NOTÍCIAS: 18/06/11
Novo Record de acessos

A COLUNA “ON LINE” JULIOPORTO.COM BATEU NOVO RECORD NO MÊS DE MAIO.

E, DEVIDO A ELE, NESTE MÊS DE JUNHO, JÁ LANÇOU OUTRA PROMOÇÃO. PODEM ANOTAR
:
1- UM Kit Churrasco Frigotudo
2 - Esfoliação de pés e mãos(em domicilio)
3 - Limpeza de Pele(em domicilio)
4 - 1 brinde da Raquel Mendes
5 - 2 convites para o Baile de São José Operário, no Lions Clube, dia 16/07 com a Banda Delta.

 
Anastasia Repete “Elogios Rasgados” ao trabalho da Emater-MG
"Clique na imagem para ampliar"
Anastasia repete “elogios rasgados” ao trabalho da Emater-MG.

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia(foto) com o Presidente da Emater, Maurílio Guimrães e o Secretário de Agricultura Elmiro Nascimento), declarou nesta quinta-feira, (02/06), que ouviu “elogios rasgados” da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ao trabalho da Emater-MG.

A declaração foi feita durante o discurso de Anastasia, na abertura da Superagro 2011, em Belo Horizonte, e foi aplaudida por todos.

Segundo o governador, a ministra se referia ao trabalho dos extensionistas no atendimento ao produtor rural e a sua família. Os elogios foram ouvidos, ontem, em Brasília, durante apresentação do plano “Brasil Sem Miséria”.

“A declaração do governador Anastasia é o reconhecimento da dedicação e da importância dos nossos profissionais ao homem do campo. O atendimento ao produtor rural foi um dos fatores que contribuíram para o fenomenal desempenho da agricultura mineira em 2010”, pontuou o presidente da Emater-MG, Maurílio Guimarães.
 
Notas e Fotos - A Família Morato: Vilma, Waldir
"clique na foto para ampliar"
A Família Morato: Vilma, Waldir (Procurador do Estado) e Wânia.Sua presença no “staff” do Governador tem sido reivindicada pelo próprio Anastásia.

Esta semana, ele foi assistido por um médico pompeano: o Doutor Helton Agsten e, segundo a sua irmã, o Waldir ficou encantado com o jovem médico(como profissional e como pessoa.

O que para este colunista não é nenhuma surpresa, pois conheço o Dr. Helton há anos e tenho pelo mesmo grande admiração.

É um grande amigo da família: do Experidião, do meu pai (Polêgo) e do meu tio Nazareno.

 
Notas e Fotos - O escritor José Maciel com sua saudosa esposa Conceição
"clique na foto para ampliar"
O escritor José Maciel com sua saudosa esposa Conceição.

Ele já lançou livros sobre a história de Pitangui, mas agora ele vai lançar outro “best seller” pra contar a história da família Maciel.

Quero conhecê-lo pessoalmente quando for a Pitangui.

Ele está com 95 anos de idade e de uma lucidez juvenil. (Foto Orkut)

 
OS 7 ANIVERSARIANTES DA SEMANA
"clique na foto para ampliar"

Daiana (última à direita – que aniversariou quinta passada, 16, com Dalva e sua mãe.(Orkut)
"clique na foto para ampliar"

Victor Valadares – o cara tem pinta – contou tempo dia 16 p.p (Orkut).

"clique na foto para ampliar"

Amanda Álvares e Renato.

Ela aniversariou quinta feira última.

"clique na foto para ampliar"
Toninho e sua namorada.Orkut
"clique na foto para ampliar"
Marlene... ela esta muito bonita, sim???Aqui , ela comandando uma “tchurma” de amigos. Orkut
"clique na foto para ampliar"
Simone Nunes e Libério, de Pitangui. Pelo sobrenome, deve ser da família do meu grande amigo José Inácio Nunes de Pitangui e também do meu querido primo Gérson Edmundo de Castro(que não assinava, mas era Nunes e Porto).Orkut.
"clique na foto para ampliar"
JChristiane Carraro Poubel com seu pai: é Lívio ou Nívio, Christiane??? Há anos não o vejo. Orkut.
 
