NOTÍCIAS: 24/09/11
"clique na foto para ampliar"
ROTEIRO
 
HOJE, sexta feira , haverá sextaneja, na AABB, a partir das 23:00 horas.Promoção conjunta do clube(um dos mais belos das Minas Gerais) e da Churrascaria, Restaurante e Pizzaria Aconchego.
 
 
 
Cantora: Amanda Roberta
Dia 12 de outubro
Local: Sorveteria Ygloo..
Horário: às 17:00 hs.
 
Galeria de Fotos
ANIVERSÁRIO DO ARTHUR
 
A Escola Estadual Coronel Pedro Lino, de Martinho Campos, foi palco na última quarta feira da festinha em honra do garotinho Arthur, filho de Flávio Oliveira e Kátia – ele de Pompéu e ela da sempre e sempre hospitaleira e simpática cidade de Martinho Campos -  que completou 5 aninhos. A convite de Renato Magela de Oliveira que também atende por Renato Frigotudo, tio do aniversariante, este colunista marcou presença. Quem nos fizeram companhia foram, Márcia, seu filho Renatinho e a vovó Cordélia, sem se falar no “paizão” Flávio. Foram servidos salgados finos e refrigerante.
Confiram os cliks pela lente de Flávio Roney.

(Clique na foto)
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

HOJE, SÁBADO, 24, ASSISTA PELO  SITE MISTERBRASILMUNDIAL.COM.BR OU PELO SITE TERRA A PARTIR DAS 20:00 HORAS A ELEIÇÃO DO MISTER BRASIL MUNDIAL. RALPH SANTOS(FOTO – COM MISS BRASIL 2010) ESTARÁ REPRESENTANDO O ESTADO DE MINAS GERAIS E ESTÁ MUITO CONFIANTE NA VITÓRIA. CASO SEJA VENCEDOR, ELE IRÁ REPRESENTAR O BRASIL NO CONCURSO MISTER BRASIL MUNDIAL, DIA 23 DE OUTUBRO, NO PERÚ. ELE ESTARÁ NESSA PRÓXIMA QUARTA FEIRA, DIA 28, NO PROGRAMA SUPER POP,  DE LUCIANA GIMENEZ E WESLEY SATHLER.VAMOS PRESTIGIAR O NOSSO CONTERRÂNEO.
CONVERSEI COM ELE ESTA SEMANA POR MUITO TEMPO. QUANDO ELE ME DISSE QUE UM DOS CIRURGIÕES PLÁSTICOS QUE O OPERARAM LHE DISSE QUE ME CONHECIA – EU ME ASSUSTEI: O MÉDICO SE CHAMA JOSÉ MAURÍCIO.
O RALPH NÃO SE PRIMA APENAS POR SER UMA PESSOA EXTREMAMENTE SIMPÁTICA – ELE É UMA GRANDE CARÁTER, UM GRANDE PESSOA, UMA FIGURA EXTRAORDINÁRIA. CONVIVEMOS AQUI EM NOSSA CIDADE QUANDO ELE – AINDA “MENINO” – FASCINADO COM DESFILE DE BELEZA, LANÇARIA O CONCURSO “GAROTA NOVA GERAÇÃO”, QUE TEVE NA JOVEM JULIANA FAGUNDES SUA PRIMEIRA GANHADORA..
VOU TENTAR CONSEGUIR UM TEMPINHO NA RÁDIO  TERRA FM  PARA QUE A VANDA  OU O JORGE ÁVILA  DIVULGUEM O HORÁRIO DO CONCURSO E A PARTICIPAÇÃO DO RALPH NO PROGRAMA DA LUCIANA GIMENEZ.

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Quem fez a Coluna para o site esta semana  foi a bela KARINE OLIVEIRA(leia-se drogaria Aliança - foto). Vejam abaixo as frases pinçadas do seu face.
 
"Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos." Bob Marley.
 
**********************************
 
Garçom, que dose de mentira você tem? - Temos: "Eu te amo", "Nunca vou te deixar", "Eu quero você comigo" , "Estou com saudades" , " Você é especial "e também temos uma que anda saindo bastante: "pode confiar em mim", “ Eu nunca vou te esquecer”, “Você foi a pessoa de quem mais gostgei”. Mas, tem uma também muito especial: “ Nunca te trai” - AAAAh, pois manda todas que hoje eu quero é me iludir.!(Adaptação de Júlio Porto)

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
FERNANDA E SUZY, jovens do “young set” pompeano.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
A médica Ana Flávia Peres, que atende em nossa cidade, no Pronto Atendimento ou Policlínica – como a maioria fala.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ALMEIDA DA SILVA  com sua noiva Luciana.Ele minero de Tiros e ela da cidade de Pompéu. Eles estão morando em Madri, onde pretendem se casar. Almeida  é Gerente de uma empresa  de obras e Luciana trabalha com seu noivo.A jovem, em e-mail para coluna afirma que tem muitos planos para o futuro.
(*) Antes dela se identificar pelo envoo da foto, ela me enviou o seguinte e-mail:
Olá Júlio Porto,  tudo bem com vc? Espero que muito bem sim: sou a Luciana de Pompéu que trabalhou com a “Edlamar”, jogava futebol  sou filha da
Romilda do algodão doce.. quanto tempo menino.. estou fora do Brasil mas
sempre antenada nas noticias da minha linda cidade.. muitas saudades de
Pompéu e com vontade de estar junto dos pompeanos maravilhosos.. um grande
abraco pra vc me manda um e-mail ... até mais e parabéns por estar sempre à
frente das noticias.
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
ITAÚNA PERDE UMA DE SUAS MAIORES FIGURAS





História de vida: Dr. Guaracy de Castro Nogueira




Dr. Guaracy de Castro Nogueira discursando na Câmara

ITAÚNA PERDE DOUTOR GUARACI
(Passagens do Colunista com Doutor Guaraci)
 
