NOTÍCIAS: 15/10/11
"clique na foto para ampliar"
ELOGIADA em todos os aspectos a nova Casa de Gastronomia e Lazer: o Paiol Mineiro. Na noite de inauguração , a Casa esteve repleta. Seus proprietários JÚLIO Valadares e BETH Rachid deram demonstração de que têm tudo para que o empreendimento seja sucesso absoluto, pois receberam os convidados com grande categoria.  Desejamos pleno êxito ao casal.( As fotos são do Portal Pompéumg)



 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

JULINHO Valadares e BETH Rachid, proprietários do Paiol Mineiro.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

FERNANDO Campos é um dos garçons do Paiol.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
GLAUCIANE deu o toque feminino entre os garçons: além de bonita, muito simpática.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ANCO Márcio fez o fundo musical. Quem não se lembra dele?Já morou em Pompéu há anos atrás. Era irmão do Petrônio, meu grande amigo.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
CIANE Rezende, pompeana que cursa Engenharia Ambiental e Sanitária, na UNIPAC, em Bom Despacho.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
SONHO DESFEITO

O casamento do jovem LEONARDO de Melo Cunha e ALINE Castelo Branco(foto ao centro) constituiu-se em um dos casamentos mais requintados e elegantes da sociedade pompena e regional. Aqui, os noivos na recepção aos convidados, faz pose histórica ao lado dos amigos Nego e Graciani, Julinho e Beth e Michele e Juninho.A família do noivo é da cidade de Uberaba(depois gostaria de perguntar à MARCELA, sua irmã) se eles são parentes do  ex-prefeito de Uberaba, HUGO Rodrigues da Cunha, velho conhecido. .
O casamento se deu no dia 10 de setembro do corrente ano, no entanto por ironia do destino, o enlace duraria apenas 31 dias: o simpático e jovem engenheiro teve morte trágica a caminho de sua  casa - entre as cidadea de Jaiba e Janaúba(onde estava morando) ao se colidir com uma carreta trimião.
A cidade de Pompéu ficou abalada e enormemente consternada, tendo a noticia se espalhado rapidamente pela cidade e causado grande comoção em todos os meios sociais da cidade.
O corpo de Leonardo foi sepultado na cidade de Uberaba, sua terra natal e muitos amigos daqui de Pompéu foram àquela cidade prestar-lhe sua última homenagem e seu último adeus.
Que Leonardo  descanse em Paz.
 
**********************************************
 
 
ACIR QUERIDO
A CIDADE DE POMPÉU AMANHECEU ABALADA COM O TRÁGICO DESAPARECIMENTO DO JOVEM AGRÔNOMO LEONARDO DE MELO CUNHA. ELE FALECEU ONTEM À NOITE ENTRE A CIDADE DE JAÍBA E  JANAÚBA,ONDE PASSOU A MORAR, DEPOIS DE SE CASAR COM A JOVEM ALINE CASTELO BRANCO. O CARRO EM QUE O JOVEM SE ENCONTRAVA  JOVEM BATEU NA TRAZEIRA DE UM CAMINHÃO DE CANA - .ELE ERA DE UBERABA E SUA ESPOSA DA CIDADE DE POMPÉU - AMBOS DE TRADICIONAIS FAMILIAS MINEIRAS.. SE PUDER REPERCUTIR AI IRMÃO. ELE SERÁ VELADO E SEPULTADO  EM UBERABA.ACIR, NÃO É  PORQUE ELE FALECEU, MAS O SEU CASAMENTO, OCORRIDO  NA CIDADER DE POMPÉU, DIA 10 DE SETEMBRO DESTE ANO, FOI UM DOS ACONTECIMENTOS SOCIAIS MAIS BADALADOS E DE MAIOR BRILHO QUE A SOCIEDADE POMPENA JA PRESENCIOU. - ANTECIPADAMENTE LHE AGRADEÇO.
(Nota enviada pelo Colunista à Rádio Itatiaia ao “decano” ACIR Antão.)