8ª FEIJOADA DO ROTARY
ALCANÇOU O SUCESSO ESPERADO A 8ª FEIJOADA DO ROTARY.
CONFIRAM NAS FOTOS ABAIXO AS PRESENÇAS DO MUNDO SOCIAL DE POMPÉU...

Veja a galeria de fotos
 
Notas e Fotos

O COLUNISTA BRASILIENSE , MARCELO CHAVES, do Jornal de Brasília, em sua edição de sexta,10, publicou uma nota sobre o aniversário do meu amigo – o Procurador da República LUIZ FELIPE VIEIRA NETO.

E, para quem ainda não sabe, é amigo do pompeano Ralph Santos, que disputa este ano o Concurso Mister Brasil.

 
AABB I

A AABB Pompéu, convidada a todos os associados e dependentes, para participarem, no domingo dia 26/06/2011, do 1º DOMINGO da FAMÍLIA.

O objetivo do evento é proporcionar à família Abebeana, um domingo especial, de pleno lazer e alegria.

Estarão à disposição das crianças, gratuitamente, durante o horário de 9:00 às 13:00 hs, Camas-elásticas, Quadricículos Motorizados, Piscina de Bolinhas, além de outras atrações.

 
AABB II - Curso de Mergulho Autônomo


A AABB promoverá pela primeira vez em Pompéu, nos dias 09 e 10 de julho, um Curso de Mergulho Autônomo.

O Curso será aberto a todos os interessados, não sendo necessário ser associado da AABB para participar.

Mergulho autônomo, é a modalidade que permite ao mergulhador ficar mais tempo embaixo d'água com auxílio do equipamento de respiração (cilindro de ar comprimido)

O curso é composto por aulas teóricas e práticas, com todos os equipamentos, como roupas isolantes, máscara de mergulho, nadadeiras e cilindro de ar comprimido, sendo dois dias em águas contidas (piscinas) e dois dias em águas abertas (mar), portanto, ao final do segundo dia, os participantes escolherão em qual praia concluírão o curso, sendo as mais comuns Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Guarapari ou Parati.

 
Emails recebidos

Jùlio, estivemos essa semana na Assembléia Legislativa, mais precisamente no gabinete do Deputado Antônio Julio, Tânia e eu,onde encontramos com o Prefeito da sua cidade.
Parabéns pela coluna dessa semana, que ficou recheada de bons assuntos,fotos e eventos.

Meu abraço,
Wâniam Morato .

Júlio naum perco sua coluna, mas vamos direto ao assunto, a rua Padre João Porto com Avenida Cap. Joaquim Antônio está precisando urgentemente de uma rotatória. No horário de maior movimento aquela região(os veículos e os pedestres) ficam à mercê de Deus e dos salve-se quem puder. Os horários de maior movimento são às sete da manha e ao meio dia.Abraços.

As. Um leitor.
NR. O LEITOR ASSINOU O E-MAIL, MAS NÃO O ENCONTREI.
CASO ELE QUEIRA REENVIÁ-LO A MIM, LHE AGRADECERIA.

Gostaria de saber como participar da promoção do site... sei e confirmo q seu site é o que carrega principalmente para nós \"pompeanos ausentes\" informação uteis e ainda nos ajuda a matar a saudade de casa....
pois quando leio sua coluna pareço estar em Pompéu....

Caro Júlio Porto, boa tarde!

Tive a grata satisfação de trabalhar em Pompéu durante sete anos, mas devido a necessidades na profissão que exerço,fui transferido para Bom Despacho.
Tenho um imóvel na cidade de Pompéu, mais precisamente na rua Aurora Torquato, nº 1350, casa de três quartos, sala conjugada com copa, cozinha, dois banheiros, sendo um social e outro suíte no quarto de casal, jardim de inverno, varanda na frente, fundos e lateral da casa, maiores detalhes contato comigo.
Gostaria que o senhor tornasse pública a informação através da coluna.