 * ESTE COLUNISTA ESTEVE PESSOALMENTE A ÚLTIMA VEZ COM DOUTOR GUARACI, NA CIDADE DE ITAÚNA, NÃO ME LEMBRO BEM O ANO, MAS FOI QUANDO DO CASAMENTO DO RODRIGO, MEU PRIMO, FILHO DO RÔMULO HAMILTON DE LACERDA E MÍRIAN BATISTA LACERDA.ISSO NÃO TEM MENOS DE 10 ANOS E  EU NÃO O VIA JÁ HÁ MUTOS ANOS E ASSIM QUE NOS AVISTAMOS, EM SEU SÍTIO – LOCAL DA RECEPÇÃO AOS CONVIDADOS DO CASÓRIO - ELE, SEMPRE CAVALHEIRO, ELEGANTE, GENTIL, MAS ACIMA DE TUDO GENEROSO  ME DISSE: “ GERALDO JÚLIO, VOCÊ MARCOU ÉPOCA EM ITAÚNA”, CIDADE ONDE MOREI POR 5 ANOS. TIVE O PRESTÍGIO E O PRIVILÉGIO DE CONTAR COM SEU AVAL PARA LEVANTAR UNS TROCADOS NA ENTÃO AGÊNCIA DA MINAS CAIXA, ONDE O GERENTE FÁBER  - UM “DURÃO” , COM CARA DE POUCO AMIGO IRIA ME EXIGIR UM AVALISTA DE ITAÚNA, CLARO. MAS, COMO, PENSAVA EU... O FÁBER NÃO QUERIA DOR DE CABEÇA E DEVIA ESTAR PENSANDO COM SEUS BOTÕES: “ COMO É QUE ESSE UNIVERSITÁRIO VAI SE ARRANJAR – NÃO TEM NEM UM CONHECIDO AQUI”. SÃO LANCES QUE A GENTE NUNCA ESQUECE. MAS, OBSTINADO, COMO SEMPRE,  FUI DORMIR PENSANDO COMO É QUE EU IRIA ME VIRAR.AÍ, VEIO À MINHA MENTE UM NOME DE GRANDE ESTATURA MORAL E DE GRANDE RESSONÂNCIA POLITICA, SOCIAL E ECONÔMICA DE ITAÚNA E DE  TODA REGIÃO: DOUTOR GUARACI DE CASTRO NOGUEIRA, O REITOR DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA, O DONO DA COMPANHIA INDUSTRIAL ITAUNENSE – QUE ERA CONSIDERADO NA ÉPOCA COMO O “DONO DE ITAÚNA”. PROCUREI-O – NA MAIOR CARA DE PAU, MAS CONFIANTE EM QUE O DOUTOR GUARACI NÃO FOSSE ME NEGAR AQUELE AVAL PORQUE ELE FOI MUITO MAIS DO QUE UM DOS RESPONSÁVEIS INTELECTUAIS PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE: CREIO EU QUE  A SUA DEVOÇÃO PARA COM A UI(UNIVERSIDADE DE ITAÚNA)ERA TÃO GRANDE  QUE ELE CONSIDERAVA OS UNIVERSITÁRIOS COMO FILHOS SEUS MESMO. ELE ME OLHOU TIPO ASSIM “DE CIMA EM BAIXO” E DEVE TER PENSASO: “ ESSE “SUJEITO” TEM TIPO, LEVA JEITO DE GENTE BOA. E, SUA ASSINATURA NAQUELE “PAPAGAIO”  ME CONVENCEU A MIM MESMO DE QUE EU ESTAVA CERTO NAQUELA CONJETURA.MAS , TENHO OUTRAS PASSAGENS COM A ILUSTRE FIGURA ITAUNENSE: QUANDO FUNDEI NA CIDADE O CURSO DE IDIOMAS EM INGLÊS(YÁZIGI), FOI O DR. GUARACI QUE IRIA ME “EMPRESTAR” LITERALMENTE A SEDE DO ROTARY CLUBE DAQUELA CIDADE DO QUAL FOI PRESIDENTE E GOVERNADOR PARA QUE EU DESSE AS AULAS DE INGLÊS.TORNEI-ME AMIGO DE TODOS DA FAMILIA, TENDO TIDO A HONRA INCLUSIVE DE LECIONAR INGLÊS PARA O SEU FILHO RODRIGO, NA SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA.TORNEI-ME AMIGO DA DONA IVETE, SUA ESPOSA E NAQUELA ÉPOCA ELA SE TORNARIA UMA GRANDE COLABORADORA DA MINHA COLUNA SOCIAL NO JORNAL “O ITAUNENSE”. SIM , GRANDE COLABORADORA  E POR VÁRIAS VEZES EU ME RECORRIA A ELA PRA ME PASSAR OS NOMES DOS ITAUNENSES QUE ESTAVAM SE CASANDO, ANIVERSARIANDO E SE FORMANDO  TODOS OS ANOS PARA QUE EU REPERCUTISSE EM MINHA COLUNA.E, ELA O FAZIA COM A MAIOR ELEGÂNCIA E PACIÊNCIA  PARA COMIGO.SENTI DA FORMA MAIS PROFUNDA A MORTE DO DOUTOR GUARACI.
* NA SEMANA PASSADA, CONVERSANDO COM O JOSIMAR ALEXANDRE CHAVES, GERENTE DO BANCO DO BRASIL E COM O RENATO FRIGOTUDO, O EXECUTIVO ME DISSE PARA QUE EU CONVIDASSE O DOUTOR GUARACI PARA CONHECER O NOSSO MUSEU.E, EU IRIA DE FATO LHE FORMULAR O CONVITE, MAS O DESTINO CRUEL NÃO IRIA PERMITIR. TOMEI CONHECIMENTO DA SUA MORTE, NA TERÇA FEIRA POR VOLTA DAS 19:00 HS, QUANDO FAZIA CAMINHADA COM O RENATO. QUEM ME LIGOU FOI O MEU PRIMO JUCA, LÁ DE ITAÚNA.LIGUEI PARA O JOSIMAR NO DIA SEGUINTE E O MESMO JÁ SABIA E ME PEDIU PARA TRANSMITIR O SEU ABRAÇO À PATRÍCIA, FILHA DO DR. GUARACI E RECOMENDOU:
 - "PEÇA A ELA PARA LHE APRESENTAR O PROFESSOR MIRANDA". E, CONCLUIU: "TUDO QUE APRENDI NA VIDA, TUDO QUE SEI, TODOS OS MEUS CONHECIMENTOS ME FORAM PASSADOS PELO PROFESSOR MIRANDA". E, O JOSIMAR NÃO IRIA PARAR POR AI E ME FEZ A SEGUINTE  COMPARAÇÃO: "O PROF. MIRANDA, JÚLIO, É COMO VOCÊ: É UM “HORS CONCOUR”.
* QUE ISSO , JOSIMAR... NUNCA ME SENTI TÃO HONRADO.QUANDO LANÇAMOS EM ITAÚNA “ O ITAUNENSE” – EU E O ROBERTO GOMES DE ALMEIDA  - O COQUETEL DE LANÇAMENTO FOI PRATICAMENTE TODO BANCADO PELA ITAUNENSE, EMPRESA ONDE O GUARACI ERA SUPERINTENDENTE.QUANDO ELE RECEBEU A VISITA DE DOIS AMERICANOS QUE VIERAM A ITAÚNA PARA CONHECEREM O LOCAL DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, O DR. GUARACI ME CONVIDOU PARA SER O SEU INTÉRPRETE JUNTO AOS PROFESSORES AMERICANOS: UM DELES ME LEMBRO O NOME: PROFESSOR NORDSTROM.É MUITA HONRA PRA MIM TER PODIDO ME PRIVAR DA VIVÊNCIA E CONVIVÊNCIA DE UMA FIGURA ÍMPAR, SINGULAR COMO FOI O DR. GUARACI.

