NOTÍCIAS: 17/05/14 - Notas e Fotos

CHUTANDO O BALDE

VOCÊ ESTÁ AI,  NE? LENDO A NOSSA COLUNA: INTERESSADO EM SABER DO QUE ANDA ACONTECENDO  ETC. ETC. A GENTE AGRADECE . AGORA LHE PERGUNTAMOS: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DE CONCRETO  PARA POUPAR O CONSUMO DE ÁGUA EM NOSSA CIDADE???  ESPERO QUE VOCÊ NÃO SEJA DAQUELAS PESSOAS SEM CULTURA, IGNORANTES QUE VARREM SEU PASSEIO COM ÁGUA. SE VOCÊ NÃO  É DESSAS PESSOAS, ACEITE OS NOSSOS PARABÉN.S

ABSURDO
SERÁ que as famílias pompeanas, as donas de casa, seus respectivos maridos, os executivos  têm consciência, estão tomando conhecimento  do que estão fazendo as suas domésticas e as  suas serviçais!!!??? É simplesmente revoltante o que vemos diariamente nas residências de Pompéu: bancos, escritórios, lojas comerciais . Estamos cansados de ver todos os dias cenas revoltantes: “empregadas” e serviçais de empresas varrendo os passeios e as ruas não com vassouras, mas com água. Meu Deus: a água do planeta está acabando. Será que se a água fosse paga por elas, isso estaria acontecendo? Boa pergunta...

(*) ME DESCULPEM – se isso já está acontecendo, mas eu ainda  não vi nenhuma campanha em nossa cidade, solicitando ás pessoas que elas se conscientizem no sentido de não desperdiçar água. A prefeitura, a copasa, as entidades de classe, os clubes de serviços, as escolas enfim toda comunidade pompeana deveria se engajar e pelo menos tentar  conter o desenfreado consumo de água. Vejo diariamente uma agência bancária ter seu passeio sempre  lavado  com agua tratada. Meu Deus, alguém na cidade deveria ter um pouco mais de lucidez e tentar evitar esse desperdício de água...


 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

A GABRIELA PORTO DUTRA( foto) vendeu um produto da Racco para a “tia” SUELI -  sua professora. No  dia que foi entregar, a Gabi disse pra ela:

 - Tia, eu lhe passei o  preço errado.

- Mas, como, perguntou a professora? Pois, foi você mesma que me passou.

Gabi: pois é, tia, mas eu  esqueci de te falar:  - você tem que me dar um abraço e um beijo, que não estavam incluídos no preço. Rsssss

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ALISSON E FLÁVIA.



 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

JEREMIAS FAUSTO FERREIRA, que agora virou “produtor rural”: acaba de arrendar uma fazenda e arregaçou as mangas: está produzindo leite. Isso é que é homem  corajoso. Vamos tirar o chapéu pra ele.


 

Notas e Fotos

O COLUNISTA JÚLIO PORTO,DA CIDADE DE POMPÉU,  QUE MANTÉM UMA COLUNA VIRTUAL( www.julioporto.com),COM MAIS DE 10 MIL ACESSOA MÊS,  ESTÁ A PROCURA DE ALGÚEM QUE IRÁ TORCER PARA O BRASIL NA COPA. CURIOSAMENTE, ATÉ O MOMENTO  NÃO ENCONTROU NINGUÉM. É UMA FORMA SILENCIOSA DE PROTESTO POR TODO ESSE ESTADO DE COISAS PELAS QUAIS PASSA O NOSSO PAÍS.UM POMPEANO, CUJO NOME ME PERMITO PRESERVAR, ME DISSE ESTA SEMANA QUE A INSEGURANÇA DO CIDADÃO VAI DERROTAR O PT.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

GUSTAVO e RITA VÂNIA.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

JÚLIO CÉSAR e RENATA.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

PEDRO CARVALHO e sua namorada

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RENATA E ISABELLE GRACIANI PORTO DUTRA

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

BETE RACHID

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MANGUEIRÃO e LEIDINHA.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

VAGUINHO E TELDES.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

A BANDA DELTA AI GENTEEEEEEEE

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

AUGUSTO VALADARES e NILCÉIA.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

SIMONE e RODRIGO CAMPOS

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MARIA ALICE  com o marido – o médico veterinário ANDRÉ CAMPOS.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ASTORZINHO e GILBERTO VALADARES PORTO

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

BETE RACHID, KARLA MENEZES CORDEIRO e JÚNEA CARVALHO.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

QUEM SÃO ELAS? NÃO LEIAM A RESPOSTA ... TENTEM DESCOBRIR: JÁ SABEM? NÃO? ENTÃO ANOTEM: DÊNIA MANZALI E CAROL TONINHO DO MÁRIO.

