NOTÍCIAS: 23/11/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZA

GABRIELA VALADARES – Indicada por Roberta Porto.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

CAROL ARAÚJO, da sociedade pompeana.


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

IZABELLA ALDA, da nova geração pompeana.


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

CURVELO

Meu grande amigo IDEUMAR GONÇALVES, um dos maiores “promoters” das Gerais – ele e sua esposa SORAYA SOARES. Leiam o texto dele logo abaixo. É digno de registro.

 

 

 

FALECEU ontem, na periferia da Vila de Lourdes, vítima de cirrose hepática, meu grande amigo de infância, Zé da Conceição, mais conhecido como “Zé da Conceiça”, ou, por ser muito magro, “Zé Grilo”. Passei a noite inteira no velório, jogando conversa fora e, claro, tomando café e comendo biscoito quebra-quebra.
Lá pela volta da madrugada, um frio do inferno e muita gente já dormindo pelos cantos, a viúva, D. Sebastiana, resolveu fazer um proeminente discurso enaltecendo as qualidades e os defeitos do falecido. Disse que ele, “Zé da Conceiça”, sempre fora bom marido e ótimo pai de família, e que, apesar de cachaceiro inveterado, era muito trabalhador. O único defeito que ele tinha, segundo frisou a viúva, é que era muito raparigueiro. Só isso. Em síntese, a oratória girou em torno desses predicados, o que me levou a concluir, lembrando aquela música bacana do Robertão que, ali, inerte no caixão, não estava um simples defunto, estava O CARA.
Por volta das 8 da manhã o cortejo seguiu rumo ao Cemitério Santa Rita, tendo à frente o velho Tininho, que por ter a perna direita bem mais curta que a esquerda, caminhava na base do “aqui ta fundo, aqui ta raso”, ”aqui ta fundo, aqui ta raso...”
Chegando ao campo santo, o caixão foi aberto pela última vez e, como mandam os costumes em situações fúnebres, ouviu-se um coro: “Vai com Deus... Zé da Conceiça!!!”
No momento exato do sepultamento, Tininho, roxo por um velório e craque para chorar pendurado no pescoço das viúvas, mais se parecia a um macaquinho de circo pobre, tanto corria pra lá e pra cá para ver o corpo chegar ao descanso eterno. Não satisfeito, subiu no monte de terra, desequilibrou-se e... patacatibum, caiu dentro da sepultura de forma espetacular e sensacional, sofrendo fratura exposta na canela direita, hematoma no olho esquerdo e escoriações generalizadas na testa, pescoço e tórax. Ao que a viúva, emputecida, sapecou de viva voz: “Sai daí Tininho fdp, num tá vendo qui os homi pode jogá terra em cima docê tamém!!!
Aconteceu, eu estava lá. (As. Ideumar Gonçalves).

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Extraído do Face do Beto Brito.(*) Beto Brito, eu não tenho nenhuma dúvida disso...

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A CASSAÇÃO DO PREFEITO DE LAVRAS: MARCOS CHEREM PERDOA DÍVIDA DO IRMÃO COM A PREFEITURA, CONTRATA, SEM LICITAÇÃO, EMPRESA DE EX-SÓCIO DA CONSTRUTORA CHEREM E GOVERNA POR UM FIO

 

 

 

 

A Construtora Cherem, de propriedade do Deputado Estadual Luis Fábio Cherem, irmão do Prefeito de Lavras Marcos Cherem, diante de irregularidades apuradas na execução de contrato firmado com o Município de Lavras no ano de 2006, foi multada no valor de R$577.453,71 (quinhentos e setenta e sete mil reais, quatrocentos e cinquenta e três mil e setenta e um centavos), além de ser impedida de contratar com a Administração Pública pelo prazo de cinco anos.

Em razão disso, a Construtora ajuizou ação judicial (Mandado de Segurança n. 015.8443-50.2011.8.13.0382) visando à anulação da penalidade.

Antes, contudo, da decisão final da Justiça, o atual Prefeito de Lavras, Marcos Cherem, irmão do dono da Construtora Cherem, anulou a decisão administrativa.

O Ministério Público, diante do favorecimento do parente do Prefeito, abriu inquérito para apurar o ocorrido.

