NOTÍCIAS: 25/05/13 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

BOM DIA , BELEZAS

JOICE CORDEIRO, da sociedade pompena.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

BETÂNIA ALMEIDA, de Curvelo, que está de namoro firme aqui em Pompéu: depois eu conto.

 

Notas e Fotos

VOCÊ QUER CHUTAR O BALDE?

SE EM NOSSA CIDADE tem alguma coisa lhe incomoda, passe um e-mail pra nossa redação.Vamos publicar. Mas, faça como o Cláudio Albino, que sempre mostra a sua cara. E-mails sem identificação podem ou não ser publicados, o mesmo acontecendo com e-mails identificados que,. dependendo do assunto igualmente podem
ser publicados ou não.
Vou ser o primeiro a chutar o balde: o que vocês acham desses carros e dessas motos de som? Vou chutar o balde e dar a minha opinião: simplesmente insuportáveis. Alguns são mais educados e conservam seus volumes em níveis mais suportáveis, mas alguns quando passam por você, nas ruas do centro, a gente tem a impressão que eles querem que não somente você ouça mas que até os moradores dos bairros mais distantes também ouçam tal é a altura dos seus volumes.
Meus Deus, que isso?
Porisso estou chutando o balde para esses alto falantes mais indelicados que os seus colegas. É como eu disse: uns são mais civilizados, outros não.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

EURICO LACERDA e SARA ALVES, casal jovem da sociedade pompeana.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"
AMIGOS RECENTES DO FACE

WILSON CORRÊA ALVES AFONSO DE CARVALHO(foto) é um dos meus mais recentes amigos do Face. Seja bem vindo,amigo.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RENAN CARVALHO DIAS  e esposa.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RONI JÚNIOR... seja bem vindo, primo.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ADALBERTO CARVALHO GUIMARÃES(Sô Cândido)... sempre que vem a Pompéu  me liga e me convida para uma rodada nos principais barzinhos da urbe, principalmente no Aconchego.Falei para o nosso amigo comum  AMIR HALABI que eu ia dar uma nota sobre o Sô Cândido em minha coluna....  Veja o que disse o Amir: “ Taca  lá, mas taca na sua coluna . Ele vai gostar muito. Ele estava entre camarões e lagostas e dançando o lek, lek, em Búzios. Ele adora  a sua coluna. Obrigado em nome do Sô Cândido. Big abraço”.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Eu não pago na mesma moeda.. Eu pago é com dólar, pra mostrar que aqui o nível é outro!(Do face de Izabela Lacerda) – foto. 

Outra frase da Izabella: Não se iluda, pessoas são todas iguais. Elas aproximam de você na medida do que você pode oferecer a elas, só isso.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

A pompena BRUNA VELOSO, radicada em Nova Serrana. Abaixo, ela e o  “cumpadi”  Washington, da banda É o Tchan.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

A semelhança do Agepe com o cumpadi  Washington(leia-se É o Tchan) é enorme.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Cumpadi  Washington(leia-se É o Tchan)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

Cumpadi  Washington(leia-se É o Tchan)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

ROSÂNGELA GIBRAN com deus dois filhos, GUILHERME, que está se formando em Direito e  PEDRO, que é engenheiro automotivo: eles fazem a linha tele-atores da Rede Globo.   Ela , juntamente com a sua querida mãe, MAURA GIBRAN, estão passando uns dias aqui em Pompéu.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ISABELLA GIBRAN, que chega a Pompéu neste sábado para um fim de semana: será hóspede de MARINA CAMPOS.Ela é sobrinha de Rosângela Gibran.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

FERNANDO CAMPOS e EDMAR FERREIRA: os noivos vão entrar para a história de Pompéu, da região e do nosso Estado: os noivos vão se casar dia 28 de junho do corrente ano. Fernando trabalha do Cartório  de Registro de Imóveis da cidade  e Edmar é proprietário de um dos salões de beleza mais bem montados de Pompéu e região. .(Foto: face do Edmar).

