NOTÍCIAS: 26/04/14 - Notas e Fotos
"clique na foto para ampliar"

Frase do Dia

 


 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

JOSÉ AUGUSTO TOSCANO é o Chefe da Equipe de Esportes da Rádio Inconfidência. É um cara espetacular cuja definição foi dada pelo Reni Parzewisk e que muito bem o sintetiza. Segundo Reni, “Toscano é um cara que brinca com seriedade e é sério brincando.
DIA DESSES, ouvindo uma transmissão de uma jornada esportiva, o Álvaro Vilaça(creio) elogiou a Bárbara Vasconcelos por um comentário que ela fez da partida, afirmando que a “repórter” tinha sido muito feliz no seu comentário..
Aí, ela tomou a palavra e querendo ser gentil e retribuir o afago disse que ela se conduzia e se espelhava na conduta e no profissionalismo do Álvaro;

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ANTÔNIO AUGUSTO SENRA ÁLVARES DA SILVA: saudades do meu amigo, conterrâneo e contemporâneo. Era filho do festejado médico dr. Osvaldo  e de Dona Alexandrina. Antônio  exercia a profissão(medicina) na cidade de Pirapora. Manuel Senra Álvares da Silva e sua irmã Valdi – eram seus irmãos. Jogava “dama” e ficava de costas para o tabuleiro e não perdia  uma. Dizem que jogava  também xadrez contra vários adversários ao mesmo tempo e vencia todas as partidas. Um verdadeiro gênio.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

ANTÔNIO AUGUSTO emprestou seu nome a uma unidade de saúde,  da cidade de Pirapora.

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

CÉLIO LEITEIRO(o primeiro a esquerda), grande amigo do GILBERTINHO PORTO. Quando o Gilberto fala do Célio, ele não  poupa elogios ao famoso parlamentar pitanguiense. Gilberto é fan número 01 do Célio, pessoa que ele diz ser gente fina, da melhor qualidade.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA com EXPERIDIÃO PORTO, médico veterinário, produtor e ex-vereador. Deixou  a vida pública: amém. Tem um blog muito acessado: www.experidiao.com

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

RENATO FRIGOTUDO, que atende também por Renato Magela de Oliveira com RENATINHO, no dia da sua primeira comunhão – MÁRCIA, sua mãe e CORDÉLIA, mãe do RENATO.

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

O PINTO DO PADRE
*A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORRETA*

O vigário de um vilarejo tinha um pinto como mascote, o Valente.
Certo dia, o pinto Valente desapareceu, e ele achou que alguém o havia roubado.
No dia seguinte, na missa, o vigário perguntou à congregação:
-Algum de vocês aqui tem um pinto?
Todos os homens se levantaram.
-Não, não, disse o vigário, não foi isso que eu quis dizer.
-O que eu quero saber é se algum de vocês viu um pinto?
Todas as mulheres se levantaram..
-Não, não, repetiu o vigário... o que eu quero dizer é se algum de vocês viu um pinto que não lhes pertence.
Metade das mulheres se levantou.
- Não, não, disse o vigário novamente muito atrapalhado.
-Talvez eu possa formular melhor a pergunta:
-O que eu quero saber é se algum de vocês viu o meu pinto?
Todas as freiras se levantaram.
-Deixa pra lá!(Colaboração: Wânia Morato).

(JÚLIO PORTO, EM 11/06/2011)

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

Hipertensão e Alimentação

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

 

 

 

 

Quando pensamos em hipertensão arterial não podemos esquecer de sua relação com o excesso de sal. Muitas vezes, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. É só pensarmos no catchup, na mostarda e no refrigerante.
Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riquíssimos em sódio. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo exemplo disso. Além de conter muito sódio, é riquíssimo em gorduras ruins que são prejudiciais ao coração. Os produtos congelados, que são tão práticos e se encaixam perfeitamente à nossa rotina do dia a dia, como a lasanha, a pizza, entre outros, possuem uma quantidade excessiva de sódio. Quem nunca ficou deslumbrado na seção dos frios? São tantas as opções. Mortadella, presunto, peito de perú, mussarela, queijo prato, apresuntado, salame, rosbife. Todos são ricos em sódio. A salsicha, lingüiça, nuggets, peixes empanados, hambúrguer, almôndega, conservas, molhos prontos, carne seca, bacalhau não podiam ser diferentes, ou seja, todos são ricos em sódio.
Mas será que sobra algo para comermos?
Sobra sim!
Para temperar basta utilizar temperos naturais. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

ALHO – ajuda a melhorar sistema imunológico, reduz colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e previne câncer.

CEBOLA – assim como o alho, auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também ajuda na redução da pressão arterial e colabora para evitar o entupimentos das artérias.

GENGIBRE – é analgésico, anti-inflamatório, vermífugo e ajuda na digestão. Além disso, reduz o desejo de fumar.
SALSA – Tem ação diurética, digestiva e anti-séptica. Ajuda nas infecções do aparelho urinário.

ALECRIM – é digestivo e diurético.

CEBOLINHA – contém vitamina A (bom para olhos e pele), C (ajuda na resistência contra gripes e resfriados) e ferro.

HORTELÃ – o chá de hortelã, feito das folhas, é diurético, digestivo e melhora a dor de estômago. Nas folhas há presença de vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.

TOMILHO – É considerado digestivo, vermífugo e estimulante.

ORÉGANO – ajuda na azia, enjôos e flatulência.

,

MANJERICÃO – Possui ação diurética.
Portanto, a comida do hipertenso somente será “sem sabor” se não soubermos aproveitar esses temperos deliciosos e maravilhosos para a saúde.
Em relação aos frios, é melhor evitar. Sobre o hambúrguer e a almôndega é fácil de resolver o problema. É só prepará-los em casa. Compre carne moída de segunda qualidade (coxão mole, duro, palheta, patinho), que são carnes mais magras, tempere utilizando os temperos naturais e asse no forno. Pronto. Saboroso e gostoso, você não sentirá falta do hambúrguer industrualizado.
Em relação a salsicha e a lingüiça, fica mais complicado dar um jeitinho de fazer em casa. Portanto, esses produtos devem ser consumidos esporadicamente quando a pressão arterial estiver controlada e você não esteja nervoso no dia.
Agora vamos conhecer os tipos de sais que mais encontramos nos supermercados e entender qual é a melhor escolha para você que tem a pressão arterial alta.