Forte abraço do amigo
Tenente Luciano
Telefone de contato: (37)9803-4189

Meu caro Julio Porto, gostaria que você, se for possivel e de seu interesse, falar ou escrever algo sobre a Superleite 2011.

Caso se interesse, lhe passarei alguns dados e fotos.

Atenciosamente.
Eudes Melo
Presidente do Sindicato dos Produtores

 
IMPORTANTE: SISTEMA SICOOB

Prezado Primo Júlio Porto,

Antes de mais nada, agradeço-lhe pela citação em sua respeitada coluna e também pelas felicitações de aniversário registradas.

A propósito, apresento-lhe em primeira mão algumas novidades aqui de Brasília, em especial de nossa área de tecnologia do Sicoob Confederação, onde provemos a solução tecnológica utilizada pelas cooperativas de crédito de todo o país, filiadas ao Sicoob:

No dia 20.05, assim como os demais bancos, implantamos a chamada “Compensação Digital por Imagem” em todas as nossas cooperativas de crédito.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), coordenadora do projeto, o considerou como um dos mais revolucionários nos últimos tempos no Sistema Financeiro Nacional e um grande passo na modernização e aperfeiçoamento de processos bancários em benefício da sociedade. A título de informação, a compensação de cheques no país exigia um dispendioso processo para trânsito e troca de papéis entre os bancos participantes, além de, em muitos casos, demora nos prazos para compensação e liberação dos depósitos.

A partir da data citada, passamos a compensar os cheques por meio das imagens destes, ou seja, não é mais necessária a troca de papéis. No caso da Credipéu e das demais cooperativas que utilizam nossa solução tecnológica, foram adotados equipamentos de captura de imagem (scanner) nos terminais de caixa, que possibilitam, além da leitura dos dados dos cheques, a digitalização da imagem de frente e verso destes.

Nosso software desenvolvido no Sicoob Confederação, envia todos os dados dos cheques e imagens para processamento em nosso sítio central e daqui fazemos a consolidação para envio ao órgão executante da compensação no país. É um processo bastante crítico e que exigiu grandes investimentos em tecnologia por parte de todos os bancos e também do Sicoob.

Neste projeto, não temos dúvidas em afirmar que o Sicoob saiu na frente pois a nossa solução tecnológica possibilita a captura das imagens diretamente na cooperativa, eliminando a necessidade do trajeto físico do cheque, reduzindo a possibilidade de clonagem, extravio, perdas e roubos dos mesmos.

No caso dos grandes bancos, a maioria optou por utilizar seus centros regionais, mas ainda terão que realizar esta migração para a agência pois continuarão suscetíveis aos altos custos de processamento e transporte de malotes, além dos riscos de fraude e roubo citados. Abaixo segue um quadro que demonstra de forma simplificada o funcionamento anterior e atual do serviço de compensação de cheques:

Outra novidade é que recentemente disponibilizamos para toda a nossa Rede Sicoob, o aplicativo chamado SicoobNet Celular, onde é possível a realização de transações financeiras, como por exemplo, consulta de saldos, extratos, transferências e pagamentos, diretamente do aparelho celular ou outro dispositivo móvel (modelos da Apple, como iPhone, iPad e aqueles que rodam o sistema operacional Google Android), devendo existir uma conexão por meio de pacote de dados. Como sei que você também é associado da Credipéu, é importante que saiba, assim como os demais associados que essa tecnologia traz grandes avanços, pois agora é possível realizar as transações com mobilidade.

Também a título de informação, registramos que atualmente, apenas 3 instituições financeiras neste país, além do SICOOB, possuem aplicativos com toda essa tecnologia.

Abaixo encaminho-lhe um vídeo, onde demonstramos uma dessas transações e veja como ficou fácil para os associados das cooperativas de crédito, realizarem o pagamento de suas contas (boletos e convênios):

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIDEO

Abraços, do primo !!
Antônio Cândido Vilaça Júnior
Superintendência de Sistemas de Informação (SUSIS)
Superintendente

 
Notas e Fotos

Meu caro companheiro e amigo Renato

O companheiro se faz pela convivência e compartilhamento de ideais. A amizade alcança profundidade maior, ela é marcada pelo desejo profundo , real e verdadeiro de se dividir aquilo que temos de melhor : nós mesmos, nossos sonhos e angustias, alegrias e esperanças. Aquilo que nos torna únicos e insubstituíveis para o outro.