 

 

Notas e Fotos

FLASHES DA 5ª EXPOMPÉU

A 5ª Expompéu estava um “escândalo”. Aliás, a Expompéu virou sinônimo de festa. A diretoria estava toda em pêso: o “comandante”Antônio Carlos Barbosa Álvares atacou de tudo: concedeu entrevistas, foi convidado a subir ao palanque, organizou concursos leiteiro, provas enfim um autêntico “carregador de piano”.*** EDMAR ROBERTO e seus amigos da diretoria entre eles Carlos Constâncio e Fernando Afonso, tiveram muito trabalho. ***CLÁUDINHO BARBOSA ÁLVARES é outro nome importante que em toda exposição dá sua valiosa colaboração com a Mostra. ***Rick & Renner jogaram bola no sítio do Arlindo Xavier.***O BARZINHO TEQUILAS II, de Danusa Mara Ribeiro foi o único a ter música ao vivo com Magela Martins e “Cowboy”. OS NOMES mais conhecidos de nossa sociedade marcaram presença lá. ***AS PRESENÇAS notadas e anotadas pela coluna foram: Cristiane Carraro, Cristiano Maciel, Elaine Corrêa Maciel - o “husband” Humberto( os filhos Luciana e Guilherme foram ausências notadas; Rafael Ferreira Rocha, Flávio Porto, Flávio do Fabinho - bem acompanhado; Arnaldo Lincoln Filho, Liliane Lima, Faria(Policlínica), Rozana Silva Costa, Maura Valadares e Leila Campos, Lindomar Alves Costa e Warley, que fizeram muito sucesso com o seu guaran-aché(energético) - ele é sobrinho do Magela Martins(não o cantor, mas o jornalista setelagoano); Bel Valadares, Zi, Altair, Janaina, Luzédia, Luciléia, Ana Coutinho e Bete Maciel(reunidas em uma só mesa); João Laerte e Gelva, Laerte Filho e Eulália, Cândido Assunção e Solange Paiva, Francisco Assunção e Elinéia, Hamilton Afonso e Sãozinha, Áurea Vasconcelos, José Redoan e Carmen, Alfredo Campos e Daniele, Cristiane Mara Ribeiro Maciel: “ ... a Exposição estava muito boa..”. sem comentários” (*) o colunista não perguntou por que; Isabela Valadares, Cássio, Levi,Loiola Filho e Janice Campos Vasconcelos, Gabriela Dutra e Flávio Izaias, Tutucha, Pedro Carvalho e Ban(ele com uma garota linda, linda; Baú, Lanamárcia e Maninho,Boli e Tarzan.

FLASHES II

Marinês Maciel Campos e Cristiano Campos, Henrique Moreira e Glauciane Macedo, , Eduardo e Fernando Pimenta Lima , André Campos e Campos(é isso mesmo André?),Fernanda Abreu Ferreira(ela estava acompanhada de uma amiga muito parecida com a Cíntia, de Laços de Família), , Pilarzinha, Sara Janete e Ana Maria G. Faria, Roberta Lacerda Ribeiro, Nino Flávio, João Marcos e sua namorada, Augusto Campos Valadares e Nilcéia , Betinho Gonçalves Ribeiro, Ayla Araújo, Sara Menezes Araújo, Wesley Campos e Viviane, Mariana Morais e Lucas Campos Faria, as amigas do “crack” Belleti: Kelli Mírian, Lílian e Hélen - filhas do Zé Batata e Ione(gente fina, viu?); a propósito, elas me disseram que o casamento do Belleti foi um “escândalo”: chic, muita gente vip e bonita enfim uma festa com muito glamour; Christiane Campos Valadares e Antônio Cândido Vilaça Junior(Sandy e Junior); Henrique Carvalho Álvares e Fernanda Olívia(ela tem o sorriso da Cida Marques - a XT, da Escolinha do Barulho; Cacá e Laila, Talita e Ênio, Nico e Etelvina, Astor e Mágna, Luciana Lacerda, Álvaro e Nilcéia, Zé do Heli e Raquel, Chiquinho Azul e Delizete, Joaquim Higino e Marlúcia - ele estava num papo com o Chiquinho Azul de provocar curiosidade em qualquer um(o que será que eles estavam conversando, hein?); Guilherme Souza Machado, Joaquinzinho Machado, Leonardo Maurício Mesquita e sra., Ricardo Álvares de A. e Silva, Rita de Cássia Chio Serra, Vera Lúcia Silva Moreira, as irmãs Solange e Elizabete Cordeiro “from” Uberaba;Isadora Pereira da Silva, que serviu como recepcionista do “Café do Doutor”, que fez uma parceira com a Micapel - um dos “stands” mais visitados.