Sal marinho: É um sal natural, encontrado nas rochas. Contém cloreto de sódio, iodo, cálcio, magnésio, entre outros minerais.
Sal refinado: É o mesmo do marinho, mas passa pelo processo de refinação onde é moído e adiciona-se iodo para evitar-se o bócio.
Sal light: seu teor de sódio é reduzido. Possue 50 % de sódio e 50% de cloreto de potássio. O nosso corpo retêm o cloreto de potássio menos tempo no nosso organismo o que colabora a não ter aumento da pressão.
Uma dica super importante é retirar o saleiro da mesa. Esse sal de adição prejudica muito o hipertenso. Nem mesmo na salada devemos adicioná-lo.
Quem costuma utilizar adoçantes deve ficar atento a substância do adoçante que está consumindo. É necessário evitar sacarina sódica e o ciclamato de sódio. Se vocês repararem, estas substâncias estão presentes nas marcas mais famosas e na maioria dos alimentos diet e light dos supermercados.
Segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, a recomendação de sal diário para o hipertenso é de 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher de chá de sal contando todas as preparações do dia.
Mas lembrem-se!!! Não é só controlando o sal que o tratamento nutricional estará sendo feito adequadamente. Você não pode esquecer de ter uma alimentação saudável. Comer de 3 a 5 porções de frutas por dia, vegetais crús e cozidos no almoço e jantar, preferir alimentos integrais e evitar frituras e excesso de óleo nas preparações dos alimentos. O excesso de gordura aumenta o risco de ter infarto. A pressão alta também. Por isso, não devemos abusar nas gorduras. Não podemos esquecer que nós não devemos utilizar, tanto o azeite quanto o óleo, durante o cozimento dos alimentos. Ambos tornam-se ruins para a saúde. Devemos adicioná-los após o preparo dos alimentos.
A bebida alcóolica é um outro vilão no tratamento do hipertenso. Não existe nenhuma dúvida. O consumo da bebida alcóolica está diretamente propocional ao aumento da pressão arterial.
Agora está nas suas mãos. O que você escolherá para colocar no seu prato?
Importante: Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. Havendo interesse em passar em consulta com um profissional nutricionista qualificado clique aqui.
Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.

 

 

Notas e Fotos

Aconteceu em Lisboa

 Seis homens carregam uma caixa muito pesada pelas escadas de um prédio.
No 4º andar, um deles resolve ir ver quantos andares faltam.
Volta e diz:
- Tenho duas notícias, uma boa e uma má.
Um deles responde:
- Conta só a boa, a má contas quando chegarmos!
- Ok, faltam 6 andares.

Continuam a subir e quando chegaram ao 10º andar, um deles pergunta:

- Qual é a má notícia?
- O prédio não é este!

(Por Arnaldo R. Teixeira)

 

 

Notas e Fotos

E-MAIL

Parabéns, pelo excelente trabalho que presta a mídia nacional e internacional. A experiência, respeito ao leitor e honestidade, fazem do seu trabalho, modelo a ser seguido. Deus lhe proteja sempre. Abraços, Haraíve Betsabá Zaidan Simões - Eterna amiga.
NR. Obrigado, minha amiga. Gratíssimo pelas suas palavras. Abraço a você e ao Tito Simões – o maior prefeito do Brasil.

 

Notas e Fotos

LEIAM VALE A PENA

Homem não gosta de mulher que insiste com recados consecutivos, mas também não gosta de mulher que não telefona. Mulher não gosta de homem que a persegue, mas também não gosta de homem que não a procura. Homem não gosta de mulher fácil, mas também não gosta de mulher difícil. Mulher não gosta de homem doce, mas também não gosta de homem rude. Homem não gosta de mulher que fica com muitos, mas também não gosta de encalhada. Mulher não gosta de mulherengo, mas também não gosta de travado. Homem não gosta de ser questionado, mas também não gosta de ser esquecido. Mulher não gosta de ser contrariada, mas também não gosta de gente passiva. Homem não gosta de estardalhaço, mas não adia uma bagunça. Mulher gosta de estardalhaço, desde que não vire bagunça. Homem não gosta de ser debochado, mas também não suporta ser levado sempre a sério. Mulher não gosta de brincadeiras sem graça, mas não admite a ausência de brincadeiras. Homem não gosta de fofoca, mas é o primeiro a contar as novidades aos amigos. Mulher gosta de fofoca, mas deseja preservar sua privacidade. Homem não gosta de jantar na casa da sogra, mas também precisa dela. Mulher não gosta de ser comparada com as antigas namoradas, mas também quer saber todos os detalhes. Homem não gosta de ser surpreendido, mas também não gosta de saber antes. Mulher adora um mistério, mas com aviso prévio. Homem não gosta de comprar lingerie, mas também é o primeiro a criticar a que ela está usando. Mulher ama comprar lingerie, mas também é a primeira a dizer que a incomoda. Mulher prefere calcinha bege, não aparece com a roupa. Homem abomina calcinha bege, aparece demais quando ela tira a roupa. Homem não gosta de discutir relacionamento, mas também não gosta do silêncio. Mulher gosta de discutir relacionamento, mas odeia chorar no meio da briga. Homem não tolera filmes românticos, mas não desliga quando reprisados na tevê. Mulher não aguenta filmes de ação, mas também é um alívio não pensar muito. Homem tem dificuldades para se declarar, mas faz o impossível para ser denunciado. Mulher espera declarações, mas não quando está se arrumando. Homem reclama dos atrasos, mas também detesta quem chega antes. Mulher odeia a impaciência do homem, mas também se enerva com a letargia. Homem não resiste a um videogame, mas também não deseja ser chamado de criança. Mulher abusa dos diminutivos, mas também diz que cresceu. Homem pede desculpa quando machuca, mas não aceita desculpa quando machucado. Mulher se desculpa antes de errar, depois não se lembra. Mulher desvia o assunto quando se desinteressa, mas não gosta que não prestem atenção nela. Homem não gosta de ser interrompido, mas vive interrompendo. Mulher admira poesia, mas não no sexo. Homem procura agradar a mulher ao recitar poesia no sexo. Homem não gosta de unhas vermelhas, mas fica excitado com elas num filme pornô. Mulher gosta de unhas vermelhas porque detesta filme pornô. Mulher anseia pelas flores, mas nunca tem um vaso para colocá-las. Homem gosta de mandar flores, mas desiste na hora de escrever o cartão. E ambos não gostam do meio-termo.
(Tati Bernardi)

 

 

Notas e Fotos

AS REPERCUSSÕES DO NOVO SITE

DO RENATO MAGELA FRIGOTUDO DE OLIVEIRA: “ Júlio Porto, seu site ficou muito bonito. Amauy Jr vai ficar com inveja... chique mesmo. Valeu”

**************************************

GILCINÉIA CAMPOS: “PARABÉNS ... SEU NOVO SITE FICOU .FANTÁSTICO!! VOCÊ NÃO É FRACO, NÃO”.

****************************************

DAIANE(DIAMANTINA): “O novo design da sua coluna tem arquitetura de informação, usabilidade, acessibilidade! As informações estão projetadas de forma leve, com brilho! Parabéns! Julio, você tem credibilidade e se faz respeitar, a lealdade de suas fontes, faz com que a Coluna Social de Pompéu seja esse espaço nobre de comunicação, onde a informação é passada de maneira leve, agradável e de forma glamourosa, que só você consegue projetar”.

*******************************************

DANUSA MARA RIBEIRO: “Olá meu querido. Bárbaro o novo visual de sua coluna...arrasou!!!

