NOTÍCIAS: 15/06/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

MARINA VALADARES PORTO.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Erivaldo Ramos da Silva, 47 anos, o saudoso "Baixinho  da Kaiser”, depois como o “Baixinho da Brahma”.  Aqui, ele e o grande amigo da coluna AMIR de Souza Halabi – o mais pompeano dos pompeanos.

 

Notas e Fotos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Claudilene e Samir. A noiva, da sociedade pompeana, é filha do Sr. Valdemar Alves dos Santos e Sra. Maria Geralda Soares de Oliveira Santos. O noivo é filho da sociedade de Perdigão, é filho do Sr. Francisco da Paixão Pereira de Souza e Sra. Vilma Santos de Souza. O casório será dia 20 de julho de dois mil e treze às 19:00 horas, na Igreja do Evangelho Quadrangular.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Gláucia e Ricardo, que se casam  às 21:00 horas do dia 22 de junho de 2013, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.Gláucia do casal Roberto Antônio de Campos e Armita Ferreira da Silva Campos.Ricardo, da sociedade setelagoana , é filho do casal Juarez José Vilaça de Vasconcelos e Regina Marta Moreira de Vasconcelos.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

O prefeito de Pompéu, Joaquim Campos Reis com uma celebridade de Martinho Campos.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

O futuro candidato  a prefeito de Pompéu, Doutor Afonso Carlos(PMDB), de quem sou muito amigo e admirador(que ele me desculpe) não terá meu voto se o prefeito Joaquim Campos Reis não atender uma antiga reivindicação minha – mas que não é atualmente apenas minha: a de executar o projeto de ampliação do passeio da praça Dr. Ciro e transformá-lo em um calçadão. Ainda não vi o projeto, mas a arquiteta Janice Corrêa Rodrigues Alves me falou há uns 2 anos ou mais que o projeto, de sua autoria já está pronto.Aqui o vice prefeito Afonso Carlos com o vereador Joaquim IBGE.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Nove motivos para você apostar na caminhada


Apenas 15 minutos por dia (para quem não faz nenhuma atividade) já são suficientes para obter resultados

 

 

 

 

Imagine um exercício fácil e barato de se fazer. Não exige horário fixo nem experiência para iniciar... Se pensou na caminhada acertou! Pode ter certeza que apenas 15 minutos por dia (para quem não faz nenhuma atividade) já são suficientes para obter resultados. Para que você não deixe para amanhã o início das caminhadas separamos nove motivos para começar já!

1. Auxilia no tratamento da osteoporose

Enquanto você caminha o impacto dos seus pés no chão provoca estímulos nos ossos que favorece a absorção do cálcio. Dessa forma os ossos ficam mais resistentes à osteoporose. Mesmo quem já sofre desse mal terá o benefício de impedir o avanço da doença.

2. Reduz a pressão arterial


Estudos mostraram que 40 minutos de caminhada provoca uma ligeira queda na pressão arterial que pode durar até 24h após o exercício. Como a caminhada também ativa mais o coração você mantém a circulação do sangue eficiente, levando mais oxigênio para todas as células.

Por estimular os músculos da perna (panturrilha principalmente) a caminha melhora o retorno venoso, ou seja, seu coração vai precisar de um esforço menor para fazer o sangue voltar. Isso significa preservar a saúde do coração e aumentar a sua longevidade. 

3. Combate a depressão

Caminhar, principalmente ao ar livre, faz o seu corpo produzir endorfina em grandes quantidades. Esse hormônio é responsável pela sensação de alegria e relaxamento e é uma substância chave no combate à depressão.

Por causa deste hormônio, caminhar pode se tornar em um círculo vicioso muito saudável. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, que te dará mais ânimo para ficar cada vez mais tempo caminhando.

4. Auxilia no controle do colesterol


A relação entre o exercício de caminhada e a diminuição da gordura no sangue, não tem muita novidade. A caminhada aumenta a parte boa do colesterol conhecida como HDL, evitando que a parte ruim dele fique depositada nas artérias do indivíduo, podendo causar enfermidades.

Segundo pesquisadores de uma Universidade Canadense, uma caminhada de apenas 60 minutos, pode ajudar a reduzir efeitos prejudiciais à saúde que um alimentação rica em gordura pode ter sobre o corpo humano. Essa atividade física consegue diminuir os níveis de lipídios em até 30%, de acordo com oestudo.

5. Melhora a qualidade do seu sono

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Por gastar uma boa quantidade de energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte.

6. É uma forte aliada no controle do diabetes

Quando caminhamos o corpo produz mais insulina (substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo), já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

 À medida que vai aumentando a intensidade dos treinos nosso corpo pode reverter a resistência à insulina, um fator importante para desenvolver o diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

7. Emagrece e equilibra o peso


Caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima do estoque de energias (gordura). Para tanto é necessário que faça uma caminhada vigorosa, aquela em que é difícil manter um conversa sem perder o fôlego.

Mas o benefício do emagrecimento vai mais além, pesquisadores comprovaram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

8. Controla a vontade de comer

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, perceberam uma redução drástica na vontade de comer chocolate das pessoas que fizeram 15 minutos de caminhada. Aqueles que apenas tentaram resistir ao doce sem fazer exercícios tiveram mais dificuldade de conter a vontade de atacar ochocolate.

Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem a ansiedade, efeito este que faz muitas pessoas buscarem compulsivamente os doces.

9. Protege contra derrames e infartos

Quem caminha tem o coração mais protegido, pois ter uma pressão sanguínea menor é um fator de prevenção contra derrames e infarto. Lembrando que todos os itens acima (redução de peso, diminuição do estresse e melhora dos níveis de colesterol) são de suma importância para ter um coração saudável e com menos possibilidades de complicações

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ELAS Fofão : “Parabéns a nossa gloriosa Policia Militar de Minas Gerais, pelos seus 238 anos de historia, trazendo para a população mineira, segurança e o respeito a ordem, através dos seus oficiais e praças.
Desta forma deixamos aqui o nosso abraço a todos os militares que compõe o 50ºCia/7º BPMMG, extensivo aos destacamentos e companhias da PMMG”.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
 
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu , Antôno Carlos Barbosa Álvares, enviou para o programa Canal Rural - um dos mais conceituados programas de televisão do nosso país uma carta que merece ser lida por todos os pompeanos e por toda população regional, do estado e do país. Confiram. Clique na imagem ao lado para ampliar:

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Dora Jacob

 

Quem se preocupa com a fome no mundo? 

 

15-06-2013

 

 

 

 

A pobreza e a fome são dois grandes riscos que ameaçam a população mundial. No entanto, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação FAO-ONU, sob o ponto de vista global, os índices de pessoas em situação de fome no mundo, diminuiu ao longo da última década. Apesar disso, 870 milhões de pessoas ainda estão subnutridas e milhões de pessoas sofrem as consequências das deficiênciasvitamínicas e minerais, incluindo a desnutrição infantil", segundo a FAO.
No ultimo dia 12 junho de 2013, representantes de trinta e oito países, reuniram-se na sede da FAO em Roma para apresentar relatórios sobre redução dos índices de fome, e apresentaram resultados comprovando que cumpriram metas estabelecidas internacionalmente na luta contra a fome, alcançado sucessos antes de um prazo fixado para 2015. Assim, o diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, anunciou que "Esses países estão liderando o caminho para um futuro melhor. Eles são a prova de que com uma forte vontade política, coordenação e cooperação, é possível conseguir reduções rápidas e duradouras da fome”. 
Foram estabelecidos parâmetros pela comunidade internacional na Assembléia Geral da ONU em 2000, e esse conjunto de medidas ficou conhecido como Desenvolvimento do Milenio (ODM). Os países representados e que alcançaram sucesso para reduzir pela metade a proporção de pessoas que passam fome esses índices de progresso foram monitorados entre 1990-1992 e 2010-2012. Os países que alcançaram o ODM foram: Argélia, Angola, Bangladesh, Benin, Brasil, Camboja, Camarões, Chile, República Dominicana, Fiji, Honduras, Indonésia, Jordânia,Malawi, Maldivas, Níger, Nigéria, Panamá, Togo e Uruguai. Os representantes desses países serão homenageados em uma cerimônia na sede da FAO, em 16 de junho, durante a semana de reunião da Conferência da FAO, órgão máximo de governo da organização.

Para consulta:
http://www.fao.org/news/story/en/item/177728/icode/

 

 

Notas e Fotos

PERCORRENDO O FACE DA PRIMA KÁTIA, DE PIRAPORA - SUAS POSTAGENS ME FIZERAM LEMBRAR DE UMA MATÉRIA QUE PUBLIQUEI EM NOSSO SITE(www.julioporto.com) e diz o seguinte:

HOMENAGEM AO MEU AMIGO JOHN LENON, GARÇON DO ACONCHEGO

- Garçom, que dose de mentira você tem? - Temos: "Eu te amo", "Nunca vou te deixar", "Eu quero você comigo" , "Estou com saudades" , " Você é especial "e também temos uma que anda saindo bastante: "pode confiar em mim", “ Eu nunca vou te esquecer”, “Você foi a pessoa de quem mais gostei”. Mas, tem uma também muito especial: “ Nunca te trai” - AAAAh, pois manda todas que hoje eu quero é me iludir.!(Adaptação de Júlio Porto). LEIA ISSO EM MUITO MAIS NO SITE www.julioporto.com (Nem tudo que é bom dura pouco) OU SIMPLESMENTEjulioporto.com BOM FINAL DE SEMANA A TODOS.

 

Notas e Fotos

BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ

 

1.                              Combate ao envelhecimento celular.

2.                              Promove uma vida longa e saudável

3.                              Desintoxicar o organismo de metais pesados

4.                              Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo

5.                              Produto totalmente orgânico

6.                               Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer

7.                              Melhora o funcionamento da Tireóide  

8.                              Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.

9.                              Melhora o sistema imunológico

10.                          Reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue.

11.                          Aqui em Pompéu você encontra a castanha no Supermercado Frigotudo: rua João Machado, 400 Telefone: 3523 1010. Falar cm Libério, Vanessa ou Renato.

 

 

Notas e Fotos

ELLAS & ELLES 

            O NÚMERO DE PESSOAS que está  caminhando na praça Dr. Ciro Cordeiro tem aumentado  dia a dia. Nesta terça feira, quando fazia caminhada com o professor Teodorico Jadir,  ele mesmo comentou sobre esse lance.