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ISABELLE GRACIANI PORTO DUTRA E ARTHER CAMPOS DUTRA(NEGO)

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

GERALDINHO BARROS E DEISELENE VALADARES BARROS

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Sicoob

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Aniversário

 


 

 

Notas e Fotos

CRIATIVA FM

SIMPLESMENTE IMPRESSIONANTE O BOM GOSTO MUSICAL da Rádio Criativa FM, de Martinho Campos(leia-se EVERSON PINTO MOREIRA ). Que o Divino Mestre abençoe para todo o sempre a sua diretoria e toda sua equipe para que possamos nos privar desse convívio maravilhoso. Ouvir a Criativa é sem dúvida um dos meus maiores prazeres. Por que as outras emissoras não se tocam e não “plagiam” a excelente programação da Criativa? Por que será que todo momento a gente ouve as pessoas dizerem: eu não ouço rádio. Boa pergunta. Eu tenho a resposta: mudem a programação. É mais simples do que se imagina...

EU E O TUTA(VERÍDICA)

VOCÊS SE LEMBRAM quando o TUTA, andava na rua de carro? Quer dizer: ele andava a pé, mas era como se estivesse dirigindo um carro. Vocês se lembram dessa época do Tuta “motorizado”? Então...

Eu descia a rua onde mora o MARCO AURÉLIO CARVALHO GUIMARÃES e o TUTA vinha pela rua José Maria de Carvalho, sentido Matriz em direção à rua David Afonso. Na esquina, na confluência das supra citadas ruas, aconteceu o inesperado:

A rua estava um pouco molhada e o Tuta se assustou comigo(eu estava de carro literalmente) e o Tuta “trombou” comigo. Eu, muito preocupado, desci do carro para socorrê-lo e lhe perguntei se ele tinha se machucado.

Ele, deu um tempo, mas logo depois disparou:

- Não quero conversa, não. Você “arruma” o seu e eu arrumo o meu.
Gente, pode parecer mentira, mais é a pura verdade: foi realmente o que aconteceu.

 

Notas e Fotos

Calendário capitalista, presentes, livros e copa do mundo
Verly – 11-05-2014

Quem conectou com o facebook, no domingo 11 de maio, encontrou, na certa, a mensagem especial para o dia das mães. Justa homenagem à extrema coragem de ter um filho ou filha nos tempos de ontem e de hoje. Ontem, exigia muitos cuidados no nascimento e na infância; hoje, exige muito mais cuidados na adolescência e na idade adulta. Nascer e sobreviver nos primeiros dias, ficou mais fácil. Atualmente, crescer e ficar vivo quando aprende a falar e andar por ai, é que são elas.

Muitos filhos das mães apenas compartilharam mensagens de terceiros. Outros ofereceram presentes. Tudo é válido. O importante é fortalecer cada data especial para alimentar o espírito do capitalismo também no que se concerne ao consumo exacerbado. De hoje a um mês, tem mais: é o dia dos namorados. E haja reciprocidade de presentes! Um pra lá e outro pra cá. Que beleza! Marido e mulher, jovens casais são sempre namorados e, para manter o casamento, um presente ou a falta deste, na data, é fatal; casais de velhinhos como é simpático presentear! Mais dois meses, segundo domingo de agosto, e os pais, mesmo sisudos, estão aptos a receber o que sobra do capitalismo voraz. Justos, outros dois meses mais adiante, chega o dia das crianças. A psicologia explica que até a uma certa idade, que pode ser prorrogada sem aviso, é muito importante um presentinho nesta data. Felizmente no mês seguinte é dia de finados e, salvo as flores, estamos livres de presente. Economia para um natal mais gordo. E com Papai Noel, encerra-se o ciclo iniciado com a fúria dos ovos de páscoa, acelerado no mês seguinte com o dia das mães. Para cada presente oferecido, mais da metade – em forma de expropriação ou impostos - fica como lucro para o preguiçoso sistema. Quem ganha é sempre esse incógnito não ser, o capitalismo.