*********************************

RALPH SANTOS: Tentei buscar inúmeras palavras para tentar elogiar a mudança ocorrida no visual do seu site, mas confesso que não encontrei.
Uma mistura de modernidade e facilidade na transmissão das informações .
Eu sou muito suspeito para falar do seu site, pois conheço e faço parte desde minha infância .
Você sempre nos surpreende com novas idéias, novos métodos de visualização e ornamentação do conteúdo a ser exposto.
A cara do site está mais bela e mais moderna do que nunca, mas o conteúdo continua ainda melhor, com a mesma qualidade, mesma eficiência nas informações ...Incrível como você consegue se moldar e remoldar diante do tempo, das época,s das transformações regionais e mundiais.
Parabéns por ser esta pessoa criativa, cheia de expertise, um cidadão motivado, motivador e INOVADOR.
Esta coluna está tão bela, que lhe aconselho lançar um concurso virtual para selecionar a musa da sua coluna versao 2011. Afinal, como diz Pedro Bial: - Quem não iria querer dar aquela “espiada”...
Minha correria para tantos compromissos é muito grande, mas esquecer de sua amizade e de suas noticias quentinhas, não da né???....hehehe
Parabéns, parabéns!!!!!!!!!!!

**********************************

CARLOS FÓSCOLO: Caro amigo Júlio,
Foi com surpresa e satisfação que ao abrir a sua prestigiosa coluna deparei-me com o seu "new look", com um belo visual e um display ultra moderno. Não que a anterior não fosse também bela e bem feita, mas é uma exigência da própria manutenção do prestígio alcançado que sempre sejam aplicados os principíos indispensáveis não só à sobrevivencia, à sustentabilidade, mas sobretudo ao crescimento em todos os sentidos, e um desses princípios é o da constante inovação. Os links estão muito objetivos e de fácil acesso e os painéis de fotos excelentes.
Parabéns a você e a toda sua equipe.
Um abraço,
Carlos Foscolo

NR: NOSSOS LEITORES HÁ MUITO JÁ FAZIAM POR MERECER UM SITE QUE ESTIVESSE À ALTURA DE TODOS. OFERECEMOS ESTE SITE MODERNO A TODOS OS NOSSOS LEITORES COM OS NOSSOS MELHORES AGRADECIMENTOS A TODOS. TENHAM TODOS UMA BOA LEITURA


Olá Geraldinho,

Gostaria de parabenizá-lo pelo novo site! Ficou muito bonito e bem moderno!
Adorei! Um grande abraço, Patrícia Lacerda.(Brasília)

***************************

Que surpresa Geraldinho...quando abri seu site: ficou lindo ,parabéns.(Terezinha Porto –Uberaba)

****************************

Primo, ficou show seu novo sítio, parabéns....(Juninho- Brasília)

******************************************

Júlio ... seu site ta arrasando: ma-ra-vi-lho-so.(Newton Vieira- Curvelo)


Boa tarde!!!!!!!!!!!!
Seu site está ÓTIMO
Nova roupagem perfeita(Adriana Araújo- Montes Claros )

******************************************

Olá Geraldinho! Gostaria de agradecer por ter sido sorteada na
promoção deste mês e parabenizá-lo pelo novo site! Abraços!(Lorena Pompéu)

*****************************************


Gostaria de parabenizá-lo pelo site! Está perfeito como tudo o que
você faz!! Parabéns meu querido! Um beijo enorme pra você !!(Ana Maria Maciel Teodoro- Papagaio)

**********************************

OLÁ..COMO VAI VOCE?ESPERO QUE ESTEJA BEM!!! PARABÉNS PELA SUA COLUNA, TODA VEZ QUE ACESSO ENCONTRO NOVIDADES!! E AGORA DE PERFIL NOVO!! TA PODENDO HEIN!! MUITO SUCESSO PRA VOCÊ VIU!!BOA NOITE ..BEIJOS – (Marlene –Pompéu)

***************************


Oi Júlio,
Ví sim!! Bacana!!! Como sempre!!!
Olhei a bomba no seu jornal!! Realmente o Renato fará muita falta para a comunidade pompeana. É uma pena né, mas ele estava se sentindo sobrecarregado, então temos que entender!!!
Abraços!!!!(Renata Moreira Dutra – esposa do Júlio César do BB Belo Horizonte).

***************************

Júlio, gostaria de parabenizar pelo site, pelo novo layout que ficou sensacional, mais bonito e mais fácil de navegar..
O sucesso não é alcançado por acaso. Ele ocorre com determinação e persistência e é por isso que seu site vem crescendo cada vez mais.
Parabéns pela grande performance e pelo o grande número de acessos!!
O site está sempre atualizado, inovado e feito com seriedade.
Você nos surpreende com excelentes novidades e com conteúdo de qualidade.
Lívia Moura
Pimenta MG

*********************************************

Gostei muito da repaginada no seu Site.Parabéns!
”Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos” .Fernando Pessoa (Norma).

****************************************

JÚLIO PORTO: GOSTEI MUITO DO SEU SITE: FICOU LINDO. (GISELE – Drogaria Aliança).

*********************************

E ai Júlio Porto seu site fico ótimo. Vejo a coluna social toda semana. Abraços.(João Paulo)

 

Notas e Fotos

FRASE  DE AFAGO da  LINDALVA MACIEL ROCHA , em conversa com o Renato Frigotuto:

“ Renato, o Júlio Porto é o mais jovem, o mais elegante e o mais educado da turma da nosso época”. Huuuum, Lindalva... que isso???Vou acabar acreditando, viu??? Obrigado.

 

Notas e Fotos

ABSURDO

 SERÁ que as famílias pompeanas, as donas de casa, seus respectivos maridos, os executivos  têm consciência, estão tomando conhecimento  do que estão fazendo as suas domésticas e as  suas serviçais!!!??? É simplesmente revoltante o que vemos diariamente nas residências de Pompéu: bancos, escritórios, lojas comerciais . Estamos cansados de ver todos os dias cenas revoltantes: “empregadas” e serviçais de empresas varrendo os passeios e as ruas não com vassouras, mas com água. Meu Deus: a água do planeta está acabando. Será que se a água fosse paga por elas, isso estaria acontecendo? Boa pergunta...

 

Notas e Fotos

SEM COMENTÁRIOS.

O grande comunicador ADAUTO FRANCISCO, da rádio Tupi, de São Paulo(1150 AM). Há meses, eu lhe enviei um e-mail  e o mesmo foi lido na íntegra pelo simpático e generoso Comunicador. Ele comanda o programa Madrugada Alegre com Adauto Francisco
Segunda a Sábado - 0h às 5h / Domingo - 0h às 3h
Adauto Francisco atende aos pedidos musicais dos ouvintes, destacando os grandes sucessos musicais de ontem, hoje e sempre.

O MOTIVO DO E-MAIL: visava o mesmo descobrir e encontrar um grande amigo da época do Colégio Dom Silvério, de Sete  Lagoas, que procuro há anos.. Ele se chama MÁRIO

LOURENÇO DA CRUZ e éramos de fato muito amigos. Com a ajuda de Deus, ainda hei de encontrá-lo bem e com saúde. Detalhe: todas as emissoras para as quais enviei a correspondência virtual – ela foi lida e repercutida .Envio abraço de agradecimento a todos esses meus amigos e simpáticos comunicadores.