Esta é o segundo indício de favorecimento da Construtora Cherem pelo atual Prefeito, uma vez que denúncia sobre a contratação, sem licitação, da empresa de lixo SHF – Conservação e Construção Ltda., cujo proprietário, Sr. Sérgio Henrique da Silva Fonseca, foi sócio de Luis Fábio Cherem na Construtora Cherem até o início deste ano, está sendo apurada na Justiça, nos autos da ação popular n. 01.06976-61.2013.8.13.0382, e perante o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

A situação eleitoral do atual Prefeito também está tumultuada, pois ainda pendente de julgamento a quarta cassação, proferida na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo n. 167, que examina o “conjunto da obra”: abuso do poder econômico, abuso dos meios de comunicação e compra de votos. 

Em relação a esse processo, o Ministério Público acaba de pedir a cassação do Prefeito, por entender comprovado o abuso de poder econômico.

Deste feita, impera concluir que restou demonstrada a prática de abuso de poder político e econômico, e uso indevido dos meios de comunicação por Marcos Cherem e Aristides Silva Filho, especialmente após a análise conjunta de todos os atos perpetrados em sua campanha eleitoral. Restou caracterizada a conduta abusiva e a gravidade, a justificar a aplicação das sanções cabíveis

Embora o juiz eleitoral de Lavras tenha deferido a execução imediata da cassação, haja vista as graves denúncias contra a atual gestão municipal, a relatora do caso no TRE, Dra. Alice Birchal, deferiu pedido de liminar na ação cautelar n. 414-75 (não confirmada ainda pelos demais juízes) para que o Prefeito fique no cargo até o julgamento do recurso no Tribunal Regional Eleitoral. Até lá, caberá a ela decidir quando o processo será julgado. 

Documentos:

1) Manifestação do Ministério Público Estadual indicando a abertura de inquérito em razão da decisão do atual prefeito de anular penalidade anteriormente imposta a Construtora Cherem, de propriedade de seu irmão:

2) Trecho da decisão do juiz de lavras apontando as graves denúncias contra a atual gestão, quando deliberou pela execução imediata da cassação Prefeito (decisão que foi suspensa em razão da liminar concedida pela Dra. Alice Birchal – TRE/MG):

Noutro aspecto, passados mais de 09 (nove) meses da gestão dos Recorrentes, não mais se verifica risco para a estabilidade na gestão da Administração Pública Municipal. Ao contrário, permissa venia, verifica-se o periculum in mora inverso, não só quanto aos direitos dos candidatos prejudicados de assumirem seus cargos, mas também porque não se é possível ignorar os graves ilícitos que vem sendo reiteradamente atribuídos à atual gestão na Administração Pública Municipal de Lavras, os quais, mencionados pelos Impugnantes às ff. 4.484/4.531, correspondem a fatos públicos e notórios, com inequívoca verossimilhança das alegações, vez que lastreadas em processos judiciais e em outros procedimentos públicos de livre acesso.

Na Ação Popular n. 0106976-61.2013.8.13.0382 que tramita perante a 2ª Vara Cível da Comarca de Lavras (André Vale Guimarães X Marcos Cherem, Sérgio Henrique da Silva Fonseca e Município de Lavras), através de decisão liminar proferida pelo digno Juiz Célio Marcelino da Silva em 25/06/2013, se reconheceu, em cognição não exauriente, que no primeiro semestre da gestão dos Recorrentes à frente da Administração Pública Municipal de Lavras, o Município de Lavras firmou com a empresa de denominação social SHF CONSERVAÇÃO E ENGENHARIA LTDA., de forma irregular e sem licitação, milionário contrato para a prestação de serviço de coleta, limpeza e transporte de lixo urbano. Chama a atenção, permissa vênia, que na empresa SHF figura como proprietário majoriatário a pessoa de Sérgio Henrique da Silva Fonseca, o qual foi doador como pessoa física da campanha dos Recorrentes e também sócio da Construtora Cherem Ltda. (empresa financiadora da campanha dos Recorrentes), sendo ainda notório que o irmão de Marcos Cherem, o Deputado Estadual Luiz Fábio Cherem, também é sócio da Construtora Cherem Ltda. Sérgio Henrique da Silva Fonseca também é co-investigado juntamente com Marcos Cherem, Luiz Fábio Cherem, Aristides Silva Filho e Outros na AIJE n. 782-26.2012.6.13.0160, em fase recursal do Tribunal Superior Eleitoral.