É preciso ir além do facebook e dos presentes caros ou lembrancinhas. Bom mesmo é dar um abraço apertado, um beijinho doce com muito carinho. Pelo menos para o próximo ano, quem sabe?

O momento pode levar os participantes das redes sociais a refletirem sobre o valor de ter um canal de comunicação que pode levar mensagens para o mundo inteiro. O tempo empregado em conversas sérias ou banais apenas na superficialidade poderia ser melhor empregado na leitura de bons livros?

Um país com mais de 200 milhões de habitantes deveria ser um lugar e língua excelente para muita gente escrever e divulgar. Segundo a Lei 80 x 20, era de se esperar que 40 milhões de brasileiros deveriam investir em livros. Há leitores para clássicos e estreantes. Deveriam, é bem o verbo no condicional.

Tomem-se como exemplos, em Belo Horizonte, a Savassi, antigo centro cultural de BH, quando havia o saudoso Cine Pathê, como símbolo da cultura geral, onde uma parcela aficionada viu os melhores filmes nacionais e estrangeiros de todas as eras. Nas livrarias de hoje, a exemplo da Quixote, da Scriptum e da Mineiriana, assentam-se às mesas de café, apenas velhinhos com um grosso exemplar de uma grande obra em suas mãos. De sebos, restou o Cia do Livro e o Comunicação, este nem mais abre aos sábados. Talvez, no comércio livreiro, pudessem os filhos gratos escolherem um bom presente para suas mães.

Podem argumentar que livro está caro. E ainda mais, em literatura, os gostos das mães parecem muito diferentes do gosto dos filhos. Um smartphone, as próprias mães ou os pais financiariam, e faz muito mais sucesso. E se for de família pobre, hoje compra-se tudo a perder de vista. Existe eletrodoméstico com prestação de 3 reais e 99 centavos. Até catando moedinhas na rua da para pagar.

Vale a pena lembrar o valor real, especialmente, da boa literatura em prosa e verso. Quem lê toda a Obra de Shakespeare, o difícil Godel, Escher e Bach, e o mais difícil ainda O Pêndulo de Foucault e todas as obras de Umberto Eco, as maravilhosas Obras de Hemingway, de Marguerite Yourcenar, de Machado de Assis, preferível no original, de Guimarães Rosa, de Lima Barreto, para ficar numa primeira rodada, leitores dessas obras – com certeza absoluta - serão melhores profissionais e muito melhores pessoas.

Reflexões extemporâneas. No momento, o país está ocupado com a Copa do Mundo de Futebol. Grande parte da população ansiosa pelo evento e a outra parte pronta para combater sua realização.

 

Notas e Fotos

Capacidade energética brasileira pode ser insuficiente, aponta Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou fortes indícios de que a capacidade de geração de energia elétrica do Brasil é estruturalmente insuficiente para garantir a segurança energética. O critério segurança pressupõe o atendimento satisfatório da demanda nacional com qualidade e continuidade, respeitando-se os riscos de déficit definidos pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A auditoria apontou como causas da insuficiência falhas no planejamento da expansão da capacidade de geração. Além disso, a superavaliação da “garantia física” das usinas também está entre as falhas apontadas pela Corte. A deficiência implica na possibilidade de estar efetivamente disponível menor capacidade média de geração de energia do que aquela nominalmente indicada por usina, diferença que pode ser significativa no total do sistema.

Outro ponto destacado foi a possível indisponibilidade de parte do parque de geração termelétrica convencional, o que faz com que a capacidade de geração total do sistema e a capacidade de substituir parcialmente as hidrelétricas em períodos de seca sejam menores do que as nominalmente indicadas.

Por fim, o estudo destacou o atraso nas obras de geração e transmissão de energia já contratadas, o que não permite que a capacidade de geração atinja os patamares indicados pelos sistemas de planejamento.