 *EU O QUERIA MUITO BEM, EU O ADMIRAVA E O AMAVA MUITO E LHE DEVIA FINEZAS IMPAGÁVEIS. LIGUEI PARA A RESIDÊNCIA DA PATRÍCIA, SUA FILHA, MAS,MAS QUEM ATENDEU FOI A MARISE, SUA TIA, MORADORA EM BRASÍLIA A QUEM  TRANSMITI MEUS CUMPRIMENTOS E LHE SOLICITEI QUE OS ESTENDESSE A DONA IVETE E A TODOS DA FAMÍLA.
DOUTOR GUARACI ERA UM ÍCONE DE ITAÚNA, UM PONTO DE REFERÊNCIA, UM HOMEM ELEGANTE, UMA FIGURA QUERIDA E ADMIRADA POR TODOS, PESSOA ÍNTEGRA, UMA FIGURA HUMANA SEM RETOQUES. ESSA NOSSA GERAÇÃO E AS FUTURAS  - SEM NENHUM EXAGERO DIFICILMENTE - IRÃO CONHECER  UM HOMEM COM AS QUALIDADES, COM A INTELIGÊNCIA, A SIMPATIA, A INTELIGÊNCIA E A ELEGÂNCIA  DO DOUTOR GUARACI.ELE DEIXA UMA LACUNA INSUBSTITUIVEL NA TERRA QUE TANTO AMAVA.
QUE DOUTOR GUARACI  DESCANSE EM PAZ.


Entrevista

 
História de Vida:
Projeto e idealização Helenio Lara
Realização – Santana FM
 
 
Hoje estreamos a coluna de entrevistas com personalidades de nossa terra, "História de Vida" , que estará entrevistando ás pessoas personalidades e ilustres cidadãos e cidadãs que são nossa gente. Pessoas que fizeram e fazem a história de Itaúna.



Guaracy de Castro Nogueira ou simplesmente Dr. Guaracy

Para estréia desta coluna nós conversamos com o historiador, professor e advogado aposentado Guaracy de Castro Nogueira, nascido em Itaúna em 1927, casado com Yvette Gonçalves Nogueira tem seis filhos e nove netos. Na companhia industrial itaunense, empresa têxtil e Siderúrgica exerceu por 38 anos cargos executivos, chegando a superintendente do Departamento de Planejamento e Relações Indústrias. Fundou na empresa os jornais "Avante", "Voz Operária" e "O Itaunense".

Santana FM: Conte um pouco pra nós sobre sua família e o início de tudo em Itaúna?

Guaracy de Castro Nogueira: Eu estudava em Belo Horizonte, no colégio Arnaldo e depois na faculdade de direito da Universidade Federal.
E nas férias, eu comecei a namorar a Yvette, numa quinta feira da semana Santa do mês de março. Esse namoro prosperou ao longo da minha juventude. Em Belo Horizonte eu tive outras namoradas, mas aquele inicio foi marcante e decisivo. Formado continuei a namorar, foi um namoro longo quase dez anos, meu sogro já estava aflito, eu já estava quase adquirindo estabilidade no noivado, era muito interessante pois naquela época o namoro era na Praça da Matriz, as moças andavam em um sentido e os rapazes em outro, raramente havia um encontro, era um flerte.

Quando comecei a freqüentar a casa da Yvette, eu sentava na sala ao lado dela e a mãe dela ficava lá vigiando, foi interessante, pois quando ficamos noivos, na época tinha que comunicar a sociedade, através de um aviso à família comunicava que os casais estavam noivos, pois se aparecêssemos de mãos dadas na rua era um escândalo e o noivado justificava.