Em que pese tal decisão proferida na Ação Popular n. 0106976-61.2013.8.13.0382 ter sido suspensa por liminar concedida em Agravo de Instrumento interposto pelo Município de Lavras junto ao Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os fatos verificados na decisão de primeiro grau se mostram graves, tanto que também são apurados em Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Públicos Estadual em Lavras.

Consta, outrossim, no bojo dos autos do Mandado de Segurança n. 0382.11.015844-3 (Construtora Cherem Ltda. X Prefeita Municipal de Lavras), que tramitou perante a 1ª Vara Cível da Comarca de Lavras, da qual esta Juiz Eleitoral é titular, que Marcos Cherem, por ato administrativo datado de 08/04/2013, ‘revisou’ decisão administrativa interlocutória em processo administrativo instaurado pelo Município de Lavras contra a Construtora Cherem Ltda., anulando, ainda, a decisão final do aludido processo administrativo. Por conseqüência, a Construtora Cherem Ltda., pertencente ao irmão de Marcos Cherem e financiadora da campanha dos Recorrentes, livrou-se, em princípio, do pagamento de multa fixada no valor original (em 15/06/2009) de R$577.453,71 (quinhentos e setenta e sete mil, quatrocentos e cinqüenta e três reais e setenta e um centavos) e também de outras sanções previstas na Lei n. 8.666/93. Tais fatos se mostram graves, tanto que o Ministério Público Estadual requereu cópias dos autos e também instaurou Inquérito Civil, em tramitação.” (Decisão proferida na AIME n. 167 – disponível no site do TSE: http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/acompanhamento-processual-push) (Fonte: observatoriodelavras.blogspot.com – da nossa Correspondente Dora Jacob)
 

Notas e Fotos

É hora de mudar?

Verly 21-11-13

Penso muito sobre nosso ritmo de trabalho e sobre as discussões dos mais variados temas de nossa organização. Há debates e apresentações que esmiúçam nossas atividade.

Hoje, no trabalho, durante uma rápida conversa, minha chefe me disse: “diminua sua ansiedade!”

E ela tem razão. Os resultados poderão ser bem melhores quando passamos o tempo necessário e suficiente para refletir sobre o passado, o presente e o futuro, com uma ampla liberdade de soltar nossa imaginação e criar, além de executar. Pensar e conscientizar antes de agir. Refletir bastante.

Temos de mostrar nossa produção individual, mas valerá bem mais se coletivamente conseguirmos ir muito além do que seria simples obrigação.

Ainda precisamos refletir sempre bem mais. Precisamos pensar nossa instituição inserida na complexa comunidade e mais ainda na humanidade como um todo. E lembrar que estamos nela.

Vale lembrar que somos, todos, partes de um mundo e as minhas células, aparentemente, como de um ser único, na verdade é parte de complexo que liga minha existência a todos os demais.

O trabalho coletivo tem de ser agradável para o conjunto e para cada pessoa em separado. Existe uma reflexão profunda entender que o uso da moeda que recebemos pelos serviços que prestamos tem de ser para uma vida alegre e feliz, muito mais do que engordar nossas contas nas instituições financeiras.

Ainda há poucos minutos conversava com meu filho que se propõe a viver além de pura e simplesmente trabalhar. Na sociedade que vivemos, o sistema nos oferece apenas o trabalho como vida, mas viver é conhecer o novo a cada dia, com entusiasmo, coragem e sabedoria.

Mais do que passar oito horas no trabalho e mais duas ou três no trânsito para lá e para cá, precisamos sentir o pulsar da vida, além das pulsações corporais que nos mantêm lúcidos e trabalhadores.

Precisamos nos libertar e escolher o gosto pela vida como nossa mais profunda religião.

Outro dia a nossa colega, Lilian, me disse que quer se aposentar tão logo seja possível, por que ”há muita vida lá fora.”

Alguns países mais outros menos, estimulam novas formas de pensar os tempos presentes e futuro.

Alguns seres pensante sabem já que o emprego do avanço tecnológico precisa ser revisto.

A cibernética e a Internet vieram para nos livrar da carga de trabalho para a sobrevivência. O saudoso sábio, Millor Fernandes, escrever há décadas que chegaria um dia em que o homem mais invejado seria aquele que trabalharia 30 minutos todos os dias para ligar e desligar todos os equipamentos que gerariam a produção. Está na hora de direcionar nossa mentalidade para este saudável tipo de sociedade em que o lazer, o prazer, a alegria e a felicidade sejam colocados como OBJETIVOS em todos os nossos projetos. A justificativa viver como gente, como pessoas humanos mais do que recursos humanos.