FLASHES III

O empresário Joeider Cordeiro, que me dizia: “... eu não quero morrer antes de voltar para Pompéu”; Odilon Ferreira da Silva e Têrlei, Charles Delmir De Oliveira e sua bonita Walquíria, Tomaz e Maria do Bá, Fabinho e Dênia, Doutor Mailton, “comboiando”uma turma animada; Késia Teixeira, Gilberto Porto, Dácio Maria de Lacerda, que conquistou o apelido de “Tio Sukita” - não sei se pela aparência ou se por outro motivo qualquer;Galba Gilberto e Maria Haidée, José Almir e sra., Otacílio e Maria Elisa, Mauro Menezes e Carmen, Gil e Seleida, Rafael e Lívia, Neuza Campos Valadares, que ao término comentava ter adorado o show de Gian e Giovani; Jorge Ávila, que está com um namoro a segunda vista(ele usa óculos - daí a razão); Marcelo Ferreira a quem cumprimentei, Carlos França - só vi de longe.*** Achei grande a semelhança entre Gabriela - filha de Eduardo Álvares Mesquita e Izabel Valadares - com a tele-atora global - Priscilla Fantim. Vocês a conhecem? Ela esteve no programa Gente Inocente foi uma das juradas.*** JÁ A FILHA do casal Mírian Santiago Martins e Márcio estava com uma amiga na Expompéu, que é parecidíssima com outra tele-atora global, mas cujo nome fico a dever. Ela se parece também com irmã da Glamour Girl de Minas - a sobrinha da Oraida Lopes.***ACOMPANHADO de um champagne importado francês(Veuve Clicquot, a coluna recebeu o seguinte cartão:”Geraldinho - Obrigado pelo carinho e atenção. Um grande abraço: Elaine e Humberto.*** ALVIMAR Pádua e Cláudia, Geraldo Pádua e Vitalina também foram notados e anotados.
Júlio Porto, em 22/07/2000

 

Notas e Fotos

"Sabe o porquê o amor é cego? Porque a gente não ama cabelo, não ama a roupa, não ama o corpo, não ama a cor dos olhos, e enfim, não amamos o físico. A gente ama o sentimento, a atenção, o carinho e isso não se vê, se sente."(Extraído de um face).

 *  E POR FALAR EM FACE.... eu acabo de abandonar o meu.Vou acessá-lo o mínimo possível.

 

Notas e Fotos

BIGODE

Dia desses alguns amigos daqui foram a Belo Horizonte participar de um encontro na Assembléia Legislativa, entre eles o Cândido Eustáquio e o Rondon Rocha - mas isto foi antes do último ter se associado ao “hair clube”, portanto não estava ainda desfilando a sua agora “fausta” cabeleira.
Os dois foram ao “toilette”, que estava “assim” de gente.
-Eustáquio, me empresta o seu pente, por favor!
-Pente? Pra que, Rondon?Você não usa bigode.
Dizem que o riso foi geral.Mas, o Cândido não se fez de rogado.Penteou o seu primeiro- bigode - é claro, emprestou em seguida seu pente ao Rondon.
Agora, o Eustáquio também usa pentel!Só mesmo para bigode, não é?(Júlio Porto, em 05/01/91.