 
Notas e Fotos
CADERNO DE ESPORTES
 
 Seleção brasileira
Vamos combinar. Todo mundo reclama que a seleção do Mano não tem esquema tático, não tem marcação, não tem padrão de jogo...não tem nada. Outros dizem que a renovação da equipe está sendo muito lenta, outros dizem que está sendo rápida. A culpa disso não é só do Mano. A culpa maior é da CBF. Enquanto essa turma que não gosta de futebol ficar encastelada em seus gabinetes refrigerados no comando do nosso esporte bretão, nem Mano e nem ninguém vai conseguir fazer uma seleção competitiva. E olha que temos os melhores jogadores do mundo, ou alguém duvida disso. Acontece que por aqui entra ano e sai ano e a coisa não muda nada. Olha o calendário divulgado essa semana para o ano de 2012! Vamos ter 15 rodadas de brasileirão próximas as chamadas “datas Fifa” datas dos famosos amistosos da seleção e ainda os jogos Olímpicos de Londres. Pois é, e o campeonato brasileiro não vai parar por isso. Até na Venezuela a organização do futebol é melhor que a nossa. Na Copa América, por exemplo, eles pararam o campeonato de lá para não prejudicar os clubes. Aqui não parou e nem vai parar pois os  negócios milionários dos Ricardos Teixeiras da vida não podem ser prejudicados. Aí vocês me perguntam e o torcedor? A resposta é simples: o torcedor que se dane.



Atlético
Difícil demais a situação do nosso glorioso Clube Atlético Mineiro. Todo ano é a mesma coisa. Acho que não vai escapar da segundona. O time é muito ruim, poucas peças de reposição e mal treinado. A saída tardia de Dorival Junior arrebentou o Galo no campeonato. Ele, (Dorival), conseguiu destruir o Atlético e a diretoria não queria enxergar isso. Vejam a situação do Diego Souza, por aqui não jogou nada nem no campeonato rural foi colocado em campo, no Vasco está arrebentando. O Daniel Carvalho também foi outro perseguido pelo Dorival e se o treinador não tivesse saído do time ele (Daniel) já teria saído. Cuca chegou e encontrou uma situação catastrófica. A aí? Esperar que Cuca vá salvar a pátria, é no mínimo sacanagem. Ele também é muito fraco, todo mundo está vendo isso aí. À torcida, vou deixar um recado usando uma frase do locutor esportivo Mario Henrique o “Caixa” da Itatiaia. “Quem for devoto, pega o terço ai na gaveta, por que para escapar da serie B, só rezando”.
 
Cruzeiro
Com certeza uma das maiores surpresas do campeonato. Para a torcida surpresa ruim é claro. Quando a competição ia começar todos colocavam o time azul de Minas como um dos postulantes ao título. Pois é, hoje o que se vê é um time (se é que se pode chamar aquilo de time), totalmente perdido em campo, em alguns jogos andando em campo, jogadores abandonando o time (Gilberto), outros discutindo com torcedor em aeroporto (Fábio), trocas constantes de treinador, (já foram 4 esse ano), diretoria distante do time... nossa; muita bagunça. Mas mesmo com todos esses problemas, acho que não cai não. Torcer eu como atleticano, até torço para cair, mas não vai ser dessa vez.   
Sede leiloada
Uma dívida trabalhista com o goleiro André Doring, pode custar ao Cruzeiro a sua sede do Barro Preto. A dívida está acumulada em quatro milhões de reais e a raposa já perdeu em todas as instancias, agora é só aguardar a data do leilão.
Formula 1
Não foi uma das melhores corridas de Sebastian Vettel na temporada 2011. O alemão, acostumado a dominar as corridas – venceu nove de 15 nesta temporada – até chegou a liderar o início da prova, mas sofreu com o alto desgaste dos pneus macios no carro da RBR. Após a segunda parada nos boxes, perdeu a liderança e a vitória para Jenson Button, da McLaren. Após a terceira, acabou superado também por Fernando Alonso, da Ferrari. Mas nem isso foi capaz de colocar água no chope do piloto, que precisava de apenas um pontinho – um décimo lugar – para levar o título com quatro provas de antecipação. A terceira posição na prova em Suzuka foi mais do que suficiente para torná-lo o bicampeão mais jovem da história da Fórmula 1.
Dá pra melhorar?
Melhor jogador do mundo nos últimos dois anos o argentino Messi ainda acha que pode ser melhor. Pelo menos vai tentar. A partir de agora o argentino vai usar um chip na chuteira que armazenará os dados de seu jogo: velocidade, passes, distância percorrida entre outros detalhes mais. A informação é da Adidas que vai fabricar a chuteira e ainda disponibilizará a mesma em seu site ao preço de  R$ 580,00. E aí atleta de final de semana, que tal comprar uma? Vai que numa dessas peladas por aí você vira o Messi.