Precisamos radicalizar e superar as regras e modas atuais e caminhar para a vida de verdade. Podemos até competir no trabalho, mas que seja como a competição em uma partida esportiva que vale mais pelo que proporciona a todo mundo em alegria, felicidade, bem estar e saúde.

Mais do que falar e escrever em qualidade de vida, tempos nos aprofundar nesse conceito genérico e trazê-lo – como prática real - para o nosso dia a dia. Qualidade de vida é “de cada um de acordo com sua capacidade e a cada um de acordo com suas necessidades.”

Se pensarmos bem ética é fazer o que faz bem para a coletividade e nos oferece a contrapartida de sermos parte intrínseca e de verdade da humanidade como a grande rede social. Fazer o bem faz bem.
Restam ainda o resgate de três grandes virtudes: o amor , a coragem e a justiça.

O amor pessoal e ao próximo como a si mesmo é fundamental. A justiça é uma virtude que dispensa complementos. A sociedade através de cada um de seus membros, ou seja, de cada um de nós, precisa restabelecer a justiça para todos. E a coragem é essencial para superar o poder e a dominação e soltar nosso grito de liberdade.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Deixa eu ver se entendi...


Deixa eu ver se entendi... então o Governo Federal traz para o Brasil médicos estrangeiros incapacitados, sem revalidação de diploma e joga estes profissionais despreparados para atender o povo no SUS, além de deixar nossos hospitais públicos caindo aos pedaços e enquanto isso, investe dinheiro no Melhor e mais Caro Hospital Privado do Brasil, que funciona com tecnologia de ponta e conta e com uma mão de obra extremamente qualificada, e que "coincidentemente" é o Hospital para onde vão nossos gloriosos políticos, é isso mesmo???

(Colaboração: JUCA JOSÉ... “MEXE...”)

 

Notas e Fotos

INTELIGÊNCIA E BURRICE


A COLUNA SE APRESSA EM RETIFICAR E A SE DESCULPAR DE PÚBLICO COM MEU QUERIDO PRIMO GILBERTO GERALDO VALADARES PORTO POR UMA DEFINIÇÃO QUE ELE DEU  E QUE SAIU INTEIRAMENTE “TRUNCADA”,AQUI EM MINHA COLUNA  NA SEMANA PASSADA..   A NOTA QUE DEI E NA QUAL ELE DEFINE A DIFERENÇA ENTRE “INTELIGÊNCIA E BURRICE” É A SEGUINTE:   “AQUELA ESCUTA ESTA E ESTA NÃO ESCUTA AQUELA”. APRESENTO AO MEU QUERIDO PRIMO – MAIS UMA VEZ – AS MAIS SINCERAS E PERENES  ESCUSAS.
 

Notas e Fotos

 

BOM DESPACHO


Na manhã desta quinta feira, eu atravessava  a rua da praça Dr. Ciro com a minha querida Gabriela Porto Dutra, quando de repente um veículo, percebendo que íamos atravessar a rua – simplesmente pára seu carro(era o jornalista França)) e nos acena para que pudéssemos passar. Isso é “plágio”, Carlos França. Rsss. Você está me copiando. Eu sempre ajo assim quando vejo alguém tentando atravessar a rua. Aprendi com as pessoas polidas da cidade de Bom Despacho. As pessoas daqui de Pompéu ficam assustadas porque não estão acostumadas com esse  gostoso e saudável hábito de educação.  

Bom Despacho parece outro país e nos dá belo exemplo de civilidade. Eu adoro aquela cidade, onde tenho muitos amigos e hei de conservá-los  para sempre...
 

Notas e Fotos

RENATO FRIGOTUDO


QUEM CONTA É o Renato Frigotudo:

O ARI  - IRMÃO DA Maria do Bá – se encontra com o amigo já bastante idoso  e o Ari lhe pergunta:

- O senhor tá bom, o senhor está bem?

Seu amigo responde:

- Nada... estou  só esperando a morte.

Ao que o Ari questiona e diz:

- Q isso, as vezes qualquer um de nós aqui pode “ir” antes do senhor.

O velho sábio retruca:

- é, as vezes pode ser, mas as vezes é só pra vocês: pra mim não tem às vezes não.
 