DEFINIÇÃO: Um homem de sucesso é o que ganha mais dinheiro do que a mulher consegue gastar. Já a mulher de sucesso é aquela que consegue se casar com um homem desses.
Julio Porto 01/01/2000

 

Notas e Fotos

EXCESSOS

Fuja correndo dos excessos. Excesso de ciúme, por exemplo, além de demonstrar insegurança, é o grande responsável pelo fim de muitos relacionamentos. Se você tiver mesmo que fazer uma cena de ciúme, faça em casa, de portas bem fechadas e por um bom motivo, porque esta coisa de ciúme só costuma dar certo uma vez. Depois vira histeria. Querer mudar a outra pessoa é inútil. Não adianta exigir que o outro tome atitudes que contrariam sua própria natureza. Quem insiste neste tipo de postura acaba ficando sozinho(a).
Um happy final de semana a todos.

*******************************************************

SE GILBERTO VALADARES PORTO se candidatasse a prefeito e se elegesse, ele faria como seu saudoso tio - o Gilberto Valadares,( Fíu) - que deu a Pompéu uma primeira dama “importada”. Dona Dulce, nossa ex-primeira dama era de São Gotardo. A ex-primeira dama, dona Laura, mulher do ex-prefeito Francisco Campos, era de Ouro Prêto. E, Cibele, sra. Gilberto Porto, é de Pitangui.Salvo melhor juízo, todas nossas ex-primeiras damas são daqui. A atual, Dona Marlúcia Martins de Souza Machado, esposa do nosso querido prefeito, Joaquim Higino - vocês sabem de onde ela é? Então anotem: ela é de Curvelo.

JULIO PORTO, em 15/01/200.

 

Notas e Fotos

PATRIMÔNIO

            Olhos... Patrimônio de todos. Encontramos, porém, olhos diferentes em todos os lugares. Olhos de malícia, olhos de crueldade, olhos de ciúme, olhos de ferir, de desespero, de desconfiança, de perturbar, de registrar males alheios, olhos que vigiam atitudes dígnas, mas que as distorcem, olhos de frieza, olhos de irritação... Se aspiras, no entanto, enobrecer  os recursos da visão,  Ame e Ajude, aprenda a perdoar sempre e guardarás contigo os “Olhos Bons”. “... Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz...(Mateus, 6:22).

sses.
Julio Porto 01/01/2000

 

Notas e Fotos

A LISTA

Eles foram os jogadores de futebol(pompeanos ou que atuaram por aqui) e que chutavam muito forte - tinham verdadeira bomba nos pés:
Olivério
Crezo do Zé Emílio
Polêgo(Associação
Nonô do Zé Porto
João (Sobrecú) da Zefa
Nenem Barbeiro
Braz
Branco
Nazareno Porto
Inácio (Mula Manca)
Edmundo
Nino
Julinho
Paulão
(Fonte: Aguinaldo Cleto Porto(Nonô),Nazareno Porto) Patão e João do Soca). Diz o Nonô, que o chute do Olivério era indefensável; que o Polêgo,quando recebia a bola entre os zagueiros, ninguém conseguia alcançá-lo, pois tinha uma velocidade incomparável; e que o Cojó batia falta muito bem do meio de campo. O Patão lembra até hoje de um gol que o Branco fez do meio do campo(verdadeiro tiro),contra o América, campeão mineiro daquele ano.

 

Notas e Fotos

CUIDADO, MUITO CUIDADO!