(*) E POR FALAR em caminhada, nesta mesma noitinha, a Luiza (Abreu)Valadares juntamente com uma amiga roubavam a cena. Muito bonita a amiga da Luiza, cujo nome fico  dever a meus queridos leitores.*** ESTÁ FALTANDO ALGUÉM de mais prestígio para sensibilizar o nosso querido prefeito Joaquim Campos Reis para a premente necessidade de se transformar o passeio em volta daquela  praça em um calçadão. Essa pessoa decididamente não é este colunista, pois já falamos com ele algumas vezes, já reiteramos nosso pedido,  mas ele não se toca. É lamentável que ele não tenha a visão da grande maioria ou da unanimidade: todos que têm o hábito de caminhar ali sentem essa necessidade: menos ele. É uma pena. Gostaria que seus assessores mais próximos auscultassem as opiniões de quem “gira” por ali. A cena que se vê é a seguinte: se você caminha com alguém e tem que cruzar no passeio, a “fila indiana” é inevitável: muito desagradável..Só o prefeito não vê isso. Meu voto ele não terá.Se o prefeito não  atender esse anseio, que não é apenas  meu, o Doutor Afonso Carlos, de quem sou muito amigo e admirador, não terá meu  voto para prefeito.

 

 

Notas e Fotos

UM DESAPARECIMENTO MTO SENTIDO. EU ERA MTO AMIGO DO ELDER E TENHO MTOS MOTIVOS PRA ISSO. FOI ELE QUEM DISSE AO meus amigos @Joelmir Tavares, ao Fabius Alvim, à Bárbara Loureiro e Paula Hoelzle, que eram responsáveis pela sua coluna, no jornal "O Tempo" que as notícias de Pompéu(leia-se Júlio Poto) tinham prioridade em sua coluna. Que prestígio deste seu amigo, elder: que "gracinha"(como diz a minha querida@Márcia Márcia Reis,de Sete Lagoas) que atitude mais honrosa e digna, porém imerecida!!! Mas por que tudo isso? Há uma explicação: conheci o Elder através do grande amigo comum Nicolau Neto - e o Elder era coordenador do concurso Miss Belo Horizonte e eu era Coordenador do Concurso Miss Minas Gerais, em Pompéu e nos tornamos grandes amigos. A turma do Nicolau Neto era muito unida... restam mto poucos. Os que já foram são: Darcio Silva de Curvelo, colirio , de abaeté, josé américo, de conc. do mato dentro,pedro corsino de dores do indaiá, lúzio frederico angelo , de contagem, geraldo augusto de santa luzia, joão bosco, de joão monlevade, magno baião, de itajubá, jorge maciel, de s lagoas, aldo costa de s lagoas,lauro célio, de manhumirim, laurita faria, de diamantina, Ivan Silva, de Divinópolis, Carlos Alberto Justo Dias, de Divinópolis, rubens de melo, de BH, lazinho pimenta, de montes claros, todos correspondentes e coordenadores do concurso miss minas gerais, em suas respectivas cidades(estes são os que lembrei)... Que todos esses nossos amigos descansem em Paz.(*)Desculpem-nos as letras minúsculas nos nomes próprios e nas cidades: é a dinâmica do face e da internet.

 

Notas e Fotos

CRÔNICA DO SEBASTIÃO VERLY (09-06-13)

O Zé Barrão famoso comerciante em Pompéu Sempre que me refiro ao Zé Barrão lembro-me do dia em que meu pai pediu ao filho do Barrão, o Zé Martins, goleiro do CAP e açougueiro na Cidade que me levasse na garupa do cavalo até a escola  pois chovia muito e ele passava justamente em frente à nossa casa. Minha mãe reprovou o pedido e meu pai justificou. “Eu mesmo já carreguei esse “paizinho” (de rapazinho, creio) “quando ele era pequeno”. “Ele é filho do Zé Barrão, da dona Nhánhá”, encerrou a conversa. 
 O Zé barrão ficou famoso pelas suas incríveis tiradas na cidade de Pompéu, onde tinha uma loja bem variada ali na penúltima esquina da Rua Padre João Porto. Ele merece uma página exclusiva. 
 Os casos deles eram muitos e quem os contava com propriedade era o Quito do Bahia. 
 O Zé Barrão era aquele tipo misto de engraçado com mal humorado. 
Consta que certa vez chegou um freguês na loja e pediu um metro de corda e ele explicou que a corda era vendida pelo peso. (Antigamente a corda era vendida no peso. Nunca entendi por que)  O cliente voltou outro da e pediu um quilo de cachaça e ele disse que cachaça não se pesava, media-se. O freguês,  um chato, disse “então me dê meio metro”.
 O barrão pegou as ferramenta e entalhou na madeira, o comprimento de meio metro, encheu de pinga e falou com freguês: “ Está aí sua pinga”. 
 Houve o caso dele com o viajante que lhe oferecia papel higiênico e ele perguntou ao viajante para que servia. 
 Discretamente, o viajante explicou-lhe a finalidade daquele produto. 
 Dizem que o Zé Martins, que era seu nome comercial, gritou para os fundos da casa: “Nhánhá traz o balaio de sabuco aí da cozinha”
 E então explicou ao viajante: “Aqui nós usamos é isto.”
 O viajante perguntou: ”mas resolve?”
          “É muito melhor do que o seu papel: limpa, coça e penteia...”
E por último a que ficou mais famosa foi a do dia em que apareceu por  lá o fiscal da receita estadual e pediu para ver as notas fiscais.
 O Zé barrão não tinha nenhuma espécie de escrita e nem tinha noção de como isso funcionava. Mas sabia que estava errado. 
 Então ele berrou para dentro de casa:
“Nhanhá traz ai o balaio de documentos.”
 Enquanto esperavam ele explicou para o fiscal que desde que ficara leproso colocava os documentos no balaio para ficar mais fácil de procurar. 
 O fiscal olhando para as feridas da erisipela que lastrava em sua perna que ele coçava sem parar. 
 Apenas olhou para os documento dentro balaio  e fez uma espécie de elogio:
 “Vejo que o senhor é um homem correto e que tudo deve estar certo. Não preciso conferir.” E seguiu viagem para Abaeté, a próxima cidade de seu roteiro.