Notas e Fotos

E-MAIL RECEBIDO NA SEMANA PASSADA:

Caro amigo Júlio Porto , segue matéria sobre Carlos Eloy

Abraço

A tempo: prometi ao meu grande amigo “Geraldinho”, que atende também por Júlio Porto, lhe enviar periodicamente fotos históricas de personagens que fizeram a  história da nossa gente da nossa cidade. Aguardem. As fotos por si só são verdadeira Auditoria de Pesquisa...

 

Notas e Fotos

PARA TODAS AS PROFISSÕES!!!!!

Importante!!

No aeroporto o pessoal estava na sala de espera aguardando a chamada para embarcar.

Nisso aparece o Co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuros e de bengala, tateando pelo caminho.

A atendente da companhia o encaminha até o avião e assim que volta, explica que, apesar dele ser cego, é o melhor Co-piloto da companhia.

Alguns minutos depois, chega outro funcionário também uniformizado, de óculos escuros, de bengala branca e amparado por duas aeromoças.

A atendente mais uma vez informa que, apesar dele ser cego, é o melhor piloto da empresa e, tanto ele quanto o Co-piloto fazem a melhor dupla da companhia.

Todos os passageiros embarcam no avião preocupados com os pilotos.

O comandante avisa que o avião vai levantar vôo e começa a correr pela pista, cada vez com mais velocidade. Todos os passageiros se olham, suando, com muito medo da situação. O avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar vôo.

A pista está quase acabando e nada do avião sair do chão.

Todos começam ficar cada vez mais preocupados.

O avião correndo e a pista acabando. O desespero toma conta de todo mundo

Começa uma gritaria histérica no avião.

Nesse exato momento o avião decola, ganhando o céu e subindo suavemente.


O piloto vira para o Co-piloto e diz:

- Se algum dia o pessoal não gritar, a gente tá f......!!!!!!

Moral: OUVIR OS CLIENTES É FUNDAMENTAL!!!
 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

23-11-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

23-11-2013

 

 

 

 

 

Para variar os cardápios de final de semana, selecionei aqui algumas receitinhas, espero que sejam úteis para vcs. Sei que não é fácil para a dona de casa, que está sempre procurando coisas diferentes para oferecer nos almoços, jantares, lanches, principalmente nos finais de semana.
Então, vamos às nossas receitinhas?

ROCAMBOLE DE ARROZ

INGREDIENTES - 03 ovos
02 xícaras de chá de arroz cozido
1/2 xsícara de chá de óleo
02 xícaras de chá de leite
02 tabletes de caldo knor
03 colheres de sopa de queijo ralado
01 xícara de chá de farinha de trigo
01 colher de sopa de pó royal

MODE DE FAZER - Coloque no liquidificador, os ovos, o arroz, o óleo, o leite, os tabletes de caldo e bata bem. Junte o queijo ralado e farinha de trigo, por último o pó royal, batendo lenvemente. Assar em tabuleiro grande, untado e polvilhado com farinha de trigo. Forno quente. Depois de assado, despejar no pano úmido e enrolar, deixando esfriar um pouco. Desenrole e recheie com frango desfiado e refogado com cebola, pimentão e tomates maduros. Passe maionese por cima e salpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.

É um prato delicioso e próprio para ser servido no lanche.

Para sobremesa, nada melhor que uma torta bem geladinha e leve.

TORTA MERENGUE DE MORANGO

INGREDIENTES - 01 lata de leite condensado
02 latas de leite
01 lata de cremede leite
01 colher rasa de margarina
02 coleres de maizena
02 caixas de morango
02 gemas ( reserve as claras )

MODO DE FAZER - Bata tudo no liquidificador, menos o creme de leite, que deve ser colocado por último. Leve ao fogo, mexendo para fazer um creme, adicione o creme de leite com o soro e misture. Espalhe metade do creme em uma forma refratária. Sobre o creme coloque bastante morangos picados.
Bata as claras reservada, em neve e coloque 04 colheres de açúcar refinado, sempre batendo, acrescente chantily batido e espalhe sobre os morangos. Decore com morangos. Leve á geladeira até o momento de servir.

Dúvidas, sugestões e críticas: mariadapazpcampos@bol.com.br

Uma boa noite a todos. Em breve eu volto com mais receitas, variando bem seus cadápios e abrilhantando suas refeições para o sucesso no trabalho.