“Conforme analisado, o efeito cumulativo de tais causas pode atingir montantes expressivos, superiores a 10% da capacidade estrutural total de geração de energia elétrica”, aponta o ministro do TCU e relator do processo, Augusto Sherman Cavalcanti.

De acordo com Cavalcanti, uma questão de extrema relevância tratada no presente processo de monitoramento diz respeito à ausência de estudos de custo/benefício econômico e socioambiental relativamente à utilização das tecnologias de geração de energia elétrica. Para ele, isso impede que tais critérios sejam adequadamente utilizados no planejamento da expansão do parque gerador de energia elétrica, de maneira que há o risco de essa expansão estar ocorrendo fora dos pontos ótimos de economicidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Problemas indiretos

Como questões que afetam a segurança energética de forma indireta, o relatório apontou ainda a ausência de registro tempestivo de contratos celebrados no âmbito do mercado livre de energia, de forma a permitir o controle e a utilização no tempo certo das informações sobre a demanda nesse ambiente.

A ausência de estudos objetivando dimensionar a real possibilidade e vantagens econômica e socioambientais da repotenciação ou modernização de usinas e a possível redução da receita das geradoras de energia, em razão dos acordos para manutenção das concessões após seu próximo vencimento, além do limite suportável pelas empresas.

Outro problema seria o provável aumento da tarifa de energia elétrica, nos próximos exercícios, em razão da necessidade de compra de energia, pelas distribuidoras, no mercado de curto prazo, em razão da descontratação do fornecimento de longo prazo, quando da renovação antecipada de concessões e do repasse dos custos dos despachos de térmicas.

Os dois últimos pontos estão em apreciação específica em outros processos do TCU e não tiveram determinações no acórdão relatado pelo ministro Sherman.

Mudanças na análise

O monitoramento do TCU aconteceu em razão das determinações exaradas em acórdão de 2010, que tratou de relatório de auditoria operacional, classificada como Tema de Maior Significância – TMS.

O objetivo era avaliar a Segurança Energética do Brasil, ou seja, as possibilidades de desequilíbrio entre a oferta e a demanda de energia elétrica entre os anos de 2009 e 2016, as quais poderiam comprometer a qualidade, continuidade e modicidade tarifária do suprimento de energia elétrica. A avaliação da utilização racional dos recursos e o pleno atendimento à legislação e metas ambientais também foram analisadas.

Na época o acórdão concluiu que eventual déficit de energia no horizonte temporal de 2016 era pouco provável, especialmente em razão da melhoria no planejamento de curto e médio prazos, da realização a tempo de leilões de energia nova, de um melhor acompanhamento e gerenciamento do sistema elétrico nacional pelo Operador do Sistema, e da integração dos diversos subsistemas de geração por meio da expansão das linhas de transmissão.

“Eventuais riscos existentes em alguns subsistemas parecem ter sido amenizados com a integração das linhas de distribuição e da queda de demanda provocada pela crise financeira internacional em 2008”, afirmou relatório.

A nova auditoria do Tribunal demonstrou terem ocorrido significativas mudanças no ambiente gerador e consumidor de energia elétrica, o que exigiu fossem reelaboradas análises, que conduziram às conclusões bastante diferentes da anterior.

De acordo com o relator do processo, originalmente, o trabalho não objetivou analisar as probabilidades de déficit de energia ou risco de racionamento, questões que entraram em pauta apenas ao final do ano de 2013. “Quando iniciado esse monitoramento, no primeiro semestre de 2013, já havia indícios de possíveis problemas relacionados à segurança energética, mas não dessas questões”, explica.

Recomendações

O TCU determinou ao Ministério de Minas e Energia (MME), ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que, no prazo máximo de 90 dias, encaminhem ao Tribunal plano de trabalho, acompanhado de cronograma, que não deverá ultrapassar doze meses, para elaboração de estudos para identificação clara dos custos e benefícios econômicos e socioambientais da utilização de cada tecnologia de geração de energia elétrica (hidrelétrica, termonuclear, térmica convencional, eólica, etc.).

Os ministérios também terão que elaborar política pública clara para inserção do gás natural na matriz energética brasileira, especialmente ante a expectativa de considerável aumento na produção nacional em razão da exploração do pré-sal. As determinações também pedem alternativas e parâmetros para compensações sociais e ambientais, em razão dos impactos provocados pela inevitável expansão do parque gerador de energia elétrica.