 

 

Notas e Fotos

Joãozinho de novo    

Joãozinho estava brincando no playground da escola, qdo viu o carro do seu pai passando em direção ao mato atrás da escola... eleSeguiu o carro e viu seu pai e tia Jane, se abraçando apaixonadamente!!! Joãzinho achou isso tão excitante, que não se conteve e correu pra casa para contar pra sua mãe o que tinha visto ... 

- Mamãe, mamãe, eu estava no playground da escola, qdo vi o carro do papai indo pro mato com a tia Jane dentro... Eu fui atrás pra ver e ele tava dando o maior beijo na tia Jane....depois ele a ajudou a tirar sua blusa... aí a tia Jane ajudou o papai a tirar suas calças e depois a tia Jane....' 

Nesse ponto a Mamãe o interrompeu e disse:

- Joãozinho, essa é uma estória tão interessante, que tal
você guardar o resto dela pra hora do jantar?....
Eu quero ver a cara do seu pai, qdo você contar tudo isso hoje à noite!' 

Na hora do jantar, a Mamãe pediu pro Joãozinho pra contar sua estória... Joãozinho começou a sua estória:
- 'Eu tava brincando no playground da escola, qdo vi o carro do papai indo pro mato com a tia Jane dentro... aí, fui correndo atrás pra ver e ele tava dando o maior beijo na tia Jane...aí ele a ajudou a tirar sua blusa... aí a tia Jane ajudou o papai a tirar suas calças  e depois a tia Jane e o Papai começaram a fazer as mesmas coisas que a Mamãe e o tio Bill faziam, quando o Papai estava no exército ...' 

A mamãe desmaiou!

Conselho: Dê atenção a quem estiver falando com vc e escute tudo até o final, antes de tirar sua próprias Conclusões!  

 (Por Manuel Senra)

 

Notas e Fotos

Piada


Um pastor de ovelhas estava cuidando de seu rebanho, quando surgiu pelo inóspito caminho uma Pajero 4x4 toda equipada.

 Parou na frente do velhinho e desceu um cara de não mais que 30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana, sapatos moderníssimos bicolores, que disse: -

Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma? -

Sim, respondeu o velhinho meio desconfiado.

Então o cara volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta, via celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da NASA, identifica a área do rebanho por satélite,  calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha  daquela raça, baixa uma tabela do Excel com execução de macros  personalizadas, e depois de três horas, diz ao velho:
 - O senhor tem 1.324 ovelhas, e quatro podem estar grávidas.

    O velhinho admitiu que sim, estava certo, e como havia prometido,
    poderia  levar a ovelha.

O cara pegou o bicho e carregou na sua Pajero.
Quando estava saindo, o velho perguntou:

- Desculpe, mas se eu adivinhar sua profissão, o senhor me devolve a  ovelha?

Duvidando que acertasse, o cara concorda.

- O senhor é advogado ?!?! diz o velhinho...
- Incrível! Como adivinhou?

- Quatro razões:
- Primeiro, pela frescura;
- Segundo, veio sem que eu o chamasse;
- Terceiro, me cobrou para dizer algo que já sei.
- E quarto, nota-se que não entende merda nenhuma do que esta falando:
devolve já o meu cachorro!!!!

 

Notas e Fotos

Grande Élder

O meu abraço.

Você não nega mesmo fogo... A emenda ficou melhor do que o soneto; sua nota hoje (sábado) em O Tempo ficou muito boa. E, quero lhe agradecer por  mais esta sua manifestação de carinho. Élder, a gente vai chegando naquela fase de comodismo, na qual a gente não tem ânimo para viajar, mudar deares , mas ... se houver um encontro entre os velhos companheiros, aí é diferente ... a gente tem que se esforçar para rever os velhos amigos.

A gente poderia se reencontrar ... seria muito bom. E, se me permite... acho que ideal  seria uma cidade do interior. Qual? Não sei... mas vamos amadurecer a idéia.

Deus lhe pague por você existir e fique na Paz.