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

23-11-2013

 

 

 

 

 

 

 

Correção do saldo do FGTS

Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não, tem direito à correção.

Por exemplo, um trabalhador que no ano de 1999 tinha na conta do FGTS R$ 1.000.00, hoje tem R$ 1.340,47.

Na verdade se as regras não tivessem sido alteradas e a taxa referencial (TR) não tivesse sido manipulada, deveria ter R$ 2.586,44.

Isso significa que está perdendo R$ 1.245,97.

É essa diferença, que nesse caso chega a 88,3%, que o trabalhador pode reclamar na Justiça.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

23-11-2013

 

 

 

 

Mudanças?  Sim!  Mas Como?

O POVO ANSEIA POR MUDANÇAS, MAS...

        Se realmente aspiramos ser uma grande nação, pelo menos a médio prazo, despiciendo é continuar dizendo que inúmeras mudanças devem ser feitas, urgentemente, envolvendo várias áreas das atividades da nação.  Mas o problema é sempre o mesmo:  Aqui, muito se fala, mas pouco se faz.


O POVO VAI ÀS RUAS

Este é um país eminentemente cartorial.  É sem dúvida o mais burocrático do mundo, onde as coisas simples da vida do cidadão jamais se resolvem num único local, ou num único dia.  Onde soluções simples, mas essenciais à vida de cada um, demoram meses, ou anos.  Mas não pensem que tudo isso aconteça por mera coincidência:  Essa demora e a papelada para tudo é o que dá dinheiro para os donos dos feudos instalados pelo sistema.  Não é mera coincidência que tudo isso aconteça em todas as áreas governamentais.  Se não houver isso, acabam-se as propinas, e acaba-se a corrupção que alimenta os feudos.

FILAS IMENSAS: O RETRATO DA BUROCRACIA

Não faz muito que a Presidente Rousseff propôs â Nação uma “Reforma Política “ através” de um Plebiscito.  Como foi uma medida meramente eleitoreira para aliviar a pressão que “as ruas” faziam contra tudo, em junho deste ano, a assessoria jurídica da Presidente ─ a Advocacia Geral da União ─ não se preocupou em evitar a “gaffe” e deixou que a medida fosse para o Congresso.  Não se preocupou em dizer à presidente que uma reforma política teria de ser proposta através de uma PEC (emenda constitucional), fato que ela mesma já sabia, mas queria apenas aplacar a ira das ruas e ganhar tempo ─ o quê conseguiu!

Mas, pegando uma carona nesse tema, e como várias de minhas piedosas e pacientes leitoras têm-me solicitado a expor de forma um pouco mais articulada qual seria minha opinião sobre uma Reforma Política resolvi usar, hoje, aqui, parte deste espaço para resumidamente dizer o que penso sobre o assunto, embora minha opinião não tenha qualquer relevância (e nem faço questão que tenha pois nunca foi minha intenção mudar o pensamento de ninguém, por acreditar que cada povo tem exatamente o que merece!) :

O Resumo de Minha Reforma Política

Sem a preocupação de ser técnico, mas frisando“ab ovo” que tudo se faria através de uma grande, ou várias pequenas “PECs” (emendas constitucionais).  Mas é um ledo engano pensar que isso seria fácil.  Para começar, teria de ser elaborada e aprovada em votação especial de dois turnos do Congresso Nacional.  Mas não se deve esquecer que, bem ou mal, todo o arcabouço legal que hoje vige no Brasil foi ─ embora em épocas diferentes ─ aprovado por eles.  Estariam, pois, eles agora dispostos a desmanchar a cartorial fábrica de corrupção que eles mesmos criaram e aprovaram, quer num passado remoto, quer num recente?  Mas vejamos o que eu sugeriria a alguém que tivesse poder de causar mudanças:

Nosso Sistema de Governo Nasceu Há Mais de 200 Anos

        Nossa filosofia  de governo nasceu há mais de 200 anos, nas Estados Unidos da América quando aquele país declarou sua independência em 4 de julho de 1776.  Quase que paralelamente, nosso herói Joaquim José da Silva Xavier ─ o Tiradentes ─ também militava seu malfadado movimento separatista que culminou com seu enforcamento e esquartejamento em 21 de abril de1792, aos 46 anos de idade.