Assim me coloco diante de você: eu me lembro bem de nosso primeiro encontro no salão do Ed Rotary em BH, quando você presidente se apresentou a minha pessoa , então governador assistente, com muito orgulho,do RC Pompéu. A partir daí foram vários encontros onde através do companheirismo rotário, surgiu um amizade marcada pela cumplicidade.

Recordo-me das várias visitas a Pompéu, das reuniões festivas, das visitas como governador assistente, da Campanha de arrecadação de fundos para a Erradicação da Pólio em Pompéu, do projeto de fonaudiologia para a APAE com aquela inesquecível carreata pela cidade, dentre outros momentos rotários.Pensando em todo o seu entusiasmo e dedicação, conhecimento rotário, e firme propósito de servir, digo que compreendo sua atitude, e que perdemos alguém de atuação expressiva para o futuro de nossa organização à nível distrital. Você se tornou referência, meu caro amigo!!

Saiu do lugar comum , e cresceu dentro de nossa organização. Isto sem abordar o IGE, programa que tenho especial atenção. Você criou uma forma espetacular de trabalhar o programa. Sentiremos profundamente sua ausência no IGE!! Deixa um espaço, mas deixa muito mais a marca da dedicação e tenacidade em fazer mais e melhor!!

Ainda assim , não falei do que me é mais caro: sua amizade. O aniversário de um ano do Renatinho, a Márcia, D Cordélia, "Seo" Tino, o Flávio. Passei da esfera do companheiro para a amizade, conhecendo as ligações que só os verdadeiros amigos podem acessar. Ganhei muito além do que pude imaginar: encontrei amigos que compartilharam os momentos mais importantes de minha vida. Momentos de alegrias e dificuldades.

Recordo-me o saudoso EGD Frederico Camelier, quando intitulou sua auto biografia por " Nem sempre caminhos floridos". Assim é a vida. E nos espinhos da vida ficam os verdadeiros amigos que aliviam as nossas dores e nos ensinam que vida segue em frente quando somos capazes de enfrentar tudo com serenidade .

Obrigado pela amizade. Esta sim , é perene quando a alimentamos com as nossa essências, com nossos valores . O Rotary como instituição perde. Eu tenho o privilégio de nada perder pessoalmente pois deixei de ser apenas companheiro e me tornei amigo!!!

Ainda que não tenha dito tudo que sinto, do orgulho pessoal de nossa amizade, receba o meu abraço caloroso e agradecimento por tudo que você representa para minha vida pessoal.
Com estima de sempre,
Carlos Mucida

Boa Noite,

Fiquei surpressa com sua decisão, você que sempre dedicou de corpo e alma ao Rotary. Pois é, a vida é assim mesmo: chega a um ponto que temos que parar e pensar o que vale mesmo a pena em nossas vidas.O bom é que você pode olhar para trás e ver tudo de bom que você fez por muitas pessoas ...

Abraço
Beth Rachid

Oi, Júlio!
Vi ontem ao chegar de Santos. Gostei muito. Deus lhe pague.
Pessoas como você me fazem lembrar uma famosa trova de Izo Goldman:

"Para mantê-los me empenho
porque penso sempre assim:
tendo os amigos que tenho,
eu nem preciso de mim!
"

Abração!
Newton Vieira.
 
A HISTÓRIA DO PATO

Havia dois irmãos que visitavam seus avôs no sítio, nas férias.
Felipe, o menino, ganhou um estilingue para brincar no mato. Praticava sempre, mas nunca conseguia acertar o alvo.

Certa tarde, viu o pato de estimação da vovó... Em um impulso atirou e acabou acertando o pato na cabeça e o matou. Ele ficou chocado e triste!
Entrou em pânico e escondeu o pato morto no meio da madeira! Beatriz, a sua irmã viu tudo, mas não disse nada às avós.

Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Beatriz, vamos lavar a louça"
Mas ela disse: " Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha". E olhando para ele sussurrou: "Lembra do pato?" Então o Felipe lavou os pratos.

Mais tarde o vovô perguntou se as crianças queriam pescar e a vovó disse: "Desculpe, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar." Beatriz apenas sorriu e disse, "Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar hoje", e sussurrou novamente para ele, "Lembra do pato?" Então a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar.

Após vários dias o Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da Beatriz até que ele, finalmente não aguentando mais, confessou para a avó que tinha matado o pato. A vovó o abraçou e disse: "Querido, eu sei... eu estava na janela e vi tudo, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar a Beatriz fazer você de escravo!"

Qualquer que seja o seu passado, ou o que você tenha feito... (mentir, enganar, seus maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... Seja o que for... Você precisa saber que Deus estava na janela e viu tudo como aconteceu. Ele conhece toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você já está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo.

Deus só está esperando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece. É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos. Vá em frente e faça a diferença na vida de alguém hoje. Compartilhe esta mensagem com um amigo e lembre-se sempre: Deus está na janela e sabe de tudo!

(BY VALDA LACERDA)

 
CLIPE NO CARAÇA
"clique na foto para ampliar"
O cantor e instrumentista Alexandre Lacerda gravou clipes de suas músicas no Santuário do Caraça e em fazenda em Pompéu.

O endereço na internet é:
www.alexandrelacerda.com
Vale a pena conferir.

Alexandre começou sua vida profissional dando aulas e regendo a Banda de Música Celso Máximo Pereira, em Pompéu.

Atualmente, também é regente da Banda de Música Santa Cecília, da Orquestra de Flauta Doce da Prefeitura de Barão de Cocais, do Coral da Família Querubins e do Coral da ONG Juventude VirAção.

 
Notas e Fotos - Rotary BH Padre Eustáquio

Prezado companheiro,

É com tristeza que recebemos a notícia de seu desligamento do clube Pompeu. Porém, sabemos bem, que o motivo é mais do que justo.

Acreditamos que, mesmo não participando das reuniões de seu clube, nunca deixará de ter espírito rotariano. Que seus negócios e sua saúde (que estão em primeiro lugar em sua vida) continuem a prosperar positivamente. Deus te acompanhe e ilumine sempre.

Colocamos essa notícia abaixo em nosso site: www.rotarybhpe.org.br e caso tenha alguma foto, por favor nos envie para publicarmos, ok? Conte sempre conosco para o que precisar.

Abraços fraternos,
Fátima Peres
Rotary BH Padre Eustáquio

 
Futebol - Copa américa
"clique na foto para ampliar"
A seleção do Chile decidiu não conversar mais com a imprensa por conta da publicação de uma foto do lateral Roberto Cereceda.

Durante um treinamento há alguns dias, em Santiago, na preparação para a Copa América, o jogador ficou quase nu ao ser alvo de uma brincadeira dos colegas Claudio Bravo, Gonzalo Jara e Jean Beausejour.

Por conta da foto, alguns jornais contestaram a disciplina imposta ao time pelo técnico Claudio Borghi.

O Chile está no Grupo C da Copa América juntamente com Uruguai, Peru e México. A disputa começa dia 1º de julho, na Argentina. (Fonte Google).

 
VALMIR DE CAMPOS MACHADO
VALMIR DE CAMPOS MACHADO

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos
rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde,
acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos
freqüentemente.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a
rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo,
mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais
informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos
comunicamos cada vez menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta;
do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e
relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas
chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral
descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das
pílulas 'mágicas'.

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na
dispensa.

Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te
permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar
'delete'.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.

Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.

Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o)
e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame...
se ame muito.

Um beijo e um abraço curam a dor,
quando vêm de lá de dentro.

Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao
seu lado, sempre.

 
Handebol de Caetanópolis chega à final do Mineiro
"clique na foto para ampliar"
Quem acompanha o esporte sabe o quanto os atletas são abandonados pelo Poder Público. Na maioria das prefeituras, apoia-se, mais ou menos, o futebol. Assim mesmo, tal apoio se restringe ao futebol de campo. Para as outras modalidades, nada.