Não sei se já te enviei, mas se já o tiver feito, vou reenviar os nomes dos novos componentes da diretoria do CAP, que criou até seu próprio site:www.cap.pompeumg.com.br : (Em 15/07/06)

AQUI SUA NOVA DIRETORIA

Presidente - Antônio Gilberto Valadares Filho (Tõezinho Curraleiro)
1º Vice Presidente – Rogério Cordeiro Vasconcelos
2º Vice Presidente – Claudionor de Campos Gabriel (Cordeiro)
Diretor Esportivo -  Júlio César Valadares (Julinho do Ló)
Diretor Social – Wellington Geraldo dos Santos (Baú) e Nilson Alencar Ferreira Rezende (Nilson Vereador)
Diretor de Marketing -  Renato Magela de Oliveira (Renato do Açougue)
Tesoureiro -  Richard Wagner Barbosa
Departamento Jurídico -  Ricardo Álvares de Abreu e Silva – OAB: 37213
Secretária -  Elizabeth Aparecida da Silva Rachid(Em 15/07/2006)

 

Notas e Fotos

Dia dos Namorados

No Dia dos Namorados, a Pizzaria Atitude acolheu os casais apaixonados com muito romantismo ao som de Elton Carlos e Leandro tocando o melhor da música sertaneja.
No decorrer da noite,foram sorteados brindes, como por exemplo, cesta de café da manhã, uma noite no Adel Motel ...etc...

 

Notas e Fotos

A VACA, A FORMIGA E O VIADO

Uma vaca, uma formiga e um viado discutiam sobre quem era o tal. 
A vaca: "Dou 50 litros de leite todos os dias, é por isso que eu sou a melhor"! 
A formiga: "Trabalho dia e noite, verão e inverno. Posso carregar 52 vezes meu próprio peso, é por isso que eu sou melhor que voce."!

 

 

 

 

 

Por que você está descendo o texto ?Tá procurando o que ?Volte lá e defenda-se !É sua vez de dizer alguma coisa !

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

 

O árbitro libanês Ali Sabbagh foi preso na última segunda-feira após ser julgado culpado da acusação de ter manipulado resultados em troca de sexo. Além dele, dois árbitros-assistentes também foram condenados em um tribunal em Cingapura.

Sabbagh, de 34 anos, ficará preso por seis meses. Árbitro da Fifa, ele apitou partidas pelas Eliminatórias da Copa de 2014 na Ásia, como o duelo entre China e Cingapura, em 2011. Os dois bandeirinhas, Ali Eid e Abdallah Taleb, foram condenados a três meses de prisão.

O esquema de sexo foi arranjado por um grupo investigado por manipulação de resultados do país asiático, liderado por um empresário chamado Ding DiYang, que oferecia mulheres em troca dos resultados desejados. Esse grupo pode ser responsável por alterar resultados de mais de 380 partidas pelo mundo.

A partida que gerou suspeita sobre o libanês e os bandeirinhas foi o duelo entre Tampines Rovers, de Cingapura, e East Bengal, da Índia, pela Copa das Confederações Asiáticas, em 3 de abril deste ano. Antes do jogo começar, o trio foi substituído.

“Mas ninguém sabe quantas partidas ele pode ter manipulado”, falou o juiz do caso durante a sentença.

COMENTÁRIO DA COLUNA: isso pode não vingar porque não é todo mundo que gosta, não é mesmo?

 

Notas e Fotos

Dona Elza Afonso Tavares

Sebastião Verly/ Tião do Gonde – 10-06-13

Dona Elza é lembrança que representa uma dessas grandes novidades que marcaram as mudanças em minha vida. Era ano de 1949, eu cursava o segunda série primário e, nem de longe, imaginava o que aquela bela professoras viera trazer para nossa escola.

Em poucos dias ela tornou-se uma professora bastante conhecida. Uma artista plena que ministrava aulas de alegria.

Primeiro, foram suas aulas ali no galpão que antecedia a subida para as salas de aulas. Ministrava aula para dezenas, talvez centenas de crianças. Tantas brincadeiras das mais engenhosas, motivadoras e engraçadas. Quem teve o prazer de viver aqueles momentos, guardou para sempre aquela música bem ritmada com o movimento e batida das mãos de dois colegas: “pirulito que batebate, pirulito que já bateu, quem gosta de mim é ela pra gostar dela sou eu.”

Nossas mãos tocavam a do colega da fila ao lado e que, ao virar, quedava-se  em nossa frente. E eu me lembro de que à minha frente ficava uma das gêmeas idênticas que existiam na escola.

Para mim, além da alegria eram momentos de emoção e timidez.

Havia a parte individual que constava dentre outros exercícios aquele de assoprar a vela. Era para exercitar os pulmões e creio que ela explicava de maneira bem simples.

Houve um dia em que o choro e a emoção permearam a alegria e saudade. Foi num momento em que Dona Elza cantava a valsa do patinador e quando disse “mamãe  quer dançar com papai”, as lagrimas irromperam e o choro se soltou.

“Nós queremos uma valsa,

Uma valsa, para dançar,

Uma valsa, que fale de amores,

Como aquela, dos patinadores...

Vem, meu amor,

Vem, meu amor,

Num passinho de valsa,

Que vem e que vai,

Mamãe quer dançar com papai!”

Ela havia perdido a mãe fazia pouco tempo.

Esta que escreverei agora talvez nem ela mesma se recorde: na festa junina, outra inovação na escola, ela convidou a EduardaCosta Pereira, uma linda jovem recém chegada à Pompéu para ajudar a criar e ensaiar para a festa.

E lá vieram as duas com a música “Iaiá pula fogueira. Ioiô não pulo não; Iaiá pula a fogueira que eu te dou meu coração.” As meninas da elite da cidade foram ensaiadas e dançaram a quadrilhas e houve, creio que pela primeira vez, uma bela festa junina na nossa Escola Estadual Dr. Jacinto Campos. 