TIRADENTES ESQUARTEJADO

Não obstante nossa independência ter-se dado 46 anos após a americana, e a nossa “republiqueta” ter se iniciado nada menos que 113 anos após a daquele país, a  influência do regime que desde o princípio foi instalado naquele pais, desempenhou preponderante papel na influência do nosso, que em muitos casos é cópia quase fiel daquele.  Porém, aquilo que é bom para uma Nação, não é necessariamente bom para uma outra, principalmente considerando-se as diferentes etnias, culturas e valores de cada povo.  Embora os Estados Unidos da América se considerem, hoje, o modelo de democracia do mundo, a única coisa que ainda mantém a integralidade do sistema implantado há 237 anos naquele país, são os valores morais e religiosos que desde sua fundação são pregados de forma contínua e persistente através dos tempos. Através da pregação desses valores, relembrados diariamente em escolas e entidades diversas, conseguem se manter quase invulneráveis e preservar monumentos como é, até hoje, a mesma Constituição. Promulgada em 1787, portanto 11 anos após a independência (neste intervalo teria sido  uma genuína democracia, ou um governo forte?) a Constituição teve desde o início mais de 10.000 propostas de emenda, mas apenas 27 foram aprovadas até hoje.

CONSTITUIÇÃO AMERICANA DE 1787: AINA EM VIGOR

Do sistema americano copiamos o bicameralismo (Senado e Câmara de Deputados) embora apenas em nível federal e não também no estadual como naquele país.  Copiamos o presidencialismo, que para a tradição ditatorial latino-amenricana é muito temerário.  Felizmente não copiamos o sistema misto de eleição (voto direto mais eleitores intermediários) que naquele país já se mostrou antidemocrático quando da eleição de George W. Bush (filho do também presidente Bush) contra Al Gore.

AL GORE. EX-VICE PRESIDENTE AMERICANO, CONSIDERADO O PAI DA WWW

 Embora o candidato democrata Al Gore tivesse tido o maior número de votos diretos, quem assumiu a presidência foi Bush, que ganhou no colégio eleitoral.  Do sistema americano herdamos ainda, pelo menos em parte, a forma esdrúxula de substituir senadores falecidos no decorrer do mandato, ou afastados para ocupar outros postos, sem necessidade de terem sido eleitos.

Como não temos suficiente espaço para longas análises, pelo menos de forma bem sucinta queremos expor aqui quais seriam a reformas políticas que gostaríamos de ver realizadas:

<> O Voto Distrital <>  É comum você ser perguntada, ou perguntar, em que deputado votou, mas não mais se lembrar.  Isso acontece porque às vezes o deputado em quem você votou nunca foi a seu município, ou nunca conversou com você.  Com o voto distrital o deputado representará um distrito relativamente pequeno de seu estado, ou de uma região do país.  Você não se esquece em quem votou para prefeito, não é?  Com o representante distrital seria a mesma coisa.  Isso certamente moralizaria mais o Cingresso, pois a presença mais frequente do deputado no distrito possibilitaria uma maior cobrança de suas ações no Congresso.

<>  Eleição do Suplente de Senador <>  O Suplente de senador deixaria de ser um parente, ou amigo do senador.  Ele seria sempre o senador que ficou em segundo lugar, e assim sucessivamente na eleição para o cargo, não importando o partido a que pertencesse.

<> A Instituição do “Recall” <>  Com a delimitação bem definida do território onde o candidato foi eleito, poder-se-ia instituir o “recall”, que podemos chamar de “deseleição”, que existe em vários países de primeiro mundo e que funciona como um alerta para que o representado bem represente seus eleitores.  Mas o quê é realmente isso?  O eleito, em qualquer nivel,  por iniciativa de um determinado abaixo assinado de eleitores da região pode ser submetido a uma nova eleição ─ que alguns chamam de “deseleição” ou “recall” ─ para cassar seu mandato em virtude do desencanto de seus eleitores, por não atendeer a suas expectativas. Quando existe a instituição do “recall”,  o eleito pensa duas vezes antes de fazer qualquer besteira!  Não faz muito tempo que um governdor do estado americano da California foi destituído do cargo, em virtude de um “recall”.

CANDIDATO DEVE TER PARTIDO?