Fonte: Contas Abertas

 

Notas e Fotos

Casos e lendas de Pompéu
Verly – 12-05-14

Nos fins dos anos 40, consta que dois filhos de um bravo ex-delegado e riquíssimo fazendeiro em Pompéu assassinaram um cidadão na cidade de Abaeté. Diga-se, de passagem, que sempre houve uma quizila municipal entre os dois municípios. Era um imaginário coletivo sem reflexos nas relações individuais.

No caso em pauta, era uma briga individual. Alguns dizem mesmo que era por motivo fútil que nunca foi bastante esclarecido. Provavelmente, umas das três barras que comandam o mundo: barra de saia, barra de ouro, ou barra de terra.

O fato é que os dois jovens não sei se foram presos, mas, com certeza, seriam levados a julgamento, em júri popular com 7 jurados. O pai dos dois rapazes, sempre considerado um homem corajoso, o único delegado que deu voz de prisão ao famigerado João Câncio, dispôs a gastar o que fosse preciso para livrar os “meninos” da cadeia.

A fazenda de sua propriedade era uma das três ou quatro maiores da cidade e de mais valor pela extensão e qualidade do solo. Mais tarde pela tradição e beleza da construção. Além da riqueza e coragem, o fazendeiro era da UDN e amigo pessoal do prócer do partido na região, Dr. Francisco Luiz da Silva Campos, o famoso Doutor Chiquinho, dono da fazenda do Industão e autor da Constituição de 1937, a Polaca da Ditadura Getulista. Era um homem capaz de tudo que quisesse. Também é lenda em Pompéu que Dr. Chiquinho fez uma Lei que facultava a quem tivesse a mulher comprovadamente louca poderia anular o casamento. Desfeito o seu mandou revogar a Lei, no dia seguinte.

Volto ao crime em Abaeté. O velho fazendeiro não titubeou. Foi ao correio e mandou passar um telegrama ao correligionário e amigo, Dr Chiquinho, que vivia no Rio de Janeiro. Dizia que estava disposto a gastar o que fosse preciso para a liberdade dos filhos.

Naqueles tempos advogados formados só existiam na sede da Comarca de Pitangui, à qual pertencia o município de Pompéu. Todas as causas eram resolvidas naquela centenária cidade.

A apreensão na cidade era grande. Os correligionários do fazendeiro, ex-delegado torciam pela liberdade dos jovens e seus opositores, em silêncio torciam pela condenação.

Há de se lembrar que o fazendeiro tinha quatro filhos já fazendeiros e considerados trabalhadores e pessoas de valor. E interessante é que três deles foram buscar esposas fora, em outras cidades.

Quem conheceu aquela família pode confirmar a qualidade e dignidade dos herdeiros do velho ex-delegado. Na política, acabaram se dividindo: dois ficaram na UDN e dois foram para o PSD.

O fato é que, na época do crime, o que contava mesmo era o poderio econômico do velho patriarca. E aguardava-se a decisão do mago, Dr. Chiquinho, mensagem que também chegou em forma de um longo telegrama que orientava o companheiro de partido e amigo de uns bons tempos. Resumia sua recomendação na ordem para que contratassem o mais desconhecido rábula da cidade onde ocorrera o crime.E justificava: não dê valor ao ocorrido. Deixe que tudo caia no esquecimento e saia das fofocas nas duas cidades. Banalize o acontecido.

O velho saiu de sua fazenda e viajou até Abaeté onde escolheu o defensor para seus herdeiros. Um rábula até hoje desconhecido. Daqueles que mal e porcamente leem e preparam uma defesa simplória e modesta. Não deu outra: os meninos saíram livres por 7 a zero.

E foram sempre pessoas admiradas na cidade de Pompéu.

De tudo ficam algumas lições: mais vale a encenação do que o fato em si. Muitas vezes o que imaginamos é criação mental muito mais do que a realidade e vice-versa. Devemos desvalorizar todos os fatos que nos ameaçam. E muito mais do que o conhecimento o que ganha as causas é a estratégia escolhida. Tática e esperteza.