 
Notas e Fotos
FRASES: QUEM FAZ GOSTO, VÊ DESGOSTO.(Esta frase era sempre proferida pela mãe do grande amigo deste colunista JEREMIAS Fausto Ferreira.  DONA MARIA DE LOURDES LOPES).
 
Notas e Fotos
“DINHEIRO NÃO AGUENTA DESAFORO” (DE RUBENS Antônio de Lacerda)
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
A TODOS POMPEANOS E REGIÃO.

Venho através  deste, agradecer todo carinho e motivação  que venho recebendo de todos vocês .
Quero aproveitar e agradecer sempre e mais uma vez a ilustre pessoa de Julio Porto por seu sempre apoio e estima.
Confesso que estou muito feliz com os reais fatos positivos que vem ocorrendo em minha vida, mas também  quero dizer que nada disso teria nenhum sentido se não  fosse a amizade e a humildade que trago em meu coração .
Cada país que represento meu Brasil, levo Pompeu e região  em minhas atitudes e forma de raciocinar de como chegar a final.
Em 2011 tive a possibilidade de colecionar vários títulos, mas o maior deles é o de mister Pompéu, pois foi desta cidade simples que aprendi a lutar e correr atrás  de meus sonhos.
Você  que esta tendo a oportunidade de ler este simples agradecimento, não  fique esperando as coisas caírem do céu, corra atrás de seus sonhos, sejam eles o mais eloqüente  possível.
Hoje sou MISTER BRASIL, mas chegar aqui nao foi fácil, exigiu muita disciplina e muita força de vontade.
Representando o Brasil no mister TERRA, diante de 70 países, fiquei em 2 colocado. Mas confesso que saí de Guatemala com espírito de vencedor.

24 de Outubro, embarco para o Peru, onde vou disputar o MISTER UNIVERSO. Este será meu ultimo concurso internacional e prometo a POMPÉU e ao BRASIL que trarei este título custe o que custar.
Assim que voltar do Peru com o título de MISTER UNIVERSO, irei até POMPÉU  e faremos uma grande festa de comemoração ....
A todos um grande abraço e vamos nos comunicando via Facebook, Orkut e demais meios de comunicação.
Mais uma vez, OBRIGADO POMPEU pelo carinho...!!!

Ralph Santos

Mister Brasil Terra 2011
Mister Santa Catarina Mundo 2011
Mister Santa Catarina Mundial 2011
 
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
 
ENCONTRO  com o JOÃO  do Soca esta semana e ele me conta que uma senhora lhe convidou para ir ao Clube da Terceira Idade e o diálogo foi mais ou menos o seguinte:
Senhora: João, vamos ao Clube da Terceira Idade?
João: Que isso, de jeito nenhum. Eu não gosto de “velho”.
A senhora, sentindo-se ofendida, diz:
 - Que isso, você também é velho.
João: eu não sou velho – eu tenho idade, mas não sou velho.
Senhora: Você é velho sim.
João: E tem mais: pra que que eu vou lá??? Só pra ouvir vocês disputando quem ta pior de saúde do que a outra. Uma vem e diz: ah... eu to com muita dor nas pernas... a outra retruca: eu não agüento mais de dor na coluna e assim por diante, conclui o João, e, finaliza.
- Não quero ir lá pra saber qual de vocês ta pior, ta mais velha etc...  rssss
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
 VICENTE ROMÁRIO(CATETANÓPOLIS)
 