Muitas vezes você quer ser gentil - apenas gentil - com as pessoas e nem imagina o que receberá de troco. Você se expõe ao risco de ser mal interpretado e as pessoas chegam até mesmo ao cúmulo de dizer que você “está dando de cima delas”.Quando isso acontece com adolescentes, tudo bem, a gente até entende , pois tal faixa etária não está ainda em fase de pleno entendimento, mas quando isso parte de pessoas amadurecidas, é lamentável que isso aconteça. E o pior: a pessoa ter a ousadia de dizer que fulano está até inconveniente.
Olha “queridinha”, inconveniente é quem tem o desplante , a presunção sem limites, a coragem , a audácia e o atrevimento que alguém tem de dizer aos seus amigos certos absurdos e certas inverdades.
As pessoas deviam primeiro se enxergar , ao invés de ficar por aí(querendo aparecer e dizendo bobagens)e espalhando que fulano, beltrano ou sicrano está dando de cima delas.
Quem sabe , não é isso mesmo que essa pessoa sonhava, hein???!! !
Xô, jacaré!!!???...
É como diz muito bem o Millôr Fernandes: “Como são maravilhosas as pessoas que você não conhece bem”.

 

Notas e Fotos

O FAMIGERADO CIGARRO

Todos sabem da campanha que iniciamos há tempos contra o cigarro. Demos um tempo e interrompemos nossas notas - até para não parecermos antipáticos.
Não somos contra os fumantes, mas sim defendemos a vida - o que é bem diferente.
Médicos ingleses concluíram que o cigarro causa dependência química tal qual a heroína e a cocaína .

* * *
* Agora, se eu fosse diretor de escola, iria marcar uma reunião com todos os fumantes(alunos, funcionários, serviçais e professores do estabelecimento) e iria lhes pedir para que evitassem o uso do cigarro nas dependências da mesma.
Não é uma boa medida???!!!???
JULIO PORTO, EM 12/02/2000

 

Notas e Fotos

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

25-05-2013

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

25-05-2013

 

 

 

 

 

A MARAVILHA DOS SUCOS DE FRUTAS

Qualquer fruta passada no liquidificador, espremedor ou centrífuga dá uma bebida deliciosa. Sempre é possível fazer o suco de uma só fruta ou de combinações que se casam perfeitamente. Faça o suco com frutas maduras, coloque sempre um pouquinho de gelo picado para aumentar a sensação de frescor.
Veja aqui algumas dicas para que seus sucos fiquem deliciosos:
- Lave bem as frutas sob água corrente para eliminar restos de terra ou resíduos de aditivos químicos usados na adubação.
- Observe bem a fruta, seguindo o quadro de safras, porque, se ela tiver passada ou verde, o suco terá seu sabor alterado e perderá as propriedades nutritivas.
- Limpe bem o liquidificador e não coloque pedaços muito grandes, pois dificultam a trituração da fruta.
- Evite colocar o suco já pronto na geladeira. Em contato direto com o ar, ele vai perdendo praticamente todas as vitaminas. Por isso, faça-o na hora de tomar.
- Veja agora algumas combinações que vc pode fazer:
Pêssego e morango
Maçã e ameixa
Abacaxi e iogurte
Morango e laranja
Maçã e beterraba.
Além disso, sempre é possível misturar frutas com leite ou suco de laranja aumentando mais ainda o valor nutritivo dessa bebida tão saborosa.
Substitua os refrigerantes pelos sucos naturais, são deliciosos e mais saudáveis.

E para acompanhar esses deliciosos sucos, segue essa deliciosa receita:

TORTA DE CARNE MOÍDA


INGREDIENTES - 01kg de carne moída
02 ovos
02 dentes de alho picados
01 cebola picada
01 cenoura ralada
04 fplhas de repolho em tiras
sal e pimenta a gosto
salsa picada
03 colheres de farinha de rosca
02 tomates sem sementes, cortados em cubos
100gr de mussarela ralada.