 

Notas e Fotos

OPORTUNIDADE

Vende-se um terreno a 45 kms de Pompéu e a 5 kms da represa de Três Marias, próximo a fazenda Diamante. São 34,85 hectares . Maiores informações com Messias pelos telefones:Fixo (37) 3523-2066, Vivo (37) 9937-2066, Tim (37)9143-5750, Oi (37) 8833-9313.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

17-05-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

17-05-2014

 

 

 

 

 

Dizem que Cozinhar é uma Arte, mas, nem todos pensam assim. Arte é tudo aquilo que a gente faz com gosto, amor e dedicação.
Em se tratando de cozinhar, aí sim, o carinho deve ser maior ainda, pois estamos lidando com a alimentação e esse assunto é muito sério, caso contrário estamos colocando muitas vidas em risco.
Todo profissional, seja ele de que Arte for, deve ter grandes cuidados ao executar seu trabalho.
O profissional da cozinha tem obrigação de cuidar bem de sua saúde, higiene, postura, economia e cuidados especiais ao manipular alimentos, organizar a cozinha cuidando do vasilhame, limpeza de armários, geladeira, fogão, coleta de lixo, enfim, deixar a cozinha com aspecto agradável, pois, é dali que sai o melhor da festa: nossa alimentação.
Então vamos começar nossa tarefa. Espero que cada um mostre seu talento executando essas receitinhas de hoje.

ARROZ SETE CAMADAS

INGREDIENTES - Primeira camada: 02 copos (americano) de arroz cru
Segunda camada: 500gr de carne moida refogada com bastante tempero
Terceira camada: 01 cebola grande picadinha, cebolinha e salsinha
Quarta camada : 01 lata de milho verde em conserva ou 03 espigas de milho refogado
Quinta camada : 01 lata de ervilhas escorrida
Sexta camada : 01 pacotinho de bacon fatiado
Sétima camada : 01 porção de catchupe

MONTAGEM - Tempere o arroz cru com um pouco de óleo e sal a gosto. Espalhe o arroz em uma forma retangular ( tabuleiro número 03). Coloque as camadas na ordem acima e junte 04 copos de água quente ( o mesmo copo q mediu o arroz). Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente até que o arroz cozinhe. Se necessário coloque mais um pouco de água. Retire o papel para que o bacon frite.
É um prato único que dispensa acompanhamento e muito prático. Ótimo para quem quer se livrar rápido da cozinha.


E para o lanche da tarde, nada melhor que um rocambole bem gostosinho: Veja a receita

ROCAMBOLE DE PRESUNTO

INGREDIENTES - 06 ovos
250 gr de presunto
01 copo de farinha de trigo ( uso o copo de requeijão)
02 copos de leite
03 colheres rasas de margarina
01 caixinha de creme de leite
03 colheres de queijo ralado
sal, pimenta do reino, cheiro verde picadinho
01 cebola batida

MODO DE FAZER - Bata no liquidificador, o leite com a farinha e leve ao fogo, mexendo até obter um creme bem grosso,
deixe cozinha sempre mexendo. Tire do fogo e junte a margarina, tempere com sal e acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de mexer. Depois de frio, junte as claras em neve, mexendo bem. Despeje em um tabuleiro grande, untado com óleo e polvilhado com farinha de trigo. Leve ao forno brando e deixe assar. Depois de assado, ainda quente, desenforme em um pano de prato úmido e deixe esfriar.
Pique o presunto em cubinhos finos, junte a cebola, cheiro verde, a metade do queijo ralado e metade do creme de leite. Tempere a gosto. Espalhe essa mistura sobre a massa assada, enrole como rocambole.
Volte o rocambole já recheado para a forma que foi assado, espalhe por cima o restante do creme de leite e o queijo ralado. Leve ao forno para gratinar. Coloque em uma travessa que irá à mesa.

Tudo muito gostoso, basta seguir as receitas corretamente que tudo dará certo.
Um bom final de semana a todos. Volto na próxima semana.
Alguma dúvida, sugestão, crítica:


Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

17-05-2014

 

 

 

 

 

 

 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE POMPÉU
 
De acordo com o artigo 44 do Decreto Municipal nº 1.066 de 03 de outubro de 2013 os empreendimentos, urbanos ou rurais, que solicitarem licenciamento ambiental para suas atividades deverão recolher aos cofres municipais os valores constantes das tabelas abaixo.