Depois a Dona Ela casou-se com o Lili do Xisto, um cidadão muito especial.

Dona Elza fez um curso de cabelereira e adquiriu máquinas e utensílios para fazer permanente que era o mais solicitado naqueles anos. Permanente à quente que vigorou por muitos anos e ela ensinou até cabeleireiras da Capital. 

Em novembro de 1953, antes mesmo de abri oficialmente a loja de seu marido, eu passei a trabalhar com eles.

Engraçado mesmo morando em sua casa sempre a tratei por Dona Elza.

Com ela aprendi muito.

Aprendi respeito à pessoas, quando pude ver o tratamento dispensado as empregadas da casa. Eu não me sentia empregado.

Vivia o tempo todo junto com a família o que criou um imenso afeto por todos e todas.

Certa vez, ela convidou para almoçar em sua casa, o Fiu e sua esposa, Dulce, sendo que ela me informara que havia sido namorada do mesmo e que o Lili, seu marido sabia. Para mim, criado nas mais rígidas tradições foi uma quebra de paradigmas bem significativa.

Outro aprendizado foi certa vez que uma bêbada caíra em frente à sua casa e u saia para ir lá ver, quando Dona Elza me chamou e advertiu: “Não vá lá perto. Evite estragar suas vistas com algo que não vale a pena ver.”

Deixei a cidade e mantive sempre uma enorme simpatia pela Dona Elza.

Eu me lembro dela com todo carinho. Sua vida é até hoje uma belíssima aula para todos  nós.

 

 

Notas e Fotos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

15-06-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

15-06-2013

 

 

 

 

 

HORTALIÇAS

Vamos falar um pouco das hortaliças, esse alimento saudável que faz bem ao nosso organismo.
É dificil preparar um prato que não contém uma hortaliça. Elas são tão importantes na nossa alimentação que é praticamente impossível
pensar num prato sem algumas delas.
As hortaliças estão sempre presentes na nossa mesa, seja como simples ingrediente de um molho, uma cebola picadinha, por exemplo,
ou seja como base de um prato principal, os pimentões recheados, por exemplo.
O nome hortaliças é dado a todos os prdutos de horta, também conhecidos como verduras e legumes e que podem ser comidos crus ou cozidos.
Há uma grande quantidade de hortaliças e diferentes maneiras de classificá-las. Aqui elas estão divididas de acordo com a parte da planta que é
consumida como alimento.
- HORTALIÇAS DE FOLHA - Acelga, agrião, alface, almerão , couve, escarola, espinafre, mostarda,,repolho, rúcula, serralha, taioba e outras. Sào muito
saborosas e têm grande concentração de vitaminas e sais minerais. Quando consumidas cruas são muito ricas em vitaminas C, ferro e cálcio.
- HORTALIÇAS DE CAULE - Aspargo, salsão, ruibarbo, são parecidas com as de folha e nelas a cor verde também indica o alto valor nutritivo.
- HORTALIÇAS DE FLOR - Alcachofra, brócolos, couve-flor, flor de abóbora, são ricas em sais minerais ( cálcio, fósforo, ferro e magnésio), mas perdem quase todas as vitaminas durante o cozimento.
- HORTALIÇAS DE FRUTOS - Abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, maxixe, pepino, pimentão, quiabo, tomate. Em geral, são boas fontes de vitaminas A e C.
- HORTALIÇAS DE SEMENTE - Hevilha, feijão verde, lentilha, milho verde. São ricas em proteínas.
- HORTALIÇAS DE BULBO - Cebola, alho, alho-poró. Contém vitamina C e uma substância chamada cistina, que lhes dá o cheiro forte e faz com que sejam usadas como tempero.
- HOTALIÇAS DE RAIZ - Beterraba, cenoura, nabo, rabanete. Têm muita vitamina A e ferro.
- HOTALIÇAS DE TUBÉRCULOS - Batata, cará, inhame, mandioca. São pobres em proteínas e gorduras e perdem toda vitamina C durante o cozimento. São alimentos indicados como fonte de energia.
As hortaliças também podem ser classificadas quanto à cor, divisão que indica a forma mais adequada de cozinhar cada produto.
Os vegetais verdes devem ser cozidos rapidamente.

Os amarelos e vermelhos cozinham em pouca água e fogo brando.
Os brancos também devem ser cozidos em pouca água e fogo brando, mas,quando forem duros, aconselha-se a cozinhá-los em panela de pressão.
Levem em conta os períodos da safra ao comprar hortaliças. Assim você sempre vai adquirir produtos mais baratos, mais frescos e muito mais saborosos.
Observando bem as dicas, você será capaz de preparar uma refeição muito mais saudável e nutritiva.
Veja a receita a seguir, o aproveitamento de verduras e legumes.