Posteriormente é que havia o outro convite para o casamento. Eu me casei em Janeiro no dia 29 de 1955, demos uma festa no Automóvel Clube, foi realmente um grande acontecimento, quem levou as alianças foi um menino chamado Marcos Guimarães Cerqueira Lima, hoje o deputado Marcos Lima e a dama de honra foi Maria Eleonor, esposa de José Aparecido (ex-Ministro da Cultura, recentemente falecido), prima primeira da Yvette. Nosso casamento foi muito feliz. Hoje sou um homem felicíssimo, tenho seis filhos, todos formidáveis e nove netos. Eu quis que todos os filhos estudassem, mas nem todos quiseram.
Eu era a maior autoridade na fábrica, na Companhia Industrial Itaunense, era superintendente.

Enviei o meu Rodrigo Otávio para o Rio de Janeiro, e lá ele fez Engenharia Têxtil, o outro filho, Alexandre também fez faculdade e tornou-se técnico têxtil; o Eduardo resolveu estudar em Ouro Preto, e o Leonardo foi o único que não quis fazer faculdade, ele é o caçula.

O Rodrigo Otávio me deu três netos; o Rafael hoje é assessor parlamentar do deputado José Fernando; o Bernardo Corradi está em Goiânia, se deu muito bem, fazendo Estudos Sociais, tem vocação política, ambos já fizeram viagens internacionais; o Rafael ficou um ano na Índia e o Bernardo ficou um ano na Ásia, de forma que eles amadureceram muito com estas experiências e se tornaram muito independentes. O meu terceiro neto, Otavio, vai para o México, onde ficará um ano por lá fazendo Intercambio Cultural.

Assim é a minha família da qual eu muito me orgulho, as duas filhas não se casaram, isso foi um premio para mim, a Patrícia e a Virginia. A Patrícia é economista e a Virginia trabalhou na Farmácia Therapia e hoje está com trabalhando independente, com cartões de créditos de uma firma.

Santana FM: O senhor nunca quis seguir carreira política por que?

Guaracy de Castro: Eu estava sempre preso à comunidade. Em Itaúna acho que exerci todos os cargos que uma pessoa pode exercer. Cheguei a ser vice - prefeito, mas nunca prefeito, nunca quis.

Santana FM: Em que clima surgiu a iniciativa de pesquisar sobre as famílias de nossa terra? E o significado disso para o senhor?

Guaracy de Castro: Em 1948 foi isso, eu não havia me formado quando comecei com essa mania. Meu tio Jovito, foi o grande responsável pelo meu amor pela genealogia e pesquisa. Então formado, eu comecei a ir aos cartórios das cidades mais importantes: Sabará, Ouro Preto, Mariana e Pitangui. Acabei comprando muitos livros, hoje tenho um acervo que não existe outro igual em Minas Gerais, vem gente até do Rio de Janeiro pesquisar. Assim criamos o Instituto Cultural "Maria de Castro Nogueira; tem mais ou menos 7 mil livros, raros e importantes, livros que nem devem ser encontrados mais porque, o maior livreiro do Brasil, que era itaunense e Moravano Rio de Janeiro, Walter Alves da Cunha, e era brigado com Itaúna, porque a família dele perdeu tudo no jogo. E eu consegui fazer com que este homem voltasse a Itaúna e ficou amigo meu e me forneceu a maioria dos livros que tenho em meu acervo. Tenho tudo no computador, falta publicar.

Santana FM: O senhor escreveu quantas obras e quais as abordagens?

Guaracy de Castro Nogueira: O primeiro trabalho meu aqui em Itaúna foi sobre a Revolução Liberal de 1842, eu construí o primeiro monumento aqui em Itaúna, na Praça Luiz Ribeiro no monumento tem o nome dos noventa Itaunenses que naquela época, criaram aqui o Clube Republicano 21 de Abril, eu fiz um trabalho sobre isso. Depois o meu trabalho sobre a história de Itaúna, foi feito em parceria com o Jornal "Folha do Povo", publiquei quarenta fascículos sobre a historia de Itaúna, reformulando todos os conceitos que havia até então; foi eu quem descobriu quem fundou Itaúna, quais foram os primeiros povoadores; eu publiquei muito pouca coisa, tenho artigos publicados em algumas das melhores revistas do Brasil. Sou sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Instituto Brasileiro de Genealogia de São Paulo, sócio da Arcádia Mineira, tenho sido procurado por diversas pessoas pra fazer pesquisas.

Rádio Santana: Fale um pouco sobre o livro "Centro Oeste História e Cultura" ?

Guaracy de Castro: A idéia deste livro nasceu em um encontro em Divinópolis, em que foram convocadas as cidades do centro oeste mineiro, mas ninguém sabia definir o que é Centro Oeste. Diante disso foi feita uma pesquisa com o pessoal do CDE e foram eleitas 77 cidades, que se definem como Centro Oeste Mineiro. A região era tida como confusa e daí então nascia a idéia do livro; foi feito um projeto para conseguir R$180.000,00 (Cento e oitenta mil reais), para o lançamento do livro através de incentivos fiscais da cultura, o projeto foi aprovado e foi feito o levantamento de cada cidade, pois com a aprovação do projeto somente se da o direito dos autores do projeto procurarem firmas para subsidiar o mesmo, da Usiminas patrocinou o livro com R$120.000,00 (Cento e vinte mil reais) , a Ergon do Brasil contribuiu com R$50.000,00 (Cinqüenta Mil reais), outros valores foram de um dos patrocinadores que é o Grupo J Mendes. Foi criada uma equipe de pesquisadores, o principal responsável pela organização é o produtor Cultural, Dalton Miranda que viajou todas ás cidades do centro oeste com o fotografo Geraldo Márcio. Foram realizadas mais de cinqüenta fotografias em cada uma das cidades, e foram selecionadas quinze fotografias de cada cidade, todas serão publicas no livro. Geraldo Márcio foi que criou cada pagina do livro, e para não gerar discrepâncias capazes de despertar críticas, todas as historias dos municípios tem que ter apenas seis mil caracteres de computador, o livro vai possui além da historia de cada município os dados geográficos, cada município vai receber o livro gratuito, a cada prefeitura se dado dois exemplares. Demais serão vendidos para lucro do trabalho. O livro era para ser lançando neste mês de dezembro, devido aos problemas de saúde do historiador, será em uma outra data ainda não definida.