MODO DE FAZER - Misture à carne, os ovos, o alho, a cebola, a cenoura, o repolho, o sal, a pimenta, salsa e a farinha de rosca. Misture bem e molde em uma forma redonda, de 24cm, com fundo remomível, untada com óleo. Asse em forno quente por 45 minutos. Retire do forno e coloque o tomate e a mussarela. Volte ao forno para derreter o queijo. Retire, desenforme e sirva em seguida.
DICA - Esta receita pode ser preparada também com carne de frango ou de porco. Se usar lombo, adicione linguiça calabresa picada.

Preparem com carinho esta receita e escolham as frutas adequadas para fazer um suco delicioso seguindo as regras acima.
Um bom final de semana a todos e aguardem as próximas dicas e novas receitas.
Dúvidas, sugestões, críticas: mariadapazpcampos@bol.com.br

 
Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

itamardjalma@hotmail.com - ITAMAR DJALMA DE CARVALHO

 

 

25-05-2013

 

 

Sugestões, críticas, reclamações - contato: itamardjalma@hotmail.com

 
 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

25-05-2013

 

 

 

 

 

 

 

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

25-05-2013

 

 

 

 

CURTAS-METRAGENS

De Onde Surgem as Idéias e Ações?

<> De Onde Surgem as Ações e os Resultados? -   O processo de criação pode às vezes parecer extremamente simples. Mas, na realidade, além de depender de um processamento físico em seu nascedouro, é ainda modelado por experiências, vivências passadas, positivas ou negativas. Por isso, nunca se assustem quando alguém supostamente inteligente, e muita vez considerado brilhante, surgir com algumas idéias esdrúxulas.  A mente cria idéias. As idéias criam pensamentos.  Os pensamentos criam a disposição.  A disposição cria ações.  As ações criam resultados, que podem ser positivos ou negativos, um sucesso ou um fracasso.  Tudo isso depende do comprometimento do criador com a família, a sociedade, suas ambições, sua carreira política e com a segurança ou insegurança dos resultados que podem advir de todo o processo criativo até a eficácia -- com eficiência e efetividade ou não -- dos resultados finais,

Na semana passada, a um dos meus “curtas-metragens” dei o nome de “O Ego e a Imbecilidade.”  Eu me referia à portaria do Secretário de Segurança Pública de São, Fernando Grella, que proibira aos policiais militares socorrer as vítimas de violência, preconizando que deveriam sempre aguardar o socorro do SAMU.  Este ato extravagante causou a morte de várias vítimas por não terem sido socorridas a tempo.  Depois de idas e vindas, a portaria foi final e definitivamente revogada pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,  o único executivo político  brasileiro que tem se preocupado com a violência urbana.  Aliás, a Presidente Rousseff é que se cuide nas próximas eleições, pois não obstante os 50.000 homicídios por ano, ela nunca se pronuncia sobre esta violência.  É como se não fosse um problema dela. E isto, ao lado da Saúde e da Economia será também um dos principais temas a serem discutidos na campanha.

 <> Governador Geraldo Alckmin: Uma Idéia Equivocada? -- Se por um lado o governador de São Paulo, uma figura das mas proeminentes  da política brasileira, já em seu terceiro mandato como governador do mais importante estado do país e ex-candidato a presidência da República tenha acertado ao revogar a portaria de seu Secretário de Segurança que proibia que policias socorressem vítimas, no afã, entretanto, de combater a criminalidade que reina em em seu estado, acaba de tomar uma medida que reputo, de no mínimo, qüestionável, ao instituir um bônus, que pode chegar a até 10 mil reais por semestre para o policial, em cuja área de atuação, tiver diminuído, ou mesmo eliminado o número de ocorrências delituosas! É certamente uma medida que pode gerar um resultado exatamente o oposto àquele pretendido, pois anão geração de um BO (boletim de ocorrência) não significa, necessariamente,  não ter havido ali um ato criminoso.  As demais medidas estão corretas, ao aumentar em quase 4.000 o número de policiais no estado, embora este número ainda seja bastante acanhado quando comparado com cidades tais como New York, onde existe 01 policial para cada 200 habitantes (aqui o índice é de 1 policial para cada 1000 habitantes). O salário de um policial em New York se incia com  US$ 5.000 (cinco mil dólares) por mês, enquanto que, aqui, um policial incia sua carreira,  percebendo um salário de R$2.500 (cerca de 1.250 dólares), a despeito de  um deputado custar à Nação nada menos que  R$1,5 milhão por ano (cerca de R$125.000 por mês).