PIZZA CALABRESA COM TALOS DE AGRIÃO

INGREDIENTES DA MASSA - 02 xícaras de chá de farinha de trigo
01 colher de sobremesa de sal
01 colher de chá de açúcar
01 colher de sopa de óle
15gr de fermento biológico
1/2 xícara de chá de água morna
MOLHO DE TOMATE - 01 colher de sopa de extrato de tomate
Sal e óregano a gosto

RECHEIO - 200gr de linguiça calabresa fresca
06 xícaras de chá de talos de agrião
02 dentes de alho
01 cebola pequena fatiada
01 tomate maduro cortado em rodelas
10 azeitonas pretas

MODO DE PREPARAR - Dissolva o fermento na água morna, mistura os ingredintes e colque a farinha aos poucos amassando bem com as mãos
até formar uma massa homogênea. Continue sovando por mais 5 minutos ou até ficar bem macia. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Para o molho, misture o extrato de tomate com sal e óregano. Abra a massa com o rolo, coloque em forma untada, espalhe o molho e leve para assar em forno quente.
Para o recheio, tire a pele da linguiça, pique em pedaços pequenos e frite. Lave e pique os talos de agrião. Frite o alho no óleo e refogue os talos.
Monte a pizza espalhando sobre a massa pré-assada, os talos de agrião, a linguiça frita e a cebola em rodelas. Decore com tomates e azeitonas e leve
a assar.

Rendimento, 08 porções.

Ao usar verduras e legumes procure aproveitar os talos, cascas, sementes, são alimentos ricos em vitaminas e proteinas.
Nada se perde, tudo se aproveita.

Ame a todos e confie em poucos. Mas não seja injusto com ninguém!

Um bom final de semana, em breve novas dicas, novas receitas e a certeza de meu carinho para com todos.

Dúvidas, sugestões, críticas: mariadapazpcampos@bol.com.br

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

15-06-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

15-06-2013

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

15-06-2013

 

 

 

 

CURTAS-METRAGENS DA SEMANA



O COMPORTAMENTO HUMANO


<>  Quem Tem Medo do Computador?    --  É comum vermos algumas pessoas, já mais adiantadas em anos, dizer, até mesmo com uma certa pitada de  orgulho, que “odeia o computador”, ou que “não gosta”, ou “não mexo com isso”.  Outro dia, vi mesmo uma que dizia que “no computador, ela não via fotos não!  Só no papel e no álbum”  Mas qual realmente seria a razão disso?    

A análise desta ojeriza tem levado alguns a acreditar que no fundo seja um mecanismo -- embora inócuo -- de tentativa de autoproteção. Uma tentativa de desmoralizar a moderna tecnologia, taxando-a de superficial, para assim valorizar os longos anos em que se dedicou aos meios tradicionais de aprendizagem, ao acúmulo de uma grande biblioteca, aos anos de escola, às incontáveis horas numa “máquina de datilografia”, ou ouvindo fitas cassete para ajudar no aprendizado de uma língua.  Tudo isso em contraposição às modernas ferramentas de aprendizado utilizadas pelos jovens que têm no Google, ou na à Wikipedia, ou enfim na WEB o equivalente a centenas ou mesmo milhares de bonitas e encadernadas enciclopédias, que ainda enfeitam suas estantes.

No entanto, alguns já nos seus cinquenta e considerados -- em virtude  de sua própria culpa --   velhinhos para a informática e para a internet, resolveram sair de sua zona de conforto e deixar de serem “analfabytes” e hoje já integram um contigente de mais de 2,5 mihões de “velhinhos” informatizados no Brasil.  Não é muito (1,25%) numa população de quase 200 milhões, mas é um promissor começo!


COMO O MUNDO  VÊ O BRASIL


<>  Antes e Agora --  O Brasil sempre foi  o país do Futebol, do Carnaval, do Concurso de Bum-Bum e até mesmo do Turismo Sexual.  Enfim, sempre foi encarado como o país da irresponsabilidade para com o trabalho, dos longos dias nas suas belas praias, num permanente laser.  Em compensação era um país tranquilo e sem violência.  De qualquer forma não havia muito para roubar ou assaltar de um povo que tinha muito pouco a oferecer.


Hoje o mundo não mais nos vê como o país do Turismo Sexual, ou do Carnaval, ou do Futebol, até porque este último atributo há muito deixou de ser atração, embora os dois primeiros ainda constituam atrativos muito fortes.   E se você andar por Salvador, e frequentemente encontrar uma legítima mulata brasileira abraçada a um louro alemão, não faça juízo errado.  Na maioria dos casos não se trata de turismo sexual.  Com muita frequência elas se tornam suas legítimas esposas e não raro mandam seus ou suas filhas morenas -- como algumas que conhecemos -- de sobrenomes “estranhos”, de volta  ao Brasil,  para ocupar posições de destaque no nosso cenário acadêmico, como professores, ou consultores de grandes empresas.

Assim, hoje, se você minha leitora, assistir às TVs internacionais como a CNN, ou a BBC, ou a  Deutsche Welle verá que esta visão tem mudado significativamente. Hoje, apesar de um passageiro declínio na velocidade do progresso econômico que o país teve nos últimos anos, o Brasil ainda é visto como um campo promissor para novos investimentos.  Reclamam, entretanto da insegurança que os investidores têm com as constantes mudanças na política de controle do câmbio, na inconsistente política tributária que sempre muda ao sabor do humor do ministro ou da presidente e do excessivo protecionismo no comércio externo, o que nos relega a posições muito inferiores, por exemplo, às dos novos integrantes da nova Aliança do Pacífico -- Chile, Peru, Colômbia e México.