DIA DESSES, ouvindo a Inconfidência, o meu amigo ÉVERTON GONTIJO dizia que São Paulo tem a maior escola de comunicadores da radiodifusão do nosso país. Que simpatia, esse EVERTON, VIU!!!??? Que classe, que categoria, que elegância. 
 
 
AH... TAVA ME ESQUECENDO: O LUCIANO NASCIMENTO DA INCONFIDÊNCIA também nos  fez a mesma gentileza: leu o nosso e-mail na íntegra. Sou muito grato a todos.
ENVIEI E-MAIL TAMBÉM para a rádio Nacional, de Brasília e o João Mac Brown leu o e-mail e ainda o comentou. O mesmo fez também o Tião Moreno, da Rádio Inconfidência. A rádio Itatiaia idem.

E AQUI EM POMPÉU? Boa pergunta: não querendo ser (esqueci a palavra...ahhhh  me lembrei discriminatório)... enviei também e-mail para uma das emissoras daqui da cidade. O mesmo locutor que na véspera me enviara um e-mail dizendo que ele ganhara o melhor presente de Natal da sua vida   por causa de uma nota que dei elogiando o seu filho – esse mesmo locutor me mandou um recado por uma funcionária da emissora, mandando me dizer que a sua  rádio  era “comercial e que não tinha pauta para aquele assunto. Detalhe: este fato não aconteceu há menos de 10 a 15 anos, mas há lances que nunca  esquecemos.

Vocês imaginam quem pode ser né?
 

Notas e Fotos

JACINTO GUIMÃRES E SANINHA

Lendo hoje o Diário Oficial do Pompéu, escrito  por Júlio Porto, li
noticia da partida de nosso amigo Dico do Celso Nunes .Nos encontrávamos
sempre na Savassi, onde sempre relembrávamos do nosso querido  Pompéu .
Geraldinho, faço  de  Você o meu porta voz de condolências a família .  
Pompéu  perde  um filho e nós pompeanos  um irmão, que por onde passou sempre
honrou sua família e a nossa gente. Jacinto Guimarães.
 Geraldinho, também estou muito triste com a perda do nosso QUERIDO
Dico .Fui ao crematório no domingo e nunca me senti tão triste. Minha prima
Necy e toda a familia já sente muitas saudades. Fiz uma visita para ela
ontem. DEUS ganhou um companheiro fiel e muito carismático  enquanto nós só
podemos rezar para toda a família .(Saninha)

(JÚLIO PORTO, EM 20/10/2012)
 

Notas e Fotos

DESAFIO DO CASAL

Em uma festa de casamento, um casal desafiou um grupo de convidados a descobrir quais eram as suas idades. A única pista que o marido deu foi a seguinte: “A soma da minha idade com a da minha esposa é 91.
Agora eu estou com o dobro da idade que ela estava quando eu tinha a mesma idade que ela tem agora”. Você consegue descobrir qual é a idade de cada um deles?
NR. Esta é para o José Gilberto de Carvalho e(ou) para o José Luiz – filho do Ito e da Aida.

QUEM ALMOÇAVA no Aconchego domingo que passou era o GERALDO MAGELA VALADARES FILHO, que estava com a sua namorada MARÍLIA VALADARES – uma linda morena, da cidade de Papagaio – e com seus pais(dele).
MAGELA é o novo Gerente Agrícola da Agropéu e tem pela frente uma dura missão: substituir oRICARDO RODRIGUES ALVES. Mas, para quem o viu dando uma palestra, na sexta passada , no DAS literalmente tomado, sentiu que a gerência está em boas mãos.E mais: me foi dito por uma inmformante privilegiada da Agropéu: que ele – o MAGELINHA – é muito inteligente. ***
RODRIGO ANTUNES TAVARES: “...olá pessoal estou aqui para parabenizar este grande homem: o nosso amigo JULIO PORTO. Este sim pra mim o melhor colunista. Além de ser Pompeano... esta cidade maravilhosa que é Pompeu”

NR.(*) QUE ISSO, RODRIGO??? Você me deixa sem graça... rsssss.
JÚLIO PÓRTO, EM 11/06/11

 

 

Notas e Fotos

VALE NIGHT

DEPOIS que o coquetel da Agropéu já estava nos finalmente e as pessoas já se preparavam para retornar a seus lares, o Juninho AABB soltou essa:
- É gente, eu preciso ir: Meu vale night já venceu... rsssss. Esse cara é uma simpatia.***
A PROPÓSITO, dia desses as pessoas comentavam em uma roda social sobre uma das características mais marcantes do Juninho: a capacidade que ele tem de dar atenção às pessoas que se dirigem a ele.
Ele o faz de forma especial e singular a todos os seus interlocutores. Observem....

 

 

Notas e Fotos

 

Lições de vida e para casa
Verly -23-04-14

Em 14 de Janeiro de 2014, completei 72 anos de idade , sessenta e um dos quais prestei serviços à empresários e empresas. Demitido pela idade em meu ultimo emprego, nem quis ver a baixa na carteira. Fiquei deveras triste. E há, exatamente, um mês, tento me recuperar. Vim para casa e, para consolar-me, disse que nesses sessenta e um anos de trabalho, combati o bom combate. Consegui prestar sempre um excelente serviço e sempre que houve relações gerenciais com empregados ou populações carentes eu consegui dar mais força a essas pessoas. Na verdade, esse foi o sentimento que me leva a buscar no comunismo a solução para a doença social da pobreza, da desigualdade e da injustiça.

Tive boas chances na vida de pular para o lado de lá. A direita é muito mais convidativa e oferece muito mais benefícios em troca de muito menos reflexões e o que exige é uma competência rasteira. Já, nós, os esquerdistas, temos de estudar diariamente por que sabemos que a sociedade, como tudo mais, é dialética. Está em constante mudança. Há que mudar sempre e saber manter a solidariedade, a fraternidade, a igualdade, a liberdade e a justiça.

Fiz toda essa introdução para justificar minha aposentadoria de fato e passei a resignar-me a pendurar as chuteiras ou ensarilhar as armas, esta expressão para ficar no campo da política.

Decidi aliar-me ao PSOL por considerar que, pelo menos aqui em Minas, é o partido mais coerente com os objetivos revolucionários. Juntei minhas ideias em segmentos e preparei um programa em forma bem didática que enviei ao Presidente Estadual do Partido que é meu sobrinho, Carlos Campos. Acho que pode ser útil. De toda maneira foi mais uma tentativa de prosseguir no combate por um mundo melhor.

Mas, sejamos francos: trabalhar sessenta e um anos de lutas, se não deu para acumular riqueza material, há de ter servido para aprender alguma coisa de boa. Em suma, 72 de vida, 61 de empregos e 18 anos no último trabalho de Mobilização Social, foram números que me conformam a ficar à toa na vida.

