para todos, ou, no mínimo, para os mais sofridos e espoliados, sem voz nem vez...

Chegada a hora do tempo comum, retornando às nossas rotinas, é ocasião de pegar o arado sem olhar pra trás e, com o olhar fixo nas metas que traçamos, caminhar serenados, esperançosos e confiantes em tudo e todos que elegemos, procurando fazer dessas nossas eleições, espaços de reais oportunidades, de realização pessoal e comunitária e de vida plena para todos. Temos o dever de acompanhar e fiscalizar nossas escolhas.

O poeta libanês, Kalil Gibran, nos dá uma “canja”, muito apropriada, falando de uma eleição muito especial, a do matrimônio, mas que pode ser estendida a outras:



“Nascestes juntos para o matrimônio, e juntos permanecereis para sempre.

Estareis juntos mesmo quando as asas brancas da morte separarem vossos dias.

Estareis juntos também na silenciosa memória de Deus.

Deixai, porém, que exista espaço no vosso estar juntos; deixai que os ventos do paraíso dancem entre vós.

Amai-vos reciprocamente, mas não permitais que o amor se torne uma prisão:

Deixai, antes, que haja um mar em movimento entre as orlas de vossas almas.

Ficai alegres, cantai e dançai juntos, mas deixai que cada um esteja só.

As cordas de um alaúde também estão sós, e, no entanto, vibram com a mesma música.

Recebei o coração um do outro, mas não para possuí-lo, porque só a mão de Deus pode conter vossos corações.

Ficai de pé, juntos, mas não muito próximos, pois as colunas do templo estão separadas, o carvalho e o cipreste não crescem um na sombra do outro”.

Aluno do Colégio Arnaldo, onde completei o segundo grau, lá aprendi que “ Vincit qui si vincit”, ou seja, “Vence, quem se vence!” Portanto, apresento os meus parabéns aos vencedores!

Hoje vou te eleger para um abraço bem amigo!



Itamar Djalma

(Primo Di)  


Texto/homenagem a todos os candidatos às Eleições de Out/12   

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

13-10-2012

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

13-10-2012

 

 

 

 

CARTAS À PRESIDENTE –  XLVII

A SUPREMACIA DO JUDICIÁRIO


Presidente Dilma,


Ao final desta semana, com o último julgamento de uma das séries de acusações contra os 38 réus, estivemos temerosos de como responder a algumas perguntas que fazíamos a nós mesmos:   Uma delas seria:


– “O quê mudou no Brasil antes e depois do julgamento do “Mensalão”?  


Pois bem, até o momento ao responder a esta pergunta corríamos o risco de responder da seguinte forma:


O quê mudou no Brasil?


Resposta: – “Nada”.


E depois desta data, o que mudou no Brasil?

Resposta : – “Nada”.


No entanto, não é esta a resposta que o povo poderá estar respondendo ou ouvindo.  Isso porque algo está realmente mudando neste país.


Nesta semana que passou, resolvemos fazer uma pesquisa para sabermos quantos senadores, deputados federais e funcionários do alto escalão do governo federal foram presos, ou ainda estão presos nos Estados Unidos por motivos de corrupção ou outros crimes similares, no desempenho de suas funções públicas  Encontramos tantas pessoas que desistimos de listar seus nomes, até porque não seria relevante por não serem conhecidos no Brasil.  Mas, para mostrar como são rígidos, citaremos apenas o caso do Governador de Illinois, estado de onde Barack Obama era senador quando se candidatou à presidência de república. Com a saída de Obama, o assento no Senado vagou, e pelas leis americanas quando isso acontece, o governador do estado indica o substituto.  Pois bem, o jovem Governador do Illinois, na época, Blagojevich, resolveu fazer uma espécie de leilão para nomear o sucessor.que mais pagasse pelo cargo.  Pois bem, foi preso e condenado e hoje cumpre 14 anos de prisão fechada, sem direito à condicional.  Apenas após ter cumprido 85% da pena, ou seja quase 12 anos, terá seu processo analisado para que se veja se ele poderá ter algum pequeno relaxamento nos dois últimos anos.  São coisas assim, presidente, que fazem a diferença entre eles e nós!!!


. Apenas  dando continuidade à nossa pesquisa, passamos então a uma segunda pergunta:


“Quantos governadores, senadores da república, deputados federais ou altos funcionários do Governo Brasileiro foram condenados ou estão presos nos últimos 10 anos por crimes de corrupção passiva, ou ativa, ou outros crimes comuns nas áreas dos funcionários públicos?


Resposta: “Nenhum”!!!


Qual a razão disso?   Haveria mais corrupção lá do que aqui?  As leis de lá são mais rigorosas do que as daqui?  Bem, não estamos aqui discutindo as causas, mas apenas apontando os fatos para que a presidente tire suas próprias conclusões.  O fato é que há algo muito grave que acontece aqui e não acontece lá, pois nossos “ratos do poder” quase nunca são pegos, e quando o são, conseguem sair sem máculas em seus currículos, com recheadas contas bancárias e sempre prontos a voltar à vida pública, pois aqui todo mundo tem memória fraca para as traquinagens dos políticos.  Ninguém mais se lembra, presidente, do ex-ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, que deixou o poder com um rombo de mais de 500 milhões de reais.  Ele está sendo processado? Estão procurando recuperar o dinheiro desviado? Ninguém sabe! Mas, presidente, parece que há no horizonte pequenos sinais de correção na forma de se fazer política no Brasil.  Senão veja-se.