Rádio Santana: Qual a principal contribuição que o senhor proporcionou a Itaúna nossa terra?

Guaracy de Castro: É muito difícil falar sobre isso, pois eu me envolvi em todos os movimentos. O meu primeiro grande trabalho, que eu considero importante foi quando fui eleito presidente da Câmara Municipal de Itaúna. A mesma não era independente, funcionava na prefeitura, os funcionários eram cedidos pela prefeitura e fui eu que fiz a independência do poder legislativo, a partir do governo de Antonio Dornas de Lima, a Câmara tornou-se independente como está prevista na constituição.

Na Escola Normal, hoje Escola Estadual de Itaúna, que era somente para moças, tivemos a coragem de dividir homens na escola normal no curso ginasial, somente os moços pobres carentes entravam na Escola Normal e quem tinha dinheiro ia para o Ginásio Santana, hoje Colégio Santana que não tinha aluno, com isso eu ajudei muito o Ginásio Santana, tanto é que o Padre Pedro Sconaque, o primeiro diretor do Colégio Santana era muito meu amigo.

A criação da Universidade de Itaúna, eu acho que foi um marco mais importante da minha atuação, porque eu não pedi para ser reitor, e peguei uma obra na estaca zero, deixei com todos os cursos reconhecidos, com o terreno para o Campus, e evitei que a Universidade acabasse, pois quando foi criada teria que ter cinco cursos, era o conceito quantitativo.

Rádio Santana: Sua dedicação a Fundação Maria de Castro Nogueira e ao Instituto Maria de Castro Nogueira?

Guaracy de Castro: Tudo isso foi em função da Universidade de Itaúna, para reconhecer a Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras, nós tínhamos que ter um ginásio de aplicação, um local onde os alunos pudessem praticar a atividade docente. Eu tinha comprado o prédio para a Faculdade de Direito, que foi o primeiro patrimônio, somente funcionava à noite, durante o dia era ocioso. Para a criação da Fundação foi utilizado o dinheiro do fundo de educação, que a Companhia Industrial Itaunense pagava e os filhos de operários estudavam na escola.

Era uma escola educacional, depois eu pensei no acervo que tinha e criei o Instituto Maria de Castro, com quarenta membros sendo alguns historiadores e alguns deles fazem parte do livro Centro Oeste História e Cultura.

Radio Santana: O senhor é a única pessoa que tem um acervo com todos os jornais de Itaúna. Como foi esse trabalho?

Guaracy de Castro: Isso é um registro do fracasso da comemoração do cinqüentenário de Itaúna, nos recolhemos naquela época jornais e depois o aniversário da cidade, não comemorado como se queria publicar, foi o principio da minha mania de colecionar documentos de Itaúna, a minha amizade com o jornalista Piu era muito grande, ele tinha muitos exemplares do Jornal "Folha do Oeste" em duplicata eu fui lá e tirei as duplicatas e fiquei tendo um acervo razoável dos jornais, com a morte do Piu, o jornalista José Waldemar Teixeira de Mello assumiu a "Folha do Oeste" e depois passou a ser "Folha do Povo". Eu tenho todos os exemplares e já comecei a colecionar o Jornal "Brexó", tenho também todos os exemplares do extinto "Itavox"; consegui ainda exemplares do jornal "O Violenta", jornal que minha avó publicou somente de mulheres, ainda no século dezenove. "O Furão". jornal que também existiu no passado, até que um dia descobri o jornal mais antigo de Itaúna, "O Centro de Minas", publicado em Santana de São João acima, de 1892. Tenho a coleção completa desde jornal, de propriedade de Dr. Manoel Gonçalves de Souza que sem dúvida foi uma das maiores autoridades de Itaúna, "O Ascleia" foi outro jornal que veio em seguida e que também tenho todos os exemplares. Eu posso escrever a história de Itaúna, metade do século dezenove baseado nestes jornais, todos possuem artigos fantásticos do ponto de vista literário, todos os jornais estão encadernados, deve ter cerca de cinco mil exemplares de jornais.

Radio Santana: O significado de Itaúna para o senhor?

Guaracy de Castro: Ita: Pedra, Una: Negra, este é o nome de nossa cidade, eu sou itaunense barranqueiro do Rio São João e quero os meus ossos enterrados neste sagrado território, Itaúna é pra mim mais importante que Minas Gerais e muito mais importante que o Brasil.

Radio Santana: A Rádio Santana FM agradece ao ilustre historiador Guaracy de Castro Nogueira pela entrevista exclusiva para a nova coluna do site da emissora. A ele o nosso agradecimento especial. Projeto e idealização Helenio Lara - Entrevista de Mateus Reis.