Mas, eis que, não mais que de repente, ligo a televisão e vejo a entrevista com o jornalista Hélio Fernandes com 93 anos de idade e uma lucidez maior do que a minha, a sua e a de muitos de nós juntos. Ele tem um blog que hoje é sua tribuna muito mais do que o jornal Tribuna da Imprensa. Falou de sua cassação e da prisão política. Falou de suas experiências jornalísticas, sua participação política e não o ouvi falar apenas do confinamento político em Fernando de Noronha, creio que em 1966. Pode parecer insignificante, mas o fato de no Brasil, apenas ele e Jânio terem sido confinados à distância dos centros de decisões, como se fazem hoje com os grandes traficantes de drogas, merece um registro na História. Entusiasmado contou suas experiências jornalísticas, inclusive seus dois anos como diretor da revista Manchete. Dava gosto ouvir o seu passado e relembrar aqueles momentos marcantes de toda uma longa vida política. O fato é que ele respo9ndeu com clareza de muitos assuntos da vida política Brasileira, desde a campanha de Juscelino em 1955, com passagem pela renuncia de Janeiro em 25 de agosto de 1961, pela Vinda de Jango, que voltava da China e estava em Cingapura, das expectativas com o golpista Castelo Branco e a rápida desilusão com a “quartelada” até a formação de uma frente política a mais abrangente com Jango, Lacerda e Juscelino Kubitschek e sua atuação nas campanhas pelas eleições diretas nesse momento de eleições democráticas.

A entrevista que durou 3 horas, foi apresentada em 52 minutos. Uma verdadeira aula de vida que não se aprende na escola. Perguntado sobre que conselho daria para sua neta, hoje também jornalista, disse apenas: “Combata!” Quem exerce o jornalismo tem de combater o tempo todo.

Ouvir aquele cidadão exigiu atenção à essa parte da História vivida como uma escola fantástica.

De toda a entrevista ficaram, pelo menos, três coisas: a vida tem de ser vivida até o último suspiro sempre com a mesma garra, denodo e galhardia; o homem é realmente um ser humano político; e, por último, ainda que não seja o último, é fundamental combater sempre. Combater o bom combate.

 

Notas e Fotos

Hugo de Castro 

Coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu

Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico de Pompéu

Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais

 

Homenagem a DONA JOAQUINA DE POMPÉU e
Abertura da EXPOSIÇÃO TRAÇOS - de Gil Drummond de Castro

A cinquentenária Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, fundada por intelectuais mineiros como Waldemar de Moura Santos, Pedro Aleixo, Alphonsus de Guimaraens Filho, Salomão de Vasconcelos, José Mesquita de Carvalho, Wilson Chaves, Dom Oscar de Oliveira, Maria Teixeira, Marly Moysés e outros, e o Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu homenageiam a memória de DONA JOAQUINA, na sua cidade natal. O evento será dia 26 de abril, às 17h30, na sede da Academia, antigo solar onde funcionou a Intendência do Ouro, no século XVIII – rua Frei Durão, 84, Centro Histórico de Mariana. Após a solenidade, será aberta da exposição TRAÇOS, do jovem artista marianense GIL DRUMMOND DE CASTRO, mostrando toda sua criatividade.

Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco nasceu em Mariana, em 20 de agosto de 1752 e faleceu em Pompéu-MG em 1824. Era filha do advogado Jorge de Abreu Castelo Branco, português formado em Coimbra e de Jacinta Tereza da Silva, da Ilha do Faial. Tornando-se viúvo, Jorge de Abreu fez o curso de Teologia e se ordenou sacerdote. Muitos biógrafos registraram a vida dessa marianense que o destino consagrou como uma das grandes personalidades dos séculos XVIII e XIX, conhecida não só em Minas como em São Paulo e no Rio de Janeiro com os títulos de Rainha do Oeste Mineiro, Baronesa do Gado, Sinhá Braba, Grande Dama do Sertão.

Além de Agripa de Vasconcelos, Antônio Campos Guimarães, Gilberto Noronha, Coriolano Ribeiro e Jacinto Guimarâes, o médico e genealogista Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos pesquisou por muitos anos a vida e a descendência de Dona Joaquina de Pompéu. Professor Deusdedit estará em Mariana para receber o Diploma do Mérito Cultural Waldemar de Moura Santos.  Um de seus livros foi publicado, em 2003, com o título “Dona Joaquina de Pompéu: sua história e sua gente”. Este trabalho presta um grande serviço à História e à Genealogia brasileira.

Dona Joaquina foi uma mulher forte que marcou a sua época pela coragem, capacidade administrativa e desprendimento. Não mediu esforços para ajudar a Coroa Portuguesa, quando aqui desembarcaram, em 1808, a família real e mais de 15 mil pessoas. No Rio de Janeiro daquela época, não havendo condições de receber tanta gente, Dona Joaquina sustentou, por muito tempo, a Corte com mantimentos e gado. É também conhecida como “Heroína Mineira da Independência do Brasil” porque, como apoiadora da Independência, enviou bois e alimentos para as tropas de Dom Pedro I, na Bahia, que lutavam contra os portugueses ali residentes que contrários à separação do Brasil.  

Hospedou viajantes alemães Eschwege e Freyreiss, respectivamente em 1811 e 1813 que estiveram em Minas a serviço do rei de Portugal. De sua descendência destacam-se inúmeros homens e mulheres que trabalham em prol do engrandecimento do nosso país.

Para o presidente da Academia Marianense, prof. Roque Camêllo, “Mariana, a cidade das primazias, também se orgulha de ser a terra de mulheres fortes contribuidoras do desenvolvimento do país. Destacam-se Dona Joaquina de Pompéu; Mariana das Neves Corrêa - matriarca inicial do século XVIII dos cafeicultores brasileiros, ambas nascidas em 1752; Irmã Dubost – da congregação das Filhas da Caridade, francesa que aqui chegou em 1849, trazida por Dom Viçoso e fundou o Colégio Providência; Efigênia da Silva – líder social; Amanda Fernandes – educadora rural; Albertina Santos, Elza Vieira e Conceição Rezende – dedicadas a música;  Olga Tukoff – nas artes; as professoras Hebe Rola - guardiã de nossa Cultura; Marly Moysés – educadora; Patrícia Ferreira Santos – pesquisadora; e as marianenses de adoção Virgínia de Castro Buarque – historiadora, Célia Fernandes Nunes – educadora. São tantas e tão importantes para nossa terra que merecem uma cuidadosa pesquisa a ser publicada.  

Receber a delegação da cidade de Pompéu, os membros do Centro Cultural Dona Joaquina de Pompéu sob a presidência de Hugo de Castro é uma honra para a Academia Marianense de Letras, sobretudo quando, por iniciativa deste Centro Cultural, se entronizará, nesta Casa, uma placa que pereniza a memória da notável marianense”.
           