<> MP (595) dos Portos: Uma Luz no Final do Túnel Estatal? --  Pouco a pouco o governo parece começar a enxergar que não há outro caminho senão o de se libertar do fanatismo estatizante que lhe é imposto pela ideologia socializante dos fundadores do PT.  As medidas propostas na MP 595 são modernas e poderão, parafraseando D.João VI, reabrir os portos brasileiros às nações amigas, que serão as responsáveis pela manutenção da posição econômica do Brasil, em virtude de suas importações de soja e outras commodities.  É em momentos assim que podemos analisar quem é quem na política brasileira.  A votação veio reforçar minha idéia -- esta palavra está a me perseguir hoje -- de que a oposição brasileira, embora tenha alguns poucos políticos de peso, é -- como bloco oposicionista -- um grande fracasso, sem a menor condição de ganhar a Presidência da República.  Pode até eleger um presidente, mas não porque ganhou, mas porque o atual governo talvez tenha feito alguns gols contra.  Ao invés de tentar bloquear uma medida importante como esta MP dos Portos, perdeu a oportunidade de endossar a medida e mostrar que ela fazia parte de sua filosofia e que outras medidas como esta viriam em um eventual governo seu.  É simplesmente  impensável que os partidos oposicionistas, que se intitulam “neo-liberais” possam tentar impedir a votação, ou votar contra uma medida que valoriza a iniciativa privada, corolário maior do liberalismo.  Bola branca para a Presidente Rousseff e bola preta para a desarticulada oposição.

<> E por Falar em Economia...  não é mera coincidência que os três únicos países de orientação econômica liberal, na América do Sul -- Chile, Peru e Colômbia -- sejam os que têm os índices de inflação mais baixo da região e economias atraindo as atenções do mundo.  Os países de orientação intervencionista do Estado -- incluindo a Argentina que já foi um país desenvolvido e hoje está relegado à  condição de sub-desenvolvido, amargam hoje os resultados de seus erros ideológicos.  Na Venezuela, arrasada que foi pela desastrosa política socialista de Hugo Chaves, que agora continua sob a regência de seu sucessor Maduro, falta até papel  higiênico para  a população.  O Brasil, enquanto estava no empuxo inicial do Plano Real iniciado na década de 90 teve um excelente desempenho.  Mas, como todo empuxo (como por exemplo, de uma pedra que é atirada, como uma bala disparada, como de um jato que decola, como de um foguete em subida) quando o impulso inicial perde força, se não houver uma renovação da força de impulsão, a tendência é a queda.  Não é pois sem razão que a inflação que foi vencida no governo de FHC está agora na casa dos 6,5%.  Fica no ar uma pegunta:  Por que dentre todos os países do mundo, apenas na América Latina existem nações que ainda teimam em não se livrar da contaminação pelos resíduos de antigas teorias socialistas, como por exemplo a intervenção estatal na economia, na imprensa e na vida do cidadão?  É natural que as pessoas, quando na juventude, tenham sonhos utópicos, fora da realidade, mas são males que se curam com o amadurecimento causado pelos anos.  Assim, é natural que jovens tenham idéias esdrúxulas, utópicas, como a implantação do comunismo e outras doutrinas similares.  Mas persistir nelas durante toda a vida, isso só existe nesta terra dos “hermanos”