 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Maria de Castro Nogueira o filho Guaracy de Castro Nogueira e o pai Guarany Nogueira
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Dr. Guaracy e o professor Raimundo Nonato na posse do instituto histórico e Geográfico de Minas Gerais
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Guaracy na posse como Governador do Rótary
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Vice prefeito Dr. Guaracy, o português Carlos Lança e o prefeito Hidelbrando recebendo o projeto de revitalização da Praça da Matriz
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Dr. Guaracy recebe diploma de personalidades homenageadas no Centenário de Itaúna
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Dr. Guracy, o vice presidente da república José Alencar, Miguel Augusto nos bons tempos da Cia Industrial Itaunense
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Dr. Guracy na época da implantação da Universidade de Itaúna
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Implantação do Campus
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Governador Aureliano Chaves e Dr. Guaracy na igreja da Matriz
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Padre Valdemar, Dr. Guaracy, Dom Cristiano e Padre Jose Ferreira Neto
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Dr. Guaracy no escritório da Itaunense
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
DR. Guracy na época presidente da Câmara no Morro do Bonfim, a cidade já se preparava para receber suas primeiras torres de telecomunicações
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Solenidade de formatura
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Discurso na Itaunense
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
DR. Guracy e Zezé Lima na Itaunense
 
Notas e Fotos
GUARACY DE CASTRO NOGUEIRA

CURRÍCULO PROFISSIONAL:
Guaracy de Castro Nogueira é advogado, professor aposentado em sua cidade, onde nasceu em 1927. Casado com Yvette Gonçalves Nogueira, tem seis filhos e nove netos.
Na Companhia Industrial Itaunense, empresa têxtil e siderúrgica, exerceu por 38 anos cargos executivos, chegando a Superintendente do Departamento de Planejamento e Relações Industriais. Fundou na empresa os jornais “Avante”, “Voz Operária” e “O Itaunense”. Foi presidente da Rádio Clube de Itaúna, com freqüência em Am e FM. Colabora com editoriais e crônicas, artigos e comentários na imprensa local e do Estado e em jornais regionais. Tem trabalhos publicados nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Arcádia de Minas Gerais e e da Associação Brasileira dos Pesquisadores em História e Genealogia (ASBRAPE) de São Paulo. Publicou recentemente, em 40 fascículos, na imprensa local, a História de Itaúna. Publica, semanalmente, no Jornal “Folha do Povo”, uma crônica em coluna sob sua responsabilidade, na segunda página, abordando assuntos educacionais, históricos e políticos.
Há anos, vem-se dedicando à pesquisa histórico-regional (centro-oeste mineiro) e ao estudo genealógico dos velhos troncos de sua região, tornando-se especialista nesta área, tendo já, com este objetivo, realizado viagens ao exterior.
Homem público, recebeu várias condecorações e medalhas:
1. “Medalha da Inconfidência”, pelo do Governo do Estado de Minas Gerais, indicado pelo Governador Aureliano Chaves;
2. “Medalha do Mérito Legislativo”, pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais indicado pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Antônio Dias, de Montes Claros.
3. ”Medalha do Mérito Industrial” 1978, no 45º aniversário da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, para o empresário, superintendente Geral da Companhia Industrial Itaunense, indicado pela Associação Comercial e Industrial de Itaúna.
4. “Medalha Santos Dumont”, pelo Governo do Estado de Minas Gerais; indicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
5. “Medalha João Pinheiro”, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais;
6. “Medalha Israel Pinheiro”, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais;
7. “Medalha Evocativa do Sesquicentenário da Revolução Sorocaba de 1842”, indicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, homologado pelo Presidente do Conselho do Colar e aprovado pelo Comandante da Polícia Militar de São Paulo e pelo Secretário de Segurança Pública de São Paulo.
8. “Medalha da Universidade Federal de Sergipe-Campus Universitário, XXXV Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 20 a 23 de julho de 1982;
9. “Medalha dos 75, indicado pela Diretoria da empresa;
10. “Medalha dos 35 anos do SENAI”. Homenagem do SENAI-MINAS GERAIS ao “Homem de Desenvolvimento de Recursos Humanos- Setembro de 1977;
11. “Medalha Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias- Patrono do Exército Brasileiro- indicado e aprovado pelo Comando da 4ª Divisão do Exército;
12. “Medalha da IMBEL” -Fábrica de Itajubá – 50 anos fabricando armas para o Brasil. 1934-1984;
13. “Medalha do 1º Centenário do Palácio da Liberdade” – Elo da Tradição e História de Minas com o Futuro. 1897-1997.
14. “Medalha Honra ao Mérito” – Gratidão do Coral Júlia Pardini ao SÓCIO BENEMÉRITO Reitor Guaracy de Castro Nogueira. Belo Horizonte 10 de setembro de 1976.
15. “Medalha da FALAEMG” – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de Minas Gerais – ITAÚNA faz parte de sua vida – Apoio:PMI.
16. “Medalha do Mérito Cultural Austregésilo de Athayde” da Academia de Letras e Artes de Paranapuã.
17. “Placa de Metal ouro em Homenagem Especial ao Paraninfo das Turmas de 2002” - Dr. Guaracy de Castro Nogueira - do SENAI/CETEF, em 19 de julho de 2002, em reconhecimento à sua importante contribuição para o desenvolvimento da educação profissional no Estado de Minas Gerais.
18. “Placa de Metal ouro de Reconhecimento” ao Dr. Guaracy de Castro Nogueira do SENAI/CETEF, por sua inestimável contribuição nesta caminhada de 25 anos de sucesso! Em 30 de maio de 2002.
19. “Placa de metal ouro “Amigo do Teatro Vânia Campos”, designação honorífica, conferida ao Dr. Guaracy de Castro Nogueira pelo Teatro Vânia Campos, em 23 de setembro de 2001.
20. “Placa de metal ouro da Comissão Municipal do Centenário de Itaúna” em homenagem ao Dr. Guaracy de Castro Nogueira, por ocasião de sua posse como Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, como mais que reconhecimento do seu trabalho, motivo de orgulho para Itaúna.
21. “Placa de metal ouro dos alunos do Curso de História da Faculdade de Para de Minas”, homenageando o paraninfo – Dr. Guaracy de Castro Nogueira - dos Formandos em História em 2001, com gratidão e a frase: “a transmissão de seu brilho faz-nos hoje brilhar também”.
Professor deste 1953, aposentou-se, depois de 30 anos, no magistério estadual. Lecionou em estabelecimentos de 2º Grau (Científico, Comercial e Normal) e nas Faculdades de Direito, Economia e Engenharia, em Itaúna. Freqüentou, na Faculdade de Filosofia Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, em 1955, Jornadas de Estudos para Diretores de Colégios. Foi Diretor do Colégio Estadual de sua cidade. Durante 18 anos, dedicou grande parte de seu tempo à Universidade de Itaúna, da qual foi co-fundador e Reitor até 1983. Presidente, no mesmo período, da Fundação de Ensino Superior, que, mantém a Universidade. Membro do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, desde sua fundação, ultimamente permanece como sócio honorário. Bacharel em Direito, exerceu a advocacia, tendo sido Presidente e Vice-Presidente da 34ª Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil. Paraninfo de inúmeras turmas de segundo e terceiro graus.
É Instituidor e Presidente da Fundação Educacional Maria de Castro Nogueira, que proporciona cursos da 1ª à 8ª série. Também do Instituto Cultural “Maria de Castro Nogueira”, para assuntos de genealogia e preservação da memória da região centro-oeste mineira. Tem pronta a obra, “Genealogia dos Gonçalves de Souza Moreira de Itaúna”, trabalho pioneiro, feito em computador, a partir de “software” criado sob sua inspiração e coordenação, executado pelos analistas do CPD da Companhia Tecidos Santanense. Cidadão-Honorário de Pitangui, sétimo município mais antigo de Minas Gerais, matriz cultural de 37 cidades mineiras. É membro do Arquivo Judiciário e do Instituto Histórico deste município. É membro, também, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do qual é o orador oficial. Membro da Arcádia de Minas Gerais, onde ocupa a cadeira de Genealogia do patrono Cônego Raymundo Trindade.
Como membro da Associação Comercial e Industrial de Itaúna, coordenou a Comissão de Empresários que redigiu várias propostas, todas aprovadas, inclusive o capítulo sobre o meio ambiente, que integram a Lei Orgânica do Município de Itaúna. Participou, em Belo Horizonte, do V Simpósio Nacional sobre Controle Ambiental na Siderurgia, realizado em 1991. Integrou a Delegação Brasileira ao XXIX Congresso Mundial de Fundição, realizado em 1980, em Telaviv, Estado de Israel. Como Delegado Brasileiro, esteve de 27 a 30 de outubro de 1991, no Congresso ILAFA-32º Latino Americano de Siderurgia, realizado no Rio de Janeiro, com a participação de delegados de 35 países diferentes de todos os continentes.
Foi membro do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), sediado no Rio de Janeiro, integrando as Comissões de Relações Industriais e Comunicação Social. Participou como membro efetivo da Comissão de Negociação do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais. Pertenceu ao Grupo de Trabalho sobre Comunicação Social ASP - Associação das Siderurgias Privadas Brasileiras.
Por ocasião da Feira Centro-Oeste, realizada de 18 a 21 de agosto de 2004, na cidade de Divinópolis, iniciativa do PRODESCOM – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste Mineiro, convocado, assumiu o desafio de coordenar 18 historiadores da região a fim de produzir um livro para definir de forma exata e transparente o chamado centro-oeste mineiro, sua cultura, história, potencialidade, principalmente turística. Na qualidade de presidente do Instituto “Maria de Castro Nogueira” conseguiu o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através de Lei de Incentivo Fiscal à Cultura e está sendo feito um intenso e sério trabalho para a publicação da obra intitulada: “Centro-Oeste Mineiro-História e Cultura”, envolvendo setenta e sete municípios da região. Recursos da Usiminas, em 2005, e agora, em 2006, da firma de autopeças ERGOM do Brasil, foram captados. A obra ficará em 180mil reais, com cerca de 300 páginas, papel couchê, formato A4, capa dura e treze fotografias de cada cidade. Será lançada em 2007, em Belo Horizonte, no escritório da Usiminas e, depois, em Pitangui, cidade histórica, matriz cultural da região.(FONTE: GOOGLE)