GIL DRUMMON DE CASTRO
           

Um dos muitos objetivos da Casa de Cultura é promover as artes em todas as suas expressões. Por isso, realiza mostras de artistas marianenses e de outras localidades, alguns já consagrados e outros iniciando a carreira.  Pretende receber também jovens talentos como Gil Drummond de Castro cuja obra é um conjunto de trabalhos digitais a mão livre, técnica simples, traço preciso, sem retoques. O objetivo do artista é definido, introspecto, sensível e transparente, levando sua arte ao mundo aos 13 anos de idade. É talento herdado da mãe, a artista plástica Cacá Drummond, e do avô, o consagrado escultor Amilcar de Castro. Gil participa de trabalhos sociais confeccionando brinquedos a partir de matérias recicláveis e ajudando na distribuição dos mesmos.
           

PIANISTA VIRGÍLIO DRUMMOND
           

O evento terá também a participação do pianista marianense VIRGILIO DRUMMOND, 16 anos, que estuda piano e violino desde os cinco anos de idade. É membro do Grupo Musical Asas e participa dos trabalhos das Campanhas Sociais do Atelier Cacá Drummond desde sua primeira edição, há doze anos.
           

Informações com Merania de Oliveira – (31) 9978-9080

 

 

Notas e Fotos

OPORTUNIDADE

Vende-se um terreno a 45 kms de Pompéu e a 5 kms da represa de Três Marias, próximo a fazenda Diamante. São 34,85 hectares . Maiores informações com Messias pelos telefones:Fixo (37) 3523-2066, Vivo (37) 9937-2066, Tim (37)9143-5750, Oi (37) 8833-9313.

 

Notas e Fotos

UTILIDADE PÚBLICA

A coluna publica esta semana os telefones de alguns profissionais(taxistas) de Pompéu:

BEDEU: 37 9989 1365
BOLÃO : 37 9989 1109
DELADIER : 37 99554732
DERVINO: 37 9966 2483
DERCÍLIO: 37 9989 1630
ELOI: 37 9949 2872
JOSÉ ODETE: (37) 3523: 1646/// 9152 9117///9828 0063///8829 3699
MILTINHO: 37 9962 8074
PEDRINHO: 37 9989 1460
RIVES: 37 8822 1023
RONINHO: 37 99616219
RODRIGO: 37 9989 2413
TIÃO: 37 9989 1466
TÕE PARAGUAI: 8827 7337/// 98385762
ZÉ DO BOSCO: 37 9134 9298

(*) Se você é taxista e não teve o número do seu telefone divulgado aqui, entre em contato com a redação deste site ou pelo e-mail: julioporto@julioporto.com ou ainda pelos telefone: 9989 1133(37)

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

RAPHAEL MUNIZ – raphaelmuniz@live.it  , estudante de Jornalismo. 

 

26-04-2014

 

 

 

Sugestões, críticas, reclamações: raphaelmuniz@live.it 

 

Notas e Fotos

"clique na foto para ampliar"

COZINHA COM MARIA DA PAZ

 

26-04-2014

 

 

 

 

 

Final de Páscoa, final de festa! Agora é procurar controlar a alimentação para não morrer de remorso pelo abuso da comida.
Nada melhor que uma comidinha diferente, bem temperada, uma sobremesa bem geladinha e saborosa! Mas depois: Ai meu DEUS,que arrependimento! Porque comi tanto? O que posso fazer para perder esses quilinhos danados que ganhei essa semana por causa da gula que não consegui dominá-la? Também não sei pra que tanta comida! Época de jejum e ninguém pensa nisto quando o assunto é comida! Agora é fechar a boca e esquecer o pecado da gula.
Para tentar ajudar essas pessoas que agora estão sofrendo por terem abusado da comida essa semana, preparei umas receitinhas mais leves para amenizar o sofrimento.
Então, lapis e papel na mão para copiar as receitas que poderão ajudá-las na preparação das refeições:

SALADA DE MANGA

INGREDIENTES - 500gr de trigo para quibe
04 copos de água
01 cebola cortada em cubinhos
04 tomates cortados em cubinhos, com pele e semente
400gr de peito de frango cozido e desfiado
200gr de cenoura crua ralada
04 dentes de alho
02 tabletes de caldo de galinha
10 azeitonas verdes
300gr de palmito em rodelas
01 lata de milho verde
01 manga grande cortada em tiras
01 pé de alface

MODO DEFAZER - Deixar o trigo de molho na água quente por 40 minutos e reservar. Em uma panela misturar a cebola, o alho, o peito de frango eo caldo de galinha. Leve ao fogo e acrescente os tomates, a cenoura, azeitonas, o milho, o tempero e o trigo espremido.Deixe cozinhar por 10 minutos.
Para montar o prato, forrar com folhas de alface, por a salada no meio e enfeitar com tiras de manga e rodelas de palmito.
Sirva como entrada ou como prato principal, caso estejam fazendo regime.


BERINJELA À MINEIRA

INGREDIENTES - 04 berinjelas
500gr de carne de porco moída
03 ovos cozidos
400gr de queijo-minas
800ml de molho de tomate
500ml de molho branco
100gr de parmesão ralado
sal a gosto

MODO DE FAZER - Fatiar as berinjelas e deixá-las no molho com água e sal por 01 hora. Passá-las na frigideira com u pouco de azeite e reservar. Amassar os ovos com o garfo e colocar sal. Cortar o queijo emcubos. Cozinhar a carne teperada com u pouco de óleo, sal e pimenta.
COMO MONTAR O PRATO - Em uma forma refratária, coloque uma camada de berijela, acrescente a carne de porco, o queijo, os ovos, o molho de tomate e o parmesão. Repetir até terminar os ingredientes. Finalizar com molho brenco e parmesão. Levar ao forno por 40inutos.

Depois de tudo pronto, comam devagar, apreciando cada gostinho e depois me falam o resultado.
Um bom final de semana, volto em breve trazendo novas receitas.
Dúvidas, sugestões e critícas, estou pronta para ouvi-las e trocar idéias.



Maria da Paz Porto Campos
mariadapazpcampos@bol.com.br

 
COLUNA JURÍDICA
"clique na foto para ampliar"

leonardo@lcpadvocacia.com.br - Doutor Leonardo Carraro Poubel

 

 

26-04-2014

 

 

 

 

 

 

 

A GARANTIA DA PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

Ao encontrar um bom imóvel, o adquirente nem sempre se depara com um cenário ideal para sua aquisição.

A razão disso pode ser, por exemplo, bens em inventário, pendências fiscais do imóvel, falta das certidões negativas do proprietário, necessárias para efetivar a transmissão em Registro Geral de Imóveis etc..

Em todas as hipóteses, existe uma alternativa muito conhecida no mercado, que condiciona a finalização da compra e venda a um acontecimento futuro, ou seja, celebra-se uma promessa, ou compromisso de compra e venda.

É um contrato onde o promitente-vendedor obriga-se a vender um imóvel pelo valor, condições e modos pactuados, comprometendo-se a outorgar a escritura de compra e venda, ou "escritura definitiva" quando do adimplemento da obrigação.

É o caminho legal para se garantir a aquisição do imóvel, quando este ainda possuir alguma pendência para a transmissão definitiva e garante, sem sombra de dúvidas, o direito à eventual celebração da compra e venda definitiva caso não seja observado qualquer inadimplemento.