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

17-05-2014

 

 

 

 

DE VOLTA AO BRASIL - III

        A Cultura de um Povo

        O quê faz a CULTURA de um povo? Não apenas livros, literatura, cursos e atividades semelhantes. Talvez isso seja o quê menos contribui para ela. A CULTURA é sobretudo criada e mantida pelos valores morais ensinados ao povo, principalmente pelos  líderes que conduzem uma Nação.  Que não se confunda liderança com popularidade.  A liderança é filha da credibilidade, da responsabilidade,  do exemplo de ações, do comprometimento das pessoas que têm o dever de guiar as grandes massas populares. Os líderes que que detêm essas valores não praticam o que é melhor para seus companheiros de partido ou para aqueles que seguem suas idéias.  Fazem aquilo que é melhor para toda a Nação, mesmo que isso possa, às vezes, comprometer sua popularidade!.

        Já o líder popular, não tem compromissos, nem com a verdade e muito menos com a responsabilidade, já que seu agir não é determinado pelo bem-estar de toda a Nação, mas pela satisfação das massas que o elegem, mesmo que para manter esta satisfação tenha de infringir as mais elementares regras da moral e da verdade, e assim se manter no poder.  E esta forma de agir, quer queiramos ou não, é a forma de agir de 99% dos políticos das nações do terceiro mundo, que se constituem de, no mínimo, 80% dos mais de 200 países do mundo. Você minha leitora, pela análise que você faz das notícias dos meios de comunicação e dos exemplos das ações políticas em nosso país, acha que estamos ainda incluídos nesses 80% de subdesenvolvidos culturais?

Perdoem-me pela digressão, afastando-me, provisoriamente, do tema central de minha série de escritos que visa focar a Alemanha e, sobretudo, seus elevados valores morais ─ mesmo entre os políticos! E são esses valores que trazem tanta segurança e honestidade no agir da quase totalidade de sua população:  Se os líderes de uma nação não são honestos, despiciendo é dizer que os cidadãos também não serão, pois não terão bons exemplos em que se espelhar!  E aqui não me refiro a um ou outro partido.  Refiro-me a um padrão de comportamento seguido por 99% dos líderes, independentemente de seus partidos ou ideologias.

Pois, bem. Digressões à parte, tão logo cheguei ao Aeroporto de Tigel, em Berlim, chamou-me a atenção o fato de não ter passar por toda uma burocracia de vasculhar as malas.  Mas isso já relatei no meu último escrito.  

Agora já estou a caminho do meu “hotel”. Você poderá se perguntar:  “Por que ele colocouhotel entre aspas?”  Porque meu “hotel”  foi, durante toda minha estada na Alemanha, um Convento Evangélico, mantido e dirigido por freiras. É o Evangelischer Diakonieverein Berlin-Zehlendorf e.V


ESTE É O PRÉDIO D EVANGELISCHER DIAKONIEVEREIN BERLIN

        A caminho do meu “hotel”, o presidente, Dr.Konrad,  da empresa de onde sou consultor ─ a Enviacon International ─ ia me dizendo algumas peculiaridades sobre a Alemanha, tais como o índice de criminalidade quase nulo, ou que as pessoas, de qualquer idade, andam pelas ruas, a qualquer hora do dia, ou da noite, sem qualquer receio de assaltos ou violências.  E, por coincidência, ao  aproximarmos do local de minha hospedagem, já quase à meia-noite, embora a rua estivesse deserta e com muitas árvores em ambos os lados da rua, uma senhora, talvez já nos seus 80 anos, caminhava sozinha pela calçada, apoiando-se em sua bengala.