 
Notas e Fotos
COMPARAÇÃO INTERESSANTE
 
Homens têm que ser tratados igual cabelo. Num dia a gente prende, no outro solta, num dia a gente alisa, no outro enrola, dá uma cortada quando precisa, as vezes é só jogar de lado e ele fica ótimo. Cabelo dá trabalho. Mas você consegue viver careca?"


******************************************

 Eu bebo café,a Claudia Leite; Eu venho da cidade,a Vanessa da Mata;Eu sou fanho,a Lady Gaga; Eu sou musicista,a Patrícia Poeta Eu compro copo, a Glória Pires;Eu não fiz mas a Bete Faria; Eu coleciono selos,Antonio Bandeiras;Eu gosto de guerra e a Juliana Paes; Eu não mato mando Mauricio Matar;Eu conto os anos,a Cameron Diaz;Eu gosto de maçã,Camila Pitanga;Eu solto pipa,a Claudia Raia,eu so morro uma vez,a Alanis , Eu ão queria copiar esse post, mas a  Cassia kiss.

(colaboração : ISABELLE GRACIANI).
 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
SEGUNDA PARADA GAY
 
Neste domingo dia 18 de Setembro de 2011, aconteceu a 2ª Parada LGBT da cidade de Pompéu, no Centro Oeste de Minas Gerais. Eu registrei algumas imagens e gostaria, se possível, que fossem publicadas neste importante e respeitado veículo de comunicação.
  O evento contou com a participação de cerca de  5 mil pessoas, de diversas cidades do centro-oeste de Minas Gerais. A animação do evento ficou por conta de artistas da cidade de Itaúna, os quais foram aplaudidos de pé e muito assediados pelo público presente. Sem a efetiva participação dos itaunenses, a parada de Pompéu não teria o mesmo brilho que teve
Texto e fotos : SILVÉRIO RESENDE).



Mateus, Fernando, Dandan Gogo Boy e Fernandinho de Itaúna.