Em Caetanópolis, na administração de Romário Vicente Alves Ferreira (PSDB), a realidade é bem outra. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, Deporto, Lazer e Turismo, investe pesado na formação de atletas praticantes das diversas modalidades esportivas. E esse investimento começa a dar retorno.

Para surpresa dos mais experientes comentaristas esportivos de Minas, os alunos da Escolinha mantida pela Prefeitura de Caetanópolis estão na final do Campeonato Mineiro de Handebol de 2011, a ser disputada em julho, na cidade de Uberlândia, na categoria Júnior Masculino (até 21 anos). A surpresa é maior quando se analisam as demais cidades finalistas: além de Uberlândia, Betim e Montes Claros. As três são consideradas fortes e possuidoras de larga tradição no handebol. Mas o espanto não termina aí. Caetanópolis chegou à final após eliminar equipes de municípios importantes (e mais endinheirados) do sul das Alterosas.

Segundo o treinador Nevton Macari (é Nevton mesmo), o trabalho da Escolinha é desenvolvido com prazer porque conta com a infraestrutura necessária e, mais que isso, com o interesse do prefeito, Romário, em manter os jovens longe das más influências e de olho na possibilidade de se tornarem campeões. “Além disso, acompanhamos o desempenho escolar da garotada. Nossos atletas são alunos regularmente matriculados em escolas da rede pública (estadual ou municipal) com bom rendimento comprovado”, garante o treinador.

A equipe finalista do Mineiro de Handebol masculino (titulares e reservas) compõe-se dos atletas Douglas (artilheiro), Carlos Júnior, Eduardo Damata, Anderson, Paulo, Raphael, José Lucas, Ronan, Pablo, Taisson, Jamerson, Lucas, Igor e Wellington.

(Texto de Newton Vieira)

 
ADRIANA ARAÚJO

ESTA SEMANA a coluna recebeu uma ligação telefônica da cidade de Montes Claros, de Adriana Araújo.

A mesma gostaria de promover aqui na cidade uma demonstração de telas, as quais retratariam as personalidades pompeanas. A coluna volta.

 
"Filho..."

José Saramago
Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como?
Não é nosso, recordam-se?
Foi apenas um empréstimo!

(Valmir Machado)

 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos@foscolo.biz - Carlos Foscolo



“SOBRE A NUDEZ FORTE DA VERDADE, O MANTO DIÁFANO DA HIPOCRISIA”


CARTAS ABERTAS À PRESIDENTE - XXIII
PRESIDENTE DILMA ,

Esta semana, fui abordado por uma jovem professora, em frente de uma escola, que me perguntou se eu me importaria de assinar um “abaixo-assinado para que não fechassem a APAE”. Assinei e fui-me embora. Depois, voltei para confirmar se eu havia realmente entendido o quê ela dissera. Achei tão absurda a idéia que não podia acreditar no que acabara de ouvir. Eu tinha certeza de que havia ouvido mal, pensei. Por certo, deveria ser alguma mensagem conjunta de congratulações à Entidade, ou coisa semelhante. Voltei e lhe perguntei: “Você disse, fechar a APAE?”. E ela, então, me confirmou: “É isso mesmo!”. Perguntei-lhe, então: “E isso é uma iniciativa de quem?” Ela me respondeu: “É uma iniciativa do Ministério da Educação,.através de sua Secretaria de Educação Especial.” E concluiu, “faz parte do Plano de Inclusão de alunos especiais nas Escolas Públicas da Rede”.

"clique na foto para ampliar"

Eh! Mais uma vez os “doutores da educação” arvorando-se em donos da verdade absoluta” de sua “pedagogia infalível” lançando seus experimentos no grande laboratório que tem como cobaias nossos jovens irmãos brasileiros. Não satisfeitos em fazer suas experimentações apenas com os alunos saudáveis de nossas escolas públicas, voltam-se, agora, para uma experiência “hitleriana” e incluem como suas vítimas nossos irmãos brasileiros que são surdos, cegos ou que têm outros problemas que por isso mesmo são especiais, e merecem toda nossa atenção e carinho, além de cuidados também muito específicos.Mas, os cientistas da educação, sob a batuta do maestro Ministro Fernando Haddad, fechados em seus gabinetes de Brasília, e longe da realidade de nossas escolas dão asa a sua imaginação, e numa imensa sucessão de erros – sem que por isso sejam punidos – espalham o terror e a insegurança em nossas escolas.