 
NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO, O PREFEITO DE CAETANÓPOLIS/MG, ROMÁRIO VICENTE ALVES FERREIRA, DIVULGOU MENSAGENS PARA O DIA DAS CRIANÇAS E PARA O DIA DOS PROFESSORES. CONFIRA OS TEXTOS ABAIXO.
 
 
DIA DAS CRIANÇAS
 
"Há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto" (Milton Nascimento e Wagner Tiso - "Coração de Estudante").
 
Neste 12 de Outubro, em nome do Povo de Caetanópolis, peço à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que cubra de bênçãos as crianças da terra de Clara Nunes, a Guerreira que tantas vezes pronunciou-lhe o sagrado nome ao interpretar o samba "Portela na Avenida".
Na oportunidade, renovo o compromisso de continuar lutando, especialmente nas áreas social, educacional e cultural, a fim de que os cidadãos caetanopolitanos de amanhã recebam sempre o tratamento respeitoso a que têm direito.
As crianças são sorrisos de Deus no meio de nós!
 
 
 
**********************************************************************************
 
DIA DOS PROFESSORES
 
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende" (Guimarães Rosa).
 
Aos mestres de Caetanópolis, que sempre souberam ensinar e nunca se fecharam ao constante aprendizado, pilar de uma educação cada vez mais sólida e transformadora, neste 15 de Outubro, data dedicada aos professores, externo o carinho e a imorredoura gratidão do Governo e do Povo da Terra de Clara Nunes.
Da presidente da República ao mais simples trabalhador brasileiro, ninguém se tornou Alguém sem as orientações de um educador comprometido com o futuro do País e amante do saber.
Sejam felizes hoje e sempre, meus queridos professores! E continuem a contar com o empenho desta Administração na busca incessante da melhoria da qualidade do ensino.
Aquele abraço do Prefeito
 
ROMÁRIO VICENTE ALVES FERREIRA(Prefeito de Caetanópolis)
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Hugo de Castro

Coordenador do Centro Cultural “Dona Joaquina do
Pompéu”


Diretor de Cultura do Círculo Monárquico Jovem de Minas Gerais


Visconde do Burity da Estrada

hugocastroscv@yahoo.com.br

Dona Joaquina do Pompéu e a Monarquia




Bandeira do Império do Brasil
A história e o legado de Dona Joaquina do Pompéu estão intimamente ligados à nobreza e aos nossos soberanos que aqui reinaram como Dom João VI e Dom Pedro I, e posteriormente Dom Pedro II com o Ministro Martinho Campos que era neto de nossa matriarca e foi presidente do Conselho de Ministros no Segundo Império. Depois veio Dom Geraldo Proença Sigaud, Arcebispo de Diamantina que era tetraneto de Dona Joaquina e uma das pessoas que mais ajudou a família Real brasileira quando voltaram do exílio e foram morar em Jacarezinho-PR, onde este exercia o pastoreio Episcopal.



Sua Alteza Imperial Dom Luiz de Orleans e Bragança
Imperador de Direito do Brasil – Bisneto da Princesa Isabel, a Redentora
Atualmente a família Imperial Brasileira, que tem como Chefe da Casa, Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orléans e Bragança, e auxiliado por seus dois irmãos Dom Bertrand de Orléans e Bragança e Dom Antônio de Orléans e Bragança, levam ao povo brasileiro a verdadeira face do período glorioso que fomos governados pela monarquia. Tenho a grande honra de ser nos dias de hoje o representante da família de Dona Joaquina do Pompéu junto à casa Dinástica de Orléans e Bragança e assim auxilia-los na grande causa monárquica.
A presença de Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Dom Bertrand de Orléans e Bragança, 2º na sucessão da Chefia da Casa Imperial em nossa cidade no último dia 20/08/2011, foi um sinal desta intimidade que entre a nobreza e o legado de nossa matriarca.



Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Imperial Do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança,
Irmão de Dom Luiz e 2º na sucessão da Chefia da Casa Imperial.

A monarquia parlamentarista é uma salvação para esta terra de Santa Cruz, tipicamente devota dos mais puros e fervorosos princípios de integridade, moral e valores que só poderão ser colocados em prática depois que tivermos um chefe de Estado que represente os verdadeiros anseios de uma sociedade livre, igualitária e compromissada com o desenvolvimento.
Não devemos associar a Monarquia a pensamentos “antigos e atrasados”, muito pelo contrário, a monarquia parlamentarista é a salvação para esta República espúria que caiu de podre desde o momento que nasceu de um golpe de estado sem projetos de construção  de uma sociedade que caminhava para o desenvolvimento planejado pelo Saudoso e Augusto Imperador Dom Pedro II, e que seria colocado em prática por sua filha a Redentora Princesa Isabel, que por ter abolido a grande chaga social que foi a escravidão no Brasil perdeu o trono.



Hugo de Castro e Dom Bertrand

O povo brasileiro não merece sofrer a espoliação e os desaforos de um sistema entregue à corrupção e malgrado pelos vícios de golpes que apenas desestabilizaram o andamento de nossa evolução.
Necessitamos urgentemente de uma figura forte, preparada e compromissada. Rogamos por um pai da Pátria! Temos este pai, só nos falta trabalhar e conduzi-lo a seu lugar.
O povo de Pompéu é herdeiro de uma saga histórica por descender da Grande Matriarca das Gerais! Acordemos para nossa História!
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO



carlos@foscolo.biz



15/10/11





PEQUENA INCURSÃO NA LITERATURA
 
JOSÉ SARAMAGO: NÃO É SEM RAZÃO QUE É NOBEL
 
 Lendo algumas frases célebres hoje, deparei com algumas que já havia lido, mas tive uma grande satisfação em relê-las.  Deparei com as várias frases de José de Souza Saramago, que para alguns que o não conhecem, é português, sendo o único escritor da língua lusitana a ganhar um Nobel de Literatura.  Evidentemente, isto não o torna o maior escritor da língua, visto que o Nobel só é concedido a pessoas vivas, o que excluiria dezenas de excelentes escribas luso-brasileiros.  Mas, para todos que conhecem sua obra, ou que já ouviram suas palestras, ou viram suas entrevistas, enquanto estava entre nós, ele está, certamente, entre os mais brilhantes escritores da língua lusa e entre os maiores pensadores de todos os tempos.



Saramago faleceu em junho do ano passado com 87 anos de idade, e em plena atividade literária. E, coerente com suas idéias iberianas, seu falecimento se deu nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, onde praticamente se exilou por problemas com o governo português, e onde vivia com sua segunda esposa espanhola.  Quando se pergunta qual era o seu perfil, a resposta não é fácil pois costuma-se defini-lo como escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, poeta e, após l998, ano em que ganhou o Nobel, renomado conferencista.  Conhecido por seu ateísmo e iberismo – movimento que prega a unificação entre Portugal e Espanha –  foi membro do partido comunista português.  No entanto, é justamente em virtude se seu livre pensar que se torna extremamente difícil – praticamente impossível – não só  rotulá-lo, mas aprisioná-lo dentro de qualquer contexto dogmático.  Senão vejamos alguns de seus pensamentos, materializados dentro de algumas de suas célebres frases.   Em razão disto, quis, nestes modestos escritos – modesto até demais para ousar comentar Saramago – repito, quis  comentar algumas de suas frases pinçadas dentre as centenas de sua autoria. Elas traduzem  o lado marcante de sua personalidade.
 