Se o leitor tiver alguma dúvida, pode entrar em seu site ou enviar e-mail para leonardo@lcpadvocacia.com.br

 
 
Carlos Foscolo
"clique na foto para ampliar"

Carlos A. M. FOSCOLO

 

 

 

Carlos@foscolo.biz

26-04-2014

 

 

 

 

A REVOLUÇÃO DE 1964 ─  Após 50 Anos

O Povo Merece Saber  as Dua Faces da Verdade, de Ambas as Partes

Em Curta-Metragem

        <> A Abolição da “Revolução” ? <>  Existe uma “máquina de formatar idéias” e implantá-las nas mentes desprevenidas ou propensas a aceitar e propalar rótulos, idéias politicas, ou apontar caminhos para novas ações políticas.  E, neste 31 de março, depois de a “Revolução de 31 de Março” ter sido assim chamada, por todos os segmentos da sociedade que em peso a apoiaram,  repentinamente, a “máquina” resolveu modificar o nome do movimento que impediu a CUBANIZAÇÃO do Brasil, e passou a chamá-lo de “Golpe”.  Isso é com certeza a realização de um bem planejado “downgrade”, visando, tão somente, desmoralizar este movimento histórico, que pode posteriormente ter, sim, se deteriorado e praticado ações que jamais deveriam ter sido praticadas, mas que num momento inicial salvou a Nação Brasileira de ser hoje uma outra ditadura, irmã em atitudes e em tempo da Cubana, que é o maior modelo de antidemocracia em todo o mundo, com exceção apenas da Coréia do Norte que também tem uma ditadura socialista ─ que não é do “proletariado” como preconiza a “doutrina” ─  dominada por um grupinho de pseudo-socialistas que estão muito mais interessados em ter saldos em dólares e contas em paraísos fiscais. A “máquina” fez questão de implantar e como num mantra, incansavelmente repetir o nome “golpe”.

 Este último nome serve bem aos propósitos daqueles que foram os vencidos na Revolução e agora preparam uma talvez perigosa e intempestiva revanche.  E assim, julgando que têm a seu lado a grande maioria da população, começaram a “cutucar a fera com vara curta”!


UM MOVIMENTO QUE TEVE O APOIO DE 99% DO POVO PODE SER CONSIDERADO APENAS Um GOLPE?

<> “Golpe” não se Dá com 99% de Apoio Popular! <> A grande maioria dos jovens ─ os abaixo de 55 anos, que só conhecem a revolução por ouvir dizer ─  estão repetindo os jargões que estão sendo usados nas redes de televisão e que estão a funcionar como uma lavagem cerebral.  Eles não viram e nem sentiram a revolta de 99% da população brasileira, que cansada das badernas que eram causadas por João Goulart e seus seguidores.  Foi essa população que exigiu que as forças militares dessem um basta em toda a baderna.  Para conhecimento dos jovens de hoje, que fazem coro repetindo os jargões que a “máquina” produziu e plantou em toda a mídia, é bom que fique claro que a Revolução de 64 foi iniciada pelo Governador de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, por exigência quase total do povo mineiro, com participação por inteiro da Igreja Católica, das mulheres, da imprensa, no que foi seguido pelo Governador do Estado da Guanabara, o grande Carlos Frederico Werneck de Lacerda ─ ou simplesmente Carlos Lacerda ─ também seguido pelo governador do Estado de São Paulo, Ademar de Barros.

É interessante notar que há pessoas que têm equilíbrio e bom senso suficientes  para não radicalizar e reconhecer que a verdade às vezes tem dois lados.  Vi hoje, uma entrevista na Globo News de um membro do governo Dilma, do PT ─ Paulo Abraão, Secretário Nacional de Justiça ─ que muito sensatamente disse que “nenhum  governo se sustenta por tanto tempo (mais de 20 anos) apenas pelas forças das armas.  O movimento de 64 com certeza teve grande adesão e apoio popular” Só esperamos que ele não seja punido por dizer aquilo que é sensato e não o quê a“máquina” está a mandar.


O POVO NAS RUAS COMEMORA A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO - BELO HORIZONTE

COMEMORAÇÃO PELA VITÓRIA NO RIO E EM SÃO PAULO

MANIFESTAÇÕES DE SATISFAÇÃO PELA VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE 64 EM TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

COMEMORAÇÕES BRASIL AFORA PELO SUCESSO DA REVOLUÇÃO

<> A Influência de Forças Externas <> Para que ocorresse a Revolução de 64 foi determinante a participação indireta ─  mas muitas vezes quase direta ─ de duas nações estrangeiras. De um lado, Cuba, cujos líderes guerrilheiros Fidel Castro e seu irmão Raul haviam tomado o poder do ditador Fulgêncio Batista em 1959

e os Estados Unidos da América.  Cuba ao, tomar o pode,r ainda não era um país comunista, mas logo caiu nas garras da União Soviética que tinha interesse em ter uma base avançada localizada na ante-sala de seu maior inimigo:  Os Estados Unidos da América.  E como o socialismo só floresce com o forte adubo das ditaduras, logo o implantaram  na ilha que até hoje é governada pelos dois irmãos ditadores.  E como sua mentora ─ a Rússia (líder da então União Soviética) ─ logo demonstraram seu insaciável desejo de ampliar seu domínio pelos demais países da América Latina.  E, o Brasil foi a sua grande primeira meta já que encontraram um Presidente ─ João Goulart ─ e mais uma meia dúzia de líderes propensos e dispostos a lutar  ─ já àquela época ─ pela inviável  e demodé causa do socialismo Cubano ─ e Russo (Soviético) ─ ávidos de conquistar  novos espaços.

PRESIDENTE KENNEDY CONVERSANDO COM SEU EMBAIXADOR NO BRASIL, LINCOLN GORDON, QUE SERIA MAIS TARDE SEQUESTRADO PELA “ESQUERDA” BRASILEIRA.

<> O Apoio dos Estados Unidos<>  O apoio dos Estados Unidos foi essencial para a realização da Revolução.  Ela, talvez, não teria sido deflagrada se o embaixador Lincoln Gordon que, há muito ja vinha expondo a situação caótica brasileira para o Presidente Kennedy ─  um ferrenho inimigo do regime socialista de Cuba ─ não tivesse levado o recado do Governo de São Paulo ao governo americano,  solicitando ─INDEVIDAMENTE ─ a uma nação estrangeira, o apoio à Revolução.  Como os USA já estivessem extremamente preocupados com um posto avançado de Moscou ─  a ilha de Cuba ─  situada a apenas 110 milhas (cerca de 170 km) de suas costas, não quiseram correr qualquer risco de que a maior nação da América Latina também tivesse instalado um regime socialista. Assim enviou a sua armada para as costas de São Paulo e ali ficou apenas observando o desenrolar dos fatos.  Não foi, entretanto, “necessário” intervir ─ o quê se tivesse acontecido teria sido um grave erro ─ porque o apoio das próprias forças civis à Revolução foram suficientes para que não houvesse qualquer resistência e mostraram quão desnecessária seria qualquer indevida ingerência direta externa.