Colocar essas crianças em escolas comuns, em nome de um modismo chamado “INCLUSÃO” é simplesmente desumano: Os surdos-mudos necessitam aprender e ter suas aulas em “libras” – a sua linguagem salvadora! Os cegos necessitam aprender e ler em Braille, o seu sistema único de leitura e aprendizado. E há ainda uma diversidade de outras crianças especiais que necessitam de cuidados especialíssimos que só podem ser-lhes dispensado por professores e técnicos específicos para cada caso, encontrados em nossas valorosas APAES. Onde é, presidente, que se conseguirão tantos técnicos e em número suficiente para atender a todas as escolas brasileiras. E os aparelhos essências ao aprendizado desses alunos especiais? Serão também disponibilizados em todas as escolas brasileiras? Será que esses tecnocratas de gabinete não têm imaginação suficiente para imaginar como se tornarão as salas de aula: NEM OS ESPECIAIS TERÃO OS CUIDADOS QUE NECESSITAM, E NEM OS DEMAIS RECEBERÃO A EDUCAÇÃO QUE ESPERAM. Será uma mudança na qual não haverá ganhadores. Apenas perdedores!

A presidente é conhecida como uma pessoa que não aceita erros. É por isso mesmo que nos surpreende que após tantos erros perpetrados pelo Ministério da EducaçãoENEM, “Os livros é”, “Campanha dos Homossexuais” e assim por diante – todos eles, ministros e assessores, continuem em seus postos, prontos para errar mais, e efetivamente continuando a fazê-lo, o que causa uma expectativa negativa de “qual será a próxima experiência desastrosa”.

Porventura, presidente, perguntou-se aos pais dos alunos especiais, cegos, surdos, vítimas de paralisia cerebral e tantos outros que necessitam cuidados especiais se eles querem que seus filhos sejam atendidos em escolas comuns? Perguntou-se lhes se querem que seus filhos sejam discriminados – sim, discriminados – já que por suas próprias condições físicas terão de ter um tratamento diferenciado dentro de uma turma comum. Será este o momento de se fazer inclusão, quando ainda se está aprendendo o básico da educação, com grande esforço e sacrifício, dando-se ainda os primeiros passos da compreensão, da audição, do reconhecimento dos sinais, enfim, dos princípios básicos e essenciais da comunicação?

INCLUSÃO, sim presidente. Mas inclusão no momento certo, depois de com paciência e cuidados tiverem aprendido o básico da educação. Aí sim. Há de se partir, com toda disposição, para a inclusão no mercado de trabalho, no meio social , na vida política, na vida profissional, em total igualdade com os demais cidadãos brasileiros, pois já estarão, então, preparados para isso. Mas não se pode pensar em inclusão sem que antes tenham o mínimo de meios que lhes assegure maiores chances de uma convivência digna com as demais pessoas.

Será que os sábios educadores do MEC já pararam para pensar que a quase totalidade dos alunos comuns brasileiros – talvez mais de 99% – passam menos de 4 horas por dia nas escolas, o que significa menos de 3 horas de aprendizagem por dia? Será que já conseguiram antever que com o mesclar de alunos comuns e os especiais na mesma sala de aula este tempo de aprendizagem será, no mínimo, dividido por dois, já que será impossível ministrar as aulas com os mesmos critérios e recursos para todos os alunos, ao mesmo tempo, visto que alguns necessitarão de cuidados especiais?