Dr. Capanema, Fernando Miss Gay de Itaúna e Dandan.


Dandan e Fernando.

Dandan e Jeferson

Fernando e Mateus, artistas de Itaúna.

Dandan Gogo Boy de Itaúna

 
Notas e Fotos
"clique na fotopara ampliar"
Espaço Forever
 
Rua Senador Melo Viana, 12 loja C – Fundos
37 – 9954-0366 / 9943-1106 / 9120-0506


Seu bem estar é a nossa satisfação
 

Produtos naturais a base de Aloe Vera
 



Limpeza de Pele
Esfoliação Facial
Extração de cravos sem dor
Spa do pés e mãos
Manicure e pedicure
Depilação (artística)
Massoterapia
Clareamento de virilha e axila
Reflexologia Podal
Gerenciamento de Peso
 
Faça-nos uma visita e conheça nossos maravilhosos produtos
 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"
Carlos FOSCOLO



carlos@foscolo.biz



24/09/11





DILMA: DE GUERRILHEIRA A ESTADISTA
 
            A Presidente Dilma Roussef tem, nesses seus nove meses de governo, surpreendido a todos e, principalmente àqueles que, como eu, nela não votaram.   Mas quem realmente foi Dilma Rousseff?  Quem realmente é a Presidente Dilma Rousseff?


 
            Bem, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 e é a 36ª presidente do Brasil, tendo sido “a primeira mulher” numa série de situações, tais como a primeira mulher chefe da Casa Civil, a primeira mulher Presidente do Brasil e, agora mui recentemente, a primeira mulher a abrir Assembléia Geral da ONU, esta semana.
 
            Filha de um imigrante búlgaro, Dilma foi criada como uma garota de classe média alta, em Belo Horizonte.  Durante sua juventude tornou-se socialista e após a Revolução de 64, juntou-se a vários movimentos esquerdistas, inclusive a grupos ou movimentos guerrilheiros Marxistas com a intenção de lutar contra os militares, que então governavam o país.  Ela foi capturada e presa entre 1970 e 1972 e, segundo consta, torturada.  Após cumprir sua pena, Dilma foi solta e retornou à faculdade, em Porto Alegre, onde graduou-se em Economia.
 
            O fato é que as transformações da presidente têm sido notadas em toda sua trajetória.  Embora às vezes considerada atéia, como sói acontecer com os marxistas, numa  entrevista a um jornal de São Paulo, em 2009, ela se declarou Católica.  Quanto à ideologia, a própria Dilma gosta de frisar que embora seu pensamento político tenha evoluído drasticamente – do Marxismo para o Capitalismo pragmático – ela entretanto também gosta de relatar que se mantém orgulhosa de seus pensamentos da juventude.  E tanto isso parece realidade que logo depois de ter concluído seu curso de economia, ao invés de se filiar ao PT, que seria um caminho normal para a sua ideologia, ao contrário, ela se torna uma das fundadoras do PDT do Rio Grande do Sul.  Só veio a se filiar no PT, muito recentemente, apenas para ser a candidata do partido à Presidência da República.  E confirmando ainda mais esta situação de “petista forçada”, é bastante visível a falta de entusiasmo que o partido nutre por ela, e ela pelo partido.
 
            O fato é que na sua trajetória e evolução, já são marcantes as mudanças ocorridas, desde as suas aparições na TV para os debates políticos que antecederam a eleição, passando por seu discurso de posse, seguindo através das raras entrevistas concedidas nos primeiros meses.   Essas entrevistas foram se tornando mais freqüentes e as declarações mais autênticas. Finalmente, este processo de evolução culminou com os acontecimentos  desta semana, ao discursar na ONU, ao receber o prêmio Woodrow Wilson, ao fazer suas declarações à imprensa internacional. Nessas ocasiões, ao discorrer  sobre a crise financeira internacional, e muito especialmente a da Grécia, ela, com firmeza e conhecimento de causa, muito bem descreve a atual e  a futura posição do Brasil, demonstrando que nosso país já amadureceu o suficiente para assumir um papel de maior destaque no cenário internacional.
 
            As atitudes da presidente têm demonstrado que embora intimamente ela possa ter suas preferências ideológicas, no exercício da presidência da República ela  é a presidente de todos os partidos e de todos os brasileiros.  Suas atitudes têm-lhe conferido o status de estadista, status este que seu antecessor perseguiu mas não conseguiu atingir por não saber separar suas preferências pessoais das atitudes esperadas de um chefe de estado.  Não é sem razão que há pouco mais de um mês a presidente foi considerada a terceira mulher mais poderosa do mundo, ficando apenas atrás da Primeira Ministra da Alemanha, Angela Merkel e de Sônia Gandhi, presidente do Congresso Nacional da Índia, mas à frente da toda poderosa Hilary Clinton, Secretária de Estado Americana, que é o terceiro mais importante cargo do executivo americano  Não é também sem razão que na semana passada a revista Newsweek, edição americana, prestou-lhe uma significativa homenagem de capa.  
 
E todas essas manifestações de respeito e apreço que a comunidade internacional lhe tem prestado significam que o mundo passou a reconhecer nela, não apenas a presidente de uma grande nação, mas também a estadista capaz  de apoiar ou intervir na ordem internacional em benefício da paz e da prosperidade de seus membros.




NOTÍCIAS DO TJACMG
 
 
 
Abaixo, foto de nossa aula/palestra na Faculdade de Direito da FAPAM, em Pará de Minas, no último dia 13/09.



 CURSOS NO TJACMG
 
No próximo dia 26 estaremos iniciando mais três níveis de cursos na sede do TJACMG:
Pós-Gradução Latu-Sensu em Mediação e Arbitragem
Aspectos Gerais da Mediação
Aspectos Gerais da Arbitragem
 
 Para maiores detalhes, visite o site do TJACMG no endereço www.tjacmg.com.br
 
 

 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site