<> Onde a Revolução de 64 Errou? <>  Cumprido o seu papel histórico de  impedir e afastar  a possibilidade da implantação de um regime socialista no país, hoje já comprovadamente um fracasso em todo o mundo, a Revolução de 64 teve três fases:

a) Acertou na primeira quando atendeu aos governadores de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que exigiram a efetiva participação do Exército, iniciada pela 4.Região Militar (ordem dada pelo Governador Magalhães Pinto), sediada em Juiz de Fora, para por fim ao incontrolável caos que começou a se instalar no país a partir da renúncia do presidente ─ e frustrado candidato a ditador (seu plano falhou) ─Jânio Quadros, em 1961.  A partir daí,  o caos se instalou sobretudo nos grandes centros, onde as decisões nacionais eram tomadas.

MAGALHÃES PINTO, GOVERNADOR DE MINASE LÍDER MAIOR DA REVOLUÇÃO DE 64     

b) A Revolução de 64 falhou na segunda fase quando exagerou nas medidas de exceção (AI 5 e “Constituição” de 1967) quando então perdeu controle sobre os subalternos espalhados por este país de proporções continentais. A partir daí sim, um período negro se abateu sobre os intelectuais que se insurgiam contra o regime e contra aqueles que optaram por fazer oposição através da luta armada, as chamadas guerrilhas. Esses, como tudo indica, quando aprisionados eram, sim, submetidos a torturas para, talvez, confessarem nomes de outros, ou estratégias de ações de guerrilha.  Muitos deles desapareceram ou morreram em luta, ou mesmo em “justiçamentos” praticados pelos próprios companheiros de guerrilha quando se suspeitava de alguma traição. Dentre esses que sofreram com a repressão, encontravam-se um conterrâneos meus ─ Antônio Joquim ─ desaparecido desde a revolução ─ um colega de sala na  faculdade de direito, em BH ─ José Carlos Novais da Mata Machado que foi morto em combate ─ e o, também conterrâneo,  que apesar de ter passado por tudo isso, sobreviveu  ─ Milton Tavares Campos ─ e hoje nos brinda com excelentes artigos (leia alguns no blog que comanda, clique aqui e veja artigos do Milton.  Uma observação do Milton, que me foi feita há algum tempo atrás muito bem demonstra a clareza de suas idéias e sua sensatez. Ao invés de ficar se lamuriando como muitos ainda fazem, ele me disse algo parecido com (não exatamente com as mesmas palavras) “temos de encarar os fatos como eles realmente foram.  Afinal estávamos numa guerra!” Assim, nessa guerra, muitos dos dois lados morreram em combate, dentre os quais 120 dos revolucionários.  Mas a repressão com tortura física e moral àqueles que não estavam em combate foi um dos imperdoáveis erros da Revolução de 64.

c) Acertou na terceira fase quando o Presidente e General Geisel toma a iniciativa de iniciar a abertura política, que então é concluída pelo também presidente e General que o sucedeu, General João Batista Figueiredo culminando com a Lei de Anistia, que os revanchistas querem agora derrubar.

 Embora tenha tido mutias falhas, a Revolução falhou nm outro aspecto, talvez o causador de todos os desmandos praticados pelos subalternos. Embora seus líderes ─ presidentes militares ─ nunca tivessem tido a ambição pessoal nem de se perpetuarem no poder, nem de se enriquecerem aproveitando-se dele ─ como sói acontecer! ─ tanto é que religiosamente praticaram a alternância no poder, no entanto erraram sobretudo ao permanecer por um tempo muito longo nele.  Isso dá aos subordinados a sensação de segurança ao praticar atos por conta própria ─ que é também uma das causas da grande corrupção que hoje abunda no Brasil, conforme tem sido mostrado pela mídia ─  às vezes e freqüentemente sem o conhecimento de superiores.  A perpetuação no poder propicia a criação de feudos autônomos, pois seus titulares sabem que provavelmente não terão substitutos tão cedo e assim seus atos não serão fiscalizados.

Hoje já está devidamente comprovado que os presidentes militares não sabiam de muitas das arbitrariedades praticadas por seus subordinados.  Todos viram recentemente as gravações em tom de  revolta do presidente Ernesto Geisel ao saber de atos de torturas em seu governo, incluindo o do jornalista Wladimir Herzog,  que o fez demitir um general de quatro estrelas, para mostrar quem realmente mandava, em última instância.

HERZOG EMCONTRADO MORTO EM SUA CELA POUCAS HORAS APÓS TER SE APRESENTADO ESPONTANEAMENTE

<> Minhas 3 Fases <>  Também eu tive minhas três fases em tudo isso:

        a) A primeira, marcada pelo entusiasmo, nos momentos que antecederam a Revolução, quando eu escrevia alguns artigos para jornais, nos meus 19 anos e abominava a idéia de ver um dia  país adotar um regime tão ultrapassado como o Socialismo de Cuba, que era a aspiração de todos os seguidores de João Goulart, com seus famosos “Grupos dos 11” em cada cidade, pregados por Leonel Brizzola, a exemplo de outros hoje já falidos sistemas socialistas. Eu, como 99% dos brasileiros de então, fomos para as ruas em passeatas e carreatas para comemorar a Revolução.  O prefeito de minha cidade, Levy Campos, colocou sua Rural Willys, dirigida então pelo também meu amigo Maurílio Alves de Souza, a nossa disposição para convocarmos a população para as comemorações da vitória da Revolução.  A população ─ como em todo o Brasil ─ respondeu em peso!

b) A minha segunda fase já foi diferente.  O meu apoio à revolução já não era mais irrestrito e já como estudante de direito da Vetusta Casa de Afonso Pena (Faculdade de Direito da UFMG - BH) passei a participar das passeatas de protesto pela avenida Afonso Pena, depois que meu candidato à presidência da república ─ Carlos Lacerda ─ teve seus direitos políticos cassados, assim como Juscelino Kubistchek e Ademar de Barros, todos três candidatíssimos à Presidência da República, em 1965.

c) Minha terceira fase foi de apatia e decepção, quando se misturavam os vencedores e vencidos, todos querendo tirar proveito da situação, ou de ex-participantes do movimento, sempre se pintando como  “vítimas” dele, embora, como diria o meu amigo Milton, tivessem assumido a militância ou a luta armada conhecedores de todas as possíveis conseqüências de uma guerra!

<> Convite à Discussão <> Deixamos este escrito aberto às discussões de tantos quantos tenham suas idéias ─ não importando que sejam diferentes ─ pois democracia e convivência pacifica só se adquirem com a troca de idéias.  Mas desde já gostaria de perguntar àqueles que nesses 50 anos ─ de ambos os lados ─ desta mini Guerra de 1964, período em que ambas as partes viveram em paz:  Valerá a pena começar tudo de novo? Não estariam  alguns dos participantes desta Revolução, que não alcançaram seus propósitos indo com muita sede ao pote da revanche?  Vale a pena reabrir todas as feridas?  A a quem tudo  isso aproveitaria?

 
 
 
 
Notas e Fotos
 
 
Notas e Fotos


 
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados a Julio Porto ® Desenvolvido por AG-Site