Tenho, presidente, três filhos saudáveis e inteligentes, sendo um deles de apenas 5 anos de idade. E, às vezes paro para pensar como é bom que tenha tido esta sorte que muitos outros país não têm, mas que nem por isso amam menos seus filhos especiais. São pais que se dedicam, e se dedicarão integralmente às vidas de suas jóias especiais. E, presidente, compete a nós, que tivemos esta sorte, não poupar esforços para dar a essas famílias todo o apoio possível, de forma sincera e realista para que também sejam felizes. E, ainda, presidente, como membro do Lions Clube, na cidade de Pompéu - MG, entidade que inspirada no exemplo de Helen Keller tem sim, efetivamente salvado da cegueira milhões de pessoas de todo o mundo e também de nossa Nação, preocupa-nos profundamente que medidas estejam sendo estudadas para a extinção de entidades que cuidam de surdos ou cegos, como o IBC ou INES, ou deixem de apoiar a ONCB, entidades essenciais ao progresso dessas pessoas especiais.

Por favor, presidente, não permita que a incompetência de alguns poucos especialistas de gabinete contamine os bons profissionais que com certeza existem nos ministérios. Por favor, presidente, não permita que esses poucos pedagogos de idéias exóticas e estreitas subestimem o valoroso trabalho de nossas APAES, que lutando contra dificuldades de toda ordem são as verdadeiras heroínas da inclusão em nossas comunidades.

Não permita, presidente, que através de suas idéias oblíquas esses poucos profissionais provoquem a verdadeira cegueira mental que é não enxergar uma realidade tão patente como são as necessidades de nossas crianças especiais.

Não permita, presidente, que sob o manto de uma pretensa prematura inclusão de nossas crianças criem-se laboratórios para justificar a falta de efetividade da aprendizagem neste país tão carente de educação.

 
FLASHES I


De quem não tem muito tempo p’ra escrever...
P’ra quem não tem muito tempo p’ra ler!

QUERO VOLTAR PARA O PASSADO

Se você é um jovem de mais de 50 anos, vale a pena reserva alguns minutos para ver e ouvir este vídeo que me enviou o meu amigo Lauro Brambilla, meu ex-companheiro de consultoria da Alexander Proudfoot e posteriormente da ABS, e que hoje é presidente da ABS/México.

Não. Você não leu errado e nem eu me enganei ou escrever. Não é “Quero voltar para Pasárgarda” o belo poema de Manuel Bandeira. E, sim, uma apresentação recente de uma encenação por Jessie Quirino.

Se você é um jovem de menos de 50, passe-o então para seu pai ou mãe ou seus avós. Eles com certeza vão adorar ouvir esta beleza de texto.

Para ouvir, acesse: http://foscolo.biz/audio/voltaaopassado.wmv

 
E-Mails Recebidos

Da Dra.Tânia Regina Faria Batista,
Advogada em Itaúna e esposa de nosso aluno do Curso de Mediação e Arbitragem, Juvêncio Marcelino..

Dr.Carlos,

Admiro muito seus textos, quem dera ter no judiciário e mesmo na OAB pessoas do seu "nipe" parabéns pela iniciativa deste curso de arbitragem meu esposo está gostando muito

Att.Tânia.

 
NOTÍCIAS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ARBITRAL

O TJACMG já está aceitando inscrições para o seu quadro de Mediadores e Árbitros.

Os inscritos não têm, necessariamente, de ser advogados, mas é imprescindível que tenham um bom conhecimento da legislação específica da área e dos procedimentos dos Tribunais Arbitrais (Lei 9.307/96). Por isso, é imprescindível que tenham feito os cursos de Mediação e/ou Arbitragem para se inscreverem respectivamente como mediadores ou árbitros. Esses cursos não têm necessariamente de serem feitos no TJACMG

O início das ações de Mediação estão previstas para se iniciarem a partir de 1º de julho e as de Arbitragem a partir de 1º de agosto.

Nessas datas já deveremos ter um número razoável de mediadores, árbitros e procuradores já treinados para conduzir os procedimentos, não só aqui mas também em Pitangui e Itaúna, cidades de onde temos também alunos.

Maiores informações contate via e-mail: tjacmg@tjacmg.com.br ou entre no site www.tjacmg.com.br, ou ainda, pelo telefone: (37) 3523-1686

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site