<> Candidaturas Avulsas <>  A possibilidade de haver candidaturas avulsas é talvez a manifestação maior da existência da democracia.  Nao devemos nos esquecer que “os partidos políticos têm donos”.  Assim, só serão candidatos aquelas pessoas que os chefes do partido quiserem.  Além disso, somando-se ainda à atitude antidemocrátia da filiação partidária para se candidatar, há ainda a eterna ação cartorial brasileira que sempre procura impedir a candidatura de alguém que ameace a continuidade, no  poder, do incumbente. Recentemente, tivemos caso similar quando a candidatada Marina Silva, forte postulante que por ter 20% das intenções de votos, ameaçava a presidente incumbente, nas próximas eleições.  Em virtude disso ela não conseguiu registrar seu partido o que a impediria de se candidatar.  Para suprir esta exigência, ele teve de se filiar a outro partido ─ o PSB  ─ o que por si só já a prejudicou, pois terá uma disputa interna dentro do no partido, antes de se lançar candidata à presidente.  As candidaturas avulsas ─ sem partido ─ são muito comuns em países de primeiro mundo.

<> A Desobrigação de Votar <>    Em nenhum país de primeiro mundo o povo é “obrigado a votar”.  O voto é acima de tudo um direito e como tal o cidadão deve ter a opção de exercê-lo, ou não.  Os atuais deputados encarregados de elaborar uma reforma eleitoral propõem que o fim do voto obrigatório deverá apenas ocorrer a partir de 2018!  Mas por que?  Por que não em 2014?   Não seria isso um mero casuísmo, quando os incumbentes estão meramente defendendo seus interesses e os de eus partidos.

<> Não à Reeleição <>  Sim, concordo que estabelcer metas, tentar implantá-las e depois de implantadas, corrigir possíveis falhas num país com as dimensões do Brasil é humanamente impossível em apenas 4 anos.  Por que então não estabelecer um mandado de 6 anos ─ como no Chile ─ ou talvez até um pouco mais longo, mas proibir a reeleição.  Os males da possibildade de reeleição são muito visíveis:  No primeiro mandato, o mandatário trabalha para a reeleição e, no segundo, o desgaste que lhe causou o primeiro e o decadente entusiamo só faz prejudicar o povo de uma nação.

Bem, acho que por ora é só.  Se conseguíssemos fazer apenas isso que estamos propondo já seria uma grande coisa:  Um grande passo para o futuro.  O resto ─ desburocratização, descorrupção, e maior respeito ao povo brasileiro,  certamente viria por acréscimo!

<<<000>>>

 POR QUE PRESIDENTE?

        Há dias estou pensando em escrever uma seção extra nesta minha sub-coluna com o título “Por Que Presidente”?  É uma pequena ─ ou às vezes grande ─ cobrança sobre as razões por que a presidente não age em determinadas situações.  Acho que se eu fosse um presidente seria até mesmo possível que alguns mais inconformados ou “adversários políticos” me chamassem de “ditador”.  É porque eu simplesmente não consigo compreender como um presidente do Brasil  ─ neste caso uma ─ que tem o maior poder conferido a um supremo mandatário em qualquer país de todo o mundo ─ maior mesmo  do que aquele que o presidente Obama tem em seu país ─ não age com presteza e efetivamente em situações emergenciais?  É porque tem de primeiro ouvir o ex-presidente Lula e o marqueteiro João Santana?  Será que a consciência não pesa quando por causa disso muitas vezes dezenas ou mais vidas são perdidas neste país que tem nada menos hoje do que 54.000 homicídios por ano, muito maior do que as guerras do Iraque, ou do Vietnam, ou do Afganistão!

E não é desculpa para a presidente dizer que em determinados casos ela não tem poder para agir, por ser uma competência dos estados membros.  Afinal, ela tem um instrumento, chamado “Medida Provisória” através da qual ela pode fazer quase tudo, com muita agilidade, e dela usa e abusa quando a análise política diz ser conveniente.  Por que não a usa na defesa do povo brasileiro?

Vamos então a perguntas do “Por que Presidente:

<> Esta semana a ANATEL anunciou que, “a partir de agora, ela vai exigir das empresas provedoras de conexão de internet que ASSEGUREM PELO MENOS 30% DA VELOCIDADE CONTRATADA.  Vocês já viram coisa mais estranha do que isso?  A agência (ANATEL)  complementa dizendo que até agora o governo (ANATEL) exigia que as empresas entregassem aos compradores pelo menos 20%.  E anuncia, como um grande feito, que passou a exigir que cumpram a entrega de 30% da velocidade contratada.  Isso é coisa apenas desse país tupiniquim, não é?  O quê diz a presidente?

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site