<>  Brasil: Tão Grande e Belo, mas Pensando tão Pequeno -- Você minha leitora, que viaja de vez em quando pelos Estados Unidos ou pela Europa, e depois, de volta ao Brasil, pega seu carro e sai por aí, pelos nossos caminhos -- que alguns teimam e chamar de “rodovias” -- deve sentir como somos pobres em informações, sinalizações, iluminação, pontos de apoio ao viajante.  É lamentável como as nossas estradas são responsáveis por acidentes e por causar insegurança nos condutores dos veículos.  Ao contrário dos países de primeiro mundo onde as placas informativas literalmente sobram, aqui, freqüentemente, rodamos quilômetros infindáveis sem que vejamos uma.  E quando finalmente as vemos, são quase sempre postadas no lugar errado:  É freqüente você ver que uma estrada vicinal ter indicada  a cidade para onde ela conduz, só depois que você já contornou um trevo e já está na estrada desejada, assim mesmo PORQUE VOCÊ JÁ A CONHECIA.  Mas, e se você fosse um turista, visitando aquela região pela primeira vez?

<> Prefeitura de BH Anuncia a Implantação de 68 Placas de Direção -  E por falar em placas e turistas, a Prefeitura de Belo Horizonte acaba de anunciar que, já se preparando para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo -- pasmem -- vai colocar “nada menos”(?)  que 68 placas indicadoras de direção.  Isso mostra como a grande parte dos políticos executivos brasileiros pensam pequeno, mesmo diante da grandiosidade dos eventos que vão canalizar milhares de turistas e milhões de dólares para o país.   O quê são 68 placas numa cidade de mais de 3 milhões de habitantes, e que apenas no centro (dentro do perímetro circundado pela Avenida do Contorno) tem 67 ruas, 27 praças e 22 avenidas?  O que são 68 placas para uma cidade que hoje conta com 53 parques,  mais de 600 praças e  1.240 ruas, sendo estes dois últimos itens uma projeção nossa, já que os números existentes  não são exatos.  E falando em turistas, uma das grandes reclamações deles é o fato de a imensa maioria de brasileiros nem mesmo falar uma única segunda língua, o que dificulta a vida deles nos hotéis, restaurantes, locais públicos, aeroportos e assim por diante.  Se hoje já reclamam disso, imaginem durante uma Copa do Mundo (2014), ou uma Olimpíada (2016), que se aproximam!

NOTAS

A Palestra da Universo -- Muito interessante e didática a palestra que o consultor da Prefeitura de Pompéu (Secretaria de Administração), Consultor Márcio Silva,  proferiu esta noite, na Câmara Municipal, numa iniciativa da Universidade Universo, que mantém vários cursos em Pompéu.  O palestrante demonstrou um seguro conhecimento do tema -- O Planejamento Estratégico -- além de uma invejável didática.  Parabéns a ambos: Universidade Universo e Consultor Márcio Silva.

Recebemos do Arnaldo Costa, um de nossos prezados leitores, a seguinte mensagem, referente ao nosso escrito nesta página, referente à cidade de Iguatama e ao Rio São Francisco.  Na oportunidade citamos Iguatama como sendo a primeira cidade a ser banhada pelo São Francisco, no seu longo percurso pelo Brasil.  Queremos ressaltar ao Arnaldo e ao povo de Vargem Bonita que só citamos tal fato por termos visto uma placa em Iguatama onde isso estava registrado.  Fica, aqui, pois, nossa retratação.

Abaixo a mensagem do Arnaldo:

Caro JP, sou um cara curioso e que não gosta de injustiças.  Na matéria do Carlos Foscolo, da última semana ele citou a simpática cidade de Iguatama como sendo a primeira banhada pelo "velho chico", o rio da integração nacional, o que não é verdade.  Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sei que é um grande amigo e colaborador. Apesar de piumhiense, em nome do povo vargeano, tomo a liberdade de informar que a primeira (e também simpática) cidade banhada pelo rio São Francisco é Vargem Bonita, logo após a primeira e magistral queda dágua (a famosa cachoeira caca danta).

  

.

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site