O Julgamento do “Mensalão”


Tenho acompanhado, presidente, através da TV Justiça, emissora do Supremo Tribunal Federal, todas as sessões do julgamento da Ação Penal 470, ou como é mais popularmente chamada, “O Julgamento do Mensalão”.  Embora todos os que acompanham já previssem um certo afrouxamento nas sentenças proferidas por dois dos onze ministros, isso realmente aconteceu, mas não chegou a comprometer o resultado que toda a população esperava, ou seja, a condenação da maioria dos 38 réus, chegando inclusive à condenação de toda a chamada cúpula política, compostas pelos presidentes de partidos fortes como PT, PTB e PR, sem também poupar o PMDB, um dos maiores partidos da Nação.


Ministros do STF: Pairando Acima de Tudo e de Todos


Mas, certamente, presidente, para pessoas que como eu tiveram, e têm, o privilégio de acompanhar bem de perto a grande maioria das 26 sessões já realizadas até agora, a inesquecível impressão que ficará é a da cultura jurídica, da preocupação com a jurisprudência que estão formando, da serenidade, dos 11 ministros do STF.  Quando justificam seus votos – e precisam? – o fazem com tanta segurança e com um inimaginável senso de independência, que nem se imagina que dentre os 11 ministros, apenas 2 não foram nomeados por um presidente pertencente ao PT, principal implicado no julgamento,  E, presidente, é neste momento em estão reunidos na corte é que sentimos como, data vênia presidente, que os outros poderes se apequenam  diante do Supremo Tribunal Federal, e, mutatis mutandi e cada um em seu nível, diante de todos os outros tribunais espalhados por toda esta grande Nação.


E assim, presidente, todos os dias quando o Ministro Presidente Ayres Britto, às 14:30 se dirige a seus pares e diz “assentemo-nos” tem-se a sensação de que os integrantes dos demais poderes, naquele instante, também não apenas se assentam, mas simplesmente se prostram diante daqueles que hoje são a reserva moral desta Nação.


Ainda não É o Fim, mas já se Vê uma Luz


O “túnel” ainda não chegou ao fim, mas já se vê uma pequena luz.  Pela “segunda vez” vemos brasileiros de todos os credos políticos dizendo que desta vez não “acaba em pizza” como sempre sói acontecer no Brasil.  Vemos brasileiros, “pela segunda vez”, começando a acreditar que a Justiça é realmente feita para todos.  Mas, que não se festeje antes do momento certo, pois não obstante terem sido considerados culpados pela Suprema Corte Brasileira, falta ainda a chamada dosificação das penas, o que ainda pode resultar em desapontamento para muitos, pois um dos réus, o presidente do PR, Waldemar da Costa Neto já chegou a declarar com todas as letras e diante da mídia que “tinha certeza de que para a cadeia ele não iria”.


Por que disse acima “pela segunda vez” que o povo começou a acreditar?  Porque a primeira vez que isso aconteceu foi quando a presidente, lutando contra as forças de seu próprio partido iniciou a “operação limpeza” varrendo os corruptos para fora de seu governo.  Sei, presidente, como deve ser penoso para a primeira mandatária ver os homens mais importantes de seu partido serem chamados de “réus” e acima de tudo, serem condenados por corrupção pela mais alta corte do país.  Mas, de tudo isso, presidente, restará algo muito importante:


Não importa a dosimetria das penas.  O próprio veredicto de “culpado” já é por si só uma forma de penalizar, principalmente para políticos que têm aspirações de galgar cargos mais elevados. Não é sem razão, presidente, que pessoas como José Dirceu, ou José Genoíno declararam que não se conformavam com o fato de que, já no ocaso de todas as suas atividades políticas, ao invés de serem reconhecidos como heróis da redemocratização do pais, fechassem seus currículos com tais descréditos.  Mas, a ministra Carmen Lúcia quando perguntada sobre esta situação específica de José Genoíno, respondeu:


– As estradas devem ser percorridas corretamente por inteiro.  De nada adianta percorrer milharas de quilômetros com extremo cuidado e quando, já chegando ao final da jornada, cometer uma infração que poderá ser fatal!”  


Acho presidente, que podemos afirmar com certeza: Após o “Mensalão”, a política e os políticos brasileiros nunca mais serão os mesmos.  E, quem sabe presidente, se nossa via rumo ao primeiro mundo não esteja realmente se iniciando neste instante, em que os políticos estão sendo compelidos a seguir pelos caminhos da ética, da moral e dos princípios mínimos que deveriam reger os valores da  “Res Publica” tão vilipendiada neste país, desde o seu nascimento, ou talvez, melhor dizendo, desde o seu prematuro aborto, que tantas seqüelas deixou durante todo o Século XX.


 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site