POLÍTICA NACIONAL


<>   “Fazer Mais”? --  Este é o discurso dos 3 candidatos à Presidência da República.  Todos dizem que vão fazer mais.  A Presidente Rousseff vem a público para dizer que vai fazer mais do ela mesma tem feito.  É uma promessa de autosuperação.   Os demais dizem que vão fazer mais do que ela têm feito.  Mas, será que o problema é realmente fazer mais, ou fazer melhor?  É uma questão de ser meramente eficaz, ou ser efetivo/eficiente?


<> Lula sobre Rousseff:  “A Bichinha Tomou Gosto” -- Com o fantasma da inflação tirando o sono da presidente  Rousseff e seus ministros da área econômica, também o medo da derrota eleitoral -- embora pouco provável, pois em país “emergente” que distribui “bolsa familia” o governo  não perde eleição --  os partidos da chamada “base de sustentação” passaram a ficar muito preocupados e também a pensar num candidato alternativo.  Mas candidato alternativo do PT só existe um: Lula. Assim, sondado sobre a possibilidade de voltar a se candidatar em 2014, o ex-presidente respondeu:

--   “Eh...!  Nas conversas que tenho com ela, ela não dá nenhuma brecha.  A “bichinha” tomou gosto pela coisa!”

Aqui no interior, quando alguém entra na política e não mais quer sair é comum dizermos que “foi picada pela mosca azul”.  E depois de picada  e contaminada, nunca mais abandona a política.  O contaminado pode até um dia deixar a política, mas a política jamais o deixará!


<> Última Pesquisa Nacional: Presidente Roussefff --    Caiu de 67% para 55% o prestígio da presidente da república. Numa eleição, antes ela venceria com 57% , agora, já baixou para 51%

É uma situação muito desconfortável, principalmente se considerarmos que existe uma forte possibilidade que uma das candidatas seja a ex-senadora Marina Silva, que nas útlimas eleições presidenciais teve 20% dos votos no primeiro turno.  Se isso se concretizar, teremos, então, provavelmente concorrendo à Presidência da República 4 candidatos:  A favorita, mas em declínio de popularidade, Presidente Dilma Rousseff, o ex-governador de Minas e senador Aécio Neves, o então Govdernador Eduardo Campos, do estado do Pernambuco e a decisiva Marina Silva.  Não devemos nos esquecer de que Marina também comunga as mesmas ideologias da presidente Rousseff, e assim seus votos talvez viessem das mesmas fontes.  E considerando que a presidente, que na eleição passada perdeu no Sul e só se refez disso ao ganhar no Nordeste, já agora não teria esta vantagem, pois o Governador é um nome imbatível no Nordeste.  É, a presidente está numa situação extremamente delicada, apesar de todos os programas que tem se apressado a lançar no intuito de melhorar a imagem de seu governo.


ECONOMIA


<>    Qual seria uma boa Mensagem de Campanha?  --  Seria crescer 5%, ou seria zerar o déficit público, ou seria eliminar uma inflação de 6,5% ao mês, ou tentar segurar o dólar que ameça subir... subir... até bater na casa dos R$2,40?

Não obstante serem problemas preocupantes, o quê entretanto mais interfere no desempenho das empresas brasileiras -- e logo as de grande porte -- é a incerteza de que caminhos tomar na gestão de suas empresas.  Um dia adotam uma política para frear a entrada de dólares.  Depois, num dito pelo não dito, voltam atrás e desfazem as medidas.  Um dia desoneram a folha de pagamento de algumas empresas, mas não desoneram de outras.   Cortam IPI de alguns produtos por um certo tempo, mas depois o restabelecem, para logo depois cortar novamente.

É justamente isso que todos -- empresários nacionais e internacionais -- reclamam do governo brasileiro: Uma maior estabilidade nas sua política econômica.


A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


<>   A Ponte sobre o  Abismo entre a Tradicional e a Moderna -- Este é um desafio que vai se tornando cada vez mais difícil com o passar do tempo.  E simplesmente porque o, “passar do tempo” tem tudo a ver com a solidificação do tradicional, mas também com os avanços da tecnologia -- e quão rapidamente esta avança!  Os tradicionais se fortalecem cada vez mais em suas trincheiras contra a introdução de novos métodos e novas tecnologias,  enquanto a modernização a cada novo minuto tem à sua disposição cada vez mais recursos educacionais, principalmente se considerada a avassaladora disponibilização de recursos que a internet coloca à disposição de todos.

Mas, engana-se quem pensa que para introduzir modernas tecnologias basta reunir os professores de uma escola e lhes incentivar a usar os computadores e utilizar as dezenas de centenas de recursos que principalmente a internet disponibiliza. O problema deve ser enfocado e abordado através de várias perspectivas: Do ponto de vista dos administradores da educação, de autoridades governamentais  e seus recursos financeiros (embora esta seja a parte mais fácil de resolver, pois o investimento é irrelevante e o custo de manutenção é minimo), dos educadores, dos pais , da comunidade, e sobretudo dos alunos.

Este é um desfio que estamos prestes a enfrentar ao iniciarmos, em agosto  ´próximo, o Curso de Pós-Graduação em Utilização de Moderna Tecnologia na Escola Tradicional, com o apoio de organizações (CEET) ligadas ao Ministério da Educação do Estado de British Columbia,Canadá.  O curso será dirigido aos 8 países lusófonos do mundo (veja no mapa abaixo).

Países que falam português, como língua ofical 9por ordem de população) Brasil, Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau,Timor Leste, Guiné Equatoriqal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe  

.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site