Após ver este este fato que me chamou a atenção, logo  chegamos à hospedaria:  Um prédio imenso, de três andares e sem qualquer janela acesa.  Descemos do moderno carro Mercedes Benz, pegamos as malas e, como já tínhamos a chave, abrimos a imensa porta principal da hospedaria.  Não havia recepção, nem câmeras, nem pessoa alguma para nos receber. Uma hospedaria totalmente self-service.  À medida que avançávamos ─  e subíamos as largas escadas do prédio de 120 anos ─ as luzes que antes estavam todas apagadas iam-se acendendo à medida que avançávamos até chegarmos ao segundo andar, quando um longo corredor, todo branco e muito bem pintado e limpo se acendeu completamente.  Andamos um pouco, e logo chegamos ao apartamento “5”, que abrimos com a mesma chave com que abrimos a porta principal, lá embaixo.  Ao entrar, admirei-me  com a beleza do quarto, sua limpeza e sua bela pintura e sua modernidade.  Após um breve instante, o Dr.Konrad se despediu.  E eu fiquei ali, com a sensação de que eu era o único habitante daquele imenso prédio, todo escuro.  Dentro de alguns minutos, vi um aviso que refrigerantes e cervejas estavam no corredor e na cozinha.

Resolvi então me aventurar. Abri a porta de meu quarto e todas as luzes do corredor se acenderam novamente.  Caminhei até a metade do longo corredor, onde estavam refrigerantes, água mineral e a famosa cerveja alemã, que eu estava ansioso para experimentar.  Mas não havia ninguém!  Eu continuava sendo ─ aparentemente ─ o único habitante daquele imenso prédio. Peguei o cardápio, olhei os preços e peguei duas cervejas.  Mas como pagar? Vi uma caixa e a abri. Lá dentro havia um monte de moedas e notas de 10 e 50 Euros.  Logo inferi que deveria eu mesmo fazer o pagamento e pegar o troco. Peguei então uma de duas notas de 10 euros que eu tinha, coloquei na caixa e peguei o troco!  Olhei em volta e não vi qualquer câmera.  E realmente não havia nenhuma. Achei estranho. Não estava acostumado com isso! Ao dirigir-me de volta ao meu apartamento, notei vozes muito baixas ao passar perto de algumas portas.  Eu não estava sozinho.  Não ouvia as pessoas, pelo respeito que têm à privacidade alheia.

Esta foi realmente minha primeira experiência com a cultura alemã, fora do Brasil. Mas achei marcante.  Isso não seria uma situação comum num país latino, seria?

Embora estivéssemos no país para executar um trabalho de nossa consultoria e o tenhamos feito de forma muito agradável com nossos 19 colegas alemães, não se pode ir a Berlim sem fazer um tour pela cidade de 750 anos de idade.  Mas foi nesse nosso primeiro tour da cidade que tivemos também uma outra surpresa.


O BRANDENBURG TOR, COM TODA SUA HISTÓRIA

Após passarmos pelos pontos de Berlim que ninguém pode deixar de visitar,  como, por exemplo, o Brandenburg Tor, ou como é mais conhecido por aqui pelo nome de Portão de Brandenburgo, não imaginava que iria ver, em plena Alemanha, uma tremenda falta de compromisso do governo brasileiro para com o uso do dinheiro público brasileiro, que já está até mesmo virando pilhéria dos guias turísticos alemães.

Foi quado o guia turístico,  por sermos brasileiros, resolveu passar, por nossa solicitação, e parar, em frente da Embaixada Brasileira.  E não hesitou em nos informar que aquele ─ da Embaixada Brasileira ─ era um dos aluguéis mais caros de Berlim:  O governo brasileiro  paga de aluguel pelo uso de algumas salas usadas pela Embaixada Brasileira a bagatela de 330.000 Euros por mês.  Ou, trocando em reais, nada menos do que 1,06 bilhão de reais

A EMBAIXADA BRASILEIRA DE 1 BILHÃO DE REAIS/MÊS

        Bem amigos, na próxima edição continuaremos com nossas impressões sobre o este impressionante país, que não obstante tudo por que passou,  mesmo se considerarmos apenas o Século XX, hoje é lider incontestável de toda a União Européia, além de ser o maior repositório de tecnologia de todo mundo.  Assim, estaremos falando também,  de nossas visitas  à Daimler, fabricante dos motores que movem os veículos Mercedes Benz, à fabulosa Siemens ─ presente em todos os países do mundo ─  e àquela que certamente é a maior feira de tecnologia de todo o mundo: a Feira de Hannover.

 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site