Sobre as pessoas que o “acusavam” de ateu, ele de certa feita respondeu:
 
 
            “Não sou um ateu total. Todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.”
 
Diante desta afirmação, não é sem razão que se diz que Saramago foi o ateu que a igreja lamentou a perda. A sua constante procura de Deus não deixa de ser algo que a própria igreja preconiza. Se não conseguiu encontrá-lo –  como afirma –  já é uma outra circunstância que talvez nem mesmo dependesse dele, pois o saber depende dos homens, mas não o crer, que é algo que espontânea e naturalmente brota de dentro do ser humano, sem necessidade de doutrinação ou aprendizado.
 
Numa ocasião, não obstante ter sido filiado ao partido comunista, Saramago afirmou...
 
“O Socialismo não produziu socialistas”
 
Uns afirmam que a frase era para demonstrar seu engajamento. Outros já a têm como crítica a muitos filiados, que se desviando dos propósitos preconizados pela filosofia partidária, transformaram-na na máquina que mais produziu ditadores em todo o mundo, muitos deles no poder há mais de 40 ou 50 anos.
 
Comentando sobre a capacidade que alguns têm de escrever e demonstrando sua modéstia, ele afirma..
 
“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.”
 
Esta sua afirmação é uma realidade.  Quantas pessoas  conhecemos que com suas palavras simples, às vezes agachadas na porta de um ranchinho rural, contam-nos causos e mais causos, que dariam verdadeiras pérolas nas antologias de contos.  No entanto, como não os escrevem, ou se perdem para sempre ou são recontados, ou talvez escritos por outros.
 
Na exposição de seu emocional, afirmou...
 
“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”
 
Sobre a invasão da tecnologia, e talvez referindo-se aos Kindles ,  iTabs e blogs literários que hoje já são milhares, assim ele se expressou...
 
“É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido”
 
Sobre a relatividade da física...
 
“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória”
 
Quando recebeu O Prêmio Nobel de Literatura em 1998, ele apenas falou: “Dedico esse prêmio ao homem mais sábio que conheci – ao meu avo, que era analfabeto!”

        Vieram o Prêmio Camões – o mais importante da literatura portuguesa –  as palestras e o reconhecimento. Suas obras sempre ressaltando o homem simples e o pensamento sobre estar no mundo. Indignado com a situação do homem na sociedade e com a injustiça.
 
Para seus seguidores, Saramago é muito mais que um homem, é muito mais que palavras... É uma lição de vida e a valorização do ser humano.
 
 
FICOU MAIS FÁCIL FALAR INGLÊS
 
LANÇADO  O ESSENTIAL ENGLISH
 
Lançamos esta semana o curso ESSENTIAL ENGLISH.  Para saber mais sobre ele, convidamos aos leitores a entrarem no portal EAD.CIDADESNET.COM (basta escrever assim mesmo no navegador de seu computar, sem www  ou sem  http).
 
O curso terá 4 perfis de alunos:
 
1)    Visitantes (aqueles que acessam sem inscrição)
2)    Inscritos Individuais (totalmente on-line)
3)    Inscritos em Grupos On-line (GRO)
4)    Inscritos em Grupos Presenciais (GRP)
 
A grande novidade do curso é o fato de cada aluno estabelecer seu próprio ritmo e tempo de conclusão, podendo ainda optar se quer fazer totalmente “online” ou no sistema misto “online+presencial  A metodologia já foi amplamente testada por anos e já formou algumas dezenas de professores.
 
Sua divulgação está, também, sendo feita nas 853 cidades mineiras que têm ligação direta (Mural Local) com o CIDADESNET.COM, de onde esperamos a adesão de Facilitadores Autorizados, que serão treinados por nós na metodologia LHL